Vivien Rossbach

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8775750394107375
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Possui mestrado em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2015), na área de Modelagem e Simulação de Processos. Atualmente, estuda Doutorado em Engenharia Química na UFSC. Tem experiência em Engenharia Química, com foco em fluidodinâmica computacional, escoamentos da indústria de petróleo e têxteis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vivien Rossbach
Nome em citações bibliográficas
ROSSBACH, V.;ROSSBACH, VIVIEN;ROSSBACH, V


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Engenharia Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Influência do uso de ondas acústicas sobre o escoamento gás-sólido em um leito fluidizado circulante (CFB),
Orientador: Cíntia Soares.
Coorientador: Henry França Meier / Natan Padoin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2015
Mestrado em Engenharia Química.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Análise numérica e experimental da influência do uso de anéis defletores internos sobre o escoamento gás-sólido em leitos fluidizados circulantes,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Rodrigo Koerich Decker.
Coorientador: Henry França Meier.
Bolsista do(a): Petrobras, PETROBRAS, Brasil.
Palavras-chave: Leito fluidizado circulante; Escoamento gás-sólido; Anéis defletores internos.
Grande área: Engenharias
2005 - 2011
Graduação em Engenharia Química.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Estação de Tratamento de Efluentes da Indústria Têxtil.
Orientador: Dóris Zwicker Bucci.
Bolsista do(a): Fundação Hermann Hering, FHH, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Teoria aplicada para otimizar a tinturaria. (Carga horária: 6h).
Aparelhos de Laboratório Mathis Ltda., MATHIS, Brasil.
2009 - 2009
Como falar em público. (Carga horária: 4h).
Fundação Fritz Muller, FFM, Brasil.
2004 - 2005
Specialist Web Design. (Carga horária: 216h).
Cetelbras Educacional, CETELBRAS, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador de projeto de pesquisa, Carga horária: 30
Outras informações
Venho desenvolvendo trabalho de doutorado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC com orientação da professora Cíntia Soares e coorientação dos professores Natan Padoin (UFSC) e Henry França Meier (FURB). Parte do trabalho experimental está sendo executado nos laboratórios de fluidodinâmica computacional (LFC) e verificação e validação (LVV) localizados nas dependências da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento ao usuário no setor de empréstimo da Biblioteca Central.


Cia. Hering, CIA. HERING, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de pesquisa e desenvolvimento, Carga horária: 44
Outras informações
Desenvolvimento de cores de tingimento; desenvolvimento de processos de tingimento por esgotamento; avaliação e controle de qualidade de cores e processos; desenvolvimento de processos de tingimento em lote experimental; acompanhamento de processos de tingimento em lote experimental (escala piloto) e escala industrial.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa e desenvolvimento, Carga horária: 44
Outras informações
Desenvolvimento de cores de tingimento; desenvolvimento de processos de tingimento por esgotamento; avaliação e controle de qualidade de cores e processos; desenvolvimento de processos de tingimento em lote experimental; acompanhamento de processos de tingimento em lote experimental (escala piloto) e escala industrial.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Laboratorista, Carga horária: 44
Outras informações
Desenvolvimento e avaliação de cores e processos de tingimento por esgotamento em escala laboratorial.

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente administrativo, Carga horária: 44
Outras informações
Desenvolvimento de fichas técnicas e cartelas de produto para produção de estampas a quadro; desenvolvimento de cartelas de cores de tingimento por esgotamento; manutenção de arquivos de Fichas de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) nos setores: laboratório químico, beneficiamento, tinturaria, lavanderia, estamparia a quadros e rotativa, lavanderia e depósito de produtos químicos.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário curricular obrigatório do curso de Engenharia Química, realizado na Cia. Hering em período não coincidente com o horário de trabalho, nos setores Beneficiamento e Laboratório.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Carga horária: 40


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 7
Outras informações
Curso: Engenharia de Petróleo Período: 2016/2 Disciplinas: Métodos de Elevação Período: 2017/1 Disciplinas: Transferência de Calor e Massa I Termodinâmica Período: 2017/2 Disciplinas: Transferência de Calor e Massa I Termodinâmica Período: 2018/1 Disciplinas: Transferência de Calor e Massa I Termodinâmica Período: 2018/2 Disciplinas: Transferência de Calor e Massa I Termodinâmica



