Jônio Machado Bethônico

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3394269119711963
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG), com ênfase em Publicidade e Propaganda. É Mestre, Doutor e colaborador na área de Educação e Linguagem (Faculdade de Educação/UFMG), colaborador em pesquisas na Faculdade de Belas Artes (UFMG) e na Faculdade de Letras (UFMG). Realizou estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Letras (UFMG), no programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN), especificamente na linha de pesquisa Linguística Aplicada: Linguagem e Tecnologia. Tem experiência de mais de 10 anos na área de criação em Publicidade e Propaganda (como Diretor de Arte e Diretor de Criação) e leciona em cursos de Graduação, de Especialização (MBA) e em Cursos Superiores em Tecnologia (CST), principalmente na área de Comunicação Social mas também nas de Administração e Marketing, desde 2001. Suas pesquisas e atividades junto às Faculdades de Educação e de Letras da UFMG visam compreender se e como o ensino público auxilia na formação de consumidores-leitores conscientes e críticos no que diz respeito tanto aos discursos de marketing quanto a aspectos do consumo como motivações de compra, necessidades e desejos, desperdício e consumismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jônio Machado Bethônico
Nome em citações bibliográficas
BETHÔNICO, Jônio Machado;BETHÔNICO, JÔNIO MACHADO


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Faculdade de Educação da UFMG, FAE, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Maria de Lourdes Dionísio).
Título: Entre o consumidor e o produtor: práticas, saberes e crenças de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental no trabalho com o Letramento em Marketing em sala de aula, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Isabel Cristina Alves da Silva Frade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Letramento; Prática docente; Ensino Fundamental; Consumo Consciente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Faculdade de Educação da UFMG, FAE, Brasil.
Título: Letramento em Marketing: O livro didático de Língua Portuguesa de 1a. a 4a. série na formação de consumidores críticos,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Isabel Cristina Alves da Silva Frade.
Palavras-chave: Letramento; Livro Didático; Ensino Fundamental; Consumo Consciente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Livros Didáticos.
Setores de atividade: Educação.
2005
Especialização em andamento em Didática e Tecnologia no Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Pitágoras, FACPIT, Brasil.
1990 - 1993
Graduação em Comunicação Social.
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, FAFICH, Brasil.
1987 - 1989
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Marista Dom Silvério, DOM SILVÉRIO, Brasil.
1979 - 1986
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Marista Dom Silvério, DOM SILVÉRIO, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Faculdade de Letras (UFMG), FALE/UFMG, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Materna.


Formação Complementar


2016 - 2016
Competências Kroton. (Carga horária: 1h).
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2016 - 2016
Salas Grandes. (Carga horária: 1h).
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2016 - 2016
Integração de Novos Colaboradores. (Carga horária: 1h).
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2016 - 2016
Formação ENADE. (Carga horária: 1h).
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2016 - 2016
Aprendendo a Aprender.
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2016 - 2016
Código de Conduta. (Carga horária: 2h).
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2016 - 2016
KLS 2.0 - Fase 2. (Carga horária: 6h).
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2016 - 2016
PCD - Plano de Carreira Docente.
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2016 - 2016
Normas e Aplicação de Ordem de Serviço - SESMT.
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2015 - 2015
Manual sobre a Lei Anticorrupção. (Carga horária: 1h).
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2015 - 2015
Modelo Acadêmico Docentes. (Carga horária: 40h).
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2015 - 2015
Paixão por Educar. (Carga horária: 1h).
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2015 - 2015
Formação KLS 2.0. (Carga horária: 10h).
Universidade Corporativa Kroton, UNIKROTON, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Elaboração de Itens de Prova. (Carga horária: 6h).
Faculdade Pitágoras, FACPIT, Brasil.
1987 - 1988
Curso de Idiomas Inglês.
Number One, NUMBER ONE, Brasil.
1986 - 1986
Desenho Artístico.
Instituto de Arte e Projeto, INAP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante de Grupos de Pesquisa e Extensão, Carga horária: 0

Atividades

2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, Departamento de Desenho.

Linhas de pesquisa
Memória, Mímese, Amnésia
02/2017 - 05/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, Departamento de Lingüística.

07/2010 - 05/2018
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Concepção de atividades voltadas para o Letramento em Marketing.
02/2006 - 08/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Centro de Alfabetização Leitura e Escrita.


Faculdade Pitágoras, FACPIT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
Outras informações
2013-2: Administração de Marketing & Inovação (CST Marketing) 2014-1: Teoria & Técnica em Publicidade e Propaganda (Graduação Publicidade e Propaganda) / Planejamento & Marketing Estratégico (CST Logística/Gestão Financeira) / Projeto em Gestão de Marketing I (CST Marketing) 2014-2: Criação Publicitária e Gestão de Marcas (Graduação Publicidade e Propaganda) / Projeto em Gestão de Marketing II (CST Marketing) 2015-1: Teoria & Técnica em Publicidade e Propaganda (Graduação Publicidade e Propaganda) / Marketing 1 (Graduação Publicidade e Propaganda) / Fundamentos de Marketing (Graduação Administração) 2015-2: Criatividade (Graduação Publicidade e Propaganda) / Design Gráfico (Graduação Publicidade e Propaganda) 2016-1: Pesquisa em Comunicação (Graduação Publicidade e Propaganda / Jornalismo) 2016-2: Pesquisa em Comunicação (Graduação Publicidade e Propaganda / Jornalismo) / Design Gráfico (Graduação Publicidade e Propaganda)

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2016 - 12/2016
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

Atividade realizada
Co-coordenador da Empresa Júnior da Faculdade Pitágoras.
02/2014 - 12/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Publicitária / Criatividade
Design Gráfico
Gestão de Marcas
Marketing 1
Pesquisa em Comunicação
Teoria & Técnica em Publicidade e Propaganda
02/2014 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Cidade Acadêmica.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Publicidade e Propaganda.
10/2015 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Publicidade e Propaganda, Curso de Publicidade e Propaganda.

