Fábio Allan Mendes Ramalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8757925297456590
  • Última atualização do currículo em 24/12/2018


Professor adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), vinculado à linha de pesquisa em Estéticas e Culturas da Imagem e do Som. Pesquisou em sua tese a apropriação e o deslocamento de repertórios audiovisuais como modos de engajamento afetivo. Realizou estágio de doutoramento (doutorado sanduíche) na McGill University, Montréal, Canadá, com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Comunicação pela UFPE (2009), com dissertação sobre cinema latino-americano contemporâneo. Especialista em Jornalismo Cultural pela UNICAP (2006) e graduado em Ciências da Administração pela FCAP-UPE (2004). Ensaísta premiado no II Concurso de Ensaios Mário Pedrosa sobre Arte e Cultura Contemporânea. Membro fundador do coletivo independente de realização audiovisual Surto & Deslumbramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Allan Mendes Ramalho
Nome em citações bibliográficas
RAMALHO, F. A. M.;RAMALHO, Fabio;RAMALHO, F

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História - ILAACH.
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
Jardim Universitário
85870901 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 999359978
URL da Homepage: http://www.unila.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
com período sanduíche em McGill University (Orientador: Will Straw).
Título: O amor pelas imagens: afeto, repertório e espectatorialidade no cinema., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Ângela Freire Prysthon.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: cinema; afeto; amor; repertório; espectatorialidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Estudos Culturais.
2007 - 2009
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A proliferação de dissidências: desordem cotidiana e trabalho no cinema latino-americano contemporâneo,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Ângela Freire Prysthon.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cinema latino-americano; narrativas do cotidiano; estética; política; trabalho.
2005 - 2006
Especialização em Jornalismo Cultural. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: Cotidianidade, trabalho e sonho em Suite Habana, de Fernando Pérez.
Orientador: Aline Maria Grego Lins.
2000 - 2004
Graduação em Administração.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
The Textual Analysis of Media: Music and Film. (Carga horária: 45h).
McGill University, MCGILL, Canadá.
2012 - 2012
Media and Urban Life. (Carga horária: 45h).
McGill University, MCGILL, Canadá.
2011 - 2011
Paisagens Transculturais do Cinema Contemporâneo. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Técnica e Ideología. El lugar del espectador.. (Carga horária: 6h).
Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual, ASAECA, Argentina.
2009 - 2009
Narrativa audiovisual: el cine y el tiempo.
Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica, ENERC, Argentina.
2007 - 2007
Oficina de crítica cinematográfica.
Bertini Produções e Eventos Culturais e Esportivos Ltda, BPE, Brasil.
2005 - 2005
Fotografia. (Carga horária: 60h).
Instituto Técnico de Cultura, ICT, Brasil.
2004 - 2004
Marketing cultural e elaboração de projetos. (Carga horária: 30h).
Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco, APACEPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Interdisciplinar de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Cinema e Audiovisual.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História - ILAACH, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Cinema e Audiovisual.
03/2017 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Cinematográficas Contemporâneas
03/2016 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Culturas Digitais
03/2016 - Atual
Extensão universitária , Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História - ILAACH, .

Atividade de extensão realizada
Ciclo de diálogos sobre imagem, estética e política.
08/2015 - Atual
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de América latina I
Fundamentos de América Latina II
08/2015 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de América latina I
Fundamentos de América Latina II
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História - ILAACH, .

03/2015 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol e Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de América Latina I
Fundamentos de América Latina II
10/2016 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Acompanhamento do Ciclo Comum de Estudos, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Ciclo Comum de Estudos.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia no Cinema I

Faculdade Joaquim Nabuco, FJN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Atividades

07/2014 - 02/2015
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte
07/2014 - 02/2015
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Ética
07/2014 - 02/2015
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Ética
02/2014 - 02/2015
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Estética da Imagem
02/2014 - 02/2015
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Estética da Imagem
02/2014 - 06/2014
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Ciência

Surto & Deslumbramento, SD, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio
Outras informações
Coletivo pernambucano de realização audiovisual. Página na internet: http://deslumbramento.com/


Suplemento Pernambuco, CEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador


Revista ArtFliporto, ARTFLIPORTO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina eletiva proposta para o estágio de docência, com ementa, bibliografia e método de avaliação desenvolvidos pelo mestrando, sob supervisão da Profª. Drª Angela Freire Prysthon.

