Pauliane Romano Cirilo

Bolsista de Doutorado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Doutoranda do PPGE FaE/UFMG, cujo tema de pesquisa é trabalho docente na pós-graduação, sob orientação da Profa. Savana Diniz Gomes Melo e Coorientação do Prof. José Ângelo Gariglio. Mestre em Educação pela FaE/UFMG (2010-2012), cujo tema de pesquisa foi: As políticas de valorização docente no estado de Minas Gerais, sob orientação da Profa. Dalila Andrade Oliveira e Coorientação da Profa. Savana Diniz Gomes Melo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq (2006-2009) , na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com os temas Gestão Escolar e Trabalho Docente. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG e Universitátis/UFMG. Interesses:Educação; política educacional; gestão da educação; trabalho docente; docência universitária; ensino superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pauliane Romano Cirilo
Nome em citações bibliográficas
ROMANO, P.;CIRILO, Pauliane Romano;ROMANO, Pauliane;CIRILO, P.R.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Políticas para pós-graduação: implicações para o trabalho do professor do magistério superior,
Orientador: Savana Diniz Gomes Melo.
Coorientador: José Ãngelo Gariglio.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: As políticas de valorização docente no estado de Minas Gerais,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Dalila Andrade Oliveira.
Coorientador: Savana Diniz Gomes Melo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Valorização do magistério; política educacional.
2004 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: ---.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Formação de tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de produção de artigos acadêmcos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018 - 2018
Tendências das Universidades Brasileiras diante da predominância financeira. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
PNAIC. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Os docentes e o Plano Nacional de Educação. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Formação Técnico-Pedagógica de Professores, Gestores e Técnicos de EaD. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Investigación cualitativa: grupos focales. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora de TCC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de turma à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Professora/Tutora em Curso à distância, de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Coordenado na Universidade Federal de Ouro Preto pelos Professores Breynner Ricardo de Oliveira e Adriana Maria Tonini.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora orientadora, Carga horária: 20
Outras informações
Formadora e orientadora de TCC no Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância no curso de aperfeiçoamento em Gestão Pública. O curso foi ofertado pelo Departamento de Ciência Política da UFMG em pareceria com o Sindifes (Sindicato dos trabalhadores nas instituições Federais de Ensino)

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Apoio Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Apoio Administrativo da Pesquisa TDEBB

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância no curso de atualização em Políticas Públicas, Diversidade e Inclusão. O curso foi ofertado pelo Departamento de Ciência Política da UFMG em pareceria com o Sindifes (Sindicato dos trabalhadores nas instituições Federais de Ensino)

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 4
Outras informações
Realização de estágio de docência em acompanhamento à disciplina Trabalho Docente e Relações de Trabalho nos Sistemas de Ensino DE054 ? 1º SEM. 2011 ? CH= 60 h sob supervisão da Professora Savana Diniz Melo

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor administrativo Projovem Urbano, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como Supervisora do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Projovem Urbano. Realizando Supervisão da Matrícula e da Formação Inicial dos educadores; Supervisão das condições de oferta; Supervisão da Formação Continuada dos educadores e organização da logística, aplicação de Avaliações Externas e confecção de relatórios de atividades.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Bolsa de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio na Pró-Reitoria de Pós-Graduação/UFMG, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio na Pró-Reitoria de Pós- Graduação da UFMG


Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 40


Fundação Pedro Leopoldo, FPL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Magistério Superior, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada no curso de Especialização em Gestão Escolar. Ministrou as disciplinas Pedagogia e Empreendedorismo e Gestão de Sistemas Educacionais,nas turmas 2 e 3. Cada disciplina com carga horário de 20 horas, totalizando 80 horas.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Magistério Superior, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada no curso de Especialização em Gestão Escolar. Ministrou as disciplinas Pedagogia e Empreendedorismo e Gestão de Sistemas Educacionais,nas turmas 2 e 3. Cada disciplina com carga horário de 20 horas, totalizando 80 horas.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Trabalho docente na pós-graduação: implicações da política de excelência
Descrição: Este projeto tem como objeto de estudo as implicações para o trabalho dos docentes a partir da regulamentação da política de excelência para a pós-graduação cujo objetivo é investigar e analisar o trabalho docente na pós-graduações e as implicações da política de excelência acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais ? PPGE/UFMG. Busca-se compreender a percepção dos docentes em relação a excelência acadêmica; as implicações do Programa de Excelência Acadêmica - PROEX - para o trabalho docente e o papel da Universidade e do Programa na regulamentação de regras para o mesmo: elaboração de normas, critérios de constituição, condicionantes para ingresso, permanência e avaliação de docentes. O estudo parte do referencial teórico crítico sobre o trabalho, seus processos e sua organização e também do trabalho na universidade e na pós-graduação com aporte teórico em Sguissardi e Silva (2009), Bianchetti, e Vale (2014) Dal Rosso (2011), Mancebo (2011), SILVA JUNIOR (2017) e outros. Parte-se do pressuposto que a política de excelência para Pós-graduação torna os docentes desses programas protagonistas dessa classificação, recaindo sobre o fruto do seu trabalho o resultado da avaliação. Acredita-se que tal política pode interferir ou suscitar novos processos e organização do trabalho docente, direcionando, com isso, pesquisa, produção intelectual e atuação docente. Para tanto, será investigado o PPGE/UFMG sob a ótica do materialismo histórico e dialético. A metodologia para desenvolvimento do trabalho será de cunho qualitativo, sendo utilizadas como técnicas de pesquisa o análise documental e entrevistas. PALAVRAS-CHAVE: Trabalho Docente; Pós-graduação; Excelência acadêmica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pauliane Romano Cirilo - Coordenador.
2015 - 2017
O Piso Salarial Profissional Nacional em Minas Gerais: implicações sobre a carreira, a remuneração e representação sindical docente
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Pauliane Romano Cirilo - Integrante / Adriana Maria Cancella Duarte - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Coordenador / Maria Helena Oliveria Gonçalves Augusto - Integrante / Tiago Jorge - Integrante / Vera Lucia Ferreira Alves Brito - Integrante / Samilla Nayara dos Santos Pinto - Integrante / Luiz Fernando da Silva - Integrante / Edneia Angélica Gomes - Integrante / Luciana Cristina Nogueira Honório Rodrigues - Integrante / Francilene Macedo Rocha - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.
2012 - 2016
Sindicalismo docente e o Piso Salarial Profissional Nacional em cinco estados brasileiros
Descrição: Este projeto busca investigar os efeitos da Lei Federal do Piso Salarial Profissional Nacional, aprovada em 2008, nas iniciativas e mobilizações dos sindicatos docentes da educação básica, em cinco estados Brasileiros: Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraíba e Pará. Em cada estado serão pesquisadas a estrutura sindical e suas relações com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que representou politicamente os professores nas negociações da Lei do Piso; a evolução das pautas de reivindicação, após a Lei do Piso; a evolução do perfil dos sindicalizados; e as alterações provocadas pela Lei do Piso na representação sindical, no interior de redes estaduais e municipais. A proposta pressupõe a revisão de literatura sobre o tema sindicalismo docente e piso salarial; a realização de pesquisa documental nas organizações sindicais de abrangência estadual existentes em cada estado pesquisado e nas organizações sindicais municipais de cada capital dos cinco estados; e entrevistas semiestruturadas com dirigentes sindicais e professores da educação básica pública. A pesquisa será desenvolvida por uma rede de grupos/núcleos de pesquisa, instalados em quatro universidades públicas brasileiras, são eles: GTPC/UFGD, Departamento de Educação/UFMS, NUPE/UFPR e GESTRADO/UFMG. (Edital MCTI/CNPQ Nº. 14/2012)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
As poliíticas de valorização docente no estado de Minas Gerais
Descrição: Esta dissertação investiga as políticas de valorização docente e suas conseqüências para os professores da REE/MG. O estudo buscou identificar as políticas de valorização docente no Brasil, analisar sua configuração e suas conseqüências para professores da REE/MG. A pesquisa buscou observar a emergência do termo valorização docente nas políticas educacionais brasileiras e as compreensões que envolvem a temática. A partir de revisão teórica foram selecionadas categorias analíticas que permitissem interpretar dados da realidade da REE/MG com vistas a observar o processo de valorização docente. Em documentos que tratam da matéria buscou-se observar como a temática foi consubstanciada na legislação educacional e as diferentes concepções que admitiu. A investigação contou ainda com a análise de dados da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - TDEBB. Os resultados encontrados apontam que a valorização é um termo presente nas políticas docentes no Brasil nas últimas três décadas no que se refere à formação, à carreira e ao salário. Trata-se de um conceito em disputa no cenário político educacional brasileiro, envolvendo a luta dos trabalhadores da educação em busca de sua valorização. Os dados da REEMG demonstram uma situação bastante complexa em que se observa que a formação em serviço apresenta-se, muitas vezes, desarticulada da perspectiva de formação como processo contínuo articulado à formação inicial. Os dados também demonstram uma carreira fragmentada, flexibilização dos vínculos de trabalhos, ascensão na carreira regulada pelo desempenho e baixos salários. A política remuneratória por subsídio, em Minas Gerais, elevou o vencimento inicial, contudo, observa-se o achatamento da carreira, retirando, em certos casos, direitos anteriormente adquiridos. Palavras-chave: Valorização Docente; Formação Docente; Carreira Docente; Salário Docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - TDEBB
Descrição: A pesquisa pretende analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. Objetiva conhecer quem é, o que faz e em que condições se realiza o trabalho docente nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica no Brasil e instituições de educação infantil conveniadas com o poder público. Analisar em que medida as mudanças trazidas por nova regulação educativa impactam na constituição das identidades e dos perfis dos profissionais da educação básica, identificando estratégias desenvolvidas pelos docentes para responder tais exigências. Buscará ainda conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a educação básica no que se refere à organização e gestão escolar e suas conseqüências para a formação e carreira docente, observando ainda suas conseqüências sobre a saúde dos docentes. Para tanto, espera-se traçar o perfil sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício na Educação Básica no Brasil; mapear a divisão técnica do trabalho na escola, a emergência de postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições, bem como as atividades desenvolvidas pelos docentes; conhecer as condições de trabalho dos docentes: os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso a formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho; levantar as formas de contratação, as condições salariais e de carreira em diferentes redes de ensino; identificar necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica. A pesquisa será realizada em sete estados brasileiros (Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo) contemplando critérios de abrangência regional e especificidade de desenhos de políticas educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Regulação educacional e trabalho docente
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - 2017
Periódico: Revista Docência no Ensino Superior