Atividade realizada
Professor-responsável pelo Laboratório de Comunicação (LabCom).
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Marketing
08/2013 - 12/2014
Ensino, Marketing (CS de Tecnologia), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Marketing & Inovação (Fundamentos de Marketing)
Projeto em Gestão de Marketing I (Iniciação Científica)
Projeto em Gestão de Marketing II (Iniciação Científica)
02/2014 - 07/2014
Ensino, Logística / Gestão Financeira (CS de Tecnologia), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento & Marketing Estratégico (Fundamentos de Marketing)
02/2012 - 07/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
08/2004 - 07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Publicidade e Propaganda, Campus Timbiras.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Publicidade e Propaganda.
02/2004 - 07/2010
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Agência Simulada
Comunicação Empresarial (Curso: Administração)
Comunicação Institucional
Direção de Arte (1)
Estudos Interdisciplinares: Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Fundamentos de Comunicação Integrada II - Publicidade e Propaganda
Práticas de Direção de Arte (Direção de Arte 2)
Projeto Experimental em Comunicação Social 1 e 3
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda 4
08/2005 - 12/2005
Direção e administração, Curso de Publicidade e Propaganda, Campus Timbiras.

Cargo ou função
Supervisor do Departamento de Estágio Supervisionado do Curso de Publicidade e Propaganda.

Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
2014-2: Disciplina "Administração de Marketing" - de 20h/aula (MBA Gestão de Negócios Internacionais + MBA Gestão de Branding / MBA Gestão Estratégica de Marketing / MBA Gestão em Comunicação Digital e Mídias Sociais) 2015-1: Disciplina "Administração de Marketing" - de 20h/aula (MBA Gestão Estratégica de Qualidade / MBA Gestão Comercial e Vendas II) 2015-1: Disciplina "Marketing & Relacionamento" - de 20h/aula (Pós-Graduação em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia) 2015-2:Disciplina "Administração de Marketing" - de 20h/aula (MBA Gestão de Branding)

Atividades

08/2014 - 11/2015
Ensino, MBA em Gestão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Administração de Marketing (MBA Gestão Comercial e Vendas II - PGGCV1BN35-COA)
Administração de Marketing (MBA Gestão de Branding - MBAB1BN35-JPA)
Administração de Marketing (MBA Gestão de Estratégica de Marketing - MMK1BN35-JPA)
Administração de Marketing (MBA Gestão de Negócios Internacionais e Gestão de Branding - MNI1BN35-JPA)
Administração de Marketing (MBA Gestão em Comunicação Digital e Mídias Sociais - MBCD1BN35-JPA )
Administração de Marketing (MBA Gestão Estratégica de Qualidade - MQU1BN35-JPA)
03/2015 - 04/2015
Ensino, Pós-Graduação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing & Relacionamento (Pós Graduação em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia - PMU1AI6S-JPA)

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
2015-1: Disciplina "Gestão de Marketing para Produtos e Serviços" - de 20h/aula (Pós-Graduação em Marketing e Comunicação)

Atividades

06/2015 - 07/2015
Ensino, Pós-Graduação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing para Produtos e Serviços (Pós-Graduação em Marketing e Comunicação - MKC1DN45-ATA)

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
2015-2: Disciplina "Planejamento Estratégico" - de 24h/aula (MBA Gestão Financeira e Controladoria)

Atividades

07/2015 - 08/2015
Ensino, MBA em Gestão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico (MBA Gestão Financeira e Controladoria - 021.2015.0205)

Faculdade do Oeste de Minas, FADOM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2004 - 07/2004
Ensino, Administração - Gestão de Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação & Turismo
07/2003 - 12/2003
Ensino, Administração - Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Institucional: Marca e Imagem
02/2002 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Publicidade e Propaganda.
02/2001 - 12/2003
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Experimentação em Comunicação Visual 1 e 2
Introdução à Publicidade e Propaganda
08/2001 - 07/2003
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Comunicação do Curso de Publicidade e Propaganda.

UNIVERSIDADE DO LESTE DE MINAS, UNILESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor-Auxiliar

Atividades

02/2002 - 06/2002
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Informática

Pólo de Comunicação, PÓLO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte e Diretor de Criação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/1997 - 02/2002
Serviços técnicos especializados , Departamento de Criação, .

Serviço realizado
Criação, Editoração Eletrônica e Supervisão de Criação.

UAI Propaganda, UAI PROPAGANDA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/1995 - 02/1997
Serviços técnicos especializados , Departamento de Criação, .

Serviço realizado
Criação e Editoração Eletrônica.

ETC Comunicação, Propaganda e Marketing, ETC COMUNICAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte Júnior, Carga horária: 40

Atividades

08/1992 - 11/1993
Estágios , ETC Comunicação, Propaganda e Marketing, .

Estágio realizado
Criação e Editoração Eletrônica.

Promídia Comunicação e Marketing, PROMÍDIA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte

Atividades

12/1993 - 06/1995
Serviços técnicos especializados , Departamento de Criação, .

Serviço realizado
Criação e Editoração Eletrônica.


Linhas de pesquisa


1.
Memória, Mímese, Amnésia

Objetivo: Abordamos a memória, suas instituições, seus dispositivos: observamos e discutimos a instituição museológica, e procuramos questionar ou deformar as próprias estratégias nas quais se baseia a museologia: organização em arquivos, coleção, catalogação e displays. Exploramos procedimentos utilizados em sua esfera expositiva e administrativa e experimentamos múltiplos papéis dentro da sua estrutura: autoria, edição, administração e curadoria, a partir de personagens, colecionadores e colaboradores (reais e ficcionais), objetivando a constituição de intervenções artísticas. Também são de interesse instituições e indivíduos que inventam ou improvisam processos de colecionismo e arquivamento, e observamos através de imagem (acervos) e palavra (entrevistas, textos) as articulações individuais em torno de um hábito, obsessão, missão ou projeto museológico. Compreendemos a produção científica em arte através de ensino, criação de veículos de publicação, - como websites e Jornais e participação em eventos culturais, exposições, mesas de debate e palestras. As atividades do grupo desenvolvem-se dentro do campo da arte contemporânea..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Curadoria.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Museologia.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
Palavras-chave: Arquivos; Arte Contemporânea; Colecionismo; Intervenção Institucional; Memória; Museologia.
2.
Livros didáticos e letramento

Objetivo: 1) Análise da produção editorial para a alfabetização e ao ensino de Português: seu perfil pedagógico e editorial suas relações com políticas públicas; (2) desenvolvimento de instrumentos e processos de análise pedagógica de livros didáticos; (3) formação de pesquisadores; (4) avaliação de livros didáticos para o Programa Nacional do Livro Didático; (5) realização de pesquisas de estado do conhecimento sobre o livro escolar; (6) documentar a produção editorial brasileira..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Materna.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Livros Didáticos.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Avaliação; Ensino de Português; Produção editorial didática.
3.
LingTec - Linguagem e Tecnologia

