Lidiane Gomes Lobo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1237292844609047
  • Última atualização do currículo em 03/04/2013


Bacharel em Artes Cênicas e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atuou como Orientadora do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP e como Docente do Curso de Teatro do Centro Universitário Barão de Mauá na área de Interpretação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve pesquisas que buscam refletir sobre a ética na formação do ator no ensino formal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lidiane Gomes Lobo
Nome em citações bibliográficas
LOBO, L. G.


Formação acadêmica/titulação


2012
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Reflexões sobre a ética na formação do ator no ensino formal: relação mestre e aprendiz,
Orientador: Prof. Dr. Silvio Gallo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2011
Doutorado em andamento em Teatro.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: O espaço da ética na formação do ator no ensino formal,
Orientador: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro.
Coorientador: Profa. Dra. Tereza Mara Franzoni.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: ARTE-EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.
2007 - 2010
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: " Um por todos, todos por um?": uma reflexão sobre a postura ética na prática teatral colaborativa,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa Dra. Suzi Frankl Sperber.
Palavras-chave: processo colaborativo; ética; Espinosa; processo de criação teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1998 - 2001
Graduação em Artes Cênicas.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Sade - Espetáculo de Conclusão de Curso.
Orientador: Marinho Piacentini.




Formação Complementar


2010 - 2010
Arte-educação na Linguagem teatral. (Carga horária: 24h).
Serviço Social da Indústria.
2010 - 2010
Formação em Educação e Arte Contemporânea. (Carga horária: 3h).
Fundação Bienal de São Paulo.
2009 - 2009
Oficina de Direção Cênica para não atores. (Carga horária: 32h).
Serviço Social da Indústria São Paulo.
2008 - 2008
Interpretação - De Brecht ao Pós-Dramático. (Carga horária: 24h).
Serviço Social da Indústria São Paulo.
2008 - 2008
Dramaturgia Contemporânea. (Carga horária: 24h).
Serviço Social da Indústria São Paulo.
2008 - 2008
Estética e Disciplina do Olhar. (Carga horária: 8h).
Serviço Social da Indústria São Paulo.
2008 - 2008
Laboratório de Desenvolvimento de Textos Teatrais. (Carga horária: 16h).
Festival Internacional de Campinas.
2007 - 2007
O Mundo Inteiro Refletido numa Gota d'água. (Carga horária: 8h).
SESC.
2007 - 2007
Workshop Princípios da Iluminação. (Carga horária: 20h).
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Unicamp.
2007 - 2007
Tanatologia. (Carga horária: 64h).
Universidade de São Paulo.
2006 - 2006
Extensão universitária em Colóquio Internacional de Pesquisa Em Educação Fís. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Ritmica Dalcroze Musicalização do Corpo. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Corpo Como Fronteira. (Carga horária: 20h).
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Unicamp.
2004 - 2004
Técnicas de Animação e Manipulação de Objetos. (Carga horária: 20h).
Seres de Luz Teatro.
2004 - 2004
Várias Couraças e Um Nariz. (Carga horária: 4h).
Seres de Luz Teatro.
2003 - 2003
Oficina de Caboclinho. (Carga horária: 8h).
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Unicamp.
2003 - 2003
Sistema Consciente Para a Técnica do Movimento. (Carga horária: 13h).
Seres de Luz Teatro.
2001 - 2001
Extensão universitária em Introdução Ao Folclore. (Carga horária: 48h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Curso Intensivo de Commedia Dell Arte. (Carga horária: 70h).
Barracão Teatro.
2000 - 2000
Extensão universitária em Workshop de Dança Pessoal. (Carga horária: 20h).
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Unicamp.
2000 - 2000
Curso Intensivo de Clown. (Carga horária: 96h).
Humatriz Teatro.
2000 - 2000
Oficina de Clown. (Carga horária: 40h).
Humatriz Teatro.
1999 - 1999
Extensão universitária em Improvisação e Interpretação Com Máscara Neutra. (Carga horária: 80h).
Barracão Teatro.
1999 - 1999
Extensão universitária em Workshop de Trabalho Energético. (Carga horária: 20h).
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Unicamp.
1999 - 1999
Extensão universitária em Iniciação a Commedia Dell Arte. (Carga horária: 160h).
Barracão Teatro.
1998 - 1998
Em Busca de Gestos Vitais. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1998 - 1998
A Poética do Ator. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1998 - 1998
O Ator e As Novas Dramaturgias. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1993 - 1997
Curso de Artes Cênicas do Núcleo de Artes Cênicas. (Carga horária: 1600h).
Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Orientada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Orientada, Enquadramento Funcional: Orientada, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisa prática e teórica sobre o universo da cultura popular baseada na metodologia de trabalho com máscaras da commedia dell'arte. Pesquisa apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e Centro de Memória da Unicamp. Orientação teórica: Olga Von Sinsom Orientação Prática: Jesser de Souza, Carlos Simioni (LUME) e Tiche Vianna.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Orientada, Enquadramento Funcional: Orientada, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisa prática sobre orientação artística para grupos amadores de teatro. Pesquisadores: Lidiane Lobo e Robson Haderchpek


Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 0
Outras informações
Professora das Disciplinas De Interpretação I e II e de Teatro de Rua


Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientadora de Artes Cênicas, Carga horária: 40
Outras informações
Orientadora do Núcleo de artes Cênicas do SESI Santos Dumont (Campinas 2) Professora de Teatro, realizando trabalho de arte-educação com crianças, adolescentes, adultos e terceira idade e de orientação e formação artística para pessoas com experiência em teatro.

Atividades

05/2007 - Atual
Direção e administração, Núcleo de Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Orientadora de Teatro.
05/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Artes Cênicas, .

05/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Formação Artística (Teatro)
Cursos de Iniciação Teatral

Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Unicamp, LUME, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 6
Outras informações
" Projeto: "T(r)ocar com as mãos da alma." Pesquisa prática e teórica sobre a estruturação da técnica de Dança Livre a partir do trabalho criativo do ator. Orientação: Renato Ferracini/LUME/UNICAMP e Suzi F. Sperber/IEL-UNICAMP. Pesquisadoras: Lidiane Lobo e Fabiana Fonseca. Período: início em junho de 2003 até dezembro de 2005.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 15
Outras informações
Pesquisa prática sobre a técnica vocal desenvolvida pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais/LUME-UNICAMP. Orientação: Carlos Simioni

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 15
Outras informações
Pesquisa prática sobre a metodologia de trabalho para o ator do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais/LUME- UNICAMP. Orientação: Jesser de Souza


Curso Livre de Teatro, CURSO LIVRE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Professora responsável pela parte de Criação Cênica e pela Direção do espetáculo realizado pelo Curso.

Atividades

1/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Criação Teatral

Curso e Colégio Integral Unidade Paulinia, INTEGRAL-PAULINI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Trabalho de arte-educação com crianças e adolescentes através de jogos teatrais diversos voltados para a ampliação da capacidade criativa e crítica do participante tendo como foco a criação coletiva de uma peça teatral.

Atividades

8/2004 - 5/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro
8/2004 - 5/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Grupo Primavera, GR.PRIMAVERA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Teatro, Carga horária: 5

Atividades

03/2007 - 05/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Grupo Marulho, GRUPO MARULHO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Outro (especifique) orientador, Enquadramento Funcional: orientadora, Carga horária: 4


Colégio Integrado Jaguariúna, INTEGRADO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Teatro, Carga horária: 2

Atividades

3/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Barracão Teatro, BARRACÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisa teórica e prática sobre a linguagem da máscara de commedia dell'arte. Orientação: Ésio Magalhães


Curso e Colégio Integral Unidade Paineiras, INTEGRAL-CAMPINA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Trabalho de arte-educação com crianças através de jogos teatrais diversos voltados para a ampliação da capacidade criativa e crítica do participante tendo como foco a criação coletiva de uma peça teatral.

Atividades

3/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Cooperativa do Saber Curso Pré Vestibular, COOPERATIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Trabalho de arte-educação com adolescentes de baixa renda da região do Bairro São Marcos em Campinas. O objetivo do trabalho era colocar o estudante em contato com a sua expressão artística a partir de jogos teatrais, expressão corporal e debates sobre temas relacionados ao cotidiano do bairro. Através da pedagogia do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, os participantes desenvolveram projetos de pesquisa sobre os assuntos discutidos nas aulas e realizaram algumas apresentações através de várias expressões artísticas: dança, teatro, música, poesia. Projeto realizado com a parceria da Cooperativa do Saber Curso Pré-Vestibular e do Grupo Primavera.

Atividades

7/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Escola Técnica de Formação de Atores, CONCEITO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Trabalho de formação de atores através da disciplina de Expressão Vocal.

