Joniana Soares de Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6723710694726389
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Pós- Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPsiCC) da Universidade de Brasília (UnB) vinculado a Linha de Pesquisa: Psicanálise, Subjetivação e Cultura, com o estudo intitulado de: A ORGANIZAÇÃO PSIQUÍCA DO SUJEITO SURDO: o simbólico, o imaginário; supervisionado pela Professora Doutora Daniela Scheinkman Chatelard. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Santa Fé (UCSF) com estudo sobre: A Representação Social de Estudantes de Cursos de Formação Docente sobre a Surdez, orientado pela Professora Doutora Maria Eugenia Yadora, registrado em Plataforma Brasil - Conselho Nacional de Pesquisa / Conselho de Ética e Pesquisa do Brasil, CONEP/CEP sob o número 059117/2017. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Letramento de Surdos / LIBRAS e Orientação Educacional, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Educação Física pela Faculdade MAUÁ. Professora e Pesquisadora na Universidade de Brasília (UnB), Campus Planaltina. Assessora Pedagógica do Centro Universitário de Brasília (UDF). Membro do Grupo de Pesquisa Avaliação das Políticas Públicas em Educação, CNPq, vinculado ao Instituto Federal de Brasília (IFB), disponível em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8349463437247813. Membro do Grupo de Pesquisa - Jacques Lacan: Teoria, Clínica, Discursos e Contextos, CNPq, vinculado a Universidade de Brasília, disponível em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2491965216534775. Servidora da Secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Tem experiência na Coordenação do Curso de Pedagogia, Coordenação de Comitê de Ética e Pesquisa, como também, nas áreas de Estudo, Pesquisa e Métodos, atuando principalmente nos temas: Epistemologia; Comunicação Científica, Pesquisa e Métodos, Formação Docente, Contextos de Inclusão e Exclusão Social, Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. Áreas de Pesquisa: Representação Social, Surdez, Formação Docente, Gênero, Contextos e Métodos de Pesquisa. Autora do livro "A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: demarcações teóricas, curriculares e de formação docente", pela Editora PRISMAS. Organizadora dos livros: "A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS" e "POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" pela Editora Prismas. Diretora Científica da Coleção ' Contextos Sociais de Inclusão', Editora Prismas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joniana Soares de Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, J. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina.
Vila Ns. Senhor de Fátima
Vila Ns. Senhora de Fátima, 06
73340710 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 33085185


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
UCSF - Universidade Católica de Santa Fé, UCSF, Argentina.
Título: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE A SURDEZ, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Dra.: Maria Eugenia Yadarola.
Coorientador: Dra.: Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento.
Palavras-chave: Identidade Linguística. LIBRAS. Surdez..
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: O Habitus da Mulher Paraibana: Olhares para a Formação do Educando nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Profª Drª.: Mária Zuleide da Costa Pereira.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2012
Especialização em Linguagem e Letramento de Surdos/ LIBRAS. (Carga Horária: 360h).
Faculdades IESGO, IESGO, Brasil.
Título: A NARRATIVA COMO PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS.
2010 - 2011
Especialização em Orientação Educacional. (Carga Horária: 420h).
Faculdades IESGO, IESGO, Brasil.
Título: O Papel do Orientador Educacional Face a Adequação Curricular do Aluno Surdo.
Orientador: Welles Ronan Borba Pimentel.
2012 - 2015
Graduação em Licenciatura em Educação Física.
FACULDADE MAUÁ, MAUÁ - DF, Brasil.
Título: A CULTURA CORPORAL COMO ELEMENTO DE INTERAÇÃO DE SURDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
2000 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Goiás - Unidade Posse, UEG, Brasil.
Título: Educação e Aprendizagem no contexto Social e Econômico: Uma Perspectiva entre a Teoria e Prática.
Orientador: Iraneilde Targino.
1995 - 1997
Curso técnico/profissionalizante.
COLÉGIO ESTADUAL JOAQUIM VIEIRA DE BRITO, CEJVB, Brasil.
1995 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
COLÉGIO ESTADUAL JOAQUIM VIEIRA DE BRITO, CEJVB, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Formação Complementar


