Adriano Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5573181862713195
  • Última atualização do currículo em 18/02/2019


Doutorado em Educação (Tese defendida em fevereiro/2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre em Educação Matemática (Dissertação defendida em março/2009) pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, Área de Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos, UNESP - Rio Claro. Graduado em Matemática (Licenciatura) pela UNESP - São José do Rio Preto em 2001. Atuei como professor da Educação Básica de 2002 à 2009: professor efetivo na EE Prof. Marcelo de Mesquita na cidade de Ipeúna-SP de agosto/2004 a julho/2009. Desde julho/2009, atuo como professor na Universidade Federal do Tocantins - UFT, Câmpus Universitário de Araguaína, junto ao curso de Licenciatura em Matemática, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Formação de Professores e Etnomatemática. Temáticas de estudo e pesquisa: formação de professores que ensinam matemática, ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática, teorias de currículo (perspectiva pós-estruturalista), estudos foucaultianos (sujeito, práticas discursivas, relações de poder-saber). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriano Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Araguaína - UFT, Centro de Ciências Integradas (Unidade CIMBA).
Avenida Paraguai, s/n
Setor CIMBA
77800000 - Araguaína, TO - Brasil
Telefone: (63) 34165627
URL da Homepage: www.uft.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2019
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, FE-UNICAMP, Brasil.
Título: Etnomatemática na Escola: a questão do sujeito, Ano de obtenção: 2019.
Orientador: Profa. Dra. Jackeline Rodrigues Mendes.
Palavras-chave: Ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática; Posição-Sujeito; Práticas discursivas; Relações de poder-saber; Práticas de Condução.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Construção do Conhecimento Matemático de uma Turma de Alunos do Ensino Médio num Espaço Sociocultural: uma Postura Etnomatemática,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Pedro Paulo Scandiuzzi.
Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Palavras-chave: Etnomatemática; conhecimento matemático; espaço sociocultural; alteridade; educação escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2001
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Relações Educacionais Entre Jogos Culturais e Matemática no Processo Ensino Aprendizagem dos Jovens da FEBEM de São José do Rio Preto.
Orientador: Pedro Paulo Scandiuzzi.




Atuação Profissional



Associação Educacional de Catanduva - Sistema Objetivo de Ensino, AEC OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Plantonista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 4
Outras informações
Atuei como professor no Projeto Plantão de Matemática para Ensino Médio do Colégio Objetivo.

Atividades

03/2004 - 07/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público Estadual, Enquadramento Funcional: Prof. Educação Básica - Substituto Eventual, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como professor substituto eventual na Educação Básica nas escolas estaduais de Itajobi e Catanduva, tendo como escola-sede a EE Profa. Ruth Dalva Ferraz Farão de março/2003 até dezembro/2003 e a escola-sede EE Prof. Vitorino Pereira de março/2004 até julho/2004.

Atividades

03/2003 - 07/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Temas Transversais
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias
03/2003 - 07/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Temas Transversais
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Catanduva/SP, SME-CATANDUVA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público Municipal, Enquadramento Funcional: Professor II - Temporário, Carga horária: 24
Outras informações
Atuei como professor na Educação Básica - 6º ao 9º anos - nas escolas municipais de Catanduva/SP, tendo como escola-sede a EMEF Profa. Darci Helena Delgado Januário.

Atividades

02/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público Federal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I - 2013/2
Estágio Supervisionado II - 2010/1; 2011/1; 2012/2; 2013/1
Estágio Supervisionado III - 2010/2; 2011/2; 2012/1; 2012/2; 2014/1
Tendências em Educação Matemática - 2014/2
Laboratório de Ensino de Matemática - 2013/1; 2013/2; 2014/2; 2018/1
Teoria do Currículo - 2018/1; 2018/2
02/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica I - 2010/1; 2011/1; 2014/2; 2018/1; 2018/2
Matemática Básica II - 2010/1; 2011/2
Matemática Básica III - 2012/1
08/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário de Araguaína - UFT, .

01/2010 - 11/2015
Ensino, Licenciatura em Matemática - PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I - 2012/2; 2013/1
Estágio Supervisionado II - 2013/1
Estágio Supervisionado III - 2013/2
Matemática Básica I - 2012/1
Tendências em Educação Matemática - 2014/1; 2014/2; 2015/2
Didática da Matemática - 2015/1
01/2013 - 01/2015
Direção e administração, Campus Universitário de Araguaína - UFT, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Matemática.
01/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Curso de Matemática - Campus da UFT de Araguaína/TO, .

Atividade de extensão realizada
Projeto "Laboratório de Educação Matemática - LEM: espaço de pesquisa, ensino e aprendizagem" que busca desenvolver ações/atividades no LEM que contribuam para a formação inicial e continuada do professor de matemática..
02/2014 - 05/2014
Ensino, Curso de Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologias para o Ensino da Matemática I
Tendências no Ensino de Matemática
02/2013 - 03/2014
Ensino, Curso de Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino e Aprendizagem de Matemática I
Tendências no Ensino da Matemática
07/2011 - 07/2013
Extensão universitária , Campus Universitário de Araguaína - UFT, .

