Emerson Pereti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9164469552085970
  • Última atualização do currículo em 26/04/2018


Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná UFPR, com tese voltada ao estudo da literatura do luto ditatorial sul-americano. Possui extensão acadêmica em Literatura Latino-Americana na Universidade de La Habana, Cuba, e Mestrado em Estudos Literários pela UFPR. É professor adjunto na área de Letras e Linguística na Universidade Federal da Integração Latino-americana UNILA. Membro do quadro permanente do Mestrado em Literatura Comparada PPGLC, desta Instituição. Desenvolve pesquisas em estéticas e políticas da memória e do esquecimento na literatura contemporânea sul-americana e em narrativas de migração e refúgio no contexto Haiti/Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emerson Pereti
Nome em citações bibliográficas
PERETI, E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
AC Parque Tecnológico Itaipu
Conjunto B
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35767307
Fax: (45) 35767306
URL da Homepage: http://unila.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: As Ruínas e o Condor: breves escritos sobre alegoria, memória e ausência, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Marilene Weinhardt.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ruínas ditatoriais; alegoria; memória; ausência.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2010
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: El Señor Presidente: Transculturação narrativa e construção simbólica da nação,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Rodrigo Vasconcelos Machado.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
1997 - 2000
Graduação em Letras.
Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador, UNC/CAÇADOR, Brasil.
Título: Licenciatura.




Formação Complementar


2010 - 2010
Pueblo y caudillos en la literatura rioplatense. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Formação de professores de línguas estrangeiras. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Literatura Latino-Americana III. (Carga horária: 64h).
Universidad de La Habana, UH, Cuba.
2006 - 2006
Extensão universitária em Literatura Latino-Americana II. (Carga horária: 64h).
Universidad de La Habana, UH, Cuba.
2006 - 2006
Extensão universitária em Gramática da Língua Espanhola II. (Carga horária: 64h).
Universidad de La Habana, UH, Cuba.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

2017 - Atual
Extensão universitária , Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Atividade de extensão realizada
Aos que vierem depois de nós: coletivo de trabalhadores da palavra.
2016 - Atual
Extensão universitária , Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Atividade de extensão realizada
Rasanbleman: coletivo de estudos culturais haitianos.
2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

08/2017 - 12/2017
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras Espanhol/Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
03/2017 - 07/2017
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Narração
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras Espanhol/Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Poéticas Latino-Americanas II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras Espanhol/Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Intermediário I
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da América Latina II
03/2016 - 08/2016
Ensino, História - América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da América Latina I
03/2016 - 08/2016
Ensino, Letras Espanhol/Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da América Latina I
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras Espanhol/Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem em Contexto social
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras Espanhol/Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da América Latina I
08/2015 - 12/2015
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras Espanhol/Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Heterogeneidade Diglossia e Construção de Hegemonias Linguísticas
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da América Latina II
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Intermediário II
03/2015 - 07/2015
Ensino, Administração e Políticas Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
03/2015 - 07/2015
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da América Latina I
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras Espanhol/Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da América Latina I
08/2014 - 12/2014
Ensino, História - América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da América Latina II
08/2014 - 12/2014
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Intermediário I
03/2014 - 07/2014
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante


Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, CELIN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

02/2007 - 05/2014
Ensino, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira para estrangeiros, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Português como Língua Estrangeira Básico; Intermediário I, Intermediário II, Intermediário III; Avançado
02/2007 - 05/2014
Extensão universitária , Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná, .

Atividade de extensão realizada
Tópicos de Literatura e Cultura Brasileira.

Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

2011 - 2011
Ensino, Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Literários IV - Estudos Culturais
2011 - 2011
Ensino, Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e História

Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mediador Cultural

Atividades

02/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Fundação Cultural de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba.

Atividade realizada
Oficinas de Literatura e Ciclos de Leituras.

Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 8

Atividades

2012 - 2013
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira II
2012 - 2013
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literaturas em Língua Espanhola I

Escola de Educação Básica Professora Adelina Regis, E.E.B.A.R, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

01/2001 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Escola de Educação Básica Eurico Rauen, EBBER, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

01/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Linhas de pesquisa


1.
Linguagens, histórias e culturas migrantes

Objetivo: Por meio do trânsito disciplinar entre os estudos da linguagem e os estudos culturais, esta linha de investigação segue por espaços atravessados pelos fluxos migratórios atuais, logo, seu local de enunciação será a fronteira, o transterritório, o entrelugar, o transnacional, o próprio deslocamento. A ideia é construir conhecimentos sobre histórias, memórias, experiências e expectativas de migrantes e refugiados na tentativa de contribuir para a proposição de políticas públicas de acolhimento..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
2.
Estéticas e políticas da memória e do esquecimento na narrativa latino-americana contemporânea