Atividades

3/2005 - 9/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Expressão Vocal

Instituto Educacional Montessori Cosmópolis, MONTESSORI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalho de arte-educação com crianças e adolescentes através de jogos teatrais diversos voltados para a ampliação da capacidade criativa e crítica do participante tendo como foco a criação coletiva de uma peça teatral.

Atividades

3/2005 - 2/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Curso Pré Vestibular, ZAP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 22
Outras informações
Trabalho de arte-educação a partir de um Curso de Expressão Corporal com o intuito de proporcionar ao estudante um espaço de descobertas pessoais e questionamentos coletivos através de improvisações e jogos teatrais buscando provocar no participante a sua reflexão e seu posicionamento sobre temas levantados em um trabalho de criação coletiva desenvolvido junto ao grupo.

Atividades

4/2003 - 5/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Prefeitura Municipal de Americana, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho com idosos no Lar de Idosos São Vicente de Paula e trabalho artístico-pedagógico para crianças do Centro Comunitário Nossa Senhora.

Atividades

5/1999 - 12/1999
Estágios , Secretaria de Promoção Social e Habitação, Unidade de Serviço Social.

Estágio realizado
Artes Cênicas.

Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, SECRETARIA ESTAD, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Trabalho de arte-educação com o objetivo de estimular o estudante a perceber seu potencial criativo e sua capacidade de aprendizagem a partir de jogos teatrais voltados para um melhor aproveitamento dos participantes na área de Língua Portuguesa.

Atividades

7/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português e Teatro


Linhas de pesquisa


1.
Criação Teatral
2.
Criação Teatral em Processos Colaborativos

Objetivo: Estudar a "colaboratividade" em processos colaborativos de criação teatral, identificando posíveis indicadores..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Processos Colaborativos.
Palavras-chave: Processo Colaborativo, Criação, Criação Teatral, F; Alteridade; Pertencimento.


Projetos de pesquisa


2007 - Atual
A colaboratividade no Processo Colaborativo de criação teatral
Descrição: Pesquisa sobre possíveis indicadores de colaboratividade em processos colaborativos de criação teatral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Grupo Marulho
Descrição: Pesquisa prática e teórica sobre criação teatral.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Número de produções C, T & A: 1
2003 - 2005
Projeto: "T(r)ocar com as mãos da alma.
Descrição: Projeto: "T(r)ocar com as mãos da alma. Pesquisa prática e teórica sobre a estruturação da técnica de Dança Livre a partir do trabalho criativo do ator. Orientação: Renato Ferracini/LUME/UNICAMP e Suzi F. Sperber/IEL-UNICAMP. Pesquisadoras: Lidiane Lobo e Fabiana Fonseca. Período: início em junho de 2003 até dezembro de 2005. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Lidiane Gomes Lobo - Integrante / Renato Ferracini - Coordenador / Fabiana Fonseca - Integrante.
2002 - 2002
Voz e Ação Vocal.
Descrição: Pesquisa prática sobre a técnica vocal desenvolvida pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais/LUME-UNICAMP. Orientação: Carlos Simioni/LUME - Período: fevereiro a julho de 2002. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Lidiane Gomes Lobo - Integrante / Ana Caldas Lewinsohn - Integrante / Cecilio Cosac Fraguas - Integrante / Lilian Marques Oliveira - Integrante / Tânia Grinberg - Integrante / Eduardo Brasil - Integrante / Carlos Antônio Moreira Gomes - Integrante / Carlos Simioni - Coordenador.
Financiador(es): Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Unicamp - Cooperação.
2002 - 2002
Treinamento Técnico do Ator
Descrição: Pesquisa prática sobre a metodologia de trabalho para o ator do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais/LUME- UNICAMP. Orientação: Jesser de Souza/LUME-UNICAMP - Período: 08-12/2002. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Lidiane Gomes Lobo - Integrante / Ana Caldas Lewinsohn - Integrante / Cecilio Cosac Fraguas - Integrante / Lilian Marques Oliveira - Integrante / Tânia Grinberg - Integrante / Eduardo Brasil - Integrante / Carlos Antônio Moreira Gomes - Integrante / Jesser de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Unicamp - Cooperação.
2000 - 2000
Commedia dell´arte.
Descrição: Pesquisa teórica e prática sobre a linguagem da máscara de commedia dell'arte. Orientação: Ésio Magalhães - Período: maio a dezembro de 2000. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Lidiane Gomes Lobo - Integrante / Esio Magalhães - Coordenador / Melissa dos Santos Lopes - Integrante / Laura Argento - Integrante / Ana Caldas Lewinsohn - Integrante / Cecilio Cosac Fraguas - Integrante.
Financiador(es): Barracão Teatro - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
1998 - 2005
Projeto: "Teatro Popular: A busca de uma linguagem teatral" - GRUPO DO SANTO
Descrição: Pesquisa prática e teórica sobre o universo da cultura popular baseada na metodologia de trabalho com máscaras da commedia dell'arte. Pesquisa apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e Centro de Memória da Unicamp. Orientação teórica: Olga Von Sinsom Orientação Prática: Jesser de Souza, Carlos Simioni (LUME) e Tiche Vianna. Período: início em agosto de 1998 até janeiro de 2005. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Lidiane Gomes Lobo - Integrante / Ana Caldas Lewinsohn - Integrante / Cecilio Cosac Fraguas - Integrante / Lilian Marques Oliveira - Integrante / Tânia Grinberg - Integrante / Eduardo Brasil - Integrante / Carlos Antônio Moreira Gomes - Integrante / Olga Von Simson - Coordenador / Tiche Vianna - Integrante / Jesser de Souza - Integrante / Carlos Simioni - Integrante.
Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2000 - 2001
Projeto de Extensão Universitária: "Oficina de Teatro e Arte do Jardim Santa Mônica
Descrição: Pesquisa prática sobre orientação artística para grupos amadores de teatro. Pesquisadores: Lidiane Lobo e Robson Haderchpek - Período: 2000 a 2001. .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Lidiane Gomes Lobo - Coordenador / Robson Carlos Haderchpek - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Melhor Espetáculo, Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista.
2002
Encena Brasil - Categoria Circulação de Peças., Ministério da Cultura/FUNARTE- Secretaria de Música e Artes Corporais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOBO, L. G.2012LOBO, L. G.. FORMAÇÃO DO ATOR: TREINAMENTO TAMBÉM COMO ESPAÇO ÉTICO-POLÍTICO. Moringa - teatro e dança (Online), v. 3, p. 15354, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
LOBO, L. G.. APROFUNDAMENTO ÉTICO E POTÊNCIA ESTÉTICA NO TEATRO CONTEMPORÂNEO. In: GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO GEGe/ UFSCAR. (Org.). A ESCUTA COMO LUGAR DO DIÁLOGO: ALARGANDO OS LIMITES DA IDENTIDADE. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, v. , p. 233-264.


