Francisco Marcos de Oliveira Luz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7009207338987595
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Possui graduação em letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente é professor assiste adjunto i da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letras, inglesa, leitura crítica e metáfora. discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Marcos de Oliveira Luz
Nome em citações bibliográficas
LUZ, F. M. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Letras.
Br 405 KM 3
Arizona
59900000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (84) 33153909


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: As metáforas de editoriais de jornais de língua inglesa acerca do caso Bin Laden,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Gilton Sampaio de Souza.
Coorientador: Marcos Nonato de Oliveira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2005
Especialização em letras. (Carga Horária: 560h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Viewpoint and multimodalityin conditionals. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2017 - 2017
Blended Classic Joint attention & Multimodal Deixis. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2017 - 2017
Recurrent gestures in multimodal communication. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2015 - 2015
Corpus Linguistics Workshop. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2015 - 2015
Workshop of the international Conference on Metaphor in Language and though. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assiste adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Língua Inglesa
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamento de Língua Inglesa
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de Textos II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia II
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Língua Inglesa
03/2016 - 7/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Língua Inglesa
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Língua Inglesa
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
4/2015 - 09/2015
Ensino, letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos II
Metodologia II
03/2015 - 7/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Língua Inglesa
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia II
03/2009 - 06/2010
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia I, Língua Inglesa VIII, Leitura e produção de textos II
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicolinguística
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia II, Fundamentos de Língua Inglesa, Argumentação
03/2009 - 07/2009
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia I, Língua Inglesa VIII, Leitura e Produção de texto II
10/2005 - 03/2009
Ensino, letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
fundamentos da língua inglesa, Leitura e produção de textos, língua inglesa V
Leitura e produção de textos I, análise do discurso, língua inglesa IV,
Leitura e produção de textos I, língua inglesa II, leitura e produção de textos II, língua inglesa VIII
Leitura e produção de textos II, fundamentos da língua inglesa, prática de ensino ii, línguia inglesa VIII
língua inglesa I, Leitura e produção de textos II, Seminário de monografia I, Língua Inglesa VIII
língua inglesa I, Literatura Inglesa II, Análise do discurso, fundamentos de Língua inglesa
língua inglesa ii, metodologia ii, língua inglesa iii
Metodologia II, supervisão de estágio II, Leitura e produção de textos II
08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia II, Supervisão de estágio II, Leitura e produção de Textos II
03/2008 - 6/2008
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática e vocabulário