Objetivo: Linha de estudos sobre narrativas artísticas contemporâneas e suas relações com história, memória e esquecimento no contexto latino-americano. Entre os temas suscetíveis à investigação estão questões como: intersecções entre discurso literário, histórico e testemunhal; trauma e trabalho de luto; relações entre corpo, poder e resistência; alegoria e outras poéticas da ausência; memória, esquecimento e representação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Sobre as ruínas, ainda o condor: estéticas e políticas da memória e do esquecimento no Cone Sul americano
Descrição: Como tentativa de contribuir para os estudos literários e culturais contemporâneos no contexto do Cone-Sul latino-americano, a pesquisa aborda o trabalho de luto em expressões artísticas produzidas em países da região na última década. A proposta é dar continuidade aos estudos desenvolvidos em: As ruínas e o condor, tese de doutorado que se concentrou em obras publicadas no primeiro decênio deste século. O estudo aqui em questão parte da ideia de que as ditaduras recentes, como transição violenta do Estado para o Mercado, impingem uma quebra fundamental na relação entre experiência e representação artística. Em consequência disso, durante os regimes, as manifestações artísticas desses países se viram obrigadas a buscar novas formas de representação para essa perda histórica. Passado o deslumbramento neoliberal da década de 90, uma parte da produção literária, por exemplo, será obrigada a voltar-se novamente em direção à catástrofe na tentativa de entendê-la. Recorrendo agora aos imperativos da memória, à ética do luto como conteúdo e aos fragmentos da totalidade destruída e à alegoria como forma, várias narrativas lançadas entre 2000 e 2010 desenvolveram novas estratégias de relacionar estética com as políticas da memória. A pergunta agora é em que medida as manifestações artísticas da década atual se assemelham ou se diferem de tais expedientes artísticos. Isso considerando o atual momento de contrarreforma do neoliberalismo na região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Emerson Pereti - Coordenador / Gastón Cosentino - Integrante / Carlos Francisco Bauer - Integrante / Danízio Dorneles Gonçalves - Integrante / Fabiana Santos da Silva - Integrante.
2016 - Atual
Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos, Valores e Cidadania
Descrição: O projeto Educação em Direitos Humanos e Cidadania visa promover ações para conhecer e compreender de que maneira, e a partir de quais fundamentos, as escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, especialmente na região da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), promovem uma educação voltada à formação em direitos humanos e cidadania. Entre as linhas de atuação do projeto destacam-se as seguintes ações: estudos contínuos acerca dos conceitos educação, direitos humanos e cidadania; pesquisas de campo nas escolas de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este y Puerto Iguazu; a partir dos resultados encontrados, a elaboração de material didático bilíngue, e propostas de dinâmicas pedagógicas, que possam colaborar com o cultivo desses conceitos nas escolas da região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Emerson Pereti - Coordenador / Miguel Antonio Ahumada Cristi - Integrante.
2015 - Atual
Linguagens e culturas migrantes: Universidade Pública e políticas de acolhimento
Descrição: Entendendo o princípio da Universidade Pública de construir e compartilhar conhecimentos, esta pesquisa tem o objetivo de investigar histórias e memórias em processo de reterritorialização a fim de contribuir na construção de políticas linguísticas e culturais de acolhimento destinadas às comunidades de migrantes e refugiados em condição de vulnerabilidade social. Por meio do trânsito disciplinar entre os estudos da linguagem e os estudos culturais, a investigação fundamenta-se na construção de conhecimento a partir de espaços atravessados pelos fluxos migratórios atuais, logo, seu local de enunciação será a fronteira, o transterritório, o entrelugar, o transnacional, o próprio deslocamento. A ideia é levantar dados sobre a atual conjuntura migratória, principalmente haitiana e de outros países da América Latina e Caribe no Estado do Paraná, construir conhecimentos sobre histórias, memórias e expectativas dessas comunidades, bem como observar e propor ações empreendidas por programas das IES da região no que concerne a tais questões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Emerson Pereti - Coordenador / Benedic Joseph - Integrante / Shellot Pubien - Integrante / Felipe dos Santos Matias - Integrante / Anaxsuell Fernando da Silva - Integrante / Atsuko Celbeau - Integrante / Loudmia Amicia Pierre Louis - Integrante / Evens Pierre - Integrante / Stephat Pierre - Integrante / Wisly Joseph - Integrante / Wendy Ledix - Integrante / Fednel Saintil - Integrante.Número de orientações: 2