2017 - 2017
SEMINÁRIO DE 10 ANOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2017 - 2017
II JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. (Carga horária: 24h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. (Carga horária: 16h).
Universidade de Brasília, UNB/FUP, Brasil.
2014 - 2014
Libras - Linguagem Brasileira de Sinais. (Carga horária: 400h).
Faculdades IESGO, IESGO, Brasil.
2014 - 2014
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, TGD, AUTISMO. (Carga horária: 180h).
FACULDADES FACETEN, FACETEN, Brasil.
2014 - 2014
BRAILLE - Sistema de Códigos. (Carga horária: 300h).
Faculdades IESGO, IESGO, Brasil.
2012 - 2012
II ENCONTRO - DEFICIENTES AUDITIVOS. (Carga horária: 4h).
SRE - FORMOSA, SRE - FORMOSA, Brasil.
2012 - 2012
I FORMAÇÃO - DEFICIENTES VISUAIS. (Carga horária: 4h).
Secretaria Regional de Ensino - Formosa, SRE - FORMOSA, Brasil.
2012 - 2012
IV FORMAÇÃO - TGD. (Carga horária: 4h).
SRE - FORMOSA, SRE - FORMOSA, Brasil.
2012 - 2012
III FORMAÇÃO - ORIENTAÇÃO PARA ATENDIMENTO DE TDAH. (Carga horária: 4h).
Secretaria Regional de Ensino - Estado de Goiás - Formosa, SRE - FORMOSA, Brasil.
2009 - 2009
Linguagem e Letramento na Educação dos Surdos. (Carga horária: 180h).
Instituto Brasileiro de Educação - DF, IBE, Brasil.
2009 - 2009
O Deficiente Auditivo e Inclusão Social. (Carga horária: 300h).
Instituto Brasileiro de Educação - DF, IBE, Brasil.
2009 - 2009
Deficiência Mental e Inclusão Social. (Carga horária: 180h).
Instituto Brasileiro de Educação - DF, IBE, Brasil.
2009 - 2009
O Deficiente Visual e Inclusão Social. (Carga horária: 300h).
Instituto Brasileiro de Educação - DF, IBE, Brasil.
2009 - 2009
Síndrome de Down e Inclusão. (Carga horária: 300h).
Instituto Brasileiro de Educação - DF, IBE, Brasil.
2009 - 2009
Educação Inclusiva - Direito à Diversidade. (Carga horária: 300h).
Instituto Brasileiro de Educação - DF, IBE, Brasil.
2005 - 2005
I Seminário de Educação de Jovens e Adultos - PB. (Carga horária: 20h).
Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado da Paraíba, FEJAEP, Brasil.
2005 - 2005
I Curso em Aperfeiçoamento em Educação Especial. (Carga horária: 240h).
Núcleo de Educação Especial, NEDESP - UFPB, Brasil.
2004 - 2004
Psicologia para Quem Ensina. (Carga horária: 180h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2004 - 2004
A Comunicação em Sala de Aula. (Carga horária: 300h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2004 - 2004
Gestão Educacional Compartilhada. (Carga horária: 280h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2004 - 2004
Aceleração da Aprendizagem do Ensino Fundamental. (Carga horária: 320h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Raizes do Brasil. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2002 - 2002
Ciências na I Fase de Ens. Fundamental. (Carga horária: 10h).
Sistema Positivo de Ensino, SPE, Brasil.
2002 - 2002
Artes na I Fase do Ens. Fundamental. (Carga horária: 10h).
Sistema Positivo de Ensino, SPE, Brasil.
2002 - 2002
XII Encontro Regional de Psicopedagogia. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Goiás, ABPP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Pesquisa e Recurso Tecnológico. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Oficina de Leitura Suplementar. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2001 - 2001
Pedagogia do Encantamento e Inteligência Emocional. (Carga horária: 10h).
Secretaria de Estado da Educação de Goiás - GO, SEE, Brasil.
2001 - 2001
Oficinas de Produção de Texto. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2001 - 2001
A Filosofia na Escola. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2001 - 2001
Parâmetros em Ação em EJA. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação de Goiás - GO, SEE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Metodologia Científica. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2000 - 2000
Resgate da Cultura Goiana. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2000 - 2000
Educação Ambiental. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UNB/FUP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora e Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora das disciplinas de LIBRAS, Estágio, TCC e Teoria Pedagógica.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina de LIBRAS, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da Disciplina de LIBRAS na LEdoC - Licenciatura em Educação do Campo.

Atividades

10/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Brasília, .


Faculdades IESGO, IESGO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Superior de Goiás - IESGO.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Lider do Grupo de Estudos e Iniciação Científica: "Surdez, Educação e Linguagem"

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora de Grupo de Estudos e Pesquisa "A Educação Inclusiva na Política Educacional e suas Interfaces com a Educação do Campo"

Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professora da disciplina de LIBRAS nos Cursos de LETRAS e Matemática.

Vínculo institucional

2009 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora da disciplina de LIBRAS, Carga horária: 40

Atividades

02/2017 - 12/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS
02/2010 - 12/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Metodologia Científica
02/2009 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino Inclusivo, LIBRAS, História da Educação, Fundamentos da Educação Infantil, Avaliação e Planejamento, Ética e Educação
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
02/2009 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, NDE - Núcleo Docênte Extruturante do Curso de Pedagogias, .

Cargo ou função
Membro do NDE (Núcleo Docênte Estruturante do Curso de Pedagogia).
02/2010 - 06/2017
Ensino, LIBRAS, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Educação do Surdo
LIBRAS I e II
LINGUAGEM E LETRAMENTO DO SURDO
Novas Tecnologias da Educação
Orientação de TCC
Professora e Orientadora de:
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
02/2009 - 06/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Monografia I (TCC)
08/2009 - 06/2012
Estágios , Departamento de Estágio do Curso de Letras, .

Estágio realizado
Professora Orientadora do Estágio Supervisionado I do Curso de Letras.

Universidade Estadual de Goiás - Unidade Posse, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Metodologia Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Metodologia Científica no Curso de Agronegócio.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

02/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didáticas, Teoria e Metodologias Pedagógicas
02/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2008 - 12/2008
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2007 - 12/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino II, III e IV

Faculdade das Águas Emendadas, FAE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 12/2009
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico e Prática de Ensino I e II
02/2009 - 12/2009
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação para Portadores de Necessidades Especiais
LIBRAS
Organização Política da Educação no Brasil

Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, SEECEGO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Servidora da Secretaria de Estado e Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Tendo atuado como Coordenadora Geral da Apae / Formosa-GO e nos múltiplos Atendimentos Educacionais Especializados. Atualmente atuando como docente da área de Educação Física, bem estar e saúde.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
08/2006 - 06/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenadora do Ensino Especial, Professora de AEE, Intérprete de LIBRAS e Apoio a Inclusão.

Colégio Cenecista de Porangatu, CCP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. (SISTEMA POSITIVO DE ENSINO)


Colégio Dinâmico Positivo, CDP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. (SISTEMA POSITIVO DE ENSINO)


Colégio e Curso Milennium, CCM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Ensino Médio e Cursinho Preperatório para o Vestibular


Colégio Imaculado Coração de Maria LTDA-ME, CICM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Redação. (SISTEMA OBJETIVO DE ENSINO)


Colégio Poligôno, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. (SISTEMA POSITIVO DE ENSINO)


Secretaria Municipal de Iaciara, SMI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora / Coordenadora, Carga horária: 30


UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica de Reitoria, Carga horária: 24



Linhas de pesquisa


1.
Contextos Sociais e culturais de Inclusão e Exclusão Social nos contextos da Educação do Campo, dos Movimentos Populares.