Atividades

08/2010 - 12/2010
Ensino, Comunicação Social - Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema Latino-americano
09/2007 - 01/2008
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia e Cultura na América Latina

Banco do Brasil - Direção Geral, BB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Escriturário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2004 - 02/2007
Serviços técnicos especializados , Agência Imbiribeira, .

Serviço realizado
Atendimento pessoa física, abertura de contas, negociação, investimentos.

Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, TJ/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

03/2003 - 11/2004
Estágios , Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, .

Estágio realizado
Suporte às atividades de planejamento e gestão pública.

Agropecuária Roriz Dantas Ltda, AGRODAN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Atividades

09/2002 - 03/2003
Estágios , Escritório Recife, .

Estágio realizado
Controle de custos e embarques.


Linhas de pesquisa


1.
Corpos dissonantes nas artes e na cultura visual latino-americana contemporânea


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Corpos dissonantes nas artes e na cultura visual latino-americana contemporânea
Descrição: Este projeto de pesquisa busca discutir, a partir de distintas manifestações artísticas e culturais latino-americanas, as presenças físicas, os gestos e a corporeidade como recursos expressivos capazes de demarcar diferenças e focos de divergência em relação a regimes dominantes de apresentação e de representação visual do corpo. Nossa hipótese inicial é a de que há uma recorrência, em diversas proposições estéticas realizadas no subcontinente ao longo das últimas décadas, de um interesse pelas potencialidades decorrentes das assimetrias, tensões e incongruências entre a realidade material dos corpos visíveis nas obras e os modelos aos quais estas corporeidades nos remetem. Mediante a investigação de tais dissonâncias e dos embates que elas postulam no campo do sensível, buscaremos formular alguns entrecruzamentos entre a estética e a política na América Latina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Ciclo de diálogos sobre imagem, estética e política
Descrição: As atividades de formação em torno do olhar constituem uma importante oportunidade para nos posicionarmos diante daquilo que vemos, dos fluxos informacionais, das práticas culturais e artísticas, das discussões e disputas históricas que se estabelecem de maneira acirrada. Mediante a análise e o debate acerca de obras de arte, documentos históricos, repertórios midiáticos, registros audiovisuais e iconografias latino-americanas, o curso ?Ciclo de diálogos sobre imagem, estética e política? pretende apresentar e discutir ferramentas teóricas e metodológicas  desenvolvidas nos estudos sobre a imagem, articulando-os com sua dimensão estética e política, criando assim subsídios pedagógicos que permitam aguçar a nossa capacidade de questionamento e construíndo, enfim, um adensamento do olhar. A proposta está direcionada a professores do ensino fundamental e médio de Foz do Iguaçu e região, bem como a estudantes, técnicos e docentes da Unila  e demais interessados no tema, cumprindo, desse modo, o caráter extensionista em sua aproximação com a comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fábio Allan Mendes Ramalho - Coordenador / Rosangela de Jesus Silva - Integrante / Viviane da Silva Araújo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Imagofagia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Visual.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Comunicação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estética da comunicação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Crítica Cultural.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
II Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas, Fundação Joaquim Nabuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1RAMALHO, Fabio2018RAMALHO, Fabio. Para habitar um mundo de imagens e sons: práticas minoritárias no audiovisual. REVISTA IMAGOFAGIA, v. 17, p. 499-521, 2018.

2.
2RAMALHO, F. A. M.2017RAMALHO, F. A. M.. Os usos e apropriações das imagens: repetições, fragmentação, deslocamentos. Interin (UTP), v. 22, p. 133-153, 2017.

3.
3RAMALHO, Fabio2015RAMALHO, Fabio. O clichê como artifício nas artes e na cultura midiática contemporânea. Revista Eco-Pós (Online), v. 18, p. 75-88, 2015.

4.
6RAMALHO, Fabio2014RAMALHO, Fabio. Corpo e engajamento afetivo em Adeus, Dragon Inn. ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, v. 3, p. 31-39, 2014.

5.
5RAMALHO, F. A. M.2014RAMALHO, F. A. M.. Canções populares e repertório cinematográfico em The Hole, de Tsai Ming-liang. Contemporanea (UFBA. Online), v. 12, p. 305-322, 2014.