2011 - 2015
As ruínas e o condor: breves escritos sobre alegoria, memória e ausência
Descrição: Circunscrito nos estudos da representação do trauma deixado pelas ditaduras do Condor no corpo social e cultural das coletividades do Cone Sul americano, este trabalho se concentra em quatro narrativas escritas na primeira década do século XX na Argentina, Chile, Uruguai e Brasil. São elas, Dos veces junio, de Martin Kohan, Impuesto a la carne, de Diamela Eltit, Furgón de los locos, de Carlos Liscano e Não falei, de Beatriz Bracher. O estudo parte da ideia de que a violenta crise neoliberal argentina de 2001/2002 significou também uma quebra no contínuo econômico, social e cultural implantado pelas ditaduras e seguido pelos regimes conservadores ulteriores a elas. O que marcou também o declínio das táticas de esquecimento da terapia de choque neoliberal, abrindo espaço para um amplo movimento de revisão histórica e crítica do passado ditatorial. Como representações literárias desse processo, as obras elencadas neste estudo empreendem um retorno à perda imposta pelas ditaduras e recuperam o trabalho de luto sobre ela por meio de expedientes alegóricos ou mnemônicos. Ao representar a destruição ditatorial como imagem ruinosa do passado, e ao incidir sobre essa perda, tentando encontrar nela algum significado, estas narrativas contribuem para um processo dialético de releitura da experiência ditatorial e de recuperação da memória apropriada pelos regimes totalitários. As ruínas ditatoriais são assim expostas como representações literárias de uma falta fundamental que, no instante de cognoscibilidade do agora, se bifurca em dois sentidos históricos: como ausência e como ofensa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Emerson Pereti - Coordenador.
2011 - Atual
Estudos sobre ficção histórica no Brasil
Descrição: A pesquisa e a reflexão sobre a ficção histórica, iniciada individualmente no início da década de 90, com o trabalho do doutorado da líder, vem produzindo resultados em diferentes frentes: diálogo com os pares dos estudos literários e também com aqueles dedicados aos estudos históricos, no início em atividades interdepartamentais na UFPR, alcançando depois pesquisadores de outras universidades, particularmente USP, UNICAMP e UCS. A apresentação de trabalhos sobre o tema em eventos da área de Letras tem sido uma constante, bem como publicação de artigos em periódicos especializados. Dissertações e teses concluídas ou em andamento filiam-se à temática do grupo, que reúne alunos, ex-alunos, orientandos e ex-orientandos da líder, além de bolsistas de IC. Em 2010, o GP promoveu um mini-curso e uma mesa-redonda. O mini-curso (20 hs- 08-12 nov.), intitulado "Pueblos y caudilhos en la literatura", ministrado por Pablo Rocca, da Universidad de la República (Uruguay), teve 11 inscritos. A mesa-redonda (11/11/2010), com o tema "Ficção histórica latino-americana", contou com o mesmo convidado e com Antonio Roberto Esteves, da UNESP-Assis. Volume reunindo trabalhos desenvolvidos pelo GP durante o ano de 2008 está pronto para lançamento pela Editora UEPG, sob o título "Ficção histórica: teoria e crítica". O volume mencionado acima foi lançado em 2011. Durante os anos de 2012 e 2013 o grupo fez reuniões mensais, discutindo os textos produzidos pelos membros do grupo (material para exames de qualificação e texto final de dissertação ou tese, no caso dos mestrandos e doutorandos, comunicações a serem apresentadas em eventos, ensaios a publicar) e trocando informações sobre novos títulos teórico-críticos e de ficção brasileira que podem ser lidos como ficção histórica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Rasanbleman: coletivo de estudos culturais haitianos
