Mácio Augusto de Albuquerque

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0787613042987844
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual da Paraíba (1987), graduação em matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1990), mestrado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005) e doutorado em Biometria e Estatística Aplicada. Atualmente é t 40 retide da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mácio Augusto de Albuquerque
Nome em citações bibliográficas
ALBUQUERQUE, M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Estatística.
Rua Baraúnas, 351
Universitário
58429500 - Campina Grande, PB - Brasil
Telefone: (083) 33153342
URL da Homepage: www.uepb.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Biometria e Estatística Aplicada.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Análise de agrupamento hierárquico e incremental ? estudo de caso em ciências florestais, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Rinaldo Luiz Caraciolo Ferreira.
Coorientador: José Antônio Aleixo da silva.
Palavras-chave: Ciência Florestal; 2. Análise de agrupamento; Algoritmo de agrupamento; Medidas de distâncias; Técnica de hierárquica e Incremento.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Ciências Agrárias.
Setores de atividade: Produção Florestal.
2003 - 2005
Mestrado em Biometria e Estatística Aplicada.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Estabilidade em análise de agrupamento,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Rinaldo Luiz Caraciolo Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Análise de Dados.
1995 - 1996
Especialização em Administraçâo. (Carga Horária: 390h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: Gestão e inovação nas PME's Algumas considerações sobre os Empreededores.
Orientador: Telma Sueli de Oliveira.
1989 - 1990
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
1984 - 1987
Graduação em Estatística.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.




Formação Complementar


1995 - 1996
Gestão Empresarial. (Carga horária: 390h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.


Atuação Profissional



HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO, HUAC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: T 40 Retide, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/1992 - Atual
Ensino, Estatística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada Administração
Estatística aplicada a Psicologia
Bio-Estatística
Estatística não-parametrica
Processo Estocastico
Análise de Regressão

Fundação de Saúde Amaury de Medeiros, FUSAM, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatístico, Carga horária: 40
Outras informações
Foi admitido através de concurso público



