Wagner Alves Moreira

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  • Última atualização do currículo em 25/03/2017


Possui graduação em Química pela Faculdade de São Bernardo do Campo (1993), mestrado em Físico-Química(2002) e Doutorado em Ensino de Química (2015) ambos pela Universidade de São Paulo. É Coordenador do curso de Licenciatura em Química e professor da Faculdade de São Bernardo do Campo e do Colégio Eduardo Gomes. Trabalhou com assessoria pedagógica de professores de: Biologia, Ciências, Física e Química. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química e Fisico-Química; Experimentação na sala de aula; Elaboração de experimentos de baixo custo; Uso de mapas conceituais na construção, arquitetura e gerenciamento de conhecimento; Jogos no Ensino de Química e Argumentação Científica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wagner Alves Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, W. A.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de São Bernardo do Campo.
Rua: Américo Brasiliense, 449
Centro
09000-001 - Sao Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (011) 43353277
URL da Homepage: http://www.facsaobernardo.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo para argumentação (PCKarg) de um professor de Química recém formado, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Carmen Fernandez.
Palavras-chave: PCK; PCK de argumentação Científica; Formação de professores.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
1998 - 2002
Mestrado em Físico-Química.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ESTUDO ELETROQUÍMICO DA INTERAÇÃO ESPONTÂNEA ENTRE PIRITA E ÍONS MERCÚRIO II,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Tibor Rabóczkay/Biagio Fernando Giannetti.
Palavras-chave: voltametria; pirita natural; espécies de mercúrio.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Eletroquímica.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.
1990 - 1993
Graduação em Química.
Faculdade de São Bernardo do Campo, FASB, Brasil.
1986 - 1988
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Singular, SINGULAR, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
How To Have a Creative Classroom. (Carga horária: 10h).
Ron Clark Academy, RCA, Estados Unidos.
2008 - 2008
Mapas conceituais: capacitação e estratégias de ut. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Trabalhabilidade. (Carga horária: 8h).
Faculdades Trevisan, FT, Brasil.
2008 - 2008
O professor e o livro didático. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2007
O dia-a-dia do professor competente em aula.. (Carga horária: 8h).
COLÉGIO EDUARDO GOMES, EG, Brasil.
2006 - 2006
Como ensinar o aluno a fazer pesquisas.. (Carga horária: 4h).
COLÉGIO EDUARDO GOMES, EG, Brasil.
2006 - 2006
O doce trabalho de atender alunos eficientes. (Carga horária: 4h).
COLÉGIO EDUARDO GOMES, EG, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de trabalho CONPET na escola. (Carga horária: 9h).
Petrobras Química S/A, PETROQUISA, Brasil.
2005 - 2005
Gestão e Liderança. (Carga horária: 8h).
COLÉGIO EDUARDO GOMES, EG, Brasil.
2005 - 2005
Como Elaborar Questões de Prova. (Carga horária: 4h).
COLÉGIO EDUARDO GOMES, EG, Brasil.
2004 - 2004
INTEGRANDO O CONHECIMENTO E ENSINANDO QUÍMICA. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2004 - 2004
Experimentos e Uso de multimídia em sala de aula. (Carga horária: 5h).
Editora Saraiva - Fortaleza, SARAIVA, Brasil.
2003 - 2003
Educar para a emancipação: compromisso e ética.. (Carga horária: 10h).
Colégio Arbos, CA, Brasil.
1995 - 1995
Tratamento de água de refrigeração de caldeira.. (Carga horária: 4h).
Nalco do Brasil Ltda, NALCO, Brasil.
1992 - 1992
Treinamento de noções básicas de CEP.. (Carga horária: 20h).
SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de São Bernardo do Campo, FASB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 30

Atividades

02/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE SÃO BERNARDO, .

02/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio Eduardo Gomes, .

02/1999 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática do Ensino de Química I
Prática de Ensino de Química II
Química Geral II (Laboratório e Teoria)
Química Geral I (Laboratório e Teoria)
Físico - Química I
Físico - Química II

Faculdade de São Bernardo do Campo, FASB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Elaboração e implantação de novas metodologias para melhoria do processo de ensno-aprendizagem

Atividades

02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FASB, .


