Silvia Letícia D' Oliveira da Luz

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  • Última atualização do currículo em 19/10/2017


Professora efetiva da Educação Básica na cidade de Belém do Pará desde 1996. Formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará em 2003. Especializou-se em Docência no Ensino Superior pela UFPA em 2006, tornando-se Mestre em Educação na linha de Políticas Públicas Educacionais na UFPA em 2008, ano em que iniciou atuação como Especialista em Educação na rede estadual de ensino. Adquiriu titulo de Doutora em Educação na Linha de Politicas Publicas Educacionais na UFPA em 2017. Exerce suas funções docentes na educação básica como professora na rede municipal de ensino em Belém e como coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino no Pará. É professora colaboradora na educação superior via Plano Nacional de Formação de Professores e desenvolve pesquisas como membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre Trabalho Docente - GESTRADO, com ênfase em temas como: Capitalismo, Neoliberalismo e Educação; Trabalho Docente; Carreira Docente; Sindicalismo; Sindicalismo em Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvia Letícia D' Oliveira da Luz
Nome em citações bibliográficas
LUZ, Silvia Letícia.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: SINDICALISMO E EDUCAÇÃO NO LIMIAR DO SÉCULO XXI: as repercussões da luta sindical no trabalho docente no Estado do Pará, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: OLGAISES CABRAL MAUÉS.
Palavras-chave: crise do capital; Educação básica; Trabalho Docente; Movimento Docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO E A CARREIRA DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO GOVERNO DE FRENTE POPULAR EM BELÉM DO PARÁ,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Olgaíses Cabral Maués.
Palavras-chave: governo de frente popular; carreira docente; Movimento Docente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho Docente / Especialidade: Trabalho Docente.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho Docente / Especialidade: Desconfigurações no Trabalho Docente.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Média de Formação Geral; Educação.
2004 - 2006
Especialização em Docência do Ensino Superior.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A GED e o Trabalho Docente no Centro de Educação da Universidade Federal do Pará.
Orientador: Olgaíses Cabral Maués.
1996 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Educação do Campo: Um Estudo Bibliográfico das Práticas Educativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Orientador: João Santiago.
1989 - 1991
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Integrado Francisco da Silva Nunes, CIFSN, Brasil.
1993 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação do Estado do Pará, IEP*, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Projeto Expertise em Alfabetização. (Carga horária: 30h).
Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à Educação Digital. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.


Atuação Profissional



SECRETARIA MUNICIPAL DE BELÉM, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40


SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO III, Carga horária: 30


Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador Formador 1/PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina: Metodologia da Educação no Campo

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador Formador 1/PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina: Legislação Educacional


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador Formador 1/PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina: Didática e Formação Docente

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador Formador 1/PARFOR, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina: A Função Social da Escola


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 20


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, UFPA/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 4


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador II/PARFOR, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador II/PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Ensino. Pedagogia: Graduação Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC I Trabalho de Conclusão de Curso - TCC II

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador II/PARFOR, Carga horária: 68
Outras informações
Licenciatura de Ciências Sociais/Sociologia Disciplina Ministrada: Politica Educacional e Trabalho Docente no Brasil

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador Formador 1/PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina: Gestão de Sistemas e Unidades Educacionais

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador Formador 1/PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina: Didática e Formação Docente

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador II/PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Curso de Licenciatura em Pedagogia Disciplina Ministrada: Gestão de Sistema Educacional

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador II/PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Curso de Licenciatura em Pedagogia Disciplina ministrada: Didática e Formação Docente

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiaria/Colaboradora Pesquisa de Campo
Outras informações
Pesquisa Nacional "Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil".

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40
Outras informações
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE (GESTRADO/UFPA).

Atividades

2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pará/ICED/PPGED, .

Cargo ou função
Representante discente no Colegiado do PPGED..
2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , GESTRADO/UFPA, .

2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , GESTRADO/UFPA, .

2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , GESTRADO/UFPA, .

2013 - 2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pará/ICED/PPGED, .

Cargo ou função
Representante discente no Colegiado do PPGED..
2010 - 2012
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências da Educação no Pará/GESTRADO/UFPA, .

2008 - 2012
Pesquisa e desenvolvimento , PPGED UFPA E PPGED UFMG, .

2007 - 2009
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências da Educação no Pará/GESTRADO/UFPA, .

03/2006 - 04/2008
Outras atividades técnico-científicas , GESTRADO/UFPA, GESTRADO/UFPA.

Atividade realizada
Participação no Grupo de Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente..

Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Estado do Pará, SINTEPP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Coordenadora de Formação, Enquadramento Funcional: mandato sindcal, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Secretaria Geral, Enquadramento Funcional: mandato Sindical, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
Política de valorização dos profissionais da Educação Básica na rede estadual de ensino do Pará
2.
As políticas de formação e valorização do professor e os impactos sobre o trabalho docente
3.
Trabalho docente na educação básica no Brasil
4.
As políticas de avaliação da educação superior, o trabalho docente e a cultura acadêmica: as possíveis relações
5.
Projeto Integrado de Grupos de Pesquisa- PPGED/UFPA e PPGED/UFMG -Observatório de Trabalho Docente
6.
Trabalho Docente na Educação Básica no Estado do Pará


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
As políticas de formação e valorização do professor e os impactos sobre o trabalho docente

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Olgaíses Cabral Maués em 11/10/2015.
Descrição: As Políticas de Formação Docente têm ocupado um espaço significativo nos debates governamentais, bem com nas associações científicas e acadêmicas, sobretudo na primeira década deste século. Os motivos dessa atenção, relativa a essa temática, são vários, indo desde a necessidade do cumprimento dos acordos firmados pelo governo em cúpulas, congressos e afins, ao atendimento de recomendações oriundas de resultados de pesquisas internacionais, até aos resultados dos exames externos como o Pisa, a Prova Brasil e outros. Todos esses aspectos tem indicado a importância do docente para a educação, fazendo-se uma relação direta entre os resultados apresentados pelos alunos e a formação e o trabalho docente, havendo, em função disso, uma preocupação política de estabelecer marcos regulatórios que possam contribuir para uma maior e melhor formação dos professores. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 se acirra a preocupação do governo em relação à universalização da Educação Básica, compromisso assumido no início da década de 1990, na Conferência Mundial de Educação para Todos. Também a questão da formação, da carreira e do salário dos professores e da caracterização dos profissionais que devem atuar na educação formal passou a ser, de forma mais profunda, um questão para qual as políticas estabelecidas também passaram a se voltar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES E AS REPERCUSSÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE
Descrição: As Políticas de Formação Docente têm ocupado um espaço significativo nos debates governamentais, bem com nas associações científicas e acadêmicas, sobretudo na primeira década deste século. Os motivos dessa atenção, relativa a essa temática, são vários, indo desde a necessidade do cumprimento dos acordos firmados pelo governo em cúpulas, congressos e afins, ao atendimento de recomendações oriundas de resultados de pesquisas internacionais, até aos resultados dos exames externos como o Pisa, a Prova Brasil e outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Política de valorização dos profissionais da Educação Básica na rede estadual de ensino do Pará

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Olgaíses Cabral Maués em 11/10/2015.
Descrição: A pesquisa tratou sobre a Política de Valorização do Magistério Público da Educação Básica, tendo como objeto de análise a Lei nº 7.442 de 02 de julho de 2010 que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação básica da rede estadual do Pará. De modo mais específico se buscou: identificar o contexto, as origens e os fundamentos nos quais foram desenvolvidas as políticas nacionais brasileiras para a valorização dos profissionais da educação básica a partir dos anos 1990; identificar e analisar a Política de Educação Básica no Estado do Pará no período de 2007 a 2010 e suas deliberações para o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração como um dos instrumentos para a valorização dos profissionais da educação básica; analisar a Lei nº 7.442/2010 a luz do referencial teórico para a valorização do magistério da educação básica no que concerne à carreira, à remuneração e à jornada de trabalho. Para a realização desta pesquisa partimos de uma investigação bibliográfica referente à valorização do magistério público, carreira, condições de trabalho e formação inicial e continuada. O procedimento teórico-metodológico consistiu em uma pesquisa de caráter documental baseando-se em legislações federais e estaduais, envolvendo documentos jurídicos e técnicos que foram determinantes para esta investigação, como os documentos de conferências, congressos, cadernos da educação, entre eles, da CONAE, CNTE, ANPEd, ANFOPE e SINTEPP. As conclusões a que se chegou permitem inferir que embora durante o período de 2007-2010 tenha sido elaborado um documento orientador para a Política de Educação Básica no Estado do Pará, a partir do Plano Estadual de Educação, tendo presente a questão da valorização dos profissionais da educação da rede estadual e dentro deste a intencionalidade de implantar um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, esse caminho foi repleto de grandes embates políticos e ideológicos entre duas propostas, governo e sindicato, e, po. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: configurações, impactos, impasses e perspectivas
Descrição: A pesquisa quer analisar as configurações, os impactos, os impasses e as perspectivas decorrentes da implantação do Fundef, do Fundeb e do Piso Salarial Profissional Nacional na estrutura de remuneração dos professores da educação básica de 10 estados brasileiros no período de 1996 a 2012..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Trabalho Docente na Educação Básica no Estado do Pará

