Franciele Clara Peloso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7772233403286491
  • Última atualização do currículo em 10/01/2019


Professora do quadro docente efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Ocupa atualmente o cargo de Professora Adjunta Nível A, junto ao Departamento de Ciências Humanas. Atua nos cursos de Licenciatura. Também integra o quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus Pato Branco. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha da Educação, dedicando-se às seguintes temáticas: formação de professores, didática, educação do e no campo, educação/pedagogia social, teoria freiriana e educação da infância. É integrante dos seguintes grupos de Estudos e Pesquisa: Grupo de Estudos Práxis Educativa: saberes e fazeres na/da Educação Infantil (UNICENTRO) e integrante do Grupo de estudos sobre Universidade - GEU (UTFPR/PB). Sua formação em Pedagogia (2005) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), seu mestrado (2009) em Educação na linha de História e Políticas Educacionais, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e seu doutorado (2015) em Educação na linha de Educação Escolar: teorias e práticas, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Franciele Clara Peloso
Nome em citações bibliográficas
PELOSO, F. C.;Peloso, Franciele Clara;Franciele Clara Peloso

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.
Rua Via do Conhecimento
Fraron
85503390 - Pato Branco, PR - Brasil
Telefone: (46) 32202504


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Infâncias do e no campo: um retrato dos estudos pedagógicos nacionais, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
2008 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Paulo Freire e a Educação da Infância das classes populares em reflexões, imagens e memórias reveladas.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profª. Drª Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Escola e Transformação Social.
Orientador: Ezildo Antunes.




Formação Complementar


2010 - 2010
Los 90 en Cuba: de la revolución al poscomunismo.. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
2009 - 2009
Problemas teóricos de la educación.. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
2009 - 2009
LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA ARGENTINA. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2009 - 2009
Michel Foucault y el apagar de las luces.. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
2009 - 2009
De la Fenomenología a la Hermenéutica. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
2009 - 2009
Educación Popular e Salud. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
2009 - 2009
De la Fenomenología a la Hermenéutica. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
2009 - 2009
Educación Popular y Salud. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
2008 - 2008
Fundamentos para a construção de mapas conceituais. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2008 - 2008
Estado, intelectuales e políticas en Argentina. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Apoio as Licenciaturas. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2006 - 2006
Disciplina Isolada: A Pedagogia Social. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Curso de Pedagogia durante o ano letivo de 2015.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora presencial do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - Campus de Irati.


Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas - Fundamentos da Alfabetização; - Didática; - Educação do Campo; - Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Faculdade de Pato Branco, FADEP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas: História da Educação Metodologias Alternativas para a Educação Infantil Estágio Supervisionado em Educação Infantil I e II Educação e Trabalho Seminários em Movimentos Sociais e Educação

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina Ministrada: Metodologias Alternativas para a Educação Infantil.


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Docente Supervisionado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio Docente Supervisionado sob a supervisão do Professor Doutor Jefferson Mainardes, na disciplina de Fundamentos Teóricos da Educação Infantil.


