Daiane Scopel Boff

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9679635538989977
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS; Mestre em Ensino de Matemática pela UFRGS; Especialista em Coordenação Pedagógica, em Estatística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Matemática. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul em regime de dedicação exclusiva, ministrando disciplinas no Ensino Superior e no Ensino Médio Técnico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daiane Scopel Boff
Nome em citações bibliográficas
BOFF, Daiane Scopel;BOFF, DAIANE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul.
Rua Avelino Antônio de Souza, 1730
Nossa Senhora de Fátima
95043700 - Caxias do Sul, RS - Brasil
Telefone: (54) 32042100
Ramal: 2110


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Teoria e Prática em contextos formativos: de que docência em Matemática estamos falando?,
Orientador: Elí Terezinha Henn Fabris.
2005 - 2007
Mestrado profissional em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A Construção dos Números Reais na Escola Básica, Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Cydara Cavedon Ripoll.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Número Real; Medida; Segmento.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
2015 - 2016
Especialização em Coordenação Pedagógica. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A constituição da docência no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: um estudo da trajetória profissional de professores em formação.
Orientador: Igor Zibenberg.
2007 - 2009
Especialização em Estatística Aplicada. (Carga Horária: 375h).
Fundação Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: Identificação das Causas de Defeitos em uma Linha de Pintura: Uma Aplicação Estatística.
Orientador: Cintia Paese Giacomello.
2002 - 2004
Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática.
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
Título: A Importância da História da Matemática no Ensino.
Orientador: Maria Auxiliadora Maroneze de Abreu.
1995 - 2000
Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
1991 - 1994
Ensino Médio (2º grau).
Colégio São José, SJ, Brasil.
1984 - 1990
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual José Venzon Eberle, JVE, Brasil.
1982 - 1983
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal Alberto Pasqualini, AP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Seminário Avançado de Pesquisa em Educação II. (Carga horária: 40h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2012 - 2012
Seminário Avançado de Pesquisa em Educação I. (Carga horária: 40h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2011 - 2011
Gestão Escolar. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal da Educação, SMED, Brasil.
2011 - 2011
Processos Cognitivos: Aplicação em sala de aula. (Carga horária: 8h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2011 - 2011
Qualificando o Planejamento Pedagógico. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal da Educação, SMED, Brasil.
2011 - 2011
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo co. (Carga horária: 100h).
Secretaria Municipal da Educação, SMED, Brasil.
2011 - 2011
Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.
Secretaria Municipal da Educação, SMED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
De agosto de 2013 a outubro de 2015 desempenhando as funções correlatas à Direção de Ensino.

Atividades

03/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
03/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental
Prática de Ensino de Matemática do Ensino Médio
Estágio Supervisionado em Matemática no Ensino Fundamental
Estágio Supervisionado em Matemática no Ensino Médio
Cálculo Numérico
Cálculo Diferencial e Integral I
Geometria Analítica
08/2013 - 10/2015
Direção e administração, IFRS - Campus Caxias do Sul, .

Cargo ou função
DIREÇÃO DE ENSINO.

Fundação Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 24

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
03/2012 - 07/2012
Ensino, Polímeros, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática II
03/2012 - 07/2012
Ensino, Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
03/2012 - 07/2012
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística I
09/2011 - 03/2012
Ensino, Matemática Aplicada e Computacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Matemática Aplicada
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para Engenharia I
Probabilidade e Estatística
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística I
08/2011 - 12/2011
Ensino, Gestão Estratégica de Negócios, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada para Tomada de Decisão
03/2011 - 07/2011
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
03/2011 - 07/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
03/2011 - 07/2011
Ensino, Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para Engenharia II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Fundamental
Matemática para Engenharia I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
03/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
03/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
03/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo para Computação
03/2010 - 07/2010
Ensino, Curso Superior de Formação Específica em Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
08/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
08/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística I
Estatística II
08/2009 - 12/2009
Ensino, Gestão Empresarial para a Construção Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira I e Estatística
08/2009 - 12/2009
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Matemática II
03/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para a Engenharia I
03/2009 - 07/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
Estatística II
03/2009 - 07/2009
Ensino, Gestão Empresarial para a Construção Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
08/2008 - 12/2008
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística I
Matemática I
Matemática Financeira
08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para a Engenharia I
03/2008 - 07/2008
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Estatística Econômica
Estatística I
Matemática I

Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor G3 AII, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 02/2013
Direção e administração, Secretaria Municipal da Educação, .