6.
4RAMALHO, Fabio2014 RAMALHO, Fabio. Variações sobre a cena do encontro amoroso. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 3, p. 1-26, 2014.

7.
7RAMALHO, Fabio2013 RAMALHO, Fabio. A apropriação de repertórios como operação amorosa. Devires (UFMG), v. 10, p. 42-57, 2013.

8.
8RAMALHO, Fabio2012RAMALHO, Fabio. Paixões amorosas, paixões políticas. Crítica Cultural, v. 7, p. 312-326, 2012.

9.
9RAMALHO, F. A. M.2010RAMALHO, F. A. M.. Instâncias em conflito, realidades em jogo. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 8, p. 01, 2010.

10.
10RAMALHO, Fabio2009RAMALHO, Fabio. As ambiguidades da resistência. Indivíduo, corpo e poder nas instalações urbanas de Spencer Tunick. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 21, p. 01-12, 2009.

11.
11RAMALHO, F. A. M.2007RAMALHO, F. A. M.. Representações periféricas do trabalho no cinema latino-americano contemporâneo.. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 09, p. 10, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
RAMALHO, Fabio. As pertinências do afeto. In: PRYSTHON, Ângela; SALCEDO, Diego A.; DINIZ, Talita Rapazzo. (Org.). Comunicação e Sociedade: transformações midiáticas no contemporâneo. 1ed.Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012, v. 1, p. 126-147.

2.
RAMALHO, Fabio. Recursos frente à passagem do tempo. In: CÁNEPA, Laura; MÜLLER, Adalberto; SOUZA, Gustavo; VIEIRA, Marcel.. (Org.). XII Estudos de Cinema e Audiovisual. 1ed.São Paulo: Socine, 2011, v. 2, p. 156-169.

3.
RAMALHO, Fabio. Utopia do trabalho na América Latina: fuga e desolação nas margens. É tudo mentira. 1ed.Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010, v. 1, p. 85-130.

4.
RAMALHO, F. A. M.. Do sertão às microterritorialidades: transfigurações estéticas e fragmentações políticas. In: NOVAES, Cláudio C.; MARA, Eliana. (Org.). Cinco vezes sertão: literatura, cinema e outras escrituras. 1ed.Feira de Santana: Edições UFES, 2009, v. 3, p. 49-67.

5.
RAMALHO, F. A. M.. A estética da monotonia: desencanto, solidão e incomunicabilidade em Whisky. In: HAMBURGUER, Ester; SOUZA, Gustavo; MENDONÇA, Leandro; AMANCIO, Tunico.. (Org.). Estudos de Cinema Socine. 1ed.São Paulo: Annablume; Fapesp; Socine, 2008, v. IX, p. 145-153.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RAMALHO, Fabio. Chantal Akerman e o cinema das vacas magras. Multiplot, 06 out. 2015.

2.
RAMALHO, Fabio. A irreverência como política. Revista Agreste, 01 jul. 2015.

3.
RAMALHO, Fabio; CONTENTE, Renato . O afeto no documentário brasileiro contemporâneo. Multiplot, 25 mar. 2015.

4.
RAMALHO, Fabio. A política do desejo de Pedro Lemebel. Pernambuco - Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado, Recife-PE, p. 14 - 15, 01 set. 2014.

5.
RAMALHO, Fabio. A arte e a crítica como práticas de emergência. Pernambuco - Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado, Recife-PE, p. 14 - 17, 05 nov. 2013.

6.
RAMALHO, Fabio. Latinos diante do seu espelho (Entrevista com Néstor García Canclini). Revista ArtFliporto, Recife-PE, p. 14 - 19, 01 jul. 2013.

7.
RAMALHO, Fabio. Uma marca incerta. Filmologia, 01 out. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMALHO, Fabio. Relações entre corpos e repertórios audiovisuais em três filmes brasileiros. In: VI Congreso AsAECA 2018, 2018, Santa Fé. Intensidades políticas en el cine y los estudios audiovisuales latinoamericanos. Identidades, dispositivos, territorios. Actas.. Buenos Aires: Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual, 2018. v. 1. p. 400-408.