Sociedade Educacional Nossa Escola, SENE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Secretária, Enquadramento Funcional: Secretária Administrativa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar de 3 série do Ens. Fund., Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Secretária Administrativa, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de Apoio Pedagógico, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de Jardim I, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar de Maternal II, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Internacionalização da Educação Superior: explorando a categoria at home
Descrição: proposta apresentada se caracteriza por um projeto guarda-chuva, pois busca abrigar projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado no âmbito do PPGDR ligado ao GEU/ UTFPR; UFSC e GEU/IPesq/UFRGS e tem por objetivo explorar conceitos, políticas e ações de internacionalização da Educação Superior a partir da categoria at home, explorando suas interfaces com o desenvolvimento regional. A abordagem metodológica ocorre na perspectiva de três eixos: pesquisa exploratória-descritiva, pesquisa documental e reflexão teórico-contextual, cada qual com suas fontes e abordagens técnicas específicas, mas interligadas pelos dados/ informações e concepções assumidas. Visitas técnicas deverão explorar experiências institucionais nacionais e internacionais buscando auto-reflexões propositivas e reflexivas sobretudo relações entre local/global..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Formação de professores para o Ensino Superior: um estudo das perspectivas do Sudoeste do Paraná
Descrição: A temática da formação de professores é extensa e contempla discussões sobre as diferentes etapas de formação: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior. Nesse sentido, este projeto de pesquisa parte de duas premissas. A primeira, apoiada nos pressupostos de António Nóvoa, que sublinha o fato de que a docência é um processo complexo que se constrói ao longo da trajetória profissional, envolvendo as dimensões pessoal, profissional e institucional. A segunda enfatiza que a formação pedagógica não pode ser compreendida como processo técnico e sim como processo contínuo a ser efetivado a partir de sua complexidade e unicidade entre teoria e prática. Essas premissas levantam uma questão e apontam para a problemática profissional do professor do ensino superior. Essa questão faz menção à sua identidade e também à especificidade de sua atuação. Frente ao exposto, configuramos o problema da pesquisa em torno da seguinte indagação: como se desenvolve a formação pedagógica dos professores que atuam no Ensino Superior? A cargo de quem está essa formação? Como são formados? Como tem acesso aos conhecimentos pedagógicos decorrentes da área da Educação e Didática? Assim, objetivamos compreender as circunstâncias e a realidade atual de como é formado o docente no nível de Ensino Superior no Sudoeste do Paraná, bem como identificar por meio de produção acadêmica pertinente como a formação de professores de nível superior se estabelece no Brasil, além de mapear as instituições de ensino superior, situadas no Sudoeste do Paraná, que oferecem cursos de Pós-Graduação e descrever como estão organizados em sua dimensão pedagógica e analisar se e como os Programas de Pós-Graduação estabelecidos na região Sudoeste do Paraná apresentam iniciativas que contemplem a formação docente voltada para o Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica, de abordagem qualitativa. Acredita-se, que este estudo poderá contribuir para incitar à reflexão crítica sobre os processos formativos e as práticas educativas no ensino superior, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento da região Sudoeste do Paraná no que tange ao ensino universitário. Palavras-chave: formação de professores, ensino superior, desenvolvimento regional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Festival Universitário de Cultua e Arte - FUCA
Descrição: O FUCA ? Festival Universitário de Cultura e Arte é um projeto extensionista da UTFPR, Câmpus Pato Branco. Esse projeto objetiva difundir os talentos culturais e artísticos da comunidade acadêmica para a comunidade interna e externa, promovendo o intercâmbio artístico-cultural e a troca de experiências entre os artistas e os demais interessados pelas diversas manifestações de arte e cultura. Durante o decorrer de todo o festival são ministradas oficinas, rodas de diálogos e palestras além de realizadas mostras de fotografias, obras de arte de diferentes naturezas e apresentações de música, dança e atividades afins. O FUCA tem se constituído como meio ativo no processo de incentivo, valorização e exteriorização da cultura e da arte no ambiente universitário. Além disso, observamos que o Festival se configura como uma ação que estimula o processo de constituição da cidadania, uma vez que oportuniza ações voltadas ao conhecimento, a valorização e compartilhamento das diversas formas de expressão artística e cultural, as quais são estratégias de fortalecimento do exercício da cidadania e do respeito às diferentes formas de ser e estar no mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2007 - 2009
Formação de professores para o ensino de química e ciências: alternativas metodológicas
Descrição: O objetivo do projeto é realizar a formação continuada dos docentes que atuam no ensino fundamental e médio nas escolas públicas estaduais das cidades de Imbituva, Ipiranga, São João do Trinfo e Ivaí - PR, dando ênfase à utilização de alternativas metodológicas para o ensino de Química, tais como, a utilização da Pedagogia de projetos, história da Química, experimentação, jogos didáticos, mapas conceituais, softwares educacionais, músicas, filmes, entre outros, com base nas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do Estado do Paraná. Trata-se de um projeto de extensão, de caráter interdisciplinar, realizado através da parceria entre o Governo do Estado do Paraná, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A metodologia utilizada baseia-se predominantemente numa pesquisa-ação de cunho qualitativo. Espera-se com este trabalho integrar ensino, pesquisa e extensão; permitir aos acadêmicos da graduação um contato real com a escola; e, aos professores e alunos das escolas evolvidas, o acesso ao conhecimento produzido na universidade, estimulando-os a adotarem em seu trabalho novas alternativas metodológicas para o ensino de Química, utilizando as tecnologias disponíveis, inclusive, como recurso para a sua auto-formação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Teoria e Prática na Educação Superior: promoção da profissão docente e estimulo à qualidade do ensino
Descrição: A temática da formação de professores é extensa e contempla discussões sobre as diferentes etapas de formação: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior. Nesse sentido, este projeto parte de duas premissas. A primeira, apoiada nos pressupostos de António Nóvoa, que sublinha o fato de que a docência é um processo complexo que se constrói ao longo da trajetória profissional, envolvendo as dimensões pessoal, profissional e institucional. A segunda, apoiada nos pressupostos de Freire, enfatiza que a formação pedagógica não pode ser compreendida como processo técnico e sim como processo contínuo a ser efetivado a partir de sua complexidade e unicidade entre teoria e prática. Essas premissas levantam uma questão e apontam para a problemática profissional do professor do ensino superior que, muitas vezes não tem formação pedagógica adequada para exercer à docência. Essa questão faz menção à sua identidade e também à especificidade de sua atuação. Frente ao exposto, objetivamos promover a formação continuada, bem como o acompanhamento de atividades de ensino junto ao grupo de docentes, do Curso de Agronomia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ? Campus Pato Branco. Acredita-se, que este projeto poderá contribuir para incitar à reflexão crítica sobre os processos formativos e as práticas educativas no ensino superior, além de contribuir diretamente à qualidade no que tange ao ensino universitário..
Situação: Em andamento; O projeto possui ações inovadoras no(a): Graduação.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Avaliação, Inserção de tecnologias no ensino, Projetos de curso, Projeto de Intervenção, Aprendizagem por projetos, Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: ? Promover a formação continuada, bem como o acompanhamento de atividades de ensino no grupo de docentes, do Curso de Agronomia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ? Campus Pato Branco; ? Levantar as demandas de origem didático-pedagógicas; ? Compartilhar conhecimentos de ordem teórica e metodológica relacionados ao campo de conhecimento da Didática, suas relações com as concepções de ensino e aprendizagem, bem como as dimensões da ação educativa indispensáveis à atuação do educador. ? Indicar metodologias para o desenvolvimento de atividades de ensino, bem como estimular a construção de metodologias didático-pedagógicas inovadoras a serem desenvolvidas em diferentes situações de aprendizagem; ? Aprofundar conhecimentos relativos ao planejamento e à avaliação do ensino; ? Explorar o uso das tecnologias da Informação e Comunicação no apoio à atuação pedagógica dos professores; ? Auxiliar no processo de inovação pedagógica, integralização curricular e na melhoria do Curso de Agronomia da UTFPR/PB; ? Contribuir para o desenvolvimento profissional docente dos professores do Curso de Agronomia da UTFPR/PB, na dupla perspectiva do professor individual e do coletivo docente..