Descrição: Como tentativa de contribuir para o desenvolvimento de políticas de acolhimento linguísticas, culturais, sociais e acadêmicas para as comunidades migrantes haitianas, este projeto propõe uma série de ações de contato dialógico com as culturas do Haiti. Entre essas ações, destacam-se Oficinas Temáticas acerca de diversas questões sociais, culturais e históricas sobre o país, além de Eventos Especiais de Celebração de datas simbólicas para as coletividades haitianas. A ideia que fundamenta tais proposições é a possibilidade de construir espaços heterogêneos de circulação de saberes intra e interculturais a partir do exercício dialógico e de alteridade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Emerson Pereti - Coordenador / Gastón Cosentino - Integrante / Benedic Joseph - Integrante / Shellot Pubien - Integrante / Felipe dos Santos Matias - Integrante / Atsuko Celbeau - Integrante / Loudmia Amicia Pierre Louis - Integrante / Evens Pierre - Integrante / Stephat Pierre - Integrante / Wisly Joseph - Integrante / Wendy Ledix - Integrante / Fednel Saintil - Integrante.Número de orientações: 1
2016 - Atual
Aos que vierem depois de nós: coletivo de trabalhadores da palavra
Descrição: O projeto ?Aos que vierem depois de nós? propõe ações de divulgação e produção da palavra artística em espaços coletivos por meio de rodas de leitura, oficinas de expressão criativa e saraus itinerantes. Tal proposta se baseia na possibilidade de estimular o exercício de alteridade, a troca de experiências e saberes, a socialização dos bens culturais e artísticos, assim como a expressão de subjetividades criativas. Dada a concepção heterogênea destes espaços de trânsito, eles estarão inevitavelmente também perpassados pelas performances da voz e do corpo, e por outras poéticas visuais e sonoras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Emerson Pereti - Coordenador / Gastón Cosentino - Integrante / Felipe dos Santos Matias - Integrante / Gustavo Catriel Esteban Santa Cruz - Integrante / Janice Fatima de Souza - Integrante / Kelly Luciana Bueno - Integrante / Luciano Cantero dos Santos - Integrante / Milena Karoline de Moura Melo - Integrante / Nauani Alessandra Medeiros - Integrante / Reginaldo Marques Silva - Integrante / Silvia Tavares - Integrante / Viviana Talia Aprigio Amaro - Integrante.Número de orientações: 1
2013 - 2014
PBMIH: português brasileiro para migração humanitária
Descrição: O projeto ?Português Brasileiro para Migração Humanitária? está inserido na Universidade Federal do Paraná como Projeto de Extensão Acadêmica envolve uma frente de atuação para o ensino de língua portuguesa brasileira dentro do contexto recente de imigração no Brasil, principalmente no que se refere aos imigrantes refugiados. O objetivo do projeto é promover a integração do aluno estrangeiro à sociedade e cultura brasileira por meio da aquisição da competência comunicativa da língua portuguesa, possibilitando novas inserções no meio acadêmico e no mercado de trabalho. Assim, a iniciativa busca contemplar, dentro de tal contexto, os três pilares da educação superior pública brasileira: ensino (não somente no aprendizado do português pelos estrangeiros, mas também do ensino do PLE pelos professores estagiários; pesquisa (levantamento de dados sobre esta população e adaptação do curso e do material didático de acordo com as necessidades levantadas; e extensão (contato dos estudantes de Letras da UFPR com a comunidade externa por meio da prática social relacionada ao seu curso)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2011
Percursos pela narrativa latino-americana nos séculos XX e XXI
Descrição: A ideia deste projeto de ciclo de leituras é criar um espaço interativo, em que o público adulto em geral possa ter contato com algumas manifestações da literatura escrita no subcontinente latino-americano, por meio de leituras conjuntas, troca de impressões e discussões dirigidas. Com isso, não se propõe apenas ser um meio de divulgação e difusão de textos literários, mas um ambiente no qual o hábito da leitura seja desenvolvido e fomentado como um momento de prazer, de reflexão, e troca de conhecimentos e experiências. Como ponto de partida para a delimitação do projeto, levou-se em consideração o particular momento de intercâmbio social, econômico e cultural que vivem as nações latino-americanas, e a importância, neste atual contexto, de compreendermos um pouco melhor as particularidades e similitudes de nossa condição histórica e cultural. Embora muitas das produções literárias brasileiras, assim como as condições sócio-históricas por meio das quais elas se desenvolvem, tenham muito em comum com as de outros países da América Latina, nem sempre nossas Literaturas foram devidamente compartilhadas. Este projeto consiste, portanto, também na oportunidade de levar ao público brasileiro textos representativos da literatura latino-americana, contextualizados, e em uma relação de diálogo com as produções de seu próprio país..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2014 - 2014
Agência de fomento: Núcleo Gestor IsF/SESu/MEC
2014 - 2014
Agência de fomento: Núcleo Gestor IsF/SESu/MEC