Cargo ou função
Assessoria Pedagógica.
02/2006 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências para 6a série
Matemática para 8a série

Fundação Universidade de Caxias do Sul - ETFAR, ETFAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Matemática Aplicada

Atividades

02/2005 - 09/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada ao Polímero
Matemática Aplicada à Ferramentaria

Anovação Educacional Jorge Andreazza, MONTSERRAT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Matemática, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Cálculo Diferencial e Integral do curso de Ciências Econômicas

Atividades

02/2007 - 12/2007
Ensino, Bacharelado em Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II

Sociedade Caritativa Literária São José - Colégio São José, SJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Outras informações
Professora de Educação Infantil Professora de Matemática de Ensino Fundamental Professora de Matemática do Curso Normal (primeiro, segundo e terceiros anos do Ensino Médio).


Sociedade Caritativa Literária São José - Escola de 1o grau incompleto São, ESJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Outras informações
Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Artesanato Nigavel LTDA, ART, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Balconista, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades gerais de atendimento ao público.


Comissão Municipal de Âmparo à Infância, COMAI, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Atendente, Carga horária: 44
Outras informações
Atividades docentes com crianças em idade pré-escolar.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Formação, constituição e atuação docente nas escolas públicas brasileiras: uma análise sobre a situação do professor iniciante
Descrição: O presente projeto de pesquisa é um desdobramento da investigação desenvolvida pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (Gipedi/CNPq) a partir de diversos estudos sobre o Pibid/Unisinos, primeiro Programa Nacional que estabelece a relação Universidade e educação básica em que a coformação se dá envolvendo os integrantes de forma copartícipe. Neste percurso, constatou-se que ainda são poucas as pesquisas e as publicações, especialmente no Brasil, sobre os professores iniciantes, professores recém- formados que ingressam na carreira do magistério logo após concluírem a formação inicial. Tal percepção se deu a partir da investigação de um grupo de egressos do próprio Pibid/Unisinos que responderam um questionáriosobre sua situação como professores iniciantes. Deste estudo, resultou a necessidade de continuidade em uma pesquisa específica sobre os professores iniciantes nesta região. Muitos são os investimentos na formação inicial de professores, mas poucos são aqueles que focalizam a constituição docente e as práticas de formação que se estabelecem nas escolas, mapeando a situação atual, especialmente o grupo de professores iniciantes que deixam as universidades e sentem a solidão e as dificuldades da profissão de forma muito acentuada. Também escassos são os registros no campo da formação de professores, especialmente da educação continuada, sobre as práticas de formação mobilizadas nas relações estabelecidas dentro das escolas. Diante de tais constatações e frente à necessidade de conhecermos e ampliarmos os entendimentos que circulam sobre a situação profissional dosprofessores iniciantes nas escolas públicas, propomos a presente pesquisa, que tem como problema central de investigação: Como se dá a constituição e atuação dos professores iniciantes e de que modo as práticas de formação se estabelecem entre esses professores nas escolas públicas brasileiras? O objetivo geral da pesquisa será: mapear a situação e constituição dos professores iniciantes nas escolas públicas na rede municipal de São Leopoldo (RS) e suas práticas de formação continuada desenvolvidas nas escolas e ou fora delas. Além disto, pretende-se: a) conhecer estratégias e práticas de formação continuada de professores iniciantes em escolas de educação básica; b) identificar práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores iniciantes; c) conhecer formas de docências que são colocadas em ação nas escolas de educação básica pelos professores iniciantes; d) discutir e analisar as práticas de formação inicial e continuada destinadas aos professores iniciantes no campo da educação e da Pedagogia. Para tanto, a partir de uma perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista proveniente dos estudos contemporâneos sobre formação de professores e docência, tomam-se especialmente as ferramentas de subjetivação e discurso, a partir da grade de inteligibilidade da governamentalidade neoliberal, para analisar o material produzido por meio de questionários online, grupos de discussão e documentos escolares junto aos professores iniciantes das escolas públicas. Como meta principal a ser atingida com a pesquisa, pretende-se colocar à disposição da Universidade, das