Projetos de pesquisa


2017 - 2107
A metaforização dos termos Estado e Mercado em editoriais de jornais do Brasil eEsatdos Unidos: uma abordagem crítica
Descrição: Esta pesquisa visa investigar como os termos Estado e Mercado são metaforizados em editorais de Jornais estadunidenses e Brasileiros à luz da Análise Crítica da Metáfora (ACM). O discurso midiático faz uso constante de metáforas e outras figuras de linguagem em diversas situações e com inúmeros propósitos. Em textos jornalísticos é muito comum a presença de expressões linguísticas metafóricas que descrevem o mercado como um jogador apostador, como fica subtendido na expressão ?o mercado aposta na mudança de governo?. Partido dessa observação, vimos a pertinência de estudarmos o processo de metaforização de termos Mercado e Estado, que pertencem a domínios de conhecimento de vital importância em contexto mundial e nacional. Para isso, recorreremos a autores como Lakoff (2004); Charteris-Black (2004; 2005; 2014); Richardson (2007) e Zanotto (1998), estudiosos que fornecerão subsídios para a realização teórica e prática desse estudo. Essa pesquisa será divindade em três partes: a): Leitura de textos teóricos com a temática metáfora; b) Compilação do corpus em formato eletrônico com textos extraídos da internet e c) Análise e interpretação dos dados. Esperamos com essa investigação, aprofundarmos nos estudos da metáfora discursiva e, mais especificamente no discurso midiático, contribuindo, assim, para os estudos críticos da linguagem.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Francisco Marcos de Oliveira Luz - Coordenador.
2017 - 2018
A moral em discursos sobre a corrupção: um estudo cognitivista
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo estudar a conceptualização metafórica da moral em discursos sobre a corrupção. Essa é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de cunho hipotético-dedutivo. Como procedimento metodológico, compilaremos um corpus formado por textos de blogs jornalísticos e por charges disponíveis na internet. O corpus dessa pesquisa será composto de 10 (dez) textos oriundos de blogs jornalísticos e 10 (dez) charges publicadas na internet no sítio chargeonline.com.br. Para análise das metáforas sobre a moral no corpus, recorremos ao Procedimento de identificação de metáforas (MIP em inglês) desenvolvido pelo grupo Pragglejaz . A perspectiva cognitivista da moral entende que a moral é essencialmente imaginativa e abstrata sendo, portanto estruturada metaforicamente. Como referencial teórico, nos basearemos nos trabalhos de Lakoff (1996; 1999; 2008 & 2016) e Johnson (1996; 2014). Ambos defendem a ideia de que os nossos conceitos morais são metafóricos e advindos de nossas experiências corpóreas ao longo da história e da cultura. A visão cognitiva da moral distingue dois tipos básicos de moralidade: uma moralidade conservadora e outra progressista/liberal. A primeira se ancora no modelo cognitivo idealizado de família que tem como referência moral o PAI SEVERO (strict father). O Segundo se ancora no modelo cognitivo idealizado de PAI PROTETOR/CUIDADOR (Nurturant father). Portanto, as metáforas linguísticas e visuais que descrevem a moral são motivadas por uma visão de mundo mediada pelos modelos cognitivos mencionados acima, com possíveis ocorrências de uma moral biconceptual, a qual convergem parcialmente os dois modelos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Francisco Marcos de Oliveira Luz - Coordenador.
2015 - Atual
As metáforas conceptuais dos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama sobre política externa
Descrição: Essa pesquisa visa construir corpora compostos por pronunciamentos proferidos pela presidenta bra-sileira Dilma Rousseff e por pronunciamentos proferidos pelo presidente dos Estados Unidos Ba-rack Obama. O proposito da construção dos corpora será fazer uso através da análise dos discursos dos presidentes à luz da ACM ? Análise Crítica da Metáfora - abordagem desenvolvida por Charte-ris-Black (2004; 2005; 2014), na qual a metáfora é identificada em seu caráter discursivo e analisada de forma crítica, focando as suas implicações retórico-ideológicas nas práticas discursivas e, com ên-fase, no discurso político, tema abordado ao longo do trajeto desse estudo. A ACM é composta por três estágios: identificação, interpretação e explicação da metáfora dentro do contexto em questão. Para a construção do corpus, coletaremos textos contendo os pronunciamentos dos chefes de esta-dos do Brasil e dos Estados Unidos. Os textos selecionados serão os que abordarem o tópico políti-ca externa nos pronunciamentos realizados por cada presidente. Faremos escolhas de textos do pri-meiro ano de mandato de cada governante, dos primeiros seis meses do terceiro ano de mandato, além dos últimos seis meses de mandato de cada um. Esse procedimento se justifica pelo fato de almejarmos averiguar se houve mudanças de tipos de metáforas nos discursos analisados. Usaremos como método de identificação das metáforas, os procedimentos propostos pelo grupo Pragglejaz , que consiste em averiguar os sentidos mais básicos de determinadas unidades lexicais, levando-se em conta seus contextos de uso e seus sentidos mais frequentes. Esperamos com essa pesquisa con-tribuir para os estudos críticos da linguagem, com prioridade no papel da metáfora nesse processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Francisco Marcos de Oliveira Luz - Coordenador.
2012 - Atual
A construção de um corpus eletrônico linguístico a partir da tradução de abstracts nas monografias da habilitação em língua inglesa ?
Descrição: A produção de abstracts no contexto uerniano se dá de forma contínua, pois esse gênero textual é imprescindível nas principais produções científicas que transitam no meio acadêmico. O aluno, em sua condição de tradutor, geralmente traduz os seus resumos para a sua versão em inglês. Para isso, ele faz uso de seus conhecimentos adquiridos ao longo de seu período como estudante de língua inglesa, bem como de suas técnicas idiossincráticas para produzir os abstracts. Esta pesquisa tenciona investigar as práticas tradutórias realizadas em âmbito uerniano, mais especificamente nos cursos de Letras com habilitação em língua inglesa. Para isso, construiremos um corpus eletrônico composto de abstracts produzidos nos cursos de Letras com habilitação em língua inglesa de todos os campi da UERN. Esse corpus nos possibilitará observarmos a ocorrência de inúmeros fenômenos linguísticos que permeiam as traduções realizadas por alunos em suas práticas tradutórias. Em resumo, nesta pesquisa, pretendemos investigar a competência colocacional dos alunos graduandos em Letras com Habilitação em Língua inglesa. Esperamos que os resultados nos tragam subsídios para o aprimoramento da prática tradutória em contexto uerniano. A prática de tradução de resumos de trabalhos de conclusão de curso da língua de partida para suas respectivas versões em língua alvo na UERN tem carácter universal. Isso comprova a importância desse gênero textual para a divulgação científica em âmbito uerniano. Levando-se isso em consideração, decidimos estudar as práticas tradutórias desse gênero por parte de alunos do curso de Letras com habilitação em língua inglesa. Ao nos defrontarmos com os abstracts produzidos nos finais de cursos de Letras das habilitações em língua inglesa, pudemos notar, de forma preliminar, inadequações nas utilizações de colocações utilizadas no ato de verter os resumos de monografias para a língua inglesa. Sobre isso, Tagnim (2005) já havia destacado que uso de c.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Francisco Marcos de Oliveira Luz - Coordenador / Marcos Nonato de Oliveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2006 - 2008
A construção de corpus monolíngüe para o ensino, tradução e análise lingüística
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francisco Marcos de Oliveira Luz - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Projeto de Extensão Núcleo de Estudos em Cultura, Literatura e Língua Inglesa
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Diálogo das Letras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LUZ, F. M. O.. O FALANTE INGÊNUO E SUA PRÁTICA DE ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA. In: SINATE - Simpósio Nacional de texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012.