Objetivo: Esta linha acolhe pesquisas que investigam o papel da tecnologia como mediadora da organização da linguagem em geral. Pesquisas nesta linha investigam as práticas de linguagem em contextos sociais diversos, sendo que os trabalhos concentram-se em temas como gêneros digitais e midiáticos, práticas discursivas e educação on-line, interação e mídias, ensino de línguas (materna e estrangeiras) mediado pelo computador, aspectos textuais e semióticos da interação humano-computador e manifestações lingüísticas e cibercultura. Esta linha acolhe também pesquisas que investigam a formulação de programas e a organização de corpora com subsídios à investigação de linguagem em geral..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Materna.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino de Línguas Estrangeiras; Ensino de línguas mediado por computador; Gêneros digitais.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Museu dos Assuntos Públicos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mabe Machado Bethônico em 27/06/2013.
Descrição: Trata-se de pesquisa desenvolvida a partir de três coleções fotográficas iniciais, com o objetivo de se implementar o Museu dos Assuntos Públicos, uma plataforma artística museológica, modular e experimental. A pesquisa envolve elaboração crítico-teórica e documental, associada a uma prática arquivística digital. O Museu dos Assuntos Públicos constitui-se como lugar de memória de Minas Gerais através de sua história esquecida ou não escrita, alternativa à história presente nas instituições museológicas e arquivos mineiros instituídos. As coleções que buscamos pesquisar e reunir pertencem a acervos particulares ou públicos, frequentemente da periferia social e indisponíveis. - Encerrado período de pesquisa financiado, mas trata-se de projeto de longa duração..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Jônio Machado Bethônico - Integrante / Mabe Machado Bethônico - Coordenador / Jalver Machado Bethônico - Integrante / Joerg Bader - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
Classificando e negociando uma ficção institucional
Descrição: Financiamento da FAPEMIG através de Edital Universal (processo SHA APQ-0205- 5.06/07). Seus objetivos são: 1- Estudar atividades artísticas que questionam ou dialogam com o universo museológico através de apropriação de seus métodos; 2- Concretizar publicações e exposições no âmbito das artes plásticas experimentando estratégias, metodologias ou sistemas apreendidos, em diálogo com as instituições. Em resumo, o projeto contribuiu para a expansão do museumuseu, uma estrutura de trabalhos autônomos produzidos desde 2001, em torno de conceitos museológicos, explorados por diversas experiências artísticas, reunidas na Internet - www.museumuseu.art.br - A pesquisa de campo e a prática construtiva de exposições, objetos, websites, entrevistas e publicações são estratégias adotadas. Os trabalhos são desenvolvidos com participação de colaboradores. Ao mesmo tempo em que criamos meios de publicação impressa e eletrônica, temos participado de importantes eventos em âmbito nacional e internacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jônio Machado Bethônico - Integrante / Mabe Machado Bethônico - Coordenador / Jalver Machado Bethônico - Integrante / Glauber Rodrigues - Integrante / Graziela Gianini - Integrante / Luciana Rothberg - Integrante / Raquel Versieux - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Escola de Belas Artes da UFMG - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2005 - 2007
Expansão Museológica
Descrição: Construir exposições virtuais e reais baseadas em pequenos museus da cidade, coleções particulares ou públicas, não-oficiais, que se utilizam de improviso e invenção em sua organização e acondicionamento. Simultaneamente, produzir outras ações do museumuseu, desdobrando os conteúdos dos quatro arquivos propostos, publicando sua produção/acervo, seja no meio acadêmico ou cultural, buscando interação ativa do museu com a cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jônio Machado Bethônico - Integrante / Mabe Machado Bethônico - Coordenador / Jalver Machado Bethônico - Integrante / Dário Ricardo Braga de Moura - Integrante / Glauber Rodrigues - Integrante / Bernardo Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
Memória, Mímese e Amnésia
Descrição: Nesta pesquisa pretendemos construir um museu ficcional na web, o museumuseu, que questiona os princípios sígnicos da verdade e da representação, se utilizando e subvertendo sistemas tradicionais de organização museológica, explorando as tecnologias multimídia e buscando novas soluções em estruturas audiovisuais. Existe a intenção de desdobramento das atividades em formatos multimídia além da web. O website será o suporte e veículo da instituição, mas esse objeto-museu também terá criações em outras mídias e atuações em diferentes espaços expositivos, criando uma rede "institucionalizada" de atividades artísticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jônio Machado Bethônico - Integrante / Mabe Machado Bethônico - Coordenador / Jalver Machado Bethônico - Integrante / Thiago Flávio Mallet e Leite - Integrante / Hélio Nunes - Integrante / Dário Ricardo Braga de Moura - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Universidade Federal de Minas Gerais - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2001 - Atual
www.museumuseu.art.br
Descrição: Projeto contínuo de pesquisa desenvolvida no âmbito da EBA. Possuiu financiamentos da FAPEMIG através de Editais Universais. Trata-se de uma estrutura de navegação na web entre trabalhos autônomos produzidos desde 2001, sejam eles exclusivamente desenvolvidos para web ou produções culturais em outros campos. "As coleções e atividades do museumuseu lidam com os limites entre ficção e realidade, documentação e construção, evidenciando como a informação pode ser construída e re-trabalhada continuamente, questionando assim uma verdade instituída, criada por instituições como o Jornal ou o próprio Museu. Nesse sentido, o museumuseu pode ser visto como uma prática de crítica institucional construtiva: se por um lado faz uso de instrumentos museológicos, criando sistemas de classificação, conservação e coleção de determinados objetos, por outro abre possibilidades de combiná-los e acessá-los de formas diversas, em diferentes tempos, propondo novas leituras e formas de apreensão daqueles materiais. Ao desconstruir afirmações absolutas e valores pré-determinados, e propor ao público que as reconstrua partindo de combinações variáveis, suas coleções subvertem e atualizam a própria noção de instituição" (Cohen, A.P.)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Jônio Machado Bethônico - Integrante / Mabe Machado Bethônico - Coordenador / Jalver Machado Bethônico - Integrante.Financiador(es): Escola de Belas Artes da UFMG - Outra.