escolas e da Secretaria de Educação municipal um conjunto de dados sobre os professores iniciantes no município de São Leopoldo. Além disso, objetiva- se criar e estimular espaços e práticas de (co)formação para professores iniciantes e subsidiar outras IES com dados para reformulação curricular dos cursos de formação e as escolas em seus processos formativos, indicando fragilidades e potencialidades nas políticas públicas educacionais referentes a esse segmento da formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Daiane Scopel Boff - Integrante / Antônia Regina Gomes Neves - Integrante / Viviane Inês Weschenfelder - Integrante / Elí Terezinha Henn Fabris - Coordenador / Sandra de Oliveira - Integrante / Samantha Dias de Lima - Integrante / Roberto Rafael Dias da Silva - Integrante / Maria Cláudia Dal'Igna - Integrante / Mauricio dos Santos Ferreira - Integrante / Claudia Ines Horn - Integrante / Marta Cristina Cezar Pozzobon - Integrante / Cláudio José de Oliveira - Integrante / Clarice Salete Traversini - Integrante / Sabrine Borges de Melo Hetti Bahia - Integrante.
2016 - 2017
Professor formador: as narrativas dos estudantes de cursos de Licenciatura sobre a docência no IFRS
Descrição: A presente pesquisa investiga a docência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), a partir da ótica dos estudantes de cursos de Licenciatura ofertados por esta instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daiane Scopel Boff - Coordenador / Eduardo Boff Ribeiro - Integrante.
2014 - 2015
O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos pedagógicos dos Cursos
Descrição: Esta pesquisa busca mapear e analisar alguns pontos centrais presentes na estrutura dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Licenciatura em Matemática, ofertados na modalidade presencial, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, com o objetivo de encontrar proximidades e distanciamentos nesses documentos. A partir desse estudo pretende-se contribuir com as discussões que estão sendo realizadas em âmbito de formação de professores de Matemática e, em especial, com as reflexões referentes à formação de professores no contexto do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daiane Scopel Boff - Coordenador / Sabrina Arsego Miotto - Integrante / Priscila de Lima Verdum - Integrante / Rhamonytta Costa Andreatta - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2017
EduMat: tecendo ações na escola
Descrição: Este projeto de extensão oportuniza a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas uma complementação de seus estudos em Matemática, por meio de atividades diferenciadas, que são desenvolvidas por estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, sob a orientação dos professores da Instituição, na escola parceira. Essa proposta está alinhada os objetivos de criação dos Institutos Federais e atende os arranjos produtivos locais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daiane Scopel Boff - Integrante / Sabrina Arsego Miotto - Coordenador.
2016 - 2017
Apoio à aprendizagem de Matemática
Descrição: O projeto visa atender alunos matriculados em 2016, nas séries finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio em escolas da cidade de Caxias do Sul, que apresentem dificuldades na aprendizagem dos conceitos matemáticos que estão sendo estudados nas séries/anos atualmente matriculados ou anteriores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Daiane Scopel Boff - Integrante / Sabrina Arsego Miotto - Coordenador.
2015 - 2015
Apoio ao Ensino de matemática
Descrição: O projeto visa atender alunos matriculados em 2015, nas séries finais do ensino fundamental ou no ensino médio na cidade de Caxias do Sul, que apresentem dificuldades na aprendizagem dos conceitos matemáticos que estão sendo estudados nas séries/anos atualmente matriculados ou anteriores. Para tanto, serão disponibilizados dois bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática, que atenderão com agendamento prévio, um ou no máximo dois alunos em suas dúvidas, pelo período de uma hora, em espaço disponível dentro do IFRS - Câmpus Caxias. Além disso, os bolsistas pesquisarão metodologias de ensino e materiais pedagógicos que auxiliem na aprendizagem desses alunos, desenvolvendo-os quando necessário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daiane Scopel Boff - Integrante / Sabrina Arsego Miotto - Coordenador / Fernanda Squinalli - Integrante / Chéusli Haskel - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: REMAT - Revista Eletrônica da Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Avaliação Online 2011-4, Universidade de Caxias do Sul.
2010
Avaliação Online 2010-4, Universidade de Caxias do Sul.
2009
Avaliação on-line 2009-2, Universidade de Caxias do Sul.
2009
Avaliação on-line 2009-4, Universidade de Caxias do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2BOFF, Daiane Scopel;BOFF, DAIANE2015BOFF, Daiane Scopel; FUCHS, H. L. . A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 1, p. 1-10, 2015.

