Graziele Kerges Alcantara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3185889872457799
  • Última atualização do currículo em 20/11/2017


Mestranda no programa do departamento de Fonoaudiologia - FFC - UNESP - Marília /Sp. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Marília (2003). Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia e Saúde Ampliatta de Bauru/SP (2014) e em Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos de Neurologia Prof. Antônio Branco Lefèvre HC-FMUSP (2016) . Possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental pelo Instituto de Neurociência e Comportamento de São Paulo (2009),e treinamento em Aplicação e Interpretação de Testes Neuropsicológicos pelo CEPSIC/HC-FMUSP. Atuou como Psicóloga responsável pelo serviço de Enfretamento a Violência contra a Criança e o Adolescente-SEMBES/GARÇA Atualmente atua como neuropsicologa pesquisadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA do Departamento de Fonoaudiologia FFC/UNESP-Marília-SP, professora titular na Sociedade Cultural e Educacional de Garça FAEF e como neuropsicologa clínica em consultório particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Graziele Kerges Alcantara
Nome em citações bibliográficas
ALCANTARA, G. K.

Endereço


Endereço Profissional
Consultório proprio.
Av das Esmeraldas
Tangará
17502442 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (14) 41012841


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Fonoaudiologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Análise neuropsicológica do desempenho de escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na escala WECHSLER (WISC-IV)?.,Orientador: Simone Aparecida Capellini.
Palavras-chave: avaliação; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2016
Especialização em Reabilitação Neuropsicológica. (Carga Horária: 420h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Neurofeedback Aplicado a Adultos com Transtorno do Défict de Atença e Hiperatividade (TDAH): Revisão de Literatura.
Orientador: Patrícia Pimentel Gomes, Eliane Correa Miotto.
2012 - 2014
Especialização em Neuropsicologia. (Carga Horária: 520h).
Instituto Ampliatta - Instituto de Psicologia e Saúde, AMPLIATTA, Brasil.
Título: NEUROPSICOLOGIA E TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM ADULTOS: REVISÃO LITERÁRIA.
Orientador: Profa. Dra. Carmen Maria Bueno Neme.
1998 - 2003
Graduação em Psicologia.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Título: Depressão no Hipotireodismo : Aspectos fisiológicos, comportamentais e emocionais.
Orientador: Flávia Cristina Goulart.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso de Atualização de Neuropsicologia da Memória. (Carga horária: 30h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2014 - 2014
Trans de aprendizagem e da atenção neuropsicologia. (Carga horária: 8h).
Fundação para o Desesenvolvimento Pesquisa e Extensão, FUNDEPE, Brasil.
2014 - 2014
A atividade do brincar na criança com necessidades. (Carga horária: 14h).
Fundação para o Desesenvolvimento Pesquisa e Extensão, FUNDEPE, Brasil.
2014 - 2014
Wisc IV. (Carga horária: 14h).
Fundação para o Desesenvolvimento Pesquisa e Extensão, FUNDEPE, Brasil.
2011 - 2011
Aplicação e interpretação de testes neuropsicológicos. (Carga horária: 25h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Distúrbios do Desenvolvimento. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Neurociência e saúde humana: nerociência clínica e fundamentos da educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2009
Formação em Terapia Cognitivo-comportamental. (Carga horária: 210h).
Instituto de Neurociências e Comportamento, INeC, Brasil.
2008 - 2008
PEI 1 - Modificabilidad cognitiva estrutural.
International Center For The Enhancement Of Learning Potential, ICELP, Israel.
2008 - 2008
PEI BÁSICO - Modificabilidad cognitiva Estrutural.
International Center For The Enhancement Of Learning Potential, ICELP, Israel.
2007 - 2007
IX Encontro Bras de Psic e Medicina Comportamental. (Carga horária: 30h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
Comportamento, variação e seleção. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
2o Fórum Paulista Combate a Violência Crianças/Ado. (Carga horária: 10h).
Sociedade de Pediatria de Sao Paulo, SP/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Neuropsicóloga, Carga horária: 4
Outras informações
Neuropsicologa pesquisadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem ? LIDA

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Tema: Avaliação neuropsicológica: Diagnóstico diferencial dos problemas de aprendizagem e da atenção.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2
Outras informações
Mini curso "estratégias para avaliação e Intervenção da memória e atenção" durante o 5o encontro Multidisciplinar dos Transtornos s Aprendizagem e Transtornos da Atenção" organizado pelo grupo de pesquisa CNPQ linguagem, aprendizagem e escolaridade, LIDA.