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Aprovada no concurso público para professor substituto do DAE/FAE/UFMG - edital 145/2018, Universidade Federal de Minas Gerais.
2016
Aprovada no concurso público para pedagogo (PED2) da PMC - edital 01/2015, Prefeitura Municipal de Contagem.
2015
Aprovada no concurso público para professor municipal da PBH - edital 06/2014, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
2010
Aprovada no concurso para professor municipal da PBH - edital 06/2014, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
2009
Aprovada no concurso público para educador infantil da PBH - edital 02/2008, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, S.D.G.2016MELO, S.D.G. ; ROMANO, P. ; PINTO, S. N. S. . O ENSINO MÉDIO E O TRABALHO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS DE MINAS GERAIS. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 10, p. 102-129, 2016.

2.
ROMANO, P.2006ROMANO, P.. As políticas de formação de professores e a condição de trabalho docente no âmbito das reformas e das recentes políticas educacionais. Desafios para a valorização do magistério. Caderno Eletrônico trabalho & Educação em perspectiva, v. 3, p. 66-79, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
FLAUSINO, C. C. ; ROMANO, P. ; SOARES, S. C. R. . O uso do Webfólio como ferramenta pedagógica na Ead: a experiência do curso de especialização em Gestão Escolar. In: Breynner R. Oliveira e Adriana M. Tonini. (Org.). Educação a distância e formação continuada de professores: múltiplas dimensões e desafios da implementação do Programa Nacional Escola de Gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. 1ed.Ouro Preto: Ufop, 2016, v. 1, p. 107-130.

2.
ROMANO, P.; OLIVEIRA, D.A. ; MELO, S.D.G. . Valorização docente na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. In: Adriana Duarte; Savana Diniz Gomes Melo; Dalila Andrade Oliveira; Lívia Fraga Vieira. (Org.). O trabalho docente na educação básica em Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 67-99.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, C. R. B. ; ROMANO, Pauliane . A função do supervisor pedagógico no Estado de Minas Gerais e no município de Contagem. In: IX Simpoed - Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2017, Mariana. Anais do IX Simpoed. Ouro Preto: Ufop, 2017. v. 1. p. 246-257.

2.
DUARTE, A. ; ROMANO, P. ; OLIVEIRA, D.A. . Atratividade e valorização docente na Rede Estadual de Minas Gerais. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. Derecho a la educación, políticas educativas y trabajo docente en América Latina: experiencias y propuestas en disputa. Argentina: Rede estrado, 2014. v. 1. p. 1-1.

3.
ROMANO, P.; OLIVEIRA, D.A. ; MELO, S.D.G. . Valorização Docente na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. In: IX Seminário Internacional da Redestrado, 2012, Santiago. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Santiago: Redestrado, 2012. v. IX. p. 1-1.

4.
ROMANO, P.. O movimento docente e as políticas de valorização do magistério. In: 10° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões, 2011, Rio de Janeiro. Anais 10° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões. Rio de Janneiro: UFRJ, 2011.

5.
ROMANO, P.; SILVA JUNIOR, N.R. ; OLIVEIRA, D.A (Orientadora) ; DUARTE, A.M.C.(Orientadora) . A análise do trabalho docente a partir da visão de seus próprios sujeitos. In: VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste, 2007, Uberlândia. VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste - anais. Uberlândia: UFU, 2007. p. 1-7.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROMANO, P.; BOY, L. C. G. . Carreira, Condição e Trabalho Docente: 20 anos de produção acadêmica no Brasil. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação, 2009, Vitória. Cadernos ANPAE. Vitória: ANPAE, 2009.

