Franco de Salles Porto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9602852164901854
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Brasília (2003). Mestrado em Ensino de Física pela Universidade de Brasília -UNB (2008). Técnico em Automobilística (2005). Atualmente é professor da UNB Planaltina. Tem experiência na área de Física e ensino de Física e Automobilística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Franco de Salles Porto
Nome em citações bibliográficas
PORTO, F. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A formação do professor reflexivo dentro do mestrado profissional em Ensino de Ciências,
Orientador: Patrícia Fernandes Lootens Machado.
2006 - 2008
Mestrado profissional em Física.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O Impacto de Exposições Museológicas na Motivação para Aprender Ciências, Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Erika Zimmermann.
Palavras-chave: Museu.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Setores de atividade: Educação.
2005
Especialização em andamento em Matemática e Estatística.
FACITEC, FACITEC, Brasil.
2009 - 2010
Especialização em Formação Pedagógica para Educação Profissional. (Carga Horária: 600h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO CURSO TÉCNICO EM AUTOMOBILÍSTICA.
Orientador: Diva Marília Flemming.
2004 - 2004
Aperfeiçoamento em Capacit. de Docentes p/ Desenvolv. de Competência.
Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SENAI, Brasil. Ano de finalização: 2004.
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2004 - 2006
Curso técnico/profissionalizante.
SENAI, SENAI, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Planaltina, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação das 210h de Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - FUP.
09/2012 - Atual
Direção e administração, Campus Planaltina, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Apoio a Pesquisa e ao Ensino de Ciências LAPEC II.
04/2011 - Atual
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado em Ensino de Ciências III
Filosofia e Sociologia da Educação
Tópicos Especiais em Ensino de Física
Estágio supervisionado em Ensino de Ciências II
Estágio Supervisionado em Ensino de ciências IV
04/2011 - Atual
Extensão universitária , Campus Planaltina, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do projeto "O Ensino de Física e a Interação Universidade-Escola".
12/2014 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Especialização em Educação do Campo para o Trabalho Interdisciplinar na Área de Ciências Naturais e Matemática

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como coordenador de Subprojeto, Licenciatura em Ciências Naturais (FUP/UnB).Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID


Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Física para alunos do Ensino médio Professor de Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos (Eletrônica Embarcada) Coordenador de Escola período noturno

Atividades

08/2005 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Técnico em Automobilística.
07/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Técnico em Automobilística
07/1999 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Eletricidade e Magnetismo
Sistema de Ar condicionado Veícular
Sistema de Carga e Partida
Sistema de Freios ABS
Sistema de Imobilizador
Sistema de Injeção Eletrônica Motores Gasolina e Diesel (common rail)
Sistema de segurança passiva
Sistema de Som Automotivo

Faculdade da Terra de Brasília, FTB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Física. Ministrando aulas para cursos de gaduação.



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Novos Talentos
Descrição: Experimentação de Física e Química no formato de oficina para professores da educação básica do DF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Franco de Salles Porto - Coordenador / Jeane Cristina Gomes Rotta - Integrante / Maria de Lourdes Lazzari de Freitas - Integrante / Viviane Aparecida Falcomer - Integrante.
2012 - 2014
Iniciação Científica Junior
Descrição: Projeto que visa trabalhar com alunos do ensino médio desenvolvendo experimentos de química e física, afim de despertar o interesse pelas ciências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Franco de Salles Porto - Coordenador / Jeane Cristina Gomes Rotta - Integrante / Renata C. de Sá Ribeiro Razuk - Integrante.
2012 - Atual
O ensino de Física e a Interação Universidade-Escola
Descrição: Promover espaços de discussões e criar propostas que visem solucionar problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem enfrentados pelos professores de Física por meio de materiais usados, reciclados e de baixo custo. Desenvolver formação inicial e continuada de professores de ciências, de forma que exista contato entre graduando e professores de Física, Química, Biologia e Ciências da Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Franco de Salles Porto - Coordenador / RAZUCK, R. C. S. R - Integrante / Jeane Cristina Gomes Rotta - Integrante.
2007 - Atual
O ensino de Ciências e o desafio da aproximação universidade-escola
Descrição: Conhecendo a realidade das escolas de ensino básico públicas, são desenvolvidas atividades experimentais de acordo com o contexto de cada escola e em parceria com os professores da Educação Básica. Esses experimentos podem ser desenvolvidos em sala de aula e com materiais alternativos àqueles convencionalmente utilizados em laboratório. O projeto recebe as escolas de Educação Básica também para visitas monitoradas ao Campus da FUP e realização de experimentos no Laboratório de Apoio e Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPEC I). Dentro da perspectiva de extensão integrada com a pesquisa e com o ensino, que visa conhecer, investigar e buscar conjuntamente com a comunidade escolar soluções transformadoras da sua realidade, o projeto de extensão pode propiciar a à formação inicial do professor de ciências espaços para integração dos conhecimentos teóricos com as práticas e os saberes docentes...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Franco de Salles Porto - Integrante / RAZUCK, R. C. S. R - Integrante / Jeane Cristina Gomes Rotta - Coordenador / Alessandra Aparecida Viveiro - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - Atual
O ensino de Física e a interação universidade-escola
Descrição: Trabalho realizado com alunos graduandos do curso de Ciências Naturais e professores e alunos da educação básica. Durante os encontros são desenvolvidos experimentos de baixo custo para aplicação nas escolas. Tais experimentos estão relacionados à Física, Química e Biologia.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Franco de Salles Porto - Coordenador / Jeane Cristina Gomes Rotta - Integrante / Renata C. de Sá Ribeiro Razuk - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
PIBID/FUP - CAPES
Descrição: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Franco de Salles Porto - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARRAIS, A. A. M.2016ARRAIS, A. A. M. ; PORTO, F. S. ; BATISTA, L. S. ; CAMARGO, G. F. ; LISBOA, M. M. ; SILVA, D. M. S. . O relato de um projeto interdisciplinar sobre o tema água: uma expeirência no âmbito do PIBID de Ciênicas Naturais. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 2674-2683, 2016.