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
LOBO, L. G.; FONSECA, Fabiana . Projeto: T(r)ocar com as mãos da alma.. 2005.

2.
LOBO, L. G.; MARIOTTI, Hosana ; SOUZA, Regiane ; TEIXEIRA, Danilo dos Santos ; DUARTE, Janaina . Grupo de Experimentação e Investigação Teatral. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
LOBO, L. G.. O Processo de Criação. 2006. .

2.
TONSO, Sandro ; LOBO, L. G. . Curso de Educação Ambiental Área: Formação de Grupos.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LOBO, L. G.; FONSECA, Fabiana . T(r)ocar com as Mãos da Alma: A Criação Cênica a partir da Dança Livre. 2005. .

4.
TONSO, Sandro ; LOBO, L. G. . Curso de Formação Sócio-Ambiental de Animadores Culturais . 2005. .

5.
LOBO, L. G.; HADERCHPEK, Robson Carlos . O Corpo Encena. 2004. .

6.
LOBO, L. G.; LEWINSOHN, Ana Caldas ; GOMES, Carlos Antônio Moreira ; FRAGUAS, Cecilio Cosac ; BRASIL, Eduardo ; OLIVEIRA, Lilian Marques ; GRINBERG, Tânia . Em busca de um Teatro Popular. 2002. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LOBO, L. G.. Nós. 2010. Teatral.

2.
LOBO, L. G.. Quereres. 2010. Teatral.

3.
LOBO, L. G.. Nós. 2009. Teatral.

4.
LOBO, L. G.. Retratos do Tempo. 2009. Teatral.

5.
LOBO, L. G.. Tempo do Coração. 2009. Teatral.

6.
LOBO, L. G.. Vc quer tc?. 2009. Teatral.

7.
LOBO, L. G.. Cores dos Olhos e do Coração. 2008. Teatral.

8.
LOBO, L. G.. Estar entre.... 2008. Teatral.

9.
LOBO, L. G.. Eu: caminhos. 2008. Teatral.

10.
LOBO, L. G.. Essência e Aparência. 2008. Teatral.

11.
LOBO, L. G.. Terra de Afetos. 2008. Teatral.

12.
LOBO, L. G.. Internamente. 2008. Teatral.

13.
LOBO, L. G.; LOPES, T. ; SANTUS, Ademar ; SILVA, Josie ; RENER, Marcos . Nós. 2007. Teatral.

14.
PRESTA, Norberto ; COLLA, Ana Cristina ; SOUZA, Jesser de ; FERRACINI, Renato ; HIRSON, Raquel Scotti ; LOBO, L. G. . O que seria de nós sem as coisas que não existem ?. 2006. Teatral.