Projetos de extensão


2009 - Atual
Projeto Redigir
Descrição: Este projeto oferece atividades de leitura e produção de textos que possam ser aplicadas por professores do ensino fundamental em suas salas de aula. Acreditamos que esse tipo de trabalho ajuda os professores e os estudantes de licenciatura em Letras a vislumbrar uma forma de colocar a teoria em prática. Sabemos que nem sempre é fácil produzir atividades que apliquem a contento as novas abordagens propostas pelas correntes teóricas dos estudos da linguagem e, por isso, acreditamos que estabelecer esse diálogo entre a universidade e outras instâncias do ensino pode ser muito enriquecedor para todos que dele participarão. O Projeto Redigir tem como público-alvo os professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental e médio. Disponibilizamos, semanalmente, uma atividade de leitura e/ou produção de textos acompanhada de orientações para o professor. Esperamos receber do professor que utilizar essas atividades em sala de aula um feedback. Esta resposta do professor acarretará em modificações e em enriquecimento das atividades propostas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jônio Machado Bethônico - Integrante / Carla Viana Coscarelli - Coordenador / Daiane Evelyn Ponciano Marques - Integrante / Raissa Souki - Integrante / Renata Vieira Marques - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Mediação (Belo Horizonte)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Linguagem.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Editoração Eletrônica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2018
2o. colocado entre os aprovados no Concurso Público para Departamento de Expressão e Linguagens: Direção de Arte (Edital 860 de 20/12/2017, Item MS-120), CFCH/UFRJ (Escola de Comunicação-ECO) - Edital 559, de 20/06/2018, publicado no D.O.U. de 29/06/2018.
2016
2o. colocado entre os aprovados no Concurso Público para Jornalismo e Editoração: Comunicação Visual e Desenho Industrial/Programação Visual (Edital PROAD 055/2015, item 31), ICSA/UFOP (Comunicação Social/Jornalismo) - Resolução do Conselho Departamental 447/2016.
2015
Paraninfo dos Formandos do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte.
2015
3o. colocado entre os aprovados no Concurso Público para Comunicação e Mercadologia (Edital 624, de 22/10/2015, publicado no D.O.U. do dia seguinte), FAFICH/UFMG (Comunicação Social) - Edital 78, de 30/01/2015, publicado no D.O.U. de 02/02/2015.
2011
Patrono dos Formandos do Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte.
2011
Patrono dos Formandos do Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte.
2010
Patrono dos Formandos do Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte.
2010
Paraninfo dos Formandos do Curso de Comunicação Social, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte.
2010
Paraninfo dos Formandos do Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte.
2009
Patrono dos Formandos do Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte.
2008
Patrono dos Formandos do Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte.
2008
Paraninfo dos Formandos do Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte.
2002
Indicação para o III Prêmio Sérgio Motta, Instituto Cultural Sérgio Motta.
2000
Terceiro Lugar na Categoria Design no Anuário de Criação, Clube de Criação de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BETHÔNICO, JÔNIO MACHADO2018BETHÔNICO, JÔNIO MACHADO; COSCARELLI, Carla Viana . Capacitação docente baseada no letramento em marketing: resultados de uma pesquisa. Comunicação & Educação, v. 23, p. 77-92, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Fundamentos de Comunicação Integrada II: Publicidade e Propaganda. 01. ed. Belo Horizonte: Editora e Distribuidora Educacional, 2008. v. 01. 108p .

2.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Estudos Interdisciplinares: Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda. 01. ed. Belo Horizonte: Editora e Distribuidora Educacional, 2008. v. 01. 96p .

Capítulos de livros publicados
1.
BETHÔNICO, Jônio Machado. A formação de leitores- consumidores críticos nas escolas: 10 anos de pesquisas sobre Letramento em Marketing. In: Atena Editora. (Org.). Comunicação e Educação: Laces e Desenlaces ? Vol. 2 (e-book). 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 75-88.

2.
BETHÔNICO, Jônio Machado; FRADE, I. C. A. S. . Formação de consumidores críticos: Letramento em Marketing. In: Carla Viana Coscarelli. (Org.). Tecnologias para aprender. 01ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2016, v. 01, p. 115-134.

3.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana . A leitura de gêneros publicitários na perspectiva do Letramento em Marketing. In: Carla Viana Coscarelli. (Org.). Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. 01ed.Belo Horizonte: Vereda Editora, 2013, v. 01, p. 136-161.

4.
MOREIRA, Fernanda Gontijo ; BETHÔNICO, Jônio Machado . A verdade está lá fora: a influência do referencial simbólico do público-alvo no processo de criação publicitária em direção de arte. In: Flávio Hermano Morgan Boueri. (Org.). Convergência. Comunicação e Sociedade: Primeiros artigos acadêmicos de jovens publicitários. 01ed.Belo Horizonte: Livre Expressão, 2008, v. 01, p. 118-139.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BETHÔNICO, Jônio Machado. A formação de leitores-consumidores críticos. Boletim UFMG, Belo Horizonte, , v. 1937, p. 2 - 2, 18 abr. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BETHÔNICO, Jônio Machado. A formação de leitores-consumidores críticos nas escolas: 10 anos de pesquisas sobre Letramento em Marketing. In: 40o. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba, PR. Anais do 40o. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Realização Intercom e ECA-USP, 2017.

2.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Letramento em Marketing e o Consumo Complexo. In: IX Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2017, Curitiba, PR. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Comunicação. Curitiba: Syntagma Editores, 2017. p. 15-27.

3.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana . Capacitação docente para a formação de consumidores críticos nas escolas sob a perspectiva do Letramento em Marketing: uma proposta de curso. In: II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, 2017, Juiz de Fora, MG. Anais do II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas. Juiz de Fora, MG: Faculdade de Comunicação, UFJF, 2017. p. 156-163.

4.
BETHÔNICO, Jônio Machado. As contribuições de Norman Fairclough para as investigações sobre o Letramento em Marketing. In: IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais, 2016, Belo Horizonte. IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais, 2016.

5.
BETHÔNICO, Jônio Machado; MILAGRES, Daniella . Letramento em Marketing em avaliações do 3o. ciclo do Ensino Fundamental. In: VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Uberlândia, MG. VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016.

6.
COSCARELLI, Carla Viana ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; COSTA, Fernanda ; FONTES, Maikel ; MAGALHAES, Lorraine ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; ROCHA, Ana Clara ; SILVA, Mislene . REDIGIR: Um site para o professor de língua portuguesa. In: II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, 2016, Belo Horizonte. II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, 2016.

7.
DIONISIO, Maria de Lourdes ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Letramento em Marketing na sala de aula: os gêneros textuais utilizados pelos professores. In: 2o. Congresso Literacia, Media e Cidadania, 2013, Lisboa. Livro de Atas do 2.o Congresso Literacia, Media e Cidadania, 2013. p. 644-660.

8.
BETHÔNICO, Jônio Machado; DIONISIO, Maria de Lourdes . Letramento em Marketing: a publicidade e o consumo nas aulas do Ensino Fundamental. In: 2o. Congresso Literacia, Media e Cidadania, 2013, Lisboa. Livro de Atas do 2.o Congresso Literacia, Media e Cidadania, 2013. p. 679-696.