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
ELABORAÇÃO DE UM BANCO DE INFORMAÇÃO EM ONCOLOGIA NA FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL DA PARAÍBA EM CAMPINA GRANDE ? PARAÍBA
Descrição: As informações em saúde são cada vez mais utilizadas em áreas já estabelecidas, como a do planejamento das ações para a prevenção e controle do câncer, bem como em artigos científicos, dissertações e teses relacionadas ao assunto, além de se configurarem como importante instrumento dos meios de comunicação. Nesse sentido, a regularidade da oferta de informações atualizadas é uma estratégia, sob a ótica da vigilância, para que se possa descrever e explorar analiticamente o cenário da incidência do câncer em uma determinada região, apoiando-se nas premissas da melhoria e da atualidade das informações da patologia. Este trabalho busca fundamentalmente o resgate das informações em câncer de mama sobre o diagnóstico, a vigilância, a prevenção, a detecção precoce, o tratamento, os cuidados paliativos, os óbitos e o controle do câncer, a fim de gerar visibilidade a essa produção. O estudo terá como objetivo compreender essa distribuição dos tratamentos e dos óbitos dos pacientes com câncer de mama na microrregião de Campina Grande, no período de 2000 e 2015. Trata-se de um estudo ecológico, transversal, descritivo, com modelos de análise estatística, que realizar-se-á com base nas informações contidas nos prontuários dos pacientes atendidos no Hospital Escola da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) em Campina Grande - Paraíba durante o período citado acima. Este trabalho apresentara a análise estatística de sobrevivência. Esse estima o risco do tratamento ou do óbito ao longo do tempo, que é gerado por meio da estimativa da função de sobrevivência. Pode-se definir os experimentos (tratamentos) com tempos de vida, que são variáveis aleatórias representando os tempos desde o início do experimento até a ocorrência de um evento de interesse..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mácio Augusto de Albuquerque - Coordenador.
2015 - Atual
MORTALIDADE INFANTIL NA MICRO REGIÃO DE CAMPINA GRANDE, PB NO PERÍODO DE 2013 E 2014
Descrição: Óbitos infantis são todos aqueles ocorridos dentro do primeiro ano de vida. São considerados um evento evitável, marcador das condições de saúde e de vida da população. Para melhor compreensão, à mortalidade infantil, foi adicionada uma classificação, que é dividida em dois componentes: neonatal precoce e tardio, por apresentar causas e estratégias de enfrentamento diferenciadas. O estudo terá como objetivo compreender a distribuição dos óbitos infantis na microrregião de Campina Grande, no período de 2013 e 2014. Trata-se de um estudo ecológico, transversal, descritivo, com modelos de análise estatística de dados, que realizará-se com base nas informações sobre mortalidade dos prontuários dos pacientes ocorridos, no Instituto de Saúde Elpidio de Almeida (ISEA) PB, nos anos de 2013 e 2014 da microrregião de saúde de Campina Grande..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Mácio Augusto de Albuquerque - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
DIAGNÓSTICO SOBRE AS FONTES DE INFORMAÇÃO EM ONCOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO EM CAMPINA GRANDE - PARAÍBA
Descrição: As informações em saúde são cada vez mais utilizadas em áreas já estabelecidas, como a do planejamento das ações para a prevenção e controle do câncer, bem como em artigos científicos, dissertações e teses relacionadas ao assunto, além de se configurarem como importante instrumento dos meios de comunicação. Nesse sentido, a regularidade da oferta de informações atualizadas é uma estratégia, sob a ótica da vigilância, para que se possa descrever e explorar analiticamente o cenário da incidência do câncer em uma determinada região, apoiando-se nas premissas da melhoria e da atualidade das informações da patologia. Este trabalho busca fundamentalmente o resgate das informações em oncologia sobre o diagnóstico, a vigilância, a prevenção, a detecção precoce, o tratamento, os cuidados paliativos, os óbitos e o controle do câncer, a fim de gerar visibilidade a essa produção. O estudo terá como objetivo compreender essa distribuição dos tratamentos e dos óbitos dos pacientes com câncer na microrregião de Campina Grande, no período de 2015 e 2016. Trata-se de um estudo ecológico, transversal, descritivo, com modelos de análise estatística, que realizar-se-á com base nas informações contidas nos prontuários dos pacientes atendidos no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) PB durante o período citado acima. Este trabalho apresentara a análise estatística de sobrevivência. Esse estima o risco do tratamento ou do óbito ao longo do tempo, que é gerado por meio da estimativa da função de sobrevivência. Pode-se definir os experimentos (tratamentos) com tempos de vida, que são variáveis aleatórias representando os tempos desde o início do experimento até a ocorrência de um evento de interesse..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Mácio Augusto de Albuquerque - Coordenador / Kleber Napoleão Nunes de Oliveira Barros - Integrante / Renata Silva de Carvalho Gurgel - Integrante / Sandro Lins Lopes de Lucena - Integrante.
2014 - Atual
Comparação e validação em Análise de Agrupamento
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo propor uma sistemática para o estudo e a interpretação da comparação e validação dos métodos em análise de agrupamento, através de vários algoritmos de agrupamento em dados de vegetação. A base de dados será proveniente de um levantamento na Mata da Silvicultura, da Universidade Federal de Viçosa-MG. Para análise de agrupamento serão estimadas as matrizes de distância de Mahalanobis com base nos dados originais e via reamostragem ?bootstrap? e aplicados os métodos de ligação. A Para a comparação entre os métodos será aplicado o teste qui-quadrado (2) a 1 e 5% de probabilidade. Para os diversos métodos de agrupamento será obtida a correlação cofenética e o coeficiente de Rand. Espera-se que a comparação dos métodos sejam semelhantes, indicando em princípio que qualquer algoritmo de agrupamento estudado estará estabilizado. No entanto, observará-se que os métodos serão coincidentes, com base nas matrizes de Mahalanobis a partir dos dados originais e ?bootstrap?. Além disso, seja possível traçar estratégias para o estudo e a interpretação da comparação dos métodos de análise de agrupamento em dados de vegetação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mácio Augusto de Albuquerque - Coordenador / Carla Caroline Carvalho Silva - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Matemática e Estatística em Foco
2016 - Atual
Periódico: Revista Act Scientiarum. Technology
2015 - Atual
Periódico: Revista Árvore (Impresso)
2017 - Atual
Periódico: RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE
2018 - Atual
Periódico: Revista de Ciências agrárias/Amazonia Jounal of Agricultural


