Sérgio Eduardo Silva de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7397923176812272
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Psicólogo (UNILAVRAS, 2009), Especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS, 2014), Mestre em Psicologia (UFRGS, 2012) e Doutor em Psicologia (UFRGS). Realizou estágio na University of Minnesota com o Prof. Dr. Robert F. Krueger. É pesquisador colaborador do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP-UFRGS) e foi colaborador no Centro de Avaliação Psicológica (CAP-UFRGS). Atualmente é professor do quadro efetivo do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília. Seus interesses de pesquisa e profissional são em Psicodiagnóstico, Psicopatologia, Avaliação Psicológica, Psicometria, Métodos Projetivos e Personalidade Normal e Patológica. Foi Professor Substituto no curso de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e professor convidado para cursos de especialização em Avaliação Psicológica em diferentes instituições. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sérgio Eduardo Silva de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, S. E. S. de.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia Clínica.
Universidade de Brasília (UnB)
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31076835


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em University of Minnesota System (Orientador: Robert Frank Krueger).
Título: Avaliação Estrutural e Dimensional da Personalidade: Estudos psicométricos e de aplicação clínica, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Deniser Ruschel Bandeira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Personalidade; Psicometria; Psicopatologia; Transtorno de Personalidade; Avaliação Psicológica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
2010 - 2012
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Diagnóstico estrutural da personalidade: adaptação e validação do Inventory of Personality Organization para cultura brasileira,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Denise Ruschel Bandeira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Personalidade; Psicometria; Psicopatologia; Transtorno de Personalidade.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2014
Especialização em Psicologia Clínica / Avaliação Psicológica. (Carga Horária: 450h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Construção de escalas clínicas do Desenho da Figura Humana para crianças de 6 a 12 anos: Normas e evidências de validade.
Orientador: Denise Ruschel Bandeira.
2005 - 2009
Graduação em Psicologia.
Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.
Título: Desenvolvimento sociocognitivo da teoria da mente: estudos interventivos em crianças de três a quatro anos.
Orientador: Magno Geraldo de Aquino.
Bolsista do(a): Fundação Educacional de Lavras, FELA, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.


Formação Complementar


2013 - 2013
Forensic applications of the R-PAS. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2011 - 2011
Pirâmides Coloridas de Pfister. (Carga horária: 4h).
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, V IBAP, Brasil.
2010 - 2010
Técnica de Zulliger. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Teste das Fábulas. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
ASEBA. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2010 - 2010
Técnicas de entrevistas em avaliação psicológica. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Rorschach básico - Sistema Compreensivo de Exner. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Teste PMK. (Carga horária: 15h).
Nossa Clínica Psicologia, NCP, Brasil.
2010 - 2010
Psicodiagnóstico. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação de Memória em Neuropsicologia. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
The Art & Science of Intelligence Test Development. (Carga horária: 4h).
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP - ASBRO, Brasil.
2009 - 2009
Teste de Foto de Profissões: BBT. (Carga horária: 8h).
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP - ASBRO, Brasil.
2008 - 2008
Psicologia Jurídica. (Carga horária: 4h).
VI Congresso de EducAção do UNILAVRAS, VI CONED, Brasil.
2008 - 2008
Grupo de estudo de metapsicologia. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.
2008 - 2008
Arte educação no cotidiano das crianças na escola. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2007 - 2007
Psicologia Ambiental no contexto educacional. (Carga horária: 4h).
V Congresso de EducAção do UNILAVRAS, V CONED, Brasil.
2007 - 2007
Grupo de Estudos de Metapsicologia Freudiana. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.
2006 - 2006
Passeando nos jardins com Moreno. (Carga horária: 4h).
IV Congresso de EducAção do UNILAVRAS, IV CONED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Concursado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação e Psicodiagnóstico
03/2017 - Atual
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
8/2016 - 12/2016
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação e Psicodiagnóstico
08/2016 - 12/2016
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Psicologia da Personalidade: Teorias e Modelos da Personalidade

University of Minnesota System, UMN, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cursou as disciplinas: EPSY 8226 - Item Response Models: Theory and Applications PSY 8612: Assessment of Personality and Psychopathology


Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde, CIPAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo Colaborador, Carga horária: 8

Atividades

03/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Avaliação Psicológica, Centro de Avaliação Psicológica.

Atividade realizada
Psicólogo Clínico.
03/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Avaliação Psicológica, Centro de Avaliação Psicológica.

Atividade realizada
Supervisor de Alunos de Graduação.

Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

10/2008 - 10/2008
Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Feira de Profissões do Unilavras.
06/2008 - 06/2008
Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Unilavras na Praça.
04/2008 - 06/2008
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Psicologia, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
Monitor da disciplina de Psicofarmacologia.
03/2008 - 03/2008
Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
II Feira de Arte, Cultura e Educação - FEACE.
09/2007 - 11/2007
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Psicologia, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
Monitor da dsciplina de Psciofarmacologia.
08/2007 - 08/2007
Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Psicologia na Praça.
03/2007 - 06/2007
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Psicologia, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
Monitor da disciplina de Psicologia Experimental II.
09/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Psicologia, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
Monitor da disciplina de Psicologia Experimental II.

Faculdade Meridional, IMED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do curso de Especialização em Avaliação Psicológica da IMED - Passo Fundo. Disciplina: Métodos Projetivos I: TAT e CAT


Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 5
Outras informações
Professor do curso de Especialização em Avaliação Psicológica da FACCAT. Disciplina: Métodos Projetivos 1: HTP e Pirâmides de Pfister


Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2013 - 08/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Psicometria
07/2013 - 08/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicodiagnóstico
03/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Avaliação Psicológica I: Inteligência
03/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Avaliação Psicológica III: Técnicas Projetivas
03/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico II: Observação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas Projetivas III: Rorschach e Zulliger (Sistema Compreensivo)
03/2012 - 12/2012
Estágios , Instituto de Psicologia, Centro de Avaliação Psicológica - CAP.

Estágio realizado
Estágio Curricular em Avaliação Psicológica do Curso de Especialização em Avaliação Psicológica.
03/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Personalidade
03/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica II: Instrumentos psicométricos e projetivos na avaliação da personalidade
03/2011 - 07/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica II: Instrumentos psicométricos e projetivos na avaliação da personalidade


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estudos Psicométricos do Inventário de Funcionamento da Personalidade para o DSM-5
Descrição: O modelo alternativo de diagnóstico dos transtornos da personalidade propõe que o centro da patologia da personalidade é caracterizado por prejuízos importantes no funcionamento do Self e Interpessoal. O presente estudo tem como objetivo investigar as propriedades psicométricas de um modelo de mensuração elaborado para avaliar esse critério. Para tanto serão conduzidos quatro estudos com objetivos específicos, a saber: 1) Investigar a estrutura interna e levantar evidências de validade e fidedignidade; 2) Examinar a capacidade das Escalas de Validade em discriminar padrões enviesados de respostas; 3) Analisar a estabilidade temporal e interavaliadores; e 4) Verificar evidências de validade clínica do instrumento. Para tanto, participarão um total de 4.855 indivíduos, sendo 3.000 estimados para o estudo 1, 1.500 para o estudo II, 350 para o estudo III e 5 para o estudo IV. Estatísticas descritivas, bivariadas e multivariadas serão utilizadas para análise dos dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Coordenador.
2012 - Atual
Avaliação Dimensional e Estrutural da Personalidade Normal e Patológica: Estudos psicométricos e de aplicação clínica

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Ruschel Bandeira em 28/01/2013.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Integrante / Denise Ruschel Bandeira - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Psicodiagnóstico Estrutural da Personalidade: Adaptação e Validação do Inventory of Personality Organization
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Integrante / Denise Ruschel Bandeira - Coordenador.
2009 - 2009
Intervenção em teoria da mente: procedimentos com base na mediação de verbos mentais fativos e não-fativos em crianças de 3 a 4 anos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Integrante / Magno Geraldo de Aquino - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - 2009
Estudo das Representações Sociais da comunidade Hippie no contexto pós-moderno
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Integrante / Magno Geraldo de Aquino - Coordenador.
2008 - 2009
Estudo piloto de intervenção em teoria da mente com base na mediação dos verbos mentais pensar e saber em crianças de 3 a 4 anos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Integrante / Magno Geraldo de Aquino - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2007
A leitura e a leiturização de crianças numa escola rural
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Integrante / Magno Geraldo de Aquino - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3
2006 - 2007
Estudo de processos cognitivos envolvidos na aquisição da linguagem escrita po parte de crianças pertencentes a contextos culturais de baixo letramento
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Integrante / Magno Geraldo de Aquino - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5


Projetos de extensão


2017 - Atual
Serviço de Avaliação Psicológica - SAPsi
Descrição: O Serviço de Avaliação Psicológica (SAPsi) visa a formação de estudantes e profissionais da Psicologia na prática da avaliação psicológica (AP). O projeto busca um modelo integrativo de ensino, pesquisa e extensão para qualificar os psicólogos na condução de uma AP, incluindo o desenvolvimento de habilidades técnicas, teóricas e éticas. O projeto beneficiará também a comunidade carente de Brasilia e entorno, bem como a comunidade acadêmica da UnB, por meio da prestação de serviços em AP..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2010 - 2011
Periódico: Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso)


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)
2014 - Atual
Periódico: International Journal of Medicine and Medical Sciences
2014 - Atual
Periódico: BMC Public Health (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: AVALIAÇÃO PSCIOLÓGICA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: APLICAÇÃO, COTAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DEVOLUÇÃO DE TESTE.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Mérito Acadêmico (1º lugar), Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVEIRA, L. B.2018SILVEIRA, L. B. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; BANDEIRA, D. R. . Validity evidences of the inventory of personality organization - Brasil (IPO-Br): its relation with the five-factor model of personality. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO), v. 26, p. 1875-1889, 2018.

