Paula Teixeira Nakamoto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6566105969072228
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). É professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Docente desde 2014 do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM. Coordena o curso de Licenciatura em Computação a Distância do IFTM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia de Informação e Comunicação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação à Distância, Sistemas de Informação e Programação para WEB (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Teixeira Nakamoto
Nome em citações bibliográficas
NAKAMOTO, Paula Teixeira

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
Avenida Edilson Lamartine Mendes, 300
Parque das Américas
38045000 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33261000
URL da Homepage: http://www.iftm.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Estratégia de Especificação de Requisitos de Usabilidade para Sistemas de Realidade Aumentada, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Gilberto Arantes Carrijo.
Palavras-chave: Usabilidade em Ambientes 3D; Realidade Aumentada; Engenharia de Usabilidade.
2003 - 2004
Mestrado em Ciências.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Uso de Mapas Conceituais na Construção de um Laborátorio Virtual de Física,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Edgard Lamounier.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mestrado em Ciências, área Tecnologia da Informaçã.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Mapas Conceituais.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
2002 - 2003
Especialização em Informática em Educação - Educação à Distância. (Carga Horária: 435h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Aprendizagem versus Informática.
Orientador: Rêmulo Maia Alves.
1998 - 2001
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Voz sobre IP e Voz sobre ADSL.
Orientador: Acrisio José do Nascimento.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2012 - 2012
Capacitação na Produção de Material Didático. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
2011 - 2011
Práticas de Ensino. (Carga horária: 80h).
Instituto de Educação e Treinamento SOS, SOS INSTITUTO, Brasil.
2008 - 2008
Manipulação e Configuração da Leitora Optica LOHS. (Carga horária: 16h).
HSInformática, HSINFORMÁTICA, Brasil.
2007 - 2007
Wireless Professional Design. (Carga horária: 16h).
Lancore Networks, LANCORE, Brasil.
2006 - 2006
Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede - Prof, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, .

Cargo ou função
Comissão de Atualização e Revisão do PPC do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro ? Campus Uberaba.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, .

Cargo ou função
Comitê de Pós Graduação do IFTM.
11/2016 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, .

Cargo ou função
Coordenadora de Polo do Mestrado Profissional em Educação em Rede - ProfEPT.
11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, .

Cargo ou função
Presidente Colegiado do Mestrado ProfEPT IFTM.
09/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avancado Uberaba Parque Tecnológico, .

Cargo ou função
Subcomissão local de elaboração do plano estratégico de ações de permanência e êxito dos alunos do IFTM.
04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avancado Uberaba Parque Tecnológico, .

Cargo ou função
NDE do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
02/2015 - Atual
Ensino, Mestrado em Educação Tecnológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento em Educação Tecnológica
12/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, .

Cargo ou função
Comissão de Pesquisa do IFTM - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.
06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Uberaba, .

02/2008 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Informação
Introdução a Tecnologias da Informação
Programação para Internet
Desenvolvimento de Aplicações Web
Introdução a Aplicações Web
01/2014 - 02/2017
Direção e administração, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação à Distância.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, CEFET - UBERABA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2006 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, .

Cargo ou função
Comissão Permanente de Processo Seletivo - COPESE.
10/2005 - 12/2008
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, .

Cargo ou função
WebSite do Cefet de Uberaba.
01/2006 - 01/2008
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Aplicações WEB
Sistemas de Informação
Sistemas Operacionais
10/2005 - 07/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada a Nutrição
Informática Básica para curso de Nutrição
Programação Estrutura
Programação para Internet
Sistemas Operacionais

Centro Universitário do Planalto de Araxá, UNIARAXA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

1/2005 - 10/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário do Planalto de Araxá, .

8/2004 - 10/2005
Ensino, Sistemas de Informações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral de Sistemas
Redes de Computadores
6/2005 - 6/2005
Extensão universitária , Centro Universitário do Planalto de Araxá, .

Atividade de extensão realizada
Olimpiada Brasileira de Informática, Função: Delegada Regional.
5/2005 - 6/2005
Treinamentos ministrados , Centro Universitário do Planalto de Araxá, .

Treinamentos ministrados
Cabeamento Estruturado - Definição e Prática

Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, EAFUDI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

2/2001 - 10/2003
Ensino, Curso Técnico de Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Operação de Software e Aplicativos
Algoritmos e Estrutura de Dados
Programação em Delphi
Redes de Computadores
Montagem e Configuração de Micros
Engenharia de Software

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágiaria, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio supervisionado no processo de informatização da biblioteca

Atividades

2/2001 - 10/2001
Estágios , Biblioteca, .

Estágio realizado
Processo de Informatização da Biblioteca.