Objetivo: Promover análise acerca da identidade da escola do campo que é definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros, na rede de ciência e tecnologia disponível na sociedade e nos movimentos sociais em defesa de projetos que associem as soluções exigidas por essas questões à qualidade social da vida coletiva no país. buscar por sua vez, a correlação aos contextos sociais e culturais de exclusão e inclusão social..
Palavras-chave: Contextos Sociais, Culturais, Educação do Cmpo.
2.
Educação e Linguagem na Perspectiva da Identidade, Cultura e Cidadania Surda.

Objetivo: Analisar questões pragmáticas, tais quais: qual o impacto da unidade curricular de LIBRAS no processo de constituição da representação social da surdez pelos estudantes dos cursos de formação docente. Partindo do pressuposto de que no Brasil, a lei de LIBRAS 10.436/ 02 (Brasil, 2016a), bem como o decreto 5.626/05 que regulamenta esta lei (Brasil, 2016b), prevê a obrigatoriedade da unidade curricular de LIBRAS nos cursos de formação de professores (licenciatura). Na perspectiva de: identificar concepções prévias acerca da surdez por parte dos estudantes de cursos de formação docente, estabelecer relação dialética entre representação social, cultura, sociedade, língua, identidade surda; discutir implicações das representações dos estudantes na constituição da subjetividade do sujeito surdo. Como também, investigar o impacto da unidade curricular de LIBRAS oferecida nos cursos de formação docente, buscando verificar quais contribuições que a unidade curricular de LIBRAS oferece aos futuros docentes, na formação da representação social sobre a surdez. Para, contudo, contribuir para a promoção de práticas educacionais voltadas ao fortalecimento da identidade surda e ao sucesso escolar dos sujeitos surdos..
Palavras-chave: Identidade, Cultura, Cidadania Surda; LIBRAS - Formação do Docente.


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
O ENSINO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DIÁLOGO FUNDAMENTAL
Descrição: O presente projeto tem como objetivo assinalar um direito fundamental e imprescindível aos processos de ensino e aprendizagem e, por sua vez, ao desenvolvimento humano e à formação cidadã, ?a comunicação?, bem como contextualizar, historicamente, a surdez, relacionando-a com a formação docente, instituições de ensino e o bilinguismo; pesquisar quais os possíveis métodos, orientações e procedimentos podem ser utilizados para a promoção da inclusão de surdos no âmbito escolar; contribuir com educadores, familiares e estudantes; buscando assim a inserção da Língua Brasileira de Sinais como uma segunda língua sob o contexto da discussão do PL 449/13, o qual prevê o ensino da mesma como parte do currículo da Educação Básica no Brasil. Como também, a Lei 10.436/02, teoria e contextos relacionados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) .
Integrantes: Joniana Soares de Araújo - Coordenador / Nicole Bacellar Zaneti - Integrante / Daniel Aristides Campos - Integrante / Suelim Iasmine dos Santos Braga - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2016 - 2017
MÃOS QUE FALAM
Descrição: Projeto desenvolvido com acadêmicos do Curso de Pedagogia.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
AMIGOS NA DIVERSIDADE
Descrição: Projeto desenvolvido com acadêmicos do Curso de Pedagogia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2017
Projeto Inclusão para Todos
Descrição: Projeto em desenvolvimento com educandos do sétimo semestre do Curso de Pedagogia das Faculdades IESGO, com intuito de aplicação de oficinas, troca de experiências, aplicação de palestras, visitas técnicas e produção científica de pôstes, resumos expandidos, artigos, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: EDITORA PRISMAS
2009 - 2017
Periódico: Revista Visão Crítica


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2015 - 2016
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2015 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Revisor de periódico


2008 - 2009
Periódico: Revista Visão Crítica
2009 - 2010
Periódico: Revista Visão Crítica
2009 - 2010
Periódico: Revista Visão Crítica


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Moção Honrosa do Senado Federal pelo lançamento do livro: A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS, Senado Federal.
2012
Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, MEC/INES.
2007
Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa, MEC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAÚJO, J. S.2017ARAÚJO, J. S.; NASCIMENTO, F. A. A. C. . SURDEZ NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA. ESCRITOS (CURITIBA), v. 14, p. 58-73, 2017.

2.
ARAÚJO, J. S.2015ARAÚJO, J. S.. 'PL 449/13': PELO ENSINO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Visão Crítica, v. 06, p. 29-44, 2015.

3.
ARAÚJO, J. S.2015ARAÚJO, J. S.. A NARRATIVA COMO PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS. II Congresso Internacional de Educação da Faculdade La Salle, v. II, p. 509-524, 2015.

4.
ARAÚJO, J. S.2014ARAÚJO, J. S.. LEI 10.908/00, ACESSIBILIDADE DA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: olhares para a equidade, diversidade e inclusão escolar. Revista Visão Crítica, v. 05, p. 103-126, 2014.

5.
ARAÚJO, J. S.2012ARAÚJO, J. S.; SILVA, C.N.N. da. . A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: demarcações políticas, conquistas e intervenção pedagógica. OUTRAS PALAVRAS - EDUCAÇÃO, v. 08, p. 12-28, 2012.

6.
ARAÚJO, J. S.2010ARAÚJO, J. S.. EDUCAÇÃO INFANTIL: Ajustes Curriculares a Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais Intelectuais. Revista Visão Crítica, v. 01, p. 65-88, 2010.

7.
ARAÚJO, J. S.2010ARAÚJO, J. S.. O INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: A Construção de um Espaço para Todos. Revista Visão Crítica, v. 01, p. 107-124, 2010.

8.
ARAÚJO, J. S.2009ARAÚJO, J. S.. Relação entre Professor e Aluno no Processo de Desenvolvimento do Adolescênte. Revista Visão Crítica, v. 01, p. 51-74, 2009.

9.
ARAÚJO, J. S.2009ARAÚJO, J. S.. Capacitação de Docentes para a Inclusão de Alunos com Necessidade Especial Auditiva nas Escolas Municipais de Formosa - GO. Revista Visão Crítica, v. 01, p. 107-142, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARAÚJO, J. S.. POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 01. ed. Curitiba: PRISMAS, 2017. v. 01. 170p .