Atividade de extensão realizada
Projeto-Ação de Extensão e Pesquisa "Releitura do Cotidiano: Um Olhar Etnomatemático" desenvolvido no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, cidade de Araguaína/TO, contando com a participação de professores e alunos da referida escola..
08/2009 - 04/2013
Ensino, Ciências com Habilitação Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio II - 2010/1; 2011/1; 2012/2
Estágio III - 2010/2; 2011/2; 2012/1; 2012/2
Matemática I - 2009.2
Matemática II - 2009/2; 2010/1; 2011/2
02/2012 - 03/2013
Ensino, Curso de Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia para Ensino e Aprendizagem da Matemática I
02/2011 - 03/2012
Ensino, Curso de Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia para Ensino-Aprendizagem de Matemática I
01/2010 - 12/2011
Direção e administração, Campus Universitário de Araguaína - UFT, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Matemática do PARFOR.
08/2009 - 07/2011
Extensão universitária , Campus Universitário de Araguaína - UFT, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão "Caminhos do emprego: Matemática e Cotidiano" que promove juntamente com o SINE de Araguaína um curso de aperfeiçoamento em Matemática para trabalhadores em situação de desemprego, contando com a atuação de professores e graduando.

EE Prof. Marcelo de Mesquita, EEMM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Servidor Público Estadual, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Matemática, Carga horária: 32

Atividades

08/2004 - 07/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
08/2004 - 07/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores
2.
Etnomatemática
3.
Currículo
4.
Estudos foucaultianos (sujeito, práticas discursivas, relações de poder-saber)


Projetos de pesquisa


2013 - 2018
ETNOMATEMÁTICA NA ESCOLA: INVESTIGAÇÃO E RELEITURA DO COTIDIANO
Descrição: Inicialmente esta pesquisa, de caráter qualitativo, tinha como propósitos: (i) dar continuidade à uma ação pedagógica orientada pela Etnomatemática desenvolvida de 2011-2013 na cidade de Araguaína/TO com professores e alunos de um Centro de Ensino Médio público; (ii) analisar o trabalho desenvolvido, à luz da Etnomatemática e de outras teorias educacionais. Deste modo, contribuir tanto com a Formação de Professores quanto com a compreensão sobre a construção de conhecimento etnomatemático de um grupo cultural e as implicações pedagógicas da Etnomatemática. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, se utilizaria dos métodos da etnografia para investigação de campo. A fundamentação teórica se daria tanto por trabalhos do campo da Etnomatemática quanto de trabalhos que lidam com questões culturais e educacionais e que possuem uma sintonia dialógica com a Etnomatemática. No entanto, em 2014, apesar de se manter o foco na dimensão pedagógica da Etnomatemática, os propósitos desta pesquisa tomaram novos rumos, a qual foi convertida numa proposta de Doutorado, iniciada em 2015 no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP. Deste modo, manteve-se o segundo propósito apresentado acima, cuja análise teria como foco não somente uma ação pedagógica desenvolvida por mim, mas uma análise discursiva, numa perspectiva foucaultiana, de uma gama de ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Adriano Fonseca - Coordenador / Jackeline Rodrigues Mendes - Integrante.
2010 - 2013
PRÁTICAS CULTURAIS EM DIFERENTES CONTEXOS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA
Descrição: Esta investigação propõe uma análise de fenômenos ocorridos no cotidiano de pessoas que vivenciam por meio de práticas culturais, saberes e fazeres específicos que propiciam a geração de estratégias cognitivas que expressam representações do seu modo de ver e viver no mundo. Tomamos como cerne inicial de discussões as teorias da Etnomatemática que serão discutidas e refletidas por um grupo de acadêmicos e professores cursistas PARFOR/Matemática e demais acadêmicos interessados em participar deste estudo e ainda, por acreditar que o campo teórico da Etnomatemática favorece o estudo sobre a constituição sociocultural do ambiente local e regional, no sentido de estarmos buscando novas possibilidades educativas juntamente com os docentes e futuros professores de Matemática imersos na formação escolar. Intencionamos também visitações ao município de Maurilândia e ao povo indígena Karajá de Xambioá com o intuito de presenciar e/ou vivenciar uma visão multifacetada do conhecimento tradicional em contraste com o formal. Considerando que as teorias da Etnomatemática poderão propiciar a análise de ideais Matemáticas que estão presentes em práticas culturais desenvolvidas em contextos distintos, como por exemplo, na produção de farinha de mandioca e outros derivados, na arte e na cultura indígena, nos saberes próprios dos professores e futuros professores de Matemática e na ação pedagógica daqueles que ensinam Matemática em escolas de movimentos sociais, caso assentamento rural Maurilândia/TO. Haja vista que os conhecimentos tidos como matemática informal serão evidenciados e promoverão um redimensionar da ação educativa e da postura docente rumo a um fazer diferenciado, tendo por base a formação sócio-étnica-cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) .