Sesi, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professra, Carga horária: 20

Atividades

1/2001 - 1/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Física
Química
Inglês


Linhas de pesquisa


1.
Realidade Virtual Aplicada a Educação
2.
Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hugo Leonardo Pereira Rufino em 19/03/2018.
Descrição: Abriga projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, no que se refere a questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação e relações étnico-raciais, Educação quilombola, Educação do Campo, Questões de Gênero e Educação para Pessoa(s) com Deficiência(s) (PCDs), e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos educacionais na EPT..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Paula Teixeira Nakamoto - Integrante / Hugo Leonardo Pereira Rufino - Coordenador / Rodrigo Augusto Santos Paula - Integrante / Marieles da Silveira - Integrante.
2017 - Atual
Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT
Descrição: Abriga projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, com foco em discussões conceituais específicas, metodologias e recursos apropriados para essas discussões e elaboração e experimentação de propostas de ensino inovadoras em espaços diversos (sala de aula, laboratórios, campo, museus, setores produtivos, internet, entre outros)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Paula Teixeira Nakamoto - Coordenador / Hugo Leonardo Pereira Rufino - Integrante / Marcelo Ponciano da Silva - Integrante / Flávia Junia Justino Pacheco Garcia - Integrante / Firmiano Alexandre dos Reis Silva - Integrante / Ana Carolina Gonçalves Correa - Integrante / Natália Cristina Reis de Morais - Integrante / Ernani Viriato de Melo - Integrante.
2017 - Atual
Proposta de um sistema adaptativo para o ensino de programação para alunos do ensino superior
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paula Teixeira Nakamoto - Coordenador / Hugo Leonardo Pereira Rufino - Integrante / André Luis de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2016 - 2017
Jogo Socioeducativo: JOÃO ? Por que dizer não? (Módulo - Desenvolvimento da Interface)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paula Teixeira Nakamoto - Coordenador / André Luis de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2016 - 2017
USO DE TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA E APRENDIZAGEM ADAPTATIVA NA PLATAFORMA MOODLE
Descrição: PIVIC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Uso de câmera RGBD com utilização de sensores para Modelagem e Criação do Museu Virtual Entomológico 3D em Realidade Virtual e Aumentada.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Desenvolvimento de um Jogo Educativo Utilizando o Microsoft Kinect
Descrição: Este projeto tem como objetivo criar jogos educativos para motivar as crianças a aprender as palavras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paula Teixeira Nakamoto - Integrante / Hugo Leonardo Pereira Rufino - Coordenador / Fernanda Maria Cunha dos Santos - Integrante / Gabriel Henrique Silva - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Bolsa.
2014 - 2017
A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Paula Teixeira Nakamoto - Coordenador / Hugo Leonardo Pereira Rufino - Integrante / Marianna Centeno Martins de Gouvea - Integrante / Sebastião Nestor Batista - Integrante / Camila Tibery Julich - Integrante / Ana Cristina de Queiroz Ramos - Integrante / Thiago Henrique Silva Marques - Integrante.Financiador(es): CNPq-SETEC/MEC - Bolsa.
2014 - 2015
A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Paula Teixeira Nakamoto - Coordenador / Hugo Leonardo Pereira Rufino - Integrante / Marianna Centeno Martins de Gouvea - Integrante / Sebastião Nestor Batista - Integrante / Bárbara Tosta Urzêdo - Integrante / Camila Tibery Julich - Integrante / Ana Cristina de Queiroz Ramos - Integrante / Thiago Henrique Silva Marques - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Bolsa.
2013 - 2014
Laboratório Virtual de Bioquímica Aplicado para a Educação à Distância
Descrição: Implementar uma ferramenta de simulação para EAD que poderá ser utilizada pelos cursos que necessitam de um laboratório de bioquímica. Cursos estes que geralmente carecem de recursos e laboratórios específicos. Lembrando também que está ferramenta pode ser utilizada em cursos presenciais, por alunos do Ensino Médio ou Superior que desejem realizar um experimento fora do laboratório físico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Paula Teixeira Nakamoto - Coordenador / Hugo Leonardo Pereira Rufino - Integrante / Anderson Moreira - Integrante / Fábio Ribeiro da Silva - Integrante / Izabela Otaku - Integrante / Junio de Oliveira Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Bolsa.
2012 - 2013
Laboratório Virtual de Montagem e Manutenção de Computadores
Descrição: Este trabalho propõe um laboratório para a montagem e manutenção de computadores através de técnicas de Realidade Virtual (RV). Com este sistema pretende-se atender a demanda de centros técnicos de treinamento com escassos recursos de laboratórios específicos e também a cursos de ensino a distância. Além disso, investiga novas formas de aplicação de RV na educação. Dentro da simulação, o estudante pode por meio de ambientes virtuais fazer a simulação da prática envolvendo componentes de hardware, sem o risco inerente de dano aos componentes e ao usuário.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paula Teixeira Nakamoto - Integrante / Hugo Leonardo Pereira Rufino - Coordenador / Hélio Luiz Monteiro Junior - Integrante / André Souza Lemos - Integrante / Reane Franco Goulart - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Bolsa.
2011 - 2013
Desenvolvimento de Artefatos de Projeto e Implementação de Sistema de Realidade Aumentada para Auxiliar o Tratamento de Fóbicos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alexandre Cardoso em 26/10/2015.
Descrição: Número do Processo: APQ-02134-10.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Museu Virtual da África e do Índio
Descrição: Projeto com financiamento de bolsistas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paula Teixeira Nakamoto - Integrante / Hugo Leonardo Pereira Rufino - Integrante / Maria Djanira de Oliveira - Coordenador / Aldo Luis Pedrosa da Silva - Integrante / Cláudia Lúcia Elias - Integrante / Elvis Gonçalves - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Bolsa.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Online)