2.
LUGO, V.2018LUGO, V. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; HESSEL, C. R. ; MONTEIRO, R. T. ; PASCHE, N. L. ; PAVAN, G. ; MOTTA, L. S. ; PACHECO, M. A. ; SPANEMBERG, L. . Evaluation of DSM-5 and ICD-11 traits using the Personality Inventory for DSM-5 (PID-5) in a Brazilian sample of psychiatric inpatients. Personality and Mental Health, v. sn, p. 1-16, 2018.

3.
REIS, A. H.2016REIS, A. H. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; BANDEIRA, D. R. ; ANDRADE, N. C. ; ABREU, N. ; SPERB, T. M. . Emotion Regulation Checklist (ERC): estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira. Temas em Psicologia, v. 24, p. 77-96, 2016.

4.
Borsa, J. C.2013OLIVEIRA, S. E. S. de.; Borsa, J. C. ; Yates, D. B. ; BANDEIRA, D. R. . Centro de Avaliação Psicológica - CAP: uma clínica-escola especializada em avaliação e diagnóstico psicológico. Psicologia Clínica (PUCRJ. Impresso), v. 25, p. 101-114, 2013.

5.
OLIVEIRA, S. E. S. de.2013 OLIVEIRA, S. E. S. de.; HOHENDORFF, J. V. ; MULLER, J. L. ; BANDEIRA, D. R. ; KOLLER, S. H. ; FLECK, M. P. A. ; TRENTINI, C. M. . Associations between self-perceived quality of life and socio-demographic, psychosocial, and health variables in a group of elderly. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 29, p. 1437-1448, 2013.

6.
OLIVEIRA, S. E. S. de.2013 OLIVEIRA, S. E. S. de.; Pereira, P. H. de S. ; Oliveira, M. C. R. de ; TEIXEIRA, A. F. ; NATALE, L. L. ; AQUINO, M. G. . Desenvolvimento sociocognitivo da teoria da mente: Estudos interventivos com crianças de 3 e 4 anos. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (Impresso), v. 8, p. 19-30, 2013.

7.
OLIVEIRA, S. E. S. de.2012 OLIVEIRA, S. E. S. de.; BANDEIRA, D. R. . Linguistic and cultural adaptation of the Inventory of Personality Organization (IPO) for the Brazilian culture. Journal of Depression & Anxiety, v. 01, p. 1-9, 2012.

8.
AQUINO, M. G.2008AQUINO, M. G. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . A leitura e a leiturização de crianças numa escola rural. Akrópolis (UNIPAR), v. 16, p. 95-101, 2008.

9.
AQUINO, M. G.2008AQUINO, M. G. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . A experiência do luto, da revolta e de eventuais seqüelas no processo de escolarização de crianças oriundas da zona rural. Akrópolis (UNIPAR), v. 16, p. 245-255, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; BANDEIRA, D. R. . Avaliação da patologia da personalidade por meio do Inventário de Organização da Personalidade. In: Claudio Simon Hutz; Denise Ruschel Bandeira; Clarissa Marceli Trentini. (Org.). Avaliação psicológica da inteligência e da personalidade. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2018, v. , p. 265-279.

2.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. O modelo híbrido de diagnóstico dos transtornos da personalidade no DSM-5. In: Claudio Simon Hutz; Denise Ruschel Bandeira; Clarissa Marceli Trentini. (Org.). Avaliação psicológica da inteligência e da personalidade. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2018, v. , p. 280-299.

3.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. Integração entre teoria, pesquisa e prática no psicodiagnóstico da personalidade: relato de caso. In: Claudio Simon Hutz; Denise Ruschel Bandeira; Clarissa Marceli Trentini. (Org.). Avaliação psicológica da inteligência e da personalidade. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2018, v. , p. 447-486.

4.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; SILVA, M. A. . Avaliação Psicológica de Adultos: Especificidades, Técnicas e Contextos de Aplicação. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Juliane Callegaro Borsa. (Org.). Avaliação Psicológica: Aspectos Teóricos e Práticos. 1ed.Petrópolis: Editora Vozes, 2017, v. , p. 303-320.