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:25
Albuquerque: Estabilidade em análise de agrupamento: estudo de caso ciência florestal  Data: 15/12/2008

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALBUQUERQUE, M. A.2016ALBUQUERQUE, M. A.; GOVEIA, J. F. ; BARROS, K. N. N. O. ; Rinaldo Luiz Caraciolo Ferreira . Determination and validation of group numbers in a cluster analysis: A case study applied to forestry science. Acta Scientiarum. Technology (Impresso), v. 38, p. 339-344, 2016.

2.
ALBUQUERQUE, T. M.2016ALBUQUERQUE, T. M. ; ARAUJO, G. A. B. ; CAMINHA, B. L. ; Marta Lúcia albuquerque ; ALBUQUERQUE, M. A. . Measures of association in epidemiological studies: smoking mothers and low birth weight children in the city of Campina Grande ? PB. Acta Scientiarum. Health Sciences (Impresso), v. 38, p. 179-184, 2016.

3.
ALBUQUERQUE, M. A.2016ALBUQUERQUE, M. A.; BARROS, K. N. N. O. ; XAVIER JUNIOR, S. F. A. ; SILVA, E. L. . Comparação entre coeficientes similaridade um aplicação em ciências florestais. Matemática e Estatística em Foco, v. 4, p. 102-114, 2016.

4.
ALBUQUERQUE, M. A.2006 ALBUQUERQUE, M. A.. Estabilidade em Análise de Agrupamento: Estudo de caso em Ciência Florestal. Revista Árvore (Impresso), v. 30, p. 257-265, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALBUQUERQUE, M. A.; BARBOSA, E. S. ; SILVA, V. V. ; CASTRO, K. R. ; ALVES, P. . CONTABILIDADE NA PRÁTICA. 01. ed. Curitiba: Atena, 2016. v. 1. 163p .

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. L. ; ALBUQUERQUE, M. A. ; SOUSA, J. A. ; AGUIAR, D. C. . Análise Discriminante Aplicada em Alguns Nutrientes das Carnes Bovina, Suína e de Peixe. In: Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco, 2014, Manaus-AM. Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco.. Manaus: Embrapa, 2014. v. 1. p. 63-64.

2.
SILVA, E. L. ; ALBUQUERQUE, M. A. ; SOUSA, J. A. ; AGUIAR, D. C. . Análise da Classificação de Acidentes Automobilísticos nas BRs que Cortam a Paraíba em 2013. In: Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco, 2014, Manaus-AM. Análise da Classificação de Acidentes Automobilísticos nas BRs que Cortam a Paraíba em 2013. Manaus-AM: Embrapa. v. 1. p. 65-66.

3.
SILVA, E. L. ; SOUSA, J. A. ; AGUIAR, D. C. ; ALBUQUERQUE, M. A. . Planejamento de Múltipla Resposta: Análise de Variância Multivariada (MANOVA) Aplicada ao IDHM do Estado da Paraíba. In: Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco, 2014, Manaus-AM. Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco.. Manaus-AM: Embrapa. v. 1. p. 67-68.

4.
SOUSA, J. A. ; HOCES, E. A. H. ; SILVA, E. L. ; ALBUQUERQUE, M. A. . Análise Conjunta na Produção de Abacateiro ParseaAmericanaMill. In: Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco, 2014, Manaus-AM. Análise Conjunta na Produção de Abacateiro ParseaAmericanaMill. Manaus-AM: Embrapa, 2014. v. 1. p. 79-80.

5.
SOUSA, J. A. ; GOVEIA, J. F. ; ALBUQUERQUE, M. A. ; SILVA, E. L. . Escolha de Modelos Volumétricos para Clones de Eucalyptus ssp., no Polo Gesseiro de Araripe-PE. In: Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco, 2014, Manaus-AM. Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco., 2014. v. 1. p. 83-84.