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
"Reconhecimento e tradução de gestos com o kinect" foi premiada na I Olimpíada de Inovação do IFTM, Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
2013
Menção Honrosa pelo artigo "Sistema para Auxiliar o Tratamento de Aracnofobia Usando Realidade Aumentada - Usabilidade Centrada no Terapeuta", Univali - Evento: Computer on the Beach 2013.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BEIRA, D. G.2017BEIRA, D. G. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; PALIS, R. B. . A for mação docente versus habilidades pedagógicas para o uso das tecnologias educacionais em sala de aula. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, v. I, p. 9-17, 2017.

2.
RUFINO, H. L. P.2016RUFINO, H. L. P. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; VEIGA, A. C. P. . SMOTE_EASY: UM ALGORITMO PARA TRATAR O PROBLEMA DE CLASSIFICAÇÃO EM BASES DE DADOS REAIS. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Online), v. 13, p. 505-524, 2016.

3.
NAKAMOTO, Paula Teixeira2014NAKAMOTO, Paula Teixeira; GOUVEA, M. C. M. ; RUFINO, H. L. P. . A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA AL TERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS. Enciclopédia Biosfera, v. 10, p. 39-47, 2014.

4.
NAKAMOTO, Paula Teixeira2012 NAKAMOTO, Paula Teixeira; CARRIJO, G. A. ; CARDOSO, Alexandre ; LIMA, L. V. O. ; LOPES, E. J. . ESTRATÉGIA DE ENGENHARIA DE USABILIDADE MODIFICADA ESPECÍFICA PARA AMBIENTES DE REALIDADE AUMENTADA: ATIVIDADES DA ANÁLISE DE REQUISITOS. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Online), v. 9, p. 607-626, 2012.

5.
NAKAMOTO, Paula Teixeira2010NAKAMOTO, Paula Teixeira; TAKAHASCHI, Eduardo Kojy ; LAMOUNIER JÚNIOR, Edgard ; CARDOSO, Alexandre ; MENDES, Elise B ; CARRIJO, G. A. . A Virtual Learning Environment Low Cost for the Teaching of Electric Circuits. Revista IEEE América Latina, v. 8, p. 35-51, 2010.

6.
NAKAMOTO, Paula Teixeira2009NAKAMOTO, Paula Teixeira; CARRIJO, G. A. ; CARDOSO, Alexandre . Construção de Ambientes Educacionais com Realidade Aumentada: Processo Centrado no Usuário. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1-9, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOUVEA, M. C. M. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . Ensino de Língua Portuguesa para alunos com surdez: Proposta de uma metodologia de ensino utilizando a tecnologia. 2. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2016. 104p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA NETO, A. F. ; RUFINO, H. L. P. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; PALIS, R. B. ; BEIRA, D. G. . Cotidiano: um software para auxiliar crianças autistas em suas atividades diárias. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE), 2017, Recife. Anais do SBIE 2017 (Proceedings of the SBIE 2017), 2017. p. 404-413.

2.
BEIRA, D. G. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . A FORMAÇÃO DOCENTE ? INICIAL E CONTINUADA ? PREPARA OS PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) EM SALA DE AULA?. In: V Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE), 2016, Uberlândia. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), 2016. p. 825-834.

3.
PAZ, L. C. ; PAZ, M. O. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . EXPERIÊNCIA DE VOLUNTARIADO NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL USANDO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL. In: IV Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba. Anais IV Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016.

4.
LIMA, L. V. O. ; CARDOSO, Alexandre ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; LOPES, E. J. ; LAMOUNIER JÚNIOR, Egard . Sistema para auxiliar o tratamento de Aracnofobia usando Realidade Aumentada- usabilidade centrada no terapeuta.. In: COMPUTER ON THE BEACH 2013, 2013, Florianópolis. Anais do Computer on The Beach 2013, 2013. p. 268-277.

