Marcos Antonio da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1504045087012490
  • Última atualização do currículo em 03/11/2017


Graduado em Letras, habilitação Língua Inglesa e Literaturas da Língua Inglesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Cursou Especialização no Ensino de Língua Inglesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Cursou mestrado acadêmico em Letras, também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É professor adjunto II da universidade supracitada e atua na graduação lecionando as seguintes disciplinas: Língua Inglesa, Fonética e Fonologia I e II (Inglês), Leitura e Produção Textual I e II (inglês), Música e Ensino de Línguas I e II. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Antonio da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Letras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A Maia..
Av. Br. 405, Km 03, S/N
Arizona
59900000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (84) 33512560
Ramal: 20
Fax: (84) 33513909
URL da Homepage: http://www.uern.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Gênero Aula Expositiva de Língua Inglesa no Curso de Letas do CAMEAM,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Profa. Dra. Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2002
Especialização em Especialização no Ensino da Língua Inglesa. (Carga Horária: 465h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Teaching of Pronunciation and Diferences Between North American and British English.
Orientador: Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa.
1997 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor auxiliar IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor auxiliar III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor auxiliar II, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor auxiliar I, Carga horária: 40

Atividades

06/2017 - Atual
Ensino, Letras - Inglês (100320-2), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Língua Inglesa IV
Seminário de Monografia II
06/2017 - Atual
Extensão universitária , Departº. de Letras Estrangeiras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A. Maia., .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Projeto English for Kids: Inglês para Crianças na Comunidade.
01/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Inglês (100320-2), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos I (Inglês)
Língua Inglesa V
Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas e Literaturas
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Inglês (100320-2), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Fonética e Fonologia II (Inglês)
Leitura e Produção de Textos II (Inglês)
Língua Inglesa IV
02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Inglês (100320-2), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos I (Inglês)
Língua Inglesa V
Música e Ensino de Línguas I (Inglês)
03/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Inglês (100320-2), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Fundamentos da Língua Inglesa
Língua Inglesa IV
Música e Ensino de Línguas I - Optativa ministrada no Núcleo de Educação Superior de Umarizal
03/2003 - 04/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A Maia., .

Cargo ou função
Orientação Acadêmica do Curso de Letras do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia.
09/2014 - 02/2015
Ensino, Letras - Inglês (100320-2), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês) - Disciplina ministrada no Núcleo de Educação Superior de Umarizal
Leitura e Produção de Textos I (Inglês)
Língua Inglesa V
04/2014 - 08/2014
Ensino, Letras - Inglês (100320-2), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Língua Inglesa IV
Música e Ensino de Línguas II - Disciplina optativa - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
10/2013 - 03/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Língua Inglesa
Língua Inglesa I
Língua Inglesa V
Música e Ensino de Línguas I - Disciplina optativa - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
10/2013 - 03/2014
Extensão universitária , Departº. de Letras Estrangeiras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A. Maia., .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa - NECLLI.
05/2013 - 09/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Fonética e Fonologia II (Inglês) - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Língua Latina I
05/2013 - 09/2013
Extensão universitária , Departº. de Letras Estrangeiras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A. Maia., .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa - NECLLI.
05/2013 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departº. de Letras Estrangeiras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A. Maia., .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração das Páginas Eletrônicas do DLE..
05/2013 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departº. de Letras Estrangeiras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A. Maia., .

