Jaqueline Pereira Dias-Correa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7617356386751900
  • Última atualização do currículo em 12/12/2017


Mestre pelo programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto/SP (2012). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF - MG (2009). Trabalha com os temas: desenvolvimento sociocognitivo; habilidades sociais; desenvolvimento interpessoal; fatores de risco e proteção ao desenvolvimento da criança e prevenção de problemas de comportamento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jaqueline Pereira Dias-Correa
Nome em citações bibliográficas
DIAS, J. P.;DIAS-CORRÊA, J. P.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: LITERATURA E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO: IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Edna Maria Marturano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em psicologia.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Resolução de Problemas Interpessoais: uma estratégia para a promoção do desenvolvimento socioemocional..
Orientador: Marisa Cosenza Rodrigues.




Formação Complementar


2013 - 2013
Tratamento da ansiedade refratária. (Carga horária: 6h).
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, FBTC, Brasil.
2012 - 2012
TCC/Terapia Dialética para circunstâncias clínicas. (Carga horária: 14h).
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, FBTC, Brasil.
2009 - 2009
Novas perspectiva na compreensão da empatia. (Carga horária: 3h).
II Seminário Internacional de Habilidades, SHA, Brasil.
2009 - 2009
Desenvolvimento de Competências Sócio-emocionais. (Carga horária: 3h).
II Seminário Internacional de Habilidades, SHA, Brasil.
2009 - 2009
Habilidades sociais conjugais e educativas parenta. (Carga horária: 3h).
II Seminário Internacional de Habilidades, SHA, Brasil.
2009 - 2009
Histórias Infantis como recurso para a Inclusão. (Carga horária: 4h).
X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE, Brasil.
2009 - 2009
Espanhol Instrumental. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2004 - 2009
Inglês. (Carga horária: 500h).
Number One Idiomas, NUMBER ONE, Brasil.
2008 - 2008
Método das Boquinhas: reabilitação leitura/escrita. (Carga horária: 16h).
Comunicar Fonoaudiologia., CM, Brasil.
2007 - 2007
Psicodrama e Espontaneidade: A Surdez In cena. (Carga horária: 3h).
II Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, IV ENJUPSI, Brasil.
2007 - 2007
Infância e Contemporaneidade. (Carga horária: 3h).
II Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, IV ENJUPSI, Brasil.
2007 - 2007
Psicanálise e Psicossomática. (Carga horária: 3h).
II Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, IV ENJUPSI, Brasil.
2005 - 2005
Avaliação Psicológica. (Carga horária: 3h).
II Encontro Juizforano de Psicologia, ENJUPSI, Brasil.
2005 - 2005
A abordagem centrada na Pessoa. (Carga horária: 3h).
II Encontro Juizforano de Psicologia, ENJUPSI, Brasil.
2005 - 2005
Desenvolvimento de disfuções sexuais. (Carga horária: 3h).
II Encontro Juizforano de Psicologia, ENJUPSI, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Apresentação e discussão sobre as características de desenvolvimento nas diferentes fases e em seus diferentes aspectos físico, motor, cognitivo, afetivo-emocional e social; e discussão sobre a psicologia do desenvolvimento no processo educativo.


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno

Atividades

2006 - 2009
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia, .

2006 - 2009
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia, .


Centro Educacional Infantil Maria de Nazaré, CEIMN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 25
Outras informações
Atua em conjunto com toda equipe escolar promovendo a qualidade e eficiência dos processos educacionais. Atua, ainda, com foco preventivo de problemas e promotor de saúde, visando a maximização das potencialidades das crianças e valorização dos seus potencias. Participa de reuniões pedagógicas, realiza reuniões/orientações a pais, acolhe queixas de pais, professores, direção e demais funcionários da escola.


Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Supervisora do Estágio, Carga horária: 2
Outras informações
Orienta e supervisiona as atividades de estágio; promove discussões e reflexões, com base em textos científicos, em relação a atuação do psicopedagogo nas instituições.


Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental, LAPICC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora Assistente, Carga horária: 2
Outras informações
Acompanhamento das atividades desenvolvidas com grupos de pais com foco promotor de saúde; visando à promoção das habilidades sociais educativas parentais e a melhora da interação familiar.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicologa Voluntária
Outras informações
Colaboração nas discussões dos temas de pesquisas desenvolvidas no laboratório.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terapeuta de Grupo, Carga horária: 6
Outras informações
Intervenção em grupo, com foco promotor de saúde, em adolescentes visando o treinamento de habilidades sociais


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista PAE, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora na Disciplina: Psicologia da Personalidade II da FFCLRP/USP pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino; sob supervisão da Profª Drª Carmem Beatriz Neufeld Realizou-se colaboração e acompanhamento nas atividades organizativas, técnicas, didático-pedagógica e avaliativa da disciplina.

Atividades

03/2010 - 10/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .


Escola Municipal Santana Itatiaia, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: LIvre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio Curricular Supervisionado em Psicologia Escolar. Intervenção preventiva voltada para grupos universais ou de risco, intervenções individuais para prevenção de comportamentos agressivos, orientação e sensibilização de pais e professores para estratégias educativas e disciplinares mais eficazes, capacitação de professores, colaboração no projeto "Agressividade e histórias infantis: atendimento e pesquisa com a demanda do CPA/UFJF", com grupos de crianças encaminhadas com queixa escolar referente à socialização

Atividades

07/2008 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Municipal Santana Itatiaia, .

09/2008 - 11/2008
Serviços técnicos especializados , Escola Municipal Santana Itatiaia, .

Serviço realizado
Promoção e desenvolvimento das Habilidades de Resolução de Problemas Interpessoais, sensibilização dos responsáveis no tocante a estratégias disciplinares mais indutivas e orientação aos professores em questão.

Centro de Psicologia Aplicada, CPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária Voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Atendimento clínico em Psicologia Escolar/Educacional no projeto "Avaliação e Reabilitação de Problemas de Aprendizagem". Estudo sobre dificuldades de aprendizagem; atendimento clínico-escolar em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem; realização de entrevistas, avaliação assistida - para detectar os recursos potenciais -, aplicação de testes de inteligência, consciência fonológica, habilidades sociais e personalidade, ressaltando que para a utilização destes instrumentos leva-se em consideração a demanda de cada criança; vistas às escolas e anamnese com os responsáveis


Apsi Empresa Jr, APSI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: LIvre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia/ Dept de GP, Carga horária: 12
Outras informações
Estagio Curricular Supervisionado em Psicologia Organizacional. Atuou no Departamento de Gestão de Pessoas da empresa Apsi Consultoria Jr. A estagiária atuou nos seis primeiros meses como assessora do departamento e nos seis meses finais como diretora. Algumas atividades desenvolvidas foram implementação constante de programas motivacionais, elaboração e aplicação de questionários referentes a: pesquisa de clima, análise e descrição de cargos e avaliação de desempenho. Planejamento, elaboração, execução e acompanhamento de projetos como Recrutamento e Seleção de Pessoal.

Atividades

05/2008 - 06/2008
Serviços técnicos especializados , Apsi, .

Serviço realizado
Seleção de Pessoal para Porte Empresa Jr. de Engenharia e Arquitetura.
03/2008 - 04/2008
Serviços técnicos especializados , Apsi, .

Serviço realizado
Aplicação e Correção do Inventário de Habilidades Sociais (IHS).

Clinep, CLINEP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Aplicação e correção do teste PMK, teste AC - atenção concentrada -, Raven, R1, G36 e G38 (testes de nível mental), confecção de laudos psicológicos para Carteira Nacional de Habilitação/DETRAN


Faculdade Anhanguera São José dos Campos, FASJC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora do Estágio, Carga horária: 11

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Responsável Técnico Clínica de Psicologia, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
Resolução de Problemas Interpessoais: uma estratégia para a promoção do desenvolvimento socioemocional.

