Marcelo Ganzela Martins de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8287939829406102
  • Última atualização do currículo em 01/03/2017


Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Unesp e mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor de educação básica II - E. E. Godofredo Furtado e coordenador do curso de Letras no Instituto Singularidades. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Ganzela Martins de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, M. G. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Singularidades.
Rua Deputado Lacerda Franco - 88
Pinheiros
05418000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30345445
URL da Homepage: www.faculdadesingularidades.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Marina Colasanti: os arquétipos e a interação leitor-texto,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Prof. Dr. Peter James Harris.
Palavras-chave: arquétipos; Colasanti; ensino; fruição; leitura; literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Especialização em Especialização em Língua Inglesa para Professores. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O trabalho com a compreensão oral através de textos multimodais como motivação para aprender LE: um estudo de caso no contexto público de ensino médio..
Orientador: Marcelo Concário.
1998 - 2001
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A literatura no ensino médio.
Orientador: Profa. Dra. Susana Busato.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Currículo. (Carga horária: 4h).
Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Formação de Professores na Atualidade. (Carga horária: 3h).
Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2016 - 2016
Metodologia do uso de casos na formação de professores. (Carga horária: 4h).
Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2016 - 2016
Oficinas de Co-Criação: Novo Currículo. (Carga horária: 40h).
Instituto Tellus, TELLUS, Brasil.
2016 - 2016
Práticas Educacionais de alto impacto nas escolas. (Carga horária: 4h).
Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2015 - 2015
Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na edu. (Carga horária: 50h).
Instituto Península, IP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Oficina Design na Prática - Projeto Aprender a Apr. (Carga horária: 4h).
Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2014 - 2014
Encontro Acadêmico K-12: Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 3h).
CENGAGE Learning, CENGAGE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Reflexão sobre Ação. (Carga horária: 44h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Interaction Teachers. (Carga horária: 240h).
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - Secret. Est. Educação, CENP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Metodologias de ensino de L. Portuguesa e Literat.. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
A natureza da paisagem - energia. (Carga horária: 30h).
Companhia Paulista de Força e Luz, CPFL, Brasil.
2002 - 2002
PCN em Ação. (Carga horária: 26h).
Secret. Mun. de Ed. e Cultura de Uchôa, SMECU, Brasil.
2001 - 2001
I Curso de Capacitação de EJA. (Carga horária: 24h).
Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP, PROEX, Brasil.
2001 - 2001
Da câmera à ilusão: a estética do cinema. (Carga horária: 24h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2001 - 2001
Iniciação científica: A literatura no ensino médio. (Carga horária: 210h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Singularidades, IS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador - Licenciatura em Letras, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação também como docente do curso de Letras - disciplinas ministradas (acréscimo de 14h): Ensino de Literatura Literatura Infantojuvenil Orientação de Estágio


E. E. Godofredo Furtado, GF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor de educação básica II, Carga horária: 22
Outras informações
Disciplina ministrada: Língua Estrangeira Moderna - Inglês


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de ensino superior, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas: Prática de Ensino Estágio Curricular Supervisionado

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, Letras - Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Língua Materna V
Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa
Revisor de Português I
Prática de Ensino de Língua Materna III
Literatura Brasileira I
Língua Portuguesa I
08/2008 - Atual
Ensino, Licenciatura para Bacharéis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Educacional
08/2008 - 12/2008
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual II
08/2008 - 12/2008
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação à Produção Acadêmica II
04/2008 - 12/2008
Ensino, Letras - Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação à Produção Acadêmica II
Leitura e Produção Textual II
Língua Portuguesa II
Literatura Brasileira II

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como supervisor do programa de formação de professores das redes municipais de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André e Embu, e dos professores da rede estadual que atuam na cidade de São Paulo, dentro do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - MEC.


Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato para tutoria de curso online, Carga horária: 10
Outras informações
Tutoria do curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutoria online por contrato, Carga horária: 10
Outras informações
Tutoria do curso de formação de professores "Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade".


Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutoria online por contrato, Carga horária: 10
Outras informações
Tutoria online do curso "Inglês Online", para alunos do ensino médio da rede pública do estado de São Paulo.