2.
BOY, L. C. G. ; ROMANO, P. ; DUARTE, A.M.C.(Orientadora) . Duas décadas de produção acadêmica no Brasil: a reestruturação do trabalho docente. In: V Simpósio Trabalho e Educação, 2009, Belo Horizonte. VI Simpósio Internacional sobre trabalho e educação. Belo Horizonte: NETE, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
ROMANO, Pauliane. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: desafios e possibilidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROMANO, P.; MELO, S.D.G. . Pós-graduação: mudanças nas faces do trabalho docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ANDRADE, C. R. B. ; ROMANO, Pauliane . A função do supervisor pedagógico no Estado de Minas Gerais e no município de Contagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ROMANO, Pauliane; BOAVENTURA, M. A. C. . Produção científica e redes de colaboração: elementos do trabalho docente na universidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROMANO, P.. Valorização docente em Minas Gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROMANO, P.. Valorização Docente em Minas Gerais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ROMANO, P.; OLIVEIRA, D.A. ; MELO, S.D.G. . Valorização Docente na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROMANO, P.. O movimento docente e as políticas de valorização do magistério. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ROMANO, P.; BOY, L. C. G. . XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Admiistração da Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
BOY, L. C. G. ; ROMANO, P. ; DUARTE, A.M.C.(Orientadora) . Duas décadas de produção acadêmica no Brasil: a reestruturação do trabalho docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BOY, L. C. G. ; ROMANO, P. ; DUARTE, A.M.C.(Orientadora) ; OLIVEIRA, D.A (Orientadora) . Trabalho e condição docente: produção acadêmica no Brasil (1987-2007). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ROMANO, P.; SILVA JUNIOR, N.R. ; OLIVEIRA, D.A (Orientadora) ; DUARTE, A.M.C.(Orientadora) . A análise do trabalho docente a partir da visão de seus próprios sujeitos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ROMANO, P.; SILVA JUNIOR, N.R. ; COSTA, P. C. . A análise do trabalho docente a partir da visão de seus próprios sujeitos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
AUGUSTO, M.H.O.G. ; ROMANO, P. . Valorização dos profissionais da educação. Belo Horizonte: UFMG, 2015 (Verbete).

2.
ROMANO, P.. As políticas de valorização docente no estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2012 (Dissertação de Mestrado).

3.
ROMANO, P.. Piso Salarial Nacional. Belo Horizonte: GESTRADO/FAE/UFMG, 2010 (Verbete).

4.
DUARTE, M. R. T. ; ROMANO, P. . Relações de poder e educação. Belo Horizonte: GESTRADO/FAE/UFMG, 2010 (Verbete).

5.
ROMANO, P.; BOY, L. C. G. . Carreira, condição e trabalho docente: 20 anos de produção acadêmica no Brasil. Vitória: ANPAE, 2009 (Resumo).

6.
OLIVEIRA, D.A. ; BOLLMAN, G. ; FERREIRA, R. ; STUBRIN, F.(coordinadora) ; SILVA JUNIOR, N. R. (colaborador) ; ROMANO, P. . Participación e incidencia e la sociedad civil en las políticas educativas: el caso brasileño. Buenos Aires: FLAPE, 2007 (Colaboração no estudo do FLAPE).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ROMANO, P.. Parecer para Revista Docência do Ensino Superior. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROMANO, Pauliane. III Seminário Internacional (Cooperação Brasil - Quebec) Diversidade e educação inclusiva: perspectivas interdisciplinares e interepistêmicas. 2017. (Membro da equipe de pareceristas de evento).

2.
ROMANO, P.; CAMARA, Adriane Peixoto ; SALGADO, A. C. ; ARRUDA, Renata Kelly . Oficina pedagógica A pesquisa científica: concepção, métodos e técnicas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ROMANO, Pauliane. Levantamento e análise documental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
ROMANO, P.. Pesquisas qualitativas: a análise documental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
ROMANO, P.. Secretariado do X Seminário Internacional da Redestrado. 2014. (Secretariado).

6.
ROMANO, P.; SALGADO, A. C. . Oficina Pedagógica : A PESQUISA-AÇÃO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ROMANO, P.. Coordenador(a) de sessão de pôster. 2010. (Coordenador).

8.
ROMANO, P.. Grupo Focal com alunos do Projovem Urbano em Divinopolis/MG. 2009. (Observadora em Grupo Focal).

9.
ROMANO, P.. Grupo Focal com alunos do Projovem Urbano em Sete Lagoas/MG. 2009. (Observadora em Grupo Focal).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, K. A.; ROMANO, P.. Participação em banca de Emanuela Tavares Fonseca. Educação Infantil e a formação de professores no contexto das políticas educacionais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

2.
SANTOS, K. A.; ROMANO, P.. Participação em banca de Mary Helen Jaqueline da Silva. Articulação entre Educação Infantil e ensino fundamental: tensões, conflitos e contradições. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

3.
SANTOS, K. A.; ROMANO, P.. Participação em banca de Karina Valesca de Oliveira. Transição da educação infantil para o ensino fundamental no contexto das políticas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

4.
SANTOS, K. A.; ROMANO, P.. Participação em banca de Karina Valesca de Oliveira. Transição da educação infantil para o ensino fundamental no contexto das políticas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

5.
SANTOS, K. A.; ROMANO, P.. Participação em banca de Katiuscia Minelli Silva. A educação Infantil e a organização dos espaços escolares. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

6.
SANTOS, K. A.; ROMANO, P.. Participação em banca de Saionara Aparecida Franco Jaques. Política de avaliação do perfil docente no contexto da educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