Cargo ou função
Membro da comissão de atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Letras Estrangeiras do CAMEAM - UERN.
11/2012 - 04/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês) - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Língua Inglesa V
Língua Latina I
11/2012 - 04/2013
Extensão universitária , Departº. de Letras Estrangeiras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A. Maia., .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa - NECLLI.
07/2012 - 10/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Fundamentos da Língua Inglesa
Leitura e Produção de Textos I (Inglês) - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Língua Latina I
07/2012 - 10/2012
Extensão universitária , Departº. de Letras Estrangeiras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A. Maia., .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa - NECLLI.
11/2011 - 03/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês) - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Leitura e Produção de Textos I (Inglês)
Língua Inglesa V
Língua Latina I
11/2011 - 03/2012
Extensão universitária , Departº. de Letras Estrangeiras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A. Maia., .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Núcleo de Estudo de Línguas e Literaturas - NELL.
02/2011 - 10/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Fundamentos da Língua Inglesa
Leitura e Produção Textual II (Inglês)
Língua Inglesa I - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Língua Latina I
02/2011 - 10/2011
Extensão universitária , Departº. de Letras Estrangeiras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A. Maia., .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Núcleo de Estudo de Línguas e Literaturas - NELL.
08/2010 - 01/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Língua Inglesa
Fundamentos da Língua Inglesa - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Língua Inglesa I
Língua Inglesa III
Língua Latina I
04/2010 - 08/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonética da Língua Portuguesa - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Fonética e Fonologia II - Disciplina optativa
Fundamentos da Língua Inglesa
Língua Latina I - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
09/2009 - 03/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de Textos I (Inglês)
Língua Inglesa I
Língua Latina I
Música e Ensino de Línguas I - Disciplina optativa - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
11/2008 - 04/2009
Direção e administração, Núcleo de Ensino Superior de Umarizal - NAESU, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
10/2008 - 04/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos I (Inglês)
Língua Inglesa III
Língua Latina I
Produção Textual (Português) - No Curso de Geografia
05/2008 - 09/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Língua Inglesa III - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Língua Inglesa VI
Língua Latina I
11/2007 - 04/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Língua Inglesa
Língua Inglesa VII
Língua Latina I
Língua Latina I - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
10/2007 - 10/2007
Ensino, Curso de Especialização em Língua Inglesa - CELI, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
04/2007 - 10/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Fonética e Fonologia I (Inglês) - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Fundamentos da Língua Inglesa
Língua Latina I
10/2006 - 03/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês) - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Língua Inglesa I
Língua Inglesa VII
Música e Ensino de Línguas - Disciplina optativa
10/2006 - 03/2007
Extensão universitária , Departamento de Letras, Campus Avançado Profª Mª Elisa de A Maia., .

Atividade de extensão realizada
Duas tutorias do curso Fundamentos da Língua Inglesa, no Núcleo de Ensino de Línguas e Literaturas - NELL.
11/2006 - 11/2006
Ensino, Curso de Especialização em Língua Inglesa - CELI, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
06/2006 - 10/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Língua Inglesa I - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Música e Ensino de Línguas - Disciplina optativa - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
09/2005 - 12/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa I - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
Língua inglesa III
Música e Ensino de Línguas I - Disciplina optativa
04/2005 - 09/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Fundamentos da Língua Inglesa
Língua Inglesa II
Língua Inglesa III - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
10/2004 - 02/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Inglesa IV
Língua Latina I - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
03/2003 - 02/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação acadêmica do currículo de Língua Inglesa
10/2004 - 10/2004
Ensino, Especialização no Ensino da Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Expressão Oral I
05/2004 - 09/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Inglesa VII
Língua Latina I - Ministrada no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU
04/2003 - 09/2004
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Núcleo de Ensino de Língua e Literaturas - NELL.
08/2003 - 12/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa II
Língua Inglesa IV
Língua Latina I
04/2003 - 08/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Inglesa III
Língua Inglesa VIII - Disciplina optativa
08/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos I (Inglês)
Língua Inglesa I
Língua Inglesa III
Música e Ensino de Línguas I - Disciplina optativa
04/2002 - 08/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia I (Inglês)
Fundamentos da Língua Inglesa
Língua Inglesa IV
Língua Inglesa VII

Escola Estadual Professora Aldalgiza Emídia da Costa, E.E.P.A.E.C, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa
Outras informações
Professor da disciplina Língua Inglesa, no Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Aldalgiza Emídia da Costa - Carnaubais/ RN - Brasil.


Escola Municipal Abel Alberto da Fonseca, E.M.A.A.F, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa
Outras informações
Professor da disciplina Língua Inglesa, no Ensino Fundamental da Escola Municipal Abel Alberto da Fonseca - Canaubais/RN - Brasil.


