Josiley Francisco de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5057126875060833
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FAE). Doutor em Literatura Comparada (2012), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em sua tese, intitulada ?Do canto da voz ao batuque da letra: a presença africana em narrativas orais inscritas no Brasil?, analisou ressonâncias africanas em contos de tradição oral registrados no Brasil e publicados em livro. Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), com a dissertação intitulada ?Pedro Braga: uma voz no Vau?, em que discutiu as relações entre oralidade e escrita, literatura e memória, a partir dos manuscritos e narrativas orais do contador de histórias do povoado do Vau, no município de Diamantina. Graduado em Letras (Licenciatura: Língua Portuguesa), pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Possui experiência nas áreas de Letras e Educação, especialmente em temas ligados à oralidade, Literatura e Língua Portuguesa. É também contador de histórias e, além de se apresentar em eventos, ministra oficinas com o objetivo de discutir e desenvolver a arte oral de contar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josiley Francisco de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, J. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.
Av. Antônio Carlos, 6627 - gabinete 1560 (DMTE)
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34097532


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Letras: estudos literários.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Do canto da voz ao batuque da letra: a presença africana em narrativas orais inscritas no Brasil, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Sônia Maria de Melo Queiroz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: África; Brasil; cultura afro-brasileira; arte verbal oral; conto oral; memória.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2006
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Pedro Braga: uma voz no Vau,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Sônia Maria de Melo Queiroz.
Palavras-chave: oralidade; memória; poesia; escrita.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1996 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Instituto Caro y Cuervo, ICC, Colômbia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Formação Complementar


2012 - 2012
A presença negroafricana no México. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Motivações ling. e extraling. em transição. (Carga horária: 9h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
2007 - 2007
Rede de formação de professores do 3º ciclo. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, FALE-UFMG, Brasil.
1999 - 1999
Fazer história e contar histórias. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (área: Língua Portuguesa) da Faculdade de Educação da UFMG.

Atividades

08/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador da habilitação Línguas, Artes e Literatura do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas.
08/2015 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional - Educação e Docência, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Conhecimento, linguagem e interações em sala de aula
12/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho Consultivo Indígena da UFMG.
12/2013 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador adjunto do Programa Saberes Indígenas na Escola.
10/2012 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Prática e Estágio Português I (MTE202)
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Português (MTE201)
10/2012 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Polit. Cult., Medic., Esp. e Formação de Leitores e Autores (MTE410)
10/2012 - Atual
Ensino, Formação Intercultural Para Educadores Indígenas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo Orientado D (MTE267)
Laboratório Intercultural II (MTE634)
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (MTE266)
Literatura, Diversidade Cultural e Construção de Identidade (MTE300)
Projeto de Pesquisa e Intervenção I, II e III (FAE452; FAE453; FAE454)
Tópicos em Literatura A (MTE314)
03/2013 - 07/2016
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, da Faculdade de Educação da UFMG (DMTE-FAE-UFMG) no Colegiado Especial de Licenciaturas da UFMG.
04/2014 - 04/2016
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Curso de Formação de Professores na Temática das Culturas e História dos Povos Indígenas.
09/2013 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão de Acompanhamento dos Estudantes Indígenas (CAEI).
09/2013 - 11/2014
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Subcoordenador do Colegiado do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI).
09/2013 - 08/2014
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Coordenador do sub-projeto Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22
Outras informações
De abril de 2002 a fevereiro de 2008, atuou como professor de Língua Portuguesa em turmas do 3º ciclo do Ensino Fundamental. Nos períodos de março de 2008 a abril de 2010 e de abril a julho de 2012, integrou a equipe da Gerência de Coordenação Pedagógica e de Formação da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (GCPF-SMED), setor da SMED responsável pelo desenvolvimento de projetos pedagógicos e de ações com vistas à formação de professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Na GCPF-SMED atuou na formação de professores do Ensino Fundamental, no acompanhamento de ações pedagógicas desenvolvidas em escolas municipais e na produção de materiais didático-pedagógicos.

Atividades

03/2008 - 04/2010
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação.

Atividade realizada
Integrante da equipe da GCPF-SMED.
04/2002 - 03/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, FAE-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista de doutorado (FIEI), Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado (CAPES-REUNI), Carga horária: 8
Outras informações
Como bolsista de doutorado na FAE-UFMG, atuou no FIEI (Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas), desenvolvendo as seguintes atividades: - Participação em reuniões da equipe pedagógica do FIEI; - Participação em reuniões de planejamento pedagógico e de avaliações com a equipe de Línguas, Artes e Literaturas do FIEI; - Participação em atividades que envolveram a organização e o desenvolvimento dos módulos presenciais do FIEI na FAE-UFMG; - Atuação como docente nas aulas das disciplinas Leitura e Produção de Textos Acadêmicos e Estudos Orientados, que integram a área de Línguas Artes e Literaturas do FIEI, nas turmas das habilitações "Ciências sociais e humanidades", "Matemática" e "Ciências da vida e da natureza"; - Realização de quatro viagens a territórios indígenas para o desenvolvimento de atividades do Intermódulo do FIEI, sendo três viagens à reserva Xacriabá, em São João das Missões/MG, e uma viagem à reserva Pataxó, em Porto Seguro/BA. Durante este período como bolsista, teve também atuação no LECAMPO (Licenciatura em Educação do Campo), desenvolvendo as seguintes atividades: - Atuação como docente na disciplina "Sociedade, Escrita e Oralidade", ministrada em julho de 2010; - Orientação de dois alunos na realização de monografias de final de curso defendidas no segundo semestre de 2011.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Atuou no FIEI-PROLIND (Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas), ministrando a disciplina Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço
Outras informações
Contratado para ministrar a disciplina Literatura e Memória, com carga horária de 20 horas, entre os dias 3 de fevereiro e 5 de fevereiro de 2009, no LECAMPO (Licenciatura em Educação do Campo), que visa formar professores para atuarem em escolas rurais, promovido pela Faculdade de Educação da UFMG em parceria com SESU, SECAD, MEC.

