Cleide Carvalho de Matos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8533815869369392
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Doutora em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, PPGED/UFPA (2016), Mestre em Educação, PPGED/UFPA (2010), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela UFPA (2004) e Graduação em Pedagogia pela UFPA. É Professora Adjunto I da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, exercendo a docência no curso de Pedagogia. Atualmente, ocupa a função de Coordenadora de Pesquisa do Campus Universitário do Marajó, Breves. Tem experiência nos seguintes temas: formação de professores, didática, currículo e educação do campo. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo, NEPEC. É integrante da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cleide Carvalho de Matos
Nome em citações bibliográficas
MATOS, C. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus de Breves.
Av. Anajás, s/n
Aeroporto
68800-000 - Breves, PA - Brasil
Telefone: (91) 37831129


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: PRODUÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES TEÓRICO-METDOLÓGICAS DOS LÍDERES DOS GRUPOS DE PESQUISA COM ÊNFASE NO CAMPO DO CURRÍCULO INSCRITOS NO DIRETÓRIO DE GRUPOS DO CNPq/BRASIL, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa.
Palavras-chave: educação; grupos de pesquisa; CURRÍCULO; produção científica.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2010
Mestrado em Educacao.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Concepção, princípios e organização do currículo no Projeto Escola Ativa.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Genylton Odilon Rêgo da Rocha.
Palavras-chave: CURRÍCULO; EDUCAÇÃO DO CAMPO; ESCOLA ATIVA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Especialização em ESTUDOS CULTURAIS DA AMAZÔNIA. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A MULHER COMO PROVEDORA DA FAMÍLIA: uma abordagem sobre o trabalho feminino na fabricação de farinha de mandioca na Vila Boa Vista (Bagre/PA).
Orientador: Eunice Ferreira dos Santos.
1997 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: ESCOLA JULIÃO BERTOLDO DE CASTRO: um resgate histórico.
Orientador: Profº M.Sc. Carlos Elvio das Neves Paes.
1994 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Odízia C. Farias, EEEMOCF, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Formação no combate ao tráfico de crianças e adolescentes. (Carga horária: 9h).
Ação Global Contra o Tráfico de Crianças e Adolescentes, GLOACT, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Formadores do Programa Escola Ativa. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade, SECAD, Brasil.
2007 - 2007
Planejamento Estratégico. (Carga horária: 40h).
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Formação de Gestoores e Educadores. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Santarém, SEMED/SANTAREM, Brasil.
2002 - 2002
Formação do Educador Social. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2001 - 2002
AUXILIAR DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 1200h).
CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ, CESEP, Brasil.


Atuação Profissional



PREFEITURA MUNICIPAL DE BREVES, PME, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Técnica Pedagógica, Enquadramento Funcional: CONCURSADA, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolve atividades de planejamento, supervisão pedagógica e execução e acompanhamento de projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de Breves.

Atividades

04/2006 - 06/2009
Serviços técnicos especializados , secretaria municipal de educação, .

Serviço realizado
Acompanhamentos dos projetos e programas do MEC em parceria com a SEMED - Breves, elaboração de parecer, visita as escolas da rede municipal de ensino para supervisionar as atividades pedagógicas e atender as demandas encaminhadas pelo(a) secretário(.

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA EFETIVA, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Assistente I, lotada no Campus Universitário do Marajó - Breves. Docente da disciplina Didática no Curso de pedagogia.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 40

Atividades

03/2018 - Atual
Direção e administração, Campus de Breves, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de especialização em Educação e Cidadania.
02/2018 - Atual
Direção e administração, Núcleo Docente Estruturante (NDE), .

Cargo ou função
Membro.
04/2017 - Atual
Direção e administração, Campus de Breves, .

Cargo ou função
COORDENADORA DE PESQUISA.
03/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE), .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Humanas do Campus Universitário do Marajó ? Breves.
01/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atuação como Bolsista no Programa de Formação de Professores - PARFOR do Campus Universitário de Breves - UFPA com as disciplinas: Fundamentos da Didática, Didática e formação docente, Legislação educacional,
04/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL,
01/2014 - 01/2014
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Pesquisa
07/2013 - 11/2013
Estágios , Campus de Breves, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado.
02/2013 - 07/2013
Estágios , Campus de Breves, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado - PARFOR.
03/2011 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo do Campus Universitário do Marajó-Breves, .

Cargo ou função
Membro titular representante dos Docentes.
02/2012 - 08/2012
Estágios , Campus de Breves, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado e Estágio em Docência na Educação de Jovens e Adultos - PARFOR.
01/2012 - 06/2012
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Didática, Prática pedagógica
09/2011 - 06/2012
Direção e administração, Campus de Breves, .

Cargo ou função
Vice-diretora da Faculdade de Educação e Ciências Humanas - Portaria 2911/2011.
03/2012 - 03/2012
Direção e administração, Campus de Breves, .

Cargo ou função
Diretora da Faculdade de Educação e Ciências Humanas - Portaria nº 0553/2012.
02/2012 - 02/2012
Ensino, matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática geral
07/2011 - 12/2011
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do trabalho pedagógico
03/2011 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA DE ENSINO NA ESCOLA NORMAL
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA
SEMINÁRIO DE PESQUISA II
01/2011 - 02/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
04/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Docente designada pela portaria nº 030 de 2010., .

Cargo ou função
Membro da comissão de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do Campus Universitário do Marajó - Breves.
03/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA PEDAGÓGICA
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
01/2010 - 02/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PROJ. DE INTERV. PEDAGÓGICA EDU. JOVENS E ADULTOS
FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA
LABORATÓRIO DE PESQUISA
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SEMINÁRIO DE PESQUISA I
LABORATÓRIO DE PESQUISA
07/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LABORATÓRIO DE PESQUISA
03/2006 - 05/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
08/2005 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação
03/2005 - 06/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Legislação da Educação Básica
Avaliação Educacional

Escola Estadual Maria Câmara Paes, MCP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: estatutário, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 30
Outras informações
Atualmente trabalho na função de Vice-diretora

Atividades

06/2007 - 06/2009
Direção e administração, URE, .

Cargo ou função
Vice-Diretora.
10/2004 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia da Educação
Estágio Supervisionado
Filosofia
História da Educação
Psicologia da Educação
10/2004 - 12/2006
Estágios , Escola Estadual Maria Câmara Paes, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAGRE, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Supervisora pedagógica

Atividades

05/2003 - 10/2004
Serviços técnicos especializados , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, .

