Edione Teixeira de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6509536264548722
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Licenciada em Geografia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá (1996), especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás (1998) e doutora em Ciências Pedagógicas pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas - Cuba (2007), revalidado no Brasil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora do Instituto Federal de Mato Grosso, campus São Vicente, professora do Mestrado em Ensino do IFMT parceria com o Grupo KROTON. Avaliadora dos cursos PRONATEC, consultora Ad Hoc da das Revistas RBEP - INEP, REVISTA FACISA, SIG FAPEMAT, membro do Consejo Iberoamericano de Honor a la Calidad Educativa, com sede em Lima-Peru. Possui larga experiência em docência, atuando principalmente nos seguintes temas:Superação profissional, educação ambiental, processo docente educativo, formação ambiental e cultura ambiental, Motivação e Proatividade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edione Teixeira de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, E. T.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Ciências Pedagógicas.
Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, UCLV, Cuba.
com período co-tutela em Universidad Central Marta Abreu de Las Villas (Orientador: Manuel González Herrera).
Título: Estrategia de superación Profesional para contribuir a la formación de la cultura ambiental de los profesores de Campo Verde-MT, Brasil, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Manuel González Herrera.
Palavras-chave: CULTURA AMBIENTAL; Superação Profissional; interpretação ambiental.
1997 - 1998
Especialização em Especialização em Educação. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: sem monografia.
1992 - 1996
Graduação em Geografia.
Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá, FECLIP, Brasil.
Título: sem monografia.
1988 - 1991
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Elias Araújo Rocha, CEEAR, Brasil.




Formação Complementar


2015
My English On Line - Nivel 5. (Carga horária: 102h).
NATIONAL GEOGRAPHIC LEARNING, NGL, Brasil.
2017 - 2018
INTERMEDIATE -B1. (Carga horária: 101h).
ABA ENGLISH - American and British Academy, ABA ENGLISH, Espanha.
2017 - 2017
Lower Intermediate - A2. (Carga horária: 86h).
ABA ENGLISH - American and British Academy, ABA ENGLISH, Espanha.
2017 - 2017
BEGINNERS. (Carga horária: 72h).
ABA ENGLISH - American and British Academy, ABA ENGLISH, Espanha.
2017 - 2017
Curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas. (Carga horária: 40h).
Práticas Educacionais Inovadoras, PEIN, Brasil.
2017 - 2017
Lower Intermediate - A2. (Carga horária: 86h).
ABA ENGLISH - American and British Academy, ABA ENGLISH, Espanha.
2016 - 2017
Curso Médio de Capacitação Teológica. (Carga horária: 520h).
INSTITUTO BÍBLICO TEOLÓGICO KENOSIS, IBITEK, Brasil.
2016 - 2017
Curso de Aconselhamento Conjugal e Familiar. (Carga horária: 240h).
INSTITUTO BÍBLICO TEOLÓGICO KENOSIS, IBITEK, Brasil.
2016 - 2017
Inglês Online do Jerry.
Inglês Online do Jerry, INGLÊS DO JERRY, Brasil.
2016 - 2017
CURSO BÁSICO DE CAPACITAÇÃO TEOLÓGICA. (Carga horária: 420h).
INSTITUTO BÍBLICO TEOLÓGICO KENOSIS, IBITEK, Brasil.
2015 - 2015
My English On Line - Nivel 4. (Carga horária: 102h).
NATIONAL GEOGRAPHIC LEARNING, NGL, Brasil.
2014 - 2015
My English On Line. (Carga horária: 102h).
NATIONAL GEOGRAPHIC LEARNING, NGL, Brasil.
2014 - 2014
My English On Line. (Carga horária: 102h).
NATIONAL GEOGRAPHIC LEARNING, NGL, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas - Capacitação para Cons. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
MOTIVANDO TALENTOS E ASSEGURANDO RESULTADOS. (Carga horária: 16h).
GRUPO ATAME, ATAME, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Avaliação dos Cursos dos Catálogos da E. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, SETEC/MEC, Brasil.
2013 - 2013
II Seminário de Formação de Avaliadores dos Catálo. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, SETEC/MEC, Brasil.
2012 - 2012
INTRODUÇÃO A AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2011 - 2011
Avaliação Institucional Semipresencial. (Carga horária: 65h).
EDITAU-CARTA CONSULTA, EDITAU, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em UNI-VER-CIDADE-SEM-QUEIMADAS. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Tv na Escola e os desafios de hoje - Módulo III. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Tv na Escola e os desafios de hoje - Módulo II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Tv na Escola e os desafios de hoje - Módulo I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2000 - 2000
Educação Ambiental. (Carga horária: 20h).
Fundação Estadual do Meio Ambiente de Cuiabá, FEMA, Brasil.
1999 - 1999
Educação Ambiental. (Carga horária: 40h).
Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
1997 - 1997
Geografia - Globalização - Ambiente. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá, FECLIP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Mato Grosso - Campus São Vicente, IFMT - SÃO VICEN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2010 - Atual
Ensino, Educação no Campo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Geografia e Sustentabilidade
08/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
Sociologia
02/2010 - Atual
Ensino, Tecnologia em Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mapas Socio-geopolíticos
03/2012 - 01/2013
Direção e administração, Núcleo Avançado de Campo Verde - IFMT, .

Cargo ou função
Diretora do Núcleo Avançado de Campo Verde - IFMT.
03/2010 - 03/2012
Direção e administração, Departamento de Ensino de Graduação, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Ensino de Graduação.

Facultad de Ciencias Sociales de la Facultad Central de Las Villas, UCLV, Cuba.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria do Programa de Doutorado
Outras informações
Consultoria no Programa de Doutorado - Curso de Educação Ambiental


Faculdade Rolim de Moura, FAROL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso Pós Graduação - BIOTEC/, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplinas Ministradas

Atividades

03/2007 - 07/2008
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Relação Professor/Aluno
Avaliação da Aprendizagem

UNIÃO EDUCACIONAL CANDIDO RONDON, UNIRONDON, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora e professora, Carga horária: 40

Atividades

11/2007 - 05/2010
Direção e administração, Direção, .

Cargo ou função
Diretora.
03/2005 - 05/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia

Instituto Superior de Educação de Campo Verde, ISE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora e professora, Carga horária: 40

Atividades

11/2007 - 05/2010
Direção e administração, Direção, .