9.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana . Letramento em Marketing no Portal do Professor: sobre gêneros e definições presentes nas atividades. In: II SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia, MG. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 2.

10.
COSCARELLI, Carla Viana ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; SOUKI, Raissa ; MARQUES, Daiane Evelyn Ponciano . Letramento em Marketing no Portal do Professor. In: 6ta. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para la Educación - LACLO 2011, 2011, Montevideo. LACLO 2011 / MoodleMOOT.uy 2011, 2011.

11.
BETHÔNICO, Jônio Machado; FRADE, I. C. A. S. . Letramento em Marketing: buscando uma definição do conceito. In: III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2010, Belo Horizonte. III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2010.

12.
BETHÔNICO, Jônio Machado; FRADE, I. C. A. S. . Letramento em Marketing: os avanços (e os limites) do livro didático de língua portuguesa do primeiro ciclo do ensino fundamental. In: I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Belo Horizonte, 2009, Belo Horizonte, MG. I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Belo Horizonte, 2009.

13.
BETHÔNICO, Jônio Machado; FRADE, I. C. A. S. . Letramento em Marketing: seleção e categorização das ocorrências no livro didático de língua portuguesa de 1a. a 4a. série. In: V SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul, RS. V SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009.

14.
BETHÔNICO, Jônio Machado; FRADE, I. C. A. S. . Letramento em Marketing para a formação de consumidores críticos: aspectos contextuais. In: 17o COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas, SP. 17o COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Consumo Complexo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Letramento em Marketing e a formação de leitores-consumidores críticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Letramento em Marketing: mídias, multimodalidade e análise do discurso para a formação de leitores-consumidores críticos na Educação Básica.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BETHÔNICO, Jônio Machado. A formação de leitores-consumidores críticos nas escolas: 10 anos de pesquisas sobre Letramento em Marketing. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Letramento em Marketing e o Consumo Complexo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Consumo Complexo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Gestalt e Criação Publicitária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana . Capacitação docente para a formação de consumidores críticos nas escolas sob a perspectiva do Letramento em Marketing: uma proposta de curso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BETHÔNICO, Jônio Machado. A formação de leitores-consumidores críticos nas escolas: 10 anos de pesquisas sobre 'letramento em marketing'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BETHÔNICO, Jônio Machado. As contribuições de Norman Fairclough para as investigações sobre o Letramento em Marketing. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COSCARELLI, Carla Viana ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Projeto REDIGIR: atividades para o professor de português. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
COSTA, Fernanda ; COSCARELLI, Carla Viana ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; FONTES, Maikel ; MAGALHAES, Lorraine ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; ROCHA, Ana Clara ; SILVA, Mislene . Projeto REDIGIR: possibilidades para um ensino contemporâneo de língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BETHÔNICO, Jônio Machado; MILAGRES, Daniella . Letramento em Marketing em avaliações do 3o. ciclo do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Mídias e alfabetização: o trabalho com o Letramento em Marketing com crianças do primeiro ciclo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
COSCARELLI, Carla Viana ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; COSTA, Fernanda ; FONTES, Maikel ; MAGALHAES, Lorraine ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; ROCHA, Ana Clara ; SILVA, Mislene . Projeto REDIGIR: atividades para a sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Letramento em Marketing: a formação de consumidores críticos no Ensino Fundamental (2006-2014). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Gestalt e Fotografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
BETHÔNICO, Jônio Machado; DIONISIO, Maria de Lourdes . Letramento em Marketing: a publicidade e o consumo nas aulas do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DIONISIO, Maria de Lourdes ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Letramento em Marketing na sala de aula: os gêneros textuais utilizados pelos professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Algumas contribuições da Sociologia e da Educação para a compreensão do (E-)consumidor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana . Letramento em Marketing: para ler textos publicitários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana . Letramento em Marketing no Portal do Professor: sobre gêneros e definições presentes nas atividades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
COSCARELLI, Carla Viana ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; SOUKI, Raissa ; MARQUES, Daiane Evelyn Ponciano . Letramento em Marketing no Portal do Professor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BETHÔNICO, Jônio Machado; FRADE, I. C. A. S. . Letramento em Marketing: os avanços (e os limites) do livro didático de língua portuguesa do primeiro ciclo do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BETHÔNICO, Jônio Machado; FRADE, I. C. A. S. . Letramento em Marketing para a formação de consumidores críticos: aspectos contextuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BETHÔNICO, Jônio Machado; FRADE, I. C. A. S. . Letramento em Marketing: seleção e categorização das ocorrências no livro didático de língua portuguesa de 1a. a 4a. série. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Letramento em Marketing: o livro didático de língua portuguesa de 1a. a 4a. série na formação de consumidores críticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
BETHÔNICO, Jônio Machado. História do Design Gráfico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BETHÔNICO, Mabe ; MOURA, Dário Ricardo Braga de ; BETHÔNICO, Jalver Machado ; BETHÔNICO, Jônio Machado . museumuseu. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Design Gráfico e Publicidade e Propaganda para Cervejaria Do Beer, a partir de 2017. 2017.

2.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Design Gráfico para Grupo de Extensão REDIGIR (FALE/UFMG), a partir de 2016. 2016.

3.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Direção de Arte e de Criação em Agências de Publicidade e Propaganda de Belo Horizonte (de 1992 até 2002, mas principalmente a partir de 1997). 1997.

4.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Design Gráfico e Publicidade e Propaganda para diversos clientes, como Freelancer, desde principalmente 1997. 1997.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, Gabriel ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Educar para o consumo - Como a educação financeira e o letramento em marketing podem contribuir para a formação das novas gerações. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
VIEIRA, Natália ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Portal do Professor - Iniciativa governamental estimula compartilhamento de ideias entre milhares de professores no país. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
COSCARELLI, Carla Viana ; MARQUESINI, Lucas ; FONTES, Maikel ; SILVA, Mislene ; MARTINS, Marília ; COSTA, Fernanda ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Letramento em Marketing. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana ; ANDRADE, Sabrina ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; COSTA, Fernanda ; MAGALHAES, Lorraine ; ROCHA, Ana Clara ; SCARAMELO, Juliana ; GONCALVES, P. . Letramento em Marketing: Capas de Livro. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática para a Educação Básica).