Serviço realizado
supervisão pedagógica.

Secretaria Municipal de Educação de Breves, SEMED/BREVES, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 20

Atividades

08/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora do Programa Alfabetização Solidária

Secretaria Municipal de Saúde de Breves, SESMA/BREVES, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
AS REFORMAS CURRICULARES E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE.
Descrição: Este projeto tem como objeto de pesquisa as reformas curriculares para a formação de professores aprovadas no período de 2000 a 2017 no Conselho Nacional de Educação ? CNE. A finalidade consiste em analisar as concepções de formação docente presente nas políticas de regulação curricular emanadas do CNE orientadoras da elaboração e/ou reformulação dos Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciaturas elaboradas no período de 2010 a 2017 e suas implicações no campo teórico-metodológico da docência. O estudo se caracteriza como pesquisa bibliográfica, a qual será realizada em livros, artigos científicos, teses e dissertações e também pesquisa documental por privilegiar as diretrizes e resoluções do CNE para a formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) .
Integrantes: Cleide Carvalho de Matos - Coordenador.
2017 - 2018
A produção científica dos coordenadores do GT de currículo da ANPEd e o impacto dessa produção no campo do currículo
Descrição: Com este projeto pretendo dar continuidade ao estudo iniciado na tese de doutoramento focalizando, especificamente, os coordenadores do GT 12 da ANPEd, por meio da análise da produção científico destes sujeitos e o impacto dessa produção no que se diz sobre currículo nos artigos científicos aprovados no GT da referida instituição. O período histórico de incidência da pesquisa compreende o interstício de 2000 a 2010, que corresponde a 23ª a 33ª reunião anual da ANPED. A metodologia ancora-se nos estudos de Pierre Bourdieu acerca dos processos de formação e organização dos campos sociais, autoridade científica e hábitus. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica e documental. Investigar o campo do currículo no Brasil a partir dos coordenadores do GT 12 da ANPEd permitirá (a) compreender o movimento histórico de constituição e consolidação do currículo como um campo especializado de estudo e pesquisa e, igualmente, (b) identificar as matrizes teóricas que têm permeado as produções científicas desses coordenadores, (c) sobretudo, contribuirá para consolidar a minha formação como pesquisadora e qualificar minha atuação como professora. A presente pesquisa visa responder as seguintes questões: Qual a produção científica sobre currículo dos pesquisadores que coordenaram o GT 12 da ANPEd no interstício de 2000 a 2010? Qual o impacto dessa produção no que se diz sobre currículo nos artigos científicos aprovados no GT 12 da ANPED no período de 2000 a 2010?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Cleide Carvalho de Matos - Coordenador / Natamias Lopes de Lima - Integrante.
2017 - Atual
As perspectivas teórico-metodológicas da produção científica dos coordenadores do GT 12 da ANPEd (2000 a 2010)
Descrição: Este projeto tem como objeto de pesquisa a produção científica e perspectivas teórico-metodológicas dos pesquisadores que coordenaram o GT 12 da ANPED no período de 2000 a 2010. A finalidade consiste em analisar as perspectivas teórico-metodológicas da produção científica dos pesquisadores que coordenaram do GT 12 da ANPEd no período de 2000 a 2010. A metodologia ancora-se nos estudos de Pierre Bourdieu acerca dos processos de formação e organização dos campos sociais, autoridade científica e hábitus. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica e documental. Investigar o campo do currículo no Brasil a partir dos coordenadores do GT 12 da ANPEd permitirá (a) compreender o movimento histórico de constituição e consolidação do currículo como um campo especializado de estudo e pesquisa e, igualmente, (b) identificar as matrizes teóricas que têm permeado as produções científicas desses coordenadores, (c) sobretudo, contribuirá para consolidar a minha formação como pesquisadora e qualificar minha atuação como professora. Portanto, é um trabalho que contribuirá para enriquecer o debate acadêmico acerca do campo do currículo ampliando a compreensão da comunidade científica sobre essa temática. A presente pesquisa visa responder as seguintes questões: Qual a produção científica sobre currículo dos coordenadores do GT 12 da ANPEd? Quais as perspectivas teóricas presente na produção científico sobre currículo dos coordenadores do GT 12 da ANPEd. Quais as concepções metodologia adotada pelos coordenadores do GT 12 da ANPED na produção do conhecimento no campo do currículo?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleide Carvalho de Matos - Coordenador / Natamias Lopes de Lima - Integrante.
2016 - Atual
Produção de conhecimento científico no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Pará
Descrição: Descrição: Esta pesquisa assume como objeto de estudo a produção de conhecimento científico no espaço institucional do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Pará. Problemas de Pesquisa Para efeito deste Projeto de Pesquisa, foram propostos os seguintes problemas de pesquisa: Sob quais perspectivas analíticas os estudos teóricos focalizam a produção do conhecimento científico na área da educação? Quais os desafios e possibilidades são apresentadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED/UFPA em termos da produção do conhecimento científico lastreado pelos grupos e linhas de pesquisa que lhes dão configuração? Como se caracteriza a produção intelectual/bibliográfica desse Programa em face dos critérios institucionais de Avaliação adotados pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES? Será que o tipo de produção bibliográfica realizada pela comunidade acadêmica desse Programa implicou em melhoria dos resultados das avaliações trienais e, consequentemente, impulsionou qualitativamente sua inserção social? Hipótese Embora a produção de conhecimento científico tenha expandido o número de autores dedicados ao estudo dessa temática, no âmbito da pós-graduação em educação, são raros os trabalhos em torno desse assunto. Nesse contexto, as linhas e grupos de pesquisa sobressaem enquanto órgãos institucionais com capacidade organizativa de promover a expansão quanti-qualitativa das produções bibliográficas, porém, tais perspectivas podem vir a sofrer retrações em razão da diminuta importância estratégica que recebem no interior do Programa, podendo reforçar a concepção analítica de ciência onde prepondera o formalismo academicista visando a obtenção da titulação no prazo, assim como induzir os pesquisadores a produzir o ?lixo acadêmico? mediante divulgação de trabalhos em veículos inadequados e de baixo impacto científico. OBJETIVOS Geral: Compreender as perspectivas analíticas que permeiam a produção do conhecimento científico enquanto objeto de estudo no campo específico da educação, atentando aos desafios e perspectivas projetada sobre os grupos e linhas de pesquisa configuradores do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED/UFPA, considerando-se a produção bibliográfica e inserção social alcançada por esse órgão institucional diante da avaliação periódica realizada pela CAPES. Específicos: 1. Analisar os enfoques analíticos adotados nos trabalhos dos autores das produções teóricas que elegeram a produção do conhecimento científico em educação como campo de pesquisa; 2. Discutir a importância atribuída aos grupos e linhas de pesquisa no contexto da Proposta de Programa e normas regulamentadoras do PPGED/ICED/UFPA; 3. Caracterizar e analisar a dinâmica apresentada pela produção bibliográfica da comunidade científica segundo os grupos e linhas de pesquisa vinculadas a esse Programa. 4. Verificar os impactos resultantes do capital cultural científico, configurado na produção bibliográfica, na melhoria dos indicadores que medem os resultados das avaliações trienais e quadrienais, bem como seus efeitos na qualidade dos veículos eleitos para publicação e inserção social do Programa...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (7) .
Integrantes: Cleide Carvalho de Matos - Integrante / Paulo Sérgio de Almeida Corrêa - Coordenador / Elza Ezilda Valente Dantas - Integrante / Renato Pinheiro da Costa - Integrante / Brianna Sousa Barrreto - Integrante / Evanildo Lopes Monteiro - Integrante / Raimunda Lucena Melo Soares - Integrante / Céres Cemírames de Carvalho Macias - Integrante / Natamias Lopes de Lima - Integrante.
2012 - 2015
Juventude e surdez: representacões sociais sobre escola e futuro profissional dos jovens surdos do Marajó
Descrição: Apreeender as representações sociais de jovens surdos acerca da escola e futuro profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleide Carvalho de Matos - Coordenador / Eldra Carvalho da Silva - Integrante / Alerte Marinho Gonçalves - Integrante / Huber Kline Guedes Lobato - Integrante.
2012 - 2015
Representações Sociais de Profissionais do Atendimento Educacional Especializado - AEE acerca do trabalho docente
Descrição: A pesquisa faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação Especial - GEPE e tem como objetivo apreender e identificar as Representações Socais de professores do AEE acerca do trabalho docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleide Carvalho de Matos - Integrante / Arlete Marinho Gonçalves - Coordenador / Eldra Carvalho da Silva - Integrante / Huber Kline Guedes Lobato - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: O projeto de extensão ?Educação científica para alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental? tem como finalidade envolver crianças e adolescentes, professores e alunos de graduação em atividades que propiciem a Educação Científica aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Breves. Os alunos da educação básica, assim como os futuros professores de ciências e pedagogia terão a oportunidade de vivenciar um processo de ensino e aprendizagem de ciências diferenciado daquele que normalmente é ministrado na escola, baseado em atividades e projetos que visam a iniciação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Cleide Carvalho de Matos - Coordenador / Maria Neide Cardoso Ramos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Prêmios e títulos