Cargo ou função
Direção.
02/2006 - 05/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
Educação Ambiental

Secretaria da Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 30

Atividades

02/2000 - 03/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia

ESCOLA PROGRESSO, EP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrando a disciplina de Geografia para o Ensino Médio Ministrando a disciplina de Sociologia para o Ensino Médio

Atividades

01/1999 - 02/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
Geografia

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Mestrado em Ensino IFMT, Carga horária: 20
Outras informações
Mestrado em Ensino parceria com o Grupo KROTON



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Avaliação: Contextos e as Concepções das Práticas Pedagógicas dos Docentes do IFMT Campus São Vicente
Descrição: Em meio a um cenário educacional, onde as políticas públicas promovem avaliações externas, como forma de mensurar e diagnosticar a efetivação da aprendizagem dos alunos em diversos níveis da educação escolar, a temática avaliação ganha destaque e torna-se objeto de estudos. Avançar nos estudos sobre avaliação é garantia de melhores resultados na educação escolar, pois é um processo contínuo e que permeia todas as ações humanas. Este projeto tem como objetivo investigar as concepções sobre avaliação dos professores que atuam no Ensino Médio no FMT Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de mato Grosso. A relevância da temática é presumida pois avaliação é um assunto na educação que impacta no processo de ensino aprendizagem, e que define o fracasso ou o sucesso do estudante e também do processo de escolarização. Levando em conta que só se efetiva o ensino, tarefa do docente, quando há aprendizagem, e assim a avaliação é a forma de detecção deste processo para redimensioná-lo e retroalimentar as informações sobre o desempenho do aluno, a fim de intervir através do planejamento das aulas. Muito já se ouve sobre a avaliação diagnóstica, que oferece ao educador e gestores um ponto de partida para tomada de decisões. Na prática dos docentes que atuam no Ensino Médio buscaremos compreender se a concepção de avaliação está orientada pelo que preconiza a lei LDBEN 9394/96, as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, e as Organização Didática do IFMT..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edione Teixeira de Carvalho - Coordenador / Silvia Diamantino Ferreira de Lima - Integrante.
2017 - Atual
Formação Continuada de Professores: Impactos e Reflexos na Relação Teórica Prática nas Salas de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Campo Verde.
Descrição: Em meio às discussões sobre a formação continuada e a relação teoria prática, a temática torna relevante para o campo de pesquisa, pois a partir das análises sobre a alfabetização do Município, percebe-se que é necessário investigar o que acontece com a formação continuada e se há impactos na sala de aula e na aprendizagem dos alunos. Considerando esses aspectos, esta proposta de investigação científica aponta as escolas municipais de Campo Verde para realização do estudo com o objetivo de compreender os impactos e reflexos da formação continuada do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - na relação teoria prática dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Campo Verde. O PNIC, foi considerado como campo de pesquisa tendo em vista que é o único programa de formação continuada vigente na rede municipal de ensino. A partir dele foi levantada a problemática indagando se há contribuições da formação continuada do Programa para a relação teoria prática dos professores alfabetizados e se esta formação tem contribuído com a aprendizagem das crianças na alfabetização. Para realizar essa investigação científica propõe-se um estudo com metodologia mista, visando analisar os dados qualitativos apontados nas respostas dos professores e posteriormente realizar uma análise quantitativa, utilizando a compilação dos dados em gráficos, demonstrando o que acontece em lócus da pesquisa e como pensam os professores sobre a formação continuada e a relação dessa formação com suas práticas. A proposta é aplicar um questionário semiestruturado e selecionar 15 professores participantes da formação. O critério de inclusão dos professores no estudo científico é estar devidamente matriculado no curso nos últimos 04 anos; depois de identificados quem são os participantes do Programa, aleatoriamente, serão convidados 15 professores para responderem o questionário. O resultado do estudo científico pretende oferecer suporte para a Secretaria Municipal de Educação e para os professores na identificação das fragilidades e potencialidades da formação continuada e as contribuições com a prática e a aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edione Teixeira de Carvalho - Coordenador / Simoni Pereira Borges - Integrante.
2017 - Atual
Uma investigação sobre aspectos culturais no design de recursos educacionais abertos multiculturais
Descrição: Vivemos em uma sociedade multicultural em que as relações entre as pessoas estão em crescente transformação, majoritariamente impulsionadas pela evolução e onipresença das tecnologias da informação e da comunicação. No contexto educacional, novas oportunidades de trocas culturais também têm impactado a maneira como se produz e consome conhecimento, demandando por espaços de aprendizagem mais flexíveis e com participação ativa de todos os agentes educacionais, exigindo o repensar das práticas de ensino e dos modelos pedagógicos de modo a eliminar barreiras tecnológicas, culturais, sociais e econômicas, que impedem o acesso a materiais educacionais. Nesse contexto, o recente movimento de Educação Aberta ganha impulso sobretudo porque sua essência é eliminar as barreiras que limitam o acesso à Educação por meio do uso efetivo de Recursos Educacionais Abertos (REA). A atenção aos aspectos culturais no projeto de REAs se demonstra de alta importância, pois pode impactar na capacidade do aluno acessar o recurso e aprender a partir de seu conteúdo, já que determinadas representações, apropriadas para uma cultura, podem não ser adequadas para outra. Assim, o objetivo deste trabalho é o estudo e a investigação de técnicas computacionais, aliadas a adequadas teorias de aprendizagem, para a representação de aspectos culturais no design de REAs multiculturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edione Teixeira de Carvalho - Coordenador / Luciano Latocheski - Integrante / Edie Correia Santana - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista Prática Docente - RPD
2012 - Atual
Periódico: REVISTA FACISA


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP
2014 - 2014
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP
2017 - 2017
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA - GEOGRAFIA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Melhor Professora de Geografia do Município de Campo Verde-MT, MM Comunicação e Marketing LTDA.
2014
ILUSTRE EDUCADOR ACADÉMICO, Consejo Iberoamericano de Honor a La Calidad Educativa.
2014
MÁTER EN CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN, Consejo Iberoamericano de Honor a La Calidad Educativa.
2014
DIRECTIVO DECANO DE HONOR Y DIGNIDAD, Asociación de Rectores de la República Argentina.
2014
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, ANGULO PESQUISAS.
2013
Diploma de Honor, Congreso de La Republica de Lima - Peru.
2013
Diplomado Internacional de Educación Integral, Consejo Iberoamericano de Honor a La Calidad Educativa.
2013
Certificado Internacional de Calidad Educativa - CIHCE 10020, Consejo Iberoamericano de Honor a La Calidad Educativa.
2013
DOCTOR SUMMA CUM LAUDE EN EDUCACIÓN, Consejo Iberoamericano de Honor a La Calidad Educativa.
2013
EMBAJADOR PARLAMENTARIO, WORLD PARLIAMENT OF EDUCATION - Parlamento Mundial de Educación.
2013
RECTOR DECANO DE HONOR Y DIGNIDAD - Grado Magister Laudet, Asociación de Rectores de la República Argentina.
2013
MIGÍSTER EN GESTIÓN PEDAGÓGICA, Consejo Iberoamericano de Honor a La Calidad Educativa.
2013
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, ANGULO PESQUISAS.
2012
Melhor Professora de Geografia do Município de Campo Verde-MT, Ângulo Pesquisas.
2012
Certificado Internacional de Calidad Educativa - CIHCE 10020, Consejo Iberoamericano de Honor a La Calidad Educativa.
2012
Doctor en Ciencias Pedagógicas, Consejo Iberoamericano de Honor a La Calidad Educativa.
2012
MASTER EN ADMINISTRACIÓN EDUCATIVA, Consejo Iberoamericano de Honor a La Calidad Educativa.
2011
Doctor Dignitas Principium, Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa.
2011
Magister en Gestión Magna Cum Laude, Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa.
2011
Certificado Internacional de Calidad Educativa - CIHCE 10020, Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa.
2010
MAGISTER EN GESTIÓN PEDAGÓGICA DE IBEROAMÉRICA, CONSEJO IBEROAMERICANO EN HONOR A LA CALIDAD EDUCATIVA.
2010
CERTIFICADO INTERNACIONAL DE CALIDAD EDUCATIVA CIHCE 10020, CONSEJO IBEROAMERICANO EN HONOR A LA CALIDAD EDUCATIVA.
2010
DOCTOR EN EDUCACIÓN IBEROAMERICANA - DEI, CONSEJO IBEROAMERICANO EN HONOR A LA CALIDAD EDUCATIVA.
2010
Troféu O Iluminado - Melhor Professora Universitária do município de Campo Verde, Revista Toque Final e Jornal Integração.
2009
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, ANGULO PESQUISAS.
2009
Maestría en Tecnología Educativa de Iberoamérica, Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa.
2009
Doctor en Filosofía de la Educación Iberoamericana, Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa.
2008
Melhor Professora de Geografia do Município de Campo Verde, Angulo Pesquisas.
2008
Título de Cidadã Campoverdense, Câmara Municipal de Campo Verde.
2008
MASTER EN GESTIÓN EDUCATIVA DE IBEROAMÉRICA, CONSEJO IBEROAMERICANO EN HONOR A LA CALIDAD EDUCATIVA.
2008
DOCTOR HONORIS CAUSA DE IBEROAMÉRICA, CONSEJO IBEROAMERICANO EN HONOR A LA CALIDAD EDUCATIVA.
2007
Melhor Professora Universitária e Melhor professora de Geografia do município de Campo Verde, Anglo Pesquisas.
2007
Melhor Professora de Geografia do Município de Campo Verde, Jornal Integração e Revista Toque Final.
2006
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO ANO DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, ANGULO PESQUISAS.
2006
Melhor Professora de Geografia e Melhor Professora do Ensino Médio do município de Campo Verde, Jornal Integração e Revista Toque Final.
2005
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO ANO DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, ANGULO PESQUISAS.
2005
MELHOR PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, JORNAL INTEGRAÇÃO E REVISTA TOQUE FINAL.
2004
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, ANGULO PESQUISAS.
2004
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, JORNAL INTEGRAÇÃO E REVISTA TOQUE FINAL.
2003
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, JORNAL INTEGRAÇÃO E REVISTA TOQUE FINAL.
2003
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO ANO DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, ANGULO PESQUISAS.
2002
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, JORNAL INTEGRAÇÃO E REVISTA TOQUE FINAL.
2002
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, JORNAL INTEGRAÇÃO E REVISTA TOQUE FINAL.
2001
MELHOR PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE, MM COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA E JORNAL INTEGRAÇÃO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, E. T.2017CARVALHO, E. T.; MACIEL, C. M. L. A. ; HERRERA, M. R. G. . LA AFECTIVIDAD COMO POTENCIADORA DEL APRENDIZAJE.. Gestão Universitária, v. 1, p. 1-4, 2017.