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Luminária (União da Vitória)
2011 - Atual
Periódico: Ensino e Pesquisa (União da Vitória)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Peloso, Franciele Clara2017Peloso, Franciele Clara. Ensino & Pesquisa. ENSINO & PESQUISA, v. 15, p. 72-96, 2017.

2.
Peloso, Franciele Clara2016Peloso, Franciele Clara. PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO SOCIAL A PARTIR DA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 11, p. 39-56, 2016.

3.
Peloso, Franciele Clara2016Peloso, Franciele Clara. CONTRIBUIÇÕES PARA O RECONHECIMENTO DE CIDADANIAS CONTEMPORÂNEAS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA INFÂNCIA DO E NO CAMPO. Gavagai: Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 3, p. 45-60, 2016.

4.
Peloso, Franciele Clara2011Peloso, Franciele Clara; PAULA, ERCÍLIA MARIA ANGELI TEIXEIRA DE . A educação da infância das classes populares: uma releitura das obras de Paulo Freire. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 251-280, 2011.

5.
PELOSO, F. C.2010PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . Recriando Paulo Freire na educação da infância das classes populares. Educação & Linguagem (Online), v. 13, p. 259-276, 2010.

6.
PELOSO, F. C.2009PELOSO, F. C.. Uma perspectiva histórica da instituição de atendimento à criança pequena no Brasil: contribuições dos movimentos sociais. Teoria e Prática da Educação, v. 12, p. 279-287, 2009.

7.
PELOSO, F. C.2008 PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . ENSAIO SOBRE ALGUMAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA: APROXIMAÇÕES COM O PENSAMENTO FREIRIANO E O LUGAR DA INFÂNCIA DAS CLASSES POPULARES. Teoria e Prática da Educação, v. 11, p. 173-179, 2008.

8.
PELOSO, F. C.2007PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . Um ensaio sobre algumas concepções de infância: aproximações com o pensamento freiriano e o lugar da inância das classes populares. Espaço Pedagógico, v. 14, p. 241-250, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Peloso, Franciele Clara; SILVA, S. S. C. (Org.) . Infância e Inclusão Social Cenas da Experiência Humana. 1. ed. Curitiba: Íthala, 2014. v. 1. 147p .

Capítulos de livros publicados
1.
Peloso, Franciele Clara; SILVA, Eliane Paganini da . Didática e Licenciatura: uma reflexão do processo de formação inicial de professores de matemática. In: Márcio de Oliveira; Reginaldo Peixoto. (Org.). Diálogos: Temáticas em Educação I. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 31-44.

2.
Peloso, Franciele Clara; CALDATTO, Marlova Estela ; COLOMBO, Janecler Aparecida Amorim . Formação de professoras/es dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o Ensino da Matemática: relatos e reflexões de uma experiência de formação continuada. In: Antonio Carlos Frasson; Antonella Carvalho de Oliveira; Lucimara Glap.. (Org.). Formação Docente: princípios e fundamentos. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 1, p. 159-173.

3.
Peloso, Franciele Clara. A Didática nos Cursos de Licenciatura: uma experiência a partir dos postulados freirianos. In: Kelen dos Santos Junges; Eliane Paganini da Silva; Valéria Aparecida Schena. (Org.). Formação docente: tendências, saberes e práticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 183-202.

4.
Peloso, Franciele Clara; MELLO, Roseli Rodrigues de . Infâncias do e no campo: um leitura freiriana dos estudos pedagógicos nacionais. In: Nájela Tavares Ujiie; Sandra Regina Gardacho Pietrobon. (Org.). Práxis Educativa e Infância: intersecções para a formação integral da criança. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 49-67.

5.
Peloso, Franciele Clara. Educação Infantil do/no Campo: a ciranda infantil do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra como alternativa de atendimento à criança pequena. In: Nájela Tavares Ujiie; Sandra Regina Gardacho Pietrobon. (Org.). Educação, Infância e Formação Vicissitudes e Quefazeres. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 179-191.

6.
Peloso, Franciele Clara. Um olhar sobre infâncias e crianças: da experiência negada à condição da existência humana. In: Franciele Clara Peloso; Sandra Salete de Camargo Silva. (Org.). Infância e Inclusão Social Cenas da Experiência Humana. 1ed.Curitiba: Íthala, 2014, v. 1, p. 15-34.

7.
JUNGES, K. S. ; PELOSO, F. C. . O Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a articulação necessária entre a teoria e a prática. In: Nájela Tavares Ujiie; Rosana Beatriz Ansai. (Org.). Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: ação integrativa e definição de contornos teórico-práticos. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 53-67.