2010
Mulher do ano na área da Educação em Breves, Câmara Municipal de Breves.
2007
Cidadã Brevense, CÂMARA MUNICIPAL DE BREVES.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Gelsa Knijnik; Fernanda Wanderer  Data: 01/03/2013

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
GELSA KNIJNIK; FERNANDA WANDERER  Data: 01/03/2013

Capítulos de livros publicados
1.
MATOS, C. C.; CORRÊA, P, C, A. . Institucionalização dos grupos de pesquisa com ênfase no campo do currículo no diretório de grupos do CNPq. In: Paulo Sérgio de Almeida. (Org.). Estado do conhecimento e a produção dos objetos de estudos em dissertações e teses doutorais em educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 53-72.

2.
MATOS, C. C.; CORRÊA, P, C, A. . A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DO CURRÍCULO PROVENIENTE DOS LÍDERES DOS GRUPOS DE PESQUISA. In: Carlos Jorge Paixão; Paulo Sérgio de Almeida Corrêa; Silvio Ancisar Sanchez Gamboa. (Org.). Historiografia, epistemologia e pesquisa educacional na Amazônia.. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 01, p. 133-186.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, C. C.. Pedagogia nova: uma abordagem a partir o pensamento de Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Paschoal Lemme.. In: VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2013, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2013.

2.
SILVA, E. C. ; GONÇALVES, A. M. ; MATOS, C. C. . Práticas pedagógicas na sala regular de ensino com alunos deficientes em municipios paraenses. In: XXVII CONGRSSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO, 2013, JATAÍ. Trabalho e educação: a formação do trabalhador e do educador. Jataí: Universidade Federal de Goias, 2013.

3.
MATOS, C. C.. A concepção de currículo adotada no projeto escola ativa. In: IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte, 2012, Santarem. Política e gestão da educação e da escola no contexto amazônico. Santarém: UFOPA, 2012. v. Único. p. 1-14.

4.
GUEDES, L. N. A. ; MATOS, C. C. . Análise das dissertações e teses que abordam o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes pela instituição escolar. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NORTE E NORDESTE, 2011, MANAUS. Educação, culturas e diversidades. Manaus: EDUA, 2011. v. 02. p. 01-11.

5.
MATOS, C. C.. Na contramão da história: o projeto escola ativa para as classes multisseriadas no Brasil.. In: X Seminário Nacional de Políticas educacionais e currículo, 2011, Belém. Tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo. Belém: UFPA, 2011. v. Único. p. 1-18.

6.
MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A. . Os fundamentos do pensamento escolanovista no Brasil: o ideário liberal no campo educacional. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NORTE E NORDESTE, 2011, MANAUS. Educação, culturas e diversidades. Manaus: EDUA, 2011. v. 02. p. 01-11.

7.
MATOS, C. C.; PINHEIRO, S. R. P. . Educação de mulheres ribeirinhas no municipio de Breves: um estudo a partir de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo. In: 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2009, João Pessoa. Educação, direitos humanos e inclusão social. João Pessoa: Editora universitária UFPB, 2009. v. 01.

8.
MATOS, C. C.. O currículo para a Educação do Campo no Brasil: o que prescrevem os documentos oficiais. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2009, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa: EDITORA UFPB. v. I.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, C. C.; REIS, M. E . AS REFORMAS CURRICULARES E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: XV JORNADA DO HISTEDBR - IV Seminário Nacional de Educação Básica e II Seminário em História da Educação da Amazônia, 2018, Belém. XV JORNADA DO HISTEDBR, 2018. p. 185-190.