Atividades

04/2010 - 02/2012
Ensino, FIEI (Curso de Form. Intercult. de Ed. Indígenas), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Orientados
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
07/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, Escrita e Oralidade
05/2010 - 05/2010
Ensino, FIEI-PROLIND, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2009 - 02/2009
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e Memória

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

08/2006 - 06/2008
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infanto-Juvenil
Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Literatura Infantil
Língua Portuguesa III
Língua Portuguesa II

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor contratado
Outras informações
Professor contratado para ministrar aulas de Língua Portuguesa e Literatura no Curso Normal Indígena em Nível Médio, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Nacional do Índio/Administração Regional de Governador Valadares (FUNAI) e Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG).

Atividades

08/2006 - 05/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura
Língua Portuguesa

Instituto Félix Guattari, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como monitor de atividades pedagógicas desenvolvidas junto a adolescentes entre 12 e 14 anos atendidos pelo Centro de Apoio Comunitário São Francisco (CAC-São Francisco), no bairro São Francisco em Belo Horizonte/MG.


Serve Recursos Humanos, SERVE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou oficina envolvendo contação de histórias e memórias de vida junto a um grupo de adolescentes com idade entre 12 e 14 anos atendidos pelo Centro de Apoio Comunitário Barreiro (CAC-Barreiro), em Belo Horizonte/MG. Essa atividade integrou uma ação da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte de oferta de oficinas destinadas a adolescentes e jovens atendidos em centros de apoios comunitários.


Ass. Comunitária Pró-Melhoramento Região Nova Barroca-Havaí, AC-N.BAR.-HAVAÍ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educador comunitário, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como educador comunitário, desenvolvendo atividades pedagógicas diversas, junto a adolescentes entre 12 e 14 anos atendidos pelo Centro de Apoio Comunitário do bairro Havaí (CAC-Havaí) em Belo Horizonte/MG.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Vozes africanas nas Américas: a palavra banto em contos orais afrobrasileiros e afrocubanos
Descrição: Estudo de ressonâncias e relações transculturais entre contos de tradição oral publicados em livro no Brasil, em Cuba, Angola e Moçambique. Busca-se identificar os modos de contatos transtextuais entre esses contos por intermédio da análise comparativa de enredos, personagens e palavras inscritas nas narrativas que indicam remanescentes de línguas e culturas do grupo banto ? palavra entendida como a expansão, a repercussão da palavra (vocábulo, parábola) de uma cultura para outras. A partir desse estudo, pretende-se desenvolver propostas didático-pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura que explorem contos de tradição oral africanos, afrobrasileiros e afrocubanos, especialmente em diálogo com contextos de povos e comunidades tradicionais representados nos cursos de licenciatura indígena (FIEI) e do campo (LECAMPO) da Faculdade de Educação da UFMG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Programa Saberes Indígenas na Escola
Descrição: Saberes Indígenas na Escola é uma ação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) que possui abrangência nacional e que tem o objetivo de qualificar a prática educativa nas escolas indígenas por intermédio da produção de materiais que atendam às especificidades de cada povo indígena e das escolas em suas comunidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Josiley Francisco de Souza - Integrante / Shirley Miranda - Integrante / Maria Gorete Neto - Integrante / Guilherme Trielli Ribeiro - Integrante / Vanessa Lorena Anastácio - Integrante / Ana Maria Rabelo Gomes - Coordenador / Pedro Rocha de Almeida e Castro - Integrante / Ana Maria Antunes Machado - Integrante / Helder Perri Ferreira - Integrante / José Guilherme Cury Pansanato - Integrante / José Ribamar Bessa Freire - Integrante / Ruth Maria Fonini Monserrat - Integrante / Tainah Victor Silva Leite - Integrante / Ana Paula da Silva - Integrante / Carlo Sandro de Oliveira Campos - Integrante / Isabella Coutinho Costa - Integrante / Joana Dworecka Autuori - Integrante / Mary Agnes Njeri Mwangi - Integrante / Moreno Saraiva Martins - Integrante / Paula Cristina Pereira Silva - Integrante / Priscilla Alves de Moura - Integrante / Raquel Dias de Oliveira Amaral - Integrante / Rebeca Cassia de Andrade - Integrante.
2013 - Atual
Do conto ao (en)canto
Descrição: O projeto "Do conto ao (en)canto" pretende promover atividades que envolvam tanto discussões e reflexões sobre a arte de contar histórias, por meio, por exemplo, de oficinas e debates, quanto produção e preparação de apresentações de performances de contadores de histórias. No desenvolvimento dessas atividades, busca-se abordar a arte de contar histórias além da palavra falada, no entrecruzamento dessa arte com diferentes linguagens sonoras, musicais e corporais. Desse modo, o ato de narrar pode reunir palavra falada, linguagem gestual ou música para promover o (en)canto de contadores e ouvintes em torno de histórias que se transmitem por distantes e diferentes tempos e lugares. Este Projeto é desenvolvido no espaço "Sala de Leitura", ambiente especial de leitura constituído na Biblioteca da FaE-UFMG, criado a partir da iniciativa do GPELL/CEALE, como um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades voltadas para a pesquisa, o ensino e a fruição estética..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Josiley Francisco de Souza - Coordenador / Cláudio Emanuel dos Santos - Integrante / Leandro Souza - Integrante / Marco Antônio Farias Scarassatti - Integrante.
2011 - Atual
Sons e literatura no ar
Descrição: Projeto de extensão do DMTE (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino), desenvolvido no âmbito do GPELL (Grupo de Pesquisa em Letramento Literário/CEALE-FAE-UFMG) e associado ao DECAE (Departamento de Ciências Aplicadas à Educação). Esse projeto consiste em uma sessão que integra o programa de rádio "Pensar a Educação, Pensar o Brasil", veiculada mensalmente na Rádio UFMG, e que divulga textos literários, na interface com intervenções sonoras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Josiley Francisco de Souza - Coordenador / Marco Antônio Farias Scarassatti - Integrante / Flora Cândido - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Lê Razoavelmente.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, J. F.2016SOUZA, J. F.. Pelas tramas do Quibungo. EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 22, p. 64-82, 2016.