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
PROJETO V&VINCFD FASE II: DESENVOLVIMENTO DE BENCHMARKS PARA VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO EM CFD DE ESCOAMENTOS MULTIFÁSICOS DA INDÚSTRIA DO REFINO DE PETRÓLEO
Descrição: Este projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) é resultado do amadurecimento das atividades realizadas na Fase I do Projeto V&VinCFD, Termo de Cooperação 0050.0070334.11.9, que consolidou um arcabouço teórico e experimental sobre os escoamentos multifásicos em condição de turbulência, como aqueles que acontecem nas operações e processos do refino do petróleo; além da formação de recursos humanos, em diferentes níveis, e com habilidades específicas para atuação na aplicação das técnicas da fluidodinâmica computacional (CFD), e de verificação e validação em CFD para casos reais da indústria. Na presente Fase II do projeto, pretende-se aumentar a interação e a conexão entre a pesquisa científica e as aplicações industriais, mediante a focalização das atividades para casos específicos do refino em seis frentes principais: 1)desenvolvimento de tecnologia de ciclones para o terceiro estágio de FCC; 2)desenvolvimento de estudos com proposição de melhorias para os reatores de coluna de bolhas das operações de hidrotratamento de derivados; 3)estudos de melhoria de desempenho de RISERS de FCC com utilização de internos; 4)aplicação de técnicas de CFD para elaboração de diagnóstico operacional de caldeiras de recuperação energética visando melhorias de desempenho; 5)validação de modelos para predição da formação de ?slugs? em escoamentos bifásicos nos trocadores de calor usados na integração energética no hidrotratamento de diesel; 6) e desenvolvimento de metodologias numéricas para análise de vibrações induzidas por escoamento, visando sua minimização. A infraestrutura constituída ao longo dos últimos anos, composta por diversas unidades experimentais, instrumentos de medição de propriedades dos escoamentos multifásicos, computadores de alto desempenho numérico, e softwares específicos para estudo de fluidodinâmica computacional (CFD), aliada a formação de recursos humanos, se apresentam como contrapartida da instituição credenciada para a execução das atividades previstas na proposta metodológica e como diferencial de mercado. Pretende-se ainda consolidar uma interação mais sólida entre os Laboratórios de Fluidodinâmica Computacional e de Verificação e Validação em CFD e a PETROBRAS, com a realização de pesquisa aplicada e conectada com a realidade do refino de petróleo, a fim de orientar alternativas para a solução de problemas crônicos da prática industrial e avançar na direção das melhorias de desempenho dos equipamentos e processos. Destaca-se ainda que para esta Fase II há uma correlação com o projeto de infraestrutura V&VinCFD-Infra, que prevê a aquisição de um cluster computacional para processamento paralelo capaz de promover as atividades de simulação numérica em casos com complexidade geométrica como àqueles das aplicações industriais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Vivien Rossbach - Integrante / DECKER, RODRIGO KOERICH - Integrante / NORILER, DIRCEU - Integrante / UTZIG, JONATHAN - Integrante / Henry F. Meier - Coordenador / Marcela Kotsuka S. Câmara Bastos - Integrante / Danieli C. Anversa - Integrante / Jaci Carlo Schramm Câmara Bastos - Integrante.
2011 - Atual
Projeto V&VinCFD: Desenvolvimento de Benchmarks para Verificação e Validação em CFD para Escoamentos Multifásicos da Industria de Refino de Petróleo
Descrição: Descrição: Os estudos de fluidodinâmica computacional (CFD) aplicados aos escoamentos multifásicos presentes nas operações e processos unitários da indústria de refino de petróleo vêm avançando a largos passos na direção de tornar realidade a simulação computacional desde os tanques de petróleo até os tanques de combustíveis e derivados de petróleo (simulação ?tanque-a-tanque?). Vislumbra-se em médio prazo a possibilidade de reproduzir virtualmente uma planta de refino de petróleo e, com isso, promover estudos de melhorias e otimização de processos que considerem além dos fenômenos de transferência de calor e massa em sistemas reacionais, a complexa dinâmica dos fluidos sob condição multifásica e de turbulência, e que garanta com isso, em última análise, alta produtividade e rentabilidade para diferentes tipos de petróleo, desde os óleos leves até os óleos pesados. Entretanto, a despeito dos progressos na simulação numérica com o uso de modelos cada vez mais sofisticados e realistas mediante recursos computacionais de alto desempenho numérico, que ampliaram sobremaneira a base teórica no estudo da dinâmica dos fluidos, muito pouco foi desenvolvido na construção de uma base empírica, principalmente no Brasil, capaz de fornecer condições para a realização de estudos de validação e constituição de modelos matemáticos, condições estas, sine qua nom, para o avanço da técnica e domínio da tecnologia. Portanto, neste projeto busca-se o desenvolvimento de estudos experimentais sobre o escoamento multifásico, gás-sólido, gás-líquido e gás-sólido-líquido, orientados, assistidos e planejados por estudos de CFD, para construção de benchmarks (ou estudos de casos padrão), a fim de contribuir no preenchimento desta lacuna existente na base empírica e permitir estudos de validação e constituição de modelos, em uma perspectiva de trabalho em rede de pesquisa em CFD..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Vivien Rossbach - Integrante / NORILER, DIRCEU - Integrante / UTZIG, JONATHAN - Integrante / MEIER, HENRY FRANÇA - Coordenador / Rodrigo Koerich Decker - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Têxteis.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Escoamentos multifásicos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Petróleo e Petroquímica.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Termodinâmica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Transferência de Calor.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSSBACH, V.2016 ROSSBACH, V.; UTZIG, J. ; NORILER, D. ; DECKER, R. K. ; MEIER, H. F. . Numerical gas-solid flow analysis of ring-baffled risers. Powder Technology (Print), v. 297, p. 320-329, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSSBACH, V; PADOIN, N ; UTZIG, J ; MEIER, H. F ; SOARES, C . INFLUÊNCIA DA CORRENTEZA ACÚSTICA SOBRE A DISPERSÃO DE PARTÍCULAS EM UM RISER DE CFB. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2018, São Paulo. Blucher Chemical Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 818.