Objetivo: Objetivos gerais da pesquisa: avaliar e desenvolver um programa de resolução de problemas interpessoais em crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Juiz de Fora - MG. Objetivos específicos: pré e pós-avaliar o repertório de habilidades sociais do grupo de crianças em questão, comparando os resultados...
2.
Literatura e desenvolvimento sociocognitivo: avaliação e implementação de um programa na educação infantil

Objetivo: Avaliar e implementar um programa de intervenção, previamente elaborado, com base nos livros de histórias infantis ricos em pistas sociais do ponto de vista do processamento da informação social, em 25 crianças de 5-6 anos, inseridas na Etapa II da Educação Infantil. O programa totaliza 25 sessões, de 50 minutos cada, sendo implementado no segundo semestre do ano letivo..
3.
Ansiedade Social/Fobia Social

Objetivo: Revisão bibliométrica de resumos de artigos sobre Fobia Social, visando avaliar áreas em déficits de pesquisas para sugestões de pesquisas posteriores...
4.
Consciência Morfológica e alfabetização: Um estudo longitudinal.

Objetivo: Investigar o desenvolvimento da Consciência Morfológica e sua relação com a alfabetização.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Literatura e desenvolvimento sociocognitivo: avaliação e implementação de um programa na educação infantil
Descrição: A educação infantil é uma fase crucial para o desenvolvimento social, escolar e emocional da criança. As intervenções preventivas e promotoras de saúde, neste contexto, que visam à redução de problemas e maximização de competência constituem, atualmente, estratégias eficazes de atuação. Dentre essas estratégias, pode-se destacar a promoção de competências sociocognitivas e prossociais. Neste sentido, com o objetivo de promover o desenvolvimento sociocognitivo e de habilidades infantil, pretende-se implementar um programa, elaborado, com base na leitura de histórias infantis, complementado com atividades lúdicas, em cerca de 50 crianças de 5 e 6 anos do Pré III, em duas escolas paulistas da rede pública. Para as sessões de intervenção, duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada, será selecionado um livro de história infantil e uma atividade lúdica, complementar, de acordo com os objetivos da história; para tanto, haverá dois grupos de intervenção em cada escola, de modo a não ultrapassar 15 crianças por grupo. A leitura das histórias será baseada no modelo do processamento da informação social visando à exploração e discutição do processamento das pistas sociais (internas e externas) relevantes contidas nas histórias. Pretende-se avaliar a intervenção através de pré-pós teste por dois instrumentos já validados para o Brasil e um não validado. Espera-se, como resultado da intervenção, que as crianças participantes tornem-se mais colaboradoras, empáticas e atenciosas bem como mais capazes de analisar as consequencias de cada comportamento; ampliem o repertório verbal e que haja, nas escolas, redução da emissão de comportamentos inadequados...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jaqueline Pereira Dias-Correa - Coordenador / Edna Maria Marturano - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2008 - 2009
Habilidades de Resolução de Problemas Interpessoais: avaliação e desenvolvimento em crianças do Ensino Fundamental
Descrição: Objetivos gerais da pesquisa: avaliar e desenvolver um programa de resolução de problemas interpessoais em crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de 2 turmas do turno da tarde de uma escola da rede pública municipal de Juiz de Fora-MG e sensibilizar pais/responsáveis no tocante a mudanças de práticas educativas. Objetivos específicos: pré e pós-avaliar o repertório de habilidades sociais do grupo de crianças em questão, comparando os resultados; avaliar o grupo de sensibilização para pais/responsáveis ao final das reuniões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jaqueline Pereira Dias-Correa - Integrante / Marcia Freitas - Integrante / Marisa Cosenza Rodrigues - Coordenador.
2006 - 2009
Consciência Morfológica e alfabetização: Um estudo longitudinal.
