Marlova Estela Caldatto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7361179882065708
  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - PR - realizou Estágio Sanduíche na faculdade de Educação da UNICAMP, no ano de 2014, com financiamento do CNPq (SWP), na área de POLÍTICA EDUCACIONAL. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009) e mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2011), com dissertação pertencente à área de Educação Matemática. Professora de Ensino Superior da Universidade Tecnológica do Paraná, Efetiva, Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Currículo, Formação de Professores que Ensinam Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlova Estela Caldatto
Nome em citações bibliográficas
CALDATTO, M. E.;CALDATTO, MARLOVA ESTELA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.
Rua Ercília Corona
Menino Deus
85502300 - Pato Branco, PR - Brasil
Telefone: (46) 4632202552
Ramal: 2550
URL da Homepage: http://www.utfpr.edu.br/patobranco


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Estadual de Campinas (Orientador: Dario Fiorentini - Com bolsa SWP/CNPq).
Título: O PROFMAT e a formação do professor de matemática: uma análise curricular a partir de uma perspectiva processual e descentralizadora, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Regina Maria Pavanello.
Coorientador: Dario Fiorentini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O PROCESSO ?COLETIVO? DE ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ E A INSERÇÃO DAS GEOMETRIAS NÃO ? EUCLIDIANAS,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Regina Maria Pavanello.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares de Matemática do Paraná; Educação Básica; Geometrias Não - Euclidianas; Professores; História Oral.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia.
2004 - 2008
Graduação em licenciatura em matemática.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas Educacionais.


Formação Complementar


2017 - 2017
Gestão e Avaliação de Políticas Públicas. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
TISA Educação 3.0: Blended Learning, Flipped Learnin e ProblemBasedLearning. (Carga horária: 40h).
Teltec Solutions, TELTEC, Brasil.
2016 - 2016
Tendências em Educação Matemática: ênfase para a produção de Vídeos. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Desarrollo de Competencias de análisis didáctico d. (Carga horária: 3h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2010 - 2010
História da Educação Matemática. (Carga horária: 25h).
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - JÚLIO DE MESQUITA FILHO, UNESP - RC, Brasil.
2010 - 2010
Abordagem Discursiva para o Est. do Pensam. Mat.. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2008 - 2008
I Workshop on Asymptotics for Parabolic and Hiperb. (Carga horária: 20h).
Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Pedagogia Histórico Crítica e a Prática Reflexiva. (Carga horária: 80h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: SWP - CNPq
Outras informações
Órgão de fomento: CNPq)/ Processo: 3132__/2013-7/ Modalidade: Doutorado-Sanduíche no País - SWP/ Instituição: Universidade Estadual de Campinas - Brasil/ Faculdade de Educação Chamada: Doutorado-Sanduíche no País - SWP/ Orientador: Dario Fiorentini/ Grupo de pesquisa: PRAPEM


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Prática de Ensino da Matemática II Didática da Matemática Seminário de Resolução de Problemas

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da Licenciatura em Matemática, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Estatística; Estatística Aplicada à Administração; Instrumentação para o Ensino de Matemática; Matemática Aplicada à Administração; Didática da Matemática.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2012 - 04/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Matemática II
Geometria Euclidiana Plana

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado (CAPES)

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado (CAPES)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor em Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Docência (mestrado), Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Ministrada: Teoria e Prática Pedagógica IV