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Olgaíses Cabral Maués em 11/10/2015.
Descrição: O Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Estado do Pará, é um derivante do Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, constituindo um subprojeto, abrangendo uma única unidade federativa, investigando cinco municípios. O presente projeto parte do Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, tendo-o como base, incluindo os aspectos metodológicos, ampliando seu escopo na medida em que busca investigar a relação da condição do trabalho docente, o que se obterá por meio de um survey, e as políticas de avaliação da educação básica, traduzidas pelos exames externos, tendo como referência o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A importância e necessidade de estudar o trabalho do docente na educação básica está vinculada às políticas educacionais que foram elaboradas pelos governos federal, estadual e municipal para esse nível de ensino e as repercussões que estas têm no trabalho dos profissionais que labutam nas escolas públicas. Neste projeto específico e dando continuidade aos estudos feitos anteriormente, o estudo focará a Educação Básica, mais especificamente a política de avaliação externa estabelecida pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Desde os anos de 1990, com a reforma do Estado, que uma série de políticas foi estabelecida para a educação básica; políticas que vão desde a formação de professores, passando pela gestão escolar, financiamento e a avaliação do processo ensino aprendizagem. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
O projeto tem como objetivo analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas pública
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Descrição: Tendo como finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil, a pesquisa pretende conhecer e analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza o trabalho nas escolas de Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
As políticas de avaliação da educação superior, o trabalho docente e a cultura acadêmica: as possíveis relações

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Olgaíses Cabral Maués em 11/10/2015.
Descrição: O projeto As Políticas de Avaliação da Educação Superior, o Trabalho Docente e a Cultura Acadêmica: as possíveis relações é uma continuação e um aprofundamento do projeto "As Políticas da Educação Superior e os Impactos sobre o Trabalho Docente", desenvolvido no período de 2005-2007 . A importância da temática e os resultados alcançados com o projeto anterior mostraram a necessidade de dar prosseguimento à investigação sobre o mesmo objeto, tendo em vista que as políticas de avaliação da educação superior traduzidas pelo SINAES, estão em fase inicial de implementação na UFPA, lócus desta pesquisa. Além disso, se decidiu incluir uma nova categoria no estudo, no caso, cultura acadêmica, ampliando assim o escopo do estudo. A investigação proposta se insere na Linha de Pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e tem como objetivo estudar as políticas de avaliação da educação superior definidas pelo governo federal a partir de 2003, analisando as repercussões desses modelos avaliativos sobre a morfologia do trabalho docente e as repercussões sobre a cultura acadêmica. A relevância desta pesquisa é de procurar identificar as possíveis alterações que o trabalho docente e a cultura acadêmica (NAIDORF, 2005) possam estar sofrendo em função de políticas de avaliação, que buscam medir, por meio de indicadores produtivistas, o desempenho do professor. Sabe-se que a avaliação ocupa na atualidade um lugar de destaque nas políticas educacionais e tem sido considerada como um dos eixos fundamentais das políticas públicas. Diante da realidade do papel que assume a avaliação na contemporaneidade, o que traz inquietação e que por isso deve ser transformar em investigação, é conhecer a repercussão das políticas de avaliação no trabalho docente e na cultura acadêmica. Ou seja, se precisa examinar com profundidade e rigor como a avaliação está modificando o trabalho docente e influenciando os discursos, as representações, as motivações, as concepções..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O TRABALHO DOCENTE EM BELÉM/PA NO PERÍODO DE 1997 A 2004
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
CICLO DE DEBATES SOBRE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho Docente/Especialidade: Trabalho Docente.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho Docente/Especialidade: Políticas Públicas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUTIERRES, D. V. G.2011 GUTIERRES, D. V. G. ; GEMAQUE, Rosana ; LUZ, Silvia Letícia. . A carreira dos profissionais do magistério do Sistema de Educação Municipal de Belém (PA): o dito e o feito.. Jornal de Políticas Educacionais, v. 10, p. 46-56, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, M. B. ; LUZ, Silvia Letícia. ; TAVARES, A. L. S. . Politica de Valorização dos profissionais da educação no Pará: Carreira e Salário. In: Olgaises Maués... [et al]. (Org.). O trabalho docente na educação básica: o Pará em questão. 01ed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora Ltda, 2012, v. 01, p. 93-115.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LUZ, Silvia Letícia.. NENHUM DIREITO A MENOS: É o lema da Educação no Pará. Jornal Luta Socialista, Brasil, p. 01 - 12, 15 abr. 2016.

2.
LUZ, Silvia Letícia.. ASSÉDIO MORAL: mais violência contra a classe trabalhadora. Jornal Luta Socialista, p. 01 - 12, 10 dez. 2015.

