Fernanda Deborah Barbosa Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5731044711306516
  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Mestre em Antropologia pelo PPGA da UFF. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela PUC-Rio (2008). Atua como professora no Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Niterói. Pesquisadora associada ao Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP/ IUPERJ da Universidade Cândido Mendes. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Arte, Antropologia Urbana, Culturas Jovens, Movimentos Sociais e Estudos de Gênero. Entre 2008 e 2015, atuou como Coordenadora de Projetos de formação profissional no audiovisual e de publicações de livros dedicados ao setor pelo Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria em Audiovisual - LATC. É consultora eventual em projetos de capacitação profissional, projetos de pesquisa e eventos dedicados às áreas de Antropologia, Culturas Jovens, Estudos de Gênero, Feminismos, Sociologia da Cultura, Produção Cultural e Audiovisual e temáticas afins. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Deborah Barbosa Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Fernanda D. B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Unidade Pinheiral.
Rua José Breves, 550
Centro
27197000 - Pinheiral, RJ - Brasil
Telefone: (24) 33568200
URL da Homepage: www.ifrj.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A perfomance arte como gesto,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Nilton Silva dos Santos.
Palavras-chave: Antropologia; Performance; Estudos de Performance; Arte contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte contemporânea.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2003 - 2008
Graduação em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Retratos da Cena Black Rio: Tangará, Charme Camelódromo e Chocolate com Pimenta.
Orientador: Santuza Cambraia Naves.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
2003 - 2008
Graduação em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Habilitação em Licenciatura.
Orientador: Santuza Cambraia Naves.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Oficina de Enquadramento de Projetos Audiovisuais. (Carga horária: 15h).
Espaço Telezoom, TELEZOOM, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Domínio Adicional em Antropologia da Arte. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia para o Ensino Médio I, II e III
Sociologia das Organizações

Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 36
Outras informações
Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Subjetividade do Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP/IUPERJ da Universidade Candido Mendes.

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária do Núcleo de Estudos Musicais - NUM do Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP/ IUPERJ da Universidade Candido Mendes.

Atividades

12/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP, .

01/2009 - 11/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP, .

01/2006 - 11/2015
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP, .

Serviço realizado
Prestação de Contas e administração de Projetos de Pesquisa.
11/2004 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP, .

Serviço realizado
Transcrição de Entrevistas.
10/2004 - 12/2008
Estágios , Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP, .

Estágio realizado
MEMBRO DE GRUPO DE PESQUISA DO NUM/ CESAP/ UCAM; ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ACERVO; ORGANIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS E EVENTOS ACADÊMICOS; ADMINISTRAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PROJETOS PESQUISA: CAPES E FAPERJ; E MANUTENÇÃO DE CONTEÚDO DO SITE CESAP..

Centro Latino Americano de Treinamento e Consultoria Audiovisual, LATC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Por projeto, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 20
Outras informações
Concepção e Coordenação de Projetos de Seminários, Palestras, Mesas Redondas, e outros. Atua desenvolvendo Projetos na Área de Formação de Profissionais de Conteúdo Audiovisual.

Atividades

04/2011 - 11/2015
Direção e administração, Editora LATC, .

Cargo ou função
Coordenadora de Produção Editorial.
06/2009 - 11/2015
Direção e administração, Coordenação de projetos de formação, .

Cargo ou função
Coordenadora de Projetos.


Linhas de pesquisa


1.
Territórios Literários: novas tecnologias, práticas de leitura e de compartilhamento na contemporaneidade
2.
Crítica musical e Cultura Popular
3.
Manifestações musicais contemporâneas no Rio de Janeiro
4.
Profissionalização da Criatividade, Criativização da Profissão: Juventude, Construção de Si e Desempenho Profissional no Rio de Janeiro