E. E. Odon Cavalcanti, OC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação básica II, Carga horária: 26
Outras informações
Disciplina ministrada: Língua Portuguesa


E. E. Angelo Campo Dall'Orto, EEACD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação básica, Carga horária: 50
Outras informações
Professor de língua portuguesa e de língua inglesa. Projetos desenvolvidos nas áreas de educação ambiental e educação sexual.


EMEFEI Profa. Hermínia Rodrigues Mafra, HRM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor efetivo de língua inglesa, Carga horária: 33



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Discutindo literatura na escola à luz das OCNs
Descrição: O trabalho consiste em estudar e aplicar algumas teorias literárias que dialogam com ensino de literatura (LIMA, 1983; BARTHES, 1973) e as Orientações Curriculares Nacionais de ensino médio (2004) em escolas parceiras, em um trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Marcelo Ganzela Martins de Castro - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Iniciação em Docência em ETECs
Descrição: Orientação didática e metodológica de alunos dos anos finais da graduação em Letras, atuando com aulas de reforço, aos sábados, nas ETECs Tiquatira e Rocha Mendes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marcelo Ganzela Martins de Castro - Coordenador / Savério Lavorato Júnior - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2014
PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Descrição: Atuação na Supervisão local - polo Grande São Paulo. O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa surgiu na necessidade de atendimento específico para os professores que atuam nos ciclos de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental). O Núcleo UFSCar atenderá escolas de 46 municípios do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
mestrado, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, M. G. M.; TORRESAN, J. L. ; JARDINI, T. ; SILVA, M. ; COSTA, E. A. ; CARVALHO, H. ; SPARANO, M. E. ; ALMEIDA, J. R. ; GALVAO, S. M. ; PEREIRA, M. M. . Na velocidade de um tweet: desautomatização nos microcontos. In: Maurício Silva; Rita Couto. (Org.). A miséria é pornográfica: ensaios sobre a ficção de Marcelino Freire. 1ed.São Paulo: Terracota Editora, 2013, v. 1, p. 29-42.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, M. G. M.; BARELLI, C. N. ; SILVA, V. C. . Ser professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CASTRO, M. G. M.. O trabalho com textos multimodais como motivação para aprender LE: um estudo de caso na rede estadual paulista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASTRO, M. G. M.; JARDINI, T. ; SILVA, M. . Na velocidade de um tweet - desautomatização nos microcontos de Marcelino Freire. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CASTRO, M. G. M.. A experiência estética com a literatura no ensino médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CASTRO, M. G. M.. Literatura Colonial Brasileira: Diálogos com a História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CASTRO, M. G. M.; CARDOSO, C. C. . Construindo sentidos no ensino de LE na escola pública. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CASTRO, M. G. M.. Didática para o ensino de língua inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CASTRO, M. G. M.. Marina Colasanti: os arquétipos e a interação leitor-texto. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CASTRO, M. G. M.. Uma proposta cultural para L.E. na escola pública. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CASTRO, M. G. M.. A literatura na escola. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CASTRO, M. G. M.. Marina Colasanti: os arquétipos e a interação leitor-texto. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CASTRO, M. G. M.; CARDOSO, C. C. ; FREITAS, S. A. . Sermão de Santo Antônio: uma leitura. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CASTRO, M. G. M.. A problemática do ensino de literatura para adolescentes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CASTRO, M. G. M.. O ensino de literatura e os parâmetros curriculares nacionais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, M. G. M.; BUTO, M. Y. ; SALESI, C. C. ; MARTINS, L. R. ; SILVA, C. F. D. ; CONCEICAO, M. C. I. ; KURIKI, S. R. ; FERNANDES, V. T. ; BARROS, R. C. ; CELESTINO, L. M. F. C. ; FRANCISCO, P. C. C. ; ALMEIDA, C. A. ; MASSAIA, V. F. . O trabalho com a compreensão oral através de textos multimodais como motivação para aprender LE: um estudo de caso no contexto público de Ensino Médio. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2013 (TCC publicado em E-book).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORAN, J. ; BACICH, L. ; ROCHA, J. ; CASTRO, M. G. M. . Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CASTRO, M. G. M.. O trabalho com a compreensão oral através de textos multimodais. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CASTRO, M. G. M.. As redes sociais podem dialogar com o aprendizado?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, M. G. M.; THADEI, J. L. M. . Prática de Ensino IV. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DisciplinaemEAD).

2.
THADEI, J. L. M. ; CASTRO, M. G. M. . Prática de Ensino III. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DisciplinaemEAD).