3.
LUZ, Silvia Letícia.. Seguir na Luta contra o Ajuste do Governo. Jornal Luta Socialista, p. 01 - 12, 30 out. 2015.

4.
LUZ, Silvia Letícia.. A quem interessa o desmonte da educação pública no Pará?. Jornal Luta Socalista, Brasil, p. 01 - 12, 25 set. 2015.

5.
LUZ, Silvia Letícia.. Educação: Goiás, Pará e Espírito Santo querem privatizar gestão de escolas públicas. Revista do Brasil/Rede Brasil Atual, 14 set. 2015.

6.
LUZ, Silvia Letícia.. A privatização da educação pública no Pará via parceria público-privada. Jornal do SINTEPP, Pará, 02 set. 2015.

7.
LUZ, Silvia Letícia.. A PRIVATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO PARÁ. Jornal Luta Socialista, p. 01 - 13, 25 ago. 2015.

8.
LUZ, Silvia Letícia.. SOS SAÚDE PÚBLICA. Jornal Luta Socialista, Brasil, p. 01 - 12, 25 jul. 2015.

9.
LUZ, Silvia Letícia.. A GREVE DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ. Jornal Luta Socialista, Brasil, p. 02 - 12, 25 jun. 2015.

10.
LUZ, Silvia Letícia.. O AVANÇO DO NEOLIBERALISMO NO SEGUNDO GOVERNO LULA. CADÊ O DINHEIRO PARA O SERVIÇO PÚBLICO?, BELÉM/PA, p. 03 - 16, 15 dez. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, M. B. ; LUZ, Silvia Letícia. . A CARREIRA DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARÁ. In: VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO:TRABALHO DOCENTE E PNE: DESAFIOS PARA À VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, 2016, Santa Maria. TRABALHO DOCENTE E PNE: DESAFIOS PARA À VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, 2016. p. 0001-1305.

2.
SOUZA, M. B. ; LUZ, Silvia Letícia. . O PCCR DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO PARÁ: uma luta permanente por valorização. In: XXVII Simpósio da ANPAE,, 2015, Olinda. POLÍTICA, AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: NOVOS GOVERNOS, NOVAS AGENDA, 2015.

3.
GUTIERRES, D. V. G. ; GEMAQUE, Rosana ; LUZ, Silvia Letícia. . A Carreira dos Profissionais do Magistério do Sistema Municipal de Belém: o dito e o feito. In: XXV Simpósio Brasileiro II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. Políticas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas, 2011. v. 1. p. 239-239.

4.
LUZ, Silvia Letícia.. A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO E A CARREIRA DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO GOVERNO DE FRENTE POPULAR EM BELÉM DO PARÁ. In: VII SEMINÁRIO REDESTRADO, 2008, BUENOS AIRES. VII SEMINÁRIO REDE ESTRADO, 2008.

5.
LUZ, Silvia Letícia.. O PAPEL DO ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DE CRISE DO CAPITAL. In: 2º COLÓQUIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, 2007, BELÉM. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS 10 ANOS DE LDB: BALANÇOS E PERSPECTIVAS, 2007.

6.
LUZ, Silvia Letícia.. A CRISE SISTÊMICA DO CAPITAL E SEUS EFEITOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2007, BELÉM. AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. BELÉM: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPA, 2007.

7.
LUZ, Silvia Letícia.. A AVALIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE SUPERIOR: O CASO DA GED. In: V SEMINÁRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2006, BELÉM. TRABALHO E EDUCAÇÃO. BELÉM: UNIVERSITÁRIA DA UFPA, 2006.

8.
LUZ, Silvia Letícia.. A CONTRA-REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS MUDANÇAS NO TRABALHO DOCENTE. In: IV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2005, BELÉM. EDUCAÇÃO SUPERIOR, 2005.

9.
LUZ, Silvia Letícia.. CONDIÇÕES DE TRABALHO E QUALIFICAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR CRÍTICO NOS CURSOS DE ECONOMIA E PEDAGOGIA NA UFPA. In: III SEMINÁRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2004, BELÉM. POLÍTICAS EM EDUCAÇÃO E CURRÍCULO, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LUZ, Silvia Letícia.. SINDICALISMO E EDUCAÇÃO: AS REPERCUSSÕES DA LUTA SINDICAL SOBRE O TRABALHO DOCENTE.. In: VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo Temática: Luta de classes e educação: teorias pedagógicas e organização para a revolução, 2016, Belém. VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo Temática: Luta de classes e educação: teorias pedagógicas e organização para a revolução, 2016.