2.
ARAÚJO, J. S.. A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 01. ed. Curitiba - PR: Editora Prismas, 2017. 210p .

3.
ARAÚJO, J. S.; SILVA, C.N.N. da. . A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: demarcações teóricas, curriculares e de formação docente. 1º. ed. Curitiba: PRISMAS, 2016. v. 01. 132p .

Capítulos de livros publicados
1.
ZANETI, N. B. ; PULINO, L. H. C. Z. ; ARAÚJO, J. S. . A FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA CRIANÇA SURDA: OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO. In: Joniana Soares de Araújo. (Org.). A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 01ed.Curitiba - PR: Editora Prismas, 2017, v. , p. 25-48.

2.
ROCHA, F. L. ; NASCIMENTO, F. A. A. C. ; CASTRO JUNIOR, G. ; ARAÚJO, J. S. . PROMOÇÃO DA PRÁTICA EDUCACIONAL NA CULTURA SURDA. In: Joniana Soares de Araújo. (Org.). A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 01ed.Curitiba - PR: Editora Prismas, 2017, v. , p. 105-124.

3.
ROCHA, F. L. ; ARAÚJO, J. S. ; SILVA, C. B. ; NORONHA, R. R. A. ; SANTOS, S. K. M. . GÊNERO E PERSONALIDADE FEMININA NO CANDOMBLÉ EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS. In: Joniana Soares de Araújo. (Org.). POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 01ed.Curitiba - PR: Editora Prismas, 2017, v. 01, p. 83-96.

4.
BRAGA, S. I. S. ; ARAÚJO, J. S. . CAMINHOS JURÍDICOS PARA A EQUIDADE DA LÍNGUA DE SINAIS NO BRASIL. In: Joniana Soares de Araújo. (Org.). POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 01ed.Curitiba - PR: Editora Prismas, 2017, v. 01, p. 97-128.

5.
ARAÚJO, J. S.; ZANETI, N. B. ; CAMPOS, D. A. ; COSTA, E. B. . ENSINO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DIÁLOGO FUNDAMENTAL. In: Joniana Soares de Araújo. (Org.). POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 01ed.Curitiba - PR: Editora Prismas, 2017, v. 01, p. 129-146.

6.
ROCHA, F. L. ; CHATELARD, D. S. ; ARAÚJO, J. S. . A METANOIA NA LINGUAGEM DO AMOR EM WITTGENSTEIN E LACAN. In: Joniana Soares de Araújo. (Org.). POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 01ed.Curitiba - PR: Editora Prismas, 2017, v. 01, p. 69-82.

7.
ARAÚJO, J. S.. VALORACIÓN PEDAGÓGICA DE LOS MODELOS MULTIMEDIOS PARA EDUCACIÓN A DISTANCIA. In: Anabel Verónica Gaitán; Pablo Guilermo Bongiovanni. (Org.). El Aula un Mundo, el Mundo un Aula. 01ed.Santa Fe: Universidad Católica de Santa Fe, 2015, v. 01, p. 41-57.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, J. S.; NASCIMENTO, F. A. A. C. . SURDEZ NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA. In: II JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E E EXPERIENCIAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO, 2017, Natal. II JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E E EXPERIENCIAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO. Brasília: Nova Paideia, 2017. v. II. p. 129-145.

2.
ARAÚJO, J. S.. VALORACIÓN PEDAGÓGICA DE LOS MODELOS MULTIMEDIOS PARA EDUCACIÓN A DISTANCIA. In: VII Congreso Internacional de Educación: El aula un Mundo, El mundo un Aula, 2015, Santa Fé - Argentina. VII Congreso Internacional de Educación: El aula un Mundo, El mundo un Aula, 2015.

3.
ARAÚJO, J. S.. A NARRATIVA COMO PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Lucas do Rio Verde - MT. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015. v. v.02. p. 509-524.

4.
ARAÚJO, J. S.. ?PL 449/13?: PELO ENSINO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: X FÓRUM JURÍDICO: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO CONTEMPORÂNEO, 2015, FORMOSA. X FÓRUM JURÍDICO: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO CONTEMPORÂNEO / VISÃO CRÍTICA: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. FORMOSA: REFLEXÕES CRÍTICAS, 2015. v. 06. p. 29-44.

5.
ROCHA, F. L. ; NASCIMENTO, F. A. A. C. ; CASTRO JUNIOR, G. ; ARAÚJO, J. S. . Produción de la Práctica Educativa en la Cultura de los Sordos. In: VII Congreso Internacional de Educación: El aula un Mundo, El mundo un Aula, 2015, Santa Fé - Argentina. VII Congreso Internacional de Educación: El aula un Mundo, El mundo un Aula, 2015.

6.
ARAÚJO, J. S.. LEI 10.908/00, ACESSIBILIDADE DA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: olhares para a equidade, diversidade e inclusão escolar. In: IX FÓRUM JURÍDICO, 2014, FORMOSA. IX FÓRUM JURÍDICO. FORMOSA: VISÃO CRÍTICA, 2014. v. 05. p. 103-127.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, J. S.; ANDRADE, D. V. A. . A IDENTIDADE LINGUÍSTICA DA LIBRAS SOB A PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA DA CULTURA SURDA. In: V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, GAMA - DF. V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. BRASÍLIA: EDITORA DO IFG, 2016. v. 01. p. 47-47.

