Maria Edilene da Silva Ribeiro

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  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Educação(Políticas Públicas Educacionais) pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Pedagogia, do Campus Universitário de Castanhal e do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas relacionados às políticas e práticas educativas na educação básica e educação superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Edilene da Silva Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, M. E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de Pedagogia.
Avenida Universitária
Jaderlândia
68746360 - Castanhal, PA - Brasil
Telefone: (91) 37212395


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA UFPA: UM ESTUDO DE 2001 A 2011, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Pará, FAPESPA, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Educação(Políticas Públicas Educacionais).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Políticas de Avaliação Institucional da Educação Superior: o caso da Universidade Federal do Pará,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Reforma da universidade; Avaliação institucional; Política educacional; Reforma do Estado.
2004 - 2005
Especialização em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Formação de professores em educação ambiental: Um estudo no Município de Cametá.
Orientador: Myrna Castelo Reis.
2002 - 2005
Especialização em Especialização em Pedagogia. (Carga Horária: 510h).
Faculdade Internacional de Curitiba-Inst. Bras. de Pós-graduação e Extensão, FACINTER, Brasil.
Título: Avaliação da aprendizagem: Um estudo sobre a avaliação e suas implicações no ensino.
Orientador: Neusa Maria Neves.
2003 - 2003
Especialização em Educação Ambiental. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Educação Ambiental e Formação Docente: Uma abordagem teórica.
Orientador: Gilmar Pereira da Silva.
2001 - 2002
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1996 - 2000
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1990 - 1992
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, INSA, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Educ. Bras. do Séc. XXI-Entre a Cult. e o Medo.... (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2006 - 2006
Análise Textual. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2004 - 2004
Linguagem Matemática e Interdisciplinariedade. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2002 - 2002
Capacit. de Profissionais da Educ. em Polít. Púb.. (Carga horária: 112h).
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, SINTEPP, Brasil.
2002 - 2002
Dinâmicas de Grupo. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação de Cametá, SEMEC, Brasil.
2002 - 2002
Ensinando Através do Lúdico. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2002 - 2002
Comunicar para a Vida. (Carga horária: 20h).
Pastoral da Comunicação, PASCOM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Gestão Democrática da Educação. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2001 - 2001
Leitura e Interpretação de Textos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Formação de Agentes Ambientais em Cametá. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
Língua Espanhola. (Carga horária: 100h).
Centro Educacional APOGEU, APOGEU, Brasil.
1999 - 1999
Of. Jogos Didáticos no Ensino de Ciências. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
Artes plást.: uma proposta pedagóg. p/ o educador. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
Brincadeiras Populares:Alternativa Interdisciplina. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1998 - 1998
Atual. p/ Prof. de 1° e 2° graus: como trab. a Lit. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Associativismo e Cooperativismo. (Carga horária: 40h).
Plano de Educação Profissional do Pará, PEPP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Educação e Violência. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Recreação e Jogos. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1996 - 1996
Iniciação ao Conceito de Fração. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1996 - 1996
A Improvisação de Materiais no Ens. de Ciências. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



UNIFAP, UFPA e UFRR, UNIFAP, UFPA, UF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Aluna de doutorado/ sem bolsa, Enquadramento Funcional: pesquisadora/ sem bolsa


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Pedagogia, Carga horária: 30
Outras informações
Após aprovação em concurso público atuei como técnica em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará- UEPA.


Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente desenvolvo atividades na Faculdade de Pedagogia, do Campus Universitário de Castanhal/UFPA, após aprovação em concurso público para professor efetivo na matéria Prática de Ensino. Oriento TCC nas linhas de pesquisa: formação de professores, ensino e aprendizagem, gestão e avaliação educacional. Participo como avaliadora nas bancas de defesa de TCC e Monografias. Estou habilitada para ministrar as seguintes disciplinas: Prática Pedagógica, Prática de Ensino na Educação Infantil, Prática no Ensino Fundamental, Prática na Educação de Jovens e Adultos, Prática na Educação Infantil, Estágio Supervisionado, Política Educacional, Gestão e avaliação educacional.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações
No período de dezembro de 2006 a dezembro de 2008, após aprovação no concurso público para professor substituto na matéria Didática e Formação Docente realizei atividades no Campus Universitário de Castanhal/UFPA como orientora de TCC, participante de bancas avaliadoras, na vice direção da Faculdade de Pedagogia, além de ministrar as seguintes disiciplinas nas respectivas turmas: - PEDAGOGIA/2003: Atividades Programadas. - PEDAGOGIA/2004: Prática Pedagógica; Prática de Ensino na Escola Normal. - PEDAGOGIA/2005: Prática Pedagógica; Laboratório de Pesquisa; Prática de Ensino na Escola Fundamental; Estágio Supervisionado; Atividades Programadas. - PEDAGOGIA/2006: Prática Pedagógica; Prática de Ensino na Escola Normal; Prática de Ensino na Educação Infantil. - PEDAGOGIA/2007: Prática Pedagógica. - LETRAS/2003: Didática Geral. - LETRAS/2005: Política Educacional. - MATEMÁTICA/2005: Didática Geral. - EDUCAÇÃO FÍSICA/2006: Didática e Formação Docente em Educação Física


Universidade Federal do Pará- Campus Universítário do Tocantins/Cametá, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações
No período de junho de 2002 a junho de 2004, após aprovação em concurso público para professor substituto, na matéria Prática de Ensino atuei no Campus Universitário do Tocantins- Cametá/UFPA como orientadora de TCC, participante de bancas avaliadoras de TCC. Além de outros trabalhos técnicos, ministrei as seguintes disciplinas nas respectivas turmas. - PEDAGOGIA/1999: Prática de Ensino na Escola Fundamental; Prática de Ensino na Escola Normal; Estágio Supervisionado; Avaliação Educacional; Didática e Formação Docente; Tecnologia em Educação Ambiental no Currículo Escolar. - PEDAGOGIA/2000: Prática de Ensino na Escola Fundamental; Prática de Ensino na Escola Normal; Estágio Supervisionado. - PEDAGOGIA/2001: Prática de Ensino na Educação Infantil; Avaliação Educacional; Prática de Ensino na Escola Normal; Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares; - PEDAGOGIA 2002: Didática e Formação Docente; Prática Pedagógica. - PEDAGOGIA 2003: Fundamentos da Didática. - LETRAS/199: Prática de Ensino de Português. - LETRAS/2000: Didática Geral. - LETRAS/2001: Didática Geral. - LETRAS/2002: Didática Geral e Introdução à Educação.


Prefeitura Municipal de Cametá, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora escolar, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvi atividades de gestão na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Alacid Nunes", no Município de Cametá-PA.


