Shirley Doweslei Bernardes Borja

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1258494468942330
  • Última atualização do currículo em 29/06/2018


Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2013), especialista em Psicopedagogia pela Universidade FUMEC (2008), graduada em Letras pela UFMG (1998) e graduada em Letras pela Faculdade Anhanguera (2016). Autora de materiais didáticos para cursos e implantação de cursos livres a distância do NEaD, FCMVirtual (Fundação Cefet Minas Virtual), coordenadora pedagógica da Rede e-tec CEFET-MG, tutora a distância, com experiência em organização e realização de palestras sobre educação tecnológica e estratégias de ensinos e aprendizagem. Pesquisadora do grupo de pesquisa AVACEFET-MG. Atua como professora-tutora semi-presencial no curso de Letras da Faculdade Anhanguera e como professora de idiomas. Realiza palestras sobre as temáticas Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Internet como Mediadora no Processo de Ensino-aprendizagem, Educação a Distância e Tecnologias no Ensino Fundamental e Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Shirley Doweslei Bernardes Borja
Nome em citações bibliográficas
BORJA, Shirley Doweslei Bernardes

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, Unidade BH.
Avenida Presidente Antônio Carlos , 4157
São Francisco
31270010 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 35173100


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação Tecnológica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: Estratégias de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na educação a distância via internet,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Márcia Gorett Ribeiro Grossi.
Bolsista do(a): Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-MG, Brasil.
Palavras-chave: Educação a Distância; Ensino de Língua Estrangeira; Recursos Tecnológicos; Internet.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Tecnológica.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2008
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 500h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Título: A realidade de uma creche no cuidado e educação da criança com Síndrome de Down - da necessidade à possibiolidade da prática pesicopedagógica.
Orientador: Marina de Britto Brandão.
2014 - 2016
Graduação em Letras.
Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, ANHANGUERA, Brasil.
1993 - 1998
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2017
LIBRAS. (Carga horária: 180h).
Aula Particular LIBRAS, LIBRAS, Brasil.
2016 - 2016
Neurociências e Aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais, FCM, Brasil.
2010 - 2010
Tutoria em Educação a Distância. (Carga horária: 20h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2010 - 2010
Inglês Instrumental. (Carga horária: 48h).
MAI English, MAI, Brasil.
2006 - 2006
Inglês. (Carga horária: 48h).
Park Idiomas, PARK, Brasil.
2004 - 2004
Mittelstufe. (Carga horária: 85h).
Goethe Institut, GOETHE INSTITUT, Alemanha.
1998 - 1998
Mittelstufe I Und II. (Carga horária: 100h).
Deuko Sprachschule, DEUKO, Alemanha.
1991 - 1992
3 Cursos de Nível Básico. (Carga horária: 96h).
Goethe Institut, GOETHE INSTITUT, Brasil.
1990 - 1990
Alemão. (Carga horária: 96h).
Volkshochschule, VOLKSHOCHSCHULE, Alemanha.


Atuação Profissional



Fundação de Educação para o trabalho de Minas Gerais, UTRAMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisora de Texto para EaD, Carga horária: 16


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretor Geral, Diretoria de Ensino.

06/2014 - 06/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenadora Pedagógica

Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, ANHANGUERA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professora-tutora, Enquadramento Funcional: Professora-tutora, Carga horária: 12


Bell Scholl Escola de Idiomas, BELL SCHOLL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

Atividades

3/1999 - 6/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
aulas de língua alemã

Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Aluno de especialização, Enquadramento Funcional: aluno


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Estágio e Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

3/1998 - 12/2005
Extensão universitária , Faculdade de Letras, Cenex.

Atividade de extensão realizada
aulas de língua alemã.

Centro de Estudos de Alemão, CEA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor titular


Yazigi Internexus, YAZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor subistituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Atividades

3/2000 - 6/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
aulas de língua alemã para todos os níveis

Pólen Jardim e Escola, PÓLEN*, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: observação em sala de aula, Carga horária: 2

Atividades

3/1997 - 6/1997
Estágios , Escola de Ensino Infantil e Fundamental, Pré Escola.

Estágio realizado
Atividade de observação em sala de aula para relatório, para alunos de 3º período.

Volpi Engenharia, VOLPI, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 40


Haro Representações e Comércio, HARO, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 40


VMI INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, VMI, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Carga horária: 40


Centralcar, CENTRALCAR, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Amientes Virtuais de Aprendizagem