2.
SOUZA, J. F.2014SOUZA, J. F.. África toma a palavra. Signotica (UFG), v. 26, p. 89-110, 2014.

3.
SOUZA, J. F.2010SOUZA, J. F.. Do encanto ao encontro de vozes afro-brasileiras na tradição oral. Scripta (PUCMG), v. 27, p. 143-160, 2010.

4.
SOUZA, J. F.2007SOUZA, J. F.. Com bruxas e princesas. Rádio em revista (UFMG), v. 1, p. 55-59, 2007.

5.
SOUZA, J. F.2006 SOUZA, J. F.. Uma Voz no Vau. Minas Gerais. Suplemento Literário, v. único, p. 28-35, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, J. F.. Os segredos do rio. 1. ed. Belo Horizonte: Laboratório de Edição - Faculdade de Letras da UFMG, 2015. v. 1. 62p .

2.
SOUZA, J. F.. Negros pelo Vale. 2. ed. Belo Horizonte: Viva Voz, 2008. v. 1. 160p .

Capítulos de livros publicados
1.
MACHADO, M. Z. V. ; RIBEIRO, G. T. ; SOUZA, J. F. . Memórias reinventadas: autoria literária na formação de professores do campo. In: Aracy Alves Martins; Cristiene Adriana da Silva Carvalho. (Org.). Práticas Artísticas do Campo. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2017, v. 1, p. 67-90.

2.
SOUZA, J. F.. Vozes afrobrasileiras em publicações de contos orais no Brasil. In: Mônica Yumi Jinzenji; Ana Maria de Oliveira Galvão; Juliana Ferreira de Melo. (Org.). Culturas orais, culturas do escrito: intersecções. 1ed.Campinas/SP: Mercado de Letras, 2017, v. 1, p. 349-378.

3.
NOVAIS, C. A. ; TEODORO, G. C. ; SOUZA, J. F. ; GORETE NETO, M. . Processos de alfabetização e letramento. In: Paulo Henrique de Queiroz Noguera; Vanessa Sena Tomaz. (Org.). Formação continuada de docentes da educação básica: contribuições da formação por área de concentração (LASEB). 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2017, v. único, p. 141-170.

4.
SOUZA, J. F.; GORETE NETO, M. . Representações sobre o indígena e o negro: implicações para a construção de materiais didáticos para a Educação do Campo. In: Gilcinei Teodoro Carvalho; Maria de Fátima Almeida Martins. (Org.). Livro didático e Educação do Campo. 1ed.Belo Horizonte/MG: Faculdade de Educação da UFMG, 2015, v. único, p. 93-114.

5.
SOUZA, J. F.. Sebastião Bento: um homem entre letras e tipos. In: Sérgio Antônio Silva e Sônia Queiroz. (Org.). Livros dos tipógrafos. 2ed.Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; Centro Cultural, 2012, v. Único, p. 107-116.

6.
SOUZA, J. F.. Esteban Montejo e Pedro Braga: Afro-memórias. In: Constância Lima Duarte, Eduardo de Assis Duarte, Marcos Antônio Alexandre. (Org.). Falas do outro: literatura, gênero, etnicidade. 1ed.Belo Horizonte: Nandyala, 2010, v. , p. 61-74.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. F.. Pedro Cordeiro Braga: uma voz no Vau. In: V Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2003, Tiradentes/MG. V Encontro Regional Sudeste de História Oral - Diálogos Contemporâneos: Cultura e Memória, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. F.. Pelas tramas do Quibungo. In: II Simpósio Língua Portuguesa e Literatura: Interserções - Universidade e Educação Básica: Ações e Omissões, 2014, Belo Horizonte/MG. Programação e Cadernos de Resumos do II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: Interserções - Universidade e Educação Básica: Ações e Omissões, 2014. v. 1. p. 125-125.

2.
SOUZA, J. F.. Entre fato e ficção: narrativas orais de Pedro Cordeiro Braga. In: V Encontro Nacional de História Oral - História Oral e Linguagens, 1999, Belo Horizonte/MG. V Encontro Nacional de História Oral - História Oral e Linguagens, 1999. v. único. p. 99-99.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, J. F.. O que nos conta a arte de narrar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, J. F.. Pelas tramas do Quibungo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, J. F.. Contos da tradição oral de Angola em contexto escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, J. F.. Do encanto ao encontro de vozes afro-brasileiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, J. F.. A tradição oral em Guimarães Rosa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, J. F.. Causos, memória e história. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, J. F.. Entre fato e ficção: narrativas orais de Pedro Cordeiro Braga. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, J. F.. O negro e a literatura oral no Vale do Jequitinhonha. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, J. F.. Literatura oral - Glossário Ceale: Termos de Alfabetização Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: Faculdade Educação da UFMG, 2014 (Verbete de glossário).

