Graziele Kerges Alcantara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3185889872457799
  • Última atualização do currículo em 14/01/2019


Mestranda no programa do departamento de Fonoaudiologia - FFC - UNESP - Marília /Sp. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Marília (2003). Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia e Saúde Ampliatta de Bauru/SP (2014) e em Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos de Neurologia Prof. Antônio Branco Lefèvre HC-FMUSP (2016) . Possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental pelo Instituto de Neurociência e Comportamento de São Paulo (2009),e treinamento em Aplicação e Interpretação de Testes Neuropsicológicos pelo CEPSIC/HC-FMUSP. Atuou como Psicóloga responsável pelo serviço de Enfretamento a Violência contra a Criança e o Adolescente-SEMBES/GARÇA Atualmente atua como neuropsicologa pesquisadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA do Departamento de Fonoaudiologia FFC/UNESP-Marília-SP, professora titular na Sociedade Cultural e Educacional de Garça FAEF e como neuropsicologa clínica em consultório particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Graziele Kerges Alcantara
Nome em citações bibliográficas
ALCANTARA, G. K.

Endereço


Endereço Profissional
Consultório proprio.
Av das Esmeraldas
Tangará
17502442 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (14) 41012841


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Fonoaudiologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Análise neuropsicológica do desempenho de escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na escala WECHSLER (WISC-IV)?.,Orientador: Simone Aparecida Capellini.
Palavras-chave: avaliação; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2016
Especialização em Reabilitação Neuropsicológica. (Carga Horária: 420h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Neurofeedback Aplicado a Adultos com Transtorno do Défict de Atença e Hiperatividade (TDAH): Revisão de Literatura.
Orientador: Patrícia Pimentel Gomes, Eliane Correa Miotto.
2012 - 2014
Especialização em Neuropsicologia. (Carga Horária: 520h).
Instituto Ampliatta - Instituto de Psicologia e Saúde, AMPLIATTA, Brasil.
Título: NEUROPSICOLOGIA E TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM ADULTOS: REVISÃO LITERÁRIA.
Orientador: Profa. Dra. Carmen Maria Bueno Neme.
1998 - 2003
Graduação em Psicologia.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Título: Depressão no Hipotireodismo : Aspectos fisiológicos, comportamentais e emocionais.
Orientador: Flávia Cristina Goulart.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso de Atualização de Neuropsicologia da Memória. (Carga horária: 30h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2014 - 2014
Trans de aprendizagem e da atenção neuropsicologia. (Carga horária: 8h).
Fundação para o Desesenvolvimento Pesquisa e Extensão, FUNDEPE, Brasil.
2014 - 2014
A atividade do brincar na criança com necessidades. (Carga horária: 14h).
Fundação para o Desesenvolvimento Pesquisa e Extensão, FUNDEPE, Brasil.
2014 - 2014
Wisc IV. (Carga horária: 14h).
Fundação para o Desesenvolvimento Pesquisa e Extensão, FUNDEPE, Brasil.
2011 - 2011
Aplicação e interpretação de testes neuropsicológicos. (Carga horária: 25h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Distúrbios do Desenvolvimento. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Neurociência e saúde humana: nerociência clínica e fundamentos da educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2009
Formação em Terapia Cognitivo-comportamental. (Carga horária: 210h).
Instituto de Neurociências e Comportamento, INeC, Brasil.
2008 - 2008
PEI 1 - Modificabilidad cognitiva estrutural.
International Center For The Enhancement Of Learning Potential, ICELP, Israel.
2008 - 2008
PEI BÁSICO - Modificabilidad cognitiva Estrutural.
International Center For The Enhancement Of Learning Potential, ICELP, Israel.
2007 - 2007
IX Encontro Bras de Psic e Medicina Comportamental. (Carga horária: 30h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
Comportamento, variação e seleção. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
2o Fórum Paulista Combate a Violência Crianças/Ado. (Carga horária: 10h).
Sociedade de Pediatria de Sao Paulo, SP/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Neuropsicóloga, Carga horária: 4
Outras informações
Neuropsicologa pesquisadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem ? LIDA

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Tema: Avaliação neuropsicológica: Diagnóstico diferencial dos problemas de aprendizagem e da atenção.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2
Outras informações
Mini curso "estratégias para avaliação e Intervenção da memória e atenção" durante o 5o encontro Multidisciplinar dos Transtornos s Aprendizagem e Transtornos da Atenção" organizado pelo grupo de pesquisa CNPQ linguagem, aprendizagem e escolaridade, LIDA.


Prefeitura Municipal de Garça, PMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: técnico em especialidade, Carga horária: 15
Outras informações
Psicologo responsável pelo Serviço de Enfrentamento a Violência Contra a Criança e Adolescente


Instituto Ampliatta - Instituto de Psicologia e Saúde, AMPLIATTA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Tema "Introdução a Reabilitação Neuropsicológica"

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Tema "Perfil Neuropsicológico dos Distúrbios de Aprendizagem"


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2
Outras informações
Tema "Sistema Límbico na perspectiva neuropsicológica: estruturas envolvidas e a regulação da emoção"


Sociedade Cultural e Educacional de Garça S/S LTDA, FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 11
Outras informações
Disciplinas ministradas: Psicopatologia I e II, Neuropsicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas Comportamentais e Cognitivas e Supervisão de estágio Psicologia Clínica Comportamental e Cognitiva.