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia UTFPR-MD


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Aprovado em primeiro lugar no Concurso Público de Provas e Títulos - subárea: Língua Portuguesa Adicional, Edital UNILA N° 131 de 28 de março de 2014, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
2009
Prêmio Publicações em Literatura: Categoria Poesia, Fundação Cultural de Curitiba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3PERETI, E.2017PERETI, E.; GRAHL, J. A. P. ; MENDES, L. R. ; SEELY, R. ; CURSINO, C. ; SANTANA, R. ; ABREU, G. S. . Relato do projeto ?Literatura de refúgio: expressões haitianas?. TRANSLATIO, v. 01, p. 317-322, 2017.

2.
1PERETI, E.2012PERETI, E.; WEINHERDT, M. . O testemunho da carne: um pequeno tratado sobre a alegoria em uma obra de Diamela Eltit. REVISTA LETRAS, v. 86, p. 27-46, 2012.

3.
2PERETI, E.2012PERETI, E.; MACHADO, R. V. . Da esperança mítica de Hombres de maíz à sexualidade infértil de Mulata de tal: construção e destruição simbólica da nação. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online), v. 14, p. 227-238, 2012.

4.
5PERETI, E.2010PERETI, E.. Poéticas da resistência: sobre a poesia étnico-popular de Solano Trindade. LUMINÁRIA (UNIÃO DA VITÓRIA), v. I, p. 63-70, 2010.

5.
4PERETI, E.2010PERETI, E.. As vanguardas latino-amercanas e a re-construção simbólica dos Estados Nacionais. Contingentia (UFRGS), v. 5, p. 279-286, 2010.

6.
6PERETI, E.2009PERETI, E.. A Mão Esquerda e o Triste Tempo: Denúncia social e antropologia histórica em À Mão Esquerda de Fausto Wolff. ENSINO & PESQUISA, v. 06, p. 35-40, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PERETI, E.. Poemas de 3000 anos. 1. ed. Curitiba - PR: Fundação Cultural de Curitiba, 2010. v. 1000. 125p .

Capítulos de livros publicados
1.
PERETI, E.; RUANO, B. P. ; GRAHL, J. A. P. . Português brasileiro para migração humanitária (PBMIH): construindo um projeto de integração linguística, cultural e social. In: Bruna Pupatto Ruano; Jovânia Maria Peerin Santos; Lygia Maria Leite Saltini (orgs.). (Org.). Cursos de português como língua estrangeira no CELIN-UFPR: práticas docentes e experiências em sala de aula. 1ed.Curitiba: Editora UFPR, 2016, v. 1, p. 287-308.

2.
PERETI, E.; COSTA, E. I. ; RAMME, V. . Tópicos avançados de língua-cultura brasileira: relato de uma experiência de curso especial de conversação em língua portuguesa. In: Bruna Pupatto Ruano; Jovânia Maria Perin Santos; Lygia Maria Leite Saltini. (Org.). Cursos de português como língua estrangeira no CELIN-UFPR: práticas docentes e experiências em sala de aula. 296ed.Curitiba: Editora UFPR, 2016, v. 1, p. 247-266.

3.
PERETI, E.. A memória e o vazio agressivo: sobre a ética do luto em "Não falei", de Beatriz Bracher. In: Marilene Weinhardt (org.). (Org.). Ficções contemporâneas: história e memória. 1ed.Ponta Grossa: Editora UEPG, 2015, v. 1, p. 167-185.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PERETI, E.. Poemas. Germina Revista de Literatura e Arte, Suplemento Literário, 01 jun. 2009.

2.
PERETI, E.. Cinco Poemas. O Guari (União da Vitória), O Guari Revista Eletrônica, 08 abr. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERETI, E.. Não falei: o trabalho do luto e o vazio agressivo ou entre o esquecimento ativo e o passivo. In: XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2013, Cascavel. Anais do XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Anais do Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2013.

2.
PERETI, E.. Quebras dialéticas no continuum ditadura-mercado na literatura contemporânea sul-americana: três perspectivas de trabalho de luto. In: I Congreso internacional América Latina e Interculturalidad, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do I Congreso internacional América Latina e Interculturalidad, 2013. p. 209-218.

3.
PERETI, E.. A história imposta à carne: silêncios e outras reminiscências. In: XI Seminário de Estudos Literários '50 anos do 2 Congresso Brasileiro de Crítica e História Literária', 2012, Assis, SP. Anais do XI Seminário de Estudos Literários, 2012. p. 337-346.