2.
SOUZA, J. F.. Os sabidos da história. Belo Horizonte/MG: Laboratório de Edição Viva Voz da Faculdade de Letras da UFMG, 2011 (Texto de apresentação de livro).

3.
SOUZA, J. F.. Do coelho esperto. Belo Horizonte/MG: Livro publicado por PROEX/UFMG e FINEP, 2009 (Texto poético-literário publicado em livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AL, E. ; SOUZA, J. F. . Avaliação de livros didáticos dp 1º ao 5º ano do ensino fundamental - PNLD Campo 2013. 2012.

2.
SOUZA, J. F.. Doença falciforme - um compromisso nosso (álbum seriado). 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, J. F.. A arte de narrar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, J. F.. A arte de narrar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUZA, J. F.. A arte de narrar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUZA, J. F.. Oficina pedagógica 'Produção de Texto no Cotidiano Escolar: como Articular os Temas Saúde e Meio Ambiente na Produção Textual'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUZA, J. F.. Palavra do Embornal. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SOUZA, J. F.. A África toma a palavra: a presença de línguas africanas em contos de tradição oral registrados no Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOUZA, J. F.. A arte de narrar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SOUZA, J. F.. Quem conta um conto aumenta um ponto: contos orais na escola e a arte de transcriar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SOUZA, J. F.; BORGES, C. . A arte de narrar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SOUZA, J. F.. Leitura e produção de textos acadêmicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ANTUNES, C. ; DELL'ISOLA, R. ; PEREIRA, V. L. F. ; SOUZA, J. F. ; CAMPOS, R. ; COSTA, F. ; FERREIRA, M. L. F. ; FONSECA, V. ; LATERZA FILHO, M. ; MAGNANI, Maria Cláudia ; MIRANDA, M. . Língua Portuguesa, Cultura Brasileira e Ecoturismo no Vale do Jequitinhonha. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SOUZA, J. F.. Uma osga vai lhe contar a história. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estudo da obra ´O vendedor de passados´, de José Eduardo Agualusa).

13.
SOUZA, J. F.; BORGES, C. . Palavra do Embornal. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SOUZA, J. F.. Oficina Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SOUZA, J. F.; BORGES, C. . Tradição oral mineira. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
SOUZA, J. F.; BORGES, C. . Palavra do Embornal. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
SOUZA, J. F.; BORGES, C. ; OCTAVIANO, G. ; VIANA, H. ; RIBEIRO, C. . A arte de contar histórias. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
SOUZA, J. F.; RIBEIRO, A. E. . A literatura oral no Vale do Jequitinhonha. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
SOUZA, J. F.; SANDER, F. ; CARVALHO, T. C. . Contae - histórias, música, encanto. 2009. Audiovisual.

2.
RAMOS, J. S. ; SOUZA, J. F. ; MELO, A. ; PENIDO, B. ; RIBEIRO, A. E. . Quem conta um conto aumenta um ponto. 2001. Audiovisual.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUZA, J. F.; RIBEIRO, G. T. ; QUEIROZ, S. M. M. ; ANASTACIO, V. L. ; CARVALHO, T. C. ; MOREIRA, V. . Grupo Movência - Ruminação do Outro. 2018 (Performance - contação de histórias).

2.
SOUZA, J. F.; RIBEIRO, G. T. ; AMANCIO, G. ; ANASTACIO, V. L. ; QUEIROZ, S. M. M. . Grupo Movência - Histórias e Orikis. 2018 (Performance - contação de histórias).

3.
SOUZA, J. F.; RIBEIRO, G. T. ; ANASTACIO, V. L. . Do conto ao (en)canto. 2017 (Performance de contação de histórias).

4.
SOUZA, J. F.; RIBEIRO, G. T. ; AMANCIO, G. ; ANASTACIO, V. L. . Histórias e orikis. 2017 (Performance).

5.
SOUZA, J. F.; RIBEIRO, G. T. . Do conto ao (en)canto. 2017 (Performance envolvendo contação de histórias e cantos).

6.
SOUZA, J. F.; BORGES, C. . Lendas de Belo Horizonte. 2015 (Performance como contador de histórias).

7.
SOUZA, J. F.; SANTOS, C. E. dos . Tuê-tuê e outras histórias. 2013 (Performance como contador de histórias).

8.
SOUZA, J. F.; BORGES, C. ; SANTOS, C. E. dos ; SOUZA, L. ; SCARASSATTI, M. A. F. . Do conto ao (en)canto. 2013 (Performance como contador de histórias).

9.
SOUZA, J. F.; SANTOS, C. E. dos ; BORGES, C. ; SOUZA, L. . Tuê tuê. 2013 (Performance como contador de histórias).

10.
SOUZA, J. F.. A arte de narrar - Do conto ao (en)canto. 2013 (Performance como contador de histórias).

11.
SOUZA, J. F.; BORGES, C. ; SANTOS, C. E. dos ; SOUZA, L. . Tuê-tuê e outras histórias. 2012 (Performance como contador de histórias).