2.
MARQUES, Núbia A. ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; COSCARELLI, Carla Viana ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; FONTES, Maikel ; COSTA, Fernanda ; MAGALHAES, Lorraine ; ROCHA, Ana Clara ; SCARAMELO, Juliana ; GONCALVES, P. ; ANDRADE, Sabrina . Letramento em Marketing: Milkshake do Bob's. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática para a Educação Básica).

3.
VIANA, Bruna Honório ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; COSCARELLI, Carla Viana ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; FONTES, Maikel ; COSTA, Fernanda ; MAGALHAES, Lorraine ; ROCHA, Ana Clara ; SCARAMELO, Juliana ; GONCALVES, P. ; ANDRADE, Sabrina . Letramento em Marketing: iPhone. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática para a Educação Básica).

4.
ANDRADE, Sabrina ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; COSCARELLI, Carla Viana ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; COSTA, Fernanda ; MAGALHAES, Lorraine ; ROCHA, Ana Clara ; SCARAMELO, Juliana ; GONCALVES, P. . Letramento em Marketing: Pipoca & Cinema. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática para a Educação Básica).

5.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana . A formação de leitores-consumidores críticos (PósDoc/Turma 1). 2016. .

6.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana . A formação de leitores-consumidores críticos (PósDoc/Turma 2). 2016. .

7.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana . A formação de leitores-consumidores críticos (PósDoc/Turma 4). 2016. .

8.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana . A formação de leitores-consumidores críticos (PósDoc/Turma 3). 2016. .

9.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; COSTA, Fernanda ; MAGALHAES, Lorraine ; FONTES, Maikel ; MARTINS, Marília ; SILVA, Mislene . Marketing e Blogs/Vlogs. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática para a Educação Básica).

10.
SILVA, Mislene ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; COSCARELLI, Carla Viana ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; FONTES, Maikel ; COSTA, Fernanda ; MAGALHAES, Lorraine ; ROCHA, Ana Clara . Os limões estão de volta. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtividadedidáticaparaaEducaçãoBásica).

11.
MAGALHAES, Lorraine ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; COSCARELLI, Carla Viana ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; FONTES, Maikel ; COSTA, Fernanda ; SILVA, Mislene ; ROCHA, Ana Clara . Marketing em Redes Sociais: Aplicativos de celular. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtividadedidáticaparaaEducaçãoBásica).

12.
COSTA, Fernanda ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; COSCARELLI, Carla Viana ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; FONTES, Maikel ; SILVA, Mislene ; MAGALHAES, Lorraine ; ROCHA, Ana Clara . Marketing em Redes Sociais: Instagram. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtividadedidáticaparaaEducaçãoBásica).

13.
CODEGLIA, Ana Florencia ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; COSCARELLI, Carla Viana ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; FONTES, Maikel ; COSTA, Fernanda ; SILVA, Mislene ; MAGALHAES, Lorraine ; ROCHA, Ana Clara . Letramento em Marketing: Nivea / Dove. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtividadedidáticaparaaEducaçãoBásica).

14.
VIDOTTI, Estella ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; COSCARELLI, Carla Viana ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; FONTES, Maikel ; SILVA, Mislene ; COSTA, Fernanda ; MAGALHAES, Lorraine ; ROCHA, Ana Clara . Letramento em Marketing: Pratos Prontos da Sadia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AtividadedidáticaparaaEducaçãoBásica).

15.
COSCARELLI, Carla Viana ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; OLIVEIRA, Carlos Alexandre ; FONTES, Maikel ; SILVA, Mislene ; MARTINS, Marília . A sistematização da leitura e da escrita no Ensino Fundamental. 2015. .

16.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana ; SILVA, Leandro Sangy ; RIBEIRO, Andréa ; PLAIS, Polyana . Marketing e Embalagens. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática para a Educação Básica).

17.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana ; MAFRA, Núbio Delanne Ferraz ; MARQUES, Daiane Evelyn Ponciano ; SILVA, Silmara Eliza de Paula ; SILVA, Pedro Henrique Souza ; SILVA, Leandro Sangy . Marketing e Jornalismo Empresarial. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática para a Educação Básica).

18.
BETHÔNICO, Jônio Machado; COSCARELLI, Carla Viana ; MAFRA, Núbio Delanne Ferraz ; MARQUES, Daiane Evelyn Ponciano ; SILVA, Pedro Henrique Souza ; SILVA, Silmara Eliza de Paula . Marketing e Pontos-de-Venda. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática para a Educação Básica).

19.
CECILIO, André Felipe S. ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; COSCARELLI, Carla Viana ; MARQUES, Daiane Evelyn Ponciano ; SOUKI, Raissa . Marketing e Futebol. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática para a Educação Básica).

20.
LIMA, Cássia Helena Pereira ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Guia (Handbook) da disciplina de Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda 4. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

21.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Guia (Handbook) da disciplina de Estudos Interdisciplinares. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila e Caderno de Textos).

22.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Guia (Handbook) da disciplina de Fundamentos de Publicidade e Propaganda. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila, Caderno de Textos e CD-ROM).

23.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Guia (Handbook) da disciplina de Direção de Arte 1. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila e Caderno de Textos).

24.
BETHÔNICO, Jônio Machado. Guia (Handbook) da disciplina de Direção de Arte 2. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila e Caderno de Textos).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Cartaz 'Histórias Minerais Extraordinárias'. 2017. Outra.

2.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Cartaz 'Mais perto que cafundó' II. 2016. Outra.

3.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Flyer 'BR 122 - Notícias de Viagens à Caatinga'. 2016. Outra.

4.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Cartaz 'Mais parte que cafundó' I. 2015. Outra.

5.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Série de cartazes 'Um viajante depois do outro: um guia ou dois sobre a caatinga'. 2014. Outra.

6.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Cartaz 'Museu dos Assuntos Públicos'. 2014. Outra.

7.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; BADER, Joerg . Cartaz Museu das Águas de Rio Acima. 2010. Outra.

8.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado . The Photograph of the Portrait. 2010. Outra.

9.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jalver Machado ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; PASSOS, E. . Expansão do Museu do Sabão. 2008. Instalação.

10.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado . União Cultural Ibirapuera (28a. Bienal de São Paulo). 2008. Instalação.

11.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; BETHÔNICO, Jalver Machado ; MOURA, Dário Ricardo Braga de ; RODRIGUES, Glauber . Website Bienal Arquivo Wanda Svevo. 2007. Outra.

12.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jalver Machado ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; RODRIGUES, Glauber . Caracteres Geológicos Peculiares (Website e Livro). 2007. Outra.