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Uma análise de elementos que compõem o currículo e que interferem no ensino da matemática na Educação Básica
Descrição: O objetivo deste projeto é discutir e analisar elementos que compõem o currículo escolar de matemática e que interferem no ensino da matemática na educação básica, atendo-se de modo particular ao currículo prescrito, às concepções e à formação inicial e continuada de professores que ensinam essa área do conhecimento e aos objetos didáticos que permeiam a prática desse profissional. Assim, pretende-se analisar: a) livros e materiais didáticos que se configuram como aporte didático ao professor no processo de implementação do currículo escolar; b) concepções de professores que ensinam matemática sobre os conhecimentos escolares; c) processos/projetos/programas de formação inicial e continuada de professores que atuam na educação básica, como por exemplo, o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, os Programas Especiais de Formação Pedagógica e o Programa Especial de Formação Pedagógica/Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Marlova Estela Caldatto - Coordenador / Carlos Roberto Bortoluzi - Integrante / Maiara Canan Koetz - Integrante / Maria Ines Ehrat Zils - Integrante / Vanessa De Bonfim - Integrante.
2016 - Atual
Uma análise de um processo de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Descrição: Analisar/discutir um processo de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental que ensinam matemática, através de uma profunda reflexão sobre sua prática como ?professor de matemática? no ambiente escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marlova Estela Caldatto - Coordenador / Carlos Roberto Bortoluzi - Integrante / Maiara Canan Koetz - Integrante.
2016 - Atual
O PROFMAT e a formação do professor de matemática: uma análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso
Descrição: O objetivo do projeto em tela é Mapear e Avaliar (Descrever, sistematizar e analisar) os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos pelos acadêmicos do PROFMAT nos anos de 2014 e 2015, a partir dos objetivos a que se propõe esta política pública de aprimoramento da formação de professores de matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marlova Estela Caldatto - Coordenador / Maiara Canan Koetz - Integrante / luan carlos della pasqua - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2016
O PROFMAT e a Formação do Professor de Matemática: Uma Análise Curricular a Partir de uma Perspectiva Processual e Descentralizadora
Descrição: O objetivo desse projeto é analisar o currículo do PROFMAT, a partir da perspectiva processual e descentralizadora de Sacristán (1998; 2013), adotando como referências pesquisas cujo objeto de estudo são os conhecimentos do professor que ensina matemática. Para tanto serão analisados: o projeto acadêmico desse curso; livros-texto pertencentes a ?Coleção PROFMAT?; dados oriundos da observação de aulas e o cronograma nacional de disciplinas; questionários respondidos por acadêmicos; avaliações presenciais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Um panorama histórico do ensino de geometria no Brasil: de 1500 até os dias atuais
Descrição: Tal projeto possui o objetivo de realizar um estudo teórico sobre a trajetória histórica do ensino de geometria no Brasil, desde a chegada dos portugueses ao país, em 1500, até as primeiras décadas dos anos 2000. Para tanto serão considerados os seguintes aspectos: 1) As atividades políticas desenvolvidas no Brasil e no exterior; 2) Atividades Econômicas do Brasil e do restante do mundo; 3) A influência das políticas públicas no delineamento do ensino de matemática e da geometria; 4) As alterações curriculares; 5) A formação dos professores que ministram a disciplina de matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
O Processo de Inserção das Geometrias Não Euclidianas no Currículo da Escola Paranaense: a visão dos professores participantes
Descrição: O objetivo desse projeto é investigar como ocorreu o processo de elaboração do currículo vigente no estado do Paraná a partir da visão de professores que dele participaram, clarificando de modo especial como aconteceu a inserção das Geometrias Não Euclidianas neste currículo. Para tanto, serão utilizadas a História Oral e a Análise documental como principais instrumentos metodológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Formação Matemática de professores dos anos iniciais
Descrição: Construir um ambiente de formação continuada, juntamente com os professores dos anos iniciai do Ensino Fundamental, através de uma profunda reflexão sobre sua prática como "professor de matemática" no ambiente escolar.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Formação Matemática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamenta
Descrição: Curso de Extensão Universitária ofertado gratuitamente aos professores da Rede Municipal de Ensino de Pato Branco. O objetivo desse curso foi construir um ambiente de formação continuada, juntamente com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental, através de uma profunda reflexão sobre sua prática como "professor de matemática" no ambiente escolar. Tal curso totalizou 132 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO AVANÇADA - PCA - DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO
Descrição: PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO AVANÇADA - PCA - DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO. Tal programa é regulamentado pela Lei municipal Nº 3827, DE 11 DE ABRIL DE 2012..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Formação de Professores de Matemática e Português - LIFE (CAPES)
Descrição: Construir, a partir de uma perspectiva tecnológica, ambientes - (laboratórios) - de aprendizagem de conhecimentos das áreas de matemática, português e inglês, que estimulem a formação docente interdisciplinar, envolvendo as Licenciaturas em Matemática e Letras Português/Inglês, a comunidade escolar da rede pública da educação básica, os PIBIDs (Letras e Matemática) e o PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2015 - 2015
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2014 - 2014
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2017 - 2017
Periódico: Revista NUPEM (Impresso)
2017 - Atual
Periódico: ZETETIKÉ (ON LINE)
2017 - Atual
Periódico: Pro-Posições (Unicamp)


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Microeletrônica / Subárea: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores de Matemática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende PoucoLê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CALDATTO, M. E.2018CALDATTO, M. E.; FIORENTINI, D. ; PAVANELLO, R. M. . An analysis of the project of professional training privileged by PROFMAT. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 260-281, 2018.

2.
CALDATTO, MARLOVA ESTELA2016 CALDATTO, MARLOVA ESTELA; PAVANELLO, REGINA MARIA ; FIORENTINI, DARIO . O PROFMAT e a Formação do Professor de Matemática: uma análise curricular a partir de uma perspectiva processual e descentralizadora. Bolema (Rio Claro), v. 30, p. 906-925, 2016.