12.
SOUZA, J. F.. Performance como contador de histórias. 2012 (Performance como contador de histórias).

13.
SOUZA, J. F.; SANTOS, C. E. dos ; SOUZA, L. . Tuê-tuê e outras histórias. 2012 (Performance como contador de históras).

14.
SOUZA, J. F.. Contos orais afrobrasileiros. 2012 (Performance como contador de histórias).

15.
SOUZA, J. F.; SANTOS, C. E. dos ; BORGES, C. . Tuê-tuê e outras histórias. 2011 (Performance como contador de histórias).

16.
SOUZA, J. F.; QUEIROZ, S. M. M. . Performance na aula aberta. 2011 (Performance como contador de histórias).

17.
SOUZA, J. F.; BORGES, C. ; SANTOS, C. E. dos . Tuê-tuê e outras histórias. 2011 (Performance como contador de histórias).

18.
SOUZA, J. F.; CARVALHO, T. C. . Grupo Contae - contos de encantamento. 2010 (Performance como contador de histórias).

19.
SOUZA, J. F.. Histórias afro-descendentes. 2009 (Performance como contador de histórias).

20.
SOUZA, J. F.. Histórias Afro-descendentes. 2008 (Performance como contador de histórias).

21.
SOUZA, J. F.. Histórias afro-descendentes. 2008 (Performance como contador de histórias).

22.
SOUZA, J. F.; BORGES, C. ; CARVALHO, T. C. ; FELIX, J. . Tudo in riba - Terças poéticas. 2007 (Performance como contador de histórias).

23.
SOUZA, J. F.. Histórias do Vale. 2006 (Performance como contador de histórias).

24.
SOUZA, J. F.. Contos de encantamento. 2005 (Performance como contador de histórias).

25.
SOUZA, J. F.; CARVALHO, T. C. . Contos de encantamento - Grupo Contae. 2005 (Performance como contador de histórias).

26.
SOUZA, J. F.; CARVALHO, T. C. ; SANDER, F. . Performance do grupo Contae - contadores de histórias. 2003 (Performance como contador de histórias).

27.
SOUZA, J. F.. Os contos fantásticos do Vale do Jequitinhonha. 1999 (Performance como contador de histórias).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FIGUEIREDO, R. C.; SOUZA, J. F.; MACHADO, M. M.. Participação em banca de Cristiano Antônio Fernandes Barbosa. Caravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes) - Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SILVA, S. A.; SOUZA, J. F.; BICALHO, C.. Participação em banca de Paula Cristina Pereira Silva. A letra viva da floresta: a iconografia como guia do design tipográfico Maxakali. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
NASCIMENTO, S. S.; FIGUEIREDO, B. G.; MACIEL, G. L. S.; LIMA, P. L. O.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Aline Vicentina Santos Barroso. A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte. 2017. Dissertação (Mestrado em Promestre ? Mestrado Profissional: Educação e Docência) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
OLIVEIRA, M G; SOUZA, J. F.; JOVINO, I. S.. Participação em banca de Audrey Michele Nogueira. A implantação da Lei 10.639/03 em cursos de formação de professores: o discurso institucional da UFMG. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SANTIAGO SOBRINHO, J. B.; SOUZA, J. F.; ALVES, M. S.; ROSA, M. A.. Participação em banca de Eduardo Eustáquio Chaves Durães Júnior. De mares e marés: as canções do mar e a presença do imaginário luso-brasileiro na produção artística de Adriana Calcanhoto. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