Escola de idiomas FISK, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa
Outras informações
Professor de Língua Inglesa da Escola de idiomas FISK - Pau dos Ferros/RN - Brasil.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
As consoantes desvozeadas /P/, /T/, /K/, /Θ/ na língua inglesa: desafios e avanços de alunos de Letras do CAMEAM - UERN
Descrição: Essa pesquisa trabalha com o desvozeamente dos fonemas /p/, /t/, /k/, /θ / na língua inglesa, fazendo um contraste desses mesmos fonemas na língua portuguesa. Averiguaremos se os alunos, a partir do terceiro período, antes de saberem o que é e como ocorre o desvozeamento desses fonemas na língua inglesa, os pronunciam adequadamente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos Antonio da Silva - Coordenador / Francisca Vanessa Queiroz de Lima - Integrante / Francisco Paulo da Silva Júnior - Integrante / José Lopes Cardoso Neto - Integrante.
2013 - 2014
Experiências e crenças de alunos do curso de Letras sobre o ensino-aprendizagem da língua inglesa
Descrição: Com esse estudo, objetivamos pesquisar as experiências e crenças de alunos do Curso de Letras - Língua Inglesa, do CAMEAM, relativas ao ensino e aprendizagem da língua em questão. Compreendermos que é a partir das experiências vividas que formulamos nossas crenças. Sendo assim, entendemos que é importante pesquisar as crenças dos nossos alunos relativas ao ensino e aprendizagem da língua inglesa para conhecermos, através do olhar desses, nossa atuação enquanto professores do curso e podermos fazer uma autoavaliação dessa atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcos Antonio da Silva - Coordenador / Jessica Crislei da Silva - Integrante / Paulo Henrique Raulino dos Santos - Integrante.
2013 - 2013
Gêneros Textuais e Ensino de línguas Estrangeiras
Descrição: Partindo da Teoria de Gêneros do Discurso (textuais), à luz do pensamento bakhtiniano, que constituiu a fundamentação teórica e as bases epistemológicas dessa investigação, observamos que é possível criar um projeto de pesquisa através do qual poderemos alavancar reflexões acerca de ações existentes na comunidade, de forma particular, considerando o foco desta pesquisa, na escola. Metodologicamente, pretendemos o seguinte: primeiramente, deter-nos-emos nas leituras e discussões. Em um segundo momento, passaremos para uma fase diagnóstica, na qual os pesquisadores e alunos envolvidos no projeto, através de questionários e entrevistas, juntamente aos professores da rede pública, poderão ter acesso à realidade que os circunda no tocante ao ensino de língua estrangeira. O foco principal é saber como o professor concebe o ensino da língua estrangeira através de gêneros do discurso e, depois, observar o papel do material didático utilizado (livro ou apostila), ou seja, que textos são propostos: se tratam-se de textos autênticos ou não, se trabalham-se a escrita e a oralidade, se prioriza-se exclusivamente a gramática da língua padrão etc. Temos, portanto, o condão de procurar meios que nos mostrem o que está acontecendo no cenário da língua estrangeira em escolas públicas de Pau dos Ferros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Marcos Antonio da Silva - Integrante / Lucineudo Machado Irineu - Coordenador / Tatiana Lourenço de Carvalho - Integrante / Rafael dos Santos Silva - Integrante / Géssica de Lima Nunes - Integrante / Walison Paulino de Araújo Costa - Integrante.
2012 - 2013
Experiências e crenças de professores sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa na escola pública
Descrição: Este projeto de pesquisa investigou as crenças de professores da rede pública de ensino sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marcos Antonio da Silva - Integrante / Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Ana Dalete da Silva - Integrante / Cleide Alane Dantas Balbino - Integrante / Francinaldo Almeida Bezerra - Integrante / Maria Josiene Araújo de Oliveira - Integrante / Verônica Gildilene de Oliveira Freitas - Integrante.
2006 - 2007
A concepção de escrita digital no livro didático Português para todos.