Integrantes: Adriano Fonseca - Integrante / Elisângela Aparecida Pereira de Melo - Coordenador / Douglas Silva Fonseca - Integrante / Elzimar Pereira do Nascimento - Integrante.
2009 - 2013
Projeto de Pesquisa Formação de Professores de Matemática: sala de aula como um espaço sociocultural dentro de uma postura etnomatemática
Descrição: Projeto que busca estudar o processo de construção do conhecimento matemático dos alunos, os quais constituem grupos sociais com culturas próprias. Uma das ações previstas é trabalhar com projetos a serem desenvolvidos em escolas da educação básica, contribuindo para que a sala de aula se torne um espaço de sociabilidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Adriano Fonseca - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2011 - 2013
Releitura do Cotidiano: um olhar etnomatemático
Descrição: Este projeto de extensão se configura num trabalho de caráter interdisciplinar com enfoque etnomatemático que está sendo desenvolvido na escola pública estadual CEM Paulo Freire em Araguaína/TO, e que conta com a participação de professores e alunos do Ensino Médio, além de graduandos do curso de Matemática da UFT. Vinculado à minha pesquisa iniciada em 2009, este projeto de extensão contempla: a formação inicial de futuros professores de matemática e a formação continuada dos professores envolvidos, pertencentes às diversas áreas do conhecimento; o estudo do Programa Etnomatemática pelos professores; a pesquisa e o estudo da realidade cultural do/pelo grupo social pesquisado ? uma turma de alunos; a compreensão das relações e contribuições entre o conhecimento etnomatemático acadêmico e o conhecimento etnomatemático do grupo social. Para que os objetivos propostos neste projeto fossem alcançados, estão sendo trabalhados alguns temas relacionados com a realidade cultural dos alunos. Estes temas, definidos pelos alunos, são pesquisados e estudados pelo próprio grupo, em colaboração com os professores, que são os representantes da outra cultura. Estes temas são sociabilizados em sala de aula, constituindo-se assim num espaço sociocultural, e não somente de transmissão de um único conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Adriano Fonseca - Coordenador.
Número de orientações: 1
2009 - 2011
Caminhos do Emprego: Matemática e Cotidiano
Descrição: Este projeto teve como objetivo principal capacitar social e profissionalmente jovens de baixa renda que procuram o primeiro emprego e trabalhadores em situação de desemprego. A justificativa para a realização deste trabalho é que nos últimos anos com o crescimento da região Norte do país, o Estado do Tocantins tornou-se referência nacional devido ao seu crescente desenvolvimento populacional, social e econômico, fato este que gerou novas perspectivas de emprego, mas, que também apresenta altos índices de defasagem de mão-de-obra qualificada em todos os setores econômicos. Com esta preocupação, o curso de Matemática da Fundação Universidade Federal do Tocantins ? Campus de Araguaína em parceria com o SINE de Araguaína através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social promoveu ações no sentido de elevar a qualidade de mão de obra aumentando as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho. A ação dos professores de matemática envolvidos, chamados de instrutores, foi desenvolver os conteúdos básicos da matemática escolar voltados para o cotidiano, buscando desenvolver o raciocínio lógico e a comunicação dos alunos. As turmas foram organizadas em número de 25 alunos por turma (uma turma por semestre)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Adriano Fonseca - Coordenador / Robson Willians Vinciguerra - Integrante / Wilian Francisco de Araújo - Integrante.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2009 - 2011
Montagem e Operacionalização de um Laboratório Didático de Matemática
Descrição: Este projeto mostra de forma introdutória os estudos iniciais relacionados à pesquisa sobre métodos de ensino e aprendizagem em matemática a partir de atividades a serem propostas e elaboradas de forma operacional e efetiva em um laboratório didático de matemática, no curso de Ciências: matemática, campus da UFT em Araguaina. Trata essencialmente da discussão necessária sobre a formação primeira do professor de matemática, a partir de diretrizes de pesquisas e investigações a serem realizadas no campo experimental do ensino, tendo em vista a instrumentação e construção de material de origem simbólica, jogos, dinâmicas e outros suportes metodológicos inerentes ao LABMAT..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (5) .

Integrantes: Adriano Fonseca - Integrante / Fernando Guedes Cury - Integrante / Janderson Vieira de Souza - Integrante / José Ricardo e Souza Mafra - Coordenador / Dailson Evangelista Costa - Integrante / Marcos José Pereira - Integrante / Douglas Marin - Integrante / Aldaíza Sudré Pereira - Integrante / Geanne Magalhães Soares - Integrante / Thiago Henrique Pinto Oliveira - Integrante / Vangela Azevedo dos Santos - Integrante / Wagner Barbosa Pupim - Integrante / Magna Conceição Silva - Integrante / Girlane Aires Gonçalves Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONSECA, A.2018FONSECA, A.; OSORIO, C. T. ; OLIVEIRA, C. C. ; MATTOS, J. R. L. ; ROSA, M. ; SOUSA, O. S. . Por quê múltiplas vozes?. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 20-29, 2018.

2.
SOUSA, O. S.2017SOUSA, O. S. ; FONSECA, A. ; ROSA, M. . EtnoMatemaTicas: Pluralidade Cultural em Diversos Brasis. JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE, v. 2, p. 139-168, 2017.

3.
FONSECA, A.2017FONSECA, A.; MENDES, J. R. . Etnomatemática: Problematização de uma proposta pedagógica a partir de uma perspectiva pós-estrutural de currículo. RLE (PASTO), v. 10, p. 256-274, 2017.

4.
FONSECA, A.2004FONSECA, A.. Número: essência da Matemática. Educacao e matematica, v. 79, p. 39-41, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, J. V. (Org.) ; FONSECA, A. (Org.) ; MAFRA, J. R. S. (Org.) ; GONÇALVES, T. O. (Org.) ; SILVA, I. M. (Org.) ; SILVA, M. G. M. (Org.) ; PEREIRA, M. J. (Org.) ; SOUSA, R. G. (Org.) ; SILVA, M. F. (Org.) ; LIMA, F. M. (Org.) ; GOMES, M. F. S. (Org.) ; MENDONÇA, V. S. (Org.) ; COSTA, D. E. (Org.) ; MORAES, M. S. F. (Org.) ; CARDIAS, M. S. S. (Org.) . LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÕES E DISCUSSÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 1. ed. Palmas/TO: UFT-Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), 2014. 180p .

