Alexandre Sanson

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6675372931581843
  • Última atualização do currículo em 16/03/2018


Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Especialista em Direito Constitucional pelo Centro de Extensão Universitária (2005). Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2013). Pós-doutor pelo Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da Universidade São Paulo (2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Sanson
Nome em citações bibliográficas
SANSON, A.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Direito do Estado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Dos Grupos de Pressão na Democracia Representativa: os limites jurídicos, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Monica Herman Salem Caggiano.
2005 - 2007
Mestrado em Direito Político e Econômico.
Instituto Presbiteriano Mackenzie, IPM, Brasil.
Título: Dos Institutos da Democracia Semidireta (plebiscito, referendo e iniciativa popular) como fontes de fortalecimento da cidadania ativa,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Monica Herman Salem Caggiano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2005 - 2005
Especialização em Direito Constitucional. (Carga Horária: 120h).
Centro de Extensão Universitária, CEU, Brasil.
Título: sem monografia.
1999 - 2003
Graduação em Direito.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Da Objeção de Pré-Executividade no Processo de Execução.
Orientador: Claudinor Roberto Barbiero.


Pós-doutorado


2014 - 2016
Pós-Doutorado.
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FDUSP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Constitucional.


Formação Complementar


2005 - 2005
Direito Penal e Processual Penal.
Escola dos Magistrados TRF 3ª Região, EMAG, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Direito Eleitoral e Processo Político Democrático.
Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, ESMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Discente Pesquisador


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Especialização - Direito e Processo Penal (Disciplina - Princípios do Processo Penal)

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Especialização - Direito e Processo Penal (Disciplina - Teoria Geral dos Recursos)

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Discente Pesquisador


Rocha e Barcellos Advogados, RBA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40