2.
MATOS, C. C.; RODRIGUES, S. E. F. ; COSTA, S. A. . O IMPACTO DO PERÍODO DE LIDERANÇA DOS LIDERES DO GT 12 DE CURRÍCULO EM SUAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. In: XV JORNADA DO HISTEDBR - IV Seminário Nacional de Educação Básica e II Seminário em História da Educação da Amazônia, 2018, Belém. XV JORNADA DO HISTEDBR, 2018. p. 178-184.

3.
REIS, M. E ; MATOS, C. C. . EDUCAÇÃO E GÊNERO: DESASIOS E PESPECTIVAS NA PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BREVES-PARÁ. In: XV JORNADA DO HISTEDBR - IV SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA E II SEMINÁRIO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA, 2018, Belém. XV JORNADA DO HISTEDBR, 2018. p. 171-177.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, C. C.. A concepção de currículo adotada no projeto escola ativa. In: IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte, 2012, Santarem. Caderno de Resumos do IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte. Santarém: ANPAE; UFOPA, 2012. v. Único. p. 55-55.

2.
MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A. . Os fundamentos do pensamento escolanovista no Brasil: o ideário liberal no campo educacional. In: XX EPENN, 2011, Manaus. Caderno de resumo das comunicações do 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus: VALER, 2011. v. II. p. 171-172.

3.
GUEDES, L. N. A. ; MATOS, C. C. . Análise das dissertações e teses que abordam o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes pela instituição escolar. In: XX EPENN, 2011, Manaus. Caderno de resumo das comunicações do 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus: VALER, 2011. v. II. p. 523-523.

Artigos aceitos para publicação
1.
MATOS, C. C.; ROCHA, G. O. R. . O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DAS LEGISLAÇÕES NACIONAIS. Revista Brasileira de Educação do Campo, 2018.

2.
MATOS, C. C.; REIS, M. E . EDUCAÇÃO DE MULHERES RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO DE BREVES. Revista Brasileira de Educação do Campo, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, C. C.; RODRIGUES, S. E. F. ; COSTA, S. A. . O IMPACTO DO PERÍODO DE LIDERANÇA DOS LIDERES DO GT 12 DE CURRÍCULO EM SUAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MATOS, C. C.; REIS, M. E . AS REFORMAS CURRICULARES E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
REIS, M. E ; MATOS, C. C. . EDUCAÇÃO E GÊNERO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BREVES-PÁ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MATOS, C. C.. A reforma curricular do ensino médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, C. R. M. ; GONÇALVES, A. M. ; MATOS, C. C. . ?PROJETO ESCOLIBRAS?: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LIBRAS NO CONTEXTO DA INCLUSÂO NA ESCOLA DR. LAURO SODRÉ DO MUNICÍPIO DE BREVES- PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GONÇALVES, A. M. ; MATOS, C. C. ; SILVA, E. C. . Práticas pedagógicas na sala regular de ensino co alunos deficientes em municípios paraenses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MATOS, C. C.. O ensino fundamental de nove anos na perspectiva da educação do campo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MATOS, C. C.. O currículo para a educação do campo no Brasil: uma análise a partir dos documentos oficiais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MATOS, C. C.. Experiências metodológicas de pesquisa em currículo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MATOS, C. C.. Na contramão da história: o projeto escola ativa para as classes multisseriadas no Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MATOS, C. C.. O programa Escola Ativa: origens e concepções. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MATOS, C. C.. Concepções, princípios e organização do currículo no Projeto Escola Ativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MATOS, C. C.. O currículo para a educação do campo no Brasil: o que prescrevem os documentos oficiais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MATOS, C. C.; PINHEIRO, S. R. P. . Educação de mulheres ribeirinhas no município de Breves: um estudo a partir de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MATOS, C. C.; ROCHA, G. O. R. . A proposta curricular do Projeto Escola Ativa: uma análise da concepção, princípios e organização do curriculo presente nos documentos oficiais do projeto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MATOS, C. C.. Políticas educacionais: contribuições da legislação vigente para a melhoria da qualidade da educação municipal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MATOS, C. C.. Concepções sobre o Currículo para a Educação no Campo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MATOS, C. C.. Planejamento Estratégico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RODRIGUES, R. O. ; LACERDA, A. G. ; MATOS, C. C. . Portaria nº. 53/2018 CG/CUMB Comissão de avaliação de Progressão funcional por interstício da docente Darlene Teixeira Ferreira. 2018.

2.
FERREIRA, D. T. ; RODRIGUES, R. O. ; MATOS, C. C. . Portaria nº. 23/2018 - CG/CUMB Comissão de avaliação de Progressão Funcional por interstício da docente Nicole Brand Ederli. 2018.

3.
GONÇALVES, A. M. ; MATOS, C. C. ; SOUZA, A. A. C. . Portaria nº 002/2012 Parecer de Progressão funcional por intersticio da servidora Solange Pereira da Silva.. 2012.

4.
MATOS, C. C.; PUREZA, E. S. S. ; CARMO, E. S. ; GUEDES, L. N. A. ; RODRIGUES, R. O. ; SILVA, S. P. ; AMARAL, S. M. P. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR DA UFPA-CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ-BREVES. 2012.

5.
GONÇALVES, A. M. ; MATOS, C. C. ; MARTINS, E. . Portaria nº 027/2011 Comissão de avaliação de progressão funcional por interstício do servidor Leonildo Nazareno do Amaral Guedes.. 2011.

6.
GONÇALVES, A. M. ; MATOS, C. C. ; MARTINS, E. . Portaria nº 026/2011 Comissão de avaliação de progressão funcional por interstício do servidor Enil do Socorro de Sousa Pureza. 2011.

7.
MATOS, C. C.; PUREZA, E. S. S. ; SOUZA, A. A. C. E. ; PAES, C. E. N. ; CARMO, E. S. ; GUEDES, L. N. A. ; RODRIGUES, R. O. ; SILVA, S. P. ; AMARAL, S. M. P. ; LANDIM, T. M. H. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Campus Universitário do Marajó, breves. 2011.

8.
GONÇALVES, A. M. ; MATOS, C. C. ; MARTINS, E. . Portaria nº 028/2011 Comissão de avaliação de progressão funcional por interstício da servidora Sonia Maria Pereira do Amaral.. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
MATOS, C. C.; COSTA, S. A. . A produção científica dos coordenadores do GT de currículo da ANPEd e o impacto dessa produção no campo do currículo. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
MATOS, C. C.; RODRIGUES, S. E. F. . As perspectivas teórico-metodológicas da produção científica dos coordenadores do GT 12 da ANPEd (2000 a 2010). 2018. (Relatório de pesquisa).