6.
ALBUQUERQUE, M. A.; SOUSA, J. A. ; GOVEIA, J. F. ; SILVA, C. C. C. . Comparação do Teste Ideal das Médias dos Tratamentos no Delineamento Experimental. In: Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco, 2014, Manaus-AM. Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco.. Manaus-AM: Embrapa, 2014. v. 1. p. 89-90.

7.
ALBUQUERQUE, M. A.; SOUSA, J. A. ; SILVA, E. L. ; SILVA, C. C. C. ; GOVEIA, J. F. . A Comparação de Dendrogramas por Métodos de Agrupamentos Via Reamostragem 'Bootstrap. In: Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco, 2014, Manaus-AM. A Comparação de Dendrogramas por Métodos de Agrupamentos Via Reamostragem 'Bootstrap. Manaus-AM: Embrapa, 2014. v. 1. p. 91-92.

8.
ALBUQUERQUE, M. A.; SOUSA, J. A. ; SILVA, E. L. ; GOVEIA, J. F. . A Comparação de Dendrogramas por Métodos de Agrupamentos Via Reamostragem 'Bootstrap. In: Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco, 2014, Manaus-AM. Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco.. Manaus-AM: Embrapa, 2014. v. 1. p. 91-92.

9.
SOUSA, J. A. ; HOCES, E. A. H. ; GOVEIA, J. F. ; ALBUQUERQUE, M. A. . Normalidade de Variáveis Respostas com Excesso de Zeros. In: Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco. In: Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco, 2014, Manaus-AM. Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco.. Manaus-AM: Embrapa, 2014. v. 1. p. 81-82.