Projetos de pesquisa


2013 - 2017
Coordenadora Pedagógica do Projeto de Pesquisa E-tec Brasil - FNDE
Descrição: Descrição: Coordenadora pedagógica do projeto de pesquisa do eTec Brasil CEFET-MG. São oferecidos cursos de Meio Ambiente, Eletroeletrônica e Informática para Internet nos pólos de Campo Belo, Curvelo, Nepomuceno e Timóteo. Financiado pelo Ministério da Educação. Coordenado: José Wilson da Costa e Coordenadora adjunta: Márcia Gorett Ribeiro Grossi..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
AVA CEFETMG
Descrição: Propõe intensa investigação dos ambientes virtuais de aprendizagem - AVA, que se configuram no interior das escolas através dos laboratórios de informática e dos projetos educativos mediados pela tecnologia. Pretende-se desenvolver atividades estruturais de configuração dos ambientes virtuais de aprendizagem privilegiando as arquiteturas tecnológicas baseadas em software livre, propor e discutir projetos e ações pedagógicas pressupondo as inter-relações entre alunos e objetos do conhecimento. Com ele, a sociedade poderá criar as suas comunidades inteligentes potencializando, assim, ainda mais o uso da rede; A potencialização da rede vai agregar pessoas e projetos, gerando novos e atuais arranjos produtivos, em escala regional, nacional e internacional. Esses viabilizarão a curto, médio e longo prazo, o crescimento econômico das cidades, dos estados e do país. Além disto, tornará possível a reciclagem de profissionais de informação, comunicação e de conhecimento, que poderão praticar em uma ferramenta real..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Shirley Doweslei Bernardes Borja - Integrante / GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro - Coordenador / Aline Lopes Moraes - Integrante / Ademir Jose Santos - Integrante / SOUZA, Welber Amaro - Integrante / José Wilson da Costa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Alemão.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, AR2017 ALMEIDA, AR ; BORJA, Shirley Doweslei Bernardes ; GROSSI . Digital technologies permeating the pedagogical practice of foreign language courses at a distance. International Journal of Business and Social Science, v. 8, p. 63-72, 2017.

2.
BORJA, Shirley Doweslei Bernardes2017BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; GROSSI ; FERREIRA, S.F. ; SILVA, E.R. . A look at the Postgraduation Stricto Sensu Scientific Production of Teachers in a Brazilian Federal Teaching Institution. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, v. 5, p. 153-173, 2017.

3.
GROSSI2016GROSSI ; BORJA, Shirley Doweslei Bernardes . A neurociência e a Educação a Distância: um diálogo necessário. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 9, p. 87-102-102, 2016.

4.
GROSSI2016GROSSI ; BORJA, Shirley Doweslei Bernardes ; Aline Moraes ; ANDALECIO, A.M.L. . As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Feministas. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS, v. 24, p. 11-30-30, 2016.

5.
BORJA, Shirley Doweslei Bernardes2015 BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; GROSSI, M. G. R. . O ensino de língua estrangeira a distância: a percepção de alunos do curso Livemocha. Paidéi@ (Santos), v. 7, p. 1-21, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; GROSSI ; Aline Moraes . Revisão das pesquisas nacionais sobre as redes digitais com fins educacionais. In: Grossi. (Org.). Revisão das pesquisas nacionais sobre as redes digitais com fins educacionais. 1ed.Brasília: ibict, 2018, v. 1, p. 209-226.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; GROSSI, M. G. R. . O ensino de línguas estrangeiras por meio dos Ambientes virtuais de Aprendizagem: O que mudou?. In: III SENEPT, 2012, Belo Horizonte. Anais IIII SENEPT 2012, 2012. v. 1. p. 1-15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; GROSSI . A internet como mediadora no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira na educação a distância.. In: I Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania, 2011, Braga - Portugal. Literacia, Media e Cidadania. Braga - Portugal: Editora da Universidade do Minho, 2011. v. 1. p. 117-117.

Artigos aceitos para publicação
1.
GROSSI, M. G. R. ; BORJA, Shirley Doweslei Bernardes ; ALMEIDA, AR . Digital Technologies permeating the pedagogical practice of foreign language courses at a distance. INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMANITIES AND SOCIAL SCIENCE (ONLINE), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; GROSSI, M. G. R. . O ensino de línguas estrangeiras por meio dos Ambientes virtuais de Aprendizagem: O que mudou?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; GROSSI . A internet como mediadora no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira na educação a distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXII Congresso Brasileiro e II Congresso Internacional da Abenepi. 2013. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação. 2012. (Congresso).

3.
Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - III SENEPT..O ensino de línguas estrangeiras por meio dos Ambientes virtuais de Aprendizagem: O que mudou?. 2012. (Seminário).

4.
3º Congresso Internacional de Dislexia. 2011. (Congresso).

5.
Congresso Literacia, Media e Cidadania. "A internet como mediadora no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira na educação a distância. 2011. (Congresso).

6.
Seminário de Psicomotricidade: Interfaces da preática psicomotora. 2011. (Seminário).

7.
Simpósio sobre Distúrbios de Aprendizagem. 2010. (Simpósio).

8.
I Simpósio sobre Dificuldades Escolares e de Aprendizagem para Educadores. 2009. (Simpósio).

9.
Formação de professores para a Educação Básica - 10 anos da LDB. 2007. (Seminário).

10.
Work Shop de Técnicas de ensino de alemão.Work Shop. 2004. (Outra).

11.
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ALEMÃO. 1999. (Congresso).

12.
CEBIT - Feira de Informática. 1993. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALMEIDA, AR2017 ALMEIDA, AR ; BORJA, Shirley Doweslei Bernardes ; GROSSI . Digital technologies permeating the pedagogical practice of foreign language courses at a distance. International Journal of Business and Social Science, v. 8, p. 63-72, 2017.

2.
BORJA, Shirley Doweslei Bernardes2017BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; GROSSI ; FERREIRA, S.F. ; SILVA, E.R. . A look at the Postgraduation Stricto Sensu Scientific Production of Teachers in a Brazilian Federal Teaching Institution. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, v. 5, p. 153-173, 2017.

3.
BORJA, Shirley Doweslei Bernardes2015 BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; GROSSI, M. G. R. . O ensino de língua estrangeira a distância: a percepção de alunos do curso Livemocha. Paidéi@ (Santos), v. 7, p. 1-21, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 23:04:15