3.
CALDATTO, M. E.;CALDATTO, MARLOVA ESTELA2015 CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M. . Um panorama histórico do ensino de geometria no Brasil: de 1500 até os dias atuais. Quadrante (Lisboa), v. 24, p. 103-128, 2015.

4.
CALDATTO, M. E.;CALDATTO, MARLOVA ESTELA2014 CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M. . O processo de inserção das geometrias não euclidianas no currículo da escola paranaense: a visão dos professores participantes. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 28, p. 42-63, 2014.

5.
CALDATTO, M. E.;CALDATTO, MARLOVA ESTELA2008CALDATTO, M. E.; ALVES, R. T. . AS EVOLUÇÕES DA SOCIEDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO MATEMATICA E NO ENSINO DAS GEOMETRIAS. Synergismus Scyentifica UTFPR, v. 3, p. 9, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
PELOSO, F. C. ; CALDATTO, M. E. ; COLOMBO, J. A. A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: RELATOS E REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. In: Antonio Carlos Frasson, Antonella Carvalho de Oliveira, Lucimara Glap. (Org.). Formação Docente: Princípios e Fundamentos. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 1-274.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CALDATTO, M. E.. A FORMAÇÃO MATEMÁTICA FORNECIDA PELO PROFMAT: UMA ANÁLISE CURRICULAR. In: 4º FÓRUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, 2017, São Paulo. Anais do 4º FÓRUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, 2017. p. 223-232.

2.
CALDATTO, M. E.. ALGUMAS DAS CONSEQUÊNCIAS DA ELABORAÇÃO, PUBLICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática ? EPREM, 2017, Cascavel. Anais do EPREM, 2017.

3.
BERNS, M. ; SANTOS, F. P. ; CALDATTO, M. E. . Uma análise dos argumentos formulados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao abordarem a subtração entre números naturais. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Práticas e pesquisas para o campo da Educação Matemática, 2015.

4.
CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M. . A INSERÇÃO DAS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS NO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA PARANAENSE. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas., 2013.

5.
CALDATTO, M. E.. PROFMAT: Um Estudo de Caso Sobre o Processo de Implementação/Execução. In: Curitiba, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

6.
CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M. . AS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS, PRESENTES NO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA E AUSENTES NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ. In: III Seminário Internacional de Educação Matemática - SIEMAT, 2011, São Paulo. Anais do III SIEMAT, 2011.

7.
CALDATTO, M. E.; DEBASTIANI, João Neto ; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius . EXAMES PIAGETIANOS: reflexões sobre sua utilização na prática docente. In: II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais, 2011, Marília. Anais do II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais, 2011.

8.
CALDATTO, M. E.; FRANCO, V. S. . Um Estudo do Processo de Inclusão das Geometrias Não-Euclidianas no Arcabouço Curricular das DCE/ PR de Matemática ? Versão 2008. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação matemática (EBRAPEM), 2009, Goiânia. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação matemática (EBRAPEM), 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CALDATTO, M. E.. A Formação do Professor de Matemática: Uma análise do Currículo do PROFMAT a partir de uma perspectiva processual e descentralizadora. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID, 2016.

2.
MARTINS, C. A. R. ; CALDATTO, M. E. . Um Estudo sobre a implementação de Cursos de Formação Pedagógica para Graduados que desejam obter certificação para atuarem na área de Matemática: O caso do Currículo da UTFPR. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID, 2016.

3.
CALDATTO, M. E.; FRANCO, V. S. . Alguma Perspectivas sobre a História da Matemática como Metodologia de Ensino. In: III Enieduc, 2009, Campo Mourão. Anais do III ENIEDUC, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CALDATTO, M. E.; ZANQUETTA, M. E. M. T . Arte e matemática: geometrias. In: Semana de Estudos Integrados/ Semana Cultural da FAFIMAN, 2011, Mandaguari. Semana de Estudos Integrados: Pedagogia, Letras e Matemática, 2011.

2.
CALDATTO, M. E.; ADORNO, G. ; FRANCO, V. S. . Jogos e Materiais Manipuláveis: uma experiência com professores e alunos da EJA. In: X Encontro Paranaense de Educação Matemática (X EPREM), 2009, Guarapuava (PR). Cadernos de Resumos do X EPREM, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
CALDATTO, M. E.. Formação Pedagógica para não licenciados: a implementação por uma universidade federal. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO), 2019.