Descrição: Descrição: Nos últimos trinta anos um grande número de pesquisas tem reunido evidências que mostram a importância das habilidades metalingüísticas para alfabetização. Dentre as habilidades metalingüísticas associadas à alfabetização encontram-se a consciência fonológica e a consciência morfológica. Consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras (Carlisle, 2000). Pesquisas recentes têm demonstrado que esta habilidade está associada ao desempenho na leitura de palavras isoladas e a compreensão de leitura (Carlisle, 1995, 2000; Carlisle & Fleming, 2003; Deacon & Kirby, 2004; Nagy, Berninger & Abbot, 2006), e também ao desempenho da escrita (Carlisle, 1988; 1996; Nunes, Bindman & Bryant, 1997; Deacon & Bryant, 2005). Na medida em que esse campo de pesquisa avança novas questões teóricas e metodológicas vão sendo levantadas, entre elas a especificidade da relação entre consciência morfológica e a leitura e escrita, a idade de aquisição e as implicações pedagógicas destas descobertas. Porém, diferentes ortografias podem requerer diferentes habilidades metalingüísticas. Esta pesquisa trata de um estudo longitudinal que visa investigar qual a contribuição da consciência morfológica para alfabetização de crianças falantes do português, além de tentar responder algumas das perguntas levantadas acima..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Jaqueline Pereira Dias-Correa - Integrante / Rafaela Lisboa - Integrante / Nadia Paiva - Integrante / Stella Mansur - Integrante / Daniele de Andrade - Integrante / Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota - Coordenador.
2006 - 2008
25 anos de Fobia Social: Uma Revisão Bibliométrica
Descrição: Descrição: Introdução: A reação de ansiedade frente a uma variedade de situações sociais como falar em público, iniciar uma conversa ou marcar um encontro constituem manifestações normais e adaptativas, uma vez que permitem às pessoas comportar-se de uma maneira adequada em interações sociais importantes. Entretanto, quando a ansiedade é muito intensa, tende a ser resistente após um tempo de interação ou após exposição repetida, interferindo no funcionamento social e gerando prejuízos na vida profissional, afetiva e familiar, essa ansiedade adquire um significado clínico e é chamada de fobia social (FS) ou mais recentemente de transtorno de ansiedade social (TAS). Objetivo: A FS é um transtorno recém categorizado pelo DSM III, tendo aparecido pela primeira vez em 1983 e, por isso, uma revisão do que foi feito até agora se mostra de fundamental importância. O presente trabalho tem como objetivo principal traçar um panorama do que foi pesquisado, de uma forma sistemática, até então, em FS. Especificamente, buscou-se verificar quais as formas de tratamento mais utilizadas, qual o principal foco dos trabalhos desenvolvidos, e se existiria a prevalência de pesquisas sobre a psicopatologia do TAS. Método: Foi feita uma busca em maio de 2008 na base de artigos PsycInfo, utilizando as palavras-chave social phobia ou social anxiety, desde o ano de 1983 até a data da pesquisa. A pesquisa foi limitada a artigos de revistas e foi realizada na área de busca avançada. Os mais de 2000 artigos encontrados foram classificados a partir dos abstracts seguintes categorias: 1) Impacto da Fobia Social, 2) Psicopatologia do Transtorno de Ansiedade Social, 3) Avaliação do Transtorno de Ansiedade Social, 4) Tratamento Psicoterápico do Transtorno de Ansiedade Social, 5) Tratamento Farmacológico do Transtorno de Ansiedade Social, 6) Tratamento Não Especificado do Transtorno de Ansiedade Social, 7) Prevenção do Transtorno de Ansiedade Social e 8) Revisões de Literatura do Transtorno de Ansiedade Social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jaqueline Pereira Dias-Correa - Integrante / Marcia Freitas - Integrante / Rodrigo Da Cunha Teixeira Lopes - Coordenador / Marina Castro - Integrante / Veronica Casella - Integrante / Alessandra Santos - Integrante / Maiara Dias - Integrante / Rafael Gomes - Integrante.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Histórias Infantis e Agressividade: trabalhando com a demanda do CPA/UFJF
Descrição: Intervenção em grupo de crianças, agressivas e/ou com dificuldade de socialização, com faixa etária entre 4 a 10 anos, utilizando de livros de histórias infantis ricos em pistas sociais, do ponto de vista do processamento da informação social. Pré e pós-avaliação do repertório sociocognitivo das crianças participantes; elaboração de relatórios e apresentação dos dados em congressos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar e Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS, J. P.2016 DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. ; Rodrigues, C. M. ; KUTSCHENKO, A. . Efeito de um programa de histórias com abordagem sociocognitiva em crianças de educação infantil. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE), v. 32, p. 1-9, 2016.

2.
MOTA, M. M. P. E.2012MOTA, M. M. P. E. ; TOLEDO, T. ; BASTOS, R. ; DIAS, J. P. ; PAIVA, N. ; MANSUR-LISBOA, S. F. ; SILVA, D. A. . Leitura Contextual e Processamento Metalingüístico no Português do Brasil: Um estudo longitudinal. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 25, p. 114-120, 2012.