15.
LOBO, L. G.; TEIXEIRA, Danilo dos Santos . O Caminho das Folhas. 2006. Teatral.

16.
OLIVEIRA, Lilian Marques ; BRASIL, Eduardo ; LOBO, L. G. . Um Homem é um Homem.. 2006. Teatral.

17.
FONSECA, Fabiana ; LOBO, L. G. . Eu quero ver a Rainha.. 2006. Teatral.

18.
LOBO, L. G.; FONSECA, Fabiana . A Menina e o Pássaro Encantado . 2005. Teatral.

19.
LOBO, L. G.. A chuva pasmada. 2005. Teatral.

20.
LOBO, L. G.; FONSECA, Fabiana . A menina e o pássaro encantado. 2005. Teatral.

21.
LOBO, L. G.; ARGENTO, Laura ; LOPES, Melissa dos Santos . Hamlet - uma comédia de amor . 2004. Teatral.

22.
LOBO, L. G.; ARGENTO, Laura ; LOPES, Melissa dos Santos . Hamlet - Uma comédia de amor. 2004. Teatral.

23.
LOBO, L. G.; ARGENTO, Laura ; LOPES, Melissa dos Santos . Hamlet - Uma comédia de amor. 2004. Teatral.

24.
PIACENTINI, Marinho ; LOBO, L. G. . Sade. 2001. Teatral.

25.
VIANNA, Tiche ; LOBO, L. G. ; LEWINSOHN, Ana Caldas ; GOMES, Carlos Antônio Moreira ; FRAGUAS, Cecilio Cosac ; BRASIL, Eduardo ; OLIVEIRA, Lilian Marques ; GRINBERG, Tânia . O Melô da Preguiça . 2001. Teatral.

26.
CARVALHO, Sérgio de ; LOBO, L. G. . O Senhor Puntila e seu criado Matti. 2000. Teatral.

27.
MAGALHÃES, Ésio ; LOBO, L. G. . O Homem da Capa Preta . 2000. Teatral.

28.
VIANNA, Tiche ; LOBO, L. G. ; LEWINSOHN, Ana Caldas ; BRASIL, Eduardo ; GOMES, Carlos Antônio Moreira ; FRAGUAS, Cecilio Cosac ; OLIVEIRA, Lilian Marques ; GRINBERG, Tânia . A 2ª. missa - 500 anos depois. 2000. Teatral.

29.
LOBO, L. G.; LEWINSOHN, Ana Caldas ; FRAGUAS, Cecilio Cosac ; GOMES, Carlos Antônio Moreira ; BRASIL, Eduardo ; OLIVEIRA, Lilian Marques ; GRINBERG, Tânia ; VIANNA, Tiche . Retrato na Janela . 2000. Teatral.

30.
THAÍS, Maria ; LOBO, L. G. . O Jardim das Cerejeiras. 2000. Teatral.

31.
VIANNA, Tiche ; LOBO, L. G. . A mascarada . 1999. Teatral.

32.
LOBO, L. G.; LEWINSOHN, Ana Caldas ; GOMES, Carlos Antônio Moreira ; BRASIL, Eduardo ; OLIVEIRA, Lilian Marques ; GRINBERG, Tânia . Os Cinco Fugitivos do Juízo Final . 1999. Teatral.

33.
FABRINI, Verônica ; LOBO, L. G. . Orfeu. 1998. Teatral.

34.
ASNIS, Laerte ; LOBO, L. G. . Mendigo ou o Cachorro Morto . 1996. Teatral.

35.
ASNIS, Laerte ; LOBO, L. G. . Fragmentos de um Discurso Qualquer. 1995. Teatral.

36.
ASNIS, Laerte ; LOBO, L. G. . Téo, o menino azul . 1995. Teatral.

37.
ASNIS, Laerte ; LOBO, L. G. . O Barquinho. 1995. Teatral.

38.
ASNIS, Laerte ; LOBO, L. G. . O Flautista. 1994. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Canhameiro, Carlos; Fontana, Miriam Reginês; LOBO, L. G.. Participação em banca de Nathália Fernandes da Silva."Nem aqui, nem ali, nem lá: o processo de formação e estruturação da Companhia Teatral Bocaccione". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Centro Universitário Barão de Mauá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LOBO, L. G.. I Festival de Teatro de Mogi Mirim. 2002. Prefeitura Municipal de Mogi Mirim.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina de Direção Cênica para não atores.não tem. 2009. (Oficina).