Apresentações de Trabalho
1.
LUCENA, S. L. L. ; ALBUQUERQUE, M. A. ; BARROS, K. N. N. O. . Regressão Logistica Bayesiana - Um estudo de caso sobre a Mortalidade de Perinatal no ISEA em 2013. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LUCENA, S. L. L. ; BARROS, K. N. N. O. ; ALBUQUERQUE, M. A. . ANÁLISE EM SAÚDE REPRODUTIVA PRÉ E PÓSGESTACIONAL DE ADOLESCENTES NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALBUQUERQUE, M. A.; BARROS, K. N. N. O. . MODELOS DE MISTURA DE POISSON PARA DADOS DE ACIDENTES DE TRANSITO EM RODOVIAS FEDERAIS NA PARAÍBA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALBUQUERQUE, M. A.; Gomes M. O. . UMA ABORDAGEM DOS TESTES NÃOPARAMÉTRICOS COM UTILIZAÇÃO DO R. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BRITO, A. ; SILVA, R. ; COLACO, W. S. ; ALBUQUERQUE, M. A. . Análise estatística em saúde reprodutiva pré e pós-gestacional de adolescentes na cidade de CampinaGrande. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BARROS, K. N. N. O. ; ALBUQUERQUE, M. A. . 2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Cláudio C. Silva ; SANTOS, S. E. G. ; ALBUQUERQUE, M. A. . Acidentes de trânsito: uma análise a partir das zonas da cidade de Campina Grande - Paraíba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ALBUQUERQUE, M. A.; SOUSA, J. A. ; BARROS, K. N. N. O. ; GOVEIA, J. F. ; SANTOS, F. S. . ANÁLISE DOS COMPONENTES PRINCIPAIS NA OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DO TRABALHO NO BRASIL, 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALBUQUERQUE, M. A.; GOVEIA, J. F. ; ANJOS, C. E. L. . APLICAÇÃO DE MODELOS NÃO LINERES MISTOS EM CLONES DE EUCALYPTUS TERETICORNIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, C. C. C. ; ALBUQUERQUE, M. A. ; BARROS, K. N. N. O. ; COLACO, W. S. . COMPARAÇÃO E VALIDAÇÃO NA ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS: ESTUDO DE CASO EM ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Cidia S. Souza ; ALBUQUERQUE, M. A. ; GOVEIA, J. F. . ESTIMAÇÃO VOLUMÉTRICA PARA CLONES DE EUCALYPTUS TERETICORNIS (CRUZAMENTO NATURAL). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
COSTA, R. A. ; Jose L. A. Barbosa, ; BARROS, K. N. N. O. ; ALBUQUERQUE, M. A. . EVOLUÇÃO DA TAXA DE HOMICÍDIOS DOLOSOS UTILIZANDO UM MODELO LONGITUDINAL NORMAL BAYESIANO: VIOLÊNCIA E SUBDESENVOLVIMENTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BARROS, K. N. N. O. ; Danilo Barros Cordeiro, ; BARBOSA, F. R. ; ALBUQUERQUE, M. A. ; BARROS, P. S. N. . MODELO AUTO-REGRESSIVO BAYESIANO APLICADO A DADOS DE AÇÕES DA PETROBRAS,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BARROS, K. N. N. O. ; ALBUQUERQUE, M. A. ; BARROS, P. S. N. . PREVISÃO DA TAXA DE CRESCIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRA VIA MODELO NÃO LINEAR BAYESIANO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ALBUQUERQUE, M. A.; SILVA, E. L. ; SOUSA, J. A. . Análise de classificação de acidentes automobilísticos nas BRs que cortam a Paraíba em 2013. 2014.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ALBUQUERQUE, M. A.; SILVA, E. L. ; SOUSA, J. A. . Planejamento de múltipla resposta: análise de variância multivariada (MANOVA) aplicada ao IDHM do Estado da Paraíba.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ALBUQUERQUE, M. A.; SOUSA, J. A. ; SILVA, E. L. . Análise discriminante aplicada em alguns nutrientes dos tipos de carnes: bovina, peixe e suína. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SOUSA, J. A. ; SILVA, E. L. ; ALBUQUERQUE, M. A. . Análise conjunta na produção do abacateiro ParseaAmericanaMill cv. Hass em função de distintas lâminas de irrigação.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SOUSA, J. A. ; SILVA, E. L. ; ALBUQUERQUE, M. A. . Normalidade de variáveis resposta com excesso de zeros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SOUSA, J. A. ; SILVA, E. L. ; ALBUQUERQUE, M. A. . Escolha de modelos volumétricos para clones de Eucalyptus ssp., no gesseiro do Araripe-PE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ALBUQUERQUE, M. A.; SOUSA, J. A. ; SILVA, E. L. ; GOVEIA, J. F. . Comparação do teste ideal das médias dos tratamentos no delinamento experimental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
ALBUQUERQUE, M. A.; SOUSA, J. A. ; SILVA, E. L. ; GOVEIA, J. F. . Procedimento para determinação e validação de números de grupos em análise de agrupamentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SOUSA, J. A. ; SILVA, E. L. ; GOVEIA, J. F. ; ALBUQUERQUE, M. A. . A comparação de dendrograma atraves de métodos de agrupamentos via reamostragem bootstrap. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