2.
LUZ, Silvia Letícia.. Sindicalismo e Educação no Estado do Pará: as repercussões da luta sindical sobre o trabalho docente. In: XXI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS - I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014, BELÉM. POLÍTICAS, CULTURAS E FORMAÇÃO - NOVAS CONFIGURAÇÕES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
LUZ, Silvia Letícia.. SINDICALISMO E EDUCAÇÃO: AS REPERCUSSÕES DA LUTA SINDICAL SOBRE O TRABALHO DOCENTE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, M. B. ; LUZ, Silvia Letícia. . A CARREIRA DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARÁ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LUZ, Silvia Letícia.. O ASSÉDIO MORAL NO SERVIÇO PÚBLICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LUZ, Silvia Letícia.. Por uma educação libertária, a escola pública na ótica da classe trabalhadora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LUZ, Silvia Letícia.. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
LUZ, Silvia Letícia.. MINHAS PEQUENAS MEMÓRIAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LUZ, Silvia Letícia.. EDUCAÇÃO PÚBLICA: A DIFERENÇA QUE PROMOVE A IGUALDADE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LUZ, Silvia Letícia.. O PAPEL DO ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DE CRISE DO CAPITAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
LUZ, Silvia Letícia.. A CRISE SISTÊMICA DO CAPITAL E SEUS EFEITOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
LUZ, Silvia Letícia.. AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LUZ, Silvia Letícia.. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1997 A 2004 E AS CONSEQUÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LUZ, Silvia Letícia.. O PISO SALARIAL PROFISSIONAL PARA OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LUZ, Silvia Letícia.. A AVALIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE SUPERIOR: O CASO DA GED. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
LUZ, Silvia Letícia.. ORGANIZAR PARA COMBATER AS REFORMAS SINDICAL E TRABALHISTA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
LUZ, Silvia Letícia.. O FUNDEB. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
LUZ, Silvia Letícia.. A CONTRA-REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O TRABALHO DOCENTE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
LUZ, Silvia Letícia.. CONDIÇÕES DE TRABALHO E QUALIFICAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR CRÍTICO NOS CURSOS DE ECONOMIA E PEDAGOGIA NA UFPA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LUZ, Silvia Letícia.. SINTEPP FORTE E PELA BASE: ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DE ESCOLA. Belém: Grafite, 2015 (CARTILHA).

2.
LUZ, Silvia Letícia.. AVALIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: O CASO DA GED. BELÉM: UFPA, 2006 (RESUMO).

3.
LUZ, Silvia Letícia.. Eleição de Representante Sindical: Organizar é preciso. Belém: grafite, 2004 (CARTILHA).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LUZ, Silvia Letícia.. Produção Mensal de Periódico. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
LUZ, Silvia Letícia.. A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. 2007.

2.
LUZ, Silvia Letícia.. IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS SOBRE O TRABALHO DOCENTE EM BELÉM NO PERÍODO DE 1997 A 2004. 2006.

3.
LUZ, Silvia Letícia.. A GED E O TRABALHO DOCENTE NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPA. 2005.

4.
MAUES, O. C. ; LUZ, Silvia Letícia. . AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LUZ, Silvia Letícia.. Goiás, Pará e Espírito Santo querem privatizar gestão de escolas públicas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LUZ, Silvia Letícia.. I CURSO DE EXTENSÃO SOBRE REALIDADE BRASILEIRA A PARTIR DOS GRANDES PENSADORES BRASILEIROS - TRABALHO NO BRASIL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LUZ, Silvia Letícia.. SEMINÁRIOS REGIONAIS DE FORMAÇÃO DE FORMADORES. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PROJETO DE FORMAÇÃO).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUTIERRES, D. V. G.; LUZ, Silvia Letícia.; REIS, M. I.. Participação em banca de Gabriela Silva Rodrigues.Memória da luta sindical à instituição da carreira docente no município de Barcarena/Pa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
MAUES, O. C.; LUZ, Silvia Letícia.; SOUZA, M. B.. Participação em banca de Maria de Fátima Gomes Moreira.Minha história de vida e o desenvolvimento profissional na docência em diferentes escolas e séries. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AS POLITICAS DE FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO E OS IMPACTOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE.Sindicalismo e Educação no Estado do Pará. 2016. (Outra).

2.
VII ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO: Luta de classes e educação: teorias pedagógicas e organização para a revolução.SINDICALISMO E EDUCAÇÃO: AS REPERCUSSÕES DA LUTA SINDICAL SOBRE O TRABALHO DOCENTE. 2016. (Encontro).

3.
VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA RED ESTRADO TRABALHO DOCENTE E PNE: desafios à valorização profissional.A CARREIRA DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO PARÁ. 2016. (Encontro).

4.
XXVII SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.O PCCR DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL DO PARÁ.. 2015. (Simpósio).