Objetivo: O foco da pesquisa é a questão de visibilização crescente da figura do "jovem empreendedor" e dos "novos empreendedorismos", na articulação entre um ethos jovem, a produtividade e a criatividade - questão que tem se colocado como premente no atual cenário do país, o que se explicita quando observamos que, em torno desta temática, aglutinam-se e convergem discursos de Estado e da iniciativa privada..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Antropologia; Etnografia; Juventude; Profissionalização jovem.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Movimentos anti-assédio e mídias sociais: o impacto de hashtags e campanhas multimídias entre jovens do Sul Fluminense
Descrição: O tema do assédio moral e sexual revela-se como um emaranhado de relações sociais das mais diversas tessituras e esferas de produção de saber e ?verdade?. De modo geral, as pesquisas têm se detido na questão do assédio sexual ou nas formas de assédio moral no ambiente de trabalho (SOUZA, 2008) de modo separado. Contudo, na comunidade escolar, assim como nas demais esferas da vida social, as diferentes formas de assédio se apresentam de modo indissociado e permeiam um mesmo debate: a questão do respeito ao outro, a dignidade humana e, consequentemente, o tema da garantia dos direitos humanos e civis. Se por um lado essas mesmas pesquisas apontam um baixo índice de denúncia dos casos de assédio ? das vítimas de assédio no trabalho que responderam a pesquisa do site Vagas.com, somente 12,5% denunciaram ?, por outro lado observa-se um fenômeno extremamente contemporâneo de ?ondas? de denúncia e mobilização através das mídias sociais. Os chamados movimentos anti-assédio se organizam através de sites e blogs, utilizando-se de ferramentas digitais como as hashtags e campanhas multimídia de sensibilização a respeito da temática do assédio. O que nos parece apontar para a emergência da produção e atualização de estudos e reflexões sobre estes fenômenos através de uma perspectiva multidisciplinar. Faz-se necessário um esforço de cruzamento de conceitos e dados oriundos de diferentes áreas do saber: Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Educação e Psicologia. A pesquisa pretende realizar um recrutamento dos mais variados arcabouços teóricos e metodológicos a fim de buscar compreender o fenômeno em sua complexidade. Este estudo pretende refletir sobre as características, as dinâmicas e as reverberações midiáticas dos movimentos anti-assédio, por meio da análise das hashtags e campanhas virtuais nas mídias e plataformas sociais, como Facebook, Twiter e Medium..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Territórios Literários: novas tecnologias, práticas de leitura e de compartilhamento na contemporaneidade
Descrição: Com financiamento da FAPERJ através de APQ1. Desinteresse pela leitura, alheamento à realidade e fixação por novas tecnologias são lugares comuns facilmente atrelados aos jovens da contemporaneidade. Em consonância com a necessidade de mudar a pergunta em torno de "quanto se lê" para a problemática de "como se lê", esta pesquisa se dedica a investigar as práticas de leitura por meio de um amplo espectro de dispositivos, plataformas e suas variadas possibilidades de utilização em espaços físicos e virtuais. Sob esta perspectiva, é pensado o caráter híbrido e, por vezes, fragmentado da circulação de informações em um contexto de mobilidades e deslocamentos que implicam em reinvenções tanto da cidade, quanto do espaço íntimo hermético naturalizado como lócus da experiência de leitura. Interessa-nos tematizar como o acesso a tempos e a espaços outros, propiciado por essa experiência é atravessado pelo desejo de encontro e de compartilhamento com outros leitores; impulsionado por plataformas virtuais como o Youtube e por ocupações sutis e significativas do tecido urbano que se valem de bibliotecas livres, ninhos de livros em pontos de transporte público, sarais e intervenções poético-visuais em torno da celebração da leitura no ambiente da cidade. Nossos interlocutores são booktubers, jovens que compartilham suas experiências com os livros por meio de vídeos na internet e ainda coletivos mobilizados pela produção e circulação de artefatos literários diversos ? gibis, livros, instalações ? no espaço público. Tais artefatos são tomados como artifício metodológico que nos leva ao encontro de diferentes modos de estar face a face promovidos pelo jovens em questão, que em nada se assemelham ao estereótipo do leitor solitário e anti social que se refugia da agitação da urbe. O olhar atento à variedade de suportes e de cenas de interação, volta-se, portanto, ao dinamismo da experiência e sua potência para ocupar, reapropriar, fabular e manusear realidades e lugares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Fernanda Deborah Barbosa Lima - Integrante / Maria Isabel M. de Almeida - Coordenador / Raphael Bispo dos Santos - Integrante / Lilian Alves Gomes - Integrante / Thais Costa da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Reinvenções da solidão na juventude contemporânea
Descrição: Encontrar as "solidões" tal como vividas pelas juventudes erige-se numa via privilegiada para afirmar e reconhecer a multiplicidade de modos de vida que compõem o contemporâneo e que fazem a densidade deste tempo, na medida em que permite contribuir para questionar a construção generalizante e unívoca da imagem do jovem. É nesse sentido que dedicaremos nossos esforços atuais de pesquisa à busca pela conciliação desses dois temas considerados como pouco prováveis de serem observados em sintonia ? juventude e solidão. Sendo assim, o nosso interesse central de investigação ancora-se sobre a ampliação e a re-significação da condição da solidão entre os jovens, procurando avançar sobre as conotações de invenção, criação e potência dos modos de vida solitários. Através do recurso da conversa, da entrevista informal, da convivência e do paulatino rastreamento descritivo, propomos percorrer a variedade de experiências que têm lugar enquanto gradações num continuum entre a "solidão acontecida" e a "solidão deliberada", entre o "sentir-se sozinho" e o "estar solitário"; entre a solidão e a solitude..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Fernanda Deborah Barbosa Lima - Integrante / Maria Isabel M. de Almeida - Coordenador / Fernanda Eugênio - Integrante / Raphael Bispo dos Santos - Integrante.
2009 - 2014
Profissionalização da criatividade, criativização da profissão: jovens, construção de si e horizontes profissionais
Descrição: Com apoio da FAPERJ, atualmente o NES investiga os novos empreendedorismos jovens e as cruciais transformações que esse fenômeno vem apresentando no âmbito das relações entre subjetividade, criatividade, produtividade e profissionalização. O capitalismo mundial e globalizado da contemporaneidade vem apontando para importantes registros de alteração nas formas de abordagem e configuração do trabalho, assim como no próprio sentido da profissionalização. Este cenário torna-se foco de grande interesse e de não menor perplexidade, quando tomamos como objeto de investigação os setores jovens médios de nossa sociedade em processo de profissionalização. Entre esses setores elegemos como eixo central de investigação dois amplos grupos de jovens cujas áreas de eleição profissional são aparentemente compreendidas como contrastantes: o universo artístico-expressivo (tais como o cinema, a literatura, as artes plásticas, a moda, o teatro etc) e aquele caracterizado pelas vocações executivas, cuja ênfase repousa sobre o campo empresarial, administrativo e de negócios..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fernanda Deborah Barbosa Lima - Integrante / Maria Isabel M. de Almeida - Coordenador / Fernanda Eugênio - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2012 - 2012
Seminário Internacional Brasil & Portugal: Jovens, Subjetividades e Novos Horizontes
Descrição: O objetivo deste seminário foi propor o encontro e o debate entre pesquisadores dedicados ao estudo das culturas jovens nos dois países, a fim de refletir sobre as especificidades e os atravessamentos comuns das afetações provocadas, nas subjetividades juvenis brasileiras e européias, pelas recentes configurações conexionistas que vêm assumindo o capitalismo mundial..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (11) .
Integrantes: Fernanda Deborah Barbosa Lima - Coordenador / Maria Isabel M. de Almeida - Integrante / Fernanda Eugênio - Integrante / Johannes Andreas Valentin - Integrante / José Machado Pais - Integrante / José Alberto Simões - Integrante / Vitor Sérgio Ferreira - Integrante / Silvia Ramos - Integrante / João Freire Filho - Integrante / Ana Maria Nicolaci-da-Costa - Integrante / Paulo Carrano - Integrante / Claudia Pereira - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2012
Criatividade, Juventude e Novos Horizontes Profissionais
Descrição: Coordenação de produção desta coletânea de artigos com pesquisadores do Convênio entre o CESAP da Universidade Candido Mendes e o ICS da Universidade de Lisboa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Fernanda Deborah Barbosa Lima - Coordenador / Maria Isabel M. de Almeida - Integrante / Fernanda Eugênio - Integrante / José Machado Pais - Integrante / José Alberto Simões - Integrante / Vitor Sérgio Ferreira - Integrante / Ana Maria Nicolaci-da-Costa - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Arte.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Gestão por Processos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. (Org.) . Juventude, subjetividade e performance. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2015. v. 1. 144p .