8.
CASTRO, L. ; ZWIERZYKOWSKI, E. M. B. ; PELOSO, F. C. . A Construção da Identidade Profissional e o Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: provocações e aprendizagens. In: Nájela Tavares Ujiie; Rosana Beatriz Ansai. (Org.). Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: ação integrativa e definição de contornos teórico-práticos. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 129-137.

9.
Peloso, Franciele Clara. Infância, história e epistemologia: contribuições de Paulo Freire para a infância das classes populares. In: Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula; Aparecida Meire Calegari-Falco. (Org.). Educação e Processos Não Escolares. 1ed.Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2012, v. 62, p. 101-114.

10.
PELOSO, F. C.. Planejar a partir da pedagogia de projetos na educação infantil. In: Sandra Regina Gardacho Pietrobon; Nájela Tavares Ujiie. (Org.). Educação Infantil saberes e fazeres. Curitiba: Editora CRV, 2011, v. , p. 119-128.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Eliane Aparecida Moreira dos ; Peloso, Franciele Clara . Educação Infantil do Campo: um olhar sobre o direito e permanência da criança de 0 a 3 anos. In: X SINCOL ? X SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E II ENCONTRO DE REDES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2018, Frederico Westphalen. Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização: contextos, demandas e horizontes. Frederico Westphalen: URI, 2018. p. 696-709.

2.
Crestani, Solange Natalina Boesing ; Peloso, Franciele Clara . As modalidades de Ensino Superior no Sudoeste do Paraná e a Formação de Professores: um olhar para os Cursos de Pedagogia da região. In: X SINCOL ? X SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E II ENCONTRO DE REDES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2018, Frederico Westphalen. Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização: contextos, demandas e horizontes. Frederico Westphalen: URI, 2018. v. 1. p. 883-898.

3.
Peloso, Franciele Clara. PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO SOCIAL A PARTIR DA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. In: Semana da Educação, Encontro de Educação Social - Pedagogia Social do Paraná e Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa, 2016, Ponta Grossa. Semana da Educação, Encontro de Educação Social - Pedagogia Social do Paraná e Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa, 2016.

4.
Peloso, Franciele Clara; Lourenço, Márcia Rozane Balbinotti . FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CULTURA E ARTE- FUCA: UM EVENTO PARA O FORTALECIMENTO DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DA ARTE EM UMA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS, 2016, Camboriú. 34º SEURS - Cidadania, Democracia e Movimentos Sociais, 2016. p. 1231-1236.

5.
ROSA, M. A. ; Peloso, Franciele Clara . Pedagogia Hospitalar: perspectiva política no estado do Paraná. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente., 2015.

6.
Peloso, Franciele Clara. Infâncias do e no Campo: um retrato dos estudos pedagógicos nacionais. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCO, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente., 2015.

7.
Peloso, Franciele Clara. Educação da Infância do e no Campo: princípios para formação docente. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCO, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente., 2015.

8.
CASTRO, J. C. G. ; Peloso, Franciele Clara . PRONATEC: inteirando-se das políticas educacionais direcionadas a EJA. In: V SEPE - V Ciclos de Palestras - I Semana Paranaense sobre Acessibilidade e Inclusão, 2014, Irati. Anais do Seminário de Pedagogia. Irati: Unicetnro, 2014. v. 05.

9.
FERREIRA, R. M. ; Peloso, Franciele Clara . A Educação de Jovens e Adultos na perspectiva do Programa Paraná Alfabetizado: considerações sobre cidadania. In: V SEPED - V Ciclo de Palestras - I Semana Paranaense de Acessibilidade e Inclusão, 2014, Irati. Anais do Seminário de Pedagogia. Irati: Unicentro, 2014. v. 5.

10.
LIMA, A. ; Peloso, Franciele Clara . Educação de Jovens e Adultos: uma análise do perfil dos estudantes do CEEBJA do município de União da Vitória - PR. In: V SEPED - V Ciclos de Palestras - I Semana de Acessibilidade e Inclusão, 2014, Irati. Anais do Seminário de Pedagogia. Irati: Unicentro, 2014. v. 5.

11.
LEME, J. P. ; Peloso, Franciele Clara . O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem do conhecimento químico. In: V SEPED - V Ciclios de Palestras - I Semana de Acessibilidade e Inclusão, 2014, Irati. Anais do Seminário de Pedagogia. Irati: Unicentro, 2014. v. 5.

12.
Peloso, Franciele Clara. A Ciranda Infantil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: contribuições para a Educação Infantil do/no Campo. In: II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: pesquisa com crianças, desafios éticos e metodológicos, 2014, Porto Alegre. Bianual, 2014. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

13.
Peloso, Franciele Clara; MELLO, R. R. . Educação Infantil do/no Campo: uma reflexão sobre a formação docente a partir da ética em Paulo Freire. In: 2º Congresso Nacional de Professores; 12º Congresso Estadual sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia. Anais 2º Congresso Nacional de Professores; 12º Congresso Estadual sobre Formação de Educadores, 2014.

14.
PELOSO, F. C.. Educação Infantil do/no Campo: a produção acadêmica sobre a Ciranda Infantil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. In: EDUCERE, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação. EDUCERE 2013. Formação Docente e sustentabilidade: um olhar transdiciplinar, 2013.