7.
CARVALHO.Nilza Maria; ROMANO, P.; MACHADO. Eduardo Bomfim. Participação em banca de Alcione Delciliane Rosa Santos. Construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
CARVALHO.Nilza Maria; ROMANO, P.; MACHADO. Eduardo Bomfim. Participação em banca de Dalva Lúcia Germano Barbosa. Projeto Político Pedagógico e reflexão da prática docente. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
CARVALHO.Nilza Maria; ROMANO, P.; MACHADO. Eduardo Bomfim. Participação em banca de Damiana Ribeiro Lourenço. Avaliação da aprendizagem na educação infantil: um processo de reflexões e ações sobre a prática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
CARVALHO.Nilza Maria; ROMANO, P.; MACHADO. Eduardo Bomfim. Participação em banca de Deborah Alves Souza Vasconcelos. Reelaboração do Projeto Político Pedagógico visando a democratização do ensino. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
CARVALHO.Nilza Maria; ROMANO, P.; MACHADO. Eduardo Bomfim. Participação em banca de Fernanda Cristina do Couto. Do Projeto Político Pedagógico ao Plano de desenvolvimento individual: possibilidades para uma escola inclusiva. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
CARVALHO.Nilza Maria; ROMANO, P.; MACHADO. Eduardo Bomfim. Participação em banca de Joziana Almeida Souza Neves. Avaliação, um recurso para a aprendizagem de qualidade: investindo no processo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
CARVALHO.Nilza Maria; ROMANO, P.; MACHADO. Eduardo Bomfim. Participação em banca de Letícia Silva Prata. A importância da reestruturação do Projeto Político Pedagógico na Rede Pública de Ensino. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
CARVALHO.Nilza Maria; ROMANO, P.; MACHADO. Eduardo Bomfim. Participação em banca de Osvânia Brasina de Souza. Avaliação escolar um processo em construção. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

15.
CARVALHO.Nilza Maria; ROMANO, P.; MACHADO. Eduardo Bomfim. Participação em banca de Patrícia Helena Ferreira Magalhães. Projeto Político Pedagógico e a leitura como prática social. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

16.
CARVALHO.Nilza Maria; ROMANO, P.; MACHADO. Eduardo Bomfim. Participação em banca de Wesleandra Miranda da Silva Cortes. Avaliação da aprendizagem e reflexão sobre as práticas pedagógicas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

17.
MACHADO. Eduardo Bomfim; ROMANO, P.; CARVALHO.Nilza Maria. Participação em banca de Mayres Aloisia Costa. O coordenador pedagógico e um olhar para o processo avaliativo: as suas estratégias e as implicâncias que resultam a retenção na escola pública. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

18.
MACHADO. Eduardo Bomfim; ROMANO, P.; CARVALHO.Nilza Maria. Participação em banca de Paula Alves da Silva Morato. Interação entre família e escola: desenvolvimento e melhoria da educação dos alunos da escola municipal JS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

19.
MACHADO. Eduardo Bomfim; ROMANO, P.; CARVALHO.Nilza Maria. Participação em banca de Rogéria Maria Bárbara. Monitoria e o ensino aprendizagem: reflexões sobre caminhos para o conteúdo curricular de física na unidade Centec. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

20.
MACHADO. Eduardo Bomfim; ROMANO, P.; CARVALHO.Nilza Maria. Participação em banca de Rubia Carla de Souza Mariz. A interdisciplinaridade dos conteúdos em uma escola do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

21.
MACHADO. Eduardo Bomfim; ROMANO, P.; CARVALHO.Nilza Maria. Participação em banca de Stael Alves Barbosa Siqueira. O papel do coordenador pedagógico na prática docente e ensino aprendizagem: uma análise do projeto de intervenção de uma escola pública na Rede Estadual de MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

22.
LIMA Junia Souza; FLAUSINO Camila Carolina; ROMANO, P.. Participação em banca de Dayana da Costa Rocha. Reestruturação do Projeto Político Pedagógico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

23.
RAMALDES Cintia Rosana; FLAUSINO Camila Carolina; ROMANO, P.. Participação em banca de Raquel Gino Lemos Morelli. Família e escola e a construção da cidadania dos alunos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

24.
CUSATI Iracema Campos; ROMANO, P.; SOTO Ucy. Participação em banca de Margareth Almeida Figueiredo. A escola que temos e a escola que queremos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

25.
CUSATI Iracema Campos; SOTO Ucy; ROMANO, P.. Participação em banca de Maria Divina Ferreira Fernandes. Os fatores que afetam o ensino/aprendizagem dos alunos do ciclo da alfabetização da Escola Municipal Ciro Maciel em Porteiras/MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

26.
CUSATI Iracema Campos; ROMANO, P.; SOTO Ucy. Participação em banca de Maria Geralda dos Reis Azevedo. A importância do Projeto Político Pedagógico como promotor da qualidade da educação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

27.
CUSATI Iracema Campos; ROMANO, P.; SOTO Ucy. Participação em banca de Meralice Lacerda Dourado. Intervenção nos fatores que afetam o ensino/aprendizagem dos alunos do ciclo de alfabetização da escola Municipal Joaquim Lopes/MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