2.
1BOFF, Daiane Scopel;BOFF, DAIANE2015BOFF, Daiane Scopel; FERREIRA, M. L. A. . Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 4, p. 1-20, 2015.

3.
ECKERT, ALEX2015ECKERT, ALEX ; CORCINI NETO, SECUNDINO ; BOFF, DAIANE . Iniciativas e Práticas Ambientais das Pequenas e Médias Empresas do Vale do Caí - RS. Revista de Gestao Ambiental e Sustentabilidade, v. 4, p. 108-123, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BOFF, Daiane Scopel. Avaliação e Planejamento. 1. ed. PS Editora Ltda, 2011. v. 7. 32p .

2.
BOFF, Daiane Scopel; ZANETTE (Org.) ; ZINI (Org.) ; VERGANI (Org.) . Referenciais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. 1. ed. Gráfica e Editora Relâmpago, 2010. v. 1. 47p .

3.
BOFF, Daiane Scopel. Referenciais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul: Planos de Estudo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 1. ed. Gráfica e Editora Relâmpago, 2010. v. 3. 425p .

4.
BOFF, Daiane Scopel. Referenciais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul: Planos de Estudo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 1. ed. Gráfica e Editora Relâmpago, 2010. v. 2. 178p .

Capítulos de livros publicados
1.
BOFF, Daiane Scopel; NEVES, A. R. G. . Teoria e prática na formação de professores como mobilizadoras da qualidade na educação. In: Elí Terezinha Henn Fabris; Maria Cláudia Dal'Igna; Roberto Rafael Dias da Silva. (Org.). Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. 1ed.São Leopoldo: Oikos Editora, 2018, v. 1, p. 126-145.

2.
BOFF, Daiane Scopel. Planejamento: ferramenta de mediação entre teoria e prática. In: Daiane Scopel Boff. (Org.). Avaliação e Planejamento. 1ed.: PS Editora Ltda, 2011, v. 7, p. 13-17.

3.
BOFF, Daiane Scopel; LUCENA, M. R. . Planos de Trabalho Matemática 6º ao 9º ano. In: Daiane Scopel Boff. (Org.). Planos de Trabalho Matemática 6º ao 9º ano. 1ed.: Gráfica e Editora Relâmpago, 2010, v. 3, p. 4-47.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOFF, Daiane Scopel; Zanette . O Desenvolvimento de Competências, Habilidades e a Formação de Conceitos: Eixo Fundante do Processo de Aprendizagem. In: V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul. Anais do V CINFE, 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
BOFF, Daiane Scopel. Introdução ao uso da Calculadora Financeira HP 12C. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BOFF, Daiane Scopel. O uso da Calculadora Financeira HP 12C - Nível II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BOFF, Daiane Scopel. Introdução ao uso da Calculadora Financeira HP 12C. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BOFF, Daiane Scopel. Introdução ao uso da Calculadora Financeira HP 12C. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BOFF, Daiane Scopel. Curso de Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos: Qualificando o Planejamento Pedagógico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BOFF, Daiane Scopel. Introdução ao uso da Calculadora Financeira HP 12C. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BOFF, Daiane Scopel. Calculadora HP 12C. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BOFF, Daiane Scopel. Calculadora Hp 12C. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BOFF, Daiane Scopel. Identificação das Causas de Defeitos em uma Linha de Pintura: Uma Aplicação Estatística. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Monografia).