6.
OLIVEIRA, M G; SOUZA, J. F.; MONTEIRO, S. M.; LACERDA, N. G.. Participação em banca de Daniela Chaves Correa de Figueiredo. A formação de jovens leitores em bibliotecas públicas: aspectos sociais e subjetivos de práticas e escolhas de leituras literárias. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
QUEIROZ, S. M. M.; SOUZA, J. F.; ALEXANDRE, M. A.. Participação em banca de Ridalvo Félix de Araújo. Na batida do corpo, na pisada do cantá: inscrições poéticas no coco cearense e candombe mineiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
ALEXANDRE, M. A.; CRUZ, A. S.; VIEIRA, E. M. A.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Mariana Licéia Campos de Oliveira. Autoafirmação e rupturas: vozes afrodescendentes nas peças Ruandi e Chago de Guisa de Gerardo Fulleda León. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
ALEXANDRE, M. A.; ROSA, S. C. R. L.; CRUZ, A. S.; ROCHA JUNIOR, A. F.; BARROS, C. S.; DUARTE, E. A.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Girlene Verly Ferreira de Carvalho Rezende. A dramaturgia do Teatro Experimental Negro (TEN) e do Teatro Profissional do Negro (TEPRON): corpo e identidades. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
ALMEIDA, M. I.; BRANDAO, J. J. L.; GUIMARAES, C. G.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Rafael Otávio Fares Ferreira. Relações entre literatura e medicina em três obras de autoria indígena. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
TAVARES, M. L.; SOUZA, J. F.; SILVEIRA JUNIOR, C.. Participação em banca de Hellen Jéssica Neves Queiroz. O corpo humano na perspectiva biológica e social - uma proposta de sequência didática informada pela multimodalidade para um turma do 8º ano do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Promestre ? Mestrado Profissional: Educação e Docência) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
LIRIO, V. S.; SOUZA, J. F.; ALMEIDA, A. S.; LUZ, I. R.. Participação em banca de Queila Cristina de Oliveira. Ateliê narrativo: vozes e protagonismos no espaço da educação infantil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Promestre ? Mestrado Profissional: Educação e Docência) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
FIGUEIREDO, R. C.; SOUZA, J. F.; MACHADO, M. M.. Participação em banca de Cristiano Antônio Fernandes Barbosa. Qual palavra que nunca foi dita? - Provocações estéticas em busca da autonomia do espectador. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Artes) - Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
PAIVA, A.; ASPIS, R.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Lo-Ruama Lóring Bastos. Clássicos em hq's: possibilidades educativas para o ensino de História. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Promestre ? Mestrado Profissional: Educação e Docência) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SILVA, S. A.; SOUZA, J. F.; BICALHO, C.. Participação em banca de Paula Cristina Pereira Silva. A letra viva da floresta: a iconografia como guia do design tipográfico Maxakali. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Brito, J. E.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Elina Márcia de Souza. O kit de literatura afro: quebrando estereótipos raciais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Brito, J. E.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Elza Aparecida Geraldo Fonseca. A identidade racial através da literatura afro-brasileira. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MIRANDA, S.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Yara Lemos Alvim. Africanidade através dos contos e danças no 3º ciclo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
COSTA, J. R. L.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Marta Cristina Trindade Cézar. Versos em preto e branco no colorido universo africano: uma chamada para reflexão e reconstrução do pensamento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GORETE NETO, M.; SOUZA, J. F.; SANTOS, V. A.. Participação em banca de Sirleide Batista Lopes.Kwãnuk: história e metodologia de ensino da língua patxôhã do povo Pataxó. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FIEI (Curso de Form. Intercult. de Ed. Indígenas)) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
NOVAIS, C. A.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Ivete Figueiredo Celestino.As contribuições da literatura no processo de ampliação e consolidação das habilidades de leitura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
QUEIROZ, S. M. M.; SOUZA, J. F.; RIBEIRO, G. T.. Participação em banca de Adicélia Rodrigues Souza.O processo de editoração de narrativas orais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
QUEIROZ, S. M. M.; SOUZA, J. F.; RIBEIRO, G. T.. Participação em banca de Júnia Kelle Teles Martins.Literatura infantojuvenil africana e afro-brasileira na Editora Paulinas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
RIBEIRO, G. T.; SOUZA, J. F.; PASSOS, M.. Participação em banca de Poliana Moreira da Silva.Das redes para os livros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
ANDRADE, K. V.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Nicole Faria Batista.Construindo a Educação Indígena Diferenciada: Reflexões sobre a Escola Baniwa/Coripaco Pamáali/AM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas.

7.
FORNACIARI, C.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Daniela Barcelos de Oliveira.O diálogo entre o teatro e a literatura em uma escola urbana que recebe alunos do campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
MACHADO, M. Z. V.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Ângela Sá.A poesia como prática de incentivo à leitura e escrita de textos literários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
MARTINS, A. A.; AMANCIO, I.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Maria Luíza Maia Oliveira.Literatura e diversidade: o ensino de literatura e efetividade da Lei 10.639/2003 em escolas do campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
SOUZA, J. F.; QUEIROZ, S. M. M.. Participação em banca de Sarah Meireles Grabe.A voz escrita: análise de transcrições de narrativas orais do Vale do Jequitinhonha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
SOUZA, J. F.; VIEGAS, M. C.. Participação em banca de Marina Oliveira de Mattos.A vírgula em transcrições de áudio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
QUEIROZ, S. M. M.; CRUZ, A. S.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Gustavo Tanus Cesário de Souza.Africanos e afrodescendentes nas estantes: a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
TEODORO, G. C.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Cyntia Rosane Moura Aquino.A produção textual na educação do campo: estudo desenvolvido em uma turma do 6º ano de uma escola do campo do município de Almenara/MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
SOUZA, M. J. F. de; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Elisângela Moreira da Silva Braga.A produção de textos escritos em uma turma de 7° ano do ensino fundamental da rede pública de ensino: o trabalho com gêneros textuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
Carlos Gohn; QUEIROZ, S. M. M.; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Cláudio Teixeira de Aquino.The Palm-Wine Drinkard - Traduções para a Língua Portguesa: Uma Análise Contrastiva das Escolhas Tradutórias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
QUEIROZ, S. M. M.; ALMEIDA, Maria Inês de; SOUZA, J. F.. Participação em banca de Janaína Sabino Camilo da Silva.Culturas africanas e afro-brasileira no mercado editorial de Belo Horizonte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
KIRCHOF, E. R.; TEODORO, G. C.; CORREA, H. T.; SOUZA, J. F.; PINHEIRO, M. P.. Banca de concurso para professor efetivo (professor adjunto A) - área: Ensino de Língua Portuguesa: Literatura - para o Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FAE-UFMG. 2018. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, E.; SOUTO, M. G. F.; SOUZA, J. F.; SILVA, E. B.; PAIVA, F. A.. Banca de concurso para professor efetivo do Núcleo de Letras do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. 2015. Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.

3.
SOUZA, J. F.; GORETE NETO, M.; SOUSA FILHO, S. M.; SILVA, R. P.; MORI, A. H. C.. Banca de concurso para professor efetivo (professor adjunto A) - área: Ensino de Língua Portuguesa - para o Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FAE-UFMG. 2015. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SOUZA, J. F.; BELMIRO, C. A.; QUEIROZ, S. M. M.; CORREA, H. T.; MENEZES, R. S.. Banca de concurso para professor efetivo (professor adjunto A) - área: Língua Portuguesa: Literatura - para o Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FAE-UFMG. 2015. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
FRANCISCO, D. L.; MAGALHAES, E. M. S.; OLIVEIRA, E.; SILVA, E. B.; BIANCHET, S. M. G. B.; PAIVA, F. A.; SOUZA, J. F.. Banca de concurso para professor efetivo do Núcleo de Letras do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
LIMA, P. L. O.; ARRUDA, E. P.; SOUZA, J. F.. Banca de concurso para professor substituto de História para o DMTE-FAE-UFMG. 2013. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
SOUZA, J. F.; RIBEIRO, T. R.. II Jornada Literária - Sons, Cores, Imagens e Sabores: Áfricas no Brasil. 2012. Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

2.
Carlos Gohn; SOUZA, J. F.. X Concurso de Contação de Histórias. 2007. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Contadores de Histórias.O que nos conta a arte de narrar?. 2017. (Encontro).