2.
ARAÚJO, J. S.. BULLYING CONTRA SURDOS: uma violência silenciosa. In: SEMINÁRIO 'VIOLÊNCIA E SUAS MÚLTIPLAS FACES', 2015, FORMOSA. SEMINÁRIO "VIOLÊNCIA E SUAS MÚLTIPLAS FACES". FORMOSA: EDITORA DO IFG, 2015. v. O1. p. 38-38.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, J. S.; ANDRADE, D. V. A. . A IDENTIDADE LINGUÍSTICA DA LIBRAS SOB A PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ARAÚJO, J. S.. 'Inclusão' e Letramento de Estudantes Surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ARAÚJO, J. S.. A Evolução Histórica da Comunicação e da Informação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARAÚJO, J. S.. BULLYING CONTRA SURDOS: uma violência silenciosa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ARAÚJO, J. S.. A NARRATIVA COMO PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ARAÚJO, J. S.. OFICINA DE BRAILLE: a prática pedagógica a partir da sucata. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAÚJO, J. S.. CAMINHOS PARA A BUSCA CONSTANTE E REFLEXIVA DA PRÁXIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. CURITIBA: PRISMAS, 2016 (CONSIDERAÇÕES REFLEXIVAS).

2.
ARAÚJO, J. S.. A IMPORTÂNCIA DE ENTENDER A LÍNGUA DO OUTRO...UM PONTO DE PARTIDA.... CURITIBA, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ARAÚJO, J. S.; REIS, M. H. R. ; SILVA., A. S. ; MENDONCA, F. R. . Lei de nº 612/2012, elaboração de minuta de Resolução que estabelece normas para a Educação Inclusiva do Sistema Municipal de Ensino de Formosa - GO.. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
ARAÚJO, J. S.. Curso de Especialização em LIBRAS - LÍNGUA Brasileira de Sinais. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, F. A. A. C. ; ARAÚJO, J. S. ; ROCHA, F. L. . A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, C.N.N. da. ; ARAÚJO, J. S. . MESA-redonda: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: o atendimento educacional especializado em debate. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SILVA, C.N.N. da. ; ARAÚJO, J. S. . CONFERÊNCIA - A ESCOLA EM TEMPOS DE PERFORMATIVIDADE: padrões de liderança e socialização para a excelência. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
SILVA, C.N.N. da. ; ARAÚJO, J. S. . CONFERÊNCIA - IMPACTO E RESILIENCIA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALISANTE NO BRASIL. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
SILVA, C.N.N. da. ; ARAÚJO, J. S. . A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALISANTE E TECNOLÓGICA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
ARAÚJO, J. S.; ROCHA, F. L. ; ZANETI, N. B. . Preconceito e Sociedade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
ARAÚJO, J. S.; SILVA, C.N.N. da. . CONFERÊNCIA - PERFORMALIDADES, TEMPORALIDADES E SOCIABILIDADES JUVENIS NA ESCOLA E FORA DELA: elementos para uma reflexão sociológica sobre os sentidos atuais da educação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
ARAÚJO, J. S.; SILVA, C.N.N. da. ; REIS, M. H. R. . A Língua de Sinais Brasileira e a Cultura Surda. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
ARAÚJO, J. S.; REIS, M. H. R. . Inclusão Soacial e a Educação do Campo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

10.
ARAÚJO, J. S.; RAMALHO, C. M. . INCLUSÃO PARA TODOS. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAÚJO, J. S.. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES SURDOS. 2018. .

2.
ARAÚJO, J. S.. IV Encontro em Comemoração ao Dia do Surdo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ARAÚJO, J. S.. Grade Curricular de Educação Inclusiva. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ementa).

4.
ARAÚJO, J. S.. Ementa de Metodologia Científica. 2012. (NDE - Núcleo Docente Estruturante).

5.
ARAÚJO, J. S.. Ementa de Educação Inclusiva. 2012. (NDE - Núcleo Docente Estruturante).

6.
ARAÚJO, J. S.. Ementa de Monografia I. 2012. (NDE - Núcleo Docente Estruturante).

7.
ARAÚJO, J. S.. Ementa de LIBRAS. 2011. (NDE - Núcleo Docente Estruturante).

8.
ARAÚJO, J. S.. História da Educação dos Surdos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
ARAÚJO, J. S.. Lingua Portuguesa Básica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ARAÚJO, J. S.. LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - Nível Básico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARAÚJO, J. S.; PIMENTEL, W.. Participação em banca de JUSSARA COSTA IRINEU. ALTERAÇÕES NA IDADE PENAL E O AUMENTO NO TEMPO DE INTERNAÇÃO DE MENORES INFRATORES. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO) - Faculdades IESGO.

2.
ARAÚJO, J. S.; PIMENTEL, W.. Participação em banca de FÁBIO MARQUES DOS SANTOS & PEDRO GONTIGIO CARDOSO. PONDERAÇÕES DAS PROVAS ILÍCITAS NO DIREITO A IMAGEM NO PROCESSO PENAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO) - Faculdades IESGO.

3.
ARAÚJO, J. S.; PIMENTEL, W.. Participação em banca de KELLI FERREIRA DE ALMEIDA. A CONSTITUCIONALIDADE DA IMPOSIÇÃO DA GUARDA COMPARTILHADA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO) - Faculdades IESGO.

4.
ARAÚJO, J. S.; PIMENTEL, W.. Participação em banca de DANILO BITTAR. UNIVERSIDADE, ESTADO, SOCIEDADE E A COMUNICAÇÃO INTEGRADA PARA PEQUENAS EMPRESAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR) - Faculdades IESGO.

5.
ARAÚJO, J. S.; PIMENTEL, W.. Participação em banca de ERIKA DUTRA SANTER e JAQUELINE BARBOSA LEÃO. PLANEJAMENTO E MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO CLIMA ORGANIZACIONAL: um estudo de caso da empresa PIVOT - EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS DE IRRIGAÇÃO Ltda - FORMOSA - GO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PESSOAS) - Faculdades IESGO.

6.
ARAÚJO, J. S.; PIMENTEL, W.; REIS, M. H. R.. Participação em banca de ELZIELLE JOSÉ TAVEIRA e TATIANE DOMINGOS DE SOUZA. A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O DESAFIO DA ATUALIDADE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Faculdades IESGO.