10.
BOFF, Daiane Scopel. A construção dos Números Reais na Escola Básica. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Dissertação).

11.
BOFF, Daiane Scopel. A importância da História da Matemática no Ensino. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Monografia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOFF, Daiane Scopel; SILVA, R. S.; SCHROER, R. E.. Participação em banca de Fernanda Rogéria Noronha dos Santos.A aprendizagem de Razões Trigonométricas por meio de material concreto: uma proposta baseada na utilização de um teodolito para alunos do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
BOFF, Daiane Scopel; SILVA, R. S.; NEVES, J. C. M.. Participação em banca de Taís Guinalli.O ensino de Geometria Plana através da resolução de problemas na Iniciação Científica e suas contribuições para a Educação Básica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
BOFF, Daiane Scopel; SILVA, R. S.; SCHROER, R. E.. Participação em banca de Melissa Corrêa Chemello.O jogo educativo como recurso facilitador no ensino da Matemática do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
BOFF, Daiane Scopel; Silva, M. J.; DIEHL, N. M. L.. Participação em banca de Greice Noronha da Costa.Laboratório de ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BOFF, Daiane Scopel; FUCHS, H. L.; SCHLICKMANN, V.. Banca para professor substituto/temporário de Sociologia. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
BOFF, Daiane Scopel; FUCHS, H. L.; SCHLICKMANN, V.. Banca para professor substituto/temporário de Filosofia. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
BOFF, Daiane Scopel; MELLO, K. B.; SILVA, R. S.. Banca para professor substituto de Matemática. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Anped Sul 2018.A Teoria e a prática em contextos formativos: de que docência em Matemática estamos falando?. 2018. (Outra).

2.
REDITEC - Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação. 2015. (Encontro).

3.
V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica, III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e XVII Simpósio Internacional IHU. 2015. (Congresso).

4.
XV Encontro Nacional de Editores Científicos. 2015. (Congresso).

5.
1º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do IFRS. 2014. (Seminário).

6.
III Workshop Inclusão Matemática. 2014. (Outra).

7.
IV Semana Acadêmica da Matemática. 2014. (Encontro).

8.
II Workshop Inclusão Matemática. 2013. (Outra).

9.
I Workshop Inclusão Matemática. 2012. (Outra).

10.
Curso para Coordenadores Pedagógicos. 2010. (Outra).

11.
V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação. O Desenvolvimento de Competências, Habilidades e a Formação de Conceitos: Eixo Fundante do Processo de Aprendizagem. 2010. (Congresso).

12.
VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva - Direito à Diversidade.Mediação da Palestra Educação Inclusiva e Diversidade - Rupturas de um Paradigma. 2010. (Seminário).

13.
Curso de Formação Continuada para Assessores Pedagógicos. 2009. (Outra).

14.
III Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática.A construção dos números reais na escola básica. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOFF, Daiane Scopel; DIEHL, N. M. L. ; Silva, M. J. ; SILVA, R. S. ; ANDREIS, G. S. L. ; MIOTTO, S. A. ; ARCARO, K. ; MULLER, N. M. . V Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rinaldo Garcia da Silva. Disciplina Restaurativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daiane Scopel Boff.

2.
Marine Lisbôa Alves Ferreira. Um olhar sobre as atividades de monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daiane Scopel Boff.

3.
Rosane Welsbacher. Adolescentes na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daiane Scopel Boff.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BOFF, Daiane Scopel. O uso da Calculadora Financeira HP 12C - Nível II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BOFF, Daiane Scopel. Introdução ao uso da Calculadora Financeira HP 12C. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BOFF, Daiane Scopel. Introdução ao uso da Calculadora Financeira HP 12C. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 14:19:38