Tiago Costa Sanches

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2098559936629612
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2005). Especialista em Ensino de História pela UEL (2007) Mestre em Educação pela mesma instituição e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Possui experiência como docente no Ensino Fundamental da disciplina de História do Município de Araucária - PR, Ensino Médio ministrando a disciplina de História no IFPR e no Ensino Superior, presencial e a distância, na área de História e Educação com ênfase em formação de professores. Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal da Integração Latino Americana - e membro do grupo de pesquisa LEHAL - Laboratório de Pesquisa em Ensino de História na América Latina - UNILA (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiago Costa Sanches
Nome em citações bibliográficas
SANCHES, Tiago C.;SANCHES, TIAGO COSTA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ILAACH.
Avenida Sílvio Américo Sasdelli
Vila Residencial A
85866000 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292800
URL da Homepage: https://www.unila.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: PERCURSOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS NO BRASIL, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria Auxiliadora Schmidt.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História; Educação histórica; Didática da História; Anos Iniciais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Saberes Históricos de Professores das Séries Iniciais: Algumas Perspectivas de Ensino em Sala de Aula,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Marlene Cainelli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Saber Histórico; Séries Iniciais.
2006 - 2007
Especialização em História Social e Ensino de História. (Carga Horária: 390h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A Formação de Conceitos Históricos: O ensino de história nas séries iniciais.
Orientador: Marlene Rosa Cainelli.
2002 - 2005
Graduação em História.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Os livro didáticos da década de 80: Diferentes concepções sobre o tema:Guerra do Paraguai.
Orientador: Marlene Rosa Cainelli.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Metropolitana de Curitiba, FAMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Escola Municipal David Carneiro, E M D C, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Séries Finais - Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Instituto de Ensino Superior de Londrina, INESUL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Centro de Educação Profissional de Nível Tecnológico, CEDUCAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 4


Facudade de Ciências Educacionais e Siatemas Integrados, FACESI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2


Centro Educacional da Criança e do Adolecente, CECA*, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Atividades

3/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Secretaria de Estado da Educação, SEED-PR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Palestrante do Programa Paraná Alfabetizado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações
Docente do II Encontro Estadual de Educação nas Prisões do Paraná

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Palestrante do Programa Paraná Alfabetizado, Carga horária: 40



Projetos de extensão


2015 - Atual
ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA:TEORIA E PRÁTICA
Descrição: A presente proposta visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional a professores dos anos inciais e alunos de graduação. Tem também como intuito estabelecer contato entre a universidade e a comunidade, por meio da oferta de um curso que tem como público alvo os alunos do curso de licenciatura em História da Unila e os professores que atuam nos anos iniciais provenientes de instituições públicas e comunitárias de ensino de Foz do Iguaçu.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Tiago Costa Sanches - Coordenador / Éder Cristiano de Souza - Integrante.
2005 - 2005
Projeto de extensão: Iniciando crianças na arte do conhecimento historico
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tiago Costa Sanches - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: REVISTA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: HISTÓRIA & ENSINO (UEL)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1SANCHES, TIAGO COSTA2017 SANCHES, TIAGO COSTA. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais. Revista Antíteses, v. 9, p. 222, 2017.

2.
2SANCHES, Tiago C.;SANCHES, TIAGO COSTA2012 SANCHES, Tiago C.; SCHMIDT, M. A. M. S. . Educação Histórica no Ensino Fundamental: Reflexões teórico-metodológicas a partir do uso de fontes históricas em sala de aula. REDUH - Revista de Educação Histórica, v. 2, p. 55-63, 2012.

3.
3CAINELLI, M. R.2008CAINELLI, M. R. ; SANCHES, Tiago C. . Saber histórico de professores nas séries iniciais:algumas perspectivas de ensino em sala de aula. História & Ensino (UEL), v. 14, p. 124-135, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
SANCHES, Tiago C.. Aprendizagem nos Anos Iniciais: Entre a didática geral e a didática específica. In: Ana Claudia Urban, Estevão C. de Rezende Martins, Marlene Cainelli.. (Org.). Educação Histórica - Ousadia e Inovação em Educação e em História: escritos em homenagem a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. 1ed.Curitiba: W.A. Editores Ltda, 2018, v. 1, p. 327-344.

2.
SANCHES, Tiago C.. The National Curriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais) and the process of constitution of a teaching of history to the early years. In: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt; Lucas Pydd Nechi. (Org.). Brasilian Investigation in History Education. 1ed.Curitiba: W.A Editores Ltda, 2016, v. 1, p. 119-140.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANCHES, Tiago C.; SCHMIDT, M. A. M. S. . Educação Histórica nos Anos Iniciais: a construção de uma didática da história. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013, São Cristóvão, Se. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013.