7.
REIS, M. H. R.; PIMENTEL, W.; ARAÚJO, J. S.. Participação em banca de MARTA BARBOSA CUNHA ASSUNÇÃO. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAMINHO E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdades IESGO.

8.
REIS, M. H. R.; PIMENTEL, W.; ARAÚJO, J. S.. Participação em banca de ROGÉRIO PEREIRA DA SILVA. URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE UM ATENDIMENTO HUMANIZADO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em URGÊNCIA E EMERGÊNCIA) - Faculdades IESGO.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROCHA, E. N.; SANTOS, C. A.; ARAÚJO, J. S.. Participação em banca de Nilva Gonçalves Barbosa.PRÁTICAS PEDAGÓCICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DO CAMPO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - LEdoC) - Universidade de Brasília.

2.
ARAÚJO, J. S.. Participação em banca de Cláudio Santos Costa.O Processo de Ensino Aprendizagem da Matemática e Novas Tendências. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade das Águas Emendadas.

3.
ARAÚJO, J. S.. Participação em banca de Savia Aparecida Marques Rodrugues.A Dificuldade na Aprendizagem dos Números Inteiros nas Séries Ininiciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade das Águas Emendadas.

4.
ARAÚJO, J. S.. Participação em banca de Valdinê da Cruz Silveira.A Etnomatemátematica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade das Águas Emendadas.

5.
ARAÚJO, J. S.. Participação em banca de Hudson de Araújo Lopes.A Música como um Recurso para a Aprendizagem Matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade das Águas Emendadas.

6.
ARAÚJO, J. S.. Participação em banca de Manoel Arnóbio da Ponte.A Discalculia e suas Consequências para a Aprendizagem Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade das Águas Emendadas.

7.
ARAÚJO, J. S.. Participação em banca de Guilherme Gomes de Souza.O Lúdico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade das Águas Emendadas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ARAÚJO, J. S.. III JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO. 2018. FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E E EXPERIENCIAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO. 2017. (Congresso).

2.
II JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E E EXPERIENCIAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO. MESA-redonda: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: o atendimento educacional especializado em debate. 2017. (Congresso).

3.
SEMINÁRIO: A Violência e suas Múltiplas Faces.BULLYING CONTRA SURDOS: uma violência silenciosa. 2015. (Seminário).

4.
I Congreso Internacional de la Educación a Distancia en América Latina: desafíos, alcances y proyecciones. Educação Tecnológica: Beneficios e Impasses. 2012. (Congresso).

5.
IV SEMANA DAS LICENCIATURAS.O Processo da Inclusão no Ensino Fundamental. 2011. (Seminário).

6.
II Coloquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, Impasses, Tendências e Perspectivas.Olhares Culturais para o Contexto Educacional da Mulher Paraibana. 2005. (Seminário).

7.
I SEJA/PB - Seminário de Educação de Jovens e Adultos do Estado da Paraíba.AVALIANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: desafios e perspectivas. 2005. (Seminário).

8.
Seminário: Desenhando Novos Mapas e Comunidades Culturais, Complexidade, Consumo e Ciberespaço.Influência dos Meios de Comunicação no Contexto Educacional Atual. 2005. (Seminário).

9.
VII Semana Intercultural. AS CONSTRUÇÕES EDUCACIONAIS: olhares para a identidade cultural da mulher paraibana. 2005. (Exposição).

10.
Raizes do Brasil: perspectivas antropológicas sobre comidas, bebidas e sexualidade. 2003. (Encontro).

11.
XII Encontro Regional de Psicopedagogia. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, J. S.. III JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO. 2018. (Congresso).

2.
ARAÚJO, J. S.. Membro do Comitê de Organização da I Jornada Ibero-Americana de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Experiências Interdisciplinares em Educação I. 2016. (Congresso).

3.
ARAÚJO, J. S.. IIV Encontro em Comemoração ao Dia do Surdo. 2016. (Outro).

4.
ARAÚJO, J. S.. V SEMINÁRIO DE TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - LEdoC/UnB. 2016. (Outro).

5.
ARAÚJO, J. S.. PALESTRA - A AUTO-ESTMA: uma questão de educação. 2011. (Outro).

6.
ARAÚJO, J. S.. V SEMANA DAS LICENCIATURAS. 2011. (Outro).

7.
ARAÚJO, J. S.. SEMANA NACIONAL DO DEFICIÊNTE INTELECTUAL E MULTIPLO. 2011. (Outro).

8.
ARAÚJO, J. S.. I Seminário de Letramento em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. 2010. (Exposição).

9.
ARAÚJO, J. S.. III SEMANA DAS LICENCIATURAS. 2010. (Outro).

10.
ARAÚJO, J. S.. IV SEMANA DAS LICENCIATURAS. 2010. (Outro).

11.
ARAÚJO, J. S.. Palestra: Ética e Educação. 2009. (Outro).

12.
ARAÚJO, J. S.. I SEMANA DAS LICENCIATURAS. 2009. (Outro).

13.
ARAÚJO, J. S.. II SEMANA DAS LICENCIATURAS. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALINE PREDIGER. A RECICLAGEM COMO FERRAMENTA INCLUSIVA UTILIZADA PELO ORIENTADOR EDUCACIONAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

2.
ANA CLÁUDIA XAVIER SOARES. ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO: ATENDIMENTO E ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS NECESSÁRIAS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

3.
ANALIESY ALVES DE ATAÍDES CARVALHO. O ORIENTADOR EDUCACIONAL SUBSIDIANDO A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PARA OS SURDOS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

4.
ECILMA PINHEIRO DOS SANTOS MACHADO. O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ORGANIZAÇÃO FÍSICA E PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

5.
Kelvia da Silva Antonio. Edu. de Surdos: Conquistas e Desafios. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós - Gra. em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

6.
Rosemira Alves da Costa. Atendimento Educacional Especializado a Pessoa Surda: Olhares para a For. do Docente. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós - Gra. em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

7.
Lidiane Fernandes de Brito. O Letramento: Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem de Crianças Surdas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós - Gra. em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