2.
CARVALHO, E. T.2017CARVALHO, E. T.; MACIEL, C. M. L. A. ; HERRERA, M. G. . El Profesor como un Enlace Clave para el Proceso de Socialización e Inclusión en Las Escuelas-Alternativas para la Búsqueda de la Felicidad Escolar. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 18, p. 86-95, 2017.

3.
CARVALHO, E. T.2017CARVALHO, E. T.; GOMES, A. ; MACIEL, C. M. L. A. ; FERNANDES, C. T. . DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: IDEOLOGIA, DESAFIO OU REALIDADE CONTEMPORÂNEA?. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 248, p. 1-10, 2017.

4.
GOMES, A.2017GOMES, A. ; CARVALHO, E. T. ; BARBIERO, V. H. . Livro Didático Nas Aulas de Inglês: Norteia ou Confunde?. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 1, p. 1-10, 2017.

5.
CARVALHO, E. T.2017CARVALHO, E. T.; LIMA, S. D. F. . CONTEXTOS E CENÁRIOS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE EM BUSCA DA EFICÁCIA ESCOLARIZADA. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 01, p. 1-13, 2017.

6.
CARVALHO, E. T.2017CARVALHO, E. T.; LIMA, S. D. F. . Alfabetização Científica para Crianças. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 1, p. 1-4, 2017.

7.
CARVALHO, E. T.2017CARVALHO, E. T.; LIMA, S. D. F. . Panorama da Permanência e Êxito no Campus São Vicente-IFMT: Entraves e Desafios. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 1, p. 1-5, 2017.

8.
CARVALHO, E. T.2017CARVALHO, E. T.; BORGES, S. P. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: IMPACTOS E REFLEXOS NA RELAÇÃO TEÓRICA PRÁTICA NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO VERDE. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 1, p. 1-6, 2017.

9.
SILVA, O. M.2016SILVA, O. M. ; LACERDA, T. A. ; CARVALHO, E. T. . REFLEXÕES SOBRE O ÍNDICE DE EVASÃO NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO IFMT CAMPUS SÃO VICENTE. Gestão Universitária, v. digital, p. digital, 2016.

10.
CARVALHO, E. T.2016CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. R. G. . Aprendizaje turístico por descubrimiento significativo mediante viajes académicos de estudio: estrategia y prática de sustentabilidad. Puerto Peñasco, México. Revista Iberoamericana para la investigación y el Desarrollo Educativo, v. 7, p. 1-27, 2016.

11.
CARVALHO, E. T.2015CARVALHO, E. T.; GOZÁLEZ HERRERA, Manuel Ramón . Una forma diferente para comprender el medio ambiente: la Interpretación Ambiental.. Gestão Universitária, v. 1, p. online, 2015.

12.
CARVALHO, E. T.2015CARVALHO, E. T.; GOZÁLEZ HERRERA, Manuel Ramón . A interpretação Ambiental a partir de olhos proativos. http://dx.doi.org/10.17979/ams.2015.2.20, v. 02, p. 375-392, 2015.

13.
CARVALHO, E. T.2014CARVALHO, E. T.. EDUCANDO PARA A EXCELENTE ARTE DE TOMAR DECISÕES. Gestão Universitária, v. 01, p. 01, 2014.

14.
SOUZA, A. P. A.2014SOUZA, A. P. A. ; SILVA, J. R. ; ARRUDA, R. M. ; ALMEIDA, L. I. M. V. ; CARVALHO, E. T. . A necessidade da relação entre a teoria e a prática no Ensino de Ciências Naturais. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 15, p. 395-401, 2014.

15.
PEREIRA, E. A.2014PEREIRA, E. A. ; MARTIN, M. C. C. ; LOPES, J. R. ; CARVALHO, E. T. ; BERTOLO, J. S. . Ensino de Ciências e sensibilização em defesa da Cachoeira da Mulata.. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 15, p. 411-417, 2014.

16.
LIMA, D. O.2014LIMA, D. O. ; SOUZA, J. C. ; MORTETTI, R. L. ; MELLO, G. J. ; CARVALHO, E. T. . Ensino de Ciência e sensibilização quanto à poluição sonora na escola.. UNOPAR Científica. Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 9, p. 13-22, 2014.

17.
PRADO, J. N.2014PRADO, J. N. ; LOPES, J. R. ; CARVALHO, E. T. . Poluição da água por óleo vegetal saturado no município de Jaciara-MT. UNOPAR Científica. Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 9, p. 31-36, 2014.

18.
NASCIEMNTO, C. C.2012NASCIEMNTO, C. C. ; CARVALHO, E. T. . REFLEXÃO SOBRE A METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PROEJA CAMPUS RONDONÓPOLIS. Gestão Universitária, v. 1, p. 1-1, 2012.

19.
CARVALHO, E. T.2011CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. . A proatividade como via de superação profissional e transformação no processo educativo. Gestão Universitária, v. 20, p. 283, 2011.