Consultório particular, CONSULTORIO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 15


Colégio Santo Antonio, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 4


CEFAC CENTRO DE ESPECIALIZACAO EM FONOAUDIOLOGIA C, cefac, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 8



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Prêmios e títulos


1997
Exame da Ordem, OAB.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ALCANTARA, G. K.. A importância da intervenção neuropsicológica nos transtornos de aprendizagem. In: Andrade, O. V. C.A; Okuda, P. M. M; Capeliini, S.A.. (Org.). Tópicos em trnastornos de aprendizagem - Parte IV. 1ed.Marília: Fundepe editora, 2015, v. 1, p. 10-269.

2.
ALCANTARA, G. K.; UVO, M. F. C. ; GERMANO, G. D. . Achados fonoaudiológicos e neuropsicológicos e estratégias de intervenção para TDAH em sala de aula. In: Martins, M. A., Cardoso, M. H., Capellini, S. A.. (Org.). Tópicos em Transtornos de Aprendizagem - parte III. 1ed.Marília: FUNDEPE, 2014, v. 1, p. 206-216.

Apresentações de Trabalho
1.
ALCANTARA, G. K.; TABAQUIM, M. L. M. . Avaliação e intervenção cognitivo-comportamental em famílias com crianças diagnosticadas com TDAH. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GRAY, C. ; CLIMIE, E. A. ; GERMANO, G. D. ; ALCANTARA, G. K. ; SANTOS, B. . Children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder and Reading Disability: A Review of the Efficacy of Medication Treatments. 2016.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALCANTARA, G. K.. Participação em banca de Gisleine Cristina de Souza.Depressão pós-parto: prevenção e consequências de um diagnóstico tardio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Sociedade Cultural e Educacional de Garça S/S LTDA.

2.
ALCANTARA, G. K.. Participação em banca de Ana Cristina Ferreira Ramos.A Autorrealização promovida pelo trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Sociedade Cultural e Educacional de Garça S/S LTDA.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6o Congresso Internacional de Dislexia. Desempenho na função cognitiva percepção visual de escolares diagnosticados com o TDAH: Estudo de Caso. 2018. (Congresso).

2.
Brain Connection Brasil 4o Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem. Desempenho de Escolares do 1o ano do Ensino Fundamental nas Habilidades Preditoras para a Leitura e sua Relação com as Funções Executivas: Estudo de Caso. 2018. (Congresso).

3.
I Simpósio Interface Saúde e Educação nas Dificuldades de Aprendizagem.Contribuições da psicologia nos problemas de atenção e comportamento. 2018. (Simpósio).

4.
7o Encontro multidisciplinar dos transtornos da aprendizagem e transtornos da atenção.Aspectos neuropsicológicos e fonoaudiológicos nos transtornos da atenção e transtornos de aprendizagem. 2017. (Encontro).

5.
XVI Congresso Brasileiro da SBNp. Análise da significância clínica do uso do treinamento com o neurofeedback associado à intervenção fonológica e leitura em escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: Estudo de casos. 2017. (Congresso).

6.
XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. DESEMPENHO DE ESCOLARES COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NO DOMÍNIO COGNITIVO DE RESISTÊNCIA A DISTRAÇÃO: ESTUDO DE CASOS. 2017. (Congresso).

7.
7o Encontro multidiciplinar dos transtornos da aprendizagem e transtornos da atenção.Avaliação e Intervenção Cognitivo-Comportamental em famílias com crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade?,. 2016. (Encontro).

8.
Simpósio de Ciências Aplicadas da Faef.A terapia cognitivo-comportamental no tratamento de dependentes químicos e a importância da prevenção de recaídas. 2016. (Simpósio).

9.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions. Transtorno do Déficit de Atenção em Idosos- relato de casos. 2016. (Congresso).

10.
6o Encontro multidisciplinar dos transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção.6o Encontro multidisciplinar dos transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção. 2015. (Encontro).

11.
5o Encontro multidisciplinar dos transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção.Minicurso 1: Estratégias para avaliação e intervenção da memória e atenção. 2014. (Encontro).

12.
Estratégias para avaliação e intervenção da memória e atenção. 2014. (Encontro).

13.
Estratégias para avaliação e intervenção das habilidades percepto-viso-motoras. 2014. (Encontro).

14.
4o. Congresso Internacional de Dislexia. 2013. (Congresso).

15.
I encontro de neuropsicologia da infancia. 2012. (Encontro).

16.
1o Encontro multidisciplinar de transtornos de aprendizagem e atenção. 2010. (Encontro).

17.
1o Encontro multidisciplinar de transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção: desafios psicoeducacionais. 2010. (Encontro).

18.
2o. Forum Paulista de Prevensão de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes.Projeto conto de fadas. 2007. (Outra).

19.
V Conferência municipal da assistência social. 2007. (Outra).

20.
XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Avaliação e intervenção cognitivo-comportamental em famílias com crianças diagnosticadas com TDAH. 2007. (Encontro).

21.
XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAPELLINI, S. A. ; CHIARAMONTE, T. C. ; ALCANTARA, G. K. ; SENO, M. P. . 6o Congresso Internacional de Dislexia e 9o Encontro Multidisciplinar dos Transtornos da Aprendizagem e Transtornos da Atenção. 2018. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alessandra Maria de Oliveira. Transtornos de Aprendizagem e Dificuldade de aprendizagem: revisão de literatura. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Sociedade Cultural e Educacional de Garça S/S LTDA. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 24:56:52