13.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; RODRIGUES, Glauber ; CAMACHO, Juan . Website Entrevista com Juan Camacho. 2007. Outra.

14.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; RODRIGUES, Glauber ; SOUZA, Samuel . Website Entrevista com Samuel Sousa. 2007. Outra.

15.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Campanha para Arquivo Wanda Svevo (27a. Bienal de São Paulo). 2006. Fotografia.

16.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; BETHÔNICO, Jalver Machado ; MOURA, Dário Ricardo Braga de ; MALLET, Thiago . Museu do Sabão na Web. 2006. Outra.

17.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jalver Machado ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; MALLET, Thiago . Tempestade. 2006. Outra.

18.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; MALLET, Thiago ; MOURA, Dário Ricardo Braga de . Website Luciana. 2006. Outra.

19.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jalver Machado ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; RABELLO, Luísa ; SOUZA, Bernardo . Website Museu dos Azulejos. 2006. Outra.

20.
BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jônio Machado ; MOURA, Dário Ricardo Braga de . Luciana: Revista de Luz e Sombra. 2005. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BETHÔNICO, Jônio Machado; BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jalver Machado ; MOURA, Dário Ricardo Braga de . Logomarca da Casa Mineraria. 2004 (Elaboração de projeto).

2.
BETHÔNICO, Jônio Machado; BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jalver Machado ; MOURA, Dário Ricardo Braga de . Logomarca do Museu do Sabão. 2004 (Elaboração de projeto).

3.
BETHÔNICO, Jônio Machado; BETHÔNICO, Mabe ; BETHÔNICO, Jalver Machado ; MOURA, Dário Ricardo Braga de . Logomarca do museumuseu. 2001 (Elaboração de projeto).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA E PAULA, João Basílio; BETHÔNICO, Jônio Machado; BARBOSA, Eduardo Macedo. Participação em banca de Camila Angélica Dias.Tipografia na publicidade: comparação de anúncios impressos da década de 1980 e em 2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pitágoras.

2.
COSTA E PAULA, João Basílio; PRAXEDES, Luciana Amaral; BETHÔNICO, Jônio Machado. Participação em banca de Karel Machado Prokop.Reação às críticas na Era da Informação: A repercussão da estratégica de marketing adotada pelo Spoleto ao ser criticado na internet pelo canal Porta dos Fundos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pitágoras.

3.
TAMIETTI, Vanessa; COSTA E PAULA, João Basílio; BETHÔNICO, Jônio Machado. Participação em banca de Gabriel Rivelli Ciribelli.Linguagem Publicitária e Direção de Arte: estudo comparativo sobre duas campanhas da CEMIG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pitágoras.

4.
TAMIETTI, Vanessa; GUIMARÃES, Lorenza Reis; BETHÔNICO, Jônio Machado. Participação em banca de Débora Maria Rodrigues de Almeida.Comunicação interna: um estudo sobre a educação ambiental na Belgo Bekaert. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pitágoras.

5.
AMARAL, Carolina Duarte Azevedo Santana; BETHÔNICO, Jônio Machado; COSTA E PAULA, João Basílio. Participação em banca de Lorena Stephanie Carmo de Freitas.A influência da mascote em relação à atitude do consumidor no processo de decisão de compara: um estudo da mascote Sadia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

6.
BETHÔNICO, Jônio Machado; NUNES FILHO, José; DORNAS, Adriana. Participação em banca de Eduardo Aguiar Candian.Criatividade e a realidade nas Agências de Publicidade e Propaganda em Belo Horizonte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

7.
SOUSA, Valério Augusto de; SOUSA, Leonardo Coelho de; BETHÔNICO, Jônio Machado. Participação em banca de Luciana Aline de Souza Gandra.O impacto das novas tecnologias de pré-impressão na indústria gráfica na virada do século XX para o século XXI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

8.
BETHÔNICO, Jônio Machado; DORNAS, Otto C.; TAMIETTI, Vanessa. Participação em banca de Ana Cláudia Teodoro de Oliveira Fidelis.Mídia alternativa: A atuação de mascotes de empresas nas ruas de Belo Horizonte ? um estudo de caso da Emive Vigilância Eletrônica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

9.
BETHÔNICO, Jônio Machado; DORNAS, Otto C.; GUIMARÃES, Lorenza Reis. Participação em banca de Sharllany Soares Souza.A opinião dos pais em relação às campanhas publicitárias voltadas para o público-alvo infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

10.
BETHÔNICO, Jônio Machado; DORNAS, Otto C.; GUIMARÃES, Lorenza Reis. Participação em banca de Marcelino José Soares de Matos.Marketing Experimental no ponto de venda: estudo de caso da Centauro Esportes do BH Shopping. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

11.
BETHÔNICO, Jônio Machado; NUNES FILHO, José; DORNAS, Adriana. Participação em banca de Geisielle Fernanda Nonato.Embalagens de marcas próprias varejistas: a percepção do consumidor belo-horizontino em relação às embalagens de produtos de limpeza Carrefour. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

12.
BETHÔNICO, Jônio Machado; NUNES FILHO, José; COSTA E PAULA, João Basílio. Participação em banca de Luís Henrique Duarte.A importância do design de embalagens para o mercado de cigarros em Belo Horizonte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

13.
BETHÔNICO, Jônio Machado; NUNES FILHO, José; LEÃO, Juraci Andrade de Oliveira. Participação em banca de Luis Guilherme A. Ferraresi Farace.A utilização de personagens nas embalagens e sua atuação no ponto-de-venda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

14.
BETHÔNICO, Jônio Machado; DORNAS, Otto C.; BOUERI, Flávio Hermano Morgan; LIMA, Cássia Helena Pereira. Participação em banca de Tiago Palhares Leonel.Comunicar é necessário, inovar é preciso: Estudo sobre o uso das ferramentas de C.I.M. como estratégias de Planejamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

15.
LIMA, Cássia Helena Pereira; BETHÔNICO, Jônio Machado; CAMPOS, Daniel Rezende; COSTA E PAULA, João Basílio; BRAGA, Ana Paula. Participação em banca de Rafael Pimenta Xavier.Criação Publicitária: O Algo Mais. A teoria e a técnica como um elemento de valor na criação publicitária impressa.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

16.
MAGNO, Carlos; SILVA, Aurélio José; BETHÔNICO, Jônio Machado. Participação em banca de Diogo Santiago Diniz.A evolução da redação publicitária na revista Superinteressante durante o período de 1999 a 2003. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.