20.
HERRERA, M. G.2009HERRERA, M. G. ; CARVALHO, E. T. ; ARBOLAEZ, G. U. . La interpretación ambiental como vía metodológica para la superación profesional de los docentes de Campo Verde, Brasil. Revista de Educación, v. 32, p. 221-242, 2009.

21.
CARVALHO, E. T.2006CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. ; ARBOLAEZ, G. U. . Uma Proposta de Superação Profissional utilizando a interpretação ambiental como vía para lograr a cultura ambiental.. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2006 - SEMIEDU 2006 - UFMT, v. 1, p. 74-85, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, E. T.; GOZÁLEZ HERRERA, Manuel Ramón . Interpretación Ambiental en el contexto educativo: estructuración metodológica e implementación práctica. 1. ed. Pará de Minas - MG: VIRTUALBOOKS EDITORA E LIVRARIA LTDA, 2016. 254p .

2.
HERRERA, M. R. G. ; CARVALHO, E. T. . Manual Práctico para el Estudio de Impacto Ambiental a Proyectos Turísticos. 1. ed. Atlanta - EUA: Edicones USA, 2013. v. 01. 138p .

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIEMNTO, C. C. ; CARVALHO, E. T. . Reflexão sobre a Metodologia aplicada ao ensino de Matemática no Curso de Tecnologia de Alimentos - PROEJA - Campus Rondonópolis. In: Walkir Gomes Marra. (Org.). Especialização em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA. 1ed.Cuiabá - MT: IFMT, 2013, v. 01, p. 337-357.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HERRERA, M. G. ; CARVALHO, E. T. . Una forma diferente para comprender el medio ambiente - La Interpretación Ambiental. Revista Edumun - Revista Educación Mundial, Lima - Peru, p. 60 - 61, 01 maio 2014.

2.
HERRERA, M. G. ; CARVALHO, E. T. . Educación ambiental de docentes a través de la interpretación ambiental. Campo Verde, Brasil.. Revista Internacional de Contaminación Ambiental., CIUDAD JUÁREZ, p. 66 - 66, 03 jun. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, E. T.; FREITAS, P. G (Patricia Guasina de Freitas ; SILVA, E. A. . Uma análise da aplicabilidade da Educação Ambiental nas escolas de Campo Verde-MT. In: Seminário de Educação 2009 - semiedu 2009, 2009, Cuiabá. Políticas Educacionais: Cenários e Projetos Sociais. Cuiabá - MT: Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, 2009. v. 17 ed.

2.
CARVALHO, E. T.; FREITAS, P. G (Patricia Guasina de Freitas ; SILVA, E. A. . Estruturando as Leis Ambientais para os docentes das escolas no município de Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso. In: Seminário de Educação 2009 - Políticas Educacionais: Cenários e Projetos Sociais, 2009, Cuiabá - MT. Seminário de Educação 2009 - Políticas Educacionais: Cenários e Projetos Sociais. Cuiabá-MT: Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, 2009. v. 17 ed.

3.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. ; ARBOLAEZ, G. U. . Capacitação ao docente no contexto da Educação Ambiental. In: 5 Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville. 5iberoea.gov.br, 2006.

4.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. ; ARBOLAEZ, G. U. . Uma proposta de superação profissional utilizando a interpretação ambiental como via para lograr a cultura ambiental. In: Seminário Educação 2006 & I Jornada Internacional de Educação em Movimentos Sociais., 2006, Cuiabá. Seminário Educação 2006 & I Jornada Internacional de Educação em Movimentos Sociais.. Cuiabá: ufmt, 2006.

5.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. . Capacitaçao ao docente no contexto da Educação Ambiental. In: IV Encontro de Educadores Ambientais de Mato Grosso e I Fórum do Programa de Formação em Educação Ambiental no Pantanal - ProFEAP, 2005, Cuiabá. Sociedades Sustentáveis ou Desenvolvimento Sustentável: opções e identidades da Educação Ambiental. Cuiabá: Remtea, 2005. v. 1. p. 95-96.

6.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. . Proposta de uma estratégia para fomentar a cultura ambiental através da educação formal. In: Seminário de Educação 2004, 2004, Cuiabá. 12º Seminário de Educação - Temas contemporâneos de Pesquisa em Educação.. CUIABÁ: EDUFMT, 2004. p. 156-157.

7.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. . Estratégia de educação ambiental formal para a participação na solução dos problemas do meio ambiente no município de Campo Verde-MT.. In: V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, 2004, Goiânia. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. BRASÍLIA: REBEA, 2004. v. 1. p. 72-72.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. R. G. . A Interpretação Ambiental a partir de olhos proativos. In: III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, 2015, Torreia, Murtosa. Livro de Resumos - Comunicações Orais, 2015. v. I. p. 127-129.

2.
SILVA, E. A. ; CARVALHO, E. T. . ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO PARA DOCENTES DAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO RIBEIRÃO CASCALHEIRA, MATO GROSSO, BRASIL. In: V ENCONTRO DA REMTEA - REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2007, CUIABÁ. V ENCONTRO DA REMTEA - REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL. CUIABÁ: UFMT, 2007.

3.
CARVALHO, E. T.; ARBOLAEZ, G. U. ; HERRERA, M. G. . A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CULTURA AMBIENTAL. In: V Encontro da REMTEA - Rede Matogrossense de Educação Ambiental, 2007, Cuiabá. V ENCONTRO DA REMTEA- REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL. CUIABÁ: UFMT, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. R. G. . A Interpretação Ambiental a partir de olhos proativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. R. G. . EL AFECTO COMO POTENCIAL DE APRENDIZAJE: EL PERFIL DE LA ENSEÑANZA DESDE LA PERSPECTIVA DEL ESTUDIANTE.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, E. T.. La excelente arte de Educar para la toma de decisiones. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARVALHO, E. T.. La Interpretación Ambiental desde ojos Proactivos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
GOZÁLEZ HERRERA, Manuel Ramón ; CARVALHO, E. T. . EDUCACIÓN AMBIENTAL DE DOCENTES A TRAVÉS DE LA INTERPRETACIÓN AMBIENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, E. A. ; ASSIS, Z. F. J. ; CARVALHO, E. T. . A Proatividade como via de superação profissional e transformação no processo educativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CARVALHO, E. T.; SILVA, E. A. ; FREITAS, P. G (Patricia Guasina de Freitas . Uma análise da aplicabilidade da Educação Ambiental nas escolas de Campo Verde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARVALHO, E. T.; SILVA, E. A. ; FREITAS, P. G (Patricia Guasina de Freitas . Estruturando as Leis Ambientais para os docentes das escolas no município de Ribeirão Cascalheira - Mato Grosso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, E. T.. A arte de ser professor: desafios e perspectivas da profissão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CARVALHO, E. T.. Una educación para la transformación personal: los cambios parten del. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CARVALHO, E. T.. As mudanças e as transformações da sociedade contemporânea.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, E. A. ; CARVALHO, E. T. . ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO PARA DOCENTES DAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO CASCALHEIRA, MATO GROSSO, BRASIL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. ; ARBOLAEZ, G. U. . A interpretação ambiental como contribuição para o processo de formação da cultura ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. ; ARBOLAEZ, G. U. . CAPACITAÇÃO AO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. ; ARBOLAEZ, G. U. . Uma Proposta de Superação Profissional utilizando a interpretação Ambiental como via para lograr a Cultura Ambiental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARVALHO, E. T.. Mesa Redonda: Planejamento do Crescimento Urbano de Campo Verde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. . capacitação ao docente no contexto da educação ambiental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. . Proposta de uma estratégia para foemtnar a cultura ambiental através da educação ambiental formal.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. . ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL PARA A PARTICIPAÇÃO NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DO MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE-MT.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, E. T.; LOPES, J. R. ; KUHN, D. ; SILVA, P. S. ; CANUTO, E. L. ; SANTOS, A. S. T. ; SANTOS, W. J. A. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO. CUIABÁ: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO, 2013 (Projeto Pedagógico de Curso).