Centro Educacional APOGEU, APOGEU, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor do setor privado, Enquadramento Funcional: Professora e técnica na Educação Infantil, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei no exercício docente em turmas de Alfatização (Educação Infantil) e como coordenadora da Educação Infantil, no Centro Educacional APOGEU, no Município de Cametá-PA.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor do setor privado, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica, Carga horária: 20
Outras informações
No período citado atuei como docente nas matérias: História, Sociologia e Filosofia, no Centro Educacional APOGEU, no Municipio de Cametá-PA.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Pesquisa em Educação na Amazônia: História, política, formação de professores e diversidade cultural
Descrição: O projeto analisa a educação na Amazônia nas dimensões da história, da política, da formação de professores e da diversidade cultural. Articula docentes e discentes de três instituições (UNIFAP, UFPA e UERR). Tem como questão problema central investigar como se configura a educação na Amazônia em seus contextos históricos e políticos, bem como nas dimensões da formação de professores e sua relação com a diversidade cultural? Objetivo do projeto é contribuir para a consolidação e fortalecimento da pesquisa, da graduação e da pós-graduação na região. A cooperação proposta busca contribuir para a diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Compreendemos que um dos fatores necessários para o desenvolvimento e consolidação da área educacional na Região Norte consiste na qualificação e aprimoramento de equipes de pesquisa, bem como formação de recursos humanos de alto nível por meio do fortalecimento de programas de pós-graduação, que ao atuarem em cooperação, promoverão a ampliação do número de publicações, mobilidade institucional, oferecimentos de disciplinas, realização de pesquisas conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. O projeto será desenvolvido em parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP, UFPA e UERR. A Instituição promotora é a UNIFAP sob a coordenação da Profa. Dra. Eugenia da Luz Silva Fortes. A Instituição Associada I é a UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves. A Instituição Associada II é a UERR sob a coordenação da Profa. Dra. Alessandra Pertenella. Participam do projeto como pesquisadores 12 professores da UNIFAP; 13 professores da UFPA e 11 professores da UERR, todos vinculados aos programas de pós-graduação em Educação...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, NO PERÍODO DE 2007-2011: CARREIRA E CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE
Descrição: ? Este projeto de pesquisa relaciona-se ao projeto mais amplo que fora desenvolvido no período de 2012-2017 e que versou sobre a avaliação do Plano de Ações Articuladas nos estados do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Busca investigar no Município de Castanhal-PA, a partir do PAR 2007-2011, a configuração da política de valorização do magistério público, focalizando de modo específico as condições de trabalho dos professores e as mudanças no trabalho docente. Analisará dados documentais emitidos pelo MEC, INEP, secretaria municipal de educação e Sindicato dos Professores. Almeja contribuir para maior conhecimento sobre esse aspecto da política educacional no município em estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Coordenador / Luis Fernando PALHETA - Integrante / Victor Fernando Ramos Pereira - Integrante / Ana Francinely Ferreira de Oliveira - Integrante.
2017 - Atual
POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: Um estudo da Carreira do Magistério Público em Municípios de Cametá e Castanhal, no período de 2007-2011.
Descrição: ? O projeto Política de Valorização do Trabalho Docente: Um estudo da Carreira do Magistério Público em Municípios de Cametá e Castanhal, no período de 2007-2014 faz parte da pesquisa do OBEDUC - Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios do Pará: Um estudo nos municipais de Cametá, Barcarena, Altamira, Belém e Castanhal, no período de 2007-2011que teve por objetivo analisar a implantação do PAR enquanto uma política pública no contexto das atuais políticas educacionais. Espera-se com esse estudo analisar as configurações de duas redes municipais (Cametá e Castanhal) e evidenciar mudanças ocorridas nos indicadores educacionais desses municípios acerca da Carreira Docente, considerando alguns dos aspectos da dimensão gestão Educacional no que tange ao indicador de gestão de pessoal e da dimensão Formação docente, mais especificamente no indicador ? formação docente continuada. Espera-se ainda, contribuir com a formação de alunos de graduação, pós-graduação e dos professores da educação básica. Objetiva-se, ainda, subsidiar as secretarias municipais no que se refere à adoção de políticas que visem a melhoria dos quadros de professores e, consequente da qualidade do ensino ofertado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Integrante / Odete Mendes - Coordenador / Luiz Fernando Palheta - Integrante / Victor Fernando Ramos Pereira - Integrante / Audilene do Socorro C Monteiro - Integrante / Kelle do Rosário Braga Silva - Integrante / Kleicy Helen de Sena Rodrigues - Integrante / Jaqueline Mendes Barros - Integrante / Maridalva dos Prazeres Araújo - Integrante / Ana Francinely Oliveira - Integrante.
2013 - Atual
Avaliação do Plano de Ações Articuladas: Um estudo nos Municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012.
Descrição: O projeto Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2011, objetiva analisar a implantação do PAR enquanto uma política pública no contexto das atuais políticas educacionais. Parte do pressuposto de que o desenvolvimento dessas políticas é conduzido por um processo que se consubstancia em um determinado momento histórico e contempla vários elementos, por vezes, contraditórios, mas que, de modo geral, respondem ao ritmo e à direção impressos pelo reordenamento do sistema capitalista. A pesquisa contempla aspectos qualitativos e quantitativos e utilizará a base de dados do MEC, INEP e FNDE, especificamente, do Censo Escolar identificando informações de infraestrutura das escolas e recursos pedagógicos, valorização dos profissionais da educação, e as condições pedagógicas das escolas, de modo a avaliar o impacto da implementação do PAR na melhoria dessas escolas, no período do estudo de 2007 até 2011, em face dos recursos recebidos. Espera-se com esse estudo analisar a configuração das relações intergovernamentais entre os entes federados por ocasião da elaboração e implementação do Plano de Ações Articuladas, bem como evidenciar mudanças ocorridas nos indicadores educacionais dos municípios dos estados envolvidos na pesquisa, considerando as quatro dimensões previstas no PAR. Espera-se ainda, contribuir com a formação de redes de pesquisadores e com a formação dos alunos da pós-graduação e dos professores da educação básica. Em especial objetiva-se subsidiar as secretarias municipais e as escolas participantes da pesquisa no que se refere à adoção de políticas que visem a melhoria dos índices educacionais. COORDENAÇÃO GERAL: Alda Castro (UFRN); VICE-COORDENAçÃO pela UFPA: Maria Edilene da Silva Ribeiro e Vera Lúcia Jacob Chaves; Vice-coordenação pela UFU: Marcelo Soares Pereira da Silva. /.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Coordenador / Vera Lucia Jacob Chaves - Integrante / Marcelo Soares Pereira da Silva - Integrante / Alda Maria Duarte Araújo - Integrante / Antônio Cabral Neto - Integrante / Dalva Valente - Integrante / Magna França - Integrante / Maria Goretti Cabaral - Integrante / Luciane Terra dos Santos Garcia - Integrante / Gilmar Barbosa Guedes - Integrante / Daniela Cunha Terto - Integrante / Lúcia de Fátima Valente - Integrante / Lazara Cristina da Silva - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.Número de orientações: 2
2012 - Atual
Políticas de Financiamento da Educação Superior no Brasil - uma análise dos Planos Nacionais de Educação
Descrição: Este projeto é parte do Projeto Integrado da Rede de Pesquisa UNIVERSITAS/BR que objetiva investigar de maneira mais geral o fenômeno da expansão da educação superior no Brasil , pós-1996, considerando diversos aspectos. Esse projeto integrado é desenvolvido por pesquisadores vinculados ao GT 11 - Políticas da Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Coordenador / Rosana Gemaque - Integrante / Vera Lucia Jacob Chaves - Integrante / Odete da Cruz Mendes - Integrante / Nelson Cardoso Amaral - Integrante / Cristina Helena Almeida de Carvalho - Integrante / José Marcelino de Rezende Pinto - Integrante / Emerson Duarte Monte - Integrante / Rhoberta Santana de Araújo - Integrante / Francisco Gonçalves Filho - Integrante / Valéria da Silva Moraes - Integrante / Salomão Nunes Santiago - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
2010 - 2012
Gestão Universitária: a UFPA como foco
Descrição: O projeto de pesquisa objetiva analisar a gestão no âmbito da educação superior, focalizando os órgãos de decisão centrais na UFPA, como a Reitoria e os Conselhos Superiores, no período de 2000 a 2005, para verificar os indicadores que apontam ou não para uma gestão pautada sob o paradigma gerencial. A investigação realizará um estudo teórico e documental. Envolve uma aluna do curso de Pedagogia do Campus Universitário de Castanhal- UFPA. Foi aprovado pelo Conselho do Campus no qual se desenvolve e registrado na PROPESP/UFPA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Coordenador / Roseli Gonçalves - Integrante.
2009 - 2012
Políticas de Financiamento na Expansão do Ensino Superior no Brasil pós LDB
Descrição: A pesquisa tem por objetivo central analisar a política de expansão da educação superior na país na complexidade das mudanças ocorridas na educação brasileira, especialmente no período posterior à aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), tendo como eixo a análise da política de financiamento adotada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Integrante / Vera Lúcia Jacob Chaves - Coordenador / Rosana Gemaque - Integrante / Nelson Cardoso Amaral - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2012
Observatório do Trabalho Docente
Descrição: A pesquisa propõe-se a investigar o trabalho dos docentes da educação básica e superior a partir da análise da regulação das políticas que tem reorientado a formação, a avaliação e o financiamento educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Integrante / Vera Lúcia Jacob Chaves - Integrante / Olgaises Cabral Maués - Coordenador / Terezinha Fátima Andrade dos Santos - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Minas Gerais - Remuneração / Universidade Federal do Pará - Remuneração.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Formação continuada de professores: entrelaçando saberes e práticas inovadoras
Descrição: Objetiva de forma geral "Proporcionar aos professores das Séries Iniciais das escolas do Nordeste Paraense, bem como, professores, alunos e egressos dos Cursos de Licenciaturas da UFPA, um processo coletivo de construção de conhecimentos com elaboração, concretização e socialização de experiências pautadas em metodologias inovadoras capazes de entrelaçarem os saberes e práticas em prol da melhoria da qualidade do ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Coordenador / Débora Alfaia - Integrante / Elisa de Nazaré Gomes Pereira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Outra.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2012 - Atual
Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira - Laab
Descrição: O Projeto ?Educação e Ludicidade Africana e afro-brasileira? foi proposto em março de 2011 e passou a ser chamado, por seus integrantes, carinhosamente de Laab. Tal projeto foi inicialmente apresentado à Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal, da Universidade Federal do Pará (FAPED/CUNCAST/UFPA) como uma atividade de extensão, composta por oficinas pedagógicas sobre jogos e brincadeiras africanas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Inovações Metodológicas: da gestão de sala de aula ao Projeto pedagógico da escola
Descrição: É um projeto que visa promover estudos, debates e trocas de experiencias entre os professores das Séries Iniciais, licenciandos e egressos tendo como 'foco' as inovações metodológicas nas diversas áreas de conhecimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Coordenador / Débora Alfaia - Integrante / Ildete Falcão - Integrante / Elisa de Nazaré Gomes Pereira - Integrante / Wilza Maria de Pinho Moraes - Integrante / Naiara Souza - Integrante.
2009 - 2010
Saberes e Práticas Pedagógicas Freirianas na Formação de Licenciandos e Professores
Descrição: O Projeto se insere no Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica - PAPIM, vinculado à pró-Reitoria de Extensão - PROEX/UFPA, que apoia financeiramente os eventos, como seminários, bem como o pagamento de uma bolsa a uma aluna de graduação. Objetiva de forma geral: Implementar na formação dos graduandos e professores a fundamentação Freiriana, tendo como eixo norteador a abordagem teórico-metodológica, sobretudo, o princípio dialógico que orientou as obras de Freire..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Coordenador / Eula Nascimento - Integrante / Ildete Falcão - Integrante / João Malheiros - Integrante / Adriano Silva Sales - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2008 - 2012
Grupo de Educação da Terceira Idade- GETI
Descrição: Trata-se de um projeto de extensão voltado ao envelhecimento humano. Pauta-se em atividades pedagógicas, físicas e de cultura em geral, bem como, fomenta a formação de graduandos a partir da educação de jovens e adultos. É apoiado pela Pro-reitoria de Extensão da UFPA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Integrante / Eula Nascimento - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2006 - 2006
Conexões de Saberes: Dialógos entre a universidade e as comunidades populares
Descrição: Trata-se de um projeto de extensão que visa oferecer aos jovens universitários de origem popular/baixa renda, vinculados à Instituição de Ensino Superior, a possibilidade de desenvolver a capacidade de produzir conhecimentos científicos e de intervir em prol das comunidades populares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Integrante / Ari de Sousa Loureiro - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Cooperação / Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2013 - Atual
Avaliação do Plano de Ações Articuladas: Um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012.
Descrição: O projeto Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2011, objetiva analisar a implantação do PAR enquanto uma política pública no contexto das atuais políticas educacionais. Parte do pressuposto de que o desenvolvimento dessas políticas é conduzido por um processo que se consubstancia em um determinado momento histórico e contempla vários elementos, por vezes, contraditórios, mas que, de modo geral, respondem ao ritmo e à direção impressos pelo reordenamento do sistema capitalista. A pesquisa contempla aspectos qualitativos e quantitativos e utilizará a base de dados do MEC, INEP e FNDE, especificamente, do Censo Escolar identificando informações de infraestrutura das escolas e recursos pedagógicos, valorização dos profissionais da educação, e as condições pedagógicas das escolas, de modo a avaliar o impacto da implementação do PAR na melhoria dessas escolas, no período do estudo de 2007 até 2011, em face dos recursos recebidos. Espera-se com esse estudo analisar a configuração das relações intergovernamentais entre os entes federados por ocasião da elaboração e implementação do Plano de Ações Articuladas, bem como evidenciar mudanças ocorridas nos indicadores educacionais dos municípios dos estados envolvidos na pesquisa, considerando as quatro dimensões previstas no PAR. Espera-se ainda, contribuir com a formação de redes de pesquisadores e com a formação dos alunos da pós-graduação e dos professores da educação básica. Em especial objetiva-se subsidiar as secretarias municipais e as escolas participantes da pesquisa no que se refere à adoção de políticas que visem a melhoria dos índices educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Edilene da Silva Ribeiro - Coordenador / Alda Maria Duarte Araújo Castro - Integrante / Vera Lucia Jacob Chaves - Integrante / Marcelo Soares Pereira da Silva - Integrante / Dalva Valente Guimarães Gutierres - Integrante / Odete da Cruz Mendes - Integrante / Naiara de Souza Araújo - Integrante / Luiz Fernando Palheta - Integrante / Maria dos Reis Santos de Souza - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.Número de orientações: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Bem.
Inglês
Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMARGO, Arlete Maria do Monte2016CAMARGO, Arlete Maria do Monte ; RIBEIRO, M. E. S. ; MENDES, O. C. . Implicações do Plano de Ações Articuladas na formação docente e desempenho escolar - o caso do Pará. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, p. 89-110, 2016.