8.
Jorgeni Campelo de Ataides. O Desafio da Educação Inclusiva no Ensino Superioe. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

9.
Rosenice de Ataídes Almeida. A Importância da Leitura nas Séries Iniciais e a Inclusão de Deficientes Auditivos em Escolas da Rede Municipal de Posse - GO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

10.
Daniela Natali Lutke. A Inclusão do Aluno Surdo em Escolas Regulares. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

11.
Ana Rita dos Santos Silva. O Papel da Avaliação na Aprendizagem com Enfase para a Educação de Surdos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

12.
Sirley de Oliveira Furtado Inácio. A Prática Docente, a Literatura Infantil e a Aquisição da Leitura pelo Aluno Surdo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

13.
Iraci Moreira dos Santos. O Desenvolvimento da Aprendizagem do Aluno Surdo com Deficiência Auditiva. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

14.
Marilda Rodrigues da Silva Zanatone. O Desafio da Leitura nas Séries Iniciais e a Educação de Surdos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

15.
Alzirene Ribeiro da Silva. Os Meios Midiáticos no Processo de Ensino-Aprendizagem para Pessoas Surdas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

16.
Andrea Florêncio da Conceicão Salgado. Analizando a Alf. de Ciancas com Deficiência Auditiva no Ensino Público. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós - Gra. em LIBRAS) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Maria de Jesus e Zélia Francisca Gomes Fraga. O TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o papel da família e da escola na aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Goiás. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

2.
Ana Paula Ferreira Gomes. A PRESENÇA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA E SEUS MÉTODOS DE APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Goiás. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

3.
Bethânia Maria Gonçalves e Lais Fonseca de Sousa. O ESTRESSE PARENTAL NAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS AUTISTAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

4.
Gabriela Cristina Cunha e Jéssica Oliveira Simão. AUTISMO E INCLUSÃO: observação da realidade da APAE Formosa - GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

5.
Janaína dos Santos Morais e Sabrina Gomes da Silva. VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: reflexo no processo de aprendizagem e convívio social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

6.
Shirley Alves da Silva. O SURDO E A ALFABETIZAÇÃO EM LIBRAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

7.
Marcilene Luciana de Assis. O AUTISMO E A INCLUSÃO: possibilidades e limites. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

8.
Patrícia Aguiar Pontes e Zenilda Gonçalves dos Rosas. EDUCAÇÃO DO CAMPO: correlação de fatores políticos e sociais na busca por igualdade e oportunidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

9.
Simara Santana Lopes. BULLYING: uma perspectiva acerca dos agentes traumáticos e o papel da escola nas medidas educativas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

10.
Kelen Jeane Fernandes e Flávia Silva Oliveira. EXCLUSÃO X INCLUSÃO: história, fundamentos e práticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

11.
Patrícia Soares dos Reis. (IN) DISCIPLINA: os desafios do cotidiano escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

12.
Kacia Gomes de Assis Ferreira e Tatiana de Assis Sousa. A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

13.
MARIA JUSSILENY MARTINS DE OLIVEIRA. A REALIDADE DO DOWN NA ESCOLA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

14.
Leonella Pereira Santos e Marta Pereira Siva Santos. OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI: novos caminhos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

15.
Bruna Ramos da Silva. A INSERÇÃO DO AUTISTA NAS ESCOLAS REGULARES: uma questão ligada aos direitos humanos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

16.
Rosilene X. S.P. Oliveira e Terezinha A. Silveira. ANDRAGOGIA E AS QUESTÕES DE APRENDIZAGEM DOS ADULTOS: visão do professor da educação de jovens e adultos em escolas municipais de Formosa - GO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

17.
Lucélia R. Rocha e Roquiudson Soares. COMO EVITAR A VIOLÊNCIA NA ESCOLA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

18.
Elissônia M. Alves. A EDUCAÇÃO E A ESCRITA INFANTIL NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

19.
Elania Pereira Rocha. A INCLUSÃO DO DEFICIENTE NO MERCADO DE TRABALHO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

20.
Aline Kunz. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma reflexão cultural e educacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

21.
Aldete R. de Araújo. COMO OCORRE A ALFABETIZAÇÃO DO SURDO?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

22.
Abadia da Silva Oliveira. OS ESTUDOS CULTURAIS APLICADOS AO CURRÍCULO ESCOLAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

23.
Juliana de Sousa Santana. COMO SUPERAR O BULLYING?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

24.
ADRIANA MARTINS RIBEIRO. NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, SUAS VANTAGENS E IMPASSES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

25.
Emilly Gomes Silvério. AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

26.
Darcília K. de Carvalho e Micheli P. dos Santos. A FUNÇÃO SOCIAL DA MERENDA ESCOLAR NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

27.
Angélica Aparecida dos Santos. Os Principais ProblemasEducacionais voltados para a Formação do Deficiente Auditivo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

28.
Lidiane Fernandes de Brito. O Letramento: Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem de Crianças Surdas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

29.
Érika Graciele da Conceição Almeida. Capacitão de Docentes para a Inclusão de Alunos com Necessidade Especial Auditiva nas Escolas Muni cipais de Formosa - GO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

30.
Adelina de Oliveira Freire. Adaptação de Materiais Escolares e das Salas de Aula nas Escolas do Ensino Fundamental para Alunos com Necessidade Especial Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

31.
Luzia de Fátima Jorge Caldas. A Importância da Inclusão na ida das Pessoas com Necessidades Educacionais Intelectuais "Sindrome de Down". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

32.
Adelvânia Aparecida Souza. Atendimento Especializado a Pessoas Surdas Associado a Outras Necessidades Especias na Cidade de Formosa - GO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

33.
Vilma Gonçalves de Sousa. Como Promover a Inclusão de Crianças com Baixa Visão?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

34.
Margarete de Andrade Lima. Inclusão Social: Promotora de Transformações nas Esferas Social, Familiar e Escolar?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