15.
Peloso, Franciele Clara. Infância e Crianças: contribuições da teoria histórico-cultural de Vigotsky para compreender a criança como sujeito histórico e social. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação. EDUCERE 2013. Formação Docente e sustentabilidade: um olhar transdiciplinar, 2013.

16.
Peloso, Franciele Clara; COSTA, A. Z. ; PEREIRA, P. P. . Contribuiciones del Pensamiento de Paulo Freire para pensar la Educación de la Infância, la Educación de Personas Jóvenes y Adultas e Género. In: I CIMIE: Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa,, 2012, Barcelona. I CIMIE: Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa,, 2012.

17.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . PENSANDO PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DAS CLASSES POPULARES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA. In: XII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2010, Porto Alegre. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire, 2010.

18.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . As produções científicas relacionadas à infância: contribuições de mulheres para a área da educação infantil. In: II Congresso Internacional de Educação, 2010, Ponta Grossa. Educação, trabalho e conhecimento: desafios dos novos tempos, 2010.

19.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . Recriando Paulo Freire na Educação Infantil das Classes Populares. In: ANPED SUL, 2010, Londrina. Formação, ética e política: qual pesquisa? qual educação?, 2010.

20.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . Aspectos epistemológicos sobre infâncias, crianças e educação infantil nas obras de Paulo Freire: alguns apontamentos. In: ANPED NACIONAL, 2010, Caxambu. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

21.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . A Infância e a Educação Infantil das Classes Populares sob a ótica do pensamento Freiriano.. In: Leituras de Paulo Freire, 2009, Porto Alegre. Leituras de Paulo Freire, 2009.

22.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . MEMÓRIAS DE PAULO FREIRE: A SÍNTESE DO MENINO E DO HOMEM NO INTELECTUAL. In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 2009, Campinas. História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas, 2009.

23.
PELOSO, F. C.. Planejar a partir da Pedagogia de Projetos na Educação Infantil. In: III Encontro de Educação Infantil, 2009, Irati. III Encontro de Educação Infantil, 2009.

24.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . Temas Geradores em Paulo Freire: estudos sobre o papel da linguagem e dos processos dialógicos envolvidos na alfabetização. In: Ciclo de Estudos da LInguagem, 2009, Ponta Grossa. V CIEL - anais, 2009.

25.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . As produções científicas sobre Educação Infantil no Brasil: um universo predominantemente feminino mesclado de algumas produções masculinas críticas e sensibilizadoras. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero: Corpo, Violência e Poder, 2008, Florianópolis. Fazendo Gênero: Corpo, Violência e Poder, 2008.

26.
PELOSO, F. C.. A instituição de atendimento à criança pequena no Brasil: Contribições Históricas. In: I Simpósio do HISTDBR, 2007, Ponta Grossa. I Simpósio de História da Educação - 15 anos de HISTDBR - Campos Gerais - PR - História das Instituições Escolares no Brasil, 2007.

27.
PELOSO, F. C.. Educação Infantil e suas finalidades: uma re-significação da formação docente a partir da ética em Paulo Freire. In: VII Congresso Nacional de Educação- EDUCERE -, 2007, Curitiba. Saberes Docentes, 2007.

28.
LEONARDI, A. ; PELOSO, F. C. ; WEISSBOCK, M. P. ; COLLARES, S. A. O. . PROCESSO POLÍTICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UM RESGATE HISTÓRICO E CRÍTICO DE 1827 A 1889 E O REFLEXO NA CONSTRUÇÃO INTELECTUAL DOS DOCENTES NA CONTEMPORANEIDADE. In: VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS: HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL/20 ANOS DE HISTEDBR: NAVEGANDO PELA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2006, Campinas. VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS: HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL/20 ANOS DE HISTEDBR: NAVEGANDO PELA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PELOSO, F. C.; TIGRE, M. das G. E. S ; GARCIA, J. R. ; MACIEL, J. M. . Alternativas Metodológicas para o Ensino de Química e Ciências:Formação de Professores. In: CONEX - Conversando sobre Extensão, 2008, Ponta Grossa. Flexibilização, 2008.

2.
PELOSO, F. C.; GARCIA, J. R. ; MACIEL, J. M. ; TIGRE, M. das G. E. S . Formação de professores para o Ensino de Química e Ciências. In: XIV Semana de Química, 2008, Ponta Grossa. XIV Semana de Química, 2008.

3.
PELOSO, F. C.. A ESCOLA E SUA PLURALIDADE DE FUNÇÕES. In: XV Semana de Pedagogia - Educação e Alteridade e II Seminário de Educação do Centro-Oeste, 2007, Guarapuava. Educação e Alteridade, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GRANEMANN, C. A. ; PELOSO, F. C. . Autoridade: pensando a prática docente. In: IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: 'Educação e Infância: Diálogos e Debates', 2012, União da Vitória. IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: "Educação e Infância: Diálogos e Debates", 2012.

2.
WICTOR, A. C. F. ; PELOSO, F. C. . A Educação Fundamental no Brasil entre os séculos XVI e XXI. In: IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: 'Educação e Infância: Diálogos e Debates', 2012, União da Vitória. IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: "Educação e Infância: Diálogos e Debates", 2012.