2.
I Seminário Educando para a Diversidade Étnico-Racial.História e Cultura Indígena: Avanços e desafios na implementação da Lei 11.645/08. 2017. (Seminário).

3.
VI Colóquio Internacional Sobre Letramento e Cultura Escrita.Práticas de escrita multimodais em contextos indígenas como estratégia de escuta de vozes silenciadas. 2017. (Outra).

4.
XII Jogo do Livro e II Seminário Latino-Americano: Palavras em Deriva.A astúcia do coelho: movências transtextuais e transculturais. 2017. (Seminário).

5.
Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades.No vau de vozes afro-brasileiras - Mesa redonda: Territorialidades e língua(gens): múltiplas identidades em jogo. 2016. (Outra).

6.
III Semana Cultural Travessia - Africanidades.Contos da tradição banto. 2016. (Outra).

7.
II Seminário Nacional Afirmação das Diversidades: Relações Étnico Raciais, Gênero, Juventudes e Inclusão de PNE's na Sociedade Brasileira.GT 5: Comunidades tradicionais, religiões de matrizes africanas, indígenas, quilombolas, campesinos e ribeirinhos. 2016. (Seminário).

8.
VI Siala - Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas e IV Jornada do CEA-UFMG.Da boca do Quibungo - mesa redonda: De conto em canto: na toada afro-brasileira de histórias e orikis. 2016. (Seminário).

9.
VI Siala - Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas es IV Jornada do CEA-UFMG.Dando trela às línguas africanas. 2016. (Seminário).

10.
I Seminário de Estudos Literários - ler traduzir, editar: a literatura em sua experiência".Conforme certas tradições. 2015. (Seminário).

11.
II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: Interseções - Univerversidsidade e Educação Básica: Ações e Omissõesi.Pelas tramas do Quibungo. 2014. (Simpósio).

12.
Seminário A Cor da Cultura.Diversidade Étnico-Racial: reflexões para uma educação não discriminatória - As representações indígenas no contexto escolar. 2014. (Seminário).

13.
IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.A África toma a palavra. 2013. (Simpósio).

14.
Seminário de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático Campo 2013333. 2013. (Seminário).

15.
VIII Seminário Visões do Vale - Vale do Jequitinhonha: juventudes, participação política e cidadania?.Juventude e cidadania. 2013. (Seminário).

16.
4º Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita - CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2012. (Outra).

17.
Fórum de Ensino de Leitura.Escrita e subjetividade. 2012. (Outra).

18.
IV SIALA - Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas.A África toma a palavra. 2012. (Seminário).

19.
Arte em Foco 2011 - encontro: Cultura Afro-brasileira e Artes, com o prof. Vagner Gonçalves da Silva. 2011. (Encontro).

20.
IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Do encanto ao encontro de vozes afro-brasileiras. 2010. (Encontro).

21.
Conferência de Educação Preparatória da CONAE-2010/COMED-BH. 2009. (Outra).

22.
IX Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG (SEVFALE).Edições da literatura oral: publicações do projeto Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto. 2009. (Outra).

23.
SENATEC - Seminário Mineiro de Educação Profissional e Tecnológica. 2008. (Seminário).

24.
V Encontro Regional Sudeste de História Oral.Pedro Cordeiro Braga. 2003. (Encontro).

25.
VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG.A tradição oral em Guimarães Rosa. 2000. (Outra).

26.
1º Encontro da Arte de Contar Histórias.A literatura oral no Vale do Jequitinhonha. 1999. (Encontro).

27.
III Encontro Regional de História Oral.Causos, Memória e História. 1999. (Encontro).

28.
V Encontro Nacional de História Oral - História Oral e Linguagens.Entre fato e ficção: narrativas orais de Pedro Cordeiro Braga. 1999. (Encontro).

29.
III Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG (SEVFALE).O negro e a literatura oral no Vale do Jequitinhonha. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BELMIRO, C. A. ; BAPTISTA, M. C. ; SOUZA, J. F. . XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-Americano: Mediações de Leitura Literárias. 2015. (Congresso).

2.
SOUZA, J. F.; GARRIDO, T. . Mostra Cinema Africano. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vanessa Lorena Anastácio. Um povo da palavra: inscrições poéticas e ressonâncias na educação escolar indígena Xakriabá. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
HUELINGTON JOSÉ NUNES. A FESTA TRADICIONAL DE SANTO ANTÔNIO NA COMUNIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO BOLAS, NUMA PERPECTIVA HISTORICA CULTURAL, A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Carla Patrícia da Silva. A lenda do quibungo: manifestação popular oral afro-brasileira narrada por moradores de Bocaiuva-MG. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Gracirlane Ferreira de Oliveira. A memória cultural na preservação da identidade e tradição das cantigas de Folia de Reis em Rio Pardo de Minas-MG. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Wesley Vieira Rios. Narrativas orais quilombolas. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Cléia Vieira Rios. O discurso oral como instrumento para a inserção e atuação de Maria Alves nos movimentos sociais. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lo-Ruama Lóring Bastos. Adaptação em HQ no ensino de História: uma análise sobre a condição feminina na sociedade brasileira a partir das personagens D. Evarista e de Bertoleza. 2017. Dissertação (Mestrado em Promestre ? Mestrado Profissional: Educação e Docência) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Josiley Francisco de Souza.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Kênia Silva Ferreira. O lúdico no processo de alfabetização e letramento na educação infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