COLÉGIO EDUARDO GOMES, EG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Uso de mapas conceituais na construção de conhecimento e no processo de ensino-aprendizagem

Objetivo: Verificar de que modo deve ser organizada e dirigida uma situação de aprendizagem envolvendo a construção de mapas conceituais para favorecer a participação efetiva dos estudantes na (re)construção dos conceitos..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: construtivismo sociointeracionista; Mapas conceituais.
2.
Implantação de novas metodologias de ensino

Objetivo: Criar novas metodologias para o ensino de Química baseadas na aprendizagem por descoberta. Aplicar essas metodologias com professores da rede pública e privada. Estuda-se como por meio de situações-problema geradas em sala de aula, com um experimento simples, os estudantes constroem conhecimento..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Instrumentação para o ensino.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa; ensino-apredizagem; Ensino de Química.
3.
Desenvolvimento de experimentos de baixo custo para o ensino de Química

Objetivo: Desenvolver experimento seguros e de baixo custo com os quais os professores de Química, Física e Biologia possam, de modo simples, abordar conteúdos dessas disciplinas de maneira lúdica. São desenvolvidos experimentos com materiais baratos do cotidiano para que os próprios estudantes possam facilmente obter esses materiais, modifica-los e emprega-los durante as aulas..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Experimento de baixo custo; Química experimental; material de baixo custo..
4.
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em Argumentação Científica

Objetivo: Identificar os aspectos envolvidos na formação de professores que favorecem a incorporação da argumentação científica na prática docente..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Palavras-chave: Conhecimento pedagógico do conteúdo; PCK de argumentação Científica; Formação de professores.


Projetos de pesquisa


2004 - 2008
Desenvolvimento de novos experimentos didáticos para o ensino de Química e sua divulgação por meio de vídeos
Descrição: Experimentos envolvendo conceitos de Química, Física e Biologia foram desenvolvidos com a finalidade de serem empregados com subsídios para apresentar, aos estudantes do ensino médio e da graduação em Química, alguns fundamentos envolvidos nessas ciências. Esses experimentos foram filmados e esses filmes foram editados e gravados em mídia DVD. Foi elaborada uma apostila com a qual descreveu-se o procedimento experimento envolvida na realização de cada experimento registrado na mídia. Essas apostillas também traziam em seus texto procedimento de segurança e destinação do material empregado. O arquivo digital dessa apostila pode ser encontrado em: http://www.facsaobernardo.com.br/..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Wagner Alves Moreira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2004 - 2008
Show de Química tendo com público alvo estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares com a finalidade de divulgar conceitos de Química de forma lúdica e contextualizada.
Descrição: Realização de expeirmentos de Química, Física e Físico-Química para estudantes do ensino médio com a finalidade de mostrar a aplicação dos fundamentos da Química no dia-a-dia. Nesse projeto, os estudantes das escolas públicas e particulares da região são trazidos até as dependências da faculdade para assistir a um show de Química envolvendo uma série de experimentos. Cabe ressaltar que os estudantes são convidados a participar do show realizando os experiementos, sob a orientação de um estudantes do curso de Química que participa do projeto de iniciação científica. Feito isso, as explicações relativas a compreensão dos fenômenos e procedimentos envolvidos nos experimentos são apresentadas, por meio de projeção de power point, aos estudantes. Os procedimentos desses experimentos podem ser encontrados em:http://www.facsaobernardo.com.br ou no site: www.pontociencia.org.br.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Wagner Alves Moreira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2009
Grupo de Estudos do Colégio Eduardo Gomes
Descrição: Com esse grupo de estudos pretendeu-se abrir um espaço para a socialização de ideias acerca do ensino de Ciências e Matemática. Pretendeu-se também discutir questões relacionadas ao emprego de mapas conceituais na construção de conhecimento e na avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Foi empregada pelo grupo a metodologia denominada Action Research para realizar reflexões acerca dos problemas encontrados na sala de aula com a finalidade de propor ideias para lidar com esses, testar essas ideias e empregar o processo de espiral reflexiva para avaliar o desenvolvimento dos trabalhos. Com o G.E.C.E.G. objetivou-se estudar/analisar o processo de construção de mapas conceituais para melhorar a instrução, a avaliação da instrução, a construção/evolução conceitual na docência. Objetivou-se também, estudar/analisar o papel do material didático escrito na instrução empregando mapas conceituais e action research para favorecer uma postura auto-reflexiva que pode-se gerar mudanças nas crenças acerca da docência, e do papel do material didático escrito na instrução..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Argumentação Científica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GIANNETTI, B. F.2005 GIANNETTI, B. F. ; MOREIRA, W. A. ; BONILLA, S. H. ; ALMEIDA, C. M. V. B. ; RABOCZKAY, T. . Towards the abatement of environmental mercury pollution: An electrochemical characterization. Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspects, Estados Unidos, v. 276, p. 213-220, 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, W. A.; TRENTIN, P. H. ; FERNANDEZ, C. . O EXPERIMENTO DA VELA ENCAPSULADA E A ARGUMENTAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO COM BASE NO MODELO ARGUMENTATIVO DE TOULMIN (MAT). In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2011, Campinas. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. v. v.1. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, W. A.; HEITMANNN, S. C. ; MOREIRA, Y. A. . APLICAÇÃO DO MODELO CONSTRUTIVISTA SOCIOINTERACIONISTA ÀS AULAS DE QUÍMICA. In: 7º CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CONIC-SEMESP); 5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CONIC-SEMESP), 2007, Sorocaba. 7º CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CONIC-SEMESP); 5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CONIC-SEMESP), 2007.