3.
MATOS, C. C.. Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GUEDES, L. N. A. ; FONSECA, E. M. D. ; PINHEIRO, L. G. ; SOUZA, C. P. ; MATOS, C. C. . Contadores de história e aprender Brincando. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MATOS, C. C.; FONSECA, E. M. D. ; GUEDES, L. N. A. ; SOUZA, C. P. ; PINHEIRO, L. G. . Avaliação Educacional e História Infantins. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FONSECA, E. M. D. ; GUEDES, L. N. A. ; MATOS, C. C. ; PINHEIRO, L. G. ; SOUZA, C. P. . Formação continuada para os professores da educação infantil. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MATOS, C. C.; LIMA, N, L.; ROCHA, G. O. R.. Participação em banca de SOCORRO DE MARIA ROCHA JARDIM. A GARANTIA DE DIREITOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA, NA ESCOLA MARIA RAFOLS, PRIMANDO PELA EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CONSCIENTE.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará.

2.
MATOS, C. C.; LIMA, N, L.; CUNHA, K, M, G.. Participação em banca de SUZANGE PANTOJA PEREIRA. DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENFRENTAMENTO DA INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BREVES-PA.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará.

3.
MATOS, C. C.; LIMA, N, L.; COSTA, R, P.. Participação em banca de EDIVANA DE FREITAS COSTA. ENFRENTAMENTO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA ESCOLA MAGALHÃES BARATA, MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará.

4.
MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.; LIMA, N, L.. Participação em banca de ZILLAS BORGES CARNEIRO. CULTURA AFRO-BRASILEIRA: Combatendo a violência racial e afirmando identidades.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará.

5.
MATOS, C. C.; LIMA, N, L.; MENDES, S. K. B.. Participação em banca de CLAYTON SILVA DOS SANTOS. ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA FÍSICA E VERBAL NO CONTEXTO DA ESCOLA M.E.F BOM JESUS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
C. E. M.; MATOS, C. C.. Participação em banca de ANTÔNIO DOS SANTOS CRUZ DE MOURA.Professores/as migrantes em Portel-PA: trajetórias, experiências e contribuições a educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
MATOS, C. C.; GAMA, V. M.. Participação em banca de ERICA FERREIRA TRINDADE.Política de transporte escolar: um olhar sobre a utilização do transporte escolar na escola municipal de ensino fundamental Idevaldo dos Santos Paes, Breves/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
GAMA, V. M.; MATOS, C. C.. Participação em banca de MAYLA CARDOSO GAMA.As mudanças ocorridas no processo de ensino e aprendizagem após a implementação do ensino fundamental de nove anos em uma escola ribeirinha no município de Breves/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
GUIMARÃES, M. R.; MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.. Participação em banca de DENIZE GODINHO LOBATO.A efetivação da política de educação inclusiva na escola municipal de educação infantil Odileia da Silva Brito na cidade de Portel - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
GUEDES, L. N. A.; MENESES, E. S.; MATOS, C. C.. Participação em banca de YAN DE ARAÚJO GONÇALVES.Análise das atividades lúdicas para crianças de 05 anos de idade da EMEI Coelhinho Feliz (BREVES-PARÁ). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
GUIMARÃES, M. R.; RODRIGUES, R. O.; MATOS, C. C.. Participação em banca de EVANILSON DOS SANTOS COSTA.Pedagogia social: as especificidades na formação do educador social nos centros de convivência e fortalecimento de vínculos - CCFV do município de Breves-PÀ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
LANDIM, T. M. H.; MATOS, C. C.; GUIMARÃES, M. R.. Participação em banca de Márcia Andreia G. B. Barreiro; Márcia Cristina de S. Nunes.A tríplice jornada de trabalho da mulher universitária: caracterização, motivações e dificuldades para concluir a educação da nível superior. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.; MENESES, E. S.. Participação em banca de Yan de Araújo Gonçalves.Análise das atividades lúdicas para crianças de 5 anos de idade da EMEI Coelhinho Feliz (Breves-Pa). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.. Participação em banca de NILTON SANTOS DA SILVA.EVASÃO ESCOLAR NAS 1ª E 2ª ETAPAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ESTEVÃO GOMES NO MUNICÍPIO DE BREVES ? PÁ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

10.
MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.. Participação em banca de Suely Carvalho dos santos.A vivência da ludicidade no bloco de alfabetização (1º ao 3º ano) na escola municipal de ensino fundamental Ivo Mainardi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

11.
MATOS, C. C.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de MARIA DO SOCORRO RAMOS.A IMPORTÂNCIA DA PARTICPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO EDUCANDO: um estudo na escola de educação infantil e fundamental São Pedro do rio Pararijós, município de Breves ? Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

12.
MATOS, C. C.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de ROSÂNGELA SOARES DA SILVA.A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE BREVES: Uma análise a partir do olhar da gestão escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

13.
MATOS, C. C.; SILVA, S. P.. Participação em banca de JOSÉ DE VASCONCELOS DA SILVA.GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: Uma análise da proposta curricular de uma escola da rede municipal de ensino de Breves. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

14.
MATOS, C. C.; RODRIGUES, R. O.. Participação em banca de Aldenora Pereira Almeida.O DESENCANTO DO PROFESSOR PELA PROFISSÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

15.
MATOS, C. C.; RODRIGUES, R. O.. Participação em banca de Luciane dos Passos Pinheiro.VYGOTSKY E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

16.
MATOS, C. C.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de Janete Almeida dos Santos.DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E DE LINGUAGEM: UMA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

17.
MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.. Participação em banca de JEANILSEN BRASIL SARDINHA.O LÚDICO E A EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL LULUZINHA NO MUNICÍPIO DE ANAJÁS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

18.
MATOS, C. C.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de BENEDITA SANTOS ALMEIDA DA SILVA.SER PROFESSORA NA MULTISSÉRIE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2014 - Universidade Federal do Pará.

19.
MATOS, C. C.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de ELIETE DO SOCORRO DA COSTA MARQUES.A VIOLÊNCIA E O ESPAÇO ESCOLAR: REPERCUSSÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2014 - Universidade Federal do Pará.

20.
MATOS, C. C.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de DARLENE GLÓRIA DE LIMA BARCELAR.O LÚDICO NA INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZEM EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE BREVES. 2014 - Universidade Federal do Pará.