2.
RAMALHO, F. A. M.. Três instâncias do encontro: Minnie and Moskowitz, de John Cassavetes. In: XVII Encontro Socine - A sobrevivência das imagens, 2014, Florianópolis. XVII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine ? Anais de Textos completos. São Paulo: Socine, 2013. v. 1. p. 217-225.

3.
RAMALHO, F. A. M.. Variações sobre a cena do encontro amoroso: Toute une nuit, de Chantal Akerman. In: XIII Congresso Internacional ABRALIC, 2013, Campina Grande. Anais do XIII Encontro Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Campina Grande: Editora da ABRALIC, 2013. v. 1. p. 1-7.

4.
RAMALHO, Fabio. Margens e afeto: notas para uma investigação. In: II Congreso de ASAECA, 2011, Buenos Aires. Desafíos de los estudios audiovisuales en América Latina: Actas del II Congreso de ASAECA. Buenos Aires: ASAECA - Asociación Argentina de Estudos de Cine y Audiovisual, 2011.

5.
RAMALHO, Fabio. Mar de Rosas: a insolência como tática de desmonte. In: II Integracomuni - Encontro Integrado de Pesquisas em Comunicação, 2011, Recife. Integracomuni 2011. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2011. p. 867-880.

6.
RAMALHO, Fabio. Do sertão às microterritorialidades: transfigurações estéticas e fragmentações políticas. In: XI Congresso Internacional ABRALIC, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Sao Paulo: ABRALIC, 2008.

7.
RAMALHO, F. A. M.. Representações periféricas do trabalho no cinema latino-americano contemporâneo.. In: III ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2007, Salvador. Anais do III ENECULT, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMALHO, Fabio. Relações entre corpos e repertórios audiovisuais em três filmes brasileiros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RAMALHO, F. A. M.. Registros e vestígios de fronteira: corpo, voz e ausência em Do outro lado, de Chantal Akerman. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RAMALHO, F. A. M.. Apontamentos sobre as relações entre corpos e repertórios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RAMALHO, Fabio. Entre a irreverência e a provocação: revisitando o Simón Bolívar de Juan Dávila. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RAMALHO, Fabio; SANTOS, Matheus Araújo dos ; CANUTO, Kleyton . Mesa de debate: Processos de criação, produção independente e industrialização do cinema, na cultura audiovisual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
RAMALHO, Fabio. Aula pública: Politica, Afeto e Corpo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RAMALHO, Fabio. Três instâncias do encontro: Minnie and Moskowitz, de John Cassavetes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RAMALHO, Fabio. Variações sobre a cena do encontro amoroso: Toute une nuit, de Chantal Akerman. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RAMALHO, Fabio. O amor pelas imagens: afeto, repertório e espectatorialidade no cinema. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
RAMALHO, Fabio. Margens e afeto: notas para uma investigação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RAMALHO, Fabio. Recursos frente à passagem do tempo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
RAMALHO, Fabio. Trabalho, cotidianidade e sonho em Suite Habana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
RAMALHO, Fabio. Do sertão às microterritorialidades: transfigurações estéticas e fragmentações políticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
RAMALHO, Fabio. Representações periféricas do trabalho no cinema latino-americano contemporâneo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
RAMALHO, Fabio. A estética da monotonia: desencanto, solidão e incomunicabilidade em Whisky. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
RAMALHO, Fabio. A enunciação cinematográfica no filme Suite Habana, de Fernando Pérez. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
RAMALHO, Fabio. O lugar da imaginação na cultura. Recife, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
RAMALHO, Fabio. Recepções críticas: A política do desejo em Pedro Lemebel. Recife, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

3.
RAMALHO, Fabio. Latinos diante do seu espelho: Entrevista com Néstor García Canclini. Recife: Carpe Diem, 2013 (Entrevista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RAMALHO, F. A. M.. Comissão de seleção de artigos - GTs 27º Encontro Anual Compós. 2018.

2.
RAMALHO, F.A.M.. Parecer para artigo da Revista Toma Uno. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
IGNEZ, E. ; FERRAZ, D. ; RAMALHO, Fabio ; SOUTO, M. . Encontro com realizadores: Filmando os trabalhadores. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RAMALHO, F.A.M.. Comissão de seleção de artigos - GTs 26º Encontro Anual Compós. 2017. (Parecerista ad hoc).