Prefeitura Municipal de Garça, PMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: técnico em especialidade, Carga horária: 15
Outras informações
Psicologo responsável pelo Serviço de Enfrentamento a Violência Contra a Criança e Adolescente


Instituto Ampliatta - Instituto de Psicologia e Saúde, AMPLIATTA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Tema "Introdução a Reabilitação Neuropsicológica"

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Tema "Perfil Neuropsicológico dos Distúrbios de Aprendizagem"


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2
Outras informações
Tema "Sistema Límbico na perspectiva neuropsicológica: estruturas envolvidas e a regulação da emoção"


Sociedade Cultural e Educacional de Garça S/S LTDA, FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 11
Outras informações
Disciplinas ministradas: Psicopatologia I e II, Neuropsicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas Comportamentais e Cognitivas e Supervisão de estágio Psicologia Clínica Comportamental e Cognitiva.


Consultório particular, CONSULTORIO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 15


Colégio Santo Antonio, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 4


CEFAC CENTRO DE ESPECIALIZACAO EM FONOAUDIOLOGIA C, cefac, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 8



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Prêmios e títulos


1997
Exame da Ordem, OAB.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ALCANTARA, G. K.. A importância da intervenção neuropsicológica nos transtornos de aprendizagem. In: Andrade, O. V. C.A; Okuda, P. M. M; Capeliini, S.A.. (Org.). Tópicos em trnastornos de aprendizagem - Parte IV. 1ed.Marília: Fundepe editora, 2015, v. 1, p. 10-269.

2.
ALCANTARA, G. K.; UVO, M. F. C. ; GERMANO, G. D. . Achados fonoaudiológicos e neuropsicológicos e estratégias de intervenção para TDAH em sala de aula. In: Martins, M. A., Cardoso, M. H., Capellini, S. A.. (Org.). Tópicos em Transtornos de Aprendizagem - parte III. 1ed.Marília: FUNDEPE, 2014, v. 1, p. 206-216.

Apresentações de Trabalho
1.
ALCANTARA, G. K.; TABAQUIM, M. L. M. . Avaliação e intervenção cognitivo-comportamental em famílias com crianças diagnosticadas com TDAH. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GRAY, C. ; CLIMIE, E. A. ; GERMANO, G. D. ; ALCANTARA, G. K. ; SANTOS, B. . Children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder and Reading Disability: A Review of the Efficacy of Medication Treatments. 2016.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7o Encontro multidisciplinar dos transtornos da aprendizagem e transtornos da atenção.Aspectos neuropsicológicos e fonoaudiológicos nos transtornos da atenção e transtornos de aprendizagem. 2017. (Encontro).

2.
XVI Congresso Brasileiro da SBNp. Análise da significância clínica do uso do treinamento com o neurofeedback associado à intervenção fonológica e leitura em escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: Estudo de casos. 2017. (Congresso).

3.
XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. DESEMPENHO DE ESCOLARES COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NO DOMÍNIO COGNITIVO DE RESISTÊNCIA A DISTRAÇÃO: ESTUDO DE CASOS. 2017. (Congresso).

4.
7o Encontro multidiciplinar dos transtornos da aprendizagem e transtornos da atenção.Avaliação e Intervenção Cognitivo-Comportamental em famílias com crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade?,. 2016. (Encontro).

5.
Simpósio de Ciências Aplicadas da Faef.A terapia cognitivo-comportamental no tratamento de dependentes químicos e a importância da prevenção de recaídas. 2016. (Simpósio).

6.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions. Transtorno do Déficit de Atenção em Idosos- relato de casos. 2016. (Congresso).

7.
6o Encontro multidisciplinar dos transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção.6o Encontro multidisciplinar dos transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção. 2015. (Encontro).

8.
5o Encontro multidisciplinar dos transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção.Minicurso 1: Estratégias para avaliação e intervenção da memória e atenção. 2014. (Encontro).

9.
Estratégias para avaliação e intervenção da memória e atenção. 2014. (Encontro).

10.
Estratégias para avaliação e intervenção das habilidades percepto-viso-motoras. 2014. (Encontro).

11.
4o. Congresso Internacional de Dislexia. 2013. (Congresso).

12.
I encontro de neuropsicologia da infancia. 2012. (Encontro).

13.
1o Encontro multidisciplinar de transtornos de aprendizagem e atenção. 2010. (Encontro).

14.
1o Encontro multidisciplinar de transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção: desafios psicoeducacionais. 2010. (Encontro).

15.
2o. Forum Paulista de Prevensão de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes.Projeto conto de fadas. 2007. (Outra).

16.
V Conferência municipal da assistência social. 2007. (Outra).

17.
XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2007. (Encontro).

18.
XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Avaliação e intervenção cognitivo-comportamental em famílias com crianças diagnosticadas com TDAH. 2007. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alessandra Maria de Oliveira. Transtornos de Aprendizagem e Dificuldade de aprendizagem: revisão de literatura. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Sociedade Cultural e Educacional de Garça S/S LTDA. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 16:38:25