3.
MOTA, M. M. P. E.2011 MOTA, M. M. P. E. ; DIAS, J. P. ; MANSUR-LISBOA, S. F. ; PAIVA, N. ; SILVA, D. A. ; Besse, A. . Desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 24, p. 1-7, 2011.

4.
Rodrigues, C. M.2010 Rodrigues, C. M. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . Resolução de Problemas Interpessoais: promovendo o desenvolvimento sociocognitivo na escola. Psicologia em Estudo (Impresso), v. 15, p. 831-839, 2010.

5.
MOTA, M2009MOTA, M ; DIAS, J. P. ; MANSUR, S. ; LISBOA, R ; CONTIJO, R. ; PAIVA, N. ; ANDRADE, D. ; SANTOS, A. A. A. A. . Relação entre consciência morfológica e leitura contextual medida pelo teste de Cloze. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 22, p. 223-229, 2009.

6.
MOTA, M. M. P. E.2008MOTA, M. M. P. E. ; SANTOS, A. A. A. A. ; DIAS, J. P. ; PAIVA, N. ; MANSUR-LISBOA, S. F. ; SILVA, D. A. . Relação entre consciência morfológica e a escrita em crianças do ensino fundamental.. Psicologia em pesquisa (UFJF), v. 2, p. 51-60, 2008.

7.
MOTA, M. M. P. E.2008MOTA, M. M. P. E. ; CONTIJO, R. ; MANSUR-LISBOA, S. F. ; SILVA, D. A. ; DIAS, J. P. ; PAIVA, N. ; KAMIZAKI, R. . Avaliação da Consciência da Morfologia Derivacional: Fidedignidade e Validade.. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 7, p. 151-157, 2008.

8.
MOTA, M2007MOTA, M ; DIAS, J. P. ; LISBOA, R ; PAIVA, N. ; MANSUR, S. ; CONTIJO, R. ; ANDRADE, D. . Morfologia Derivacional e Alfabetização. Virtú (UFJF), v. 5, p. 1-10, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
NEUFELD, C. B. ; DIAS-CORRÊA, J. P. ; MARTURANO, E. M. . Entrada na Escola e o impacto social. A Prática da Psicologia na Escola: introduzindo a abordagem cognitivo-comportamental. 1ed.Belo Horizonte: Aartesã, 2016, v. 1, p. 111-132.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Rodrigues, C. M. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . Resolução de problemas interpessoais como estratégia para a promoção do desenvolvimento socioemocional infantil. In: II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, 2009, Juiz de Fora. Anais do II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, 2009.

2.
Rodrigues, C. M. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . Resolução de Conflitos Interpessoais: desenvolvimento de um programa com alunos do Ensino Fundamental. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009.

3.
Rodrigues, C. M. ; Almeida, C. S. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . Prevenção da agressividade: uma alternativa de atendimento a crianças no CPA/UFJF. In: I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e V Encontro Juiz-forano de Psicologia, 2008, Juiz de Fora. Anais do I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e V Encontro Juiz-forano de Psicologia, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, J. P.; AFFONSO, G. ; ROSSETTO, C. ; LONGHINI, L. Z. ; NEUFELD, C. B. . Treinamento de Habilidades Sociais: um relato de experiência com adolescentes. In: II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo, 2012, Ribeirão Preto. Treinamento de Habilidades Sociais: um relato de experiência com adolescentes, 2012.

2.
DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. . PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO EM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: I Congresso Brasileiro e Latino Americano de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência, 2012, Porto Alegre. PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO EM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2012.

3.
DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. . Literatura infantil: uma estratégia promotora de saúde. In: VII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2011, Florianópolis. Literatura infantil: uma estratégia promotora de saúde, 2011.

4.
DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. . Investigando o desenvolvimento sociocognitivo infantil. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasília. Investigando o desenvolvimento sociocognitivo infantil, 2011.

5.
DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. . LIVROS DE HISTÓRIAS: UM RECURSO PROMOTOR DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011. LIVROS DE HISTÓRIAS: UM RECURSO PROMOTOR DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, 2011.

6.
DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. . Literatura Infantil e desenvolvimento sociocognitivo: um projeto de intervenção na educação infantil. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciència e Profissão, 2010, São Paulo. ANAIS DO III CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA & PROFISSÃO, 2010.