2.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. ; RIBEIRO . EXPERIMENTO EXPLOSIVO: UMA FORMA LÚDICA E ATRATIVA DE APRENDER COMBUSTÃO. In: 4º COINT-SEMPESP E 6º CONIC-SEMESP, 2007, Sorocaba. 4º COINT-SEMPESP E 6º CONIC-SEMESP, 2007.

3.
CHAGAS, L. R. ; MOREIRA, W. A. ; MICHELI, L. . BRINCANDO PARA APRENDER QUÍMICA. In: 4º COINT-SEMESP E 6º CONIC-SEMESP, 2006, São Paulo. 4º COINT-SEMESP E 6º CONIC-SEMESP, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, W. A.; FERNANDEZ, C. . A SINERGIA ENTRE A PROMOÇÀO DA ARGUMENTAÇÃO E O PCK: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÀO COM PROFESSORAS POLIVALENTES NO ENSINO DE EVAPORAÇÃO.. In: VII Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2012, São Paulo. Caderno de programas e resumos do VII EPGIEC, 2012. v. v.1. p. 18-18.

2.
MOREIRA, W. A.. FILEIRIA DE REATIVIDADE: A REPETIÇÃO DE UMA FÓRMULA DIDÁTICA ACRÍTICA.. In: XV Encontro Nacional do Ensino de Química, 2010, Brasilia. XV Encontro Nacional do Ensino de Química, 2010.

3.
MOREIRA, C. M. G. ; MOREIRA, W. A. . CONCEPÇÕES ATOMISTICAS: COMO OS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO MODELAM O COMPORTAMENTO DA MATÉRIA.. In: XV ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO DE QUÍMICA, 2010, Brasilia. XV ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO DE QUÍMICA, 2010.

4.
MOREIRA, W. A.; MOREIRA, C. M. G. . TONOSCOPIA: ABORDAGENS ENCONTRADAS EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS.. In: XV ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO DE QUÍMICA, 2010, Brasilia. XV ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO DE QUÍMICA, 2010.

5.
MOREIRA, W. A.; HEITMANNN, S. C. ; MOREIRA, Y. A. ; MICHELI, L. . DERRETENDO O GELO: APLICAÇÃO DO MODELO CONSTRUTIVISTA SOCIOINTERACIONISTA PARA ENTENDER O PRINCÍPIO ZERO DA TERMODINÂMICA.. In: XIV Encontro Nacional do Ensino de Química, 2008, Curitiba. Derretendo o Gelo: Aplicação do Modelo Construtivista-Sócio Interacionista Para Entender o Princípio Zero da Termodinâmica., 2008.

6.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. ; COMENALE, L ; GARCIA, P. F. G. . COZIMENTO DE MACARRÃO EM CAIXA TETRAPAK: UM EXPERIMENTO PARA DISCUTIR CAPACIDADE CALORÍFICA. In: XIV Encontro Nacional do Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV Encontro Nacional do Ensino de Química, 2008.

7.
MOREIRA, W. A.; MOREIRA, C. M. G. ; Trentin, P. H. . CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE PRESSÃO DE VAPOR: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM. In: XIV Encontro Nacional do Ensino de Química, 2008, Curitiba. Conhecimento Químico: Desafios e Possibilidades da Pesquisa e da Ação Docente, 2008.

