Joêzer de Souza Mendonça

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2256239523620698
  • Última atualização do currículo em 14/02/2019


Doutor em Musicologia pelo Instituto de Artes da UNESP (2014), com mestrado em Música pela mesma instituição. Atualmente, é professor titular de História da Música e Música Brasileira no curso de Licenciatura em Música da PUCPR. Exerceu cargo de professor colaborador no departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão (2005/2006) e na Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR (2014/16). Pesquisador das interações entre música e religião, também estuda as relações entre a canção popular e história do Brasil. Autor do livro "Música e Religião na Era do Pop" (Ed. Appris). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joêzer de Souza Mendonça
Nome em citações bibliográficas
MENDONÇA, Joêzer;MENDONÇA, JOÊZER DE SOUZA

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Comunicação e Artes.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Prado Velho
80215901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32711705


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Música.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Mensagem na Música: estudos da Teomusicologia, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Dorotéa Machado Kerr.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Música Sacra.
2007 - 2009
Mestrado em Música.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O gospel é pop: música e religião na cultura pós-moderna,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. Dorotéa Machado Kerr.
Palavras-chave: gospel; pós-modernidade; mídia; neopentecostalismo; música pop.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1991 - 1995
Graduação em Licenciatura em Educação Artística-Hab. Música.
Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Cultura e História das Audiências Musicais. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Estudios de Música y Sociedad. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA. (Carga horária: 30h).
INSTITUTO CURITIBA DE ARTE E CULTURA, ICAC, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 14

Atividades

2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicação e Artes, .

2012 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música; História da Música Brasileira
Música e Mídia
Regência Coral; Piano

Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

Atividades

07/2014 - 07/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música
Piano Popular
Metodologia do Ensino da Música

Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Ministrou a disciplina Tópicos em Música e Sociedade (30 h)

Atividades

2016 - 2016
Ensino, Pós-Graduação em Educação Musical, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Música e Sociedade

Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor


Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto

Atividades

01/2005 - 01/2007
Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música; Expressão em Música I e II (Lic. em Artes), Técnica Vocal (Lic. em Teatro), Elementos da Linguagem Musical (Comunicação Social-Rádio e TV)

Escola de Música do Estado do Maranhão, EMEM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: licenciado, Carga horária: 20

Atividades

2002 - 2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Piano; História da Música Popular Brasileira; Estruturação Musical

Secretaria do Estado da Criança e da Juventude, SECJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arte-Educador, Carga horária: 20


Colégio Adventista de São Luís, CASL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: n, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador e Professor de Piano da Escola de Música do CASL e Regente do Coral Jovem

Atividades

01/2001 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes, Piano, Regência


Linhas de pesquisa


1.
Música Popular, Audiovisual e História

Objetivo: Pesquisar as relações da música pop e da música popular brasileira com os suportes midiáticos audiovisuais (TV e cinema). investigar a presença da música popular nos contextos sócio-históricos..
2.
Música, Religião e Cultura

Objetivo: Análise das relações entre música e religião nas suas diversas manifestações artísticas e religiosas. A ferramenta de pesquisa é a Teomusicologia, cujo referencial teórico contribui para a compreensão das crenças e saberes religiosos presentes na música sacra e também na música secular..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Comunicação e Artes
Descrição: Estudos das interações entre as formas e expressões artísticas e os diversos suportes midiáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Joêzer de Souza Mendonça - Coordenador / Adalgisa Aparecida Gonçalves - Integrante.
2015 - Atual
Música, Religião e Cultura
Descrição: Estudo das expressões de crença e teologia na canção popular brasileira. Pesquisa dos aspectos sociológicos e históricos da música religiosa no Brasil. Como ferramenta metodológica, utiliza-se a Teomusicologia, área de conhecimento que conjuga a sociologia, a musicologia e a teologia no estudo das diversas músicas sacras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Joêzer de Souza Mendonça - Coordenador.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Estudos Historicos (Rio de Janeiro)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Música - Popular e Erudita.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Regência Coral.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música Popular e Religiosidade.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Joêzer de Souza Mendonça  Data: 14/09/2016

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
MENDONÇA, Joêzer  Data: 01/12/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENDONÇA, Joêzer;MENDONÇA, JOÊZER DE SOUZA2016MENDONÇA, Joêzer. Meritocracias Musicais: critérios de qualificação ética e estética da música popular no Brasil (1880-1920). InCantare, v. 06, p. 35-51, 2016.