Descrição: Esta pesquisa analisou os aspectos sociais e pedagógicos do letramento digital na coleção de livros didático de língua portuguesa - Português para todos dos autores TERRA, E.& CAVALETTE F. São Paulo: Scipione, 2002, inserida no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2005, ora trabalhada na Escola Municipal ?Prof. Severino Bezerra?, em Pau dos Ferros, RN..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (3) .
Integrantes: Marcos Antonio da Silva - Integrante / Maria de Fátima de Carvalho Dantas - Coordenador / Jailson José dos Santos - Integrante / Cristiane Aires Gonçalves - Integrante / Ana Paula Lopes - Integrante / Janaina Silva Alves - Integrante / José Jilsemar da Silva - Integrante / Maria E. de Morais - Integrante / Antônio Aldair Neto - Integrante / João Paulino Neto - Integrante / Iza Mª Pereira - Integrante / Francisca Janicleide de O. Pereira - Integrante / Antônio R. F. do Nascimento - Integrante / Alessandra Costa Fontes - Integrante / Maysa Arruda Rodrigues - Integrante / Paula Eliese de André - Integrante / Vera Lúcia F. Santos - Integrante / Armando J. P. Suassuna - Integrante / Natália Kils de Andrade - Integrante / Moisés Praxedes de Carvalho - Integrante.
2005 - 2006
Livro Didático: a construção interdisciplinar das práticas sócio-culturais do letramento.
Descrição: O projeto de pesquisa "O livro didático: a construção interdisciplinar das práticas sócio-culturais do letramento", realizado em manuais de ensino fundamental de 5ª à 8ª séries, na Escola Municipal "Prof. Severino Bezerra" - Pau dos Ferros, teve como uma das prioridades assumir junto à instituição escolar docente - alvo da pesquisa - um compromisso de trabalho crítico do contexto geral do sistema educacional brasileiro do livro didático, no tocante aos seus pontos nevrálgicos, situados no plano histórico, político, econômico e, mais especificamente, nos conteúdos versus sua aplicabilidade de uso das habilidades linguísticas com similaridade de áreas e foco de estudo-análise diferenciado, haja vista o grau de contradição e de mecanicismo com que esses manuais, ainda hoje, encaminham e/ou estruturam o fazer pedagógico em sala de aula. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura crítica da competência da Ideologia, da Sociologia, da Psicologia e, obviamente, da Teoria Lingüística, da Lingüística Aplicada e dos PCNs. Para esta empreitada acadêmica, de forma coletiva, que teve duração de dois anos, esta equipe de pesquisadores propôs a organização de leituras, debates, seminários e entrevistas, a fim de que as análises reunissem competência teórico-crítico-pedagógica e compromisso sócio-cultural que atendesse a construção/transformação coletiva dos sujeitos sociais...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Marcos Antonio da Silva - Integrante / Maria de Fátima de Carvalho Dantas - Coordenador / Maria Eliete de Queiroz - Integrante / Jailson José dos Santos - Integrante / Lidiane de Morais Diógenes - Integrante / Maria Wigna Marcelino de Souza - Integrante / Cristiane Aires Gonçalves - Integrante / Josenila Pinheiro de Melo - Integrante / Marília Maia Saraiva - Integrante / Ana Tereza Paiva - Integrante / Francisca Jucélia da Silva - Integrante / Luiz Carlos de Souza - Integrante / Ana Paula Lopes - Integrante / Carlos Antônio Barbosa - Integrante / Janaina Silva Alves - Integrante / José Jilsemar da Silva - Integrante / Mônica Maria A. de Oliveira - Integrante / José Carlos Redson - Integrante / Maria Edineide Ferreira de Carvalho - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
English for Kids: Inglês para Crianças na Comunidade
Descrição: O projeto tem por objetivo ofertar cursos de inglês para crianças do quarto e quinto anos, oriundas de escolas públicas das cidades do Alto Oeste Potiguar, através de um trabalho articulado com alunos do Curso de Letras/Habilitação Língua Inglesa e Respectivas Literaturas ? do Departamento de Letras Estrangeiras/DLE, Campus Avançado ?Profa. Maria Elisa de A. Maia?/CAMEAM, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Marcos Antonio da Silva - Coordenador.