2.
CAMARGO, Arlete Maria do Monte2014CAMARGO, Arlete Maria do Monte ; RIBEIRO, M. E. S. . Formação e prática docente no Estado do Pará. Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso), v. 50, p. 156-182, 2014.

3.
Vera Lúcia Jacob Chaves2008Vera Lúcia Jacob Chaves ; RIBEIRO, M. E. S. . O SINAES- Sistema de avaliação ou regulação do Estado gestor?. Revista de Educação. AEC, v. 37, p. 11-32, 2008.

4.
RIBEIRO, M. E. S.2004RIBEIRO, M. E. S.. Vivenciando a formação docente. Jornal Informe Popular, Cametá-PA, v. 54, n.Cultura, p. 6-6, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, M. E. S.; Ivone Rosa Cabral ; PALHETA, Luis Ferando . A prática pedagógica e a avaliação no PAR: Um estudo no estado do Pará. In: Dalva Valente Guimarães Gutierres; Maria Goretti Cabral Barbalho; Maria Simone Ferraz Pereira M. Costa. (Org.). Dimensões do Plano de Ações Articuladas: contextos e estratégias de implementação. 1ªed.Campinas: Mercado de Letras, 2017, v. , p. 241-260.

2.
RIBEIRO, M. E. S.; MENDES, O. C. . A avaliação da aprendizagem no Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios do Pará: Participação e autonomia. In: Dalva Valente Guimarães Gutierres, Maria Goretti Cabral Barbalho e Maria Simone F. Pereira M. Costa. (Org.). Dimensões do Plano de Ações Articuladas: contextos e estratégias de implementação. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2017, v. 1, p. 289-328.

3.
RIBEIRO, M. E. S.. Formação continuada de professores: uma visão crítica!. In: Maria Edilene Ribeiro, Vera Lúcia Jacob Chaves. (Org.). Políticas e práticas educativas: formação, gestão e trabalho docente. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 11-28.

4.
RIBEIRO, M. E. S.; CHAVES, V. L. J. . Gestão educacional: modelos e práticas. In: Maria Edilene Ribeiro, Vera Lúcia Jacob Chaves. (Org.). Políticas e práticas educativas: formação, gestão e trabalho docente. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 49-68.