ALBUQUERQUE, M. A.; GOVEIA, J. F. ; SILVA, E. L. ; ALMEIDA, P. L. R. . Estabilidade em análise de agrupamento via reamostragem bootstrap. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
GOVEIA, J. F. ; BARROS, K. N. N. O. ; ALBUQUERQUE, M. A. . Aplicação de modelos mistos na estimativa volumetrica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
Marta Lúcia albuquerque ; ARAUJO, J. A. B. ; ALBUQUERQUE, M. A. ; Fatima Aparecida Targino Saldanha ; Raimundo Antonio Batista de Araújo ; Julyana Marques Fernandes Mendes . INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Marta Lúcia albuquerque ; ARAUJO, J. A. B. ; Fatima Aparecida Targino Saldanha ; ALBUQUERQUE, M. A. ; Raimundo Antonio Batista de Araújo . USO DE SURFACTANTE EXÓGENO EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO QUE EVOLUÍRAM A ÓBITO EM UTI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALBUQUERQUE, M. A.. Formação Continuada 'Educação, Cidadania e Cultural'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ALBUQUERQUE, M. A.. Análise Clínicas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
ALBUQUERQUE, M. A.; Nascimento A. João . Análise Multivariada. 1997. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, A. C.; BARROS, K. N. N. O.; ALBUQUERQUE, M. A.. Participação em banca de Aline Carla da Silva. Avaliação do IDEB Municipal de Campina Grande por um Modelo Multinível Bayesiano. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
FERNANDES, M. C. L.; BARROS, K. N. N. O.; ALBUQUERQUE, M. A.. Participação em banca de MARIA DA CONCEIÇÃO LACERDA FERNANDES. MODELO NÃO LINEAR BAYESIANO APLICADO A PREVISÃO DE CRESCIMENTO POPULACIONAL PARA OS ESTADOS BRASILEIROS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
BARROS, K. N. N. O.; XAVIER JUNIOR, S. F. A.; ALBUQUERQUE, M. A.. Participação em banca de Maria Lacerda da Conceição Fernandes. Modelo não linear Bayesiano aplicado a previsão de crescimento populacional para os estados brasileiros. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, E. L.; Juarez Fernandes de Oliveira; ALBUQUERQUE, M. A.. Participação em banca de Alibe Carla da Silva.Utilização da Técnica de Reamostragem Boostrap em Amostragem Aleatória Simples para os IDH municipais do Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
ALBUQUERQUE, M. A.; Juarez Fernandes de Oliveira; SILVA, E. L.. Participação em banca de Joel Pereira Costa.Estudo de pacientes no município de Aroeiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
SILVA, E. L.; Juarez Fernandes de Oliveira; ALBUQUERQUE, M. A.. Participação em banca de Tony Carlos de Araujo Silva.Análise Descritiva e Espacial Aplicadas aos Principais Crimes Ocorridos em 2012 e 2013 no Municipio de Campina Grande. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
ALBUQUERQUE, M. A.; Juarez Fernandes de Oliveira; SILVA, E. L.. Participação em banca de Maria Verônica Gonçalves Rocha.Análise Fatorial com método de extração análise de componentes principais aplicados ao consumo de gasolina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
Juarez Fernandes de Oliveira; SILVA, E. L.; ALBUQUERQUE, M. A.. Participação em banca de Sidney da Silva Souza.Avaliação de Desempenho Docente na Disciplina Matmática sob a Percepção dos Discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Félix Daltro em Taperoá Paraíba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
ALBUQUERQUE, M. A.; Juarez Fernandes de Oliveira; SILVA, E. L.. Participação em banca de Rodrigo Rocha Pereira Feliciana.Estatística Aplicada as Ocorrências de Poluição Sonora na Cidade de Campina Grande. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
ALBUQUERQUE, M. A.; Luna G. João; Juarez Fernandes de Oliveira. Participação em banca de Maiara Sampaio Albuquerque.Análise de Covariância Linear num Experimento Inteiramento Casualizaado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ESTEVES, D. M.; BARROS, K. N. N. O.; ALBUQUERQUE, M. A.. Banca de seleção pública para professor substituto. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
ALBUQUERQUE, M. A.; ESTEVES, D. M.; Luna G. João. Banca de seleção pública para professor substituto. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
Luna G. João; ALBUQUERQUE, M. A.; ESTEVES, D. M.. Banca de seleção pública para professor substituto. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
ALBUQUERQUE, M. A.; ESTEVES, D. M.; Nascimento A. João. Banca de seleção pública para professor substituto. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