4.
PERETI, E.. A derrota como alegoria e os corpos como trauma: de Dos veces junio e Figli/hijos. In: Semana de Letras UFPR, 2012, Curitiba. Cadernos da Semana de Letras UFPR 2012, 2012. p. 12-23.

5.
PERETI, E.. O testemunho da carne ou o corpo devastado da resistência: sobre um romance de Diamela Eltit. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano e X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2011, Cascavel. Anais do I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano e X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2011.

6.
PERETI, E.. As vanguardas artísticas e a crise de representação do conceito de Estado-nação na América Latina. In: Jalla Brasil 2010, 2010, Rio de Janeiro. Jalla Brasil 2010, 2010.

7.
PERETI, E.. Configurações de uma narrativa transcultural em Miguel Ángel Asturias. In: XIX Seminário do CELLIP. Pesquisa em língua e cultura na América Latina, 2009, Cascavel. XIX Seminário do Cellip, 2009.

8.
PERETI, E.. O debate sobre alguns temas asturianos entre as vanguardas e o pós-modernismo. In: Sinagel - Primeiro simpósio nacional de grupos de pesquisa em estudos literários, 2009, Maringá. Primeiro simpósio nacional de grupos de pesquisa em estudos literários, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PERETI, E.; GUIZZO, A. R. . Ruas, estádios, hospitais, supermercados, shopping centers... espaços alegóricos da catástrofe ditatorial-neoliberal. In: Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas, 2017, Foz do Iguaçu. Caderno de resumos, 2017. p. 28-29.

2.
PERETI, E.; GUIZZO, A. R. . Literaturas contemporâneas em contextos latino-americanos e africanos: outros saberes, memórias e imaginários. In: Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas, 2017, Foz do Iguaçu. Caderno de resumos, 2017. p. 18-18.

3.
PERETI, E.; COSENTINO, G. ; MATIAS, F. S. . Arte verbal e descolonização da palavra: sobre as poéticas selvagens. In: I Congresso Internacional Epistemologias do Sul: Perspectivas Críticas, 2016, Foz do Iguaçu. Caderno de resumos, 2016.

4.
PERETI, E.. De antropófagos e canibais: devorações do logos civilizatório. In: I Congresso Internacional Epistemologias do Sul, 2016, Foz do Iguaçu. Caderno de resumos, 2016.

5.
PERETI, E.; RAMME, V. . O conceito de interação e a grade de avaliação oral do Celpe-Bras: alguns desafios de adaptação à teoria. In: II Simpósio Internacional Celpe-Bras, 2014, Campinas. Caderno de resumos II Simpósio Internacional CELPE-BRAS (SINCELPE). Campinas - SP: UNICAMP/IEL/Setor de Publicações, 2014. p. 49-50.

6.
PERETI, E.. Literaturas (pós)ditatoriais no contexto chileno: relances de um estudo comparativo entre o neoliberalismo maravilhoso e as alegorias do luto. In: Semana de Letras UFPR, 2013, Curitiba -PR. Cadernos da Semana de Letras, 2013. v. 1. p. 49-49.