5.
RIBEIRO, M. E. S.; Débora Alfaia ; Elisa de Nazaré Gomes Pereira . Projeto "Inovações metodológicas nas séries iniciais: Contribuições para a formação continuada dos professores. In: Maria Edilene Ribeiro; Débora Alfaia da Cunha; Elisa de Nazaré Gomes Pereira. (Org.). Formação continuada de professores: entrelaçando saberes e práticas inovadoras. 1ed.Belém: FAPED, 2013, v. 1, p. 15-25.

6.
RIBEIRO, M. E. S.; ARAUJO, N. S. . A formação continuada de professores: um "olhar" sobre o projeto "inovações metodológicas". In: Maria Edilene Ribeiro. (Org.). Formação continuada de professores: entrelaçando saberes e práticas inovadoras. 1ed.Belém-Pa: FAPED, 2013, v. 1, p. 27-35.

7.
RIBEIRO, M. E. S.. Formação continuada de professores: desafios e perspectivas no atual contexto político educacional. In: Maria Edilene Ribeiro; Débora Alfaia da Cunha; Elisa de Nazaré Gomes Pereira. (Org.). Formação continuada de professores: entrelaçando saberes e práticas inovadoras. 1ed.Belém-Pa: FAPED, 2013, v. 1, p. 37-49.

8.
RIBEIRO, M. E. S.; Débora Alfaia ; MENDES, O. C. . O financiamento da educação superior: as produções de teses e dissertações no período de 1996-2010. In: Edineide Jezine; Mariluce Bittar. (Org.). Políticas de Educação Superior no Brasil: expansão, acesso e igualdade social. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2013, v. 1, p. 56-70.

9.
RIBEIRO, M. E. S.; Vera Lúcia Jacob Chaves . A gestão universitária e a lógica gerencialista: reflexões sobre a mudanças das últimas décadas e a. In: Waldir Ferreira de Abreu; Damião Bezerra Oliveira; João Batista Santiago Ramos. (Org.). Entre educação e filosofia: Conhecimento, linguagem e pensamento. 1ed.Belém: GEPEIF, 2011, v. 1, p. 313-334.

10.
RIBEIRO, M. E. S.; Vera Lúcia Jacob Chaves . A gestão gerencialista na universidade pública brasileira: o mercado como centralidade do processo educacional. In: Antonio Cabral Neto; Ilma Vieira do Nascimento; Vera Lúcia Jacob Chaves. (Org.). Política de expansão da educação superior no Brasil: democratização às avessas. 1ed.São Paulo: Xamã, 2011, v. , p. 121-133.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, M. E. S.; Mirian Rosa Pereira . Acessibilidade como condição de pertencimento ao território as pessoas com deficiência: análise do plano diretor de Marabá-PA. In: Seminário Internacional América Latina: Políticas e conflitos contemporâneos, 2017, Belém-PA. Seminário Internacional América Latina: Políticas e conflitos contemporaneos, 2017.

2.
RIBEIRO, M. E. S.. Formação continuada de professores na perspectiva do Projeto 'Inovações Metodológicas nas Séries Iniciais'. In: IX Seminário Internacional da Rede Estrado, 2012, Santiago do Chile. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2012. v. 1. p. 67-83.

3.
RIBEIRO, M. E. S.; Vera Lúcia Jacob Chaves . Gestão educacional: modelos e práticas. In: III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, 2012, Zaragoza - Espanha. III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, 2012.

4.
RIBEIRO, M. E. S.. A concepção de gestão universitária em tempos neoliberais. In: V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - EBEN, 2011, Florianópolis. V EBEN - Marxismo, Educação e Emancipação Humana, 2011.

5.
RIBEIRO, M. E. S.. Crise do capital, reforma do Estado gerencial: reordenamentos para a gestão da educação supeiror. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife-PE. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011.

6.
RIBEIRO, M. E. S.. V Jornada Internacional de Políticas Públicas. In: V Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2011, São Luis - MA. V Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2011.

7.
RIBEIRO, M. E. S.. A pesquisa sobre a gestão universitária na UFPA: relevância e questões atuais. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Tensões da educação na contemporaneidade e seus reflesos nas politicas educacionais e no currículo, 2011, Belém. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Tensões da educação na contemporaneidade e seus reflesos nas politicas educacionais e no currículo, 2011. v. 10. p. 35-50.

8.
RIBEIRO, M. E. S.; Vera Lúcia Jacob Chaves . Avaliação Institucional da educação superior: produtivismo ou emancipação?. In: 19º EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa-PB. 19º EPENN: Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social, 2009. v. 1. p. 1-14.

9.
RIBEIRO, M. E. S.. Gestão Universitária: aproximações teóricas. In: VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2009, Belém-PA. VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Ética e regulação no currículo e nas políticas educacionais, 2009.

10.
RIBEIRO, M. E. S.; Vera Lúcia Jacob Chaves . Politicas de Avaliação Institucional da Educação Superior: O caso da UFPA. In: 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008, Caxambú- MG. Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação, 2008. v. 1. p. 1-15.

11.
RIBEIRO, M. E. S.; Vera Lúcia Jacob Chaves . Avaliação Institucional da educação superior: o caso da UFPA. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: Currículo, Teorias e Métodos, 2008. v. 1. p. 1-14.

12.
RIBEIRO, M. E. S.. A reforma do Estado dos anos 90 e a educação superior: situando a avaliação institucionail das IES. In: 2º Colóquio de Políticas Educacionais, 2007, Belém. 2º Colóquio de Políticas Educacionais: As políticas educacionais nos 10 anos de LDB: balanço e perspectivas, 2007.

13.
RIBEIRO, M. E. S.. Avaliação Insitucional na UFPA: Um "olhar" sobre o tema e o problema de pesquisa. In: 2º Colóquio de Políticas Educacionais, 2007, Belém-PA. 2º Colóquio de Políticas Educacionais: Políticas Educacionais no 10 anos de LDB: Balanço e perspectivas, 2007.

14.
RIBEIRO, M. E. S.. A avaliação institucional no contexto da reforma do Estado dos anos 90: Controle e mercadorização da educação superior. In: 18º EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió-AL. 18º EPENN: Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 2007.

15.
RIBEIRO, M. E. S.; FERREIRA, H. S. N. . A formação do professor primário no pensamento educacional brasileiro: herança histórica e direcionamentos para os anos 90. In: 18º EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió-AL. 18º EPENN: Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 2007.

16.
RIBEIRO, M. E. S.. Reflexões sobre o Estado capitalista e os direcionamentos para a avaliação institucional da educação superior. In: XIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR, 2007, Belém-PA. XIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR: Educação superior no Brasil e a diversidade regional, 2007.

17.
RIBEIRO, M. E. S.. A avaliação dos cursos de graduação no contexto das políticas públicas de avaliação institucional. In: XII Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR, 2006, Campo Grande. XII Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR: Educação Superior no Brasil 10 anos pós-LDB, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, M. E. S.; Victor Fernando Ramos Pereira . O Sindicalismo docente da educação básica: um estudo em teses e dissertações, no período de 2013-2016. In: VIII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - EBEM 2018, 2018, Cascavel. VIII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - EBEM 2018, 2018.

2.
RIBEIRO, M. E. S.; Mirian Rosa Pereira . Estado da arte: produções sobre políticas públicas de educação especial. In: VIII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - EBEM 2018, 2018, Cascavel. VIII Encontro Nacional de Educação e Marxismo - EBEM 2018, 2018.

3.
Mirian Rosa Pereira ; RIBEIRO, M. E. S. . Política Nacional destinada às pessoas com deficiência: o paradoxo exclusão social e inclusão educacional. In: XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2017, Belém-PA. XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo; II Seminário Internacional de Políticas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. Belém-PA: UFPA-ICED-PPGED, 2017. v. 1. p. 334-340.

4.
Victor Fernando Ramos Pereira ; RIBEIRO, M. E. S. . Sindicalismo Docente: Um estudo sobre a participação sindical dos professores da rede municipal de Castanhal - PA, no SINTEPP-PA. In: XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2017, Belém-PA. XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. Belém-PA: PPGED-ICED-UFPA, 2017. v. 1. p. 375-381.