2.
CARVALHO, E. T.; LOPES, J. R. ; KUHN, D. ; SILVA, P. S. ; CANUTO, E. L. ; SANTOS, A. S. T. ; SANTOS, W. J. A. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA. CUIABÁ: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO, 2013 (Projeto Pedagógico de Curso).

3.
LOPES, J. R. ; KUHN, D. ; SILVA, P. S. ; CANUTO, E. L. ; SANTOS, A. S. T. ; SANTOS, W. J. A. ; CARVALHO, E. T. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA. CUIABÁ: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO, 2013 (Projeto Pedagógico de Curso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CARVALHO, E. T.. Edital N. 001 2017 de Apoio à Realização de eventos Científicos, Tecnológicos ou de Inovação.. 2017.

2.
CARVALHO, E. T.. CONSULTORA AD-HOC. 2017.

Programas de computador sem registro
1.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. G. ; ARBOLAEZ, G. U. . Contribuição para o processo de formação da cultura ambiental aos docentes.. 2007.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, E. T.; SOUZA, M. J. . Projeto Papo Reto: Dialogando sobre as drogas na sociedade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, E. T.. Atualizações em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARVALHO, E. T.. Atualizações em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CARVALHO, E. T.. Relações Interpessoais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, S. D. F.; CARVALHO, E. T.; DARSIE, M. M. P.. Participação em banca de Silvia Diamantino Ferreira de Lima. Avaliação, Contextos e Concepções das Práticas Pedagógicas dos Docentes do IFMT Campus São Vicente. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

2.
CARVALHO, E. T.; PALMA, R. C. D.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Cleber Alves Feitosa. Tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem da matemática no ensino técnico integrado ao nível médio.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Qualificações de Mestrado
1.
PALMA, R. C. D.; SILVA, A. C.; CARVALHO, E. T.. Participação em banca de Cleber Alves Feitosa. Tecnologias da informação comunicação no processo de ensino de aprendizagem da matemática no ensino médio integrado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
CARVALHO, E. T.; MACIEL, C. M. L. A.; DARSIE, M. M. P.. Participação em banca de Silvia Diamantino Ferreira de Lima. Avaliação, Contextos e Concepções das Práticas Pedagógicas dos Docentes do IFMT Campus São Vicente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, E. T.; BERTON, A.; CARBO, L.. Participação em banca de Gilvanice Fernandes Soares Lopes e Julio da Silva Oliveira.Refrigerante: uma temática de incentivo no processo de ensino aprendizagem na disciplina de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

2.
CARVALHO, E. T.; CANUTO, E. L.; GOUSSAIN, R. C. S.. Participação em banca de Virgínia Laíz Tamar Caiubi Souza Silva.Reação de cultivares de algodão a meloidogune incógnita. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

3.
CARVALHO, E. T.; CANUTO, E. L.; GOUSSAIN, R. C. S.. Participação em banca de EDIOMAR DALLANORA.Eficiência de diferentes fungicidas no controle de ramulária na cultura do algodão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

4.
CARVALHO, E. T.; CANUTO, E. L.; GOUSSAIN, R. C. S.. Participação em banca de HAMILTON DA ROCHA RAMOS.Implantação do Programa de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do trabalho numa empresa rural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

5.
CARVALHO, E. T.; LOPES, J. R.; CAMPOS, A. G.. Participação em banca de João Batista Augusto de Oliveira e Viviane Furtado Gomes.Aplicações das Políticas Educacionais no aprendizado do Ensino de Ciências: o caso da Escola Santo Antônio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

6.
CARVALHO, E. T.; MELO, I.C.; RODRIGUES, C. J. J.. Participação em banca de EDEMILSO GONÇALVES DE OLIVEIRA.AFETIVIDADE: FONTE DE EQUILÍBRIO EFICAZ PARA A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIÃO EDUCACIONAL CANDIDO RONDON.

7.
CARVALHO, E. T.; MELO, I.C.; RODRIGUES, C. J. J.. Participação em banca de MARIA APARECIDA DOS REIS.PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIÃO EDUCACIONAL CANDIDO RONDON.

8.
CARVALHO, E. T.; MELO, I.C.; RODRIGUES, C. J. J.. Participação em banca de NAIR SOUZA DE AGUIAR.A INDISCIPLINA E O RENDIMENTO ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIÃO EDUCACIONAL CANDIDO RONDON.

9.
CARVALHO, E. T.; COELHO, W. R.; GIANNETA, R. C. P. B.. Participação em banca de MÁRCIA ELZA HENCHES DOS SANTOS.O USO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA INTERMEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO DA EJA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIÃO EDUCACIONAL CANDIDO RONDON.

10.
CARVALHO, E. T.; GIANNETA, R. C. P. B.; COELHO, W. R.. Participação em banca de MARIA APARECIDA CLEMENTE.IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM FALADA E ESCRITA NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIÃO EDUCACIONAL CANDIDO RONDON.

11.
CARVALHO, E. T.; GIANNETA, R. C. P. B.; KLAMT, L.M.. Participação em banca de LETÍCIA MARIA ROCHA ANDRADE.A ATUAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE ÀS MODIFICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIÃO EDUCACIONAL CANDIDO RONDON.

12.
PASQUALETTO, A. A. P.; CARVALHO, E. T.; FONTANIVA, A. M.. Participação em banca de ADRIANA ANGELA PICCININ PASQUALETTO.A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Faculdade de Campo Verde.

13.
SCHMIDT, C. C.; CARVALHO, E. T.; FONTANIVA, A. M.. Participação em banca de CARMEM CECÍLIA SCHMIDT.A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Faculdade de Campo Verde.

14.
DAMINELLI, M. N.; COELHO, W. R.; CARVALHO, E. T.. Participação em banca de MARIA NAZARÉ DAMINELLI.INCLUSÃO ESCOLAR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Faculdade de Campo Verde.

15.
SILVA, E. S.; COELHO, W. R.; CARVALHO, E. T.. Participação em banca de ELIENE SIRINA DA SILVA.ASPECTOS DO PROCESSO EDUCATIVO DOS DIFERENTES TIPOS DE DEFICIÊNCIA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Faculdade de Campo Verde.