2.
ROSSBACH, VIVIEN; UTZIG, JONATHAN ; FURIGO JR, A. ; MEIER, H. F. ; SOARES, C. . Estudo numérico da polimerização de polietileno em fase gasosa em um reator de CFB. In: Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados (ENEMP), 2017, Maringá. Anais do Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados, 2017. v. 1.

3.
ROSSBACH, V.; UTZIG, J. ; DECKER, R. K. ; MEIER, HENRY FRANÇA . Experimental analysis of the gas-solid flow in a ring-baffled CFB riser using Laser-Doppler Anemometry (LDA) and Phase-Doppler Anemometry (PDA). In: EPTT (Escola de Primavera de Transição e Turbulência), 2016, São José dos Campos (SP). EPTT 2016, 2016.

4.
ROSSBACH, V.; DECKER, R. K. ; UTZIG, J. ; MEIER, HENRY FRANÇA . ANÁLISE NUMÉRICA DE UM RISER DE CFB COM ANÉIS DEFLETORES NA REGIÃO DE ENTRADA. In: COBEQ (Congresso Brasileiro de Engenharia Química), 2016, Fortaleza (CE). COBEQ 2016, 2016.

5.
ROSSBACH, VIVIEN; DECKER, RODRIGO KOERICH ; NORILER, DIRCEU ; UTZIG, JONATHAN ; MEIER, HENRY FRANÇA . ANÁLISE NUMÉRICA DO USO DE ANÉIS DEFLETORES INTERNOS SOBRE O ESCOAMENTO GÁS-SÓLIDO EM RISERS DE FCC. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados, 2015, São Carlos. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. p. 460.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSSBACH, V.; BUCCI, D. Z. . Estação de tratamento de efluentes da indústria têxtil. In: Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE), 2010, Blumenau. Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE/2010. Blumenau: Revista científica do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional, 2010. p. 36.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSSBACH, VIVIEN; DECKER, RODRIGO KOERICH ; NORILER, DIRCEU ; UTZIG, JONATHAN ; MEIER, HENRY FRANÇA . Análise numérica do uso de anéis defletores internos sobre o escoamento gás-sólido em risers de FCC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROSSBACH, V.. Estação de Tratamento de Efluentes da Indústria Têxtl. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROSSBACH, V.; BASTOS, M. K. S. C.. Participação em banca de Bruna Helena Zago.Produção de tinta esmalte sintético. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

2.
BASTOS, M. K. S. C.; ROSSBACH, V.. Participação em banca de Karla Ruon.Produção de polipropileno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

3.
ANVERSA, D. C.; ROSSBACH, V.. Participação em banca de Anete Liesenberg.Produção de cachaça. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

4.
GONCALVES, M. J.; NASCIMENTO, A. R.; ROSSBACH, V.. Participação em banca de Amanda Regina do Nascimento.Produção de toalhas a partir do algodão naturalmente colorido. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Regional de Blumenau.

5.
SOMBRIO, J. L. A.; GONCALVES, M. J.; ROSSBACH, V.. Participação em banca de Jean Lucas Asunção Sombrio.Tratamento de efluente têxtil com reuso de água. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

6.
HARTMANN, A. P. P.; ENDER, L.; ROSSBACH, V.. Participação em banca de Andrey Patrick Pieritz Hartmann.Produção de mortadela tipo premium. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos (CSBEA). -. 2015. (Congresso).

2.
XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. Análise numérica do uso de anéis defletores internos sobre o escoamento gás-sólido em risers de FCC. 2015. (Congresso).

3.
Encontro de Discussão sobre Escoamentos Multifásicos (EDEM). 2014. (Encontro).

4.
MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.Estação de Tratamento de Efluentes da Indústria Têxtil. 2010. (Outra).

5.
XV Semana acadêmica de Engenharia Química: energias renováveis - projete um futuro diferente. 2009. (Seminário).

6.
Seminário Tecnológico - FEBRATEX. 2008. (Seminário).

7.
XIV Semana Acadêmica de Engenharia Química. 2008. (Seminário).

8.
XIII Semana Acadêmica de Engenharia Química. 2007. (Seminário).

9.
Simpósio de Bioética e Células Tronco. 2006. (Simpósio).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROSSBACH, V.. Estação de Tratamento de Efluentes da Indústria Têxtl. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ROSSBACH, VIVIEN; DECKER, RODRIGO KOERICH ; NORILER, DIRCEU ; UTZIG, JONATHAN ; MEIER, HENRY FRANÇA . Análise numérica do uso de anéis defletores internos sobre o escoamento gás-sólido em risers de FCC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovação no TOEFL iBT em maio de 2015, com escore de 80 pontos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 7:22:30