2.
Curso Dramaturgia Contemporânea.não tem. 2008. (Oficina).

3.
Curso Estética e Disciplina do Olhar.não tem. 2008. (Oficina).

4.
Curso Interpretação - De Brecht ao Pós-Dramático.não tem. 2008. (Oficina).

5.
Laboratório de Desenvolvimento de Textos Teatrais.não tem. 2008. (Oficina).

6.
Tanatologia- 1º Curso de Educação para a Morte (Uma abordagem plural e interdisciplinar).Palestras. 2007. (Outra).

7.
Workshop O Mundo Inteiro Refletido Numa Gota D Água..Curso. 2007. (Oficina).

8.
Workshop Princípios da Iluminação.Curso. 2007. (Oficina).

9.
Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação Física.Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Física. 2006. (Simpósio).

10.
Ritmica Dalcroze: Musicalização do Corpo.Ritmica Dalcroze:Musicalização do Corpo. 2006. (Oficina).

11.
VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Palestras. 2006. (Congresso).

12.
Workshops de Fevereiro.O Corpo como Fronteira. 2005. (Oficina).

13.
FEVERESTIVAL.Oficina Manipulações: Técnicas de Animação e Manipulação de Objetos.. 2004. (Oficina).

14.
Fórum Permanente de Arte & Cultura da UNICAMP.Fórum Permanente de Arte & Cultura da UNICAMP: O Artista na Universidade: do Criar ao Pensar.. 2004. (Simpósio).

15.
Workshop de Clown - Várias couraças e um nariz..Workshop de Clown - Várias couraças e um nariz.. 2004. (Oficina).

16.
Oficina de Caboclinho.Oficina de Caboclinho. 2003. (Oficina).

17.
Seminário Internacional Sistema Consciente para a Técnica do Movimento..Seminário Internacional Sistema Consciente para a Técnica do Movimento.. 2003. (Seminário).

18.
6º Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua. FIT/BH.. 6º Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua. FIT/BH.. 2002. (Congresso).

19.
Curso de Extensão: Introdução ao Folclore.Curso de Extensão: Introdução ao Folclore. 2001. (Seminário).

20.
Encontro Internacional de Arte Popular, Palhaço e Circo - Riso da Terra..Encontro Internacional de Arte Popular, Palhaço e Circo - Riso da Terra.. 2001. (Encontro).

21.
Curso Intensivo de Commedia dell´Arte..Curso Intensivo de Commedia dell´Arte.. 2000. (Oficina).

22.
Oficina de Clown.Oficina de Clown. 2000. (Oficina).

23.
Workshop de Dança Pessoal.Workshop de Dança Pessoal. 2000. (Oficina).

24.
Curso de Improvisação e Interpretação com utilização da Máscara Neutra.Curso de Improvisação e Interpretação com utilização da Máscara Neutra. 1999. (Oficina).

25.
Workshop de Trabalho Energético.Workshop de Trabalho Energético. 1999. (Oficina).

26.
Encontro Mundial de Artes Cênicas - ECUM/BH.. Fórum de Debates- Encontro Mundial de Artes Cênicas - ECUM/BH.. 1998. (Congresso).

27.
I Fórum da Nova Cena.Workshop O ator e as novas dramaturgias.. 1998. (Oficina).

28.
I Fórum da Nova Cena.Workshop A poética do ator.. 1998. (Oficina).

29.
I Fórum da Nova Cena.Workshop Em busca de Gestos Vitais. 1998. (Oficina).

30.
I Fórum da Nova Cena - O ator na Cena Contemporânea.. I Fórum da Nova Cena - O ator na Cena Contemporânea.. 1998. (Congresso).

31.
Curso de Artes Cênicas do Núcleo de Artes Cênicas do SESI.Curso de Artes Cênicas do Núcleo de Artes Cênicas do SESI. 1993. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOBO, L. G.. I Fórum da Nova Cena - O ator na Cena Contemporânea. 1998. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 19:30:16