16.
SCHABBACH, R. L.; COELHO, W. R.; CARVALHO, E. T.. Participação em banca de ROSILENE LOPES SCHABBACH.A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Faculdade de Campo Verde.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHO, E. T.. PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO. 2018. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

Outras participações
1.
CARVALHO, E. T.; MARCONATO, M. A.; MOURA, S. T.. Aspectos gerais sobre o manejo de ovinos no cerrado mato-grossense. 2018. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

2.
CARVALHO, E. T.; LYRA, G. A.; LEITE, J. M. N.. Regulagem da distribuidora de fertilizantes sólidos a lanço na Fazenda Paraíso. 2018. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

3.
CARVALHO, E. T.; JOERQUE, G. A. O.; PIMENTA, S. J. R.. Comissão Organizadora do Processo Seletivo para professor substituto de Geografia. 2018. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

4.
CARVALHO, E. T.; SILVA, J. C.; SANTOS, V. D.. Monitoramento de pragas na cultura do algodão na Fazenda Mourão. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

5.
CARVALHO, E. T.; LYRA, G. A.; DONINI, J. V. S.. Relatório final de estágio curricular desenvolvido na LODI AGRONEGÓCIO. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

6.
CARVALHO, E. T.; LOPES, J. R.; MACIEL, I. C.. Provas de Desempenho Didático do Processo Seletivo Simplificado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

7.
GOUSSAIN, R. C. S.; CARVALHO, E. T.; CANUTO, E. L.. Reação de cultivares de algodão a meloidogune incógnita. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

8.
CARVALHO, E. T.; SILVA, R. M. G.; SOARES, A. P.. Manejo de Pastejo rotacionado na recria de bovinos de corte na Fazenda Jacanã. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

9.
CARVALHO, E. T.; SILVA, O. E. O.; SILVA, R. M. G.. Estrutura da Fazenda Esmeralda-MT para criação de gado de corte em sistema de manejo rotaconado e pastagem adubada. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

10.
CARVALHO, E. T.; SILVA, J. C.; ARAUJO, C. R.. Monitoramento de praga na cultura de soja. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

11.
CARVALHO, E. T.; SILVA, J. C.; ARAUJO, C. R.. Estagio Supervisionado em Experimentação Agronômica na Cultura da Soja. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

12.
CARVALHO, E. T.; SOUZA, G. C.; MARCONATO, M. A.. Manejos gerais na fase de gestação em suínos na Granja Suinobrás Alimentos Ltda. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

13.
CARVALHO, E. T.; SILVA, J. C.; SOUZA, G. C.; ALVES, W. L. C.; OLIVEIRA, J. U.. Produção de Alface no sistema hidropônico na Empresa Frutos da Serra. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

14.
CARVALHO, E. T.; SILVA, J. C.; ALVES, W. L. C.; SILVA, R. M. G.. Manejo de ovinos na Fazendo MS. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

15.
CARVALHO, E. T.; ALVES, W. L. C.; SOUZA, G. C.; GOMES, L. G.. Piscicultura: acompanhamento de recria e engorda na empresa Piscicultura Ilha. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

16.
CARVALHO, E. T.; GOUSSAIN, R. C. S.; CANUTO, E. L.. Estágio na cultura da soja com ênfase em experimentação agronômica. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

17.
CARVALHO, E. T.; CANUTO, E. L.; GOUSSAIN, R. C. S.. Atividade de beneficiamento de algodão em caroço. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

18.
CARVALHO, E. T.; ARAUJO, C. R.; LYRA, G. A.. Monitoramento e identificação de pragas e doenças na cultura da soja (glycine max). 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

19.
CARVALHO, E. T.. Manejo de Suínos na fase de Maternidade na Granja Mano Júlio. 2015. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

20.
CARVALHO, E. T.. Monitoramento de Soja e Aplicação de Defensivos Agrícolas. 2015. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

21.
CARVALHO, E. T.; ALVES, W. L. C.; SILVA, O. E. O.. Manejo Integrado de pragas, doenças e plantas daninhas na cultura do algodoeiro. 2015. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

22.
ARAUJO, B. O. N.; LYRA, G. A.; SILVA, J. C.; CARVALHO, E. T.. Monitoramento de pragas na cultura do algodão na Fazenda Lagoa Dourada em Campo Verde-MT. 2015. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

23.
CARVALHO, E. T.. Elaboração de Projetos e Assistência Técnica à Agricultura Familiar. 2013. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

24.
CARVALHO, E. T.; SILVA, J. C.. Mecanização Agrícola: Colheira de Milho e Celagem. 2013. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

25.
CARVALHO, E. T.; PADRON, O. O.. BANCA EXAMINADORA INTERNACIONAL - MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. 2007. Faculdade Rolim de Moura.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONAEDU/FORMATIVA. 2018. (Congresso).

2.
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. 2018. (Seminário).

3.
Seminário e Fórum Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. 2018. (Seminário).

4.
Seminário e Fórum Novas Tecnologias Aplicadas à Educação - Turma VI. 2018. (Seminário).

5.
V CONEDU. As contribuições da metodologia de projetos para a construção de saberes significativos e da formação continuada dos professores no contextos das escolas municipais de Campo Verde. 2018. (Congresso).

6.
V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. 2018. (Congresso).

7.
VI SEMINÁRIO NACIONAL INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO. 2018. (Seminário).

8.
V JORNADA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO. 2018. (Encontro).

9.
V JORNADA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO.Formação Continuada de professores e PNAIC - um olhar sobre a formação e os seus impactos na prática dos alfabetizadores da rede municipal de ensino de Campo Verde.. 2018. (Encontro).

10.
V JORNADA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO.Formação continuada de professores e PNAIC - Um olhar sobre a formação e os seus impactos na prática dos alfabetizadores da rede municipal de ensino de Campo Verde. 2018. (Outra).

11.
25 SemiEdu: Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes. 2017. (Seminário).

12.
Conferência Nacional em duas vozes - questões contemporâneas. 2017. (Outra).

13.
Dimensões da aprendizagem e relação com o saber. 2017. (Outra).

14.
Educação na sociedade contemporânea: superar as dominações históricas pela razão dialógica, pela estética do cuidado e pela cultura da diversidade. 2017. (Outra).

15.
Em Busca do Equilíbrio X Ansiedade. 2017. (Outra).

16.
Geografia ER2 e EM - A Geografia do Brasil: assunto para todas as idades.. 2017. (Oficina).

17.
Identidade, Memória e Educação. 2017. (Oficina).

18.
POSITIVO ON - EF2 e EM - Professor Designer da Aprendizagem: propostas e possibilidades para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. 2017. (Oficina).

19.
Seminário de pesquisas do Minter em Educação UFG-IFMT e do Mestrado em Ensino IFMT-UNIC.Sessões de apresentação de trabalhos. 2017. (Seminário).

20.
SEMINÁRIO DE PESQUISAS DO MINTER EM EDUCAÇÃO UFG-IFMT E DO MESTRADO EM ESNINO DO IFMT-UNIC.Avaliação: Contextos e as Concepções das Práticas Pedagógicas dos Docentes do IFMT Campus São Vicente.. 2017. (Seminário).

21.
Seminário e Fórum online Educação ? Novas Tecnologias e E-learning. 2017. (Seminário).

22.
V SEMINÁRIO NACIONAL INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO E III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. 2017. (Seminário).

23.
XI Coloquio Internacional - Educação e Contemporaneidade. 2017. (Congresso).

24.
XI Coloquio Internacional - Educação e Contemporaneidade. Contextos e cenários da avaliação escolar: uma análise em busca da eficácia escolarizada. 2017. (Congresso).

25.
III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. A interpretação Ambiental a partir de olhos proativos. 2015. (Congresso).

26.
1º Encontro de Entidades Estudantis do IFMT.Projeto Papo Reto: Dialogando sobre as drogas na sociedade. 2014. (Encontro).