5.
Ana Francinely Ferreira de Oliveira ; RIBEIRO, M. E. S. . O Plano de Ações Articuladas (2007-2011); Reflexões acerca da Avaliação da Aprendizagem. In: IX FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia, 2017, Abaetetuba - PA. IX FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia. Abaetetuta-PA: FIPED, 2017. v. 1. p. 210-218.

6.
RIBEIRO, M. E. S.. A Reforma do Estado Neoliberal: Reflexos nos Setores Sociais. In: III Seminário 'Crise do Capital e Políticas para Educação Superior no Brasil e Portugal', 2012, Belém-PA. III Seminário "Crise do Capital e Políticas para Educação Superior no Brasill, 2012.

7.
RIBEIRO, M. E. S.. A avaliação dos cursos de graduação no contexto das políticas públicas de avaliação institucional. In: V Seminário de Políticas Públicas Educacionais e Currículo, 2006, Belém-PA. V Seminário de Políticas Públicas Educacionais e Currículo, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, M. E. S.; Vera Lúcia Jacob Chaves . A gestão universitária e a lógica gerencialista: reflexões sobre as mudanças das últimas décadas e a "nova" concepção de gestão. In: VIII Seminário Internacional RED ESTRADO - UCH y II Seminário de Políticas Educativas en Latinoamérica - UCH, 2010, Lima - Peru. Educación y Trabajo docente: en el nuevo escenario latinoamericano - Entre la mercantilización y la democratización del conocimiento. Lima - Peru: Universidade de Ciencias y Humanidades, 2010. v. I. p. 106-106.

2.
RIBEIRO, M. E. S.; Vera Lúcia Jacob Chaves . Políticas de avaliação institucional da educação superior: O caso da UFPA. In: 31º Reunião Anual da ANPED, 2008, Caxambu-MG. Constituição brasileira, Direitos Humanos e Educação, 2008. v. 1. p. 152-153.

Apresentações de Trabalho
1.
PALHETA, Luis Ferando ; RIBEIRO, M. E. S. . O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), no contexto do capital: desdobramentos e contradições. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CHAVES, V. L. J. ; GUTIERRES, D. V. G. ; MENDES, O. C. ; RIBEIRO, M. E. S. . Gestão da Educação: Uma revisão conceitual na perspectiva de análise do Plano de Ações Articuladas - PAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIBEIRO, M. E. S.. Gestão Escolar: Uma construção participativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIBEIRO, M. E. S.. A prática pedagógica no PAR, de cinco municípios do Pará: dados preliminares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
RIBEIRO, M. E. S.. Prática Pedagógica e avaliação no PAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIBEIRO, M. E. S.. A produção científica em periódicos, dissertações, teses e nos trabalhos da ANPED e da ANPAE, no período de 2007 a 2012.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
RIBEIRO, M. E. S.; Débora Alfaia ; Odete Mendes . O financiamento da educação superior: as produções de teses e dissertações no período de 1996-2010. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RIBEIRO, M. E. S.. A gestão gerencial das universidades em meio a reforma do Estado brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIBEIRO, M. E. S.. Formação continuada de professores na perspectiva do Projeto 'Inovações Metodológicas nas Séries Iniciais'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RIBEIRO, M. E. S.. Avaliação Institucional e gestão educacional: aproximações teóricas e práticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RIBEIRO, M. E. S.; Vera Lúcia Jacob Chaves . Gestão educacional: modelos e práticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RIBEIRO, M. E. S.. Gestão e Financiamento da Educação Superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RIBEIRO, M. E. S.. A reforma do Estado e a reconfiguração da gestão universitária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RIBEIRO, M. E. S.. Crise do capital, reforma do Estado gerencial: reordenamentos para a gestão da educação supeiror. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RIBEIRO, M. E. S.. A pesquisa sobre a gestão universitária na UFPA: relevância e questões atuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RIBEIRO, M. E. S.; Débora Alfaia ; Odete Mendes . Financiamento da educação superior: a produção de teses e dissertações no período de 2001 a 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Débora Alfaia ; RIBEIRO, M. E. S. ; Odete Mendes . A produção do conhecimento sobre o Financiamento da Educação Superior no Brasil de 1996 a 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
RIBEIRO, M. E. S.; Vera Lúcia Jacob Chaves . A gestão universitária e a lógica gerencialista: reflexões sobre as mudanças das últimas décadas e a nova concepção de gestão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RIBEIRO, M. E. S.; Vera Lúcia Jacob Chaves . Avaliação Institucional da Educação Superior: produtivismo ou emancipação?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
RIBEIRO, M. E. S.. Gestão Universitária: aproximações teóricas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RIBEIRO, M. E. S.; Ribeiro . Políticas de avaliação institucional da Educação Superior: O caso da UFPA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RIBEIRO, M. E. S.. A Reforma do Estado dos anos 90 e a Educação Superior: Situando a avaliação institucional das IES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
RIBEIRO, M. E. S.. Avaliação Institucional na UFPA: Um "olhar" sobre o tema e o problema de pesquisa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RIBEIRO, M. E. S.. A avaliação institucional no contexto da Reforma do Estado dos anos 90: Controle e mercadorização da educação superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RIBEIRO, M. E. S.; FERREIRA, H. S. N. . A formação do professor primário no pensamento educacional brasileiro: herança histórica e direcionamentos para os anos 90. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RIBEIRO, M. E. S.. Reflexões sore o Estado capitalista e os direcionamentos para a avaliação institucional da Educação Superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
RIBEIRO, M. E. S.. A Avaliação de Cursos de Graduação no Contexto das Políticas Públicas de Avaliação Institucional: Um Estudo de caso na UFPA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
RIBEIRO, M. E. S.. A Avaliação de Cursos de Graduação no contexto das Políticas Públicas de Avaliação Institucional: Um estudo de caso na UFPA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
RIBEIRO, M. E. S.. O Ensino de Ciências no contexto atual. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, M. E. S.. Gestão Universitária: aproximações teóricas. Belém: Universidade Federal do Pará, 2009 (Evento: VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, M. E. S.. Assessoria Pedagógica ao Plano de Ações Articuladas- PAR. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, M. E. S.. PArecerista ad hoc. 2016.

2.
RIBEIRO, M. E. S.; Elisa de Nazaré Gomes Pereira ; Wilza Maria de Pinho Moraes . Comissão do GT Estágio Supervisionado. 2011.

3.
RIBEIRO, M. E. S.. Coordenação do GT 3: Educação Superior. 2011.

4.
RIBEIRO, M. E. S.; Débora Alfaia ; Elisa de Nazaré Gomes Pereira . Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práticas Educativas - GEPPE. 2011.

5.
RIBEIRO, M. E. S.; Eula Regina do Nascimento ; Ildete Falcão . Saberes e Práticas Pedagógicas Freireanas na Formação de Licenciandos e Professores. 2010.

6.
RIBEIRO, M. E. S.; Débora Alfaia ; Elisa de Nazaré Gomes Pereira ; Wilza Maria de Pinho Moraes . Projeto de extensão: Inovações Metodológicas: da gestão de sala de aula ao Projeto pedagógico da escola. 2010.