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, E. P. ; FONSECA, A. . Perspectiva Metodológica no Curso de Licenciatura em Matemática-Parfor: construção de uma caminhada. In: Isabel Cristina Auler Pereira; Maria José de Pinho. (Org.). Perspectivas da Formação Docente: o programa Parfor em foco. 1ed.Palmas: EDUFT, 2016, v. , p. 217-241.

2.
FONSECA, A.. A Utilização de Materiais Concretos para o Ensino e Aprendizagem da Matemática: aspectos teórico-metodológicos e práticos. In: Janderson Vieira de Souza; Adriano Fonseca. (Org.). LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÕES E DISCUSSÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 1ed.Palmas/TO: UFT-Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), 2014, v. , p. 23-.

3.
FONSECA, A.; SOUZA, J. V. . O Material Dourado no Ensino e Aprendizagem da Matemática: uma experiência conjunta com professores(as) de Matemática. In: Janderson Vieira de Souza; Adriano Fonseca. (Org.). LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÕES E DISCUSSÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 1ed.Palmas/TO: UFT-Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), 2014, v. , p. 73-.

4.
SOUZA, J. V. ; FONSECA, A. . Formação de Professores de Matemática: uma experiência com Ábaco na graduação e pós-graduação. In: Janderson Vieira de Souza; Adriano Fonseca. (Org.). LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÕES E DISCUSSÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 1ed.Palmas/TO: UFT-Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), 2014, v. , p. 99-.

5.
FONSECA, A.. Programa PARFOR: criação, dificuldades e superações iniciais de um programa de formação de professores. In: Carmen Célia Barradas Correia Bastos; Isaura Monica Souza Zanardini. (Org.). O PARFOR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 01ed.Porto Alegre: Evangraf/UNIOESTE, 2014, v. , p. 57-71.

6.
FONSECA, A.. Etnomatemática, Paulo Freire e a Construção do Conhecimento Matemático de Uma Turma de Alunos do Ensino Médio Num Espaço Sociocultural. In: Adailton Alves da Silva; Elivanete Alves de Jesus; Pedro Paulo Scandiuzzi. (Org.). Educação Etnomatemática: concepções e tragetórias. 1ed.Goiânia: Editora PUC Goiás, 2010, v. 1, p. 35-58.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, A.. Uma Reflexão Desconstrutiva sobre os Usos dos Termos Conhecimento e Conhecimento Etnomatemático numa Pesquisa Etnomatemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática (XII), 2016, São Paulo/SP. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo/SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016.

2.
FONSECA, A.; ALVES, W. D. . Etnomatemática e Releitura do Cotidiano: um projeto interdisciplinar em sala de aula. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba/PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática - retrospectivas e perspectivas. Regional Paraná - Guarapuava: SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013.

3.
FONSECA, A.. Etnomatemática num Projeto Interdisciplinar. In: 4º Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2012, Belém/PA. CBEm4 - 4º Congresso Brasileiro de Etnomatemática: cultura, educação matemática e escola - Anais, 2012.

4.
BRITO, F. G. ; FONSECA, A. . Etnomatemática e Formação de Professores: a postura do professor num projeto etnomatemático. In: 4º Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2012, Belém/PA. CBEm4 - 4º Congresso Brasileiro de Etnomatemática: cultura, educação matemática e escola - Anais, 2012.

5.
FONSECA, A.. Repensando o Ensino/Aprendizagem da Matemática: uma prática em sala de aula com um olhar etnomatemático. In: Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm3, 2008, Niterói-RJ. Anais - Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2008.