27.
Associación de Rectores de La República Argentina. 2014. (Oficina).

28.
Atualizações em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2014. 2014. (Outra).

29.
XV CUMBRE MUNDIAL DE EDUCACIÓN. El afecto y el potencial de aprendizaje: el perfil significativo del docente desde la perspectiva del estudiante. 2014. (Congresso).

30.
Simpósio Peru y Brasil: La Educación Integral como propuesta pedagógica para la formación de estudiantes.La Interpretación Ambiental desde ojos Proactivos. 2013. (Simpósio).

31.
XII CONGRESO INTERNACIONAL Y XVIII CONGRESO NACIONAL DE CIENCIAS AMBIENTALES. EDUCACIÓN AMBIENTAL DE DOCENTES A TRAVÉS DE LA INTERPRETACIÓN AMBIENTAL. 2013. (Congresso).

32.
XIV CUMBRE IBEROAMERICANA IX CATEDRAS MAGISTRALES. La excelente arte de Educar para la toma de decisiones. 2013. (Congresso).

33.
CONGRESO INTERNACIONAL EDUCACIÓN Y PEDAGOGÍA ESPECIAL. A PROATIVIDADE COMO VIA DE SUPERAÇÃO PROFISSIONAL E TRANSFORMAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO. 2012. (Congresso).

34.
XII Cumbre Educativa e XII Premio Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa. La Interpretación Ambiental desde ojos Proactivos. 2012. (Congresso).

35.
VI Jornada de Educação de Campo Verde - MT. 2011. (Simpósio).

36.
X CUMBRE IBEROAMERICANA. 2011. (Congresso).

37.
X CUMBRE IBEROAMERICANA. EL PROFESOR COMO UN ENLACE CLAVE PARA EL PROCESO DE SOCIALIZACIÓN E INCLUSIÓN EN LAS ESCUELAS - ALTERNATIVAS PARA LA BUSQUEDA DE LA FELICIDAD ESCOLAR.. 2011. (Congresso).

38.
5º Fórum Pedagógico da PROEN - Educação do Campo na Contemporaneidade do IFMT.. 2010. (Encontro).

39.
Encontro de Capacitação. 2010. (Oficina).

40.
IV ENAEIR - Encontro de Acadêmicos em Administração e Empresários de Iporá e Região.Administrando o Sucesso Profissional. 2010. (Encontro).

41.
IV Jornada Científica do IFMT - Campus Sao Vicente. 2010. (Simpósio).

42.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: Educação e o Mundo do Trabalho. 2010. (Seminário).

43.
Treinamento para utilização do Sistema RM. 2010. (Congresso).

44.
Treinamento para utilização do Sistema RM com professores. 2010. (Oficina).

45.
VI Cumbre Iberoamericana. 2010. (Congresso).

46.
VI Cumbre Iberoamericana. La Proactividad como vía de Superación Profesional e Transformación en el Proceso Educativo. 2010. (Congresso).

47.
V Jornada de Educação. A Arte do saber e do fazer: reflexões e contribuições para potencialização os educadores. 2010. (Congresso).

48.
Curso Meio Ambiente e Educação Ambiental - Um diálogo inicial - 2009. 2009. (Outra).

49.
II Congresso de Pesquisadores e Profissionais em Educação - CPPE-2009. 2009. (Congresso).

50.
III Semana do Professor.A arte de ser professor: desafios e perspectiva da profissão. 2009. (Seminário).

51.
I Semana do Professor de Geografia.A arte de ser professor: Desafios e Perspectivas da Profissão. 2009. (Encontro).

52.
Seminário de Educação 2009 - Políticas Educacionais: Cenários e Projtetos Sociais. 2009. (Seminário).

53.
Telecongresso Virtual de Educação. 2009. (Outra).

54.
V CUMBRE IBEROAMERICANA. Una Educación para la transformación personal: los cambios parten del corazón. 2009. (Congresso).

55.
III JORNADA DE EDUCAÇÃO DE CAMPO VERDE. 2008. (Encontro).

56.
I MOSTRA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS, TECONOLOGIA E INOVAÇÃO.I MOSTRA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS, TECONOLOGIA E INOVAÇÃO. 2008. (Oficina).

57.
IV CUMBRE IBEROAMERICANA. 2008. (Congresso).

58.
IV Jornada de Educação de Campo Verde. 2008. (Seminário).

59.
II JORNADA DE EDUCAÇÃO DE CAMPO VERDE. 2007. (Encontro).

60.
I SEMANA DO PROFESSOR. 2007. (Encontro).

61.
Programa de Cursos - Editora Positivo. 2007. (Encontro).

62.
V Encontro da REMTEA - Rede Matogrossense de Educação Ambiental.A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CULTURA AMBIENTAL. 2007. (Encontro).

63.
V ENCONTRO DA REMTEA - REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO PARA DOCENTES DAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO RIBEIRÃO CASCALHEIRA, MATO GROSSO, BRASIL. 2007. (Encontro).

64.
X Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (X OBA). 2007. (Outra).

65.
. 5 congresso Ibero-americano de Educação Ambiental. 2006. (Congresso).

66.
Consciência Fiscal On-Line.Consciência Fiscal On-Line. 2006. (Outra).

67.
Curso de Capacitação para Professores - Módulo I. 2006. (Encontro).

68.
II Semana de Socialização de Conhecimentos. 2006. (Simpósio).

69.
Semiedu2006 - Seminário de Educação 2006 & I Jornada Internacional de Educação em Movimentos Sociais.Uma Proposta de Superação Profissional utilizando a Interpretação Ambiental como via para lograr a cultural ambiental. 2006. (Seminário).

70.
VI Seminário de Projetos e Pesquisas - A Ética da Vida: (RE)Construindo Valores. 2006. (Seminário).

71.
.V SEMINÁRIO DE PROJETOS E PESQUISAS. 2005. (Seminário).

72.
.CARTA DA TERRA. 2005. (Oficina).

73.
.CURSOS POSITIVO. 2005. (Encontro).

74.
.QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA. 2005. (Encontro).

75.
.UNI-VER-CIDADE-SEM-QUEIMADAS. 2005. (Outra).

76.
.FORMAÇÃO CONTINUADA. 2005. (Outra).

77.
IV Encontro de Educador@s Ambientais de Mato Grosso e I Fórum do Programa de Formação em Educação Ambiental no Pantanal ProFEAP. 2005. (Encontro).

78.
LA CAPACITACIÓN AL DOCENTE EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN AMBIENTAL.EXAMEN DE MÍNIMO DE LA ESPECIALIDAD DE PEDAGOGIA. 2005. (Outra).

79.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA..CURSO DE CAPACITAÇÃO - PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. 2005. (Encontro).

80.
Seminário Temáico: Educação Ambiental. 2005. (Seminário).

81.
. EDUCAÇ~`AO AMBIENTAL E ANTROPOFAGIA. 2004. (Congresso).

82.
. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL. 2004. (Congresso).

83.
.SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2004. 2004. (Seminário).

84.
.CURSO ENSINO X APRENDIZAGEM BASEADA NA WEB. 2004. (Oficina).

85.
ESTRATEGIA DE EDCUCACIÓN AMBIENTAL FORMAL.SEMINÁRIO ESPECIAL DE INVESTIGACIÓN II. 2004. (Outra).

86.
V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2004. (Congresso).

87.
.SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2003. 2003. (Seminário).

88.
.I CONFERÊNCIA MUNICIPAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE. 2003. (Seminário).