2.
SANCHES, Tiago C.; SCHMIDT, M. A. M. S. . Educação Histórica no Ensino Fundamental: Reflexões teórico-metodológicas a partir do uso de fontes históricas em sala de aula. In: XII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica, 2013, Curitiba. Atas do XII CONGRESSO INTERNACIONAL JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA ?Consciência Histórica e as novas tecnologias da informação e comunicação?. Curitiba: LAPEDUH, 2013. v. 1ª Ed.. p. 804-812.

3.
SANCHES, Tiago C.; SCHMIDT, M. A. M. S. . Consciência Histórica de Professores das Séries Iniciais. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História:, 2011, Florianópolis. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. Florianópolis: Livraria Editora Casa Aberta, 2011. v. 1.

4.
SANCHES, Tiago C.; SCHMIDT, M. A. M. S. . Educação Histórica nas Séries Iniciais: Ideias Históricas de professores em processo de formação continuada. In: X JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA: Teoria e Pesquisa, 2010, Londrina. Educação Histórica nas Séries Iniciais: Ideias Históricas de professores em processo de formação continuada. Londrina, 2010.

5.
SANCHES, Tiago C.. O Saber Histórico dos professores de Séries Iniciais : Algumas perspectivas de Ensino em Sala de Aula. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2008, São Paulo. VIII ENPEH Metodologia e Novos Horizontes. São Paulo: FEUSP, 2008. p. 104-105.

6.
SANCHES, Tiago C.. A Formação de Conceitos Históricos: O Ensino de História nas Séries Iniciais. In: VI Encontro Nacional perspectivas do Ensino de História, 2007, Natal. A Formação de Conceitos Históricos: O Ensino de História nas Séries Iniciais, 2007.

7.
SANCHES, Tiago C.. Educação Histórica: Possibilidades do Ensino de História com Crianças de 8 Anos. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2006, Belo Horizonte. Educação Histórica: Possibilidades do Ensino de História com Crianças de 8 Anos, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SANCHES, Tiago C.. Ensinar e Aprender História: Teoria e Prática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANCHES, Tiago C.. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANCHES, Tiago C.. O Professor Pesquisador: A teoria e a prática em sua formação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANCHES, Tiago C.. EDUCAÇÃO HISTÓRICA NOS ANOS INICIAIS: A CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA DA HISTÓRIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANCHES, Tiago C.; SCHMIDT, M. A. M. S. . EDUCAÇÃO HISTÓRICA NOS ANOS INICIAIS: A CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA DA HISTÓRIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SANCHES, Tiago C.; SCHMIDT, M. A. M. S. . Historical Conciousness of Initial Series Teacher. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANCHES, Tiago C.. Educação Histórica no Ensino Fundamental: Reflexões Teórco-Metodologicas a partir do uso de fontes históricas em sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANCHES, Tiago C.. Consciência Histórica de Professores das Séries Iniciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANCHES, Tiago C.. SABERES HISTÓRICOS DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: Algumas Pespectivas de Ensino em Sala de Aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SANCHES, Tiago C.. Literacia histórica e história transformativa. Curitiba, 2016. (Tradução/Artigo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANCHES, Tiago C.; URBAN, A. C.. Participação em banca de Sheyla Francielle Mayer da Costa. Ensino de História nos Anos Iniciais: Reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
URBAN, A. C.; OLIVEIRA, T.; SCHMIDT, M. A.; SANCHES, Tiago C.. Participação em banca de JULIANO MAINARDES WAIGA,. "Educação Histórica e Ciências da Educação: diálogos epistemológicos". 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

3.
SANCHES, Tiago C.; SCHMIDT, M. A. M. S.. Participação em banca de Antônio Diogo Greff de Freitas. CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DO CIBERESPAÇO: ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS E AS MUDANÇAS DO CONGNIÇÃO DE PENSAMENTO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
SANCHES, TIAGO COSTA; CAINELLI, Marlene. R.; SCHMIDT, M. A. M. S.. Participação em banca de ANDRESSA GARCIA PINHEIRO DE OLIVEIRA. A CRIANÇA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO: O CASO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANCHES, Tiago C.. Participação em banca de Regina Martins Pinto de Vasconcelos.TEKO ÑEMOINGO: COLONIALIDADE, CONQUISTAS JURÍDICAS E INTERCULTURALIDADE EM OCOY. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SANCHES, Tiago C.; CAVALARO, V. C. F.. Participação em banca de Carolline Cristiane dos Santos.Psicomotricidade no Desenvolvimento de Crianças de 0 a 3 anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Curitiba.

3.
SANCHES, Tiago C.; CAVALARO, V. C. F.. Participação em banca de Jacqueline Augusta Hayashi Pereira.A Inclusão Escolar na ótica Docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Curitiba.