2.
MENDONÇA, JOÊZER DE SOUZA2016MENDONÇA, JOÊZER DE SOUZA. A Canção do Senhor na terra dividida: a música engajada dos protestantes brasileiros sob repressão militar e religiosa. Per Musi, v. 01, p. 113-131, 2016.

3.
MENDONÇA, Joêzer;MENDONÇA, JOÊZER DE SOUZA2015MENDONÇA, Joêzer. Bono Vox Vox Dei: fora da música não há salvação. Revista Primus Vitam, v. 8, p. 1, 2015.

4.
MENDONÇA, Joêzer;MENDONÇA, JOÊZER DE SOUZA2011MENDONÇA, Joêzer. Se eu quiser falar com Deus: a oração na MPB e na canção cristã. Kerygma (Engenheiro Coelho), v. 7, p. 11-18, 2011.

5.
MENDONÇA, Joêzer;MENDONÇA, JOÊZER DE SOUZA2010MENDONÇA, Joêzer. A voz e a letra na música sacra: uma análise cancional. Estudos Semióticos (USP), v. 6, p. esse62, 2010.

6.
MENDONÇA, Joêzer;MENDONÇA, JOÊZER DE SOUZA2009MENDONÇA, Joêzer. Educação Musical como Educação Estética: diálogos e confrontos. Revista Eletrônica de Musicologia, v. XII, p. 13, 2009.

7.
MENDONÇA, Joêzer;MENDONÇA, JOÊZER DE SOUZA2008MENDONÇA, Joêzer. O Evangelho Segundo o Gospel: mídia, música pop e neopentecostalismo. Revista do Conservatório de Música (Online), v. 01, p. nº 09, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENDONÇA, Joêzer. O Som da Reforma: a música no tempo dos primeiros protestantes. 1ª. ed. CRV, 2017.

2.
MENDONÇA, Joêzer. Música e Religião na Era do Pop. 1. ed. Editora Appris, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
MENDONÇA, Joêzer. O adventista e a música pop. In: Novaes, Allan; Carmo, Felipe. (Org.). O adventista e a cultura pop. 1ed.: Unaspress, 2017, v. , p. 221-237.

2.
MENDONÇA, Joêzer. Caminhando, cantando e pregando: o curioso caso das canções protestantes politicamente engajadas. In: Egg, André. (Org.). Música, Cultura e Sociedade: dilemas do moderno. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 209-230.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MENDONÇA, Joêzer. Sinfonia do Músico Inacabado. O Estado do Maranhão, Caderno Alternativo, 26 dez. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDONÇA, Joêzer. Artur Azevedo e Catulo da Paixão: dois perdidos numa música suja. In: 7º Encontro Internacional de Música e Mídia (MUSIMID), 2011, São Paulo. 7º MUSIMID: Música, Memória: tramas em trânsito, 2011. p. 184-194.

2.
MENDONÇA, Joêzer. A música da religião e a religião da música. In: XX Congresso da ANPPOM, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010. p. 949-952.

3.
MENDONÇA, Joêzer. O sagrado na MPB e na canção sacra. In: I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I SIMPOM, 2010. p. 590-597.