89.
.METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM POR PROJETOS. 2003. (Encontro).

90.
.FORMAÇÃO CONTINUADA EM ANÁLISE DE TEXTOS APLICADOS À INFORMÁTICA EDUCATIVA. 2003. (Encontro).

91.
.FOME ZERO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2003. (Encontro).

92.
EXAMEN DE MÍNIMO DE LOS PROBLEMAS SOCIALES DE LA CIENCIA Y LA TECONOLOGÍA.SEMINÁRIO ESPECIAL DE INVESTIGAÇÃO I. 2003. (Outra).

93.
.MATO GROSSO E SUA HISTÓRIA. 2002. (Oficina).

94.
.TERRITÓRIOS DO COTIDIANO. 2002. (Encontro).

95.
.FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA IMPLANTAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO PROJETO ESCOLA JOVEM - APOENA. 2002. (Encontro).

96.
.SALTO PARA O FUTURO - TV ESCOLA. 2002. (Encontro).

97.
.O NOVO ENSINO MÉDIO - MÓDULO I. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, E. T.. Atualização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2014. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Olgda Laria Borges de Paula. A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NOS DOCUMENTOS QUE SUBSIDIAM E QUE EXPRESSAM A PRÁTICA DE ENSINO DOS DOCENTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMT ? CAMPUS JUÍNA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. (Orientador).

2.
Francis-Elpi de Oliveira Nascimento. ?O MOODLE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA ? RECUPERAÇÃO PARALELA E DEPENDÊNCIAS CURRICULARES EM SALA DE AULA VIRTUAL: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES NA VISÃO DOS PROFESSORES.?. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. (Orientador).

3.
João Germano Rosinke. A RELAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS SOCIAIS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS SÃO VICENTE: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO INSTITUCIONAL. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. (Orientador).

4.
Simoni Pereira Borges. Formação Continuada de Professores: Impactos e Reflexos na Relação Teórica Prática nas salas de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Campo Verde. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Silvia Diamantino Ferreira de Lima. Avaliação: Contextos e Concepções das Práticas Pedagógicas dos Docentes do IFMT Campus São Vicente. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO, . Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Clemilson Carvalho do Nascimento. REFLEXÃO SOBRE A METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PROEJA CAMPUS RONDONÓPOLIS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional Integrada) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

2.
Lucidio Alberto da Silva. Tecnologia como suporte pedagógico na EE Gustavo Dutra. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional Integrada) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

3.
Ester Minson Gomes. O processo de ensino-aprendizagem das crianças do campo que estudam na cidade. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo: desenvolvimen) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

4.
Maria Angela Pires Barbosa. Qualidade de vida dos cortadores de cana do município de Juscimeira: o porquê do sentimento pejorativo dos filhos de cortadores de cana-de-açúcar em relação ao trabalho dos pais.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo: desenvolvimen) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

5.
Aline Braga Rena de Lima. Contribuições para uma análise crítica sobre as atuais condições de duas nascentes localizadas próximas ao perímetro urbano do município de Jaciara-MT. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo: desenvolvimen) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

6.
Jean Carlos de Souza Leitão. A situação da Mata Ciliar do Rio São Lourenço no trecho entre os municípios de Jaciara e São Pedro da Cipa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo: desenvolvimen) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

7.
Maria Iracy Ferreira Góes. Desenvolvimento Turístico em Jaciara. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo: desenvolvimen) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

8.
Valéria Fabrícia Oliveira Pereira. Um breve estudo das influências e consequências do uso do solo na microbacia do córrego 27, em Jaciara-MT. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo: desenvolvimen) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Quézia Ferreira Pimentel. A importância de uma associação ecológica e ambientalista para as escolas de ensino fundamental de Jaciara-MT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

2.
Juscileide Bezerra Silva. A Importância do Desenvolvimento do Processo de Incubadora de Empresa em Campo Verde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Campo Verde. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

3.
PATRICIA GUASINA DE FREITAS. UMA ANÁLISE DA APLICABILIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE CAMPO VERDE-MT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIÃO EDUCACIONAL CANDIDO RONDON. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

4.
JOÃO PAULO RODRIGUES ZAGO. Metodologia da implantação de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning): buscando alternativas que possibilitem sua aplicabilidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Campo Verde. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

5.
PAULO ROBERTO FRANCO. Planejamento Financeiro Pessoal: uma alternativa apresentada como via de administrar, organizar e controlar as contas pessoais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Campo Verde. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

6.
MARINÊZ DE FÁTIMA MEZZOMO GAIDEX. COOPERVEST - A IMPORTÂNCIA DA DINÂMICA E EFICÁCIA NA GESTÃO DE PRODUÇÃO COOPERATIVISTA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Campo Verde. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

7.
IVOMAR ROBERTO RAUBER. SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DAS INCUBADORAS DE EMPRESAS NO MATO GROSSO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Campo Verde. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

8.
JOSMAR PEREIRA RODRIGUES. ESTUDO DAS PERDAS NA ARMAZENAGEM DE MILHO NO MATO GROSSO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Campo Verde. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

9.
VILSON MARQUES DA SILVA SANTOS. IMPLEMENTAÇÃO DO SGQ NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO EM CAMPO VERDE-MT. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Campo Verde. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

10.
VANDERLEI VESZ. O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATEGICA NA ARTE DE CONQUISTAR E FIDELIZAR OS CLIENTES DO BELO BRASIL SUPERMERCADO DE CAMPO VERDE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Campo Verde. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

11.
JOÃO CESAR PARDINI FURLAN. A produção de biogás na criação de suinos como alternativa econômica e ambiental no município de Campo Verde.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Campo Verde. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

12.
Samita Freres Dourado. Empresa Familiar: Processo de sucessão e profissionalização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Campo Verde. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.

13.
Josiane alvarenga de França. Uma análise crítica da relação entre as empreas de Campo Verde e sua postura socioambiental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Campo Verde. Orientador: Edione Teixeira de Carvalho.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CARVALHO, E. T.2014CARVALHO, E. T.. EDUCANDO PARA A EXCELENTE ARTE DE TOMAR DECISÕES. Gestão Universitária, v. 01, p. 01, 2014.


Livros e capítulos
1.
HERRERA, M. R. G. ; CARVALHO, E. T. . Manual Práctico para el Estudio de Impacto Ambiental a Proyectos Turísticos. 1. ed. Atlanta - EUA: Edicones USA, 2013. v. 01. 138p .

1.
NASCIEMNTO, C. C. ; CARVALHO, E. T. . Reflexão sobre a Metodologia aplicada ao ensino de Matemática no Curso de Tecnologia de Alimentos - PROEJA - Campus Rondonópolis. In: Walkir Gomes Marra. (Org.). Especialização em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA. 1ed.Cuiabá - MT: IFMT, 2013, v. 01, p. 337-357.


Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, E. T.; HERRERA, M. R. G. . EL AFECTO COMO POTENCIAL DE APRENDIZAJE: EL PERFIL DE LA ENSEÑANZA DESDE LA PERSPECTIVA DEL ESTUDIANTE.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARVALHO, E. T.. Atualizações em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARVALHO, E. T.. Atualizações em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, E. T.; SOUZA, M. J. . Projeto Papo Reto: Dialogando sobre as drogas na sociedade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, E. T.. Atualização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2014. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro de Honra do Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa - CIHCE



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 20:18:06