7.
RIBEIRO, M. E. S.. Projeto Pedagógico do Curso de Letras- Lingua Inglesa. 2009.

8.
RIBEIRO, M. E. S.. Coordenadora de GT no VIII Seminário de Políticas Educacionais e Currículo. 2009.

9.
RIBEIRO, M. E. S.. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2008.

10.
RIBEIRO, M. E. S.. Vice diretora da Faculdade de Pedagogia. 2008.

11.
RIBEIRO, M. E. S.. Coordenação de Sessão temática no XV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR. 2007.

12.
RIBEIRO, M. E. S.. Relatora de GT no VI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2007.

13.
RIBEIRO, M. E. S.. Monitora do curso de Educação Ambiental. 2004.

14.
RIBEIRO, M. E. S.. Coordenadora do Colegiado de Pedagogia. 2003.

15.
RIBEIRO, M. E. S.. Diretora Escolar. 2001.

16.
RIBEIRO, M. E. S.. Coordeandora de Educação Infantil. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, M. E. S.. Gestão de Pequenos Empreendimentos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RIBEIRO, M. E. S.. Associativismo e Cooperativismo- curso. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RIBEIRO, M. E. S.. Gestão de Pequenos Empreendimentos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
RIBEIRO, M. E. S.. Trabalhando a Educação Ambiental no Contexto da sala de Aula. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
RIBEIRO, M. E. S.. Trabalhando a Educação Ambiental no Contexto da Sala de Aula. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
RIBEIRO, M. E. S.. Educação Ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
RIBEIRO, M. E. S.. Educaçao Ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
RIBEIRO, M. E. S.. Meio Ambiente: Uma questão Sócio-Educacional. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
RIBEIRO, M. E. S.. A Prática atual do Professor. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
RIBEIRO, M. E. S.. Meio Ambiente: Uma questão sócio-Educacional. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
RIBEIRO, M. E. S.. Literatura Infantil no Desenvolvimento e Aprendiazagem da Criança. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
RIBEIRO, M. E. S.. A Arte de ensinar através da música: Um repensar no desenvolvimento integral do aluno. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
RIBEIRO, M. E. S.. O Ensino de Ciências no Contexto atual. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
RIBEIRO, M. E. S.. Literatura Infantil no Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Salomão Antônio Mufarrej Hage; Miguel Gonzalez Arroyo; RIBEIRO, M. E. S.; Carlos Renilton de Freitas Cruz. Participação em banca de Joel Dias da Fonseca. Relação Universidade e Educação Básica: estudo da experiencia do PIBID - Diversidade da Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED/ Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.

2.
MENDES, O. C.; RIBEIRO, M. E. S.; Mara Rita Duarte de Oliveira; Maria Sueli Correa dos Prazeres. Participação em banca de Marcelo Barros Capela. Política de avaliação da educação básica: iindicativos de qualidade do ensino a partir do IDEB e suas implicações na rede Municipal de Cametá´PA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED/ Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
Vera Lúcia Jacob Chaves; RIBEIRO, M. E. S.; GUTTIERRES, D. V. G.; CASTRO, A. M. D. A.; SILVA, M. S. P.. Participação em banca de Laurimar de Matos Farias. O Plano de Ações Articuladas: O Regime de colaboração na relação entre o governo municipal de Belém e o governo federal. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.

2.
Vera Lúcia Jacob Chaves; SILVA, M. S. P.; CABARAL, M. G.; VALENTE, D.; RIBEIRO, M. E. S.. Participação em banca de Valéria Silva de Moraes Novais. Implicações do Plano de Ações Articuladas na gestão escolar do Município de Belém. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
Vera Lúcia Jacob Chaves; RIBEIRO, M. E. S.; GUTTIERRES, D. V. G.; CASTRO, A. M. D. A.; SILVA, M. S. P.. Participação em banca de Laurimar de Matos Farias. O Plano de Ações Articuladas: O Regime de colaboração na relação entre o governo municipal de Belém e o governo federal. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RIBEIRO, M. E. S.; GUTTIERRES, D. V. G.; Terezinha Andrade dos Santos. Participação em banca de Michelle Patrícia Barbosa Braga. A democratização da gestão da Escola Estadual Leonor Nogueira. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas e Financiamento) - Universidade Federal do Pará.

2.
Terezinha Andrade dos Santos; RIBEIRO, M. E. S.; Doriedson Rodrigues. Participação em banca de Gerlany de Fátima dos Santos. A política de Educação Especial do Amapá segundo o Plano de Desenvolvimento da Educação, 2006-2008. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas e Financiamento) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Wilza Maria de Pinho Moraes; Elisa de Nazaré Gomes Pereira; RIBEIRO, M. E. S.. Participação em banca de Edjane do Socorro dos Santos Vieira.A educação do adolescente em conflito com a Lei: uma análise da proposta sócio-pedagógica da Unidade Crescer e Viver - Belém-PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

2.
Elisa de Nazaré Gomes Pereira; RIBEIRO, M. E. S.; Assunção José Pureza Amaral. Participação em banca de Gisele Santos da Silva e Maria das Dores Nascimento da Silva.Coordenador Pedagógico: constituindo sua identidade profissional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

3.
João Manoel da Silva Malheiro; RIBEIRO, M. E. S.. Participação em banca de Dayana Ribeiro dos Anjos e Ester Gomes da Silva.Alimentação do escolar: a relação entre a desnutrição escolar e a dificuldade de aprendizagem dos alunos da E.M.E.F. "Maria de Nazaré Gomes Torres" - Castanhal- PA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

4.
RIBEIRO, M. E. S.; Débora Alfaia; João Batista Santiago. Participação em banca de Franciney de Sousa e Frank Pereira.Avaliação do ensino superior: Reflexões sobre as ideologias e práticas subjacentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

5.
Madsom Ribeiro; RIBEIRO, M. E. S.; Paula Lídia Ledoux. Participação em banca de Adriana Lira e Aldilene Ferreira.O desenho infantil: uma viagem pelo universo imaginário da criança de 03 a 05 anos no Centro Educacional SESC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

6.
Daisa Santiago; RIBEIRO, M. E. S.; Paula Lídia Ledoux. Participação em banca de Patrícia de Paula Mareco e Patrícia Fabiana Gonçalves.Um. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

7.
Paula Lídia Ledoux; RIBEIRO, M. E. S.; Daisa Santiago. Participação em banca de Walter Pereira Miranda.Um olhar sobre os paradigmas da Gestão Democrática no Município de Colares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
Paula Lídia Ledoux; RIBEIRO, M. E. S.; Daisa Santiago. Participação em banca de Edinilsom Monteiro Saraiva.As perspectivas e desafios de ensinar educação ambiental a partir dos cantos do carimbó: Uma proposta viável no município de Marapanim. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
RIBEIRO, M. E. S.; Ubiratan Rosário; Silva. Participação em banca de Miguel Ângelo Martins Mocbel e Maria de Nazaré Braga Castro.Mestre Cupijó: vida e obra, valorização e preservação da cultura musical cametaense. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

10.
RIBEIRO, M. E. S.; Ubiratan Rosário; Silva. Participação em banca de Ana Claudia Oliveira Brito e Darléia Ferreira Caldas.Os marcadores de diminutivos e suas funções. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

11.
RIBEIRO, M. E. S.; Ubiratan Rosário; Silva. Participação em banca de Ana Claudia Oliveira Brito e Darléia Ferreira Caldas.Os marcadores de diminutivos e suas funções. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

12.
RIBEIRO, M. E. S.; Ubiratan Rosário; Silva. Participação em banca de Erivelton Dias Fayal e Rosângela da Costa Moia.Cultura Popular x Cultura de Massa: Festival do açai limoeirense: Preservar a raiz cultural ou torná-la cultura mercadológica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidde Federal do Pará.

13.
RIBEIRO, M. E. S.; Silva; Ubiratan Rosário. Participação em banca de Amarilis Maria Farias da Silva e Delma do Socorro Rodrigues.Produções textuais e saberes sócio-cognitivos: experiência com educandos do Projeto Cametá-Tapera/ Bucubarana, comunidade cametaense/ nordeste do Pará. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RIBEIRO, M. E. S.; Eula Regina do Nascimento; Madison Ribeiro. Banca de Processo Seletivo Simplificado para professor substituto. 2017. Universidade Federal do Pará.

2.
RIBEIRO, M. E. S.; Eula Regina do Nascimento; Tânia Lobato; Renilton Cruz. Banca de Concurso para professor efetivo na matéria Didática e suas interfaces. 2016. Universidade Federal do Pará.

3.
Luizete Cordovil; RIBEIRO, M. E. S.; Paula Lídia Ledoux. Seleção Simplificada para Professor Substituto na Matéria Didatica. 2010. Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

4.
Madsom Ribeiro; RIBEIRO, M. E. S.; Eula Nascimento. Seleção Simplificada para professor substituto da matéria Didática. 2008. Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

Outras participações
1.
Madsom Ribeiro; João Batista Santiago; RIBEIRO, M. E. S.. Seleção para professor Substituto na matéria Didática. 2012. Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

2.
RIBEIRO, M. E. S.. Seleção de bolsista do projeto de extensão "Formação continuada de professores". 2012. Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

3.
RIBEIRO, M. E. S.; Raphaella Duarte Lopes de Albuquerque; Assunção José Pureza Amaral. Comissão de Seleção de bolsista para o Programa "Grupo de Educação na Terceira Idade". 2012. Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

4.
RIBEIRO, M. E. S.; Raphaella Duarte Lopes de Albuquerque; Assunção José Pureza Amaral. Comissão de Seleção de bolsista do projeto "Práticas Pedagógicas no contexto da diversidade. 2012. Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.