5.
I CONGRESSO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO EM MARABÁ. Jornada e Hora atividade dos trabalhadores da Educação. 2014. (Congresso).

6.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.EDUCAÇÃO E SINDICALISMO DOCENTE NO PARÁ. 2014. (Seminário).

7.
PLENÁRIA DA REGIONAL NORDESTE II DO SINTEPP. POLITICA SINDICAL NA EDUCAÇÃO. 2014. (Congresso).

8.
PLENÁRIA DO SISTEMA DIRETIVO DO SINTSEP/PA.Assédio Moral no Serviço Público. 2014. (Encontro).

9.
SEMANA DA MULHER.DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. 2014. (Seminário).

10.
SEMANA DE CALOUROS NA UNAMA.A CRISE DA EDUCAÇÃO PUBLICA E PRIVADA NO BRASIL. 2014. (Seminário).

11.
SEMANA PEDAGÓGICA NA E.E. JOSÉ ALVES MAIA.A situação dos trabalhadores da educação no Estado do Pará. 2014. (Seminário).

12.
XII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.EDUCAÇÃO E SINDICALISMO DOCENTE NO PARÁ - TESE INICIAL. 2014. (Seminário).

13.
XXI CONGRESSO ESTADUAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARÁ. POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA: a escola pública na ótica de classe. 2014. (Congresso).

14.
A PEDAGOGIA SOCIALISTA DE PISTRAK. 2013. (Oficina).

15.
CICO DE ESTUDOS E DEBATES-PNE/CONAE: AVANÇOS E RETROCESSOS NA GARANTIA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.FINANCIAMENTO D EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS. 2013. (Simpósio).

16.
IV SEMINÁRIO DA REDE DE PESQUISADORES SOBRE ASSOCIATIVISMO E SINDICALISMO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).

17.
V COLÓQUIO DE POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS. 2012. (Seminário).

18.
CICLO DE DEBATE E ESTUDO SOBRE O PL 8.035/2010 - PNE. 2011. (Encontro).

19.
II SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO DOCENTE.TRABALHO DOCENTE: PROFISSIONALIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E RESISTÊNCIA. 2011. (Seminário).

20.
II SEMINÁRIO TRABALHO DOCENTE. 2011. (Seminário).

21.
JORNADA PEDAGÓGICA DA ESCOLA DE E. F. M JOSÉ ALVES MAIA.PCCR NA ÓTICA DO TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2011. (Oficina).

22.
SEMINÁRIO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. 2011. (Seminário).

23.
XX CONGRESSO ESTADUAL DO SINTEPP. Unidos Pra Lutar na Educação. 2011. (Congresso).

24.
30º CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO. UNIDOS PRA LUTAR NA EDUCAÇÃO. 2010. (Congresso).

25.
III MOSTRA DE SABERES.Livro: Minhas Pequenas Memórias. 2009. (Outra).

26.
XIX CONGRESSO ESTADUAL DO SINTEPP. Por um sistema público de ensino de qualidade social com valorização profissional. 2009. (Congresso).

27.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: PLANO ESTADUAL DE ESDUCAÇÃO. Construindo o Plano Estadual de Educação. 2008. (Congresso).

28.
2º COLÓQUIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.O papel do Estado e as Políticas Educacionais no contexto de crise do capital. 2007. (Simpósio).

29.
OFICINA DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO LATTES. 2007. (Oficina).

30.
SEMANA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.Reforma da Educação Superior. 2007. (Oficina).

31.
VI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.A CRISE SISTÊMICA DO CAPITAL E SEUS EFEITOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE. 2007. (Seminário).

32.
XIV SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS. 2007. (Seminário).

33.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XXI - ENTRE A CULTURA DO MEDO E A BUSCA DA LIBERDADE. 2006. (Oficina).

34.
V SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.AVALIAÇAO DO TRABALHO DOCENTE: O CASO DA GED. 2006. (Seminário).

35.
COLETA SELETIVA, COOPERATIVAS E RECICLAGEM. 2005. (Oficina).

36.
CONGRESSO DE TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. A ORGANIZAÇÃO SINDICAL EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO. 2005. (Congresso).

37.
IV ENCONTRO DA REGIONAL NORTE II DO ANDES/SN.Universidade Pública em tempos de neoliberalismo. 2005. (Encontro).

38.
IV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.A contra-reforma na educação superior: a experiência da GED na UFPA. 2005. (Seminário).

39.
PALESTRA: ADOLESCÊNCIA, EDUCAÇÃO E VIDA. 2005. (Outra).

40.
TREINAMENTO: MOTIVAÇÃO, COMPROMETIMENTO E AUTO-ESTIMA PARA O SUCESSO PROFISSIONAL E PESSOAL. 2005. (Oficina).

41.
XXIX CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO PÚBLICA SÓ É PRIORIDADE COM MAIS FINANCIAMENTO. 2005. (Congresso).