7.
DIAS, J. P.; Rodrigues, C. M. ; FREITAS, M. . Promovendo Habilidades de Resolução de problemas interpessoais: uma experiência no contexto escolar. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.

8.
MOTA, M. M. P. E. ; MANSUR-LISBOA, S. F. ; CONTIJO, R. ; SILVA, D. A. ; DIAS, J. P. ; PAIVA, N. ; KAMIZAKI, R. . Avaliação da consciência morfológia derivacional: fidedignidade e validade. In: XXXII Congresso Interamericano de Psicologia, 2009, Guatemala. Anais do XXXII Congresso Interamericano de Psicologia, 2009.

9.
Rodrigues, C. M. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . Resolução de Problemas Interpessoais: uma experiência promotora de desenvolvimento no contexto escolar. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo. Anais do IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009.

10.
Rodrigues, C. M. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . Redimensionando a prática psicológica no estágio em Psicologia Escolar. In: II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, 2009, Juiz de Fora. Anais do II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, 2009.

11.
BARBOSA, A. G. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. ; PATRÍCIO, M. ; LAMMAS, K. C. . Avaliação e Reabilitação de Problemas de Aprendizagem: Sistema Colaborativo. In: II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, 2009, Juiz de Fora. Anais do II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, 2009.

12.
Rodrigues, C. M. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTERPESSOAIS: UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiania. Anais da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009.

13.
LOPES, R. C. T. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. ; CASELLA, V. ; Dias, M. ; SANTOS, A. ; OLIVEIRA, M. C. ; GOMES,R. ; LOURENCO, L. M. . Social Phobia: A bibliometric review. In: II Symposium Internacional sobre Psicología Clínica y de la Salud, 2008, Granada. Actas del II Symposium Internacional Sobre Psicología Clínica y de la Salud, 2008.

14.
MOTA, M. M. P. E. ; MANSUR-LISBOA, S. F. ; CONTIJO, R. ; DIAS, J. P. ; PAIVA, N. ; LISBOA, R ; SILVA, D. A. . Complexidade Fonológica e Reconhecimento da Estrutura Morfológica das Palavras. In: IV ENJUPSI - II Encontro regional da Zona da Mata e Vertentes, 2007, Juiz de Fora. Anais do IV ENJUPSI - II Encontro regional da Zona da Mata e Vertentes, 2007.

15.
MOTA, M. M. P. E. ; MANSUR-LISBOA, S. F. ; CONTIJO, R. ; DIAS, J. P. ; LISBOA, R ; PAIVA, N. ; SILVA, D. A. . Considerações sobre o desenvolvimento da Morfologia Derivacional. In: IV ENJUPSI - II Encontro regional da Zona da Mata e Vertentes, 2007, Juiz de Fora. IV ENJUPSI - II Encontro regional da Zona da Mata e Vertentes, 2007.