8.
MOREIRA, W. A.; MOREIRA, C. M. G. ; TRENTIN, P. H. . CÁLCULO DA DDP: UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS. In: XIV Encontro Nacional do Ensino de Química - ENEQ, 2008, Curitiba. Conhecimento Químico: desafios e possibilidades da Pesquisa e da Ação Docente, 2008.

9.
MOREIRA, W. A.; SOLER, D. H. ; AMBROZI, W. K. ; CHAGAS, L. R. . QUIMITESTE: APRENDER BRINCANDO OU BRINCAR APRENDENDO?. In: XII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2006, Campinas. XII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2006.

10.
MOREIRA, W. A.; ALBEZA, T. J. ; SOUZA, A. C. I. ; GALVAO, J. B. . ENTENDENDO O SALTO QUÂNTICO: UMA MANEIRA COLORIDA DE APRENDER COM UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO. In: XIII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2006, Campinas. XIII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2006.

11.
MICHELI, L. ; MOREIRA, W. A. . EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA: PRODUÇÃO DE UM VÍDEO PARA SER USADO NAS AULAS DE QUÍMICA.. In: XIII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2006, Campinas. XIII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2006.

12.
MOREIRA, C. M. G. ; MOREIRA, W. A. . SONDAGEM DE CONCEITOS PRÉVIOS SOBRE LIXO PARA DIRECIONAR AS AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: XII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2006, Campinas. XII Encontro Naciaonal do Ensino de Química, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, W. A.; Fernandez, C. . Development of Pedagogical Content Knowledge for Scientific Argumentation of an Early Carrer CHemistry Teacher. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MOREIRA, W. A.. Qual é a estrutura da pilha de Daniel?. 2013; Tema: Pilhas eletroquímicas. (Rede social).

2.
MOREIRA, W. A.. Qual a relação entre eletronegatividade e Nox?. 2013; Tema: Eletronegatividade. (Rede social).

3.
MOREIRA, W. A.. Qual a importânica do número atômico?. 2013; Tema: Atomística. (Rede social).

4.
MOREIRA, W. A.. Quais são os níveis de abordagem da Química. 2013; Tema: Química Geral. (Rede social).

5.
MOREIRA, W. A.. Quais fenômenos ocorrem durante o funcionamento da pilha de Daniel?. 2013; Tema: Pilha de Daniel. (Rede social).

6.
MOREIRA, W. A.. Qual a função da ponte salina na pilha de Daniel?. 2013; Tema: Pilhas. (Rede social).

7.
MOREIRA, W. A.. Quimimoreira. 2007; Tema: Ensino de Química. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimentos de química e suas explicações apresentados de forma teatral.).

2.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. ; SOLER, D. H. . QUÍMICA NO CIRCO. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - SHOW DE QUÍMICA).

3.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. ; SOLER, D. H. . PÔR-DO-SOL QUÍMICO. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimentos de química e suas explicações apresentados de forma teatral).).

4.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. ; SOUZA, A. C. I. . BOMBA DE PEROXIACETONA. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimentos de química e suas explicações apresentados de forma teatral).

5.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. ; GALVAO, J. B. . OURO DE TOLO. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimentos de química e suas explicações apresentados de forma teatral).

6.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. ; ALBEZA, T. J. . ALUMINOTERMIA. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimentos de química e suas explicações apresentados de forma teatral).

7.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. ; CHAGAS, L. R. . VULCÃO: DECOMPOSIÇÃO DO DICROMATO DE AMÔNIO. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimentos de química e suas explicações apresentados de forma teatral).

8.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimentos de química e suas explicações apresentados de forma teatral).

9.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimentos de química filmados e gravados em DVD).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA -QUÍMICA NO CINEMA. 2008. Teatral.

2.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOWS DE QUÍMICA - QUÍMICA NO CINEMA (ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES). 2008. Teatral.

3.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA - QUÍMICA E OS FATOS DO DIA-A-DIA. 2007. Teatral.

4.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUIMICA - DIRETIORIA DE ENSINO DE SBC. 2006. Teatral.

5.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA - EE. Luis dos Santos Metalúrgico. 2006. Teatral.

6.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA - Colégio Regina Mundi. 2006. Teatral.

7.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA - E.E. Marco Antonio Prudente. 2006. Teatral.