2.
CALDATTO, M. E.; SILVA, J. R. N. . Uma discussão sobre a formação de professores promovida por uma IES federal por meio da 'Complementação Pedagógica para Não Licenciados': o caso do professor de Física. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, M. ; POLICASTRO, M. S. ; CALDATTO, M. E. ; ALMEIDA, A. R. . CONHECIMENTO ESPECIALIZADO E INTERPRETATIVO DO PROFESSOR DE/QUE ENSINA MATEMÁTICA - DOIS FOCOS NUCLEARES PARA A MELHORIA DAS PRÁTICAS E DA FORMAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CALDATTO, M. E.. Uma discussão sobre as formações de professores que ensinam matemática que são desenvolvidas pelas políticas públicas ?PROFMAT? e ?Programa de Formação Pedagógica?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CALDATTO, M. E.. A FORMAÇÃO MATEMÁTICA FORNECIDA PELO PROFMAT: UMA ANÁLISE CURRICULAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CALDATTO, M. E.. ?O currículo de matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARTINS, C. A. R. ; CALDATTO, MARLOVA ESTELA . UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS QUE DESEJAM OBTER CERTIFICAÇÃO PARA ATUAREM NA ÁREA DE MATEMÁTICA: O CASO DO CURRÍCULO DA UTFPR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CALDATTO, MARLOVA ESTELA. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO PROFMAT A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PROCESSUAL E DESCENTRALIZADORA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CALDATTO, M. E.. PROFMAT: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO/EXECUÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M. . A inserção das Geometrias Não-Euclidianas no Currículo da Escola Básica Paranaense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CALDATTO, M. E.; ZANQUETTA, M. E. M. T . Arte e Matemática: Geometrias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M. . AS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS, PRESENTES NO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA E AUSENTES NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CALDATTO, M. E.; DEBASTIANI, João Neto ; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius . Exames Piagetianos: Reflexões sobre sua utilização na Prática Docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CALDATTO, M. E.; FRANCO, V. S. . Um Estudo do Processo de Inclusão das Geometrias Não-Euclidianas no Arcabouço Curricular das DCE/ PR de Matemática ? Versão 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CALDATTO, M. E.; ADORNO, G. ; FRANCO, V. S. . Jogos e Materiais Manipuláveis: uma experiência com professores e alunos da EJA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CALDATTO, M. E.; FRANCO, V. S. . Algumas perspectivas sobre a história da matemática como metodologia de ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CALDATTO, M. E.. As Evoluções da Sociedade e suas implicações na Educação Matemática e no Ensino das Geometrias.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CALDATTO, M. E.. Formação de professores Licenciaturas possibilitam diversificadas formas de atuação no mercado de trabalho. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CALDATTO, M. E.. A crise no aprendizado de Matemática. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CALDATTO, M. E.. Conceitos Básicos em Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARTINS, C. A. R.; PEDROSO, A. P.; CALDATTO, M. E.. Participação em banca de Juliano Portolan. A importância do Ensino de Números Complexos no Ensino Médio, na visão dos professores de Matemática, em alguns municípios da região oeste do Paraná. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
MARTINS, C. A. R.; CALDATTO, MARLOVA ESTELA; GOMES, E. L.. Participação em banca de Edinéia Tochetto Capelin. O Ensino da Lógica na Educação Básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
SUÁREZ, F., M., S.; LAZO, P. P. D.; CALDATTO, M. E.. Participação em banca de Alexandre Adriano Bernardi. GEOPLEXO: UM MATERIAL MANIPULÁVEL PARA O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
BARBOSA, J. C.; LUNA, A. V. A.; OLIVEIRA, A. M. P.; CALDATTO, M. E.; GIRALDO, V. A.. Participação em banca de ILVANETE DOS SANTOS DE SOUZA. A RECONTEXTUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA DE TEXTOS QUE CIRCULAM NO PROFMAT POR PROFESSORES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional de Educação Matemática.PROFMAT: Um Estudo de Caso Sobre o Processo de Implementação/Execução. 2013. (Encontro).

2.
II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais. EXAMES PIAGETIANOS: reflexões sobre sua utilização na prática docente. 2011. (Congresso).

3.
VIII Encontro de Pesquisa da FINAN.Conceitos Básicos em Educação Matemática na Ed. Infantil e nos anos iniciais do E.F.. 2011. (Simpósio).