2.
ROTTA, J. C. G2014ROTTA, J. C. G ; SAMPAIO, A. F. ; PORTO, F. S. . AS DISCIPLINAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO PARA REFLEXÃO SOBRE OS FATORES GERADORES DE INSEGURANÇA EM FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 4074, 2014.

3.
PORTO, F. S.2010PORTO, F. S.; Erika Zimmermann ; HARTMANN, Ângela Maria . Exposições museológicas para aprendizagem de Física em espaços formais de educação: um estudo de caso.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 27, p. 26-62, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, M. C. R. ; Alessandra Aparecida Viveiro ; PORTO, F. S. ; RAZUK, R. C. S. R. ; ROTTA, J. C. G. . A abordagem do conteúdo de ligações químicas no nono ano do ensino fundamental. In: Eliane Mendes Guimarães; Juliana Eugênia Caixeta. (Org.). Trilhas e Encontros: Mediações e Reflexões Sobre o Ensino de Ciências. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 11-.

2.
ROTTA, J. C. G. ; RAZUCK, R. C. S. R ; VIVEIRO, A. A. ; PORTO, F. S. . Um projeto de extensão universitária como perspectiva para a realização das práticas de ensino em um curso de formação de professores. In: Carlinda Leite; Miguel Zabalza. (Org.). Um projeto de extensão universitária como perspectiva para a realização das práticas de ensino em um curso de formação de professores. 1ed.Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012, v. V., p. 8425-8436.

3.
GASTAL, Maria Luiza de Araujo ; PORTO, Roni Ivan ; PORTO, F. S. ; Erika Zimmermann . Educação Científica em contextos não-formais: Impasses e possibilidades. In: SALLES, Paulo Bretas de Almeida & GAUCHE, Ricardo. (Org.). Educação científica, inclusão social e acessibilidade. : Cânone, 2011, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARRAIS, A. A. M. ; SATURNINO, S. V. V. ; SILVA, D. M. S. ; LISBOA, M. M. ; FREITAS, C. C. ; PORTO, F. S. . Refletir para educar: a inserção de uma unidade didática no âmbito escolar para a abordagem da temática drogas. In: IX Congreso Iberoamericano de Educación Científica, 2017, Mendoza. Mendoza, 2017.

2.
SATURNINO, S. V. V. ; ARRAIS, A. A. M. ; FREITAS, C. C. ; SILVA, D. M. S. ; PORTO, F. S. . REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DO PIBID DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. In: IV Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO) ? Regional 4, 2017, Uberlândia-MG. A PROFISSÃO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: VENTANDO POSSIBILIDADES EM F(R)ESTAS, 2017.

3.
ARRAIS, A. A. M. ; LISBOA, M. M. ; BATISTA, L. S. ; CAMARGO, G. F. ; SILVA, D. M. S. ; PORTO, F. S. . O relato de um projeto interdisciplinar sobre o tema água: uma experiência no âmbito do PIBID de Ciências Naturais. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 3, 2016, Maringá- PR. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 3, 2016.