2.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. (Org.) . Arte jovem: redesenhando fronteiras da produção artística e cultural. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2015. v. 1. 147p .

3.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. (Org.) . Educação e trabalho na experiência juvenil. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2015. v. 1. 158p .

4.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. (Org.) . Subjetividades, violência e trajetórias juvenis. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2015. v. 1. 102p .

5.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. (Org.) . Juventude: consumo, mídia e novas tecnologias. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2015. v. 1. 142p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, Fernanda D. B.. A performance como gesto: notas de um Artista Invasor. In: Almeida, M. I. M.; Lima, F. D. B.. (Org.). Arte jovem: redesenhando fronteiras da produção artística e cultural. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2015, v. 1, p. 127-145.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, Fernanda D. B.. Experiências laborais e artísticas de coletivos juvenis no Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, Fernanda D. B.. A experiência de campo no Festival Performance Arte Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, Fernanda D. B.. A arte da performance na produção de ?artistas conceituais? na contemporaneidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, Fernanda D. B.. Retratos da Cena Black Rio: Tangará, Charme Camelódromo e Chocolate com Pimenta 2008 (Monografia de Conclusão de Graduação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, Fernanda D. B.. Parecer Técnico de Proposta de Inclusão de Curso Técnico em Cinema e Audiovisual no CNCT. 2014.