2013 - 2013
Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua inglesa (NECLLI)
Descrição: O Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa (NECLLI) do Departamento de Letras Estrangeiras/CAMEAM/UERN tem como objetivo propiciar o ensino/aprendizagem da língua inglesa, das suas literaturas, bem como das diversas culturas de países falantes dessa língua aos alunos dos diversos cursos do CAMEAM/UERN, alunos de outras instituições de ensino, bem como aos demais interessados que queiram aprender ou aprimorar seus conhecimentos na área..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marcos Antonio da Silva - Coordenador.
2012 - 2012
Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua inglesa - NECLLI
Descrição: O Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa ? NECLLI, do Departamento de Letras Estrangeiras/CAMEAM/UERN tem como objetivo propiciar o ensino/aprendizagem da língua inglesa, das suas literaturas, bem como das diversas culturas de países falantes dessa língua aos alunos dos diversos cursos do CAMEAM/UERN, alunos de outras instituições de ensino, bem como aos demais interessados que queiram aprender ou aprimorar seus conhecimentos na área..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Marcos Antonio da Silva - Coordenador.
2011 - 2011
Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa - NECLLI
Descrição: O Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa ? NECLLI, do Departamento de Letras Estrangeiras/CAMEAM/UERN tem como objetivo propiciar o ensino/aprendizagem da língua inglesa, das suas literaturas, bem como das diversas culturas de países falantes dessa língua aos alunos dos diversos cursos do CAMEAM/UERN, alunos de outras instituições de ensino, bem como aos demais interessados que queiram aprender ou aprimorar seus conhecimentos na área..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marcos Antonio da Silva - Coordenador.
2007 - 2008
Cinema, Writing and Reading
Descrição: O projeto Cinema, Writing and Reading utilizava-se da sétima arte para o aprendizado da língua inglesa. A cada semestre era escolhido um filme para ser trabalhado. Esse era assistido por etapas, cada etapa era discutida (em inglês) e todo o seu vocabulário era explorado (por etapas). No final do curso, o filme era transformado, pelos alunos, em um livreto que recontava toda a história. Durante todo o processo eram trabalhadas as quatro habilidades linguísticas: Listening, speaking, reading, writing..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Marcos Antonio da Silva - Coordenador.
2003 - 2004
Núcleo de Ensino de Línguas e Literaturas (NELL)
Descrição: O NELL tem por finalidade oferecer cursos gratuitos de língua inglesa e língua portuguesa, assim como cursos na área de literatura (de ambas as línguas) na região do Alto Oeste Potiguar..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa/Especialidade: Língua Inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa/Especialidade: Fonética e Fonologia da Língua Inglesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA INGLESA/Especialidade: Leitura e Produção Textual I (Inglês).
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA INGLESA/Especialidade: Leitura e Produção Textual II (Inglês).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, A. O. ; SILVA, M. A. . Crenças de estudantes de Letras do CAMEAM/UERN sobre a oralidade na Língua Espanhola. In: Lucineudo Machado Irineu; Tatiana Lourenço de Carvalho; Edilene Rodrigues Barbosa. (Org.). Crenças de estudantes de Letras do CAMEAM/UERN sobre a oralidade na Língua Espanhola. 2ªed.Mossoró: UERN, 2016, v. 2, p. 184-195.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. A.; FREITAS, V. G. O. . CRENÇAS DE UM PROFESSOR E DE SEUS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INTERAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso (I CNAD), 2014, Pau dos Ferros - RN. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso (I CNAD). Mossoró: Queima Bucha, 2014.