21.
MATOS, C. C.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de BENEDITA DO SOCORRO PEREIRA PINHEIRO.REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES SOBRE A MULTISSÉRIE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

22.
MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.. Participação em banca de EDMEIRE SÁ CARDOSO.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PRESSUPOSTOS DE UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

23.
MARTINS, E.; GONÇALVES, A. M.; MATOS, C. C.. Participação em banca de Denise dos Santos Barbosa.O bullyng no ambiente escolar: uma abordagem a partir da visão dos educadores da EMEF Emerentina Moreira de Souza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

24.
GUEDES, L. N. A.; MATOS, C. C.; RODRIGUES, R. O.. Participação em banca de Elinei Viegas Gonçalves.A visão discente sobre os espaços lúdicos disponíveis na escola Dr. Lauro Sodré através do programa mais educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

25.
GUEDES, L. N. A.; MATOS, C. C.; RODRIGUES, R. O.. Participação em banca de Ana Cláudia dos Santos Santiago.A importância da escola no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes a partir da análise das produções acadêmicas disponíveis na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

26.
GUEDES, L. N. A.; GONÇALVES, A. M.; MATOS, C. C.. Participação em banca de Nayara da Gama Machado.A escola de ensino fundamental em Breves-PA como protagonista de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

27.
MATOS, C. C.; RODRIGUES, R. O.. Participação em banca de Maria Edivane Balieiro Sardinha.Trabalho infantil e educação escolar: implicações no processo ensino-aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

28.
MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.; CARMO, E. S.. Participação em banca de Carlos Alberto Duarte dos Santos.O direito da infância a educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

29.
MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.; RODRIGUES, R. O.. Participação em banca de Pablyany Bezerra Rocha Gaia.A educação de idosos no contexto da formação docente: uma análise do projeto pedagógico do curso de pedagogia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

30.
GONÇALVES, A. M.; MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.. Participação em banca de Nayara da Gama Machado.A escola do Ensino Fundamental em Breves -PA como protagonista de denuncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

31.
GONÇALVES, A. M.; MARTINS, E.; MATOS, C. C.. Participação em banca de Denise dos Santos Barbosa..O Bullying no ambiente escolar: Uma abordagem a partir da visão dos educadores da escola municipal de ensino fundamental Profª Emerentina Moreira de Souza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

32.
CARMO, E. S.; MATOS, C. C.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Geovane Aires dos Santos e Fábio Rodrigues Praia.Educação Ribeirinha: perspectiva e desafios dos alunos egressos da Escola Manuel Fernandes Breves. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

33.
CARMO, E. S.; RODRIGUES, R. O.; MATOS, C. C.. Participação em banca de Magno Cley Freitas da Costa e Francisco evangelista da silv.Gestão democrática: limites e anseios no âmbito da EMEF Profª Áurea Maria da Silva Cunha. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

34.
RODRIGUES, R. O.; MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.. Participação em banca de Ociane Moraes Carvalho.Inclusão digital e crianças surdas: atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais em uma escola de ensino fundamental em Breves-Pa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

35.
GUEDES, L. N. A.; MATOS, C. C.; RODRIGUES, R. O.. Participação em banca de Josiane das Graças F. Meneses; Neurene do Socorro R. Gomes.Literatura infantil na escola Pingo de Gente: bonits palavras, belas imagens e linda formação do pequeno educador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

36.
GUEDES, L. N. A.; MATOS, C. C.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Flávio Bentes Abreu Filho.O movimento de alfabetização de jovens e adultos (MOVA): uma revisão histórica do descaso do Estado (neo)liberal para com a efetivação de uma educação de qualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

37.
RODRIGUES, R. O.; MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.. Participação em banca de Cristiane Pereira Veiga; Maria José Dias da Silva.Transtorno de déficit de atenção: um estudo da realidade educacional de uma escola de ensino fundamental em Breves/Pa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

38.
LANDIM, T. M. H.; CARVALHO, E. N.; MATOS, C. C.. Participação em banca de Rubia Cristina de Souza e silvia Moreira Fernandes.Crianças e adolescentes protituídos(as) no município de Breves: o direito e o avesso da cidadanis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

39.
GUEDES, L. N. A.; CARVALHO, E. N.; MATOS, C. C.. Participação em banca de Ana Dark Nunes Lopes Lucena e Raimunda de Nazaré Silva da Ga.Da indisciplina e agressividade à formação da autonomia: as representações e as propostas de ações pedagógicas na Escola Margarida Nemer. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

40.
MATOS, C. C.; GUEDES, L. N. A.. Participação em banca de Jairo Gonçalves de Souza; Marlus de Jesus Souza Pinto.Pedagogia no ambiente hospitalar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

41.
MATOS, C. C.; SILVA, S. P.; CARMO, E. S.. Participação em banca de Lenilson Correa Pureza; Manoel Raimundo Dantas Balieiro.Racismo e educação: o livro didático de história da 4ª série do Ensino Fundamental do PNLD em questão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

42.
MATOS, C. C.; RODRIGUES, R. O.. Participação em banca de João Pinheiro Alves.Escola, hegemonia e contradição: ideologia nas concepções de professores em uma escola do municipio de Breves. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

43.
LANDIM, T. M. H.; CARVALHO, E. N.; MATOS, C. C.. Participação em banca de de Rúbia Cristina G. de Souza; Silvia Moreira Fernandes.Crianças e adolescentes prostituidos(as) no município de Breves: O direito e o avesso da cidadania. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

44.
MATOS, C. C.; LADISLAU, A. P.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de Aurivete Praia Farias e Maria de Nazaré Farias Machado.A formação dos professores da 1ª série do ensino fundamental da Escola Maria de Lourdes Campos Sales. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

45.
LADISLAU, A. P.; MATOS, C. C.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de Adriano Rodrigues Tenório e Hamil Marques e Marques.Reflexões sobre o ensino de matemática na escola Miguel Bitar na cidade de Breves: um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

46.
LADISLAU, A. P.; MATOS, C. C.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de Luis Afonso Brandão de Oliveira e Eline Carvalho Matos.Do tamanho da ousadia: a universidade nas margens marajoara. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

47.
LADISLAU, A. P.; MATOS, C. C.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de Edison Marks Tiago e O Rivaldo de Souza Fernandes.A Dimensão Pedagógica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na formação de crianças e adolescentes na cidade de Breves. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

48.
LADISLAU, A. P.; MATOS, C. C.; PAES, C. E. N.. Participação em banca de Ana Cristina Brabo de Souza.O lúdico no processo ensino-apredizagem da 1ª série na Escola Padre José de Anchieta no município de São Sebastião da Boa Vista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

49.
RIBEIRO, M. R.; LANDIM, T. M. H.; MATOS, C. C.. Participação em banca de João Paulo da Conceição Alves.O trabalho da cultura local nas entrelinhas do currículo da Escola Margarida Azevedo Nemer: Construção ou corrupção de identidades?.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MATOS, C. C.; LIMA, N. L.; GUEDES, L. N. A.. membro da banca examinadora do concurso para professor substituto de LIBRAS. 2018. Universidade Federal do Pará.