5.
LIMA, L. V. O. ; CARDOSO, Alexandre ; LOPES, E. J. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . Construção de uma ferramenta para auxiliar o tratamento de Aracnofobia usando RA. In: VIII Workshop de Realidade Virtual e Aumenda, 2011, Uberaba. Anais do VIII Workshop de Realidade Virtual e Aumenda, 2011.

6.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; CARDOSO, Alexandre ; CARRIJO, G. A. ; LOPES, E. J. ; LIMA, L. V. O. . ATIVIDADES DA ANÁLISE DE REQUISITOS PARA AMBIENTES DE REALIDADE AUMENTADA: PROCESSO CENTRADO NO USUÁRIO. In: XII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, 2010, Natal. XII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

7.
LIMA, L. V. O. ; CARDOSO, Alexandre ; CARRIJO, G. A. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . Aplicação de Realidade Aumentada na Reabilitação de Aracnofóbicos. In: III Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste,, 2010, Brasilia. Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste,, 2010.

8.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; GUARDIEIRO, . Roteamento em Redes Tolerantes ao Atraso. In: V CEEL - Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2007, Uberaba. V CEEL - Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2007.

9.
NAKAMOTO, Paula Teixeira. Utilização de Mapas Conceituais na Construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2005, São Leopoldo, 2005.

10.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira . Ensino a Distância de Circuitos Elétricos Utilizando Técnicas de Realidade Virtual e Paradigmas de Mapas Conceituais. In: Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2005, Belo Horizonte, 2005.

11.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; TAKAHASCHI, Eduardo Kojy ; LAMOUNIER JÚNIOR, Edgard ; CARDOSO, Alexandre ; MENDES, Elise B . O Uso de Mapas Conceituais e Realidade Virtual para o Ensino de Física no Ensino Médio. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatuba. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004. v. Único. p. 161-168.

12.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; LAMOUNIER JÚNIOR, Edgard ; CARDOSO, Alexandre ; GUIMARÃES, Mauro ; MENDES, Elise B ; TAKAHASCHI, Eduardo Kojy . Construindo um Laboratório Virtual de Física Baseado no Paradigma de Mapas Conceituais. In: Simpósio de Realidade Virtual, 2004, São Paulo. SRV 2004 VII Symposium on Virtual Reality Proceedings, 2004. v. Único. p. 231-242.

13.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; TAKAHASCHI, Eduardo Kojy ; LAMOUNIER JÚNIOR, Edgard ; CARDOSO, Alexandre ; MENDES, Elise B . Laborátorio Virtual de Eletrodinâmica. In: XVI Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2004, Rio de Janeiro, 2005.

14.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; LAMOUNIER JÚNIOR, Egard ; CARDOSO, Alexandre ; GUIMARÃES, Mauro . O Uso de Técnicas de Ensino à Distância e o Paradigma de Mapas Conceituais para Desenvolver um Laboratório de Circuitos Elétricos Baseado em Realidade Virtual. In: GCETE'2005, 2004, Santos. GCETE 2005 ? Global Congress on Engineering and Technology Education ? (2005: Santos), 2005. v. Único.

15.
LIMA, Luciano Vieira ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira ; LIMA, Guilherme . Processamento Digital de Sinais e Técnicas de Compiladores Aplicadas ao Reconhecimento deTessitura Vocal. In: Conferência em Estudo de Engenharia Elétrica, 2003, Uberlândia, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. D. R. ; ROSA, G. H. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . Emblemas Digitais: Certificação ou Gamificação. In: Workshop em Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação 2017, 2017, Uberlândia. Anais do Workshop em Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação 201 7, 2017. v. 2. p. 111-115.

2.
OLIVEIRA, C. F. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; PAULA, R. A. S. ; VELUDO, M. A. M. . Alteração de Software de código aberto para uso no ensino de Física. In: V Workshop Sobre Tecnologias Móveis Na Educação, 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2017, 2017. p. 604-608.

3.
FERREIRA, K. ; OLIVEIRA, A. L. ; RUFINO, H. L. P. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . Desenvolvimento de um Jogo socioeducativo sobre drogas Psicotrópicas: João, por que dizer não?. In: SBGames 2017, 2017, Curitiba. Anais da Trilha de Cultura do SBGames, 2017.

4.
SILVEIRA, M. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CEFORES UFTM. In: Simpósio de Pós-graduação IFTM (SIMPÓS 2017), 2017, Uberaba. Anais do Simpósio de Pós-graduação IFTM 2017, 2017.