5.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. Pirâmides Coloridas de Pfister: proposta de um sumário interpretativo. In: Daniela Forgiarini Pereira; Denise Ruschel Bandeira. (Org.). Aspectos práticos da avaliação psicológica nas organizações. 2ed.São Paulo: Vetor, 2017, v. , p. 45-93.

6.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; SILVA, M. A. ; Yates, D. B. . Estudos de caso em psicodiagnóstico: criança, adolescente e adulto. In: Claudio Simon Hutz, Denise Ruschel Bandeira, Clarissa Marceli Trentini, Jefferson Silva Krug. (Org.). Psicodiagnóstico. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2016, v. , p. 396-422.

7.
WELLAUSEN, R. S. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . Psicodiagnóstico e as patologias da personalidade. In: Claudio Simon Hutz, Denise Ruschel Bandeira, Clarissa Marceli Trentitni, Jefferson Silva Krug. (Org.). Psicodiagnóstico. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2016, v. , p. 274-305.

8.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; BANDEIRA, D. R. . O diagnóstico estrutural da personalidade segundo o modelo de Otto F. Kernberg. In: Lucas de Francisco Carvalho; Ricardo Primi. (Org.). Perspectivas em psicologia dos transtornos da personalidade: implicações teóricas e práticas. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, v. , p. 239-263.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; AQUINO, M. G. . Problemas de aprendizagem e psicanálise: uma aplicação possível. In: VII Fórum Mineiro de Psicanálise, 2008, Lavras. VII Fórum Mineiro de Psicanálise. Lavras: UNILAVRAS, 2008. v. 1. p. 1-8.

2.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. O sujeito na era da sobrecarga: a pós-modernidade, a hipermodernidade e a cultura do excesso. In: VII Fórum Mineiro de Psicanálise, 2008, Lavras. VII Fórum Mineiro de Psicanálise. Lavras: UNILAVRAS, 2008. v. 1. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; NATALE, L. L. ; AQUINO, M. G. . Intervenção em teoria da mente: procedimentos com base na mediação de verbos mentais fativos e não-fativos em crianças de 3 a 4 anos. In: IV Seminário de Iniciação Científica / 3º Seminário do PIBIC/CNPq/UNILAVRAS / 1º Seminário do PIBIC/FAPEMIG/UNILAVRAS, 2009, Lavras. IV Seminário de Iniciação Científica / 3º Seminário do PIBIC/CNPq/UNILAVRAS / 1º Seminário do PIBIC/FAPEMIG/UNILAVRAS. Lavras: UNILAVRAS, 2009. v. 1. p. 1-1.

2.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; AQUINO, M. G. . Estudo das representações sociasi da comunidade Hippie no contexto pós-moderno. In: IV Seminário de Iniciação Científica / 3º Seminário do PIBIC/CNPq/UNILAVRAS / 1º Seminário do PIBIC/FAPEMIG/UNILAVRAS, 2009, Lavras. IV Seminário de Iniciação Científica / 3º Seminário do PIBIC/CNPq/UNILAVRAS / 1º Seminário do PIBIC/FAPEMIG/UNILAVRAS. Lavras: UNILAVRAS, 2009. v. 1. p. 1-1.

3.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; AQUINO, M. G. . Estudo de processos cognitivos envolvidos na aquisição da linguagem escrita por parte de crianças pertencentes a contextos culturais de baixo letramento. In: IV Seminário de Iniciação Científica / 3º Seminário do PIBIC/CNPq/UNILAVRAS / 1º Seminário do PIBIC/FAPEMIG/UNILAVRAS, 2009, Lavras. IV Seminário de Iniciação Científica / 3º Seminário do PIBIC/CNPq/UNILAVRAS / 1º Seminário do PIBIC/FAPEMIG/UNILAVRAS. Lavras: UNILAVRAS, 2009. v. 1. p. 1-1.

4.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; NATALE, L. L. ; AQUINO, M. G. . Estudo piloto de intervenção em teoria da mente com base na mediação da aquisição do verbos mentais pensar e saber em crianças de 3 a 4 anos. In: IV Seminário de Iniciação Científica / 3º Seminário do PIBIC/CNPq/UNILAVRAS / 1º Seminário do PIBIC/FAPEMIG/UNILAVRAS, 2009, Lavras. IV Seminário de Iniciação Científica / 3º Seminário do PIBIC/CNPq/UNILAVRAS / 1º Seminário do PIBIC/FAPEMIG/UNILAVRAS. Lavras: UNILAVRAS, 2009. v. 1. p. 1-1.

5.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; OLIVEIRA, C. C. de. ; BARBOSA, C. de F. . Psicologia na Praça. In: III Seminário de Extensão - Transformar é possível, 2008, Lavras. III Seminário de Extensão. Lavras: UNILAVRAS, 2008. v. 1. p. 1-1.