2.
LIMA, Fernanda D. B.. Parecer Técnico de Proposta de Inclusão de Curso de Formação de Bailarino para corpo de baile no CNCT. 2013.

3.
LIMA, Fernanda D. B.. Parecer Técnico de Proposta de Inclusão de Curso Técnico em Dança de Salão no CNCT. 2013.

4.
LIMA, Fernanda D. B.. Parecer Técnico de Revisão de Curso Técnico em Arte Circense no CNCT. 2013.

5.
LIMA, Fernanda D. B.. Parecer Técnico de Revisão de Curso Técnico em Dança no CNCT. 2013.

6.
LIMA, Fernanda D. B.. Parecer Técnico de Revisão de Curso Técnico em Comunicação Visual no CNCT. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, M. I. M. ; LIMA, Fernanda D. B. ; Araujo, N. C. . Projeto e Prática: inserções e modos de fazer do jovem no mercado de trabalho. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. . Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP. 2014; Tema: Publicação de website com os dados e informações de pesquisa do CESAP. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, Fernanda D. B.. Oficina sobre Assédio de Gênero. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LIMA, Fernanda D. B.. JUVENTUDES E NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA: SUPORTES, MÍDIAS E CIDADE. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, Fernanda D. B.; Solot, S. . Mecanismos Actuales para Financiación de Contenidos Audiovisuales 3. 2017. (Coordenação de Produção de livro).

4.
LIMA, Fernanda D. B.. Criatividade, Juventude e Novos Horizontes Profissionais. 2012. (Coordenação de Produção de livro).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
FAVERSANI, E. ; FERREIRA & FAVERSANI Produções Artísticas ; LIMA, Fernanda D. B. . Quintanaria. 2010 (Produção Cultural - Espetáculo Teatral Adulto).

2.
Cia. Trupe Pas D'Angent ; LIMA, Fernanda D. B. . Cidade das Donzelas. 2008 (Produção Cultural de Espetáculo Teatral).

3.
Vanart Produções Artísticas ; LIMA, Fernanda D. B. . Alice no País das Maravilhas. 2007 (Produção Cultural de Espetáculo Teatral).

4.
Marcos dos Anjos ; LIMA, Fernanda D. B. . A procura de um amigo. 2006 (Produção Cultural de Espetáculo Teatral).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, Fernanda D. B.; SOUZA, D. C. A.; ROMEIRO, J. F.. Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
LIMA, Fernanda D. B.. Avaliador de Relatório Técnico-Científico do PIBICT 2015-2016. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
LIMA, Fernanda D. B.. Avaliação de Projetos de Diversidade do IFFluminense - Projetos Culturais. 2017. Instituto Federal Fluminense.

3.
LIMA, Fernanda D. B.. Avaliadores dos Projetos de Diversidade - Núcleos de Gênero. 2017. Instituto Federal Fluminense.

4.
LIMA, Fernanda D. B.. Avaliador de trabalhos da XIX EXPOCANP. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
LIMA, Fernanda D. B.. Avaliador de trabalhos da XVIII EXPOCANP. 2016. Instituto Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Projeto e prática: inserções e modos de fazer do jovem no mercado de trabalho.Debatedora. 2015. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Solot, S. ; LIMA, Fernanda D. B. . Mostra Brasil Showcase: A magia do cinema brasileiro. 2018. (Festival).

2.
Solot, S. ; LIMA, Fernanda D. B. . 2017 LATC Global Film and Television Program in Los Angeles. 2017. (Outro).

3.
Solot, S. ; DREIFUSS, D. ; LIMA, Fernanda D. B. . 7º Programa de Imersão na Indústria Cinematográfica dos Eua em Los Angeles. 2015. (Congresso).

4.
Solot, S. ; DREIFUSS, D. ; LIMA, Fernanda D. B. . 6º Programa de Imersão na Indústria Cinematográfica dos EUA em Los Angeles. 2014. (Congresso).

5.
ALMEIDA, M. I. M. ; MACHADO, F. E. ; LIMA, Fernanda D. B. ; VALENTIN, J. A. . Seminário Internacional Brasil e Portugal: Jovens, Subjetividades e Novos Horizontes. 2012. (Congresso).

6.
CENTER, L. A. T. ; LIMA, Fernanda D. B. . Seminário Profissional de Capacitação Audiovisual com Foco nos Mercados dos Estados Unidos e Brasil. 2010. (Congresso).

7.
ALMEIDA, M. I. M. ; EUGENIO, F. ; LIMA, Fernanda D. B. . As Formas Comunicativas do Habitar: metrópole, meio-ambiente e comunicação. 2010. (Outro).