35.
Sibele Gomes da Silva. A Importância do Brinquedo na Construção do Conheciemento na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

36.
Magna Coelho da Silva Braga. Direito à Acessibilidade do Indivíduo com Necessidade Especial Física: Olhares para o Funcionamento das Escolas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

37.
Rosemira Alves da Costa. Análise Discursiva do Conto Machadiano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

38.
Fernanda Carla de Sousa. A Importância do uso da Narrativa em Sala de Aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

39.
Thaíse Silvério Borges. Estrangeirismos: Influência na Língua Portuguesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

40.
Jesiele Rocha Oliveira. Añálise Linguística de Anúncios Públicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

41.
Nauanna Moura. O Neologismo dentro da Produtividade Lexical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

42.
Stephenson Batista dos. A Reforma Ortográfica na Produção Textual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

43.
Jocilene Barbosa da Silva. O Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio: Ausência de Prazer. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades IESGO. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

44.
Warler Barbosa Patrocínio. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática: um Olhar Epistemológico para a Resolução de Problemas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade das Águas Emendadas. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

45.
Laura Lemos de Azevedo. O Medo da Matemática: Causas pelo Gosto ou Desgosto pela Matemática em Alunos do 6º ao 9º Ano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade das Águas Emendadas. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

46.
Olga Maria Pereira Lima. A Presença da Mulher no Contexto Histórico da Matemática: uma Perspectiva entre o Ontem e o Hoje. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade das Águas Emendadas. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

47.
Loiane Campos Pereira. A Educação Matemática na EJA: um Estudo do Processo "Aprendizagem" no Ensino Fundamental II em Planaltina - DF. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade das Águas Emendadas. Orientador: Joniana Soares de Araújo.

48.
Hênio Delfino Ferreira de Oliveira. A Exteriotipação do Pensamento Lógico Adolescente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade das Águas Emendadas. Orientador: Joniana Soares de Araújo.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ARAÚJO, J. S.; SILVA, C.N.N. da. . A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: demarcações teóricas, curriculares e de formação docente. 1º. ed. Curitiba: PRISMAS, 2016. v. 01. 132p .

2.
ARAÚJO, J. S.. POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 01. ed. Curitiba: PRISMAS, 2017. v. 01. 170p .

3.
ARAÚJO, J. S.. A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 01. ed. Curitiba - PR: Editora Prismas, 2017. 210p .

1.
ZANETI, N. B. ; PULINO, L. H. C. Z. ; ARAÚJO, J. S. . A FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA CRIANÇA SURDA: OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO. In: Joniana Soares de Araújo. (Org.). A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 01ed.Curitiba - PR: Editora Prismas, 2017, v. , p. 25-48.

2.
ROCHA, F. L. ; NASCIMENTO, F. A. A. C. ; CASTRO JUNIOR, G. ; ARAÚJO, J. S. . PROMOÇÃO DA PRÁTICA EDUCACIONAL NA CULTURA SURDA. In: Joniana Soares de Araújo. (Org.). A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 01ed.Curitiba - PR: Editora Prismas, 2017, v. , p. 105-124.


Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, J. S.. A Evolução Histórica da Comunicação e da Informação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARAÚJO, J. S.. A NARRATIVA COMO PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARAÚJO, J. S.. OFICINA DE BRAILLE: a prática pedagógica a partir da sucata. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAÚJO, J. S.; SILVA, C.N.N. da. ; REIS, M. H. R. . A Língua de Sinais Brasileira e a Cultura Surda. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, C.N.N. da. ; ARAÚJO, J. S. . MESA-redonda: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: o atendimento educacional especializado em debate. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SILVA, C.N.N. da. ; ARAÚJO, J. S. . CONFERÊNCIA - A ESCOLA EM TEMPOS DE PERFORMATIVIDADE: padrões de liderança e socialização para a excelência. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
SILVA, C.N.N. da. ; ARAÚJO, J. S. . CONFERÊNCIA - IMPACTO E RESILIENCIA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALISANTE NO BRASIL. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
SILVA, C.N.N. da. ; ARAÚJO, J. S. . A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALISANTE E TECNOLÓGICA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
ARAÚJO, J. S.; RAMALHO, C. M. . INCLUSÃO PARA TODOS. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
ARAÚJO, J. S.; REIS, M. H. R. . Inclusão Soacial e a Educação do Campo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
ARAÚJO, J. S.; SILVA, C.N.N. da. . CONFERÊNCIA - PERFORMALIDADES, TEMPORALIDADES E SOCIABILIDADES JUVENIS NA ESCOLA E FORA DELA: elementos para uma reflexão sociológica sobre os sentidos atuais da educação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, J. S.. Membro do Comitê de Organização da I Jornada Ibero-Americana de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Experiências Interdisciplinares em Educação I. 2016. (Congresso).

2.
ARAÚJO, J. S.. IIV Encontro em Comemoração ao Dia do Surdo. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


*Diretora Científica da Coleção: CONTEXTOS SOCIAIS DE INCLUSÃO, trata de questões pragmáticas acerca de contextos que abordem a inclusão e exclusão social, em suas múltiplas faces e arestas sociais, discutindo contextos escolares, culturais, econômicos, sociais, legislativos, digitais, entre outros. Buscando apontamentos que favoreçam a uma sociedade que aspire por cidadania e equidade, uma inclusão social, sensível, e, sobretudo verídica. http://www.editoraprismas.com.br/produto/7893069/Colecao-Contextos-Sociais-de-Inclusao

* Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação das Políticas Públicas em Educação, CNPq, vinculado ao Instituto Federal de Brasília. Endereço para acessar espelho de grupo de estudo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8349463437247813 

*Grupo de Pesquisa - Jacques Lacan: Teoria, Clínica, Discursos e Contextos. Liderado pela Professora Daniela Scheinkman Chatelard, CNPq, vinculado a Universidade de Brasília (UnB). Endereço para acessar espelho de grupo de estudo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2491965216534775



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 6:04:15