4.
Ciclo de Seminários Avançados sobre "História da Educação Matemática". 2010. (Seminário).

5.
III Enieduc.Alguma Perspectivas sobre a História da Matemática como Metodologia de Ensino. 2009. (Encontro).

6.
I Workshop Paranaense de Arte e Ciência. 2009. (Oficina).

7.
X Encontro Paranaense de Educação Matemática (X EPREM).Jogos e Materiais Manipuláveis: Uma Experiência com professores e alunos da EJA. 2009. (Encontro).

8.
XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação matemática (EBRAPEM).Um Estudo do Processo de Inclusão das Geometrias Não-Euclidianas no Arcabouço Curricular das DCE/ PR de Matemática ? Versão 2008. 2009. (Outra).

9.
ExpoUT. 2008. (Outra).

10.
I Seminário sobre Educação Profissional Integrada à Educação Básica de Jovens e Adultos.As Evoluções da sociedades e suas implicações na Educação Matemática e no ensino das Geometrias. 2008. (Seminário).

11.
XIV EREMatsul ? Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul.. 2008. (Encontro).

12.
XI Semana Acadêmica de Matemática. 2006. (Encontro).

13.
XXVIII Olimpíada Brasileira de Matemática. 2006. (Outra).

14.
X Semana Acadêmica da Matemática. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALDATTO, M. E.. XVII Semana da Matemática e III Encontro do Ensino da Matemática. 2013. (Outro).

2.
CALDATTO, M. E.; BERNARTT, M., L. ; ALVES, R. T. . I Seminário sobre Educação Profissional Integrada à Educação Básica de Jovens e Adultos. 2008. (Outro).

3.
CALDATTO, M. E.; MATANA, L. ; MARTINS, C. A. R. . XIII Semana Acadêmica de Matemática. 2008. (Outro).

4.
CALDATTO, M. E.. ExpoUT. 2007. (Outro).

5.
SUÁREZ, F., M., S. ; CALDATTO, M. E. . XII Semana Acadêmica de Matemática. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jaqueline Valim. A abordagem do conceito de Função no âmbito do PROFMAT: uma análise bibliográfica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
JOÃO CÉSAR MACIEL VALIM. USO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEÚDO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Carlos Roberto Bortoluzzi. Uma análise das concepções apresentadas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre "Medida". Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Vanessa de Bonfim. As concepções de Probabilidade de professores de Matemática da Educação Básica e Acadêmicos do PROFMAT. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

2.
Maria Inês Ehrat Zils. Uma análise das abordagens desenvolvidas em livros didáticos sobre os conteúdos escolares "área" e "perímetro". 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Marlova Estela Caldatto.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Silvia Chioqueta. O Lúdico como estratégia pedagógica no ensino de Matemática. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO AVANÇADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNIC) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

2.
Elisangela Fraron Costa. O Lúdico como estratégia pedagógica no ensino de Matemática. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO AVANÇADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNIC) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

Iniciação científica
1.
Luan Carlos Della Pasqua. O PROFMAT e a Formação do professor de Matemática: uma análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

2.
Maiara Canan Koetz. As concepções de professores sobre "medida". 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

3.
Carlos Roberto Bortoluzi. As concepções de professores sobre "medida". 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

4.
Felix Penna Dos Santos. O ensino de matemática e linguagem. 2015. Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

5.
Mauricio Berns. O ensino de matemática e linguagem. 2015. Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

6.
Felix Penna dos Santos. O ensino de matemática e linguagem. 2014. Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

7.
Mauricio Berns. O ensino de matemática e linguagem. 2014. Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

Orientações de outra natureza
1.
Felix Penna. Estágio Supervisionado Obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

2.
Patrícia Rodrigues. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

3.
Patrícia Rodrigues. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

4.
Fernanda de Souza. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. 2013. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marlova Estela Caldatto.

5.
Kengo Nagae Junior. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. 2013. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marlova Estela Caldatto.



Outras informações relevantes


- Projeto Aprovado e em execução no Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE) - Edital 067/2013 - CAPES - com recursos da Ordem de R$ 480.000,00.
- Indicada pela banca de defesa de mestrado para mudança de nível direto ao doutorado sem participar do processo de seleção. Tal indicação se deu em face a dimensão do trabalho. Veja mais na portaria CAPES 14 de abril de 2010, art 16.
- O Ciclo de Seminários Avançados sobre "História da Educação Matemática", mencionado no item formação complementar foi promovido pelo grupo de pesquisa GHOEM (Grupo de História Oral e Educação Matemática - que é credenciado junto ao CNPq e certificado pela UNESP) e foi coordenado pelo professor Vicente Marafioti Garnica (UNESP - Rio Claro e Bauru) e teve os seminários ministrados pela professora Maria Laura Magalhães Gomes (UFMG - Belo Horizonte).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:47:06