4.
ROTTA, J. C. G. ; RAZUCK, R. C. S. R ; Alessandra Aparecida Viveiro ; PORTO, F. S. . Um projeto de extensão universitária como perspectiva para a realização das prática de ensino em um curso de formação de professores. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Ensino Superior Inovação e Qualidade na Docência, 2012, Porto. Livro de Resumos, 2012. v. 1.

5.
PORTO, F. S.; VIVEIRO, A. A. ; ROTTA, J. C. G ; RAZUCK, R. C. S. R . Experimentação como estratégia para o ensino de Ciências: reflexões sobre a formação inicial de professores a partir de um projeto no Laboratório de Ensino. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2011, Campinas - SP. VIII ENPEC, 2011, 2011.

6.
Erika Zimmermann ; PORTO, F. S. . Enhancing understanding of science: Learning Physics in interactive environments.. In: Internacional Conference on Physics Education, 2007, Marrakech. ZIMMERMANN, E. ; PORTO, Franco Salles . Enhancing understanding of science: Learning Physics in interactive environments. In: Internacional Conference on Physics Education, 2007, Marrakech. ICPE2007: Building Careers with Physics, 2007. v. 01. p. 17-17., 2007. v. 01. p. 17-17.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SATURNINO, S. V. V. ; ARRAIS, A. A. M. ; SILVA, D. M. S. ; PORTO, F. S. . EXPERIMENTANDO ALIMENTOS NATURAIS E INDUSTRIALIZADOS: UMA AÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID DE CIÊNCIAS NATURAIS DA UNB/FUP. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba. Diversidade e complexidade dos Espaço tempos da formação de professores, 2016.

2.
ALVES, P. ; PORTO, F. S. . Utilização de jogos lúdicos, como o dominó de Geociência, em uma atividade de mediação do conteúdo para o Ensino Fundamental nas Séries Finais. In: V Seminário de Formação de Professores e II Conferência Internacional de Professores, 2015, Uberaba - MG. Do chão da escola aos diferentes espaços educacionais, 2015.

3.
ARRAIS, A. A. M. ; FERNANDES, A. R. P. ; ARAUJO, E. C. ; PORTO, F. S. . A construção de modelos didáticos: explorando a temática de água. In: VI SECITEC - Semana De Educação, Ciência e Tecnologia, 2015. VI SECITEC - Semana De Educação, Ciência e Tecnologia, 2015.

4.
Erika Zimmermann ; PORTO, F. S. . Câmara Escura e os Artistas Renacentistas: Unindo o Ensino da Arte e da Ciência.. In: Reunião Anual da SBPC, 2007, 2007, Belém. Câmara Escura e os Artistas Renacentistas: Unindo o Ensino da Arte e da Ciência. In: 59o Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2007, Belém do Pará. 59o Reunião Anual da SBPC, 2007, 2007. v. 01. p. 26-26.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LISBOA, M. M. ; ARRAIS, A. A. M. ; FREITAS, C. C. ; SATURNINO, S. V. V. ; SILVA, D. M. S. ; PORTO, F. S. . Horta orgânica na educação integral: revitalizando espaços e trabalhando a educação alimentar. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID\PUCPR, 2016, Curitiba. Diversidade e complexidade dos Espaço tempos da formação de professores., 2016.

2.
FREITAS, C. C. ; ARRAIS, A. A. M. ; SATURNINO, S. V. V. ; SILVA, D. M. S. ; PORTO, F. S. . UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID DE CIÊNCIAS NATURAIS (FUP/UNB): CONHECENDO AS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba. Diversidade e complexidade dos Espaço tempos da formação de professores, 2016. v. 1. p. 1-3.

3.
ARRAIS, A. A. M. ; LISBOA, M. M. ; CAMARGO, G. F. ; LIMA, A. B. S. ; SILVA, D. M. S. ; PORTO, F. S. . A CONSTRUÇÃO DE TERRÁRIOS EXPERIMENTAIS: UMA PROPOSTA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. In: VI Encontro Nacional da Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba. Diversidade e complexidade dos Espaço tempos da formação de professores, 2016. v. 1. p. 1-3.

4.
ALVES, P. ; CUNHA, S. L. ; PORTO, F. S. . Ensinando os Biomas brasileiros com o auxílio de um recurso didático interativo e dinâmico. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada, 2015, Lages (SC). 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL, 2015.

5.
ALVES, P. ; CUNHA, S. L. ; OLIVEIRA, P. A. ; PORTO, F. S. . Água e suas experimentações, um ensino investigativo para um tema tão atual. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada., 2015, Lages (SC). PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada, 2015.

6.
LIMA, A. B. S. ; PORTO, F. S. ; SILVA, D. M. S. . PIBID e formação de professores: a integração universidade-escola num projeto de alimentação. In: 45a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015. 45a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.