16.
LOPES, R. C. T. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. ; Dias, M. ; CASTRO, M. ; CASELLA, V. ; SANTOS, A. . Fobia Social: Uma revisão bibliométrica. In: III Encontro Juiz Forano de Psicologia e I Encontro Regional de psicologia da Zona da Mata, 2006, JUiz de Fora. Anais do III Encontro Juiz Forano de Psicologia e I Encontro Regional de psicologia da Zona da M, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, J. P.; TOBIAS, P. ; SANTOS, M. . Desenvolvendo as emoções na escola: relato de uma experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DIAS, J. P.; TOBIAS, P. ; SANTOS, M. . Promovendo as Habilidades Sociais em crianças do ensino fundamental: um relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DIAS, J. P.; AFFONSO, G. ; LONGHINI, L. Z. ; ROSSETTO, C. ; NEUFELD, C. B. . Treinamento de Habilidades Sociais: um relato de experiência com adolescentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. . PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO EM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. . Livros de histórias como estratégia de desenvolvimento sociocognitivo infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. . Literatura infantil: uma estratégia promotora de saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. . Investigando o Desenvolvimento Sociocognitivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. . LIVROS DE HISTÓRIAS: UM RECURSO PROMOTOR DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
DIAS, J. P.; FREITAS, M. ; Rodrigues, C. M. . Promovendo Habilidades de Resolução de Problemas Interpessoais: Uma experiência no contexto escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
DIAS, J. P.; MARTURANO, E. M. . Literatura e Desenvolvimento sociocognitivo: um projeto de intervenção na educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Rodrigues, C. M. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . Habilidades de Resolução de Problemas Interpessoais: avaliação e desenvolvimento em crianças do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
DIAS, J. P.; Rodrigues, C. M. ; FREITAS, M. . Resolução de conflitos interpessoais: desenvolvimento de um programa com alunos do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
DIAS, J. P.; FREITAS, M. ; Rodrigues, C. M. . Resolução de Problemas Interpessoais: uma estratégia para a promoção do desenvolvimento infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
DIAS, J. P.; FREITAS, M. ; BARBOSA, A. G. ; LAMMAS, K. C. ; PATRÍCIO, M. . Avaliação e Reabilitação da Aprendizagem: Sistema Colaborativo?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
DIAS, J. P.; Rodrigues, C. M. ; FREITAS, M. . Resolução de Problemas Interpessoais como estratégia para a promoção do desenvolvimento socioemocional infantil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
DIAS, J. P.; Rodrigues, C. M. ; FREITAS, M. . Redimensionando a prática psicológica no estágio em psicologia escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DIAS, J. P.; Rodrigues, C. M. . Prevenção da Agressividade a partir da utilização da literatura infantil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
DIAS, J. P.; Rodrigues, C. M. ; FREITAS, M. . Resolução de Problemas Interpessoais com crianças do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
Rodrigues, C. M. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . Resolução de Problemas Interpessoais com crianças do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Rodrigues, C. M. ; Almeida, C. S. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . Prevenção da agressividade: uma alternativa de atendimento a crianças no CPA/UFJF. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
LOPES, R. C. T. ; SANTOS, A. ; DIAS, J. P. ; Dias, M. ; FREITAS, M. ; OLIVEIRA, M. C. ; CASELLA, V. ; GOMES,R. ; LOURENCO, L. M. . Social Phobia: A bibliometric review. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
DIAS, J. P.; LAMMAS, K. C. ; CAETANO, R. ; GOMIDE, B. ; MIRANDA, T. ; GONCALVES, T. . Seleção de Pessoal no contexto empresa júnior. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
MOTA, M. M. P. E. ; DIAS, J. P. ; CONTIJO, R. ; PAIVA, N. ; MANSUR, S. . Consciência Morfologia e alfabetização: um estudo longitudinal.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
Rodrigues, C. M. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . Habilidades de Resolução de Problemas interpessoais: avaliando o desenvolvimento em crianças do ensino fundamental.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
MOTA, M. M. P. E. ; DIAS, J. P. ; PAIVA, N. ; MANSUR, S. ; ANDRADE, D. . Consciência Morfologia e Alfabetização: um estudo longitudinal.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
MOTA, M ; DIAS, J. P. ; MANSUR, S. ; CONTIJO, R. ; ANDRADE, D. ; PAIVA, N. . Complexidade Fonológica e Reconhecimento da Estrutura Morfológica das Palavras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
LISBOA, R ; MOTA, M ; DIAS, J. P. ; PAIVA, N. . Considerações sobre o desenvolvimento da morfologia derivacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
MOTA, M. M. P. E. ; DIAS, J. P. ; CONTIJO, R. ; LISBOA, R ; MANSR, S. ; PAIVA, N. . Considerações sobre o desenvolvimento da Morfologia Derivacional.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
LOPES, R. C. T. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. ; CASTRO, M. ; Dias, M. ; SANTOS, A. ; CASELLA, V. . Fobia Social: Uma Revisão Bibliométrica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
LOPES, R. C. T. ; DIAS, J. P. ; Dias, M. ; FREITAS, M. ; GOMES,R. ; CASELLA, V. ; OLIVEIRA, M. C. . Fobia social: Uma revisão bibliométrica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FREITAS, M. ; DIAS, J. P. . Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos 2010 (Resenha).