2.
FEITOZA, Frederico ; RAMALHO, Fabio . Dossiê Comunicação e Reencantamento (ano 4, n.6, janeiro/junho 2015). ESFERAS - Revista Interprogramas de de Pós-Graduação em Comunicação do Centro-Oeste. 2015. (Editoração/Periódico).

3.
RAMALHO, Fabio. Parecer para revista Rebeca. 2015. (Parecerista ad hoc).

4.
RAMALHO, Fabio. Parecer para revista Crítica Cultural. 2015. (Parecerista ad hoc).

5.
RAMALHO, Fabio. Parecer para revista Sures. 2014. (Parecerista ad hoc).

6.
RAMALHO, Fabio. Parecer para revista Crítica Cultural. 2014. (Parecerista ad hoc).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
RAMALHO, Fabio. Primavera. 2017. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
RAMALHO, Fabio. Primavera. 2015 (Roteiro Cinematográfico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, P. R.; RAMALHO, F. A. M.; SILVA, F. P.. Participação em banca de Mariana Elisabeth Fernandez Presa. "A la carga mis valientes!" Historia, identidad(es) y Estado Nacional en la Argentina después de la crisis del 2001. 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SILVEIRA, M. B.; RAMALHO, F.A.M.; TUTIDA, N. B. M.; MARTINS, M.. Participação em banca de Silmar Pereira. Self(ie)-performance animal. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
AZEREDO, G. A.; AGRA, A. R. M. C. E. C.; SILVA, C. A. C.; RAMALHO, F. A. M.; SILVA, R. N. A.. Participação em banca de Ana Karla Costa de Albuquerque. O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin Tarantino. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, P. R.; RAMALHO, F. A. M.; OLIVEIRA, M. S. R.. Participação em banca de Mariana Elisabeth Fernandez Presa. "A la carga mis valientes!" Historia, identidad(es) y Estado Nacional en la Argentina después de la crisis del 2001. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, A. C.; ALMENDRA FILHO, D. S.; RAMALHO, F. A. M.. Participação em banca de Pedro da Cunha Germano.A narrativa slasher dentro da cinematografia brasileira: como Shock (1984) se porta diante do tradicionalismo estadunidense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
FONSECA, E. D.; RAMALHO, F. A. M.; HUHOLD, T. X. P.. Participação em banca de Carla Amaro Carbone.La narrativa como factor de incidencia en la identificación espectatorial - Investigación empírica: "Elsa y Fred" y "la casa muda". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
FER, E. M.; RAMALHO, F. A. M.; DULCI, T. M. S.. Participação em banca de Camila Vital Paschoal.A representação do imigrante em Bolivia (2001): narrativas, deslocamento e a jornada do imigrante. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
FONSECA, E. D.; FER, E. M.; RAMALHO, F. A. M.. Participação em banca de Lincoln André Bolzon Hygino.Obra: Figuras noturnas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
FONSECA, E. D.; FER, E. M.; RAMALHO, F. A. M.; MONTEIRO, T. P.. Participação em banca de Gustavo Ferraz de Oliveira.Obra: O sol nasce depois do rio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
FER, E. M.; RAMALHO, F. A. M.; DAVILA, I. V.. Participação em banca de Yuri Gringo Assunção.Do escárnio à picardia: o ciclo genérico da pornochanchada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
FONSECA, E. D.; RAMALHO, F. A. M.; MIOLA, G. C.; HUHOLD, T. X. P.. Participação em banca de Gabriel Roberto Martins.Cinema de montação: estética camp e artifício nos figurinos de Batguano (Tavinho Teixeira, 2014), Doce Amianto (Guto Parente e Uirá dos Reis, 2013) e A Seita (André Antônio, 2015). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

8.
FONSECA, E. D.; RAMALHO, F. A. M.; HUHOLD, T. X. P.. Participação em banca de Maickol Alexander Ayala.Visibilidad TLGBI en el cine de Paraguay. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

9.
RAMALHO, F. A. M.; CHECCHIA, C.; PEREIRA, K. S.. Participação em banca de Thayná Stephany de Almeida Torella.O sumiço de Rodrigo SM: o sumiço do narrador no filme A Hora da Estrela. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

