Francisca da Cruz Rodrigues Pessoa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2657119040215292
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Francisca da Cruz Rodrigues Pessoa possui graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português/Inglês pela Universidade Federal do Piauí (1995/2002), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (2002), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2008), Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) e Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Atualmente é professora da Faculdade São José dos Cocais - Timon (MA) e professora SM - III do Governo do Estado do Piauí. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica e Sintaxe Variacionista, atuando principalmente nos seguintes temas: referenciação, anáfora pronominal, significação, objeto indireto e dativo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisca da Cruz Rodrigues Pessoa
Nome em citações bibliográficas
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Letras.
Av. N. Sra. de Fátima s/n - Ininga
Ininga
64049550 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (86) 32155794
Ramal: 794
URL da Homepage: http://www.ufpi.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: As realizações de dativo no português falado em Teresina: uma análise variacionista, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Jânia Martins Ramos.
2006 - 2008
Mestrado em Mestrado Em Letras.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: A Anáfora Pronominal no Processo de Construção Referencial,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria Auxiliadora Ferreira Lima.
Palavras-chave: Anáfora, coesão textual, referenciação; Referenciação, Anáfora Pronominal, Texto Falado.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2001 - 2002
Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 495h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: Os conectivos aditivos, adversativos e conclusivos em redações escolares da 6ª série do Ensino Fundamental.
Orientador: Antônio Ribeiro da Silva.
1992 - 2002
Graduação em Licenciatura Plena Em Letras/Português/Inglês.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.




Formação Complementar


2006
Extensão universitária em Curso de Extensão em Língua Francesa.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade São José - Timon, FSJ/MA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professora Efetiva, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20


Governo do Estado do Piauí, GOVERNO/PI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor SE - III, Carga horária: 40

Atividades

3/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
Inglês


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Pesquisas variacionistass sobre o dialeto piauiense: panorama atual e perspectivas. In: Norma da Silva Lopes; Joseane Moreira de Oliveira; Lúcia Maria de Jesus Parcero. (Org.). Estudos sobre o português do Nordeste: língua, lugar e sociedade. 5ªed.São Paulo: Edgard Blucher Ltda., 2017, v. 1, p. 132-150.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Estudo em painel do uso do dativo na fala de Teresina. In: XII SEVFALE 2015, 2015, Belo Horizonte. Estudo em painel do uso do dativo na fala de Teresina. Belo Horizonte: http://anais.letras.ufmg.br/index.php/SEVFALE/xIISEVFALE/paper/view/17/13., 2015. p. 119-127.

2.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. As Relações anáfóricas pronominais no processo de significação. In: III EnMEL, 2010, Teresina-PI. III EnMEL. Teresina - PI: EDitora da UFPI, 2010. v. 3.

Artigos aceitos para publicação
1.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. A formação de um banco de dados de Teresina (PI): um estudo de caso. Fórum Linguistico (Online), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PESSOA, F. C. R.; PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues . Dativos em cartas teresinenses: um tratamento sociolinguístico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Produção do texto científico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Objetos indiretos em cartas pessoais: um tratamento sociolinguístico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PESSOA, F. C. R.; PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues . Estudos em painel do uso do dativo na fala de Teresina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. O objeto indireto com as variantes a e para no Português teresinense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues; PESSOA, F. C. R. . As realizações de dativo nas missivas ao Papai Noel. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Referenciação Anafórica Pronominal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Reflexões sobre anáforas no Ensino Fundamental e Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Anáfora não-correferencial pronominal no processo de significação em textos orais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. A formação acadêmica e o ensino de literatura na esscola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. A anáfora correferencial pronominal no processo de significação em textos orais.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. As Relações Anafóricas Pronominais no Processo de Significação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Arcaísmo e regionalismo nos dicionários Aurélio e Houaiss. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Efeitos de sentidos da heterogeneidade mostrada em ensaios do jornalista Roberto Pompeu de Toledo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Pesquisa variacionista sobre o dialeto piauiense: panorama atual e perspectivas. São Paulo: Edgard Blucher Ltda., 2017 (Capítulo de livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Participação em banca de Francisco Luzimar Nunes Bezerra. As marcas da oralidade em textos dissertativos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Letras/Português) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Participação em banca de Adriana Beserra Bacelar. O ensino dos gêneros textuais e sua contribuição para a prática de leitura e escrita na 1ª série do ensino médio na rede pública de Teresina. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Letras/Português) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Participação em banca de Francisca Lima. A contribuição da literatura infantil no processo de formação de leitores nas séries da U. E. Joel Mendes - teresina-PI. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual do Piauí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Participação em banca de Isaque Oliveira Matos..Orações subordinadas substantivas nos livros didático do 8º ano: Algumas considerações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Participação em banca de Telma Maria Fortes dos Santos.A produção textual nos livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental: algumas considerações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Participação em banca de Ayra Raquel Leal Oliveira.A variação linguistica no livro didático. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

4.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Participação em banca de Laécio Galileu Rodrigues.A criatividade lexical no texto publicitário. 2009 - Universidade Estadual do Piauí.