7.
SAMPAIO, A. F. ; PORTO, F. S. ; ROTTA, J. C. G . A Física e a Química promovendo, através da experimentação problematizadora, autonomia dos estudantes do Ensino Médio. In: XII Evento de Educação em Química, 2014, Araraquara. XII Evento de Educação em química, 2014.

8.
PORTO, F. S.; ROTTA, J. C. G. ; RAZUCK, R. C. S. R . A motivação para a aprendizagem de ciências em exposições museológicas. In: SBPC, 2012, São Luís. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2012.

9.
PORTO, F. S.; Erika Zimmermann . Exposições Museológicas e a Motivação para Aprender.. In: 59o Reunião Anual da SBPC, 2007. v. 1. p. 50-50., 2007, BELÉM. 59o Reunião Anual da SBPC, 2007, 2007. v. 1. p. 50-50.

10.
PORTO, F. S.; Erika Zimmermann . Exposições Museológicas de ciência para motivar aprendizado.. In: VI ENPEC, 2007, 2007, Florianópolis. PORTO, Franco Salles ; ZIMMERMANN, E. . Exposições Museológicas de ciência para motivar aprendizado. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. CADERNO DE RESUMOS - VI ENPEC, 2007. v. 01. p. 264-264., 2007. p. 264-264.

Apresentações de Trabalho
1.
BRENNEQUER, E. ; PORTO, F. S. ; SILVA, D. M. S. . PIBID e formação de professores: A integração universidade escola num projeto de alimentação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALVES, P. ; PORTO, F. S. ; CUNHA, S. L. . Utilização de jogos lúdicos, como o dominó de geociência, em uma atividade de mediação do conteúdo para o Ensino Fundamental nas Séries Finais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PORTO, F. S.; ROTTA, J. C. G. ; RAZUCK, R. C. S. R . A motivação para a aprendizagem de ciências em exposições museológicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ROTTA, J. C. G. ; RAZUCK, R. C. S. R ; VIVEIRO, A. A. ; PORTO, F. S. . Um projeto de extensão universitária como perspectiva para a realização das práticas de ensino em um curso de formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PORTO, F. S.; VIVEIRO, A. A. ; ROTTA, J. C. G . Experimentação como estratégia para o ensino de ciências: reflexões sobre a formação inicial de professores a partir de um projeto no laboratório de ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PORTO, F. S.; Erika Zimmermann . A CÂMARA ESCURA E OS ARTISTAS RENACENTISTAS: UNINDO O ENSINO DA ARTE E DA CIÊNCIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PORTO, F. S.; Erika Zimmermann . EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS E A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PORTO, F. S.. Membro da Comissão Científica do XIII Evento de Educação em Química - EVEQ.. 2015.

2.
PORTO, F. S.. Construção e Montagem de Laboratório para Eletrônica Automotiva eSistema de Som veicular. 2009.

3.
PORTO, F. S.; Erika Zimmermann . Câmera Escura. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
PORTO, F. S.; Alessandra Aparecida Viveiro . Oficina de Papel Reciclado. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PORTO, F. S.. Eletricidade Básica. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila sobre Eletricidade Básica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAROJA, A. M.; PORTO, F. S.. Participação em banca de Hiago Rogério Ulhôa.Avaliação dos ruídos ambientais em escolas da rede pública em Planaltina DF: Ruídos internos a escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

2.
ROTTA, J. C. G.; PORTO, F. S.. Participação em banca de Yngrid dos Santos Ribeiro.Avaliar pra quê? Um estudo sobre as concepções de professores de Ciências Naturais quanto a avaliação da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

3.
PORTO, F. S.; ROTTA, J. C. G.; LAZZARI, M. L.. Participação em banca de Isabela Karoline Rabelo de Souza.Análise da inserção de atividades pedagógicas diferenciadas no ensino de ciências sob o olhar dos professor de ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

4.
ROTTA, J. C. G.; PORTO, F. S.. Participação em banca de Letícia Loyane Souza da Silva.Percepção do professor na relação família - escola para aprendizagem do aluno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

5.
ROTTA, J. C. G.; PORTO, F. S.. Participação em banca de Rayssa Cardoso Gebrim.Percepção de professores e alunos sobre o processo de correção da distorção idade e série. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

6.
PORTO, F. S.; FERREIRA, O. A.. Participação em banca de Gaby Florença de Camargo.Recursos e metodologias Aplicados no Ensino de Botânica: Uma revisão bibliografica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

7.
PORTO, F. S.; BISINOTO, C.. Participação em banca de Adailton Roger Pires Fernandes.Professores de