6.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; AQUINO, M. G. . A Educação Infantil como tempo e espaço pertinente para o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas da teoria da mente. In: VI CONED - Congresso de Educação do UNILAVRAS, 2008, Lavras. VI CONED - Congresso de EducAção do UNILAVRAS. Lavras: UNILAVRAS, 2008. v. 1. p. 1-1.

7.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; FAGUNDES, P. R. ; TEIXEIRA, C. de C. . Estágio em Psicologia Escolar e Educacional: construção de um grupo de orientação para pais e responsáveis de escolares. In: VI CONED - Congresso de Educação do UNILAVRAS, 2008, Lavras. VI CONED - Congresso de EducAção do UNILAVRAS. Lavras: UNILAVRAS, 2008. v. 1. p. 1-1.

8.
FAGUNDES, P. R. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; TEIXEIRA, C. de C. . Possibilidades de Intervenção em Psicologia Escolar: atuando junto a crianças da Fase Introdutória da rede pública de ensino. In: VI CONED - Congresso de Educação do UNILAVRAS, 2008, Lavras. VI CONED - Congresso de EducAção do UNILAVRAS. Lavras: UNILAVRAS, 2008. v. 1. p. 1-1.

9.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; AQUINO, M. G. . Considerações sobre a influência cultural na escolarização inicial de crianças campesinas. In: III Seminário de Iniciação Científica do UNILAVRAS e I Seminário do PIBIC/CNPq, 2007, Lavras. III Seminário de Iniciação Científica do UNILAVRAS e I Seminário do PIBIC/CNPq. Lavras: UNILAVRAS, 2007. v. 1. p. 1-1.

10.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; AQUINO, M. G. . Sobre a leitura e leiturização de crianças numa escola rural. In: V CONED - Congresso de EducAção do UNILAVRAS, 2007, Lavras. V CONED - Congresso de EducAção do UNILAVRAS. Lavras: UNILAVRAS, 2007. v. 1. p. 1-1.

11.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; AQUINO, M. G. . O processo de aquisição da linguagem escrita por parte de crianças pertencentes a contextos de baixo letramento. In: IV CONED - Congresso de EducAção do UNILAVRAS, 2006, Lavras. IV CONED - Congresso de EducAção do UNILAVRAS. Lavras: UNILAVRAS, 2006. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, J. M. ; GUIMARAES, L. A. C. ; MORAES, R. M. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; CARVALHO, L. F. ; WELLAUSEN, R. S. ; TRENTINI, C. M. ; PIANOWSKI, G. ; REIS, A. M. . Avaliação de transtornos da personalidade: panorama atual e perspectivas futuras. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. A formação em avaliação psicológica e a avaliação psicológica na formação, 2017.

2.
Yates, D. B. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; KRUG, J. S. ; SILVA, M. A. . Diagnóstico em avaliação psicológica: o que é e como usar?. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. A formação em avaliação psicológica e a avaliação psicológica na formação, 2017.

3.
BARROSO, S. M. ; SILVA, M. A. ; Yates, D. B. ; Borsa, J. C. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . Avaliação psicológica ao longo do ciclo vital: desafios e possibilidades. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. A formação em avaliação psicológica e a avaliação psicológica na formação, 2017.

4.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; BANDEIRA, D. R. . Comparação entre os paradigmas conceituais dos transtornos da personalidade do DSM-IV-TR e do DSM-5. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. A formação em avaliação psicológica e a avaliação psicológica na formação, 2017.

5.
SILVEIRA, L. B. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; BANDEIRA, D. R. . Evidências de validade convergente do IPO-Br com o modelo dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. A formação em avaliação psicológica e a avaliação psicológica na formação, 2017.

6.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; BANDEIRA, D. R. . Propriedades psicométricas do Invnetory of Personality Organization em amostras clínica e não clínica. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. A formação em avaliação psicológica e a avaliação psicológica na formação, 2017.

7.
SANTOS, I. F. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . Análise comparativa de estilos defensivos em diferentes amostras. In: 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 1º Congresso Brasileiro de História da Psicologia, 2017, São Paulo. Anais, 2017.

8.
OLIVEIRA, T. C. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . Análise empírica do critério B para os transtornos da personalidade do DSM-5. In: 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 1º Congresso Brasileiro de História da Psicologia, 2017, São Paulo. Anais, 2017.

9.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; BANDEIRA, D. R. ; KRUEGER, R. F. . Validity of the DSM-5 alternative personality disorder model in Brazilian clinic and non-clinic samples. In: 9th annual meeting of the Society for Research in Psychopathology, 2015, New Orleans. 9th annual meeting of the Society for Research in Psychopathology, 2015.