5.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Participação em banca de Jessyca Coutinho Vilela.A abordagem dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

6.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Participação em banca de Luiz Batista da Rocha Neto..Criatividades de léxico: os processos de formação de nomes próprios. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

7.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Participação em banca de Erivaldo Nunes Leite.Textualidade: Análise de Textos de Alunos do 3º ano do Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABRALIN EM CENA PIAUÍ, Linguística de texto: interfaces e perspectivas. Comunicação. 2018. (Congresso).

2.
63º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).Objetos indiretos em cartas pessoais: um tratamento sociolinguístico. 2015. (Seminário).

3.
4º Colóquio do NEIA - Centenário Abdias Nascimento. 2014. (Outra).

4.
III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. O objeto indireto com as variantes a e para no Português teresinense. 2014. (Congresso).

5.
I workshop do Projeto Cartas ao Papai Noel: a escrita em Minas Gerais.As realizações de dativo nas missivas ao Papai Noel. 2014. (Outra).

6.
Seminário sobre Complexidade: condições iniciais e emergência. 2014. (Seminário).

7.
VI Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras/UFPI. 2012. (Encontro).

8.
Avaliador da prova de Redação do Processo Seletivo Vestibular UESPI 2011.Avaliador da prova de Redação do Processo Seletivo Vestibular UESPI 2011. 2011. (Outra).

9.
XXIII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste. 2010. (Outra).

10.
IV Encontro da Ciências da Linguagem Aplicada ao Ensino. 2009. (Encontro).

11.
IV Encontro das Ciências da Linguagem Aplicada ao Ensino: Minicurso. 2009. (Outra).

12.
IV Encontro e Literário do Mestrado Acadêmico e Letras. 2009. (Encontro).

13.
IV Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras - EnMEL. 2009. (Encontro).

14.
IV Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras - EnMEL.MInicurso: As contribuições da Sociolinguística: uma análise dos aspectos fonéticos e fonológicos do falar piauiense. 2009. (Outra).

15.
Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN. 2008. (Congresso).

16.
Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN. Participou do minicurso: Como ler e produzir textos com base em cadeias referenciais - uma abordagem em pratica. 2008. (Congresso).

17.
III Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI - EnMEL.Participou do minicurso "Análise do discurso", com carga horária de seis horas-aula.. 2008. (Encontro).

18.
III Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI - EnMEL. 2008. (Encontro).

19.
II Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI - EnMEL.Participante do Minicurso: Discurso e Modalidade. 2007. (Encontro).

20.
II Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI - EnMEL. 2007. (Encontro).

21.
I Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI - EnMEL. 2006. (Encontro).

22.
III Encontro Linguístico do Curso de Especialização em Língua Portuguesa.III Encontro do Curso de Especialização em Língua Portuguesa. 2002. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elisabete Lopes de Castro. Homonímia e polissemia em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Letras/Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Francisca da Cruz Rodrigues Pessoa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lia Raquel Nascimento Ramos. A variação linguística em livros didáticos de lingua portuguesa da 3ª etapa da EJA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Francisca da Cruz Rodrigues Pessoa.

2.
Isaque Oliveira Matos. Orações subordinadas substantivas nos livros didático do 8º ano: Algumas considerações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Francisca da Cruz Rodrigues Pessoa.

3.
Ayra Raquel Leal Oliveira. A variação linguística no livro didático. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Francisca da Cruz Rodrigues Pessoa.

4.
Telma Maria Fortes dos Santos. A produção textual nos livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental: algumas considerações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Francisca da Cruz Rodrigues Pessoa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. A formação de um banco de dados de Teresina (PI): um estudo de caso. Fórum Linguistico (Online), 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
PESSOA, F. C. R.; PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues . Dativos em cartas teresinenses: um tratamento sociolinguístico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PESSOA, Francisca da Cruz Rodrigues. Produção do texto científico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Sou pertencente do grupo de pesquisa do laboratório de estudos em variação e mudança linguística da Universidade Federal de Minas Gerais.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 16:44:17