8.
CENTER, L. A. T. ; EGEDA ; LIMA, Fernanda D. B. . Seminário de Capacitação de Produtores Audiovisuais - EGEDA-LATC. 2009. (Congresso).

9.
CENTER, L. A. T. ; LIMA, Fernanda D. B. . Jornada LATC: Aspectos Legais da Produção e Distribuição Audiovisual. 2008. (Outro).

10.
ALMEIDA, M. I. M. ; NAVES, S. C. ; BACAL, T. ; COELHO, F. O. ; MACHADO, F. E. ; LIMA, Fernanda D. B. . Por Que Não??: Rupturas e continuidades da contracultura. 2006. (Outro).

11.
NAVES, S. C. ; ALMEIDA, M. I. M. ; EUGENIO, F. ; BACAL, T. ; COELHO, F. O. ; LIMA, Fernanda D. B. . Ciclo CESAP de Debates. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Kariany Leandro Cabral de Lima. Movimentos antiassédio e mídias sociais: O impacto de hahtags e campanhas multimídias entre jovens do Sul Fluminense. Início: 2017 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

2.
Kamilla Avelar da Silva. Movimento antiassédio e mídias sociais: o impacto de hashtags e campanhas multimídias entre jovens do Sul Fluminense. Início: 2017 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Iris da Silva Valerio. Fanfic: Leitura e escrita colaborativa entre jovens. 2017. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.

Orientações de outra natureza
1.
Júlia Araújo de Avellar. Mulheres e Tecnologias da Informação: programadoras históricas e os desafios atuais de inserção no mercado de trabalho. 2017. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.

2.
Maria Fernanda Tobias Fernandes. A mulher por trás do corpo. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.

3.
Marcella dos Santos Rodrigues. A mulher por trás do corpo. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.

4.
Thaís Augusta de Carvalho Campos. A mulher por trás do corpo. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.

5.
Nicoly de Souza Silveira. A mulher por trás do corpo. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.

6.
Paola Carneiro Pessoa. Territórios Literários: novas tecnologias, práticas de leitura e de compartilhamento na contemporaneidade. 2015. Orientação de outra natureza. (Cesap - Centro de Estudos Sociais Aplicados - Instituto Universitário de P) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.

7.
Cecilia Granato Ribeiro. Reinvenções da solidão na juventude contemporânea. 2014. Orientação de outra natureza. (Cesap - Centro de Estudos Sociais Aplicados - Instituto Universitário de P) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.

8.
Thais Mendes de Oliveira. Reinvenções da solidão na juventude contemporânea. 2014. Orientação de outra natureza. (Cesap - Centro de Estudos Sociais Aplicados - Instituto Universitário de P) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.

9.
Oswaldo Zampiroli Cerqueira. Reinvenções da solidão na juventude contemporânea. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Candido Mendes. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.

10.
Mayra Fernandes de Albuquerque. Profissionalização da criatividade, criativização da profissão: jovens, construção de si e horizontes profissionais. 2013. Orientação de outra natureza. (Cesap - Centro de Estudos Sociais Aplicados - Instituto Universitário de P) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.

11.
Daniel Ferreira Wainer. Profissionalização da criatividade, criativização da profissão: jovens, construção de si e horizontes profissionais. 2013. Orientação de outra natureza. (Cesap - Centro de Estudos Sociais Aplicados - Instituto Universitário de P) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Fernanda Deborah Barbosa Lima.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. (Org.) . Juventude, subjetividade e performance. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2015. v. 1. 144p .

2.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. (Org.) . Arte jovem: redesenhando fronteiras da produção artística e cultural. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2015. v. 1. 147p .

3.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. (Org.) . Educação e trabalho na experiência juvenil. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2015. v. 1. 158p .

4.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. (Org.) . Subjetividades, violência e trajetórias juvenis. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2015. v. 1. 102p .

5.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. (Org.) . Juventude: consumo, mídia e novas tecnologias. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2015. v. 1. 142p .

1.
LIMA, Fernanda D. B.. A performance como gesto: notas de um Artista Invasor. In: Almeida, M. I. M.; Lima, F. D. B.. (Org.). Arte jovem: redesenhando fronteiras da produção artística e cultural. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2015, v. 1, p. 127-145.


Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, Fernanda D. B.. A arte da performance na produção de ?artistas conceituais? na contemporaneidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, Fernanda D. B.. A experiência de campo no Festival Performance Arte Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, Fernanda D. B.; ALMEIDA, M. I. M. . Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP. 2014; Tema: Publicação de website com os dados e informações de pesquisa do CESAP. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 3:12:54