10.
Yates, D. B. ; SILVA, M. A. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . Ensino teórico-prático da Avaliação Psicológica: um relato de experiência. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

11.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; SILVA, M. A. ; BANDEIRA, D. R. . Propriedades psicométricas da versão brasileira do Personality Inventory for DSM-5 (PID-5): resultados preliminares. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

12.
SILVEIRA, L. B. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; BANDEIRA, D. R. . Evidências de validade do Inventário de Organização da Personalidade - Brasil (IPO-Br): relação com o modelo dos Cinco Grandes Fatores da personalidade. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

13.
SILVEIRA, L. B. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; BANDEIRA, D. R. . Inventário de Organização da Personalidade - Brasil (IPO-Br): evidências de validade baseadas em critérios externos. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

14.
RESMINI, G. F. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; Yates, D. B. . Obsessive-Compulsive Disorder's diagnosis in a child through psychological assessment. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2015, Porto Alegre. World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2015.

15.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; ARTECHE, A. X. ; BANDEIRA, D. R. . Construção de escalas clínicas do Desenho da Figura Humana para crianças de 6 a 12 anos: Normas e evidências de validade. In: XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica & IV Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica, 2014, Belo Horizonte. XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, 2014. p. 42-43.

16.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. Proposta de um sumário de interpretação para o Teste Pirâmides Coloridas de Pfister. In: XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica & IV Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica, 2014, Belo Horizonte. XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, 2014. p. 104-105.

17.
BECKENKAMP, C. L. ; KROEFF, C. R. ; VAZ, R. T. G. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . TDAH e TDO: Correspondência entre a percepção de pais e professores e o diagnóstico clínico. In: XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica & IV Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica, 2014, Belo Horizonte. XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, 2014. p. 144-145.

18.
GRUNER, R. ; SOUZA, D. S. ; SILVA, M. A. ; Yates, D. B. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . Correspondência entre queixas, sintomas clinicamente significativos e diagnóstico nosológico em crianças e adolescentes. In: XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica & IV Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica, 2014, Belo Horizonte. XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, 2014. p. 85-86.

19.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; BANDEIRA, D. R. . Caracterização empírica do estilo defensivo de ordem primitiva. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013, Maceió. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013.

20.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; BANDEIRA, D. R. . Investigação empírica dos sintomas da síndrome de difusão da identidade. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013, Maceió. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013.

21.
TEIXEIRA, J. P. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . Relações entre gênero, agressividade e assertividade. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013, Maceió. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013.

22.
TEIXEIRA, J. P. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . Subdiagnóstico da depressão: relação entre afeto percebido e sintomatologia depressiva na comunidade geral. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013, Maceió. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013.

23.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; BANDEIRA, D. R. . Incongruências de dados em psicodiagnóstico: aspectos técnicos e psicométricos. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013, Maceió. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013.

24.
BANDEIRA, D. R. ; ARTECHE, A. X. ; SEGABINAZI, J. D. ; ALBORNOZ, A. C. G. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . Estudos sobre aspectos emocionais do Desenho da Figura Humana em crianças. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013, Maceió. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013.

25.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; MACHADO, W. L. ; BANDEIRA, D. R. . Inventory of Personality Organization: Investigação da estrutura fatorial e análise multigrupo por sexo e região geográfica. In: X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica & III Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica, 2012, Belo Horizonte. Processos de Avaliação Psicológica com Enfoque na Personalidade. Belo Horizonte: PUC Minas, 2012. v. 1. p. 46-47.

26.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; BANDEIRA, D. R. . Evidências de validade e fidedignidade do Inventário de Organização da Personalidade - Brsil (IPO-Br). In: X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica & III Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica, 2012, Belo Horizonte. Processos de Avaliação Psicológica com Enfoque na Personalidade. Belo Horizonte: PUC Minas, 2012. v. 1. p. 47-48.

27.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; AQUINO, M. G. ; NATALE, L. L. . Avaliação da teoria da mente: aspectos técnico-metodológicos. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves. V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011. v. 1. p. 1-1.

28.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; BANDEIRA, D. R. . Adaptação linguístico-cultural do Inventory of Personality Organization (IPO) para o contexto brasileiro. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves. V Congresso Brasileiro de Avalaiação Psicológica, 2011. v. 1. p. 1-1.

29.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; LELÉ, Á, J. . A aprendizagem do Rorschach: um estudo com alunos de Psicologia. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos - V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos - Avaliação Psiológica: Formação, Atuação e Interfaces, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos - V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos - Avaliação Psiológica: Formação, Atuação e Interfaces. Campinas: Casa do Psicólogo, 2009. v. 1. p. 2-2.