8.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA - E.E. Dom José Gaspar. 2006. Teatral.

9.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA - E.E. Cel. Bonifácio de Carvalho. 2006. Teatral.

10.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA - E.E. Prof. Edgar Alves da Cunha. 2006. Teatral.

11.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA -E.E. Antonio Caputo. 2006. Teatral.

12.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA - E.E. Ministro Laudo Ferreira de Camargo. 2006. Teatral.

13.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA - Colégio Stagio. 2006. Teatral.

14.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA - CARTA DE UM QUÍMICA APAIXONADO. 2006. Teatral.

15.
MOREIRA, W. A.; MICHELI, L. . SHOW DE QUÍMICA - Colégio Clovis Bevilacqua. 2006. Teatral.

16.
MOREIRA, W. A.; BONILLA, S. ; Pirolo, W. A. . SHOW DE QUÍMICA - O QUÍMICO E SEUS ESTERIÓTIPOS. 2005. Teatral.

Artes Visuais
1.
MOREIRA, W. A.. Diesel no ENEM 2014 - Questão 66. 2015. Vídeo.

2.
MOREIRA, W. A.. Qual a estrutura da Pilha de Daniell?. 2013. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Maurício Marques Pinto da Silva; MOREIRA, W. A.. Participação em banca de Francília s. souza.ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TINTAS AUTOMOTIVAS À BASE DE RESINAS POLIÉSTER E ALQUÍDICAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.

2.
Maurício Marques Pinto da Silva; MOREIRA, W. A.. Participação em banca de Monica F, Leal.ESTUDO COMPARATIVO DE DUAS LIGAS ODONTOLÓGICA EM MEIO DE NaCl. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.

3.
Contó L.; MOREIRA, W. A.. Participação em banca de Luciana Contó.NYLON. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.

4.
SOUZA, E. M.; OLIVEIRA, A. H.; MOREIRA, W. A.. Participação em banca de AIRTON THOMAZ JUNIOR.ESTUDO DA VARIAÇÃO DA LUBRICIDADE DE MISTURAS DE DIESEL DE PETRÓLEO COM PEQUENAS QUANTIDADES DE BIODIESEL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.

5.
SOUZA, E. M. M.; MOREIRA, W. A.; OLIVEIRA, A. H.. Participação em banca de BRUNA APARECIDA SIQUEIRA.ESTUDO COMPARATIVO DA UTILIZAÇÃO DE ALISANTES COM BASE EM TIOGLICOLATO DE AMÔNIO E HIDRÓXIDO DE GUANIDINA E SEUS EFEITOS NA DESTRUIÇÃO DA FIBRA CAPILAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.

6.
SOUZA, E. M. M.; OLIVEIRA, A. H.; MOREIRA, W. A.. Participação em banca de ANDRÉ CORRÊA DE ALMEIDA.ESTUDO DA PRODUÇÃO DE PRÓTESE COM INSERÇÃO DE ÓLEO DE MAMONA EM SUA FORMULAÇÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.

7.
OLIVEIRA, A. H.; SOUZA, E. M.; MOREIRA, W. A.. Participação em banca de ANTHONY BORGES.APLICAÇÕES E TINGIMENTOS DE CORANTES EM FIBRAS SINTÉTICAS NA INDUSTRIA TEXTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.

8.
SOUZA, E. M. M.; OLIVEIRA, A. H.; MOREIRA, W. A.. Participação em banca de RENATO AMIGO.ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROCESSOS DE DESIDRATAÇÃO ALCOÓLICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.

9.
SOUZA, E. M.; MOREIRA, W. A.; OLIVEIRA, A. H.. Participação em banca de RENATO TELES.ESTUDO DO EFEITO QUÍMICO DOS ANTIDEPRESSIVOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.

10.
SOUZA, E. M. M.; MOREIRA, W. A.. Participação em banca de LEANDRO ROCHA CHAGAS.OBTENÇÃO DO ETANOL ANIDRO ATRAVÉS DO PROCESSO DE PENEIRA MOLECULAR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.

11.
SOUZA, E. M. M.; MOREIRA, W. A.. Participação em banca de EVANDRO LEMES JR.ESMALTE SINTÉTICO SISTEMA SOLVENTE X SISTEMA EMULSIONADO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE EUROPEAN SCIENCE EDUCATION RESEARCH ASSOCIATION. Development of Pedagogical Content knowledge for Scientific Argumentation of an Early Carrer Chemistry Teacher. 2015. (Congresso).