Apresentações de Trabalho
1.
PERETI, E.. Ruas, estádios, hospitais, supermercados, shopping centers... espaços alegóricos da catástrofe ditatorial-neoliberal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PERETI, E.; GUIZZO, A. R. . Literaturas contemporâneas em contextos latino-americanos e africanos: outros saberes, memórias e imaginários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PERETI, E.. Os olhos dos enterrados, os corpos do mar e a linguagem futura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PERETI, E.. Arte verbal e descolonização da palavra: sobre as poéticas selvagens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
PERETI, E.. De antropófagos e canibais: devorações do logos civilizatório. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PERETI, E.; MATIAS, F. S. ; SAINTIL, F. ; PUBIEN, S. . Rasanbleman: oficina de literatura haitiana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PERETI, E.; GUIZZO, A. R. . Tópicos em escrita acadêmica e divulgação científica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PERETI, E.. Literatura, leitura e alteridade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PERETI, E.; RAMME, V. . O conceito de interação e a grade de avaliação oral do Celpe-Bras: alguns desafios de adaptação à teoria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PERETI, E.; COSENTINO, G. . Outras leituras da América Latina: imagem, palavra e memória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PERETI, E.. Quebras dialéticas no continuum ditadura-mercado na literatura contemporânea sul-americana: três perspectivas de trabalho de luto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PERETI, E.. Não falei: o trabalho do luto e o vazio agressivo ou entre o esquecimento ativo e o passivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PERETI, E.; RAMME, V. . Da passagem do conceito de Intermediário Superior a Avançado : Uma proposta para a difícil questão dos materiais didáticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PERETI, E.. Literaturas ?pós?ditatoriais no contexto chileno:relances de um estudo comparado entre o neoliberalismo maravilhoso e as alegorias do luto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PERETI, E.. As ruínas e o condor: a dialética do luto na ficção pós-ditatorial do Cone-sul americano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
PERETI, E.. A derrota como alegoria e os corpos como trauma: de dos veces junio e figli-hijos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PERETI, E.. Por una dialéctica del luto: Dos veces junio e Figli/hijos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PERETI, E.. A história imposta à carne: silêncios e outras reminiscências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PERETI, E.. Da vanguarda à contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PERETI, E.. PLE para níveis avançados: preparação de sequências temáticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
PERETI, E.. As vanguardas artísticas latino-americanas e a re-construção simbólica dos estados nacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PERETI, E.. As vanguardas artísticas e a crise de representação do conceito de Estado-nação na América Latina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PERETI, E.. Literatura e Cultura na América Latina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
PERETI, E.. Memória, cultura e poder:algumas considerações sobre a condição latino-americana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PERETI, E.. Oficina de Literatura Hispanoamericana com a pesquisa em Miguel Ángel Asturias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
PERETI, E.. Elaboração de material didático para as aulas de português como língua estrangeira: Desenvolvimento de unidade temática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PERETI, E.; Jovânia Perin Santos . Produção de textos para um aluno leitor: relato de uma experiência realizada com alunos de português para estrangeiros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
Jovânia Perin Santos ; PERETI, E. . Uso de vídeos e áudios autênticos como sensibilização à temática de unidades didáticas nas aulas de PLE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PERETI, E.. Configurações de uma narrativa transcultural em El Señor Presidente de Miguel Ángel Asturias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
PERETI, E.. O debate sobre alguns temas asturianos entre as vanguardas e o pós-modernismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PERETI, E.. Configurações de uma narrativa transcultural em Miguel Ángel Asturias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PERETI, E.. Estéticas e políticas da interculturalidade: a proposta asturiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PERETI, E.. Breves consideraciones sobre el movimiento modernista brasileño. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PERETI, E.. Dialeto dos Ciclones, 2017. (Tradução/Outra).

2.
PERETI, E.. O muro. Curitiba: Editora Medusa, 2013 (Antologia Poética Fantasma Civil).


Demais tipos de produção técnica
1.
PERETI, E.. Curso de extensão em educação para as relações étnico-raciais, destinado aos professores da rede estadual de educação, visando a prática das Leis 10.639 e 11.645 no Currículo Escolar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PERETI, E.; COSTA, E. I. ; GRAHL, J. A. P. . Ciclo de leituras em literatura haitiana. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PERETI, E.; COSENTINO, G. . Análise e criação literária, leitura, escrita e alteridade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PERETI, E.. Participação em banca de Willian Ruffato da Silva.O espaço como elemento de tensão nos contos de Edgar Allan Poe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação) - Universidade Tuiuti do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PERETI, E.. 19° EVINCI. 2011. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Nacional de Representantes do Programa Idiomas sem Fronteira.Português sem Fronteiras. 2014. (Encontro).

2.
Bienal Internacional de Curitiba.O muro - Poemas de 3000 anos. 2013. (Outra).

3.
III Jornada de Jóvenes Investigadores en Literaturas y Artes Comparadas. Por una dialéctica del luto: Dos veces junio e Figli/hijos. 2012. (Congresso).

4.
Semana de Letras da UFPR.LITERATURA E DITADURA NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO PÓS 64: TRAUMA E PRÁTICA DO LUTO A derrota como alegoria e os corpos como trauma: de dos veces junio e figli-hijos. 2012. (Simpósio).

5.
XI Seminário de Estudos Literários "50 anos do 2 Congresso Brasileiro de Crítica e História Literária".A história imposta à carne: silêncios e outras reminiscências. 2012. (Seminário).

6.
XII Congresso Internacional da ABRALIC. 2011. (Congresso).

7.
Zoona encontro literário de Curitiba.Poemas de 3000 anos. 2011. (Outra).

8.
III Jornada Nacional de Estudos Hispânicos e II Worshop de Língua Inglesa.Literatura e Cultura na América Latina. 2010. (Oficina).

9.
Jalla Brasil 2010. As vanguardas artísticas e a crise de representação do conceito de Estado-nação na América Latina. 2010. (Congresso).