2.
LUZ, F. M. O.. O discurso midiático: uma análise crítica das metáforas do caso Bin Laden. In: Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, 2012, Natal. nada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste. Natal: EDUFRN, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
LUZ, F. M. O.. A prosódia semântica em textos jornalísticos de língua inglesa: um estudo baseado em corpus. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LUZ, F. M. O.. O projeto inglês para crianças na comunidade e o uso da abordagem Léxico-comunicativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LUZ, F. M. O.. O Papel do vocabulário no ensino-aprendizado de Língua Inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LUZ, F. M. O.. O papel do vocabulário no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LUZ, F. M. O.. Metáfora e argumentação: consideração sobre as metáforas no discurso, 2011. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
LUZ, F. M. O.. Metáfora no discurso. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LUZ, F. M. O.. Communicative competence, collocational competence and metaphorical competence in Language learning. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LUZ, F. M. O.. Fundamentos da Língua Inglesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LUZ, F. M. O.. The Collocational competence and language learning. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LUZ, F. M. O.. An overview of the English grammar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Mikelly Meireles de Fontes Silva Vireira. O caráter dialógico do Material didático impresso na EAD: perspectivas para uma aprendizagem autodirigida. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino e aprendizagem d) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Francisco Eieudo de Oliveira. O trabalho com textos nas secções de Língua Inglesa no ensino médio: uma análise discursiva. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Caio Alex da Costa.O uso do texto literário como ferramenta didática nas aullas de Língua Espanhola na Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Maria Sheyla da Silva.A charge do jornal Tribuna do Norte sobre a Copa do Mundo: interdiscurso e memória discursiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Kaele Lacerda de Queiroz.A formação e atuação de professores de inglês no Ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Mayara Magre Tavares de Freitas.Crenças de alunos do ensino médio sobre o uso da música para o ensino de língua inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Giannini Rêgo e Silva.Análise sociológica das músicas do álbum Surrealistic Pillow (1967) da banda Jerfferson Airplane. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Charles Carlos da Silva.A Língua Inglesa no Ensino Médio: a abordagem comunicativa e a prática pedagógica.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de César Júnior Leite da Silva.Crenças de professores de Língua Inglesa sobre a prática docente no ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Victor Hugo Santana.A metodologia de ensino utilizada pelos professores de Língua Inglesa no Ensino Fundamental de Uiraúna -PB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Francisco Xavier de Carvalho Rufino.O estrangeirismo e problemas de compreensão leitora : uma análise de coluna de jornal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Kássia poliana Fernandes dos Santos.A pré-leitura em Língua Inglesa no 3 ano do Ensino Médio do Colégio Efetivo, em Umarizal/RN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Wilmara Samyta Correia de Araújo Costa.A metodologia do Professor e a (des)motivação dos alunos do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Nilson Liberato da Silva.Crenças no Ensino-aprendizagem de Leitura em Língua Inglesa no Ensino Médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Maria da Piedadade Freitas.A formação do Professor de Língua Inglesa e suas implicações no processo Ensino-aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Márcia Lidiana da Cnha.Lingüística de Corpus e Tradução: Os recursos dos corpora online. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Ana Glícia de Oliveira.A motivação no processo de construção cognitiva nas aulas de língua inglesa no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Antonio Clezio Fernandes Filgueira.A motivação dos alunos do ensino médio nas aulas de língua inglesa: uma investigação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de João Maria de Freitas Sraraiva.O uso da informática para motivar as crianças na aprendizagem de língua inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Cláudio henrique de Oliveira.O ensino de língua inglesa e eficácia da Habilidade de leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

19.
A. D. , Alex-ney; SANTOS, E. G.; LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Wescley cavalcante pimenta.O método analítico-abdutivo nos contos policiais de Egard Allan Poe. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

20.
SILVA, M. A.; LUCENA, A. G.; LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Filomena Maria da Conceição dos Santos.Ensino-aprendizagem de Língua inglesa: Uma refelxão sobre os problemas existentes no ensino aprendizagem de L.E. na cidade de Porta Alegre. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LUZ, F. M. O.. Banca para seleção simplificada de professor substituto do Curso de Letras na área de Língua Inglesa. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
LUZ, F. M. O.; SANTOS, J. J.. Banca para elaboração, aplicação e correção de prova visando o aproveitamento de estudo do componente curricular " Língua Inglesa III".. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
LUZ, F. M. O.; SANTOS, J. J.. Banca para elaboração, aplicação e correção de prova visando o aproveitamento de estudo do componente curricular " Língua Inglesa III".. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
LUZ, F. M. O.. Banca para seleção de Aluno Monitor do Programa Institucional de Monitoria. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
LUZ, F. M. O.. Banca examinadora para o processo de seleção interna de alunos para especialição em Lingüística Aplicada, Literatur e Estudos Culturais, Literatura Infanto-juvenil e Língua Inglesa. 2007.