42.
EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E QUALIDADE SOCIAL - Educação não é mercadoria.Seminário Preparatório ao 5º CONED. 2004. (Seminário).

43.
Encontro Nacional sobre a Reforma Sindical, Trabalhista e Universitária.AS REFORMAS SINDICAL, TRABALHISTA E UNIVERSITÁRIA. 2004. (Encontro).

44.
SBPC.SBPC: Amazônia: Múltiplos Saberes & Sociobiodiversidade. 2004. (Simpósio).

45.
SEMANA DE DEBATES NA ADA.Globalização e Qualificação da Mão-de-obra nas Organizações em Mudança. 2004. (Seminário).

46.
SEMANA DE PALESTRAS NO SINTSEP/PA.As Reformas Sindical, Trabalhista e Universitária. 2004. (Seminário).

47.
I FÓRUM SOCIAL BRASILEIRO. 2003. (Encontro).

48.
IV SEMANA CULTURAL- Semana da Normalista. 2003. (Oficina).

49.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS-SINTEPP.Seminário sobre Políticas Educacionais. 2003. (Seminário).

50.
SEMINÁRIO ESTADUAL: Plano Estadual de Educação-SINTEPP. 2003. (Seminário).

51.
SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA-SINTEPP.Seminário sobre Gestão Democrática. 2003. (Seminário).

52.
SINTEPP: 20 ANOS DE LUTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DEMOCRÁTICA. Tese para o XVI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação no Pará. 2003. (Congresso).

53.
A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO - SINTEPP.Seminário Sobre Municipalização do Ensino. 2002. (Seminário).

54.
EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA PARA UM BRASIL DECENTE.II Plenária Estadual dos Trabalhadores da Educação. 2002. (Outra).

55.
MESA-REDONDA: A ORGANIZAÇÃO E A GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.Mesa Redonda: A organização e a gestão do trabalho pedagógico. 2002. (Oficina).

56.
XXVIII CONGRESSO NACIONAL DA CNTE: Construir outro projeto para o Brasil. 2002. (Congresso).

57.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE PEDAGOGOS. 2001. (Encontro).

58.
ALFABETIZAÇÃO: DILEMAS E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA. 2000. (Seminário).

59.
XXVII CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: Terra, Trabalho, Salário e Educação-Desafios para o Séc XXI. Tese para o congresso nacional. 1999. (Congresso).

60.
XIV CONGRESSO ESTADUAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO PARÁ. 1998. (Congresso).

61.
CULTURA E EDUCAÇÃO INDÍGENA NA AMAZÔNIA. 1997. (Outra).

62.
II FÓRUM DE REPRESENTANTES DE REFORMULAÇÃO DO ESTATUTO E PCCR DO MAGISTÉRIO DE BELÉM. 1997. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LUZ, Silvia Letícia.. XXI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E CURRICULO. 2014. (Outro).

2.
LUZ, Silvia Letícia.. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2014. (Outro).

3.
PENICHE, A. ; RIBEIRO, J. ; LUZ, Silvia Letícia. . SEMINÁRIO INTEGRADO SOBRE LEGISLAÇÃO E POLITICA EDUCACIONAL. 2013. (Outro).

4.
LUZ, Silvia Letícia.. II MOSTRA LITERÁRIA E CULTURAL DA E. E. ULYSSES GUIMARÃES: SABERES E SABORES DO PARÁ: REDESCOBRINDO O VER-O-PESO. 2012. (Exposição).

5.
LUZ, Silvia Letícia.. I MOSTRA CIENTÍFICA DA E.E. DRº ULYSSES GUIMARÃES. 2012. (Exposição).

6.
LUZ, Silvia Letícia.. I MOSTRA LITERÁRIA: LENDO E APRENDENDO COM AUTORES PARAENSES. 2011. (Exposição).

7.
LUZ, Silvia Letícia.. VI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO. 2007. (Outro).

8.
LUZ, Silvia Letícia.. VI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO-AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 2007. (Outro).

9.
LUZ, Silvia Letícia.. V SEMINÁRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO. 2006. (Outro).

10.
LUZ, Silvia Letícia.. ORGANIZAR PARA COMBATER AS REFORMAS SINDICAL E TRABALHISTA. 2006. (Outro).

11.
LUZ, Silvia Letícia.. I SEMINÁRIO POLÍTICO, JURÍDICO, ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DO SINTSEP/PA. 2004. (Outro).

12.
LUZ, Silvia Letícia.; BOTTI, Z. . A ORGANIZAÇÃO E A GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. 2002. (Outro).