5.
GARCIA, F. J. J. P. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . A Língua Portuguesa na Cibercultura: uma proposta pedagógica de utilização do livro digital. In: Simpósio de Pós-graduação IFTM(SIMPÓS 2017), 2017, Uberaba. Anais do Simpósio de Pós-graduação IFTM 2017, 2017.

6.
OLIVEIRA NETO, A. F. ; BEIRA, D. G. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; RUFINO, H. L. P. . Tecnologias Educacionais na Educação Básica. In: 1º Workshop Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação, 2016, Uberlândia. Anais 1º Workshop Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação, 2016.

7.
BEIRA, D. G. ; OLIVEIRA NETO, A. F. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; RUFINO, H. L. P. . Os Jogos Educativos no Ensino da Matemática no Ensino Fundamental. In: 1º Workshop Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação, 2016, Uberlândia. Anais 1º Workshop Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação, 2016.

8.
ROSA, G. H. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO DOCENTE NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO. In: Simpósio da Pós-graduação do IFTM (SIMPÓS), 2016, Uberaba. Anais do 3º Simpósio da Pós-graduação do IFTM (SIMPÓS), 2016.

9.
PAZ, L. C. ; PAZ, M. O. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . EXPERIÊNCIA DE VOLUNTARIADO NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES USANDO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL. In: Simpósio da Pós-graduação do IFTM (SIMPÓS), 2016, Uberaba. Anais do 3º Simpósio da Pós-graduação do IFTM (SIMPÓS), 2016.

10.
SILVA, R. D. R. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . ANÁLISE DE SOFTWARES EDUCATIVOS COM APOIO MÉTODO DE INSPEÇÃO SEMIÓTICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE UBERABA. In: Simpósio da Pós-graduação do IFTM (SIMPÓS), 2016, Uberaba. Anais do 3º Simpósio da Pós-graduação do IFTM (SIMPÓS), 2016.

11.
BEIRA, D. G. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . PROPOSTA DE MELHOR CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL. In: 3º Simpósio de Pós Graduação do IFTM (SIMPÓS), 2016, Uberaba. Anais do 3º Simpósio da Pós-graduação do IFTM (SIMPÓS), 2016.

12.
GOUVEA, M. C. M. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, 2015, Uberaba. Anais VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, 2015.

13.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; GOUVEA, M. C. M. . O Ensino da Língua Portuguesa para Surdos com o Uso da Tecnologia. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, 2015, Uberaba. Anais VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, 2015.

14.
GOUVEA, M. C. M. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; MARQUES, T. . Produção de Software Educacional para Ensino da Língua Portuguesa para Alunos com Surdez.. In: II Simpósio de Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, 2015, Uberaba. Anais do 2º Simpósio de Pós-graduação do IFTM, 2015.

15.
ROSA, G. H. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . Equipamentos Virtuais Tridimensionais como Apoio Didático Interdisciplinar. In: II Simpósio de Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, 2015, Uberaba. Anais do 2º Simpósio de Pós-graduação do IFTM, 2015.

16.
BEIRA, D. G. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . Tecnologias da Informação e Comunicação: A Aplicabilidade no Ensino Fundamental ao Ensino Superior em Itumbiara/GO. In: II Simpósio de Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, 2015, Uberaba. Anais do II Simpósio de Pós-graduação do IFTM, 2015.

17.
GOUVEA, M. C. M. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . A Tecnologia Assistiva na Educação Especial: Uma Alternativa no Processo de Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. In: 1º Simpósio da Pós-Graduação do IFTM, 2014, Uberaba. Anais do 1º Simpósio da Pós-Graduação do IFTM, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. L. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; RUFINO, H. L. P. . PROPOSTA DE UM SISTEMA ADAPTATIVO PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. In: Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica ? SIN, 2017, Uberaba. Anais do Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, 2017.

2.
MOREIRA, A. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . CYBERTILS ? ROMPENDO AS BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO. In: Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica ? SIN, 2017, Uberaba. Anais do Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, 2017.

3.
FERREIRA, K. ; RUFINO, H. L. P. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . UM ESTUDO DE FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE SENTIMENTOS EM REDES SOCIAIS NO CONTEXTO POLÍTICO. In: VII Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM (VII SIN), 2017, Uberaba. Anais do VII Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM, 2017.

4.
LOPES JUNIOR, J. C. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . Uso de câmera RGBD com utilização de sensores para Modelagem e Criação do Museu Virtual Entomológico 3D em Realidade Virtual e Aumentada. In: VI Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM, 2016, Paracatu - MG. Anais VI Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM, 2016.

5.
MARQUES, T. H. S. ; GOUVEA, M. C. M. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . PRODUÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS COM SURDEZ. In: VI Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM, 2016, Paracatu - MG. Anais VI Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM, 2016.