30.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; AQUINO, M. G. . Os instrumentos de avaliação da teoria da mente: uma revisão. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos - V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos - Avaliação Psiológica: Formação, Atuação e Interfaces, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos - V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos - Avaliação Psiológica: Formação, Atuação e Interfaces. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009. v. 1. p. 406-406.

31.
BERNARDO, A. J. ; PAULA, C. D. de ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; CARVALHO, A. F. S. de ; OLIVEIRA, S. A. de ; OLIVEIRA, R. P. de ; DUARTE, M. C. . A avaliação psicológica no processo de seleção de pessoal na educação infantil. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos - V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos - Avaliação Psiológica: Formação, Atuação e Interfaces, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos - V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos - Avaliação Psiológica: Formação, Atuação e Interfaces. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009. v. 1. p. 7-7.

32.
LELÉ, Á, J. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. ; DUARTE, M. C. ; OLIVEIRA, R. P. de ; PAULA, C. D. de ; CARVALHO, A. F. S. de ; OLIVEIRA, S. A. de . Identificação e análise dos usos do Rorschach em pesquisas brasileiras. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos - V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos - Avaliação Psiológica: Formação, Atuação e Interfaces, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos - V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos - Avaliação Psiológica: Formação, Atuação e Interfaces. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009. v. 1. p. 328-328.

33.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. O assassinato da linguagem oral cultural pela linguagem escolar: o luto, a revolta e as seqüelas. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del Rei. VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. São João del-Rey: UFSJ, 2007. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. O teste de Pfister. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. A teoria da Organização da Personalidade de Otto Kernberg: Uma proposta de psicodiagnóstico estrutural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. Avaliação psicológica e personalidade: contextos, instrumentos, ciência e profissão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RODRIGUES, K. L. ; OLIVEIRA, S. E. S. de. . Relação de gênero na sala de aula: educar para submissão ou para transformação?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. Pirâmides Coloridas de Pfister. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. Avaliação Psicológica Módulo II - Curso do Teste Palográfico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. O Teste Palográfico na Avaliação da Personalidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. Desenvolvimento sociocognitivo da Teoria da Mente. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; SERAFINI, A. J.; SEGABINAZI, J. D.; ARTECHE, A. X.. Participação em banca de Cristiane Friedrich Feil. Evidências de validade e fidedignidade da Escala Clínica do Desenho da Figura Humana (EC DFH). 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
COSTA, I. I.; BUZAR, E. A. S.; OLIVEIRA, S. E. S. de.. Participação em banca de Clarice Alves de Almeida Beckman. Família e primeira crise do tipo psicótica: um estudo a partir do Rorschach no Sistema Compreensivo. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

3.
COSTA, I. I.; OLIVEIRA, S. E. S. de.; FREITAS, M. H.; CONCEICAO, M. I. G.. Participação em banca de Felipe Diniz Marques. Psicodiagnóstico e avaliação penal: marginalização ou cuidado? Contribuições à luz da filosofia da linguagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

4.
MOURA, C. F.; MEIRELES, E. C. A.; OLIVEIRA, S. E. S. de.. Participação em banca de Victor Vasconcelos de Souza. Construção de uma bateria brasileira de inteligência com base na teoria Cattell-Horn-Carroll. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
TAVARES, M. S. A.; MURTA, S. G.; PARENTE, B. M. F. S.; BARROSO, S. M.; OLIVEIRA, S. E. S. de.. Participação em banca de Vilma Valéria Dias Couto Henrique. Vínculo a pais e pares e comportamento suicida em adolescentes. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
CARVALHO, L. F.; HAUCK FILHO, N.; PRIMI, R.; MIGUEL, F. K.; OLIVEIRA, S. E. S. de.. Participação em banca de Catarina Possenti Sette. Predição de traços patológicos da personalidade com base no Facebook e Instagram. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade São Francisco.

2.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; BASTOS, A. G.; SANTEIRO, T. V.; BENETTI, S. P. C.. Participação em banca de Lívia Fração Sanchez. Funcionamento Patológico da Personalidade e a Contratransferência na Psicoterapia Psicanalítica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
LAROS, J. A.; ANDRADE, J. M.; OLIVEIRA, S. E. S. de.. Participação em banca de Renata Manuelly Feitosa de Lima. Normatização e validação do teste não-verbal de inteligência SON-R 6-40 para o Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, S. E. S. de.; HABIGZANG, L. F.; DELL'AGLIO, D. D.. Participação em banca de Carolina Palmeiro Lima. Adversidades na infância e na adolescência: características de personalidade e qualidade de vida na adultez. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Acadêmica da Psicologia - Avaliação Psicológica.Avaliação psicológica da personalidade: métodos e contextos. 2013. (Seminário).