5.
RIBEIRO, M. E. S.; Débora Alfaia. Seleção de bolsista para o projeto de extensão "Inovações metodológicas nas Séries Iniciais". 2011. Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Educacionais, Cultura e Formação de Professores.Política nacional destinada às pessoas com deficiencia: o paradoxo exclusão social e a inclusão educacional. 2017. (Seminário).

2.
II Encontro Nacional do Projeto OBEDUC-PAR intitulado "Avaliação do Plano de Ações Articuladas: Um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012".A produção científica em periódicos, dissertações, teses e nos trabalhos da ANPED e da ANPAE, no período de 2007 a 2012.. 2013. (Seminário).

3.
II Seminário "Política de Financiamento na Expansão da Educação Superior".Políticas de Financiamento da Educação Superior: apontamentos sobre as produções de teses e dissertações no período pós-LDBEN 9.394/96. 2011. (Seminário).

4.
Painés Pedagógicos do Projeto de Extensão Inovações Metodológicas nas Séries Iniciais. 2011. (Encontro).

5.
V Jornada Internacional de Políticas Públicas.A reforma do Estado e a reconfiguração da gestão universitária. 2011. (Outra).

6.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo.A pesquisa sobre a gestão universitária na UFPA: relevância e questões atuais. 2011. (Seminário).

7.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Crise do capital, reforma do Estado gerencial: reordenamentos para a gestão da educação supeiror. 2011. (Congresso).

8.
33ª Reunião Anual da ANPED. 2010. (Encontro).

9.
I Seminário do Projeto: Política de Financiamento na Expansão da Educação Superior. 2010. (Seminário).

10.
VIII Seminário Internacional Red Estrado - UCH - CLACSO.A gestão universitária e a lógica gerencialista: reflexões sobre as mudanças das últimas décadas e a "nova" concepção de gestão.. 2010. (Seminário).

11.
XVIII Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR.Exposição de dados da pesquisa "Financiamento da Educação Superior". 2010. (Seminário).

12.
19º EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Avaliação Institucional da Educação Superior: Produtivismo ou emancipação?. 2009. (Encontro).

13.
III Seminário Nacional de Avaliação de Políticas Públicas em Educação.Comissão de organização. 2009. (Seminário).

14.
I Seminário Trabalho Docente e Política Educacional. 2009. (Seminário).

15.
VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Curriculo.Gestão Universitária: Aproximações teóricas. 2009. (Seminário).

16.
31ª Reunião Anual da ANPED.Avaliação Institucional da Educação Superior: O caso da UFPA. 2008. (Encontro).

17.
IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. 2008. (Outra).

18.
Seminário Nacional de Ciência e Tecnoógia do ANDES-SN. 2007. (Seminário).

19.
XIV Seminário Nacional Universitas/BR.Reflexões sobre o Estado capitalista e os direcionamentos para a avaliação da Educação superior. 2007. (Encontro).

20.
XVIII EPENN- Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste.Avaliação Institucional no contexto da reforma do Estado dos anos 90: Controle e mercadorização da educação superior. 2007. (Encontro).

21.
Avaliação Institucional da UFPA.Desafios e Perspectivas do SINAES. 2006. (Seminário).

22.
I Encontro de Educadores da SEMED.Construindo o Projeto Político Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Cametá. 2006. (Encontro).

23.
Seminario de Avaliação da Política de Municipalização do Ensino no Estado do Pará. 2006. (Seminário).

24.
Seminário de Avaliação da Política de Municipalização do Estado do Pará.Seminário de Avaliação da Política de Municipalização do Estado do Pará. 2006. (Seminário).

25.
Seminario Internacional de Avaliação Educacional. 2006. (Seminário).

26.
UNIVERSITAS/BR.Políticas de Educação Superior. 2006. (Seminário).

27.
V Seminario de Políticas educacionais e currículo. 2006. (Seminário).

28.
XII Seminario Universitas/BR.Avaliação dos cursos de graduação no contexto da avaliação institucional: Um estudo de caso na UFPA. 2006. (Seminário).

29.
Conferência Estadual das Águas.Conferência Estadual das Águas. 2004. (Outra).

30.
Linguagem Matemática e Interdisciplinaridade.Linguagem Matemática e Interdisciplinaridade. 2004. (Oficina).

31.
II Conferência Municipal e Educação de Cametá.Inclusão e perman~encia com sucesso na Escola CAA-MUTÁ. 2003. (Outra).

32.
II Seminário Temático.Políticas Públicas e educação Rural no Estado do Pará: Realidade, Experiências e Perspectivas. 2003. (Seminário).

33.
I Seminário de Introdução a Educação.Reconhecendo a Micro-história Tocantina: Evidenciando nos textos científicos as vivências e as vozes das populações historicamente marginalizadas. 2003. (Seminário).

34.
I Fórum Municipal de Educação.Educação, Cidadania e Inclusão Social. 2002. (Outra).

35.
I Seminário Internacional sobre Política Educacional e Currículo.A Pesquisa em educação nas Áreas de Política Educacional e Currículo. 2002. (Seminário).

36.
I Wokshop de Pesquisas.Produções Científicas: A reconstituição das vozes negadas.. 2002. (Outra).

37.
I Workshop de Pesquisa- Produções Científicas: a Reconstituição das Vozes Negadas. 2002. (Outra).

38.
XII EPEPe.XII EPEPe - Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia. 2002. (Encontro).

39.
XVI Congresso da Regional de Tocantina. XVI Congresso da Regional de Tocantina. 2002. (Congresso).

40.
Encontro de Educação do Movimento Humanidade Nova.Interdisciplinalidade na Perspectiva da Unidade. 2001. (Encontro).

41.
I Conferência Municipal do Municipio de Cametá.Escola Cidadã: Principios, Diretrizes e Desafios.. 2001. (Outra).

42.
XV Congresso Estadual do SINTEPP. Educação no Novo Milênio. Reafirmar os sonhos frente aos novos desafios!. 2001. (Congresso).

43.
I Conferência Popular de Saúde de Cametá.Perspectivas e Desafios à Saúde Municipalizada. 2000. (Outra).

44.
XV Congresso Regional do SINTEPP. XV Congresso Regional do SINTEPP. 1999. (Congresso).

45.
IV FEICIMAC- Feira Interescolar de Ciências e Matemática de Cametá.Feira Interescolar de Ciências e Matemática. 1998. (Outra).

46.
II Encontro dos Estudantes da Interiorização.II Encontro dos Estudantes da Interiorização. 1997. (Encontro).

47.
XVII ENEPE- Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia.Educação: Quantidade Total e Qualidade Social. 1997. (Encontro).

48.
A Improvisação de Materiais no Essino de Ciências.A Improvisação de Materiais no Essino de Ciências. 1996. (Oficina).

49.
Iniciação ao Conceito de Iniciação.Iniciação ao Conceito de Iniciação. 1996. (Oficina).

50.
Jogos Didáticos no Ensino de Ciência.Jogos Didáticos no Ensino de Ciência. 1996. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAVES, V. L. J. ; RIBEIRO, M. E. S. ; Waldir Abreu ; ARAUJO, S. . XIII Seminário de políticas educacionais e Curriculo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. 2017. (Outro).

2.
RIBEIRO, M. E. S.. II Encontro Nacional do Projeto OBEDUC-PAR intitulado "Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012". 2013. (Outro).

3.
RIBEIRO, M. E. S.. Simpósio sobre Avaliação Educacional. 2012. (Outro).

4.
RIBEIRO, M. E. S.. Painel Pedagógico sobre Ética e formação continuada de professores. 2012. (Outro).

5.
RIBEIRO, M. E. S.. Painel Pedagógico sobre Formação continuada de professores e educação inclusiva. 2012. (Outro).

6.
RIBEIRO, M. E. S.. Painel sobre a Formação continuada de professores e as questões étnicorraciais. 2012. (Outro).

7.
RIBEIRO, M. E. S.. Painel Pedagógico sobre a Formação continuada, educação no campo e educação ambiental. 2012. (Outro).