2.
RODRIGUES, R. O.; MATOS, C. C.; SILVA, S. P.. membro da banca examinadora do concurso para professor substituto de Psicologia da educação. 2017. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
MATOS, C. C.; C. E. M.; PUREZA, E. S. S.; GUEDES, L. N. A.; LIMA, N. L.; RODRIGUES, R. O.; AMARAL, S. M. P.. Membro da banca examinadora do processo seletivo do Curso de Especialização Educação e Cidadania. 2018. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Jornada do HISTEDBR IV Seminário Nacional de Educação básica. 2018. (Seminário).

2.
38 Reunião Anual da ANPEd - Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. 2017. (Outra).

3.
Plenária de Educação do Campo do Marajó. 2017. (Outra).

4.
CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Outra).

5.
CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Outra).

6.
XII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCAIONAIS CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2014. (Seminário).

7.
64 Reunião Anual da SBPC.O currículo para a educação do campo no Brasil: uma análise a partir dos documentos oficiais. 2012. (Outra).

8.
19º EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.Educação de mulheres ribeirinhas no municipio de Breves: um estudo a partir de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo. 2009. (Encontro).

9.
2ª Conferência Municipal de Educação de Breves. 2009. (Outra).

10.
Fórum Mundial de Educação. 2009. (Outra).

11.
II Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2009. (Outra).

12.
I SEMINÁRIO TRABALHO DOCENTE E POLÍTICA EDUCACIONAL. 2009. (Seminário).

13.
IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: DIFERENÇAS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO. 2009. (Outra).

14.
VII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO. 2009. (Seminário).

15.
1ª Conferencia Estadual de Educação. 2008. (Outra).

16.
7º SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.A PROPOSTA CURRICULAR DO PROJETO ESCOLA ATIVA: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO, PRINCÍPIOS E ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO PRESENTE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO PROJETO. 2008. (Seminário).

17.
Formação de Formadores do Programa Escola Ativa. 2008. (Outra).

18.
OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. 2008. (Oficina).

19.
Planejamento Estratégico. 2008. (Outra).

20.
Planejamento Estratégico. 2008. (Outra).

21.
3º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Prática Pedagógica. 2007. (Congresso).

22.
EducAMAZÔNIA: construindo ações inclusivas e multiculturais no campo. 2007. (Outra).

23.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2007. (Outra).

24.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2007. (Outra).

25.
I fórum escolar Múltiplos olhares sobre a educação pública municipal: avanços, desafios e perspectivas em debate. 2007. (Outra).

26.
II Conferencia Estadual de Políticas para as Mulheres. 2007. (Outra).

27.
II Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. 2007. (Outra).

28.
III Conferencia Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOS, C. C.; FONSECA, E. M. D. ; LIMA, N. L. ; DINIZ, S. R. C. ; CARMO, E. S. . 1ª Conferencia Municipal de Educação, tema ? Política públicas para a educação: realidades e perspectivas em debates. 2007. (Outro).

2.
MATOS, C. C.; LIMA, N. L. ; DINIZ, S. R. C. . I Fórum Escolar - Multiplos olhares sobre a educação pública municipal: avanços desafios e perspectiva em debate. 2007. (Outro).

3.
HAGE, H. ; CRISTO, A. C. P. ; MATOS, C. C. . I Seminário de Educação do Campo da Mesorregião Marajó. 2005. (Outro).

4.
MATOS, C. C.; LIMA, N. L. ; CUNHA, J. C. R. . I Fórum Municipal de Educação de Bagre. 2003. (Outro).

5.
GIMARÃES, A. R. ; FURTADO, R. L. M. ; GUIMARÃES, M. R. ; MATOS, C. C. . 1º Encontro dos Acadêmicos de Pedagogia do Campus Universitário de Breves. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
JACKSON VITOR DE FREITAS FERREIRA. AS REFORMAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma análise a partir das resoluções do Conselho Nacional de Educação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
JURACILDA DE CARVALHO SANTOS. A RELAÇÃO ENTRE OS OBJETOS DE PESQUISA PRIVILEGIADOS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS COORDENADORES DO GT 12 DA ANPED VEICULADA EM PERIÓDICOS (2000 a 2010) E A POLÍTICA EDUCACIONAL. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
AMANDA DOS SANTOS BARATINHA. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Pará. Universidade Federal do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOCORRO DE MARIA ROCHA JARDIM. A GARANTIA DE DIREITOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA, NA ESCOLA MARIA RAFOLS, PRIMANDO PELA EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CONSCIENTE. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

2.
SUZANGE PANTOJA PEREIRA. DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENFRENTAMENTO DA INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BREVES-PA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

3.
EDIVANA DE FREITAS COSTA. ENFRENTAMENTO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA ESCOLA MAGALHÃES BARATA, MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

4.
ZILLAS BORGES CARNEIRO. CULTURA AFRO-BRASILEIRA: Combatendo a violência racial e afirmando identidades.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

5.
CLAYTON SILVA DOS SANTOS. ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA FÍSICA E VERBAL NO CONTEXTO DA ESCOLA M.E.F BOM JESUS.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dayane do Nascimento Franklin; Maria de Nazaré Corrêa Leite. Educação de Jovens a Adultos: um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem em turmas de 1ª e 2ª etapas na escola municipal Profª Ruth Helena da Silva Fernandes, Breves - PÁ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

2.
PAULA VANESSA DO NASCIMENTO LOPES. MULHERES, DONAS DE CASA E MÃES SOLTEIRAS: DIFICULDADES PARA CONCLUIR O ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS DE BREVES.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

3.
LUCICLEY FIGUEREDO CORRÊA. OS ASPECTOS SÓCIOCULTURAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA SALMO 19 ? RIO PACAJÁ: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