10.
RAMALHO, F. A. M.; FLORES, V. O.; FONSECA, E. D.. Participação em banca de Ivich Barrett Queirolo.Formação audiovisual e produção de subjetividade: aproximações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

11.
MIOLA, G. C.; HUHOLD, T. X. P.; RAMALHO, F. A. M.. Participação em banca de Alice Bernardo Nicolau.Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

12.
ALMENDRA FILHO, D. S.; FONSECA, E. D.; RAMALHO, F. A. M.. Participação em banca de Luiz Fernando Roos Todeschini.Discursos fotográficos no cinema brasileiro contemporâneo: os deslocamentos do corpo e a violência urbana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

13.
RAMALHO, F. A. M.; MIOLA, G. C.; VILLAVICENCIO, P. S.. Participação em banca de Miguel Ângelo Ferreira Junior.A tela sem limites: projeções sobre a superfície urbana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

14.
BRAGA, C. G.; FONSECA, E. D.; RAMALHO, F. A. M.. Participação em banca de Adri Alvez de Sousa.Corpo-espetáculo: O audiovisual como ferramenta de expansão das identidades de corpos dissidentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

15.
ALMENDRA FILHO, D. S.; REBELATTO, F.; RAMALHO, F. A. M.. Participação em banca de Laura Camila Hernandez Cely.Sabogal: el despertar de la memoria del conflicto colombiano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

16.
ALMENDRA FILHO, D. S.; SILVA, R. J.; RAMALHO, F. A. M.. Participação em banca de Gabriela Portz.Paisagens da memória: um estudo sobre as fotografias de Gastón Salas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

17.
ALMENDRA FILHO, D. S.; RAMALHO, F.A.M.; DAVILA, I. V.. Participação em banca de Willian Fragata dos Santos.Adaptação e ficção seriada: o caso da minissérie Dois Irmãos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

18.
SOUZA, B. T. C.; RAMALHO, F. A. M.; FONSECA, J. P. A.. Participação em banca de Andres Mauricio Carvajal Proaño.Cine y Locura: Análisis de la representación de la Locura en la película La Santa Sangre de Alejandro Jodorowsky. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

19.
SILVA, P. R.; RAMALHO, F.A.M.; SILVA, R. J.. Participação em banca de María Silvina Sosa Vota.Arte, Historia y Estado Nacional: una exploración en torno de La Primera Misa en Chile (1904) de Pedro Subercaseaux. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

20.
RAMALHO, F. A. M.; CUNHA FILHO, P. C.; PRYSTHON, A. F.. Participação em banca de Thiago Rocha Gouveia Ferreira.Aspectos do cinema brasileiro contemporâneo em quatro filmes da nova geração. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

21.
RAMALHO, F. A. M.; CARREIRO, Rodrigo; DUARTE, Eduardo. Participação em banca de Laura Buarque Cortizo.Percepção da experiência estética no cinema: uma pesquisa de campo analisada a partir da teoria estética de John Dewey. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FLORES, V. O.; RAMALHO, F. A. M.; YEREGUI, M. G.. Banca Examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor do Magistério Superior, Nível Adjunto, Área de Conhecimento: Cinema e Audiovisual, subárea Arte e Tecnologia. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
RAMALHO, F. A. M.; PETZOLDT, B. L.; PIEDRAS, P.. Banca Examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor do Magistério Superior, Nível Adjunto, Área de Conhecimento: Cinema e Audiovisual, subárea: Cinema latino-americano. 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
RAMALHO, F. A. M.. IV Janela Internacional de Cinema do Recife. 2011. Associação Brasileira de Documentaristas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Encontro SOCINE. Corpos dissonantes e artifício em três filmes brasileiros. 2015. (Congresso).

2.
II Congreso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. Margens e afeto: notas para uma investigação. 2010. (Congresso).

3.
II Theória - Mostra de Fotografias e Vídeos do Museu do Homem do Nordeste.Outras imagens do Nordeste: dentro e fora dos estereótipos.. 2010. (Outra).

4.
Seminário Técnica e Ideología y El lugar del espectador, por Jean Louis Comolli. 2010. (Seminário).

5.
XIV Encontro Socine.Recursos frente à passagem do tempo. 2010. (Encontro).

6.
XI Congresso Internacional ABRALIC. Do sertão às microterritorialidades: transfigurações estéticas e fragmentações políticas. 2008. (Congresso).