8.
RIBEIRO, M. E. S.. Painel "Formação continuada de professores, ensino de Ciências e Matemática". 2012. (Outro).

9.
RIBEIRO, M. E. S.. II Seminário "Política de financiamento na expansão da educação superior". 2011. (Outro).

10.
RIBEIRO, M. E. S.. I Painel Pedagógico "Inovações Metodológicas nas Séries Iniciais". 2011. (Outro).

11.
RIBEIRO, M. E. S.. II Painel Pedagógico "Inovações metodológicas em educação ambiental nas series iniciais". 2011. (Outro).

12.
RIBEIRO, M. E. S.. III Painel Pedagógico "Inovações no ensino de língua portuguesa nas Séries Iniciais". 2011. (Outro).

13.
RIBEIRO, M. E. S.. V Painel Pedagógico "Inovações Metodológicas no ensino de Ciências e Matemática nas Séries Iniciais". 2011. (Outro).

14.
RIBEIRO, M. E. S.. IV Painel Pedagógico "Inovações metodológicas no ensino de história e geografia". 2011. (Outro).

15.
RIBEIRO, M. E. S.. VI Painel Pedagógico "Inovações Metodológicas no ensino de Artes nas Séries Iniciais". 2011. (Outro).

16.
RIBEIRO, M. E. S.. VII Painel Pedagógico "Ludicidade e inovações metodológicas nas Séries Iniciais". 2011. (Outro).

17.
RIBEIRO, M. E. S.. VIII Painel Pedagógico "Questões étnico-raciais e as inovações metodológicas nas Séries Iniciais". 2011. (Outro).

18.
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GEPES ; Grupo de Estudos em Gestão e Financiamento da Educação ; RIBEIRO, M. E. S. . I Seminário do Projeto "Política de Financiamento na expansão da educação superior. 2010. (Outro).

19.
RIBEIRO, M. E. S.. III Seminário Nacional de Avaliação de Políticas Públicas em Educação. 2009. (Outro).

20.
RIBEIRO, M. E. S.. I Seminário Trabalho Docente e Política Educacional. 2009. (Outro).

21.
RIBEIRO, M. E. S.. VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2009. (Outro).

22.
RIBEIRO, M. E. S.. Seminário de Planejamento do Campus Universitário de Castanhal- Membro da Comissão de Secretaria. 2008. (Outro).

23.
RIBEIRO, M. E. S.. XIV Seminário Nacional Universitas/BR- Coordenadora da Sessão Temática II. 2007. (Outro).

24.
RIBEIRO, M. E. S.. XIV Seminário Nacional Universitas/BR- Membro da Comissão de Secretaria. 2007. (Outro).

25.
RIBEIRO, M. E. S.. VI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo- Relatora no GT 2: Política de Gestão Docente. 2007. (Outro).

26.
RIBEIRO, M. E. S.. II Semana Acadêmica do Campus Universitário do Tocantins-Cametá. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Eliomar Nascimento da Silva. A Educação Superior à Distância: um estudo sobre a gestão no âmbito da UFPA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação(Políticas Públicas Educacionais)) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Vitor Fernando Ramos de Oliveira. Sindicalismo docente: Um estudo sobre a participação sindical dos professores da rede municipal de Castanhal ´PA no Sintepp, no período de 2010-2016. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação(Políticas Públicas Educacionais)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Mirian Rosa Pereira. A gestão dos recursos financeiros para a Educação Especial no Município de Marabá-PA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação(Políticas Públicas Educacionais)) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Fernando Palheta. A configuração da gestão em duas escolas do Município de Castanhal: um estudo a partir do Plano de Ações Articuladas. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Naiara dos Santos. A formação continuada de professores a partir do Plano de Ações Articuladas do Município de Castanhal. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edgar de Sousa Salgado. O ensino de matemática na EJA: os limites e os desafios na prática pedagógica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

2.
Núbia Renata Moraes Melo. A formação inicial do professor: Um estudo sobre as contribuições à prática docente, na Vila de Nascimento, Chaves-PA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

3.
Helenira Modesto de Brito. A gestão na E.M.E.F "Madre Maria Viganó": participativa e autônoma?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

4.
Vera Lúcia da Costa Rocha. A formação continuada de professores em Educação Especial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

5.
Daisy Flávia Souza Barbosa. Formação docente e melhoria educacional: Um "olhar" a partir do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) na modalidade presencial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

6.
Jokelly Shirles de Oliveira Carvalho. Educação do Ócio, no Centro de Convivência dos Idosos, situado no Município de São Miguel do Guamá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

7.
Andréia de Jesus Borges Sampaio. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: UM CONVITE À REFLEXÃO!. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

8.
Anne Ferreira dos Santos. Literatura Infantil e a aprendizagem das crianças de três anos: a visão das professoras do Centro Educacional SESC- Castanhal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

9.
Roseli Gonçalves da Silva. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a avaliação da aprendizagem: Um estudo de duas escolas do Município de Goianésia do Pará. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

10.
Josanny Celestino da Costa e Rafaela dos Santos Alencar. A inserção de crianças com necessidades educativas especiais na Educação Infantil: Um estudo na Secretaria Municipal de Educação - Belém PA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

11.
Joely Cris do Nascimento Corrêa. Perspectivas e possibilidades da educação para a cidadania na Educação Infantil da E.M.E.F. "Tracuateua", em Santo Antônio do Tauá - PA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

12.
Geane Lima Ferreira e Maria Sueli Baia Castro. O processo de escolarização no Programa "Grupo de Educação na Terceira Idade - GETI": desdobramentos e perspectivas de desenvolvimento intelectual e social dos educandos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

13.
Antonio Maria Almeida e Marly dos Santos. Pedagogia em ambiente não escolar: A contribuição do pedagogo frente à inclusão social de crianças e adolescentes no Programa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

14.
Dagmar Ribeiro de Matos Neta e Márcia Cristina Oliveira. A importância do pedagogo no processo de recuperação do sujeito assistido: Um estudo no Hospital Ofir Loyola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

15.
Marta Cristina Moraes e Sueli Sousa de Almeida. (Re) descobrindo o significado da alfabetização de jovens e adultos com Necessidades Educativas Especiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

16.
Adriana Silva de Almeida e Joana Menezes Correa. Movimentos sociais e Educação Popular: A "Casa da Sopa": Caminho possível para a integração social.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

17.
Alberto Adriano Tavares Vieira e Raimundo Ferreira dos Santo. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Conservação ou emancipação, na 3ª série da EMEF. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

18.
Claudio Osvaldo Batista e Francisco Magalhães. Avaliação da aprendizagem escolar: um estudo na EMEF. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

19.
Ângela M. S. Santos, Isabel C. S. Padinha e Maria C. L. Pant. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Um estudo das concepções avaliativas dos professores que atuam na 4ª série do Ensino Fundamental da Escola. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

20.
Elizângela Martins Costa e Mariléia Baia Corrêa. Avaliação Educacional: Construção ou Punição: Um estudo na EMEF. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

21.
Jeane N. Pinto, Maria W. B. Menezes e Maria de L. M. Furtado. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Uma análise das implicações da prática avaliativa de professores da EMEF "Alacid Nunes". 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.

22.
Albertino Martins, Clodoaldo S. Bohadana e Maria D. T. Ponte. O Processo de Avaliação da Aprendizagem Escolar na fala de professores da Escola de Ensino Médio "Francisca Nogueira da Costa Ramos", no Município de Baião: Um estudo de caso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidde Federal do Pará. Orientador: Maria Edilene da Silva Ribeiro.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Outras informações relevantes


Filiada a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará- ADUFPA; Filiada a Associação Nacional dos Pesquisadores em Educação- ANPED; Filiada a Associação Nacional dos Pesquisadores em Administração Escolar- ANPAE.



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