4.
JOSÉ ELITON DA SILVA LOBATO. EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESENVOLVIMENTO, SUSTENTABILIDADE E VALORIZAÇÃO DOS COSTUMES E SABERES DOS RIBEIRINHOS NO MUNICÍPIO DE PORTEL/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

5.
HILDA CATARINA XAVIER DE CARVALHO. A AVALIAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS EDUCANDOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

6.
MARIA RAIMUNDA FERREIRA SOUTO. AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ANO DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

7.
RAIMUNDO FERREIRA DAS NEVES NETO; MARLUCI TERRA DA COSTA. O PRAZER E A SATISFAÇÃO NA APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DO JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

8.
DEYRISE MARIA RAMOS DE SOUZA. A MERENDA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

9.
MARIA JARDELINA PANTOJA PINHEIRO. ENTRE O ORAL E O ESCRITO: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO EM UMA FAZENDA DE SOURE-MARAJÓ-PARÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

10.
Suely Carvalho dos santos. A vivencia da ludicidade no bloco de alfabetização (1º ao 3º ano) na escola municipal de ensino fundamental Ivo Mainardi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

11.
NILTON SANTOS DA SILVA. Evasão escolar nas 1ª e 2ª etapas da educação de jovens e adultos na escola municipal de ensino fundamental professor Estevão Gomes no município de Breves ? Pá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

12.
REGIANE CARDOSO FERREIRA. A implantação do pacto nacional de alfabetização na idade certa numa escola no município de anajás. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

13.
JOSÉ DE VASCONCELOS DA SILVA. GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: Uma análise da proposta curricular de uma escola da rede municipal de ensino de Breves. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

14.
ROSÂNGELA SOARES DA SILVA. A participação dos pais em uma escola da rede municipal de ensino no município de Breves: uma análise a partir do olhar da gestão escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

15.
MARIA DO SOCORRO RAMOS. A IMPORTÂNCIA DA PARTICPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO EDUCANDO: um estudo na escola de educação infantil e fundamental São Pedro do rio Pararijós, município de Breves - Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

16.
Jeanilsen Brasil Sardinha. O LÚDICO E A EDUCAÇÃO: reflexões da prática pedagógica dos professores da Escola de Educação Infantil Luluzinha do município de Anajás. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

17.
Iracema dos Passos Pinheiro. ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LULUZINHA: olhar dos professores sobre a participação dos pais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

18.
BENEDITA DOS SANTOS ALMEIDA DA SILVA. SER PROFESSORA NA MULTISSÉRIE: desafios e perspectivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

19.
Edna do Socorro Carvalho Costa. MÚSICA NO FUNDAMENTAL: análise de uma proposta de inclusão do ensino de música na Rede Municipal de Ensino de Breves. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

20.
Dinair Barreiros Coimbra. Os desafios da educação do campo no município de Melgaço: o caso da escola Prudente de Moraes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

21.
Carlos Rodrigo Moraes de Sousa. LIBRRAS no contexto escolar: uma perspectiva de inclusão na escola Dr. Lauro Sodré no município de Breves- Pá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

22.
DARLENE GLÓRIA DE LIMA BARCELAR. O lúdico na infantil: uma experiência de aprendizagem em uma escola rural no município de Breves. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

23.
ELIETE DO SOCORRO DA COSTA MARQUES. A violência e o espaço escolar: repercussões no processo de ensino-aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

24.
ALDENORA PEREIRA ALMEIDA. O desencanto do professor pela profissão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

25.
JANETE ALMEIDA DOS SANTOS. Distúrbios de Aprendizagem e de Linguagem: Uma realidade no contexto escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

26.
REGIANE CARDOSO FERREIRA. A Implantação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa Numa Escola no Município de Anajás. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

27.
LUCIANE DOS PASSOS PINHEIRO. A importância da educação infantil segundo Vygotsky. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

28.
EDMEIRE SÁ CARDOSO. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PRESSUPOSTOS DE UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

29.
Maria Edivane Balieiro Sardinha. Trabalho infantil e educação escolar: implicações no processo ensino-aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

30.
Carlos Alberto Duarte dos Santos. O direito da infância a educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

31.
Pablyany Bezerra Rocha Gaia. A educação de idosos no contexto da formação docente: uma análise do projeto pedagógico do curso de pedagogia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

32.
Jairo Gonçalves de Souza Marlus de Jesus Souza Pinto. Pedagogia no ambiente hospitalar: práticas e perspectivas de intervenção pedagógica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

33.
João Pinheiro Alves. Escola, hegemonia e contradição: ideologia nas concepções de professores em uma escola do município de Breves. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

34.
Lenilson Corrêa Pureza; Manoel Raimundo Dantas Balieiro. Racismo e educação: o livro didático de história da 4ª série do Ensino Fundamental do PNLD em questão.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

35.
Huber Kline Guedes Lobato; Jeová de Jesus Couto. Trabalho Infantil e a Sala de Aula: o Processo Ensino-Aprendizagem das Crianças Alunas trabalhadoras da Escola Margarida Nemer. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

36.
Jenny Rodrigues e Marcel Carvalho. Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem, nas Séries Iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Áurea Cunha. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

37.
Helena de Araújo Sarges e Vanacy do Socorro Leão do Amaral. Currículo e Afirmação da Identidade: Desafios e Perspectivas nas Escolas do Campo no Município de Breves. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

38.
Elba Rodrigues Leão e Elen Cristina Alves Pantoja. O Processo Avaliativo nas séries Iniciais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Juliano Bertoldo Castro. Bagre, Pará. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

39.
Patricia de Fátima Ferreira Dias. ONGD HAREN ALDE: suas ações na cidade de breves. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

Iniciação científica
1.
Sebastiana Araújo da Costa. A produção científica dos coordenadores do GT de currículo da ANPEd e o impacto dessa produção no campo do currículo. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.

2.
Suzan Estefhanni Furtado Rodrigues. AS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS COORDENADORES DO GT 12 DA ANPED (2000 a 2010). 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Cleide Carvalho de Matos.



Outras informações relevantes


Fiz parte do Centro Acadêmico de Pedagogia - Campus de Breves - UFPA, pleito 2001-2002,
Aprovada em 2º lugar no concurso público da UFPA - Campus de Breves para Política Educacional, 
Aprovada no concurso público C-72 da SEDUC,
Aprovada no concurso público municipal de Breves nº 001/2005
Coordenadora da Faculdade de Serviço Social - Campus de Breves. Portaria - 2528/2009



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 12:06:12