7.
XII Encontro Internacional Socine.Cotidianidade, trabalho e sonho em Suite Habana. 2008. (Encontro).

8.
Audiovisual contemporâneo: convergências e linguagens, com Arlindo Machado e Christine Melo. 2007. (Seminário).

9.
III ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Representações periféricas do trabalho no cinema latino-americano contemporâneo.. 2007. (Encontro).

10.
Módulo sobre cinema documentário com Fernão Ramos e Michel Marie. 2007. (Outra).

11.
XI Encontro Internacional Socine.A estética da monotonia: desencanto, solidão e incomunicabilidade em Whisky. 2007. (Encontro).

12.
5º EPEC - Encontro Pernambucano de Escolas de Comunicação.A enunciação cinematográfica no filme Suite Habana, de Fernando Pérez. 2006. (Encontro).

13.
I Simpósio Espaços Urbanos na Comunicação Contemporânea. 2006. (Simpósio).

14.
8º EREAD - Encontro Regional dos Estudantes de Administração do Nordeste. 2004. (Encontro).

15.
VI CONEUPE - Congresso dos Estudantes da Universidade de Pernambuco. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AGUIAR, C. A. ; CARVALHO, D. C. ; FONSECA, E. D. ; MORETTIN, E. V. ; RAMALHO, F. A. M. ; DAVILA, I. V. ; MONTEIRO, L. R. ; VILLACA, M. M. ; XAVIER, T. ; FLORES, V. . III Colóquio Internacional Cinema e História. 2018. (Congresso).

2.
RAMALHO, F. A. M.. II Theória - Mostra de fotografias e vídeos do Museu do Homem do Nordeste. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Tatiana Perez Correa. Ciclo de diálogos sobre Imagem, Estética e Política (Ação de Extensão). Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Programa de Bolsas de Extensão UNILA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maickol Alexander Ayala Larronda. Visibilidad TLGBI en el cine de Paraguay. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fábio Allan Mendes Ramalho.

2.
Karen Nolasco de Oliveira. Silvia Prieto e A Ostra e o Vento: uma análise comparativa com base em aspectos econômicos, identitários e de gênero. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fábio Allan Mendes Ramalho.

3.
Gabriel Roberto Martins. Cinema de montação: estética camp e artifício nos figurinos de Batguano (Tavinho Teixeira, 2014), Doce Amianto (Guto Parente e Uirá dos Reis, 2013) e A Seita (André Antônio, 2015). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fábio Allan Mendes Ramalho.

4.
Miguel Ângelo Ferreira Junior. A tela sem limites: projeções sobre a superfície urbana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fábio Allan Mendes Ramalho.

5.
Adri Alves de Sousa. Corpo-espetáculo: o audiovisual como ferramenta de expansão corporal das potências gênerodissidentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fábio Allan Mendes Ramalho.

6.
Luiz Fernando Roos Todeschini. Discursos fotográficos no cinema brasileiro contemporâneo: os deslocamentos do corpo e a violência urbana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fábio Allan Mendes Ramalho.

Orientações de outra natureza
1.
Maickol Alexander Ayala Larronda. Monitoria em Teorias Cinematográficas Contemporâneas. 2018. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PROMA/UNILA. Orientador: Fábio Allan Mendes Ramalho.

2.
Karen Nolasco de Oliveira. Monitoria em Teorias Cinematográficas Contemporâneas. 2017. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PROMA/UNILA. Orientador: Fábio Allan Mendes Ramalho.

3.
Helena Sutti Oliveira. Monitoria em Culturas Digitais. 2017. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fábio Allan Mendes Ramalho.

4.
Jose Eduardo Vera Macaya. Monitoria em Fundamentos de América Latina I. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fábio Allan Mendes Ramalho.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RAMALHO, Fabio. Latinos diante do seu espelho (Entrevista com Néstor García Canclini). Revista ArtFliporto, Recife-PE, p. 14 - 19, 01 jul. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
RAMALHO, Fabio. O amor pelas imagens: afeto, repertório e espectatorialidade no cinema. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:27:00