3.
UJIIE, N. ; PELOSO, F. C. . Chegou a hora e a vez da infância: A criança fala. Pare e escute!. In: IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: 'Educação e Infância: Diálogos e Debates', 2012, União da Vitória. IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: "Educação e Infância: Diálogos e Debates", 2012.

4.
BARTOSZEK, L. T. P. ; PELOSO, F. C. . O papel da escola diante das transformações sofridas pela família. In: IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: 'Educação e Infância: Diálogos e Debates', 2012. IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: "Educação e Infância: Diálogos e Debates", 2012.

5.
MALUCELLI, C. C. D. ; PELOSO, F. C. . Paulo Freire: significando o conceito de diálogo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: 'Educação e Infância: Diálogos e Debates', 2012, União da Vitória. IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: "Educação e Infância: Diálogos e Debates", 2012.

6.
MICALICHEN, P. A. L. ; PELOSO, F. C. . Problemas de Ensino e Aprendizagem na perspectiva das classes sociais, gênero e raça. In: IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: 'Educação e Infância: Diálogos e Debates', 2012, União da Vitória. IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: "Educação e Infância: Diálogos e Debates", 2012.

7.
PELOSO, F. C.; COSTA, A. Z. ; PEREIRA, P. P. . Contribuciones del pensamiento de Paulo Freire para pensar la educación de la infancia, la educación de personas jóvenes y adultas y genero. In: Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa, 2012, Barcelona. Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa, 2012.

8.
FERREIRA, P. ; PELOSO, F. C. ; MELLO, R. R. . Contribuições da teoria freiriana para a discussão da desigualdade de gênero. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.

9.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . Temas Geradores em Paulo Freire: estudos sobre o papel da linguagem e dos processos dialógicos envolvidos na alfabetização.. In: V CIEL, 2009, Ponta Grossa. Estudos da Linguagem e formação docente: desafios contemporâneos, 2009.

10.
PELOSO, F. C.. EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS FINALIDADES: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES. In: VII Encontro de Pesquisa - EPUEG/5Encontro de Extensão - CONEX, 2007, Ponta Grossa. Estendendo seus horizontes... Pesquisando para o futuro, 2007.

11.
PELOSO, F. C.. Escola e Transformação Social. In: XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET, 2005, Guarapuava. Universidade, Pesquisa, Sociedade e Tecnologia, 2005.

12.
PELOSO, F. C.; FORNARI, M. . Estudando Anísio Teixeira: Um Encontro com Dewey. In: XII Semna de Pedagogia: Políticas Educacionais: Um balanço da última década., 2004, Guarapuava. XII Semna de Pedagogia: Políticas Educacionais: Um balanço da última década.. Unicentro: Unicentro, 2004. v. 1. p. 117-118.

Apresentações de Trabalho
1.
Peloso, Franciele Clara; PEREIRA, P. P. ; COSTA, A. Z. . Contribuciones del pensamiento de Paulo Freire para pensar la educación de la infancia, la educación de personas jóvenes y adultas y género.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PELOSO, F. C.. A prática pedagógica como espaço de reflexão, de produção de conhecimentos e de pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . Pensando Paulo Freire na Educação da Infância das Classes Populares: uma análise a partir da obra Pedagogia da Esperança. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . Recriando Paulo Freire na Educação Infantil das Classes Populares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . Recriando Paulo Freire na Educação Infantil das Classes Populares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . Temas Geradores em Paulo Freire: estudos sobre o papel da linguagem e dos processos dialógicos envolvidos na alfabetização.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . A Infância e a Educação Infantil das Classes Populares sob a ótica do pensamento Freiriano.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. A. T. . As produções científicas sobre Educação Infantil no Brasil: um universo predominantemente feminino mesclado de algumas produções masculinas críticas e sensibilizadoras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
PELOSO, F. C.; TIGRE, M. das G. E. S ; GARCIA, J. R. ; MACIEL, J. M. . Alternativas metodológicas para o Ensino de Química e Ciências: Formação de Professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PELOSO, F. C.. A instituição de atendimento à criança pequena no Brasil: Contribuições Históricas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
PELOSO, F. C.. EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS FINALIDADES: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PELOSO, F. C.. Educação Infantil e suas finalidades: uma re-significação da formação docente a partir da ética em Paulo Freire. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PELOSO, F. C.. A ESCOLA E A SUA PLURALIDADE DE FUNÇÕES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PELOSO, F. C.. Sociedade, Escola e Mudança. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PELOSO, F. C.. Escola e Transformação Social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PELOSO, F. C.; FORNARI, M. . Estudando Anísio Teixeira: um encontro com Dewey. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Peloso, Franciele Clara. Cartas Pedagógicas: estratégias didáticas revisitadas para novos tempos. Curitiba, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
PELOSO, F. C.. Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Ponta Grossa: UEPG, 2008 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PELOSO, F. C.. Educação da Infância: intersecções formativas e específicas. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PELOSO, F. C.; SILVA, S. S. C. ; BONA JUNIOR, A. . Alfabetização e Letramento: Aproximações com a Educação da Infância e Inclusão. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PELOSO, F. C.; SILVA, S. S. C. ; UJIIE, N. . Educação da Infância: intersecções formativas e específicas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
Peloso, Franciele Clara; UJIIE, N. ; BONK, C. . Infância em Diferentes Contextos: a Pedagogia Social e a ação educacional para além da escola.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
Peloso, Franciele Clara. Chegou a hora e a vez da infância: A criança fala. Pare e escute!. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
PELOSO, F. C.; UJIIE, N. . Educação Infantil. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PELOSO, F. C.; SILVA, S. S. C. . Infância em Cena: Leituras da Exclusão e da Invisibilidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PELOSO, F. C.. Sessão das 2h30: Reflexões para formação de professores de Matemática - Cinefórum. 2013. (Palestra).