6.
FONSECA, A.. Sala de Aula como um Espaço Sociocultural: uma prática educativa com um olhar etnomatemático. In: XII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro - SP. ANAIS XII EBRAPEM, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, A.. Etnomatemática na Escola: investigação e releitura do cotidiano. In: Seminário de Teses e Dissertações em Andamento (X), 2015, Campinas/SP. Anais do X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. Campinas/SP: Associação de Pós-Graduandos (APG-FE-UNiCAMP), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, A.; GIONGO, I. M. ; ARAUJO, A. A. . Etnomatematica en las escuelas: tres acciones pedagógicas en Brasil y Colombia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FONSECA, A.; MENDES, J. R. . Etnomatemática: um olhar para os modos de produção das posições-sujeito nos discursos sobre suas implicações pedagógicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FONSECA, A.. SABERES DISCIPLINARES E DISCURSOS PEDAGÓGICOS: ?DE ONDE (PRO)VEM??. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FONSECA, A.; ALVES, D. B. ; SANTOS, J. A. G. ; ARAUJO, V. S. . REFLEXÕES SOBRE AS BASES TEÓRICAS (DISCURSOS) E OS EFEITOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FONSECA, A.. ''Com quem está 'o' conhecimento?''. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FONSECA, A.. Etnomatemática e Releitura do Cotidiano: um projeto interdisciplinar em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FONSECA, A.. Uma Reflexão Desconstrutiva sobre os Usos dos Termos Conhecimento e Conhecimento Etnomatemático numa Pesquisa Etnomatemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FONSECA, A.; MENDES, J. R. . Um trabalho etnomatemático na escola urbana: olhando na perspectiva das teorias do campo do Currículo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FONSECA, A.; MENDES, J. R. . Etnomatemática: problematização de uma proposta pedagógica sob a ótica das teorizações pós-estruturais de currículo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FONSECA, A.. Etnomatemática na Escola: investigação e releitura do cotidiano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FONSECA, A.; ALVES, W. D. . Etnomatemática e Releitura do Cotidiano: um projeto interdisciplinar em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, S. ; FONSECA, A. ; BARROS, A. E. A. . Demandas das escolas públicas estaduais e UFT : parceria no ensino, pesquisa e extensão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
FONSECA, A.. O filme Taare Zameen Par (Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial): debates sobre aprendizagem e educação matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FONSECA, A.; KHIDIR, K. S. ; DIAS, R. C. . Estágio Supervisionado e Educação Matemática: a teoria na prática docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FONSECA, A.. Etnomatemática num Projeto Interdisciplinar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BRITO, F. G. ; FONSECA, A. . Etnomatemática e Formação de Professores: a postura do professor num projeto etnomatemático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FONSECA, A.; MAFRA, J. R. S. ; MELO, E. A. P. ; MONTEIRO, H. S. R. . Educação Matemática e Etnomatemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FONSECA, A.; FONSECA, D. S. ; MAFRA, J. R. S. ; SOUZA, J. V. . Estágio Supervisionado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
BRITO, F. G. ; FONSECA, A. . Etnomatemática e o Reconhecimento da Pluralidade Cultural na Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
ARAÚJO, W. F. ; FONSECA, A. ; GOMES, W. M. S. ; PEREIRA, O. R. ; SILVA, E. C. ; VINCIGUERRA, R. W. . Caminhos do Emprego: Matemática e Cotidiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
FONSECA, A.. Programa PARFOR: criação, dificuldades, e superações iniciais de um programa de formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
FONSECA, A.; NASCIMENTO, C. G. ; RUSCHEINSKY, D. ; ALMEIDA, G. D. . A importância das diversas áreas na formação do professor de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
FONSECA, A.; VAS, B. B. ; CRUZ, J. M. S. ; OLIVEIRA, W. H. . Dificuldades e Superações num Programa de Formação de Professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
PEREIRA, O. R. ; SILVA, E. C. ; GOMES, W. M. S. ; FONSECA, A. ; VINCIGUERRA, R. W. ; ARAÚJO, W. F. . Caminhos do Emprego: Matemática e Cotidiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
FONSECA, A.. Um Trabalho em Sala de Aula Sob o Viés da Etnomatemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
FONSECA, A.. Etnomatemática: uma explanação sobre as principais vertentes internacionais e nacionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
FONSECA, A.. Repensando o ensino/aprendizagem da matemática: uma prática em sala de aula com um olhar etnomatemático. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SCANDIUZZI, P. P. ; FONSECA, A. ; JESUS, E. A. ; LÜBECK, M. ; GODINHO, M. P. R. O. ; CUNHA, A. N. ; SILVA, A. A. ; CALORE, A. C. O. ; RODRIGUES, T. D. . Etnomatemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
FONSECA, A.. Sala de aula como um espaço sociocultural: uma prática educativa com um olhar etnomatemático. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
FONSECA, A.. Relações Educacionais Entre Jogos Culturais e Matemática no Processo Ensino Aprendizagem dos Jovens da Febem de São José do Rio Preto. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
FONSECA, A.. Faça contas usando material concreto. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
FONSECA, A.. Faça Contas com Materiais Concretos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
FONSECA, A.. Faça Contas com Materiais Concretos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
FONSECA, A.. Faça Contas Sem Usar Números. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
FONSECA, A.; CONRADO, A. L. ; ARAUJO, A. A. ; OSORIO, C. T. ; OLIVEIRA, C. C. ; BLANCO-ALVAREZ, H. ; MATTOS, J. R. L. ; SILVA, L. P. ; ROSA, M. ; SOUSA, O. S. ; CARNEIRO, R. F. ; ABREU, R. ; SOUZA, V. R. . Educação Matemática em Revista. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
FONSECA, A.; SOUSA, O. S. . Boletim RELAET-BRASIL Edição Especial 1: ?Etnomatemática na Região Norte?. 2018. (Editoração/Outra).

3.
ROSA, M. ; SOUSA, O. S. ; FONSECA, A. . EtnoMatemaTicas: Pluralidade Cultural em Diversos Brasis. 2017. (Editoração/Periódico).

4.
FONSECA, A.; VINCIGUERRA, R. W. ; SILVA, E. C. ; PEREIRA, O. R. . Caminhos do Emprego: Matemática e Cotidiano. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

5.
FONSECA, A.; SCANDIUZZI, P. P. . Relações Educacionais entre Jogos Culturais e Matemática no Processo Ensino Aprendizagem dos Jovens da Febem de São José do Rio Preto. 2001. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FONSECA, D. S.; FONSECA, A.; ROMAO, F.. Participação em banca de Wender Domingos Alves. JOGOS MATEMÁTICOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM TRABALHAR COM JOGOS EM SALA DE AULA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
SOUZA, J. V.; FONSECA, A.; SILVA, A. L. O.. Participação em banca de Rodrigo Gonçalves de Sousa. A Etnomatemática em Dissertações de Mestrado da UFPA: um estudo bibliográfico. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
MAFRA, J. R. S.; FONSECA, A.; OLIVEIRA, S.. Participação em banca de Cleide de Sousa Morais. A transversalidade do trânsito na matemática: algumas propostas e objetivos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

4.
MAFRA, J. R. S.; FONSECA, A.; SOUZA, J. V.. Participação em banca de Geanne Magalhães Soares. A Utilização de História da Matemática como Recurso Metodológico na Educação Básica: um estudo a partir do conceito dos números irracionais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENDES, J. R.; FONSECA, A.. Participação em banca de Caroline Rodrigues Dias.Jogos e Brincadeiras: um olhar etnomatemático para a cultura lúdica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SILVA, A. L. O.; FONSECA, A.; FONSECA, D. S.. Participação em banca de Reginaldo Reis de Sousa.UM RELATO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO XADREZ NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ALGUMAS TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ASSENTAMENTOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PARFOR) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
OLIVEIRA, S.; FONSECA, A.; NASCIMENTO, E. P.. Participação em banca de Hélio Sousa Araújo.Violências no Âmbito Escolar: ocorrências atendidas pelo 2º Batalhão de Polícia Militar de Araguaína-TO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