6.
OLIVEIRA, A. L. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; RUFINO, H. L. P. . JOGO SOCIOEDUCATIVO: JOÃO -POR QUE DIZER NÃO? (MÓDULO - DESENVOLVIMENTO DO DESIGNER). In: VI Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM, 2016, Paracatu - MG. Anais VI Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM, 2016.

7.
NUNES, F. S. ; RUFINO, H. L. P. ; SILVA JUNIOR, A. R. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . SISTEMA DE NAVEGAÇÃO E MAPEAMENTO INDOOR COM UTILIZAÇÃO DE SENSORES. In: VI SIN IFTM, 2016, Paracatu. ANAIS do VI SIN IFTM, 2016.

8.
FERREIRA, K. ; RUFINO, H. L. P. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; OLIVEIRA, A. L. . JOGO SOCIOEDUCATIVO: JOÃO - POR QUE DIZER NÃO? (MÓDULO - DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE). In: VI SIN IFTM, 2016, Paracatu. ANAIS do VI SIN IFTM, 2016.

9.
ROSA, G. H. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . Utilização de Equipamentos Virtuais Tridimensionais como Ferramenta de Apoio ao Docente no Ensino Técnico Integrado. In: VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem - CMEA 2016, 2016, Bragança, Portugal. Anais VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem - CMEA 2016, 2016.

10.
BATISTA, S. N. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; GOUVEA, M. C. M. . A tecnologia assistida na educação especial: uma alternativa aos processos de inclusão de alunos surdos. In: Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM, 2015, Uberaba. ANAIS do V SIN IFTM, 2015.

11.
REZENDE, I. H. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; RUFINO, H. L. P. ; MOREIRA, A. ; SILVA, F. R. ; RODRIGUES, J. O. . Laboratório Bioquímico Virtual Aplicado para a Educação a Distância. In: III Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2013, Uberlândia. III Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2013. v. 3.

12.
MONTEIRO JUNIOR, H. L. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; RUFINO, H. L. P. ; SILVA JUNIOR, A. R. ; DIAS, R. R. . Laboratório Virtual de Montagem e Manutenção de Computadores. In: III Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2013, Uberlândia. III Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2013. v. 3.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, R. D. R. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; RUFINO, H. L. P. . Aplicação Do Método De Inspeção Semiótica Em Softwares Educativo- Um Estudo De Caso No Município De Uberaba. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, 2018.

2.
GARCIA, F. J. J. P. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . UMA ANÁLISE DA USABILIDADE DO LIVRO DIGITAL NA PLATAFORMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA DO IFTM. REV. TRIANGULO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; MANZAN, W. A. . Laboratório Virtual 3-D de Montagem e Configuração de Computadores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
NAKAMOTO, Paula Teixeira. Arquitetura de Computadores 2013 (Material Didático para Educação à Distância - Aguardando ISBN).

2.
NAKAMOTO, Paula Teixeira. Introdução à Informática 2012 (Material didático para Educação à Distância - Aguardando ISBN).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, A. L. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . João - Por que dizer não? (Módulo desenvolvimento do designer). 2017. (Relatório Final de Pesquisa).

2.
FERREIRA, L. G. T. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . Uso de técnicas de inteligência artificial aplicada e aprendizagem adaptativa na plataforma Moodle. 2017. (Relatório Final de Pesquisa).

3.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; GOUVEA, M. C. M. ; JULICH, C. T. ; RAMOS, A. C. Q. ; BATISTA, S. N. ; URZEDO, B. T. ; MARQUES, T. H. S. ; RUFINO, H. L. P. . A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS. 2017. (Relatório Final de Pesquisa).

4.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; BATISTA, S. N. ; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira . A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL. 2016. (Relatório Final de Pesquisa).

5.
RUFINO, Hugo Leonardo Pereira ; SILVA, G. H. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira . Desenvolvimento de um Jogo Educativo Utilizando o Microsoft Kinect. 2016. (Relatório Final de Pesquisa).

6.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira ; MOREIRA, A. . Laboratório Virtual de Bioquímica Aplicado para a Educação à Distância. 2015. (Relatório Final de Pesquisa).

7.
CARDOSO, Alexandre ; LAMOUNIER JÚNIOR, Edgard ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; LIMA, L. V. O. . Desenvolvimento de Artefatos de Projeto e Implementação de Sistema de Realidade Aumentada para Auxiliar o Tratamento de Fóbicos. 2014. (Relatório Final de Pesquisa).