28.
CUSATI Iracema Campos; ROMANO, P.; SOTO Ucy. Participação em banca de Renata Cristina Pereira Maia. A construção do Projeto Político e Pedagógico na perspectiva democrática: limites e possibilidades. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

29.
CUSATI Iracema Campos; ROMANO, P.; SOTO Ucy. Participação em banca de Sonia Vieira da Finseca. Clima organizacional para melhoramento das relações interpessoais dos funcionários da creche Araci Righi Vicintin de Várzea da Palma. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

30.
CUSATI Iracema Campos; ROMANO, P.; SOTO Ucy. Participação em banca de Walkiria Alves Souza Maia. A construção do Projeto Político e Pedagógico: o olhar da gestão democrática na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

31.
CUSATI Iracema Campos; ROMANO, P.; SOTO Ucy. Participação em banca de Zenilca Damasio Silva Tofani. A escola que temos e a escola que queremos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

32.
CUSATI Iracema Campos; ROMANO, P.; SOTO Ucy. Participação em banca de Maria de Fátima Fernandes Cunha. Família e escola: parceria que fortalece a educação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

33.
CUSATI Iracema Campos; ROMANO, P.; SOTO Ucy. Participação em banca de Maria Alice Vilela Silveira. Leitura e produção de texto: um caminho para a aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

34.
SOTO Ucy; ROMANO, P.; CUSATI Iracema Campos. Participação em banca de Cássia Cristina Fernandez da Silva. Parceria escola e família: visões conflitantes quanto ao objetivo do trabalho de uma creche. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

35.
SOTO Ucy; ROMANO, P.; CUSATI Iracema Campos. Participação em banca de Cristiane de Oliveira Moreira. Lugar de brincar é na escola! Quando o lúdico anima a comunidade escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

36.
SOTO Ucy; ROMANO, P.; CUSATI Iracema Campos. Participação em banca de Eliene Geralda dos Santos. Introdução de práticas mediadas por uso de tecnologias digitais nas séries iniciais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

37.
SOTO Ucy; ROMANO, P.; CUSATI Iracema Campos. Participação em banca de Lúcia Zanetti Vinha. Conselho escolar: reflexões sobre um processo de construção de práticas participativas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

38.
SOTO Ucy; ROMANO, P.; CUSATI Iracema Campos. Participação em banca de Luciana Sacramento Fagundes. Participação da família na escolarização: que papel tem a escola nessa questão?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

39.
QUEIROZ Virgínia Bueno Coeli; ROMANO, P.; SALGADO, A. C.. Participação em banca de Maria Terezinha Fonseca Mouffarreg. Relações interpessoais no contexto escolar: reflexões a luz da literatura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

40.
QUEIROZ Virgínia Bueno Coeli; ROMANO, P.; SALGADO, A. C.. Participação em banca de Sônia Maria Santana de Souza. Dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

41.
QUEIROZ Virgínia Bueno Coeli; ROMANO, P.; SALGADO, A. C.. Participação em banca de Maria Gildecy Alves Santana. Evasão escolar na educação de jovens e adultos: uma questão que deve envolver a gestão democrática da escola. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

42.
QUEIROZ Virgínia Bueno Coeli; ROMANO, P.; SALGADO, A. C.. Participação em banca de Nádia Semaan Abboud Quintão. Gestor Escolar frente ao processo avaliativo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

43.
QUEIROZ Virgínia Bueno Coeli; ROMANO, P.; SALGADO, A. C.. Participação em banca de Valter Luiz da Silva. A interferência da indisciplina no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 4o ao 5o ano de alfabetização da escola municipal de Botafogo/MG. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

44.
QUEIROZ Virgínia Bueno Coeli; ROMANO, P.; SALGADO, A. C.. Participação em banca de Vilma Rodrigues dos Santos. O papel da leitura e da escrita no processo da avaliação. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

45.
QUEIROZ Virgínia Bueno Coeli; ROMANO, P.; SALGADO, A. C.. Participação em banca de Selma Lúcia de Araújo. Em busca de novos caminhos para desenvolver uma boa aprendizagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

46.
QUEIROZ Virgínia Bueno Coeli; ROMANO, P.; SALGADO, A. C.. Participação em banca de Vânia Maria Araújo Santos. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção coletiva. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

47.
SANT`ANDRÉ Roberta; ROMANO, P.; SALGADO, A. C.. Participação em banca de Nair Cristina Rodrigues Costa. Colegiado escolar: mecanismo de gestão democrática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

48.
BRAGA Juliana Oliveira; RICOY Shirley; ROMANO, P.. Participação em banca de Claudia Elaine Rodrigues Smargiassi. A linguagem escrita no cotidiano escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

49.
BRAGA Juliana Oliveira; RICOY Shirley; ROMANO, P.. Participação em banca de Cristina de Jesus Oliveira Alves. Reestruturação do projeto político pedagógico do CMEI João XXIII em prol da qualidade na inclusão de crianças deficientes. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

50.
BRAGA Juliana Oliveira; RICOY Shirley; ROMANO, P.. Participação em banca de Debora Cunha da Silva. A realidade de uma instituição pública em análise. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

51.
BRAGA Juliana Oliveira; RICOY Shirley; ROMANO, P.. Participação em banca de Dejair Batista de Aguiar Junior. O conselho escolar no interstício do projeto político pedagógico: uma perspectiva democrática da gestão escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, R. M. P. C.; SILVA, G. D.; ROMANO, P.. Participação em banca de Lorena Thais Faeda.Um estudo de caso: o desenvolvimento do PPP na dimensão da gestão democráica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas.