4.
SILVA, A. L. O.; FONSECA, A.; OLIVEIRA, S.. Participação em banca de Linério Barros de Amorim.Análise Comparativa dos Softwares Wingeom e Geogebra Aplicados ao Ensino de Geometria Plana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

5.
MAFRA, J. R. S.; FONSECA, A.; NASCIMENTO, E. P.. Participação em banca de Rubiana Rodrigues Vieira Gomes.O Uso da Calculadora em Turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental: uma visão de docentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências com Habilitação Plena em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

6.
MAFRA, J. R. S.; FONSECA, A.; MARIN, D.. Participação em banca de Geanne Magalhães Soares.História da Matemática Como Recurso Metodológico nas Aulas de Matemática: uma proposta a partir do conceito dos números irracionais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências com Habilitação Plena em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, M. E.; KHIDIR, K. S.; FONSECA, A.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor do Magistério Superior. 2013. Universidade Federal do Tocantins.

2.
RODRIGUES, R. F.; FONSECA, A.; FONSECA, D. S.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor do Magistério Superior. 2013. Universidade Federal do Tocantins.

Outras participações
1.
FONSECA, A.; ALVES, D. B.; CARNEIRO, R. S.. Banca Examinadora para Seleção Simplificada de Professor Substituto para o curso de Licenciatura em Matemática. 2018. Universidade Federal do Tocantins.

2.
FONSECA, A.; OLIVEIRA, S.; VENTURIN, J. A.. Banca Examinadora para Seleção Simplificada de Professor Substituto para o curso de Licenciatura em Matemática. 2018. Universidade Federal do Tocantins.

3.
FONSECA, A.; ROMAO, F.; SILVA, R. A.. Banca Examinadora de Prova e Títulos - Curso de Especialização em Educação Matemática. 2014. Universidade Federal do Tocantins.

4.
FONSECA, A.; OLIVEIRA, S.; MAFRA, J. R. S.. Banca Examinadora de Prova e Títulos - Curso de Especialização em Educação Matemática. 2013. Universidade Federal do Tocantins.

5.
FONSECA, A.; MAFRA, J. R. S.; MELO, E. A. P.. Banca Examinadora de Seleção para Programa de Extensão Universitária - PROEXT. 2012. Universidade Federal do Tocantins.

6.
CURY, F. G.; FONSECA, A.; PARREIRA, U. Q.. Seleção de Alunos-Monitores para Programa Institucional de Monitoria (PIM). 2011. Universidade Federal do Tocantins.

7.
CURY, F. G.; FONSECA, A.; SANTOS, O. V.. Seleção de Alunos-Monitores para Programa Institucional de Monitoria (PIM). 2011. Universidade Federal do Tocantins.

8.
FONSECA, A.; VENTURIN, J. A.; CURY, F. G.. Seleção de Alunos-Monitores para Programa Institucional de Monitoria (PIM). 2010. Universidade Federal do Tocantins.

9.
FONSECA, A.; VINCIGUERRA, R. W.. Seleção de Alunos-Monitores para Programa Institucional de Monitoria (PIM). 2009. Universidade Federal do Tocantins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Congresso Internacional de Etnomatemática (ICEm6). Etnomatemática: um olhar para os modos de produção das posições-sujeito nos discursos sobre suas implicações pedagógicas. 2018. (Congresso).

2.
XV Semana Acadêmica de Matemática e VI Encontro Regional de Educação Matemática.SABERES DISCIPLINARES E DISCURSOS PEDAGÓGICOS: ?DE ONDE (PRO)VEM??. 2018. (Outra).

3.
V Colóquio Nacional Michel Foucault: a arte neoliberal de governar e a Educação. 2017. (Congresso).

4.
5º Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm5). Etnomatemática: problematização de uma proposta pedagógica sob a ótica das teorizações pós-estruturais de currículo. 2016. (Congresso).

5.
Colóquio Unicamp Ano 50 "Balanço das Políticas Sociais no Brasil II: Educação. 2016. (Simpósio).

6.
Encontro Nacional de Educação Matemática (XII). Uma Reflexão Desconstrutiva sobre os Usos dos Termos Conhecimento e Conhecimento Etnomatemático numa Pesquisa Etnomatemática. 2016. (Congresso).

7.
Primer Encuentro Latinoamericano de Etnomatematica (ELEm 1). Um trabalho etnomatemático na escola urbana: olhando na perspectiva das teorias do campo do Currículo. 2016. (Congresso).

8.
X Colóquio Internacional Michel Foucault: É inútil revoltar-se? Foucault e as Insurreições. 2016. (Congresso).

9.
Anthropology in a globalized world: challenges and New Perspectives. 2015. (Outra).

10.
Colóquio Unicamp Ano 50 "Lógica e Pensamento Crítico". 2015. (Simpósio).

11.
Seminário de Teses e Dissertações em Andamento (X).Etnomatemática na Escola: investigação e releitura do cotidiano. 2015. (Seminário).

12.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM.ETNOMATEMÁTICA E RELEITURA DO COTIDIANO: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA. 2013. (Encontro).