5.
Luna G. João; ESTEVES, D. M.; ALBUQUERQUE, M. A.. Banca de seleção pública para professor substituto. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.

6.
ALBUQUERQUE, M. A.. Concurso para professor substituto em Estatística Básica. 2006. Universidade Estadual da Paraíba.

7.
ALBUQUERQUE, M. A.. Probabilidade e Estatística. 2005. Universidade Estadual da Paraíba.

Outras participações
1.
Juarez Fernandes de Oliveira; ALBUQUERQUE, M. A.; SILVA, E. L.. Comissão de Avaliação docente do estágio probatório dos Professore: Silvio Fernando Alves Xavier e Kleber Napoleão Nunes de Oliveira Barros. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
ALBUQUERQUE, M. A.; Nascimento A. João; SILVA, E. L.. Desempenho docente. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
ALBUQUERQUE, M. A.; SILVA, E. L.; Luna G. João. Desempenho docente do professor Gustavo Henrique Esteves. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
ALBUQUERQUE, M. A.; SILVA, E. L.; BARROS, K. N. N. O.. Desempenho docente do professor Fenando Bezerra Cavalcanti. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

5.
ALBUQUERQUE, M. A.; BARROS, K. N. N. O.; CAVALCANTI, F. B.. Desempenho docente do professor Silvio Fernandes Alves Xavier Junior. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

6.
ALBUQUERQUE, M. A.. Desempenho de Docentes em Estágio Probatório. 2005. Universidade Estadual da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
O Papel da Contabilidade na Governança das Instituições Públicas e Privadas. A contabilidade Aplicada ao Setor Pública e a Teoria Instituicional: Um estudo nos Conselhos Regionais de Contabilidade no Brasil. 2016. (Congresso).

2.
2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2). ESTIMAÇÃO VOLUMÉTRICA PARA CLONES DE EUCALYPTUS TERETICORNIS (CRUZAMENTO NATURAL). 2015. (Congresso).

3.
2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2). COMPARAÇÃO E VALIDAÇÃO NA ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS: ESTUDO DE CASO EM ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL. 2015. (Congresso).

4.
2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2). Estabilidade em análise de agrupamento via bootstrap. 2015. (Congresso).

5.
2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2). PREVISÃO DA TAXA DE CRESCIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRA VIA MODELO NÃO LINEAR BAYESIANO ,. 2015. (Congresso).

6.
2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2). MODELO AUTO-REGRESSIVO BAYESIANO APLICADO A DADOS DE AÇÕES DA PETROBRAS,. 2015. (Congresso).

7.
2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2). EVOLUÇÃO DA TAXA DE HOMICÍDIOS DOLOSOS UTILIZANDO UM MODELO LONGITUDINAL NORMAL BAYESIANO: VIOLÊNCIA E SUBDESENVOLVIMENTO. 2015. (Congresso).

8.
2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2). ABORDAGEM BAYESIANO PARA A EVOLUÇÃO DOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA NO ESTADO DA PARAÍBA. 2015. (Congresso).

9.
2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2). APLICAÇÃO DE MODELOS NÃO LINERES MISTOS EM CLONES DE EUCALYPTUS TERETICORNIS ,. 2015. (Congresso).

10.
2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2).ACIDENTES DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ZONAS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE ? PARAÍBA. 2015. (Simpósio).

11.
2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2),. ANÁLISE DOS COMPONENTES PRINCIPAIS NA OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DO TRABALHO NO BRASIL, 2014. 2015. (Congresso).

12.
Encontro de Educação, ciência e Tecnologia/UEPB.Comissão Cientifica. 2015. (Encontro).

13.
Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco. Apresentação na forma de poster. 2014. (Congresso).

14.
Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco. A comparação de dendrograma atraves de métodos de agrupamentos via reamostragem bootstrap. 2014. (Congresso).

15.
Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco. Comparação do teste ideal das médias dos tratamentos no delinamento experimental. 2014. (Congresso).

16.
57ª Reunião Anual da RBras. Aplicação de modelos simétricos transformados a estimação volumétrica do Eucalyptus no Pólo Gesseiro da Araripe-PE. 2012. (Congresso).

17.
57 ª Reunião Anual da RBras. Poster. 2012. (Congresso).

18.
Congresso Brasileiro de PERINATOLOGIA. Análise de Hipotermia como um fator de complicação para o óbito de recém-nascidos. 2012. (Congresso).

19.
Congresso Brasileiro de PERINATOLOGIA. Análise da temperatura de admissão de recém-nascidos em uma unidade de terapia intensiva neonatal privada. 2012. (Congresso).