8.
RUFINO, H. L. P. ; NAKAMOTO, Paula Teixeira ; MONTEIRO JUNIOR, H. L. . Laboratório Virtual de Montagem e Manutenção de Computadores. 2014. (Relatório Final de Pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RUFINO, H. L. P.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; CUNHA, N. A. F.. Participação em banca de Marco Antônio Manzan Veludo. Google Sala de Aula: aplicado para discentes do Ensino Fundamental de uma escola particular de Uberaba- MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

2.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; REZENDE, V. G.; SILVA, M. P.. Participação em banca de Roberta Domingues Rosa Silva. Análise de Software Educativos com Método de Inspeção Semiótica: Um estudo de caso no Município de Uberaba. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

3.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; RUFINO, H. L. P.; SOAVE, P. A.. Participação em banca de Guilherme Henrique Rosa. Utilização de Modelos Virtuais Tridimensionais como Ferramenta de Apoio ao Docente no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

4.
RUFINO, H. L. P.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; SERRALHA, C. A.. Participação em banca de Afrânio Furtado de Oliveira Neto. Cotidiano: um software para auxiliar crianças autistas a enfrentar os desafios diários. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

5.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; RUFINO, H. L. P.; MATOS, F. B.. Participação em banca de Diovane de Godoi Beira. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): A formação docente para o ensino de matemática em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

6.
LEMOS, A. S.; FERREIRA, D. C. M.; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Participação em banca de Denis Henrique Caixeta. Espaços Públicos em Rede e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo comparativo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

7.
BELLO, O. D. D.; KATO, D. S.; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Participação em banca de Márcia Regina Pires. As competências do professor da educação à distância. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

8.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira; CURI, L. M.. Participação em banca de Marianna Centeno Martins de Gôuvea. Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita para Alunos com Surdez Utilizando a Tecnologia Assistiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Qualificações de Doutorado
1.
DOMINGUES, L. A. S.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; ARAUJO, J. C. S.. Participação em banca de Thiara Cristina Morais. A aprendizagem baseada em projetos como instrumento de transformação no ambiente de Educação Profissional e Tecnológica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede - Prof) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Qualificações de Mestrado
1.
GAYDECZKA, B.; MALPASS, G. R. P.; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Participação em banca de Nayara Poliana Massa. Levantamento de dados sobre o desenvolvimento do pensamento computacional na educação através da ferramenta Scratch. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica - PMPIT/UFTM) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; GAYDECZKA, B.; MELO, E. V.. Participação em banca de Flávia Junia Pacheco Garcia. A Língua Portuguesa na Cibercultura: uma proposta de utilização pedagógica do livro digital. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

3.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; PEREIRA, O. J.; QUERINO, R. A.. Participação em banca de Marieles da Silveira. Inclusão de alunos com deficiência no Centro de Educação Profissional - CEFORES: prespectivas de alunos, docentes e técnicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede - Prof) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

4.
MARQUES, W.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; KARWOSKI, A. M.. Participação em banca de Sthéfany Araújo Melo. Análise contrastiva de concepções de integração de ensino entre docentes licenciados e docentes bacharéis atuantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFTM Campus Uberlândia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede - Prof) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

5.
RUFINO, H. L. P.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; CUNHA, N. A. F.. Participação em banca de Marco Antônio Manzan Veludo. Do e-learning ao m-learning: Recursos do "Google Sala de Aula" aplicados para discentes do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

6.
LEMOS, A. S.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; KARWOSKI, A. M.. Participação em banca de Norma Ferreira Cunha. Ensino de inglês, mobilidade, identidade e pertença ao mundo contemporâneo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

7.
RUFINO, H. L. P.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; VIEIRA, V. M. O.. Participação em banca de Rodrigo Augusto dos Santos Paula. Sistema informatizado para auxiliar na descoberta de possíveis casos de bullying em uma instituição de ensino na cidade de Ituverava - SP. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

8.
BELLO, O. D. D.; KATO, D. S.; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Participação em banca de Márcia Regina Pires. Competências necessárias para o professor da educação a distância. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

9.
RUFINO, H. L. P.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; SERRALHA, C. A.. Participação em banca de Afrânio Furtado de Oliveira Neto. Cotidiano: Um software para auxiliar crianças autistas a enfrentar os desafios diários. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

10.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; RUFINO, H. L. P.; SILVA, M. P.. Participação em banca de Guilherme Henrique Rosa. Utilização de equipamentos virtuais tridimensionais no ensino técnico integrado: um olhar sobre os professores. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

11.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; LEMOS, A. S.; SANTOS, E. N. F.. Participação em banca de Diovane de Godoi Beira. Proposta de capacitação em tecnologia da informação e comunicação en formação docente inicial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

12.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; SILVA, M. P.; REZENDE, V. G.. Participação em banca de ROBERTA DOMINGUES ROSA SILVA. Análise de softwares educativos com apoio da inspeção semiótica: um estudo de caso no município de Uberaba. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

13.
LEMOS, A. S.; RUFINO, H. L. P.; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Participação em banca de Denis Henrique Caixeta. Espaços públicos em rede e ambientes virtuais de aprendizagem: divergências e convergências. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