13.
X Semana Acadêmica de Matemática e I Encontro Regional de Educação Matemática: políticas públicas e formação de professores na Região Norte.Demandas das escolas públicas estaduais e UFT: parceria no ensino, pesquisa e extensão. 2013. (Encontro).

14.
4º Congresso Brasileiro de Etnomatemática. Etnomatemática num Projeto Interdisciplinar. 2012. (Congresso).

15.
III Semana Acadêmica PARFOR - Perspectivas e Caminhos para o Ensino: o papel da Universidade na formação de educadores.O filme Taare Zameen Par (Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial): debates sobre aprendizagem e educação matemática. 2012. (Outra).

16.
IX Semana Acadêmica de Matemática.Estágio Supervisionado e Educação Matemática: a teoria na prática docente. 2012. (Outra).

17.
VIII Semana Acadêmica de Matemática - Matemática e Educação Matemática: possibilidades e desafios.Educação Matemática e Etnomatemática. 2011. (Outra).

18.
I SEMANA ACADÊMICA PARFOR: Desafios de um Programa de Formação de Professores.Dificuldades e Superações num Programa de Formação de Professores. 2010. (Outra).

19.
I SEMANA ACADÊMICA PARFOR: Desafios de um Programa de Formação de Professores.Caminhos do Emprego: Matemática e Cotidiano. 2010. (Outra).

20.
VII Semana Acadêmica de Matemática.A importância das diversas áreas na formação do professor de Matemática. 2010. (Outra).

21.
VII Semana Acadêmica de Matemática - Formação de Professores: Construindo uma identidade.Caminhos do Emprego: Matemática e Cotidiano. 2010. (Outra).

22.
VI Semana de Ciências/Matemática.Etnomatemática: uma explanação sobre as principais vertentes internacionais e nacionais. 2009. (Encontro).

23.
VI Semana de Ciências/Matemática.Um Trabalho em Sala de Aula Sob o Viés da Etnomatemática. 2009. (Encontro).

24.
Conferência GPIMEM 15 Anos.Etnomatemática. 2008. (Encontro).

25.
III Congresso Brasileiro de Etnomatemática. Repensando o ensino-aprendizagem da matemática: uma prática em sala de aula com um olhar etnomatemático. 2008. (Congresso).

26.
XII EBRAPEM.Sala de aula como um espaço sociocultural: uma prática educativa com um olhar etnomatemático. 2008. (Encontro).

27.
III Semana dos Educadores de Ipeúna. 2007. (Encontro).

28.
XI EBRAPEM - UFPR. 2007. (Encontro).

29.
II Semana dos Educadores de Ipeúna. 2006. (Encontro).

30.
I Semana dos Educadores de Ipeúna. 2005. (Encontro).

31.
VIII Semana da Água de Ipeúna. 2004. (Outra).

32.
6º Seminário Municipal de Educação. 2002. (Seminário).

33.
Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado - PCN em Ação. 2002. (Oficina).

34.
V Curso de Capacitação de Professores Alfabetizadores de Davinópolis/MA e II Curso de Capacitação de Professores Alfabetizadores de Colinas do Sul/GO - Programa Alfabetização Solidária."Faça contas com material concreto" e "O material dourado". 2002. (Oficina).

35.
28º CIP Colóquio de Incentivo à Pesquisa.Faça Contas com Materiais Concretos. 2001. (Outra).

36.
28º CIP Colóquio de Incentivo à Pesquisa. 2001. (Outra).

37.
Curso de Capacitação do Programa de Alfabetização Solidária Nacional.Faça Contas com Materiais Concretos. 2001. (Oficina).

38.
IV Curso de Capacitação de Professores Alfabetizadores de Davinópolis/MA.Faça Contas Usando Material Concreto. 2001. (Seminário).

39.
XIII Semana da Matemática. 2001. (Outra).

40.
XXIV CNMAC Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Faça Contas sem Usar Números. 2001. (Congresso).

41.
XXIV CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2001. (Congresso).

42.
VI Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em Matemática Aplicada e XII Semana da Matemática. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONSECA, A.; RIEDO, C. R. F. ; BEZERRA, E. P. ; PROTETTI, F. H. ; BORDIGNON, L. ; GALZERANO, L. S. ; MONTEIRO, M. K. ; GONCALVES, M. L. ; DRABACH, N. ; BRADA, S. ; SANTIAGO, F. ; COSTA, B. B. ; NOROES, K. C. ; GAZOLI, D. G. D. . X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. 2015. (Outro).

2.
FONSECA, D. S. ; FONSECA, A. ; SILVA, A. L. O. ; PAULA, V. F. ; SOUZA, J. V. ; OLIVEIRA, S. ; LIMA, L. R. . X Semana Acadêmica de Matemática e I Encontro Regional de Educação Matemática: políticas públicas e formação de professores na Região Norte. 2013. (Outro).

3.
SANTOS, O. V. ; FONSECA, A. ; MELO, E. A. P. ; NASCIMENTO, E. P. ; PAULA, V. F. ; SOUZA, J. V. ; MAFRA, J. R. S. ; OLIVEIRA, S. ; ARAÚJO, W. F. ; LIMA, L. R. . IX Semana Acadêmica de Matemática. 2012. (Outro).

4.
CHAVES, G. N. ; FONSECA, A. ; VAS, B. B. ; CRUZ, J. M. S. ; OLIVEIRA FILHO, S. F. ; OLIVEIRA, W. H. ; PEREIRA, E. P. ; SANTOS, E. M. ; MACIEL, M. F. . II Semana Acadêmica PARFOR: desafios da Educação do século XXI. 2011. (Outro).