Tribunal Regional Federal da 3ª Região, TRF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Judiciário, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Reforma Política
Descrição: Os reflexos sociais apresentados a cada pleito eleitoral são imediatos, inevitavelmente porque nele é consolidado todo o cenário político da representação popular. Na atualidade, as diversas correntes políticas, contentes ou não com o resultado, proclamam, reverberando intensas demandas da sociedade, a necessidade de se reformular o Sistema Político-Representativo brasileiro, lançando-se numa verdadeira cruzada em direção à chamada "Reforma Política". Institutos novos ou antigos são postos em cheque, surgindo uma profusão de propostas, contabilizadas nos inúmeros Projetos de Lei ou de Emendas à Constituição. A análise desses impactos e suas repercussões no sistema político-representativo é o que se propõe firmar. Distribuídos os temas pelo grupo, a apresentação prévia dos trabalhos de pesquisa ficou agendada para o mês de setembro p.f. e a primeira entrevista para o dia 31 de agosto precedente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Sanson - Integrante / MONICA HERMAN SALEM CAGGIANO - Coordenador / Richard Paulro Pae Kim - Integrante / Tatiana Penharrubia Fagundes - Integrante / Paulo Henrique dos Santos Luccon - Integrante / Bruno César Lorencini - Integrante.
2014 - Atual
Políticas Públicas como Instrumento de Efetivação da Cidadania
Descrição: A discussão sobre o Estado brasileiro, a proteção da cidadania e a formulação de Políticas Públicas no Brasil é pautada por referenciais jurídicos de uma nova realidade social e de direitos, que a evolução de nossa sociedade tornou necessária. O novo paradigma da cidadania, não mais concebida como status restrito à obrigação política de votar, mas como um direito individual de todas as pessoas, com o qual os agentes públicos devem pautar suas decisões políticas, exige conhecimento e análise das Políticas Públicas necessárias à sua concretização, compostos tanto por questões nacionais do presente, quanto por alternativas adotadas em outros países. O cenário da garantia dos direitos humanos e de cidadania evoluiu de maneira tão rápida, desde a Constituição Federal de 1988 que, por si só, justificaria a atenção especial às características jurídicas específicas das Políticas Públicas. Repercussões contidas nos respectivos currículos dos participantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Sanson - Integrante / Michelle Asato Junqueira - Integrante / Gianpaolo Poggio Smanio - Coordenador / Patrícia Tuma Martins Bertolin - Integrante / Susana Mesquita Barbosa - Integrante / Aline da Silva Freitas - Integrante / Alessandra Benedito - Integrante.
2013 - 2015
O Impacto da Lei Ficha Limpa nos Tribunais
Descrição: O objetivo geral do presente grupo de estudos é a análise da Lei Ficha Limpa (Lei Complementar 135-2010) e seu impacto nas eleições brasileiras, notadamente por meio de pesquisa jurisprudencial da Justiça Eleitoral em âmbito regional e nacional, assim como a doutrina abalizada e recente sobre o assunto. Mais especificamente, visa-se perscrutar a quantidade e as razões pelas quais candidatos foram alijados do processo eleitoral, e quais os efeitos da aplicação desta novel legislação nos Tribunais pátrios..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Sanson - Integrante / MONICA HERMAN SALEM CAGGIANO - Coordenador / Richard Paulro Pae Kim - Integrante.
2010 - Atual
O Direito à Educação e a Constituição
Descrição: Trata-se de investigação científica a ser desenvolvida em parceria com a Universidade de Salamanca (Espanha) tendo por objeto o direito à educação e a Constituição , inserida na linha de pesquisa Estado e Direitos Humanos , com evidente repercussão na área de Pedagogia, Administração e História, tendo em vista que a investigação pretende fomentar análise da Educação no Constitucionalismo Brasileiro, considerando: a) O tratamento da Educação na história constitucional; b) Instrumentos de acesso à Educação; c) Promoção da Educação pelo Direito; d) A Educação como Direito Fundamental; e) Sistemas de avaliação nos processos educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Sanson - Integrante / MONICA HERMAN SALEM CAGGIANO - Coordenador.
2009 - Atual
O Constitucionalismo Latino-Americano
Descrição: O objetivo geral do grupo é a análise e o fomento de debates acerca do constitucionalismo latino-americano, considerando, no âmbito de cada país, períodos como: as primeiras Constituições e o constitucionalismo nos períodos autoritários ou totalitários; os processos de redemocratização e os últimos movimentos constitucionais, mais especificamente de países da América do Sul, no final do século XX. Desta forma, o escopo da pesquisa é verificar pontos em comum no denominado "novo constitucionalismo latino-americano", o seu comportamento diante da crise da representação política, a previsão de diversos mecanismos de participação popular direta do povo e a criação de novos corpos intermediários, cogitando-se o surgimento de um "Poder Cidadão"; e a inclusão de visões até então marginais na teoria constitucional. O exame prossegue analisando o movimento e as críticas que o atingem, principalmente no que diz respeito ao exacerbado fortalecimento do Poder Executivo, tanto pela possibilidade de sucessivas reeleições quanto pela liberdade de intervenção em assuntos econômicos, o que representaria uma ameaça às instituições em um sensível regime democrático..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Sanson - Integrante / MONICA HERMAN SALEM CAGGIANO - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2007
Os Parlamentos Latino-Americanos
Descrição: O processo eleitoral, e a consequente eleição democrática de representantes, se apresenta como manifestação da vontade geral de uma nação, assegurando a soberania popular, estabelecendo a nova organização política democrática e reafirmando o respeito aos direitos e garantias fundamentais do cidadão, permitindo a estes modelar o Estado, de modo a confirmá-lo como Democrático e de Direito. A preocupação com a análise eleitoral tem amparo na relevância do próprio pleito, pelo seu alcance nacional e amplitude de formato, envolvendo milhares de candidatos e um custo elevadíssimo, justificando por si só, a importância desta pesquisa. Sem a pretensão de esgotar o tema, a pesquisa abordará tópicos que foram objeto de análise específica, ou que, por polêmicos, se impõe demandar-lhes peculiar atenção, a exemplo do perfil numérico do quadro partidário, os aspectos do financiamento das campanhas eleitorais e o sistema eleitoral adotado com os seus conseqüentes resultados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Sanson - Integrante / MONICA HERMAN SALEM CAGGIANO - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2018 - Atual
Direitos da Criança e do Adolescente no Século XXI -CriAMack
Descrição: O grupo existe, na modalidade de "grupo de estudos", desde 2014, com o objetivo principal de estimular os estudos e a pesquisa na temática dos direitos da criança e do adolescente. No ano de de 2015, dedicou-se aos estudos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em 2016 e no primeiro semestre de 2017, o grupo se dedicou ao projeto UNESCO, voltado ao Entendimento Global, no âmbito infantojuvenil. No segundo semestre de 2017 deu-se início ao projeto de discussão do Marco Legal da Primeira Infância, com projeções para realização do II Congresso. O grupo, ainda, firmou convênio com o instituto Alana, visando à realização conjunta de eventos e produção acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Alexandre Sanson - Integrante / Michelle Asato Junqueira - Integrante / Ana Cláudia Pompeu Torezan Andreucci - Coordenador / Lia Cristina de Campos Pierson - Integrante / Andrea Boari Caraciola - Integrante / Felipe Cesar Rebelo - Integrante / Fernanda Porto Costa - Integrante / Lais Lara Moreno de Toledo - Integrante / Natalia Zevedo Rohn - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANSON, A.2015SANSON, A.. As insuficiências democráticas e a responsabilidade política como condição para o exercício do poder. Revista Crítica do Direito, v. 67, p. 409-422, 2015.