2.
REIS, I. C. S.; SILVA, M. A.; ROMANO, P.. Participação em banca de Wang Xujing.A prática da justiça no cuidar na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas.

3.
SILVA, M. A.; SILVA, G. D.; ROMANO, P.. Participação em banca de Morgana Dornelas Vieira A. da Silva.O uso de filmes no ensino de História. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVI Seminário Nacional da Rede Universitas.Pós-graduação: mudanças nas faces do trabalho docente. 2018. (Seminário).

2.
IX Encontro Nacional da Redestrado.Produção científica e redes de colaboração: elementos do trabalho docente na universidade. 2017. (Encontro).

3.
Mesa redonda: Pós-doutorado: a visão das agências financiadoras e da academia.. 2017. (Outra).

4.
Seminário Internacional Trabalho e Formação Docente na América Latina: desafios atuais para a construção de uma agenda regional. 2017. (Seminário).

5.
XI Simpósio de Formação e Profissão Docente.A função do supervisor pedagógico no Estado de Minas Gerais e no município de Contagem. 2017. (Simpósio).

6.
Ciclo de Palestras Ceale Debate - Planejamento da alfabetização como estratégias didáticas podem incluir todos os alunos. 2016. (Outra).

7.
Grande Conferência Regulação transnacional e mútua vigilância no governo da educação. 2016. (Outra).

8.
Grande Conferência Regulação trasnacional e mútua-vigilância no governo da educação. 2016. (Outra).

9.
37a Reunião Anual da Anped. 2015. (Congresso).

10.
Seminário Internacional Trabalho Docente para uma Educação Democrática e Inclusiva. 2015. (Seminário).

11.
Seminário Plano Municipal de Educação: desafios para uma participação democrática e popular. 2015. (Seminário).

12.
Seminário Sindicalismo docente e o Piso Salarial Profissional Nacional. 2015. (Seminário).

13.
X Seminário Internacional da Rede Estrado.Atratividade e valorização docente na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. 2014. (Seminário).

14.
36a Reunião Anual da ANPEd. 2013. (Outra).

15.
5o Encontro de Educação Superior. 2013. (Encontro).

16.
V Encontro de Pesquisa em Educação - FaE/UFMG.Políticas Públicas para o trabalho docente: atratividade, valorização, resultados e tempo integral.. 2013. (Encontro).

17.
VII Encontro Brasileiro da Redestrado.Políticas para o trabalho docente em MG e PE: atratividade, valorização e tempo integral. 2013. (Encontro).

18.
35a Reunião Anual da Anped. 2012. (Outra).

19.
IX Seminário Internacional da Redestrado.Valorização Docente na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. 2012. (Seminário).

20.
Seminário Internacional A investigação em trabalho, profissão e condição docente: aspectos teóricos e metodológicos: ae. 2012. (Seminário).

21.
10° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em Educação na região sudeste em suas múltiplas dimensões.O movimento docente e as políticas de valorização do magistério. 2011. (Seminário).

22.
34a Reunião Anual da Anped. 2011. (Outra).

23.
II Encontro Nacional e I Seminário Estadual do Projeto de Pesquisa "Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas.". 2011. (Seminário).

24.
Plano Nacional de Educação: a educação superior, a formação e a valorização dos profissionais da educação. 2011. (Outra).

25.
Seminário da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente - REDE ESTRADO BRASIL. 2011. (Seminário).

26.
Seminário de Pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em Minas Gerais e Luta Sindical: desafios atuais. 2011. (Seminário).

27.
Seminário estadual Docentes na Educação Básica Brasileira, o caso de Minas Gerais: debatendo resultados finais de pesquisa. 2011. (Seminário).

28.
33a Reunião Anual da Anped. 2010. (Outra).

29.
Seminário Internacional Políticas educacionais e Trabalho Docente: perspectiva comparada. 2010. (Seminário).

30.
Seminário Nacional: O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. 2010. (Seminário).

31.
XV Endipe. 2010. (Encontro).

32.
32a Reunião Anual da Anped. 2009. (Outra).

33.
V Simpósio Trabalho e Educação.Duas décadas de produção acadêmica no Brasil: a reestruturação do trabalho docente. 2009. (Simpósio).

34.
XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação sobre Direitos humanos e Cidadania; desafios para as políticas e a gestão democrática da educação..Carreira, condição e trabalho docente: 20 anos de produção acadêmica no Brasil.. 2009. (Simpósio).

35.
31a Reunião anual da Anped.. 2008. (Outra).