14.
RUFINO, H. L. P.; CARDOSO, Alexandre; ESTEVAM, H. M.; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Participação em banca de Flamarion Assis Jerônimo Inácio. Proposta de um método de ensino de algoritmo e lógica de programação no modelo construtivista assistido pelo Scrath.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

15.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; RUFINO, H. L. P.; DAMAZIO, M. F. M.. Participação em banca de Marianna Centeno Martins de Gouvêa. A Tecnologia Assistiva na Educação Especial: uma alternativa no processo de inclusão do aluno com surdez. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; PARREIRA JUNIOR, W. M.; MATA, S.. Participação em banca de Manoel Francisco de Azevedo Júnior. Análise Preliminar de Risco no Desenvolvimento de Software. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

2.
PARREIRA JUNIOR, W. M.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; MATA, S.. Participação em banca de Fernando Kenji da Costa Fujimoto. Uma Aboradagem sobre a Implantação de um Jogo Utilizando Recursos do HTML5. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

3.
PARREIRA JUNIOR, W. M.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; MATA, S.. Participação em banca de Fábio Oliveira Nunes. Qualidade ADSL - Viabilidade inteligente, inovações que tornam empresas mais competitivas no mercado. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

4.
PARREIRA JUNIOR, W. M.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; MATA, S.. Participação em banca de Éder Magalhães Fraga. A utilização da linguagem XBRL para intercâmbio de informações financeiras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

5.
PARREIRA JUNIOR, W. M.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; MATA, S.. Participação em banca de Deivid Dias Rodrigues. Utilização de microservices em sistemas de gestão empresarial - Estudo de caso na emissão de NFS-E. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

6.
PARREIRA JUNIOR, W. M.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; MATA, S.. Participação em banca de Wisney Cardeal. Estudo sobre utilização de testes automatizados em projeto de software de grande porte. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

7.
PARREIRA JUNIOR, W. M.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; MATA, S.. Participação em banca de Wellington Dutra. A tecnologia auxiliando a mobilidade e automação da força de vendas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

8.
PARREIRA JUNIOR, W. M.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; MATA, S.. Participação em banca de João Paulo dos Santos Almeida. Comunicação para deficiente auditivo através da tecnologia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

9.
PARREIRA JUNIOR, W. M.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; MATA, S.. Participação em banca de Luanna Francys Santos. Inshape. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CARVALHO, M. A.; NAKAMOTO, Paula Teixeira; MONTEIRO, C. C.; TAMASHIRO, M. A.. Defesa de Memorial. 2018. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Concurso público
1.
ALVES, N. M. M.; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Banca de Avaliação de Desempenho Didático Pedagógico da Área de Informática. 2009. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Flávia Junia Justino Pacheco Garcia. A Língua Portuguesa na Cibercultura: uma proposta pedagógica de utilização do livro digital. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

2.
Marieles da Silveira. Material Didático para estudantes com deficiência visual. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em ProfEPT) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
André Luis de Oliveira. Proposta de um sistema adaptativo para o ensino de programação para alunos do ensino superior. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marianna Centeno Martins de Gôuvea. Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita para Alunos com Surdez Utilizando a Tecnologia Assistiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, . Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

2.
ROBERTA DOMINGUES ROSA SILVA. Uso da avaliação semiótica para avaliação de software educativo.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, . Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

3.
Louise Alessandra Santos do Carmo Paz. Inclusão da disciplina ?Introdução à lógica e programação de computadores? como aula especializada no ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, . Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

4.
Diovane de Godoi Beira. A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL PREPARA OS PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) EM SALA DE AULA?. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, . Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

5.
Guilherme Henrique Rosa. UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO: UM OLHAR SOBRE OS PROFESSORES. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, . Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

Iniciação científica
1.
Jean Carlos Lopes Júnior. Uso de câmera RGBD com utilização de sensores para modelagem e criação do Museu Virtual Entológico 3D em Realidade Virtual e Aumentada. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

2.
André Luis de Oliveira. Jogo Socioeducativo: JOÃO ? Por que dizer não? (Módulo - Desenvolvimento da Interface). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

3.
LUCAS GABRIEL TONACO FERREIRA. USO DE TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA E APRENDIZAGEM ADAPTATIVA NA PLATAFORMA MOODLE. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

4.
Thiago Henrique Silva Marques. A Tecnologia Assistiva na Educação Especial. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

5.
Camila Tibery Julich. A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS. 2015. Iniciação Científica - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

6.
Ana Cristina de Queiroz Ramos. A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS. 2015. Iniciação Científica - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

7.
Bárbara Tosta Urzêdo. A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.

8.
Sebastião Batista. A Tecnologia Assistiva na Educação Especial. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM - Bolsa Institucional. Orientador: Paula Teixeira Nakamoto.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:15:31