2.
SANSON, A.2014SANSON, A.; MAIOLINO, E. Z. . Das aporias democráticas do século XXI: a evolução e os impasses da representação política. Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso), v. 941, p. 55-79, 2014.

3.
SANSON, A.2013SANSON, A.; JUNQUEIRA, M. A. . Liberdade x Segurança: ponderações acerca da vedação do uso de máscaras em manifestações públicas. Amazônia em foco: Ciência e Tecnologia - Temas Contemporâneos de Direitos Humanos,, v. 2, p. 164-180, 2013.

4.
SANSON, A.2011 SANSON, A.. Análise das Estruturas Institucionais Democráticas da República Oriental do Uruguai Pós-regime Ditatorial. Cadernos de Pós-Graduação em Direito; estudos e documentos de trabalho, v. 3, p. 16-30, 2011.

5.
SANSON, A.2011 SANSON, A.. A fragilidade do partido político no cenário brasileiro. Revista JurisFIB, v. II, p. 13-31, 2011.

6.
SANSON, A.2011SANSON, A.. Análise dos Dilemas do Constitucionalismo Europeu. Revista de Direito Mackenzie, v. 5, p. 21-43, 2011.

7.
SANSON, A.2010SANSON, A.. O Princípio do Desenvolvimento Sustentável como Limitação do Poder Econômico. Revista JurisFib, v. I, p. 09-23, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
SMANIO, G. P. ; JUNQUEIRA, M. A. ; SANSON, A. . A interface entre desenvolvimento econômico e cidadania: a perspectiva de uma política de solidariedade, transparência e inclusão.. In: Gianpaolo Poggio Smanio; Michelle Asato Junqueira. (Org.). Políticas públicas como instrumento de efetivação da cidadania, desenvolvimento, transparência e solidariedade.. 1ªed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 15-38.

2.
SANSON, A.. Os grupos de pressão na democracia representativa e a necessária regulamentação de suas ações no Brasil. In: Cláudio Salvador Lembo; Felipe Chiarello de Souza Pinto. (Org.). Direito constitucional político-eleitoral: estudos em homenagem à Profa. Dra. Monica Herman Salem Caggiano. 1ed.Belo Horizonte: Arraes Editores, 2017, v. 1, p. 13-27.

3.
SANSON, A.; TORRES, V. A. G. . As Coligações Partidárias na Reforma Política de 2015: Evolução Histórico-Normativa e Propostas de Mudança. In: Monica Herman Salem Caggiano. (Org.). Reforma política: um mito inacabado. 1ªed.Barueri: Manole, 2017, v. 1, p. 35-63.

4.
SANSON, A.. A Proteção Internacional e a Realidade Brasileira da Criança e do Adolescente Refugiado. In: Ana Claudia Pompeu Torrezan Andreucci; Andrea Boari Caraciola; Michelle Asato Junqueira. (Org.). Estatuto da Criança e do Adolescente: 25 anos. 1ªed.São Paulo: LTr, 2015, v. 1, p. 24-33.

5.
SANSON, A.; JUNQUEIRA, M. A. . O Controle Judicial do Tribunal de Contas. In: Henrique Romano Subi; Michelle Asato Junqueira. (Org.). Tribunal de contas: reflexões além da fiscalização.. 1ªed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 71-97.