3.
Peloso, Franciele Clara. Jogos e Brincadeiras numa Abordagem Histórico-Cultural. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PELOSO, F. C.. Educação Infantil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PELOSO, F. C.. Paulo Freire e Educação Infantil: amorosidade e paz. 2010. (Mesa Redonda).

6.
PELOSO, F. C.. "Planejar a partir da Pedagogia de Projetos da Educação Infantil". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PELOSO, F. C.. Relatório Semestral de Bolsista a nível de Mestrado. 2009. (Relatório de pesquisa).

8.
PELOSO, F. C.. Relatório Semestral de bolsista a nível de mestrado. 2009. (Relatório de pesquisa).

9.
PELOSO, F. C.. Relatório Semestral de bolsista a nível de mestrado. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELLO, Nilvania Aparecida de; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy; Peloso, Franciele Clara. Participação em banca de Fernanda Luiza Longhi. Cursos de bacharelado em Direito: uma análise do processo de internacionalização. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Peloso, Franciele Clara; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy; Pereira, Thiago Ingrassia; RUBIN-OLIVEIRA, Marlize. Participação em banca de Solange Natalina Boesing Crestani. A Formação Inicial do Profissional da Pedagogia na região Sudoeste do Paraná. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
Peloso, Franciele Clara; MELLO, Maria Aparecida; Braga, Fabiana Marini; Constantino, Francisca de Lima; MELLO, Roseli Rodrigues de. Participação em banca de Rosimara Silva Correia. Atuações Educativas de Êxito na Educação Infantil: possibilidade de uma educação de máxima qualidade e convívio respeitoso entre todos e todas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
Oliveira, Marlize Rubin; Peloso, Franciele Clara; Pezarico, Giovana; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy; Genro, Maria Elly Herz. Participação em banca de Nilson de Farias. Um olhar do sul: políticas de internacionalização da educação superior. 2018.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAAMARI, A. M.; TAGLIAVINI, J. V.; PELOSO, F. C.. Participação em banca de Ronaldo Martins Gomes. A formação do cidadão crítico nas salas de educação de jovens e adultos - EJA: algumas contribuições da disciplina de filosofia. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA (CEEJA)) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
MARIGO, A. F. C.; PELOSO, F. C.; MOREIRA, R.. Participação em banca de Amélia Márcia Rodrigues Moscardini. Os jovens e a EJA: um estudo das relações entre fracasso escolar e a presença de jovens na Educação de Jovens e Adultos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA (CEEJA)) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
BRAGA, F. M.; SOMMERHALDER, A.; PELOSO, F. C.. Participação em banca de Ana Teixeira de Azevedo. As contribuições de Paulo Freire para alfabetização de adultos: reflexões em âmbito de formação e atuação profissional. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA (CEEJA)) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Peloso, Franciele Clara; Marquezi, Rosangela Aparecida; PARISE, L. T. G.. Participação em banca de Giseli Gotz.CONCEPÇÕES DE AULA: ANÁLISE DO PERFIL DOCENTE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA UTFPR PATO BRANCO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Peloso, Franciele Clara; Marquezi, Rosangela Aparecida; FARIAS, Nilson de. Participação em banca de Henrique Zamberlan Pacheco.A Construção da Concepção de Linguagem na Obra Freiriana 'Pedagogia do Oprimido'. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Franciele Clara Peloso; JURACZKI, C.; BORILE, J.. Professor Colaborador para Colegiado de Ciências Biológicas. 2015. Universidade Estadual do Paraná.

2.
Franciele Clara Peloso; PAGANINI-DA-SILVA, E.; GUERRA, L. R. K.. Professor Colaborador Colegiado de Pedagogia. 2015. Universidade Estadual do Paraná.

3.
Franciele Clara Peloso; UJIIE, N.; SILVA, S. S. C.. Professor Colaborador do Colegiado de Pedagogia. 2013. Universidade Estadual do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.Paulo Freire: um encontro com a Educação da Infância. 2013. (Encontro).

2.
Congreso Multidisciplinar de Investigación Educativa. Contribuciones del pensamiento de Paulo Freire para pensar la educación de la infancia, la educación de personas jóvenes y adultas y género.. 2012. (Congresso).

3.
ANPED SUL. Recriando Paulo Freire na Educação da Infância das Classes Populares. 2010. (Congresso).

4.
XII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.Pensando Paulo Freire na Educação da Infância das Classes Populares: uma análise a partir da obra Pedagogia da Esperança. 2010. (Outra).

5.
Forum Leituras de Paulo Freire.A Infância e a Educação Infantil das Classes Populares sob a ótica do pensamento Freiriano. 2009. (Outra).

6.
Fazendo Gênero: corpo, violência e poder.As produções científicas sobre Educação Infantil no Brasil: um universo predominantemente feminino mesclado de algumas produções masculinas críticas e sensibilizadoras. 2008. (Seminário).