5.
LUZ, F. M. O.. Processo seletivo do curso de especialização em Língua Inglesa. 2007.

6.
LUZ, F. M. O.. Seleção para professor substituto para as disciplinas: Prática de ensino de Língua Inglesa, Língua Inglesa IV e Fundamentos de Língua Inglesa. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
SILVA, M. A.; LUZ, F. M. O.; SANTOS, J. J.. Seleção para monitoria do Núcleo de Ensino de Línguas e literatura NELL. 2005. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Internacional Sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. A Conceptualização de Estado e Mercado na Mídia Brasileira. 2017. (Congresso).

2.
5º Congresso internacional sobre metáforas no linguagem e no pensamento. Uma análise crítica de metáforas conceptuais no discurso midiático: a morte de Bin Laden. 2015. (Congresso).

3.
Encontro Regional de Estudos Funcionalistas - EREF.A restrição colocacional na tradução de abstracts : um estudo em textos de graduandos do Curso de Letras/Inglês. 2015. (Encontro).

4.
III Jornada em ensino, Língua e Literatura de Espanhol. I Jornada em ensino, língua e Literatura de inglês ura. The collocational competence and the innocent translation: an analysis of abstracts produced by english learners from UERN. 2012. (Congresso).

5.
Sinate - Simpósio Nacional de texto e Ensino.O FALANTE INGÊNUO E SUA PRÁTICA DE ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA. 2012. (Simpósio).

6.
Colóquio nacional de Linguagem e discurso. Metáforas e argumentação: considerações sobre as metáforas no discurso político. 2011. (Congresso).

7.
Colóquio Nacional de Estudso Linguísticos e Literários -I CNEL. A abordagem Lexical em prática: um estudo sobre a competência colocacional em textos argumentativosn em língua inglesa. 2010. (Congresso).

8.
I Simpòsio de Letras do Vale do Açu - SIMLEVA.A competência metafórica de falantes não-nativos de língua inglesa. 2010. (Simpósio).

9.
CONLID - Colóquio Nacional de linguagem e Discurso. O corpus eletrônico e a interlíngua do aprendiz. 2008. (Congresso).

10.
V Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros - SELLP. Sobre a competência colocacional de alunos aprendízes de língua inglesa. 2008. (Congresso).

11.
XIV Semana universitária do CAMEAN/UERN.The collocational competence and Language learning. 2008. (Outra).

12.
I semana de estudos da linguagem do NAESU. An overview of the English Grammar. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Francisca Gislene Kadígina de Lima Souza. O gênero textual tirinha e seu tratamento metodológico no livro didático "Sintesis". 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino e aprendizagem d) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

2.
Francisco Randenberg De Lima. Análise da proposta de Leitura Crítica no Livro didático Síntesis de Língua Espanhola. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino e aprendizagem d) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

3.
Francisca Gislene Kadígina de Lima Souza. O Gênero textual tirinha e seu tratamento metodológico no livro didático de língua espanhola. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino e aprendizagem d) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Noemia de Sousa Silva Neta. Língua Inglesa (LI) durante o período crítico de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

2.
Ana Geruza de Sousa. A leitura no livro didático de língua inglesa no Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

3.
Antonia Jucilene da Silva. O ensino de gramática na sala de aula de língua Inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

4.
Edsilson Junior de Aquino. As quatro habilidades linguísticas no livro didático de inglês no ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

5.
Erllane Batista de Aquino. Livro didático e ensino de Língua Inglesa: um olhar sobre as propostas de escrita para o Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

6.
Jackson Michel da Costa Silva. O Processo de legitimação do ensino de Espanhol nas escolas públicas do município de Pau dos Ferros/RN mediante o discurso dos professores da rede pública estadual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

7.
Josefa Ilany Teodoro. O ensino de gramátic nas aulas de língua inglesa no ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

8.
Jimmy Henduix Alves Pereira. Crenças de professores e alunos sobre avaliaçõa em língua inglesa no ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

9.
Valberes Soares. A avilação no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.

10.
Antonio Egnefran Dias. O ensino de leitura nas aulas de língua inglesa: um estudo exploratório. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Marcos de Oliveira Luz.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 9:29:22