6.
SANSON, A.; MAZOTTI, M. ; FAGUNDES, T. P. . A Oposição na Política. In: Vivian de Almeida Gregori Torres; Alvaro Theodor Herman Salem Caggiano. (Org.). Estudos de Direito Constitucional: homenagem à Professora Monica Herman Salem Caggiano. 1ed.São Paulo: IELD, 2014, v. 1, p. 41-68.

7.
SANSON, A.; ARIS, T. A. . Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) - A Pesquisa (Impacto da Lei de Ficha Limpa nos Tribunais). In: Monica Herman Salem Caggiano. (Org.). Ficha Limpa - Impactos nos tribunais: tensões e confrontos. 1ed.São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014, v. , p. 38-40.

8.
SANSON, A.. A perspectiva de uma faceta anti-inflacionária do CADE no mercado de saúde suplementar. In: Felipe Chiarello de Souza Pinto; Daniel Francisco Nagao Menezes. (Org.). O CADE e a Efetividade de suas Decisões. 1ed.Belo Horizonte: Arraes Editores, 2014, v. 1, p. 87-102.

9.
SANSON, A.; CARVALHO, R. S. . As recentes manifestações populares no Brasil: os contornos jurídicos de uma emanação fenomênica social.. In: Leonel Severo Rocha, Thais Janaina Wenczenovicz, Enzo Bello. (Org.). Sociologia, antropologia e cultura jurídicas. 1ed.Florianópolis: CONPEDI, 2014, v. 1, p. 371-387.

10.
SANSON, A.; JUNQUEIRA, M. A. . O Ensino Religioso nas Cortes Constitucionais de Portugal, Espanha e Estados Unidos da América. In: Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci; Andrea Bori Caraciola; Carla Noura Teixeira; Marcia Cristina de Souza Alvim; Susana Mesquita Barbosa. (Org.). Direitos Humanos: Perspectivas e Reflexões para o Século XXI.. 1ed.São Paulo: LTr, 2014, v. 1, p. 561-571.

11.
SANSON, A.; JUNQUEIRA, M. A. . Análise da Responsabilidade Política no âmbito da Democracia Representativa. In: CONPEDI; UNICURITIBA. (Org.). Direito e Administração Pública. 22ed.Florianópolis: FUNJAB, 2013, v. , p. 114-143.

12.
SANSON, A.. Os Grupos de Pressão e a Consecução de Políticas Públicas. In: Gianpaolo Poggio Smanio; Patrícia Tuma Martins Bertolin. (Org.). O Direito e as políticas públicas no Brasil. 1ed.São Paulo: Atlas, 2013, v. 1, p. 117-138.

13.
SANSON, A.. Análise do segundo turno nas eleições municipais de 2008 e sua relevância para a democracia participativa. In: Monica Herman Salem Caggiano. (Org.). Comportamento Eleitoral. Barueri/SP: Minha Editora, 2010, v. , p. 119-159.

14.
SANSON, A.. Análisis de la segunda vuelta en las elecciones municipales de 2008 y su relevancia para la democracia participativa. In: Monica Herman Salem Caggiano. (Org.). Comportamiento Electoral. Barueri/SP: Minha Editora, 2010, v. , p. 115-155.

15.
SANSON, A.. Cláusula de desempenho (claúsula de barreira):a acidentada história do instituto no Brasil. In: Monica Herman Salem Caggiano. (Org.). O Voto nas Américas. São Paulo: Minha Editora e CEPES, 2008, v. 01, p. 25-58.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANSON, A.; JUNQUEIRA, M. A. . O Direito de Voto sob uma análise dos Sistemas Eleitorais. In: IV Congresso Nacional da FEPODI, 2016, São Paulo. Ética, ciência e cultura jurídica: IV Congresso Nacional da FEPODI. São Paulo: FEPODI, 2016. v. 1. p. 79-85.

2.
SANSON, A.; JUNQUEIRA, M. A. . 'Common Law' e Sistema Romanístico ? Semelhanças e Diferenças no Direito Administrativo. In: Federação de Pós-Graduandos em Direito - FEPODI, 2014, São Paulo. Anais do II Congresso Nacional da FEPODI - Direito Administrativo. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. v. 1. p. 188-194.