4.
SANCHES, Tiago C.; CAVALARO, V. C. F.. Participação em banca de Eloise Cristine Cardoso Massaneiro.Contextualizando o papel do psicopedagogo diante dos problemas de aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Curitiba.

5.
SANCHES, Tiago C.; CAVALARO, V. C. F.. Participação em banca de Kelly Aparecida Sluzada.A Inclusão do aluno autista no Ensino Regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Curitiba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. ENSINO DE HISTÓRIA DA AFRICA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO UFPR. 2017. (Congresso).

2.
5 Seminário de Educação Histórica: Identidades e Educação Histórica. 2013. (Seminário).

3.
VI SEMINÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA. 2013. (Seminário).

4.
X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA. EDUCAÇÃO HISTÓRICA NOS ANOS INICIAIS: A CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA DA HISTÓRIA. 2013. (Congresso).

5.
IX Heirnet.Historical Consciousness of initial Series Teachers. 2012. (Outra).

6.
XII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. Educação Histórica no Ensino Fundamental: Reflexões teórico-metodológicas a partir do uso de fontes históricas em sala de aula. 2012. (Congresso).

7.
3 Seminário de Educação Histórica "Desafios da Aprendizagem na Perspectiva da Educação Histórica". 2011. (Seminário).

8.
4 Seminário de Educação Histórica "História, Narrativa e Identidade: Perspectivas da Educação Histórica". 2011. (Seminário).

9.
IX Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História: "Améria Latina em prspectiva: culturas, memórias e saberes".Consciência histórica de professores das séries iniciais. 2011. (Encontro).

10.
Dilemas e Disputas pela teoria da narrativa. 2010. (Outra).

11.
EDUCAÇÃO HISTÓRICA E PATRIMONIO: Perspectivas de investigação e possibilidades didáticas. 2010. (Outra).

12.
I Colóquio Jorn Rusen e o Ensino de História no Brasil. 2010. (Outra).

13.
X JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA: Teoria e Pesquisa.Educação Histórica nas Séries Iniciais: Idéias Históricas de professores em processo de formação continuada. 2010. (Outra).

14.
2 Seminário de Educação Histórica.SABERES HISTÓRICOS DE PROFESSORES NAS SÉRIE INICIAIS: Algumas perspectivas de ensino em sala de aula. 2009. (Seminário).

15.
I Seminário de Educação Histórica.O Saber Histórico dos Professores de Séries Iniciais: Algumas perspectivas de Ensino em Sala de Aula. 2008. (Seminário).

16.
VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. O Saber Histórico dos Professores de Séries Iniciais: Algumas perspectivas de Ensino em Sala de Aula. 2008. (Congresso).

17.
XI Encontro Regional da Associação Nacional de História.O Saber Histórico dos Professores de Séries Iniciais: Algumas Perspectivas de Ensino em Sala de Aula. 2008. (Encontro).

18.
3ª ATIVIDADE DE INVERSO: SEMANA DE MINICURSOS DA PEDAGOGIA.O uso dos conceitos no ensino de história em séries iniciais. 2007. (Oficina).

19.
VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. A Formação de Conceitos Históricos: O Ensino de História nas Séries Iniciais. 2007. (Congresso).

20.
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. Comunicação: Educação Histórica: possibilidades do ensino de história com crianças de 8 anos. 2006. (Congresso).

21.
VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica: Perspectivas de Investigação em Educação Histórica. 2006. (Congresso).

22.
"XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - História Guerra e Paz". 2005. (Simpósio).

23.
"XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - História Guerra e Paz". 2005. (Simpósio).

24.
IV Simpósio do Laboratório de Ensino de História: Conhecimento Histórico e Saber Escolar. 2005. (Simpósio).

25.
"40 ANOS DE DITADURA MILITAR:CONTINUIDADE E RUPTURAS". 2004. (Seminário).

26.
Comunicação Didática: Habilidade de Ensino. 2003. (Outra).

27.
GINCANA CULTURAL E FEIRA HISTÓRICO-CULTURAL EM COMEMORAÇÃO AOS 35 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL NORMAN PROCHET.GINCANA CULTURAL E FEIRA HISTÓRICO-CULTURAL EM COMEMORAÇÃO AOS 35 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL NORMAN PROCHET. 2003. (Outra).

28.
II SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM CIENCIAS HUMANAS. 2002. (Seminário).

29.
SEMANA DE HISTÓRIA E ARQUIVOLOGIA. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANCHES, Tiago C.. XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica ? I Encontro Ibero-Americano de Educação Histórica. 2017. (Congresso).

2.
SANCHES, Tiago C.. VI Seminário Brasileiro de Educação Histórica. 2013. (Congresso).

3.
SANCHES, Tiago C.. V Seminário de Educação Histórica. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:26:33