2.
SILVA, M. A.. A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: COMO OCORRE?. In: V Semana de Estudos, Teorias e Prática Educativas - V SETEPE, 2014, Pau dos Ferros - RN. Anais da V Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas - V SETEPE, 2014.

3.
SILVA, M. A.; FREITAS, V. G. O. . A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA. In: III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e a I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. A.; FREITAS, V. G. O. . Crenças de um professor e de seus alunos do ensino médio sobre a interação nas aulas de língua inglesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, M. A.. A aprendizagem de línguas: como ocorre?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, M. A.; FREITAS, V. G. O. . A relação professor-aluno nas aulas de língua inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, M. A.. A contribuição do Curso de Letras do CAMEAM no ensino de língua Inglesa para o Alto Oeste Potiguar e a importância da habilidade de leitura no Ensino Fundamental e Médio.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, M. A.. A habilidade de leitura como principal ferramenta de aprendizagem da língua inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, M. A.. Ensino de leitura em língua inglesa: processos e perspectivas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, M. A.. A relação entre língua e sociedade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, M. A.. A conversação a aprtir de uma abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, M. A.. Abordagem comunicativa: aspectos postivos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. A.. Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, M. A.. Leitura em Língua Inglesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, M. A.. Música e Ensino de Língua Inglesa - nível intermediário. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, M. A.. Interpretação Oral de Textos em Inglês. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, M. A.. Fundamentos da Língua Inglesa para o Ensino Fundamental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SILVA, M. A.. Introdução à Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Raimundo Lázaro da Silva.CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE A MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Antonio de Lisboa Paiva Rego.SABERES DOCENTES DE EDUCADORES QUILOMBOLAS FRENTE À AÇÃO EDUCATIVA NA COMUNIDADE PÊGA, DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE/RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Maria da Paz de Aquino Amorim.CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO- APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Maria Cleânia de Aquino.O TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE E/LE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CULTURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Francisca Neta de Oliveira Silva.A (NÃO) ÊNFASE DA LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
MORAIS, M. S. P. C; SILVA, M. A.; COSTA, A. M. L.. Participação em banca de Zahilla Priscila de Oliveira Rufino.A LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO/ APRENDIZAGEM. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Eliane Maria Teodoro.A AVALIAÇÃO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA (ALGUMAS REFLEXÕES). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Jimmy Henduix Alves Pereira.CRENÇAS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE AVALIAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Antonio Genário Pinheiro dos Santos.A DIMENSÃO DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E O CONFLITO DE CULTURAS NA SALA DE AULA: A POSTURA DOCENTE E A ATITUDE DISCENTE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Celie Rejane Daniel dos Santos.A APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Maria Gorete Nanes de Carvalho.CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ALIENAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
GANDOUR, D. S; SANTOS, Evaldo Gondim dos; SILVA, M. A.. Participação em banca de João Maria dos Santos.PRÁTICA DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
SILVA, M. A.. Participação em banca de João Maria dos Santos.PRÁTICA DA LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Maria Gorete Nanes de Carvalho.CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ALIENAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO BRASIL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Antônio Genário.A DIMENSÃO DO ENSINO DE LÍNGUAS E O CONFRONTO DE CULTURAS NA SALA DE AULA: A POSTURA DOCENTE E A ATITUDE DISCENTE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
SILVA, M. A.. Participação em banca de Celie Rejane Daniel dos Santos.A APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, M. C. T.; SILVA, M. A.; FREITAS, M. S.. Língua Latina. Formação Histórica da Língua Portuguesa. 2016. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Outras participações
1.
SILVA, M. A.; BARBOSA, M. S. M. F.; SANTOS, J. J.. Seleção para bolsista do Programa Institucional de Monitoria (PIM). 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SILVA, M. A.; SANTOS, J. J.; SANTOS, Evaldo Gondim dos. Banca para exame de aproveitamento extraordinário de estudos.. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
OLIVEIRA, M. N.; SANTOS, J. J.; LUZ, F. M. O; SILVA, M. A.. Seleção simplificada de professor substituto do Curso de Letras - Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
SILVA, M. J. F.; SILVA, M. Z. V.; ARAÚJO, W. M.; SILVA, M. A.. Seleção para bolsista do Programa Institucional de Monitoria (PIM). 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
ARAÚJO, W. M.; IRINEU, L. M.; SILVA, M. A.; SANTOS, F. R. S.. Comissão de elaboração das páginas eletrônicas dos Cursos do Dptº. de Letras Estrangeiras do CAMEAM. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
MANGUEIRA, J. V.; SILVA, M. A.; OLIVEIRA, M. N.; RAMALHO, E. B. M.. Banca de proficiência em Língua Inglesa. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
SILVA, M. A.. Membro da Comissão de Infra-Estrutura da XIV Semana Universitária do Campus Avançado Profª "Maria Elisa de Albuquerque Maia" ? CAMEAM. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
SILVA, M. A.. Seleção de monitoria do minicurso Fundamentos da Língua Inglesa, do Núcleo de Ensino de Línguas e Literaturas - NELL, do Departamento de Letras do Campus Avançado Profª. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
SILVA, Nilson R. B.; LUZ, F. M. O; MORAIS, M. S. P. C; SILVA, M. A.. Seleção de professores substitutos para as disciplinas da graduação em Letras - Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
SILVA, Nilson R. B.; SILVA, M. A.; LUZ, F. M. O. Processo seletivo do Curso de Especialização em Língua Inglesa.. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
SILVA, M. A.. Processo seletivo para secretário do Curso de Especialização em Língüística Aplicada, do Departamento de Letras do Campus Avançado Profª "Maria Elisa de Albuquerque Maia" ? CAMEAM. 2005. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
SILVA, M. A.. Seleção de monitoria do minicurso Fundamentos da Língua Inglesa, do Núcleo de Ensino de Línguas e Literaturas - NELL, do Departamento de Letras do Campus Avançado Profª. 2005. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
SILVA, M. A.. Processo seletivo do Curso de Especialização em Língua Inglesa, do Departamento de Letras do Campus Avançado Profª. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Semana Universitária - CAMEAM/UERN.O livro didático de inglês: analisando o IT FITS. 2017. (Outra).