3.
SANSON, A.; JUNQUEIRA, M. A. . O Ensino Religioso nas Cortes Constitucionais. In: Congresso Nacional da Federação Nacional dos Pós-Graduandos em Direito, 2012, São Paulo. Problemáticas jurídicas e o estágio atual da pesquisa em Direito, 2012. p. 175-181.

Apresentações de Trabalho
1.
SANSON, A.. Laboratório na palestra 'Direito de Participação Política. Voto: Direito ou Obrigação?'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANSON, A.. Dos Grupos de Pressão. Os Limites Jurídicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SANSON, A.; CARVALHO, R. S. . As recentes manifestações populares no Brasil: os contornos jurídicos de uma emanação fenomênica social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANSON, A.. O Princípio da Oposição como Elemento Intrínseco da Democracia, diante da Soldagem Robustecida entre os Poderes Executivo e Legislativo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SANSON, A.. O princípio do desenvolvimento sustentável como limitação do poder econômico 2006 (ARTIGO).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JUNQUEIRA, M. A.; ANDREUCCI, A. C. P. T.; SANSON, A.. Participação em banca de Victor Augusto Aguiar Manfredi.O controle judicial de políticas públicas e o estado de coisas inconstitucional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
JUNQUEIRA, M. A.; ANDREUCCI, A. C. P. T.; SANSON, A.. Participação em banca de Maria Gabriela de Mesquita Barros Cavenaghi.O ensino da arte, dança e teatro no cenário educacional brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
JUNQUEIRA, M. A.; ANDREUCCI, A. C. P. T.; SANSON, A.. Participação em banca de Lucas Andrade Alves.Acesso à prática desportiva como direito do cidadão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
ANDREUCCI, A. C. P. T.; JUNQUEIRA, M. A.; SANSON, A.. Participação em banca de Camilla Botaro Sanchez.Desprincesamento: uma análise dos impactos da alienação psicológica do sexo feminino no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 2017 - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
ANDREUCCI, A. C. P. T.; JUNQUEIRA, M. A.; SANSON, A.. Participação em banca de Marianna Polonio.Inclusão escolar: transformando escolas da rede regular de ensino em escolas inclusivas. 2017 - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

6.
ANDREUCCI, A. C. P. T.; JUNQUEIRA, M. A.; SANSON, A.. Participação em banca de Alessandra Peres Koudsi.Crianças-soldado: análise sobre a responsabilidade criminal das crianças envolvidas em conflitos armados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7.
ANDREUCCI, A. C. P. T.; JUNQUEIRA, M. A.; SANSON, A.. Participação em banca de Thais Pereira da Silva.Adoção tardia e o princípio do melhor interesse da criança: um problema jurídico e social no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

8.
ANDREUCCI, A. C. P. T.; JUNQUEIRA, M. A.; SANSON, A.. Participação em banca de Thalita do Carmo Araújo Soares.O trabalho infantil artístico na televisão: contributos para a propositura de um novo marco legal no direito da criança e do adolescente brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

9.
ANDREUCCI, A. C. P. T.; JUNQUEIRA, M. A.; SANSON, A.. Participação em banca de Amanda Vidal Queiroz dos Santos.Medicalização infantil à luz do principio da proteção integral do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Marco Legal da Primeira Infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

10.
ANDREUCCI, A. C. P. T.; JUNQUEIRA, M. A.; SANSON, A.. Participação em banca de Bruna Azzari Puga.Licença Parental: Corresponsabilidade familiar em prol do cuidado da criança e da equidade de gênero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

11.
ANDREUCCI, A. C. P. T.; JUNQUEIRA, M. A.; SANSON, A.. Participação em banca de Ana Paula Bomfim de Oliveira.Alternativas à redução da maioridade penal: análise ao projeto de Lei do Senado 333/2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

12.
ANDREUCCI, A. C. P. T.; JUNQUEIRA, M. A.; SANSON, A.. Participação em banca de Bárbara Maria Garcia Cortez.A realidade multifacetada da adoção no Brasil: em busca da efetivação dos direitos da criança e do adolescente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

13.
ANDREUCCI, A. C. P. T.; JUNQUEIRA, M. A.; SANSON, A.. Participação em banca de Isabela Guimarães Di Julio.Trabalho infantojuvenil artistico: entre a ilegalidade e a possibilidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

14.
ANDREUCCI, A. C. P. T.; JUNQUEIRA, M. A.; SANSON, A.. Participação em banca de Suzanna A. Piacente Pereira da Silva.A solidariedade no combate à violência contra a mulher e o ativismo digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Reforma Política - Um mito inacabado."Reforma Política - Um mito inacabado" na OAB São Paulo (27/06/2017). 2017. (Outra).