2.
SIXTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONCEPT MAPPINGng. 2014. (Congresso).

3.
11th European Conference on Research in Chemical Education.. The cylinder and candle experiment: an open problem and the level of argumentation in a chemistry methodology course.. 2012. (Congresso).

4.
VII Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2012, São Paulo. Caderno de Programa e Resumos do VII EPGIEC. São PAulo : Instituto de Física da USP, 2012. v. 1. p. 18-18..A sinergia entre a promoção da argumanteção e o PCK: análise de uma intervenção com professoras polivalentes no ensino de evaporação.. 2012. (Encontro).

5.
IV INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONCEPT MAPPING. 2010. (Congresso).

6.
VI SOUTHERN HEMISPHERE MEETING ON MINERAL TECHNOLOGY. USE OF PYRITE AS AN ATTENUATION STRATEGY FOR IONS MERCURY TRAPPING. 2001. (Congresso).

7.
XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ELETROQUÍMICA E ELETROANALÍTICA.ESTUDO ELETROQUÍMICO DA INTERAÇÃO FeS2/ ÍONS Hg2+. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, W. A.. INTERNATIONAL WORKSHOP ADVANCES IN CLEANER PRODUCTION - The role of cleaner production in the sustainable development of modern societies.. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Waldemir Moura Carvalho Junior. FILEIRA DE REATIVIDADE: ANÁLISE DAS BARREIRAS EPISTEMOLÓGICAS ENCONTRADAS EM LIVROS DIDÁTICOS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CIÊNCIAS-QUÍMICA) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Victor S. Pinheiro. Ligações Químicas: estudo das abordagens dos livros de graduação e dos livros do PNLD 2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

2.
Vanessa Dias da Silva. Ensino de modelos atômicos: analogias nos livros didáticos e a presença de barreiras epistmológicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

3.
Ruth Cancido da Silva. A Influência dos livros didáticos na concepção de calor dos professores do Ensino Médio no município de São Bernardo do Campo - SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

4.
Luiz Celso dos Santos. PROPRIEDADES ESTRUTURAIS E ALGUMAS APLICAÇÕES DOS PIGMENTOS DE EFEITO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

5.
Ana Cristina Inácio de Souza. COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DAS TINTAS IMOBILIÁRIAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

6.
Nathália C. C. Cipriano. UM ESTUDO SOBRE PROVÁVEIS CONTAMINAÇÕES DO ALUMÍNIO NAS PLANTAS, ANIMAIS E NO SER HUMANO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

7.
Denise Leonardi de Castro. FITOREMEDIAÇÃO: TÉCNICA EMPREGADA PARA REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS POR POLUENTES ORGÂNICOS E INORGÂNICOS E O ESTUDO DO POTENCIAL DE DESPOLUIÇÃO DA EICHHORNIA CRASSIPES (Aguapé). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

8.
Cleide da Silva Mariano. TECNOLOGIA GAS-TO-LIQUID: DESCRIÇÃO DO PROCESSO GTL EM BAIXA TEMPERATURA PARA OBTENÇÃO DE COMBUSTÍVEIS A PARTIR DA SÍNTESE FISHER-TROPOSCH. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

Iniciação científica
1.
Lydia Comenale. ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE NOVOS EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

2.
Susanne Célia Heitmann, Ytamara Ap. Moreira. APLICAÇÃO DO MODELO CONSTRUTIVISTA-SÓCIO INTERACIONISTA ÀS AULAS. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

3.
Carine Santana de Souza. EXPERIMENTAÇÃO PARA DISCUTIR O FENÔMENO DENOMINADO COMBUSTÃO. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

4.
Thalita J. Albeza. DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

5.
Ana C. I. de Souza, Juliana B. Galvão. DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTO PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.

6.
Willian Karoly Ambrozi. QUIMIITESTE: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA FACILITAR O ENSINO DE QUÍMICA. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências-Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wagner Alves Moreira.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, W. A.; Fernandez, C. . Development of Pedagogical Content Knowledge for Scientific Argumentation of an Early Carrer CHemistry Teacher. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Artes Visuais
1.
MOREIRA, W. A.. Qual a estrutura da Pilha de Daniell?. 2013. Vídeo.




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