2.
I Colóquio Nacional de Análise do Discurso (I CNAD). Crenças de um professor e de seus alunos do ensino médio sobre a interação nas aulas de língua inglesa. 2014. (Congresso).

3.
III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. A relação professor-aluno nas aulas de língua inglesa. 2012. (Congresso).

4.
I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - CENELL / VII Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros - SELLP. Gênero propaganda: sua linguagem e recursos expressivos trabalhados na sala de aula de língua portuguesa.. 2010. (Congresso).

5.
I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - CNELL / VII Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros - SELLLLLP. A nova forma de fazer história: o acontecimento Geyse Arruda.. 2010. (Congresso).

6.
I Simpósio Nacional de Texto e Ensino - SINATE.Membro da comissão central. 2009. (Simpósio).

7.
I Simpósio Nacional de Texto e Ensino - SINATE.O Processo Argumentativo e a Construção de Sentindos em Artigos Acadêmicos Escritos Sobre o Ensino de Língua Portuguesa.. 2009. (Simpósio).

8.
VI Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros - VI SELLP. A contribuição do Curso de Letras do CAMEAM no ensino de língua inglesa para o Alto Oeste Potiguar e a importância da habilidade de leitura no Ensino Fundamental e Médio. 2008. (Congresso).

9.
XIV Semana Universitária do Campus Avançado Profª "Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM. 2008. (Outra).

10.
V Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros - SELLP. 2006. (Outra).

11.
I Seminário Multidisciplinar de Pesquisa. 2005. (Seminário).

12.
V Semana Universitária do Campus Avançado Pref. "Walter de Sá Leitão". 1998. (Outra).

13.
IV Semana Universitária do Campus Avançado Pref. "Walter de Sá Leitão". 1997. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mônica Heloyza Freitas Figueirêdo. A ABORDAGEM DO PROFESSOR NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tatiana Feitosa Abrante Leite Rodrigues. OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

2.
Antonia Izaete Simão Carvalho. O USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

3.
Maria Aliny da Silva Mendonça. MEMÓRIA E IDENTIDADE DO SÍTIO XIQUEXIQUE: UM ESTUDO MULTIMODAL EM IMAGENS E CARTAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

4.
Silvia Cristina de Mesquita. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA CIDADE DE UMARIZAL SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

5.
Antonio Simplício da Costa Neto. COMO UTILIZAR A MÚSICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

6.
Ana Dalete da Silva. CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

7.
Verônica Gildilene de Oliveira Freitas. CRENÇAS DE UM PROFESSOR E DE SEUS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INTERAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

8.
Alcione de Oliveira Ferreira. CRENÇAS DE ESTUDANTES DE LETRAS DO CAMEAM/UERN SOBRE A ORALIDADE NA LÍNGUA ESPANHOLA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

9.
Edjailson Rodrigues Ferreira. O ENSINO DA LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ZENON DE SOUSA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês (100320-2)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

10.
Charlie Éderson Queiroz. A HABILIDADE DE LEITURA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

11.
Erta Denise Praxedes de Morais. O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL ?11 DE AGOSTO?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

12.
Nilson Liberato da Silva. CRENÇAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

13.
Francisco Lucenildo da Silva. ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ESTADUAL ZENON DE SOUZA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

14.
Luiz Carlos de Souza. LEITURA: PERPECTIVAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

15.
Rose de Fátima Sena de Oliveira.. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: A BUSCA DA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

16.
Daniela Fernandes Silva. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

17.
Filomena Maria da Conceição Silva. ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PROBLEMAS EXISTENTES NO ENSINO DE L.E. NA CIDADE DE PORTALEGRE - RN. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.

18.
Maria Cleânia de Aquino. LEITURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Antonio da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 18:58:25