2.
Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP.23º SIICUSP. 2015. (Simpósio).

3.
IV Colóquio de Pesquisa em Direito 2013 - UPM.Mesa de Trabalhos (Apresentações UNISAL, UNISANTOS e UNINOVE). 2013. (Simpósio).

4.
Estatuto da Reprodução Assistida - Dra. Ana Claudia S. Scalquette. 2012. (Seminário).

5.
Direito Humano à Educação e o Crime de Abandono Intelectual em face do FUNDEB - Dr. Evandro Fabiani Capano. 2011. (Seminário).

6.
Encontro Jurídico Brasil-União Européia - Constituição, Direitos Fundamentais e Globalização. 2011. (Encontro).

7.
Seminário Internacional USP - "Direitos Fundamentais Sociais na União Européia e no Mercosul". 2011. (Seminário).

8.
Tendências e Desafios do Constitucionalismo Latinoamericano. 2011. (Seminário).

9.
1989: As Transformações no Leste Europeu que mudaram o mundo.. 2010. (Seminário).

10.
Colóquio: Panorama de Pesquisa em Direito.O Princípio da Oposição na Política como Elemento Intrínseco da Democracia, diante da Soldagem Robustecida entre os Poderes Executivo e Legislativo. 2010. (Simpósio).

11.
Diálogos em Segurança Pública - Fecomércio. 2010. (Seminário).

12.
XIX Encontro Nacional de Direito Constitucional "A Jurisdição Constitucional: Novos Aspectos" - Instituto Pimenta Bueno. 2010. (Encontro).

13.
"A Reforma Política Brasileira" - Fecomércio (Marco Maciel, Walter Costa Porto e Monica Herman Salem Caggiano). 2009. (Simpósio).

14.
Palestra ?A Fundação Alexandre de Gusmão e o Processo de Globalização? - Embaixador Jerônimo Moscardo. 2009. (Seminário).

15.
Palestra "Perspectivas da ONU" - Embaixador Gelson Fonseca Jr.. 2009. (Seminário).

16.
Palestra do Dr. Pierre Joxe - "O Conselho Constitucional e as instituições políticas francesas". 2009. (Seminário).

17.
Seminário Internacional OMC - Prof. Dr. Ramon Torrent. 2009. (Seminário).

18.
Debate sobre formas de Democracia Participativa na Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB/SP.Análise dos mecanismos de democracia semidireta (plebiscito, referendo e iniciativa popular). 2008. (Outra).

19.
Mesa de debates Voto nas Américas (Senadores Marco Maciel e Eduardo Polastri). 2008. (Seminário).

20.
Palestra Professora Monica Herman Salem Caggiano ("Legislação Eleitoral Municipal") na Fecomércio. 2008. (Seminário).

21.
Seminário Internacional de Direito Comparado - Profª. Camille Jauffret-Spinosi. 2008. (Seminário).

22.
Mesa de Debates do Instituto Pimenta Bueno - "Fidelidade Partidária na Reforma Política - Reorientação Legislativa" - Profª Dra. Monica Herman Salem Caggiano. 2007. (Seminário).



Outras informações relevantes


Realização de Estágio Docente Voluntário na Faculdade de Direito Mackenzie sob a orientação da Profª Dra. Ana Cláudia Silva Scalquette - Direito do Consumidor (1ºsem/2006). Participação em Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do PAE na Universidade de São Paulo sob a orientação da Profª Dra. Monica Herman Salem Caggiano - Sistemas Políticos e Eleitorais (2ºsem/2009 e 2º sem/2010) e Direito Constitucional Estadual (1º sem/2010 e 1º sem/2011). O tema do Pós-doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo foi "As insuficiências da democracia brasileira: o repensar das condições para o exercício do poder pela responsabilidade política".



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 9:42:37