10.
Semana de Letras da Universidade Federal do Paraná UFPR.MEMÓRIA, CULTURA E PODER: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONDIÇÃO LATINO-AMERICANA. 2010. (Seminário).

11.
Seminário Nacional Vanguardas, Surrealismo e Modernidade: Europa e Américas.As vanguardas artísticas latino-americanas e a re-construção simbólica dos estados nacionais. 2010. (Seminário).

12.
XII Encontro da ABRALIC. 2010. (Encontro).

13.
1º Simpósio de Reflexões sobre as Metodologias e Práticas de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas..Elaboração de material didático para as aulas de português como língua estrangeira: desenvolvimento de unidade temática. 2009. (Oficina).

14.
II Jornada Nacional de Estudos Hispânicos e I Workshop de língua inglesa.Oficina de literatura hispanoamericana com a pesquisa em Miguel Ángel Asturias. 2009. (Oficina).

15.
Semana de Letras da Universidade Federal do Paraná.Estéticas e políticas da interculturalidade: a proposta asturiana. 2009. (Seminário).

16.
Sinagel - I Simpósio Nacional de Grupos de Pesquisa em Estudos Literários.O debate sobre alguns temas asturianos entre as vanguardas e o pós-modernismo. 2009. (Simpósio).

17.
V Seminário de teses e dissertações.Configurações de uma narrativa transcultural em El Señor Presidente de Miguel Ángel Asturias. 2009. (Seminário).

18.
XIX Seminário do Cellip. Pesquisa em língua e cultura na América Latina.Configurações de uma narrativa transcultural em Miguel Ángel Asturias. 2009. (Seminário).

19.
Encontro de professores de línguas estrangeiras EPLE. 2007. (Encontro).

20.
Feira Internacional do Livro em Havana, Cuba. 2006. (Outra).

21.
Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

22.
VI Mostra de Teatro - Educação. 2003. (Oficina).

23.
A Construção da Nova Educação. 2002. (Encontro).

24.
Jornada Curitibana de Educação. 2000. (Congresso).

25.
Congresso Nacional de Educação. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PERETI, E.; GUIZZO, A. R. . Literaturas contemporâneas em contextos latino-americanos e africanos: outros saberes, memórias e imaginários. 2017. (Outro).

2.
PERETI, E.; COSENTINO, G. ; MATIAS, F. S. . Arte verbal e descolonização da palavra: sobre as poéticas selvagens. 2016. (Outro).

3.
PERETI, E.. IV Seminário de Línguas e I Seminário do Curso de Letras. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Kayanna Pinter. Vozes remanescentes da resistência negra na literatura contemporânea: Brasil e Haiti, dois casos. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aracely Savio. Mediación Artística: una mirada a partir del cuerpo. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Fabiana Santos da Silva. ?Las estatuas de sal? La sombra de lo que fuimos como recurso de memória da experiência ditatorial chilena. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Vinícius Augusto de Oliveira Castro. Linguagens e culturas migrantes: Universidade Pública e políticas de acolhimento. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Benedic Joseph. Linguagens e culturas migrantes: Universidade Pública e políticas de acolhimento. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Administração e Políticas Públicas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Danízio Dorneles Gonçalves. Aos que vierem depois de nós: coletivo de trabalhadores da palavra. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Shellot Pubien. Rasanbleman: coletivo de estudos culturais haitianos. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Batista de Moraes. O instante e a sensibilidade profunda: um estudo comparativo entre o conto ?Amor?, de Clarice Lispector e ?Phyllis e Rosamond?, de Virgínia Woolf. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Emerson Pereti.

Orientações de outra natureza
1.
Marco Antônio Figueiredo de Miranda. Palavra que anda; sobre vozes, corpos e outros espaços. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Emerson Pereti.

2.
Fednel Saintil. Rasanbleman: enconstros com as culturas haitianas. 2016. Orientação de outra natureza. (Administração e Políticas Públicas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Emerson Pereti.

3.
Marcus Vinicius Tarquini Ferreira. Palavra que anda: sobre vozes, corpos e outros espaços. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Emerson Pereti.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
PERETI, E.; COSTA, E. I. ; GRAHL, J. A. P. . Ciclo de leituras em literatura haitiana. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PERETI, E.. Curso de extensão em educação para as relações étnico-raciais, destinado aos professores da rede estadual de educação, visando a prática das Leis 10.639 e 11.645 no Currículo Escolar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PERETI, E.; COSENTINO, G. . Análise e criação literária, leitura, escrita e alteridade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:04:41