17.
BETHÔNICO, Jônio Machado; BETHÔNICO, Jalver Machado; RIOS, Igor. Participação em banca de Fernanda Gontijo Moreira.A verdade está lá fora: a influência do referencial simbólico do público-alvo no processo de criação publicitária em Direção de Arte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
40o. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). A formação de leitores-consumidores críticos nas escolas: 10 anos de pesquisas sobre Letramento em Marketing. 2017. (Congresso).

2.
II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas. Capacitação docente para a formação de consumidores críticos nas escolas sob a perspectiva do Letramento em Marketing: uma proposta de curso. 2017. (Congresso).

3.
IX Encontro de Pesquisa em Comunicação.Letramento em Marketing e o Consumo Complexo. 2017. (Encontro).

4.
IV Seminário sobre Educação para o Consumo: Ética e Consumo na Contemporaneidade. 2016. (Seminário).

5.
IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais.As contribuições de Norman Fairclough para as investigações sobre o Letramento em Marketing. 2016. (Simpósio).

6.
VII SETED - Seminário de Teses e Dissertações (POSLIN/FALE/UFMG).Letramento Crítico em Avaliações Escritas no Ensino de Língua Inglesa (Lílian Aparecida Vimieiro Pascoal). 2016. (Seminário).

7.
VII SETED - Seminário de Teses e Dissertações (POSLIN/FALE/UFMG).Uma análise de práticas de letramento acadêmico na UFMG: suas dimensões implícitas e seu atrelamento à internacionalização da instituição (Nara Nília Marques Nogueira). 2016. (Seminário).

8.
VII SETED - Seminário de Teses e Dissertações (POSLIN/FALE/UFMG).Letramentos em inglês em comunidades em vulnerabilidade social: um estudo de caso (Abirlene Gonçalves dos Santos). 2016. (Seminário).

9.
VII SETED - Seminário de Teses e Dissertações (POSLIN/FALE/UFMG).Agentes de letramento crítico: o lugar da literatura infanto-juvenil multicultural no ensino de inglês (Alexander Thomas Knoblock). 2016. (Seminário).

10.
VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Letramento em Marketing em avaliações do 3o. ciclo do Ensino Fundamental. 2016. (Simpósio).

11.
XII Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE.REDIGIR: Pensando as tecnologias digitais em sala de aula. 2015. (Outra).

12.
XI Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE.Letramento em Marketing: quatro atividades voltadas para a formação de consumidores críticos. 2013. (Outra).

13.
Encontro Internacional sobre Novos Letramentos: Globalização e Ensino.Letramento em marketing: para ler textos publicitários. 2012. (Encontro).

14.
II SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Letramento em Marketing no Portal do Professor: sobre gêneros e definições presentes nas atividades. 2012. (Simpósio).

15.
IV Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2012. (Outra).

16.
6ta. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para la Educación - LACLO 2011. Letramento em Marketing no Portal do Professor. 2011. (Congresso).

17.
X Semana de Eventos da Faculdade de Letras ? SEVFALE.Projeto Redigir: atividades de leitura e produção de textos. 2011. (Outra).

18.
III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2010. (Outra).

19.
I Seminário sobre Educação para o Consumo. 2010. (Seminário).

20.
SEMINÁRIO NACIONAL: O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. 2010. (Seminário).

21.
17o COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Letramento em Marketing para a formação de consumidores críticos: aspectos contextuais. 2009. (Congresso).

22.
I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Belo Horizonte.Letramento em Marketing: os avanços (e os limites) do livro didático de língua portuguesa do primeiro ciclo do ensino fundamental. 2009. (Encontro).

23.
V SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Letramento em Marketing: seleção e categorização das ocorrências no livro didático de língua portuguesa de 1a. a 4a. série. 2009. (Simpósio).

24.
XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Letramento em Marketing: O Livro Didático de Língua Portuguesa de 1a. a 4a. série na formação de consumidores críticos. 2008. (Encontro).

25.
XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM 2003). 2003. (Congresso).

26.
XIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM 1991). 1991. (Congresso).

27.
Comunicação Social: Anos 90 - As Novas Fronteiras. 1990. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Ana Cláudia Teodoro de Oliveira Fidelis. Mídia Alternativa: a atuação de mascotes de empresas nas ruas de Belo Horizonte - um estudo de caso da Emive Vigilância Eletrônica. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social. Orientador: Jônio Machado Bethônico.

2.
Sharllany Soares Souza. A opinião dos pais em relação às campanhas publicitárias voltadas para o público-alvo infantil. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social. Orientador: Jônio Machado Bethônico.

3.
Marcelino José Soares de Matos. Marketing Experimental no ponto de venda: um estudo de caso da Centauro Esportes do BH Shopping. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social. Orientador: Jônio Machado Bethônico.

4.
Geisielle Fernanda Nonato. Embalagens de marcas próprias varejistas: a percepção do consumidor belo-horizontino em relação às embalagens de produtos de limpeza Carrefour. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social. Orientador: Jônio Machado Bethônico.

5.
Luís Henrique Duarte. A importância do design de embalagens para o mercado de cigarros em Belo Horizonte. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social. Orientador: Jônio Machado Bethônico.

6.
Eduardo Aguiar Candian. Criatividade e a realidade nas Agências de Publicidade e Propaganda em Belo Horizonte. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social. Orientador: Jônio Machado Bethônico.

7.
Luis Guilherme A. Ferraresi Farace. A utilização de personagens nas embalagens e sua atuação no ponto-de-venda. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social. Orientador: Jônio Machado Bethônico.

8.
Tiago Palhares Leonel. Comunicar é necessário, inovar é preciso: Estudo sobre o uso das ferramentas de C.I.M. como estratégias de Planejamento. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social. Orientador: Jônio Machado Bethônico.

9.
Fernanda Gontijo Moreira. A verdade está lá fora: a influência do referencial simbólico do público-alvo no processo de criação publicitária em Direção de Arte. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social. Orientador: Jônio Machado Bethônico.

10.
Rafael Pimenta Xavier. Criação Publicitária: O Algo Mais. A teoria e a técnica como um elemento de valor na criação publicitária impressa.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras de Comunicação Social. Orientador: Jônio Machado Bethônico.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSCARELLI, Carla Viana ; MARQUESINI, Lucas ; FONTES, Maikel ; SILVA, Mislene ; MARTINS, Marília ; COSTA, Fernanda ; BETHÔNICO, Jônio Machado . Letramento em Marketing. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Portfólio acadêmico:
sites.google.com/view/letramentoemmarketing

Atividades sobre Letramento em Marketing:
http://www.redigirufmg.org/atividades/letramento-em-marketing



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 19:47:10