20.
Congresso Brasileiro de PERINATOLOGIA. Perfil de recém nascidos internados em uma unidade de terapia intensiva de um hospital particular do interior da paraíba. 2012. (Congresso).

21.
Congresso Brasileiro de PERINATOLOGIA. Perfil de crianças que evoluíram a óbito em unidades de terapia intensiva neonatal - infantil. 2012. (Congresso).

22.
Perfil de recém nascidos internados em uma unidade de terapia intensiva de um hospital particular do interior da paraíba. Análise da mortalidade neonatal e infantil em uma unidade de terapia intensiva nos anos de 2010 a 2011. 2012. (Congresso).

23.
Vigésimo Sinape. Probabilidade e Estatística. 2012. (Congresso).

24.
Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional.Introdução aos processos Estocásticos. 2009. (Encontro).

25.
IX Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2009. (Congresso).

26.
Minicurso " Introdução à Estatística Espacial". 2009. (Outra).

27.
38ª Reunião Regional da ABE Semana de Estatística. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALBUQUERQUE, M. A.. 2ª Conferência Internacional da Amazônia e Nordeste em Estatística e Análise de Risco (ANSRA2). 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Alisson de Lima Brito. MORTALIDADE INFANTIL NA MICRO REGIÃO DE CAMPINA GRANDE, PB NO PERÍODO DE 2013 E 2014. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
JOSÉ JERÔNIMO DE ARAUJO. Espep 44 anos. Os Caminhos de uma Escola de Governo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de pessoas na Administração Púb) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Mácio Augusto de Albuquerque.

2.
LILIANA PATRÍCIO VIEIRA. Aplicação da Teoria da Amostragem na Avaliaça~do perfil dos Candidatos Inscritos e Classificados no Vestibular da UEPB no Ano Letivo de 2006.1. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemàtica) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Mácio Augusto de Albuquerque.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Ricardo. Controle Estatístico de Qualidade Aplicada em Blocos de Cerâmica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Mácio Augusto de Albuquerque.

2.
MÁRCIA CRISTINA MARQUES PORTO. MODELAGEM ESTATÍSTICA DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DOS TRABALHADORES NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, USUÁRIOS DE RESTAURANTES FILIADOS AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT) EM 2008. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Mácio Augusto de Albuquerque.

3.
MÔNICA LARISSA AIRES DE MACEDO. AVALIANDO A RELAÇÃO SÓCIO-ECONôMICO COM A AUSÊNCIA DE LEITURA ENTRE OS ESTUDANTES DE DUAS ESCOLA DA REDE PARTICULAR E DUAS ESCOLA DA REDE PÚBLICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Mácio Augusto de Albuquerque.

4.
JACELINE ALCIONE ALVES DA SILVA. Aplicação em análise de Regressão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Mácio Augusto de Albuquerque.

5.
SUENNIA MARIA SILVA. PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ALUNOS DE ESCOLA PRIVADAS EM CAMPINA GRANDE - PB. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Mácio Augusto de Albuquerque.

6.
BRUNA MARQUES PORTO. Estudo Descritivo de Pessoas com Doença Renal Crônica em Tratamento Hemodialíco. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Mácio Augusto de Albuquerque.

7.
ADNA ALVES DE ARAÚJO. ANÁLISE ESTATÍSTICA DE CASOS NOTIFICADOS DE DENGUE NO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Mácio Augusto de Albuquerque.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ALBUQUERQUE, M. A.; BARBOSA, E. S. ; SILVA, V. V. ; CASTRO, K. R. ; ALVES, P. . CONTABILIDADE NA PRÁTICA. 01. ed. Curitiba: Atena, 2016. v. 1. 163p .


Apresentações de Trabalho
1.
ALBUQUERQUE, M. A.; SILVA, E. L. ; SOUSA, J. A. . Análise de classificação de acidentes automobilísticos nas BRs que cortam a Paraíba em 2013. 2014.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Coordenador do Curso de Bacharelado em Estatística no período de 1997 a agosto de 1998

coordenador da Área de Estatística Básica no período de 2005 a agosto de 2008



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 14:05:45