36.
Seminário Teias de Cidadania. 2008. (Seminário).

37.
VII Seminário Redestrado - Novas Regulações na América Latina. 2008. (Seminário).

38.
XVII Semana de Iniciação Científica da UFMG, XII Semana de Graduação e X Encontro de extensão da UFMG.Trabalho e Condição docente: produção acadêmica no Brasil (1987-2007). 2008. (Encontro).

39.
30a Reunião Anual da Anped. 2007. (Outra).

40.
Formação de professores para a Educação Básica - 10 anos de LDB. 2007. (Seminário).

41.
IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, Política e Educação. 2007. (Simpósio).

42.
XVI Semana de Iniciação Científica da UFMG.A análise do trabalho docente a partir da visão de seus próprios sujeitos. 2007. (Outra).

43.
VI Seminário REDESTRADO: regulação educacional e Trabalho docente. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROMANO, P.. Seminário Internacional Trabalho Docente para uma Educação Democrática e Inclusiva. 2015. (Congresso).

2.
ROMANO, P.. X Seminário Internacional da Rede Estrado. 2014. (Congresso).

3.
ROMANO, P.. Participação da organização da 36a Reunião Anual da ANPEd. 2013. (Outro).

4.
ROMANO, P.. Participação da organização do 5o Encontro de Educacão Superior. 2013. (Outro).

5.
ROMANO, P.. Participação na organização da 35a Reunião Anual da Anped. 2012. (Outro).

6.
ROMANO, P.. Participação da organização do IX Seminário da Redestrado. 2012. (Outro).

7.
ROMANO, P.. Seminário Internacional A investigação em trabalho, profissão e condição docente: desafios teóricos e metodológicos. 2012. (Congresso).

8.
MELO, S.D.G. ; HYPOLITO, A. M. ; SILVA, A. C. B. ; GUIMARAES, B. D. ; ANDRADE, C. R. B. ; OLIVEIRA, D.A. ; SILVA, J. M. T. ; AUGUSTO, M.H.O.G. ; CARDOSO, M. ; ROMANO, P. ; AMORIM, R. . Seminário de Pesquisa Trabalho Docente na Educação básica em Minas Gerais e Luta Sindical: desafios atuais. 2011. (Outro).

9.
ROMANO, P.. Seminário Estadual Docentes na Educação Básica Brasileira, o caso de Minas Gerais: debatendo os resultados finais de pesquisa. 2011. (Congresso).

10.
DUARTE, A. M. ; OLIVEIRA, D.A. ; VIEIRA, L. F. ; DUARTE, A. ; CLEMENTINO, A. M. ; GUIMARAES, B. D. ; GONCALVES, G. ; RODRIGUES, L. ; PAULA, M ; ROMANO, P. ; QUADROS, R. ; MELO, S.D.G. . Seminário Internacional Políticas Educacionais e Trabalho Docente: perspectiva comparada. 2010. (Outro).

11.
OLIVEIRA, D.A. ; VIEIRA, L. F. ; DUARTE, A. M. ; DUARTE, A. ; CLEMENTINO, A. M. ; GUIMARAES, B. D. ; SOUZA, G. ; GOMES, H. ; RODRIGUES, L. ; PAULA, M ; AUGUSTO, M.H.O.G. ; ROMANO, P. ; AMORIM, R. ; QUADROS, R. ; JORGE, T. . Seminário Nacional O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. 2010. (Outro).

12.
OLIVEIRA, D.A. ; GENTILI, P. ; FERREIRA, M.O.V. ; MARTÌNEZ, D. ; DUARTE, A. M. ; MELO, S.D.G. ; SARUBI, E.R. ; SILVA. G.F. ; SILVA JUNIOR, N.R. ; ROMANO, P. ; AUGUSTO, M.H.O.G. ; Tenório, M. . VI Seminário REDESTRADO: Regulação ducacional e Trabalho Docente. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Santos de Souza. O impacto do Programa Bolsa Família na diminuição da pobreza de usuários do Ccras rural de Montes Claros. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Pauliane Romano Cirilo.

2.
Josimeris Monção. O papel da família na permanência dos alunos na escola. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Pauliane Romano Cirilo.

3.
Renata Beatriz Barbosa. Fatores que interferem na frequência escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Pauliane Romano Cirilo.

4.
Rúbia Queiroz Neves. Escola: acesso e permanência de alunos integrantes do Programa Social Bolsa Família. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Pauliane Romano Cirilo.

5.
Vilcinéia Mendes Dias. O papel da família na garantia do acesso, frequência e desenvolvimentos dos filhos na escola. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Pauliane Romano Cirilo.

6.
Maurícia Caroba Sousa. Educação: as mudanças ocorridas após a implantação do Programa Bolsa Família.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Pauliane Romano Cirilo.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROMANO, P.. Valorização Docente em Minas Gerais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROMANO, P.. Valorização docente em Minas Gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANDRADE, C. R. B. ; ROMANO, Pauliane . A função do supervisor pedagógico no Estado de Minas Gerais e no município de Contagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ROMANO, Pauliane. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: desafios e possibilidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ROMANO, Pauliane. Levantamento e análise documental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).




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