2.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica. Incongruências de dados em psicodiagnóstico: aspectos técnicos e psicométricos. 2013. (Congresso).

3.
X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica &III Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica. Evidências de validade e fidedignidade do Inventário de Organização da Personalidade - Brsil (IPO-Br). 2012. (Congresso).

4.
III Semana Acadêmica do Curso de Psicologia.Avaliação Psicológica e Personalidade: Contextos, Instrumentos, Ciência e Profissão. 2011. (Seminário).

5.
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Adaptação linguístico-cultural do Inventory of Personality Organization (IPO) para o contexto brasileiro. 2011. (Congresso).

6.
XX Jornada de Pesquisa e Inovação em Psicologia.Estudos de validade convergente da versão brasileira do Inventory of Personality Organization: Resultados preliminares. 2011. (Seminário).

7.
Ciclo de Palestras Internacional - Análise do Comportamento. 2009. (Seminário).

8.
II Encontro de Psicologia do Esporte. 2009. (Encontro).

9.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos - V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos - Avaliação Psiológica: Formação, Atuação e Interfaces. A aprendizagem do Rorschach: um estudo com alunos de psicologia / Os instrumentos de avaliação da teoria da mente; uma revisão / A avaliação psicológica no processo de seleção de pessoal na educação infantil / Identificação e análise dos usos do Rorschach. 2009. (Congresso).

10.
IV Seminário de Iniciação Científica / 3º Seminário do PIBIC/CNPq/UNILAVRAS / 1º Seminário do PIBIC/FAPEMIG/UNILAVRAS.Intervenção em teoria da mente: procedimentos com base na mediação de verbos mentais fativos e não-fativos em crianças de 3 a 4 anos. 2009. (Seminário).

11.
Filososfia e educação para as sexualidades e gênero: tecendo cotidiano. 2008. (Seminário).

12.
III Seminário de Extensão - Transformar é possível.Psicologia na Praça. 2008. (Seminário).

13.
Pré Fórum de Psicanálise. 2008. (Encontro).

14.
VI CONED - Congresso de EducAção do UNILAVRAS. A Educação Infantil como tempo e espaço pertinente para o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas da teoria da mente. 2008. (Congresso).

15.
VII Fórum Mineiro de Psicanálise.O sujeito na era da sobrecarga: a pós-modernidade, a hipermodernidade e a cultura do excesso. 2008. (Outra).

16.
III Seminário de Iniciação Científica do UNILAVRAS e I Seminário do PIBIC/CNPq.Considerações sobre a influência cultural na escolarização inicial de crianças campesinas. 2007. (Seminário).

17.
Psicologia no Brasil: passado, presente, futuro - desafios, contextos e possibilidades. 2007. (Outra).

18.
V Congresso de EducAção. Sobre a Leitura e leiturização de crianças numa escola rural. 2007. (Congresso).

19.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. O assassinato da linguagem oral cultural pela linguagem escolar: o luto, a revolta e as seqüelas nas crianças. 2007. (Congresso).

20.
1º Congresso de Psicologia do Sul de Minas: "Caminhando pelo Sul das Gerais". 2006. (Congresso).

21.
II Semana de Psicologia. 2006. (Seminário).

22.
IV Congresso de EducAção do Unilavras. IV Congresso de EducAção do Unilavras. 2006. (Congresso).

23.
Pré-Fórum de Psicanálise. 2006. (Outra).

24.
VI Fórum Mineiro de Psicanálise - A ética da psicanálise: do particular ao coletivo. 2006. (Congresso).

25.
A Psicanálise e o Trabalho Psicanalítico. 2005. (Outra).

26.
Perspectivas do mercado de trabalho. 2005. (Outra).

27.
Semana da Psicologia. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. VI CONED - Congresso de EducAção do Unilavras. 2008. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. VII Fórum Mineiro de Psicanálise. 2008. (Outro).

3.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. V CONED - Congresso de EducAção do Unilavras. 2007. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, S. E. S. de.. Semana da Psicologia. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lucyla Kesia de Carvalho Silva. A definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Melise Rute Calheiros Bispo. A definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Flávia Ulhôa Pimentel. A definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maria Yumi Sambosuke. Validação das medidas de confiabilidade das respostas do Inventário de Funcionamento da Personalidade para o DSM-5 (PFID-5). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Psicologia) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Júlia Salles Menezes. Avaliação do funcionamento da personalidade pela perspectiva do paciente, do familiar e do clínico. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Psicologia) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda Vanessa Possignolo Siqueira. Inventário de Personalidade Borderline (BPI): Estudo de validade da versão brasileira em amostra não clínica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica / Avaliação Psicológica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 3:17:05