13.
LUZ, Silvia Letícia.. SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO POLÍTICA E SINDICAL DO SINTEPP. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Márcia do Socorro Vieira da Silva. MEMÓRIAS DE UMA ALFABETIZADORA: Um processo de construção. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
CARLOS ADRIANO LEITE BARBOSA. MEMORIAL DE VIDA E FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
Elisvaudo da Luz do Amaral. O papel da educação escolar na formação social atual. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

4.
Dandara Silva Brito dos Santos. HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Márcia do Socorro Vieira da Silva. MEMÓRIAS DE UMA ALFABETIZADORA: QUANDO ESSES SONHOS SE TORNAM REALIDADE.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Silvia Letícia D' Oliveira da Luz.

2.
JACIRA LIMA BATISTA. MEMORIAL DE FORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Silvia Letícia D' Oliveira da Luz.

3.
GENETE DE SOUSA. PROJETO DE INTERVENÇÃO - A importância da Ludicidade no 1° ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Novo Tauari no município de Ananindeua-Pará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Silvia Letícia D' Oliveira da Luz.

4.
Edileusa Moraes Saldanha. As dificuldades na aprendizagem de Leitura e Escrita nos anos iniciais ? Um estudo Exploratório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Silvia Letícia D' Oliveira da Luz.

5.
DANDARA DA SILVA BRITO DOS SANTOS. HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Um olhar sobre a afetividade na educação infantil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Silvia Letícia D' Oliveira da Luz.

6.
CARLOS ADRIANO LEITE BARBOSA. MEMORIAL DE VIDA E FORMAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Silvia Letícia D' Oliveira da Luz.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GUTIERRES, D. V. G.2011 GUTIERRES, D. V. G. ; GEMAQUE, Rosana ; LUZ, Silvia Letícia. . A carreira dos profissionais do magistério do Sistema de Educação Municipal de Belém (PA): o dito e o feito.. Jornal de Políticas Educacionais, v. 10, p. 46-56, 2011.


Livros e capítulos
1.
SOUZA, M. B. ; LUZ, Silvia Letícia. ; TAVARES, A. L. S. . Politica de Valorização dos profissionais da educação no Pará: Carreira e Salário. In: Olgaises Maués... [et al]. (Org.). O trabalho docente na educação básica: o Pará em questão. 01ed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora Ltda, 2012, v. 01, p. 93-115.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LUZ, Silvia Letícia.. O AVANÇO DO NEOLIBERALISMO NO SEGUNDO GOVERNO LULA. CADÊ O DINHEIRO PARA O SERVIÇO PÚBLICO?, BELÉM/PA, p. 03 - 16, 15 dez. 2006.

2.
LUZ, Silvia Letícia.. A privatização da educação pública no Pará via parceria público-privada. Jornal do SINTEPP, Pará, 02 set. 2015.

3.
LUZ, Silvia Letícia.. A GREVE DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ. Jornal Luta Socialista, Brasil, p. 02 - 12, 25 jun. 2015.

4.
LUZ, Silvia Letícia.. SOS SAÚDE PÚBLICA. Jornal Luta Socialista, Brasil, p. 01 - 12, 25 jul. 2015.

5.
LUZ, Silvia Letícia.. A PRIVATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO PARÁ. Jornal Luta Socialista, p. 01 - 13, 25 ago. 2015.

6.
LUZ, Silvia Letícia.. A quem interessa o desmonte da educação pública no Pará?. Jornal Luta Socalista, Brasil, p. 01 - 12, 25 set. 2015.

7.
LUZ, Silvia Letícia.. Seguir na Luta contra o Ajuste do Governo. Jornal Luta Socialista, p. 01 - 12, 30 out. 2015.

8.
LUZ, Silvia Letícia.. ASSÉDIO MORAL: mais violência contra a classe trabalhadora. Jornal Luta Socialista, p. 01 - 12, 10 dez. 2015.

9.
LUZ, Silvia Letícia.. NENHUM DIREITO A MENOS: É o lema da Educação no Pará. Jornal Luta Socialista, Brasil, p. 01 - 12, 15 abr. 2016.

10.
LUZ, Silvia Letícia.. Educação: Goiás, Pará e Espírito Santo querem privatizar gestão de escolas públicas. Revista do Brasil/Rede Brasil Atual, 14 set. 2015.



Outras informações relevantes


Atuação na Coordenação de Formação Política e Sindical do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública no Estado do Pará - SINTEPP no período de 2000/2003. Em seguida assumindo na Coordenação de Secretaria Geral do SINTEPP triênio 2004/2006. Atualmente na Coordenação de Secretaria Geral do SINTEPP triênio 2012/2014.



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