7.
I Simpósio do HISTDBR.A instituição de atendimento à criança pequena no Brasil: Contribuições Históricas. 2007. (Simpósio).

8.
VII Encontro de Pesquisa - EPUEG/5Encontro de Extensão - CONEX.EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS FINALIDADES: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES. 2007. (Encontro).

9.
XV Semana de Pedagogia - Educação e Alteridade e II Seminário de Educação do Centro-Oeste.A ESCOLA E A SUA PLURALIDADE DE FUNÇÕES. 2007. (Seminário).

10.
15º Workshop de Educação Escolar Cristã.15º Workshop de Educação Escolar Cristã. 2006. (Outra).

11.
I Seminário de Educação Infantil.I Seminário de Educação Infantil. 2006. (Seminário).

12.
Formação Continuada da Escola.Formação Continuada na Escola. 2005. (Encontro).

13.
II Congresso de Educaçaõ: Projeto Político Pedagógico: A identidade de sua Escola. II Congresso de Educação: Projeto Político Pedagógico: A identidade de sua Escola. 2005. (Congresso).

14.
XIII Semana de Estudos da Pedagogia.Sociedade, Escola e Mudança. 2005. (Outra).

15.
XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET.Escola e Trasnformação Socia. 2005. (Seminário).

16.
Dificuldades de Linguagem e Dislexia.Dificuldades de Linguagem e Dislexia. 2004. (Simpósio).

17.
HISTEDBR - História e Historiografia da Educaçaõ. História e Historiografia da Educação. 2004. (Congresso).

18.
Salto Para o Futuro III.Salto Para o Futuro III. 2004. (Outra).

19.
XII Semana de Estudos de Pedagogia - : Políticas Educacionais: Um balanço da última década.Estudando Anísio Teixeira: um encontro com Dewey. 2004. (Outra).

20.
XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Inici~ção Cientítica.XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica. 2004. (Seminário).

21.
Cultura, Desenvolvimento Humano e Educação Escolar.Cultura, Desenvolvimento Humano e Educação Escolar. 2003. (Seminário).

22.
XI Semana da Pedagogia.XI Semana da Pedagogia. 2003. (Oficina).

23.
Inteligência Múltiplas: Um Novo Olhar em Sala de Aula.Inteligências Múltiplas: Um Novo Olhar em Sala de Aula. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Peloso, Franciele Clara. IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil. 2012. (Outro).

2.
Franciele Clara Peloso. 26ª Semana da Cultura, 12º Encontro de Iniciação Científica e 12ª Mostra de Pós-Graduação. 2012. (Outro).

3.
ANSAI, R.B ; UJIIE, N. ; PELOSO, F. C. ; SILVA, S. S. C. ; JUNGES, K. . III Mostra de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. 2012. (Outro).

4.
PELOSO, F. C.. I Encontro de Formaçaõ de Professores de Quimica e Ciências. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carolina Rodrigues da Silva. Histórias e Memórias: Mulheres Idosas no Desenvolvimento Local de Pato Branco-PR (1951-2017).. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Coorientador).

2.
Eliane Aparecida Moreira dos Santos. Educação Infantil: um olhar sobre o processo de acesso e permanência das crianças nas creches. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Nilson de Farias. Um olhar do sul: políticas de internacionalização da educação superior. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Solange Natalina Boesing Crestani. A Formação Inicial do Profissional da Pedagogia na região Sudoeste do Paraná. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Franciele Clara Peloso.

2.
Camila Corrêa. UMA QUESTÃO DE LINGUAGEM NA MIGRAÇÃO INTERNACIONAL ? O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO SUDOESTE DO PARANÁ E NAS POLÍTICAS MIGRATÓRIAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Franciele Clara Peloso.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Emblick Martins. A trajetória das políticas públicas educacionais e a (re)construção das políticas municipais da cidade de São Carlos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Franciele Clara Peloso.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Henrique Zamberlan Pacheco. A Construção da Concepção de Linguagem na Obra Freiriana 'Pedagogia do Oprimido'. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Franciele Clara Peloso.

2.
Giseli Gotz. CONCEPÇÕES DE AULA: ANÁLISE DO PERFIL DOCENTE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA UTFPR PATO BRANCO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Franciele Clara Peloso.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Peloso, Franciele Clara. Infância, história e epistemologia: contribuições de Paulo Freire para a infância das classes populares. In: Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula; Aparecida Meire Calegari-Falco. (Org.). Educação e Processos Não Escolares. 1ed.Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2012, v. 62, p. 101-114.


Cursos de curta duração ministrados
1.
PELOSO, F. C.; SILVA, S. S. C. . Infância em Cena: Leituras da Exclusão e da Invisibilidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PELOSO, F. C.; SILVA, S. S. C. ; BONA JUNIOR, A. . Alfabetização e Letramento: Aproximações com a Educação da Infância e Inclusão. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PELOSO, F. C.; SILVA, S. S. C. ; UJIIE, N. . Educação da Infância: intersecções formativas e específicas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANSAI, R.B ; UJIIE, N. ; PELOSO, F. C. ; SILVA, S. S. C. ; JUNGES, K. . III Mostra de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 10:51:38