5.
VINCIGUERRA, R. W. ; FONSECA, A. ; VENTURIN, J. A. ; SOUZA, J. V. ; MARANHÃO NETO, R. C. ; ARAÚJO, W. F. ; MELO, E. A. P. ; PAULA, V. F. ; CURY, F. G. ; MAFRA, J. R. S. ; LIMA, L. R. ; COSTA, D. E. ; COUTINHO, E. R. ; GUIMARÃES, F. A. S. ; BESSA, R. M. ; SANTOS, J. M. ; MIRANDA, K. B. ; COSTA, L. P. ; PEREIRA, M. J. ; GOMES, M. F. S. ; PIRES, N. ; AGUIAR, R. P. ; PEREIRA, O. R. ; GOMES, W. M. S. ; MENDONÇA, V. S. . VIII Semana Acadêmica de Matemática - Matemática e Educação Matemática: possibilidades e desafios. 2011. (Outro).

6.
FONSECA, A.; VAS, B. B. ; CRUZ, J. M. S. ; OLIVEIRA FILHO, S. F. ; OLIVEIRA, W. H. ; VINCIGUERRA, R. W. ; DAROSCI, A. . I Semana Acadêmica PARFOR: Desafios de um Programa de Formação de Professores em Regime Modular. 2010. (Outro).

7.
MARANHÃO NETO, R. C. ; CABRAL, L. A. ; CURY, F. G. ; FONSECA, A. ; MAFRA, J. R. S. ; MASSAGO, Y. ; PINHO, A. A. ; VENTURIN, J. A. ; VINCIGUERRA, R. W. . VI Semana de Ciências/Matemática. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Janaína Fernanda dos Santos Meira. Residência Pedagógica no Curso de Licenciatura em Matemática da UFT: uma análise dos sentidos produzidos pelos residentes. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Keilane Barbosa Moura. Etnomatemática e Formação de Professores: alguns apontamentos de dissertações e teses. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

2.
Vânia Silva Araújo. Geometria: o ensino e aprendizagem de perímetro e área por meio do geoplano. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

3.
Cristhyany Sousa Luz Cunha. Investigando a Matemática por Meio do Material Dourado com Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Osana Kamilla Teles Daniel. Jogos e Materiais Concreto-Pedagógicos: desconstruindo seus usos como possibilidade pedagógica para crianças (não) discalcúlicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

2.
Edilson Alves de Sousa. Investigando a Cultura das Casas de Farinha do Norte do Tocantins: um olhar etnomatemático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática - PARFOR) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

3.
André Eles Romano. Possíveis Contribuições da Etnomatemática para Educação do Campo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática - PARFOR) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

4.
Maria de Fátima Coelho de Sousa. Artesanato na Cultura do Grupo Arte no Fruto: um olhar etnomatemático. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

5.
Léia Gonçalves Portil Galvão. Os Diferentes Tratamentos Matemáticos na Aprendizagem de Função Afim: registros de representação semiótica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

6.
Keilane Barbosa Moura. Etnomatemática: possibilidade de reflexão sobre a formação e a prática docente de professores universitários. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

7.
Fernanda Geofre de Brito. Formação de Professores: papel e contribuição do/para docente num projeto em etnomatemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

8.
Cristhyany Sousa Luz. ESTUDO DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO MÉDIO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências com Habilitação Plena em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

9.
Gilberto Alves da Silva. CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UM ESTUDO DE SUAS APLICAÇÕES NO COTIDIANO E AS CONTRIBUIÇÕES DADAS PELOS ALUNOS NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências com Habilitação Plena em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

Orientações de outra natureza
1.
Onézimo Rodrigues Pereira. Caminhos do Emprego: Matemática e Cotidiano. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.

2.
Edson Caitano da Silva. Caminhos do Emprego: Matemática e Cotidiano. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências com Habilitação Plena em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Adriano Fonseca.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SOUZA, J. V. (Org.) ; FONSECA, A. (Org.) ; MAFRA, J. R. S. (Org.) ; GONÇALVES, T. O. (Org.) ; SILVA, I. M. (Org.) ; SILVA, M. G. M. (Org.) ; PEREIRA, M. J. (Org.) ; SOUSA, R. G. (Org.) ; SILVA, M. F. (Org.) ; LIMA, F. M. (Org.) ; GOMES, M. F. S. (Org.) ; MENDONÇA, V. S. (Org.) ; COSTA, D. E. (Org.) ; MORAES, M. S. F. (Org.) ; CARDIAS, M. S. S. (Org.) . LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÕES E DISCUSSÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 1. ed. Palmas/TO: UFT-Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), 2014. 180p .



Outras informações relevantes


Disciplinas cursadas no Mestrado em Educação Matemática:
a) como aluno especial: Metodologia de Pesquisa Qualitativa (2004); Etnomatemática (2005); Didática da Matemática (2006).
b) como aluno regular: Fundamentos de Geometria (2007); Dimensões Psico-Emocionais, Sociais e Culturais da Educação Matemática (2007); Álgebra Linear (2007). 

Disciplinas cursadas no Doutorado em Educação: Seminário I: Questões de Pesquisa: a construção do objeto (2015); Seminário Avançado I: Classes Sociais e Educação (2015); Políticas Públicas e Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (2015); Seminário Avançado I: Recursos metodológicos no ?último? Foucault e pesquisa em Educação (2016); Seminário II: (Com)posições educativas: sujeitos e práticas (2016).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 4:49:25