4.
MENDONÇA, Joêzer; KERR, D. M. . Canção gospel: trilha sonora do cristianismo na pós-modernidade. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. XVII Congresso da ANPPOM, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDONÇA, Joêzer. Crítica musical no cinema e na televisão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENDONÇA, Joêzer. A Música Desperta o Mito: o som e o sagrado na trilha sonora de O Senhor dos Anéis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MENDONÇA, Joêzer. ?Mais perto Quero Estar?: a música e o culto adventistas em aproximação com o legado da Reforma. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MENDONÇA, Joêzer. As histórias que os filmes não contam: o caso Amadeus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MENDONÇA, Joêzer. A Reforma e a Música. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MENDONÇA, Joêzer. Idealização e Ideologia: o sertão na canção popular brasileira (1910-1960). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MENDONÇA, Joêzer. Assim na terra como no céu: as canções cristãs de protesto no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MENDONÇA, Joêzer. Aproximações entre música pop e mercado gospel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MENDONÇA, Joêzer. Reflexões sobre música, mídia e os modos de escuta musical. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MENDONÇA, Joêzer. Artur Azevedo e Catulo da Paixão: dois perdidos numa música suja. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MENDONÇA, Joêzer. A música da religião e a religião da música: uma introdução à Teomusicologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MENDONÇA, Joêzer. O sagrado na MPB e na canção sacra. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
MENDONÇA, Joêzer; KERR, D. M. . Mendonça, J. S; Kerr, D. M. Canção gospel: trilha sonora da pós-modernidade. XVII Congresso da ANPPOM. Programa de Pós-Graduação em Música do IA/UNESP. Projeto Música e Atividade Musical Sacro-Litúrgica no Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MENDONÇA, Joêzer. Mendonça, J. S. Estudo da canção gospel segundo o modelo semiótico de Luiz Tatit. VI Mini Enapol de Semiótica. Promoção FFLCH-USP. Projeto Música e Atividade Musical Sacro-Litúrgica no Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MENDONÇA, Joêzer; KERR, D. M. . Mendonça, J. S.; Kerr, D. M. A música gospel e a cultura pós-moderna. V Fórum de Debates UNESP/Univ. S. Marcos. Programa de Pós-Graduação em Música do IA/UNESP. Projeto Música e Atividade Musical Sacro-Litúrgica no Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MENDONÇA, Joêzer. Joêzer Mendonça analisa fenômeno da música gospel. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MENDONÇA, Joêzer. Música sacra: funcionalidade e autonomia estética. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MENDONÇA, Joêzer; Romanelli, Guilherme ; MADALOZZO, T. . Formação docente e Ensino Musical na Contemporaneidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MENDONÇA, Joêzer. Música e Violência. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MENDONÇA, Joêzer; Romanelli, Guilherme ; SOLLYS, A. ; CIT, S. . A criança no século XXI: educação musical e consumo da arte. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Música
1.
MENDONÇA, Joêzer. Eletroclássicos e Jam InterInstitucional. 2015. Interpretação.

2.
MENDONÇA, Joêzer. Sonata ao Luar do Sertão. 2006. Arranjo.

3.
MENDONÇA, Joêzer. O Jovem Messias. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
MENDONÇA, Joêzer. Pare, pense, preste atenção. 2010 (Canção).

2.
MENDONÇA, Joêzer. Tons da natureza. 2010 (Canção).

3.
MENDONÇA, Joêzer. Serenata para Lilah. 2005.

4.
MENDONÇA, Joêzer. CD "Paz, com Educação se Faz". 2002.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENDONÇA, Joêzer. Participação em banca de Marina Costa Schulmeister.Rewind DJ: uma etnografia das sound systems de reggae oldies em Curitiba e São Paulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
MENDONÇA, Joêzer; FROEHNER, C.; PERRIN, J. P.. Participação em banca de Gisele Borges da Silva.Aspectos didáticos que facilitam o aprendizado do violinista iniciante: a educação musical e três pedagogos musicais do violino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná.

3.
MENDONÇA, Joêzer; WEICHSELBAUM, A. S.; PERRIN, J. P.. Participação em banca de Lívia R. Silva; Lester A. Baldini Neto.Educação musical de adultos: um levantamento de possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná.

4.
MENDONÇA, Joêzer; WEICHSELBAUM, A. S.; GIESTEIRA, A.. Participação em banca de Tammily G. Miranda; Silvana H. da Silva.O ensino do modalismo nas classes de educação musical coletiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná.

5.
MENDONÇA, Joêzer; Dantas Filho, A. P.. Participação em banca de Valéria Moreira Garcia.A Vida Musical do Povo Ramkokamekrá(Canela): um estudo das relações cotidianas entre a música e a dinâmica da corrida com Tora. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
MENDONÇA, Joêzer; Dantas Filho, A. P.. Participação em banca de Estrela, Giuliano Bastos.Black Metal: uma introdução ao seu universo ideológico, audiovisual e estético. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cultura e Religião nas Capitais.O fenômeno gospel: consumo e indústria. 2018. (Seminário).

2.
Seminário de Pesquisa 2018 do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.O Som da Reforma. 2018. (Seminário).

3.
13º Encontro Internacional de Música e Mídia.A Música Desperta o Mito: o som e o sagrado na trilha sonora de O Senhor dos Anéis. 2017. (Encontro).