3.
CASTRO, M. G. M.; OZAWA, A. ; LASZKIEWICZ, C. M. S. ; JARDELINO, M. . Conexão Saber. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de extensão em EAD - língua portuguesa).

4.
CASTRO, M. G. M.; FARIA, A. P. ; THADEI, J. L. M. . Prática de Ensino I - Licenciatura em Letras 100% EAD. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina em EAD).

5.
CASTRO, M. G. M.; THADEI, J. L. M. . Prática de Ensino II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DisciplinaemEAD).

6.
CASTRO, M. G. M.. A interação leitor-texto: onde o professor entra nessa?. 2005. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Tendências e Inovação na Educação.Pesquisa de Campo - Neologismos. 2016. (Seminário).

2.
6o Simpósio Hipertexto - Aprendizagem Aberta e Invertida.Experiências Híbridas na Formação de Professores. 2015. (Simpósio).

3.
TecEscola. Gestão, Inovação e Tecnologia na Educação. 2015. (Olimpíada).

4.
XVII ENDIPE.O trabalho com textos multimodais como motivação para aprender LE: um estudo de caso na rede estadual paulista. 2014. (Encontro).

5.
XXVII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa.A questão da motivação dentro de uma proposta orientada pelos letramentos múltiplos: o caso da rede pública de São Paulo. 2011. (Simpósio).

6.
XXV Spring Conference. 2011. (Encontro).

7.
XXIV Spring Conference. 2010. (Encontro).

8.
XXVI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa.A terceirização do ensino de língua estrangeira. 2010. (Encontro).

9.
61a Reunião Anual da SBPC. 2009. (Congresso).

10.
XXIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa.O ensino de inglês nas escolas públicas. 2007. (Encontro).

11.
XXII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2006. (Encontro).

12.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Outra).

13.
III Simpósio de Linha de Pesquisa: Perspectivas Teóricas no Estudo da Literatura. 2004. (Simpósio).

14.
50o Seminário do GEL. 2002. (Seminário).

15.
III Seminário de Estudos Literários.Marina Colasanti: os arquétipos e a interação leitor-texto. 2002. (Seminário).

16.
XIV Semana de Letras.A literatura na escola. 2002. (Outra).

17.
49o Seminário do GEL. 2001. (Seminário).

18.
II Seminário de Estudos Literários. 2001. (Seminário).

19.
VI CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2001. (Congresso).

20.
VI EPLLE - Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras. 2001. (Encontro).

21.
XIII Congresso de Iniciação Científica. O ensino de literatura e os parâmetros curriculares nacionais. 2001. (Congresso).

22.
XIII Semana de Letras.Sermão de Santo Antônio: uma leitura. 2001. (Encontro).

23.
XVII JELI - Jornada de Ensino de Lingua Inglesa. 2001. (Encontro).

24.
48o Seminário do GEL. 2000. (Seminário).

25.
I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. 2000. (Seminário).

26.
XII Semana de Letras. 2000. (Outra).

27.
XVI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2000. (Encontro).

28.
XIII Spring Conference. 1999. (Encontro).

29.
XI Semana de Letras. 1999. (Outra).

30.
XV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 1999. (Encontro).

31.
XIV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 1998. (Encontro).

32.
X Semana de Letras. 1998. (Outra).

33.
XXV Colóquio de Incentivo à Pesquisa. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARA, J. ; CASTRO, M. G. M. . XXVIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2012. (Outro).

2.
CARA, J. ; CASTRO, M. G. M. . XXV Spring Conference. 2011. (Outro).

3.
GATTOLIN, S. R. ; CASTRO, M. G. M. . XXVII JELI. 2011. (Outro).

4.
CASTRO, M. G. M.. III Seminário de Estudos Literários. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Ferreira Melo Soares. Interfaces entre a literatura, a semiótica, as mídias audiovisuais e o ensino de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Instituto Singularidades. Orientador: Marcelo Ganzela Martins de Castro.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CASTRO, M. G. M.; OZAWA, A. ; LASZKIEWICZ, C. M. S. ; JARDELINO, M. . Conexão Saber. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de extensão em EAD - língua portuguesa).

2.
CASTRO, M. G. M.; THADEI, J. L. M. . Prática de Ensino II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DisciplinaemEAD).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 23:15:47