Demais tipos de produção técnica
1.
DIAS-CORRÊA, J. P.. Psicologia Escolar e Educacional. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
Rodrigues, C. M. ; DIAS, J. P. ; FREITAS, M. . Habilidades de Resolução de Problemas Interpessoais: avaliação e desenvolvimento em crianças do Ensino Fundamental. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MANZOLI, P. M. L. R.; DIAS, J. P.. Participação em banca de Renata Resende Rossetto. Jogos pedagógicos como instrumentos estimuladores no processo ensino aprendizagem ? Estudo de caso. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Moura Lacerda.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Seminário Internacional de Habilidades Sociais.O PSICÓLOGO COMO AGENTE PROMOTOR DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA FORMAÇÃO. 2017. (Seminário).

2.
3º Seminário Brasileiro dos Processos Cognitivos na Escola. 2016. (Seminário).

3.
V Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência. Desenvolvendo as emoções na escola: relato de uma experiência. 2016. (Congresso).

4.
IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. 2013. (Congresso).

5.
I Congresso Brasileiro e Latino Americano de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência. PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO EM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. (Congresso).

6.
II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo.Livros de histórias como estratégia de desenvolvimento sociocognitivo infantil. 2012. (Encontro).

7.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. LIVROS DE HISTÓRIAS: UM RECURSO PROMOTOR DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2011. (Congresso).

8.
VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. Literatura Infantil: Uma estratégia promotora de saúde. 2011. (Congresso).

9.
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciencia e Profissão. Literatura e Desenvolvimento sociocognitivo: um projeto de intervenção na educação infantil.. 2010. (Congresso).

10.
II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes ? VI Encontro Juizforano de Psicologia.. Resolução de Problemas Interpessoais como estratégia para a promoção do desenvolvimento socioemocional infantil. 2009. (Congresso).

11.
II Seminário Internacional de Habilidades Sociais. 2009. (Seminário).

12.
II Simpósio de Metalinguagem e Alfabetização. 2009. (Simpósio).

13.
II Simpósio em Psicologia e Desenvolvimento Humano e I Encontro da História e Filosofia da Psicologia da UFJF.Resolução de Problemas Interpessoais com crianças do Ensino Fundamental. 2009. (Simpósio).

14.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Resolução de Problemas Interpessoais: uma experiencia promotora de desenvolvimento no contexto escolar. 2009. (Congresso).

15.
VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Resolução de Conflitos Interpessoais Desenvolvimento de um programa com alunos do ensino fundamental. 2009. (Congresso).

16.
I jornada de processos psicossociais e saúde. 2008. (Encontro).

17.
I Jornada de Psicologia Organizacional e do Trabalho da UFJF. 2008. (Encontro).

18.
IV Encontro Juizforano de Psicologia e II Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes.Considerações sobre o Desenvolvimento da Morfologia Derivacional. 2007. (Encontro).

19.
III Encontro Juizforano de Psicologia e I Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata.Fobia Social: Uma Revsião Bibliométrica. 2006. (Encontro).

20.
II Encontro Juizforano de Psicologia. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NEUFELD, C. B. ; DIAS, J. P. ; AFFONSO, G. ; ROSSETTO, C. ; Nardi . II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Graziele Lima Nogueira. MÉTODO FÔNICO E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Jaqueline Pereira Dias-Correa.

2.
Heloisa de Souza Gomes. TDAH E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA EM ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Jaqueline Pereira Dias-Correa.

3.
Valeska C. de Souza. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES NA AUTOESTIMA DE UMA CRIANÇA EM ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Jaqueline Pereira Dias-Correa.

4.
Mariane de Souza. INTERFERÊNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ? UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Jaqueline Pereira Dias-Correa.



Outras informações relevantes


Atuou como debatedora de paineis na categoria Psicologia do Desenvolvimento durante o III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (2010)
Bolsista pelo programa BIC da UFJF (Ago/2006-Jul/2007)
Projeto: Consciência Morfológica e Leitura
Bolsista pelo programa PROVOQUE/UFJF (Ago/2007-Fev/2008)
Projeto: Consciência Morfológica e Alfabetização: um estudo longitudinal
Bolsista pelo programa FAPEMIG (Mar/2008 - Dez/2008)
Projeto:  Consciência Morfológica e alfabetização: Um estudo Longitudinal
Bolsista pelo programa de extensão e Cultura UFJF (Jan/2009 - Dez/2009 )
Projeto: Agressividade e Histórias Infantis: trabalhando com a demanda do CPA/UFJF



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 21:16:04