2.
Heloísa Antônia Siqueira Costa Lobo. Literatura, todo dia: o desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

3.
Cláudia de Jesus Pereira Guimarães. A leitura literária na formação de leitores competentes e autônomos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

4.
Kamilla Veronezi Martins. Práticas de leitura e escrita em turmas do 1º ciclo: percepções de alunos e pais de alunos sobre o sucesso e insucesso escolar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

5.
Tatiane de Fátima Santos. A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

6.
Antônia Ferreira Silva. A biblioteca escolar: um meio ambiente para a prática da oralidade na infância. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

7.
Cristina Marcos de Araújo. Importância e contribuições do letramento literário para a formação de leitores do PIP. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

8.
Maria Irani Pires Magalhães. Capinhas mágicas: análise de um plano de ação para o encantamento da prática de leitura no 2° ano do 1º ciclo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

9.
Vera Lucia da Silva Rocha. A importância da literatura infantil no campo da oralidade. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

10.
Maria Ângela Ferreira de Almeida Santos. Literatura, arte e oralidade: os livros de imagem da escritora Eva Furnari como estratégia de leitura para crianças de seis e sete anos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emanilson Braz de Almeida. A educação indígena e a linguagem teatral: as narrativas orais do povo Pataxó na Aldeia Boca da Mata. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FIEI (Curso de Form. Intercult. de Ed. Indígenas)) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

2.
Itanajé Ferreira dos Santos. Narrativas Pataxó da Aldeia Barra Velha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FIEI (Curso de Form. Intercult. de Ed. Indígenas)) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

3.
Ariane Jesus dos Santos. A contação de histórias tradicionais do povo Pataxó na Reserva da Jaqueira: a oralidade através dos tempos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FIEI (Curso de Form. Intercult. de Ed. Indígenas)) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

4.
Luzionira de Sousa Lopes. Loas e versos Xakriabá: tradição e oralidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FIEI (Curso de Form. Intercult. de Ed. Indígenas)) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

5.
Tary Ferreira Alves. Histórias de lugares sagrados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FIEI (Curso de Form. Intercult. de Ed. Indígenas)) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

6.
Ivonete Antunes França. Mediações de leitura literária em uma turma do ensino médio da Escola Estadual Prefeito Odílio Ferandes Costa - Anexo Brejo Grande. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

7.
Maria Zélia Rodrigues Alves. Práticas de mediação de leitura em duas bibliotecas de escolas do campo do município de Icaraí de Minas/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

8.
André Sales Lacerda. Tradição oral e teatro popular no Festival de Folclore da Escola Estadual de Jordânia: a história do Bicho da Fortaleza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

9.
Rita Conegundes Soares. A influência da Folia de Reis na resistência dos povos geraizeiros da Comunidade de Vereda Funda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.

10.
Romário Fabri Rohm. Leitura literária no último ano do ensino fundamental: estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Josiley Francisco de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, J. F.. Contos da tradição oral de Angola em contexto escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, J. F.. O que nos conta a arte de narrar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, J. F.. Palavra do Embornal. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUZA, J. F.. Oficina pedagógica 'Produção de Texto no Cotidiano Escolar: como Articular os Temas Saúde e Meio Ambiente na Produção Textual'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUZA, J. F.. A arte de narrar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUZA, J. F.; BORGES, C. . A arte de narrar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUZA, J. F.. Quem conta um conto aumenta um ponto: contos orais na escola e a arte de transcriar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SOUZA, J. F.. A África toma a palavra: a presença de línguas africanas em contos de tradição oral registrados no Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BELMIRO, C. A. ; BAPTISTA, M. C. ; SOUZA, J. F. . XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-Americano: Mediações de Leitura Literárias. 2015. (Congresso).



Outras informações relevantes


Entre 1998 e 2006, colaborou no projeto de extensão e pesquisa "Quem conta um conto aumenta um ponto" da Faculdade de Letras da UFMG como contador de histórias, editor e transcriador de textos orais. Esse projeto, desenvolvido de 1995 a 2006, trabalhou o registro sonoro e escrito de contos orais da cultura popular do Vale do Jequitinhonha, através da edição de CD?s e livros destinados, especialmente, ao público do ensino fundamental e médio, nas áreas de Leitura e Produção de Texto. O acervo de gravações é constituído por mais de 200 histórias, além de versos, piadas e conversas gravadas com 50 contadores do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Em 2007, atuou como consultor pedagógico da área de Língua Portuguesa, junto ao Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UNB), na correção de redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/2007).
Em 2004, proferiu a palestra "O negro na litratura oral do Vale do Jequitinhonha", para os alunos da oficina "Vissungos: cantos cafro-descendentes de morte e vida", ministrada pela Profª Sônia Queiroz, em Diamantina/MG, no 36º Festival de Inverno da UFMG.
Em 2002, proferiu palestras, sobre a arte oral de contar histórias no Vale do Jequitinhonha, para alunos de graduação do Centro Universitário de Ciências Gerenciais (UNA), em Belo Horizonte/MG.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 14:18:59