4.
3º Simpósio Sul da Associação Brasileira de História das Religiões."Mais Perto Quero Estar": a música e o culto adventistas em aproximação com o legado da Reforma. 2017. (Simpósio).

5.
II Colóquio Internacional de Música e Cinema.As histórias que os filmes não contam: o caso Amadeus. 2017. (Outra).

6.
Seminário Ecos da Reforma.A Reforma e a Música. 2017. (Seminário).

7.
II EPPECOM ? II Encontro de Prática Profissional e Estágio Curricular Obrigatório.Formação Docente e Ensino Musical na Contemporaneidade. 2013. (Encontro).

8.
II Simpósio de Música Ibero-americana.Idealização e Ideologia: o sertão na canção popular brasileira (1910-1960). 2013. (Simpósio).

9.
I Ciclo de Música, História e Política.Aproximações entre música pop e mercado gospel. 2012. (Encontro).

10.
I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos.Assim na terra como no céu: as canções cristãs de protesto no Brasil. 2012. (Encontro).

11.
II Bienal de Educação Musical PUCPR.A criança no século XXI: educação musical e consumo da arte. 2012. (Simpósio).

12.
7º MUSIMID. Música, Memória: tramas em trânsito.Catulo da Paixão e Arthur Azevedo: dois perdidos numa música 'suja'. 2011. (Encontro).

13.
I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM).O sagrado na MPB e na canção sacra. 2010. (Simpósio).

14.
XX Congresso da ANPPOM. A música da religião e a religião da música. 2010. (Congresso).

15.
V Fórum de Debates Unesp - Un. S. Marcos.Canção gospel e cultura pós-moderna. 2007. (Simpósio).

16.
VI MIni Enapol de Semiótica.Estudo da canção gospel segundo o modelo semiótico de Luiz Tatit. 2007. (Simpósio).

17.
Workshop de Música Sacra.Música Cristã Contemporânea. 2007. (Encontro).

18.
XVII Congresso da ANPPOM. Canção gospel: trilha sonora da pós-modernidade. 2007. (Congresso).

19.
Encontro de Professores da EMEM.Metodologia; eu quero uma pra viver. 2006. (Encontro).

20.
Encontro de Professores da EMEM.Avaliação: a hora e a vez do professor. 2005. (Outra).

21.
I SEMINÁRIO PEDAGÓGICO DE PIANO. 2005. (Seminário).

22.
Seminário de Música do CASL.Música Cristã na Contemporaneidade. 2005. (Seminário).

23.
27º FESTIVAL MARANHENSE DE COROS.Apresentação Musical do Coral Jovem do CASL. 2003. (Outra).

24.
Congresso de Música Sacra. Música Sacra Contemporânea: entre a tradição e a modernidade. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDONÇA, Joêzer; MARIANO, André Luiz . 3º Simpósio Internacional da ABHR. 2018. (Congresso).

2.
MENDONÇA, Joêzer. 1ª Jornada de Música e Religiosidade. 2017. (Congresso).

3.
MENDONÇA, Joêzer. Seminário Temático - Etnomusicologia em Sala de Aula. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Giovana França. O macabro-lúdico: terror e fantasia nas trilhas sonoras dos filmes de animação:. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Música) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Airton Filomeno Junior. A importância da educação musical evangélica na formação da Banda de Música da PMPR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Joêzer de Souza Mendonça.

2.
Tamila Dayna Pavan. Adoção e rejeição de ritmos de matriz brasileira no protestantismo: uma questão de instrução musical?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Joêzer de Souza Mendonça.

3.
Matheus Rocha Grain. A retórica do rock: análise semiótica das canções Stairway to Heaven e Black Sabbath. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Joêzer de Souza Mendonça.

Iniciação científica
1.
Brenda Katherine Andrade. Proposta de Ensino de História da Música nas Escolas. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Joêzer de Souza Mendonça.

2.
Yara Teodora Kociuba Teles. A despolitização do rock nacional: um comparativo entre as bandas de rock dos anos 1980 e 2000. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do. Orientador: Joêzer de Souza Mendonça.

3.
Gabriel de Souza Gouveia Oliveira. A música e o sagrado em "O Senhor dos Anéis": desdobramentos teóricos-musicais sobre o motivo condutor e a cosmovisão de Richard Wagner e Howard Shore. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joêzer de Souza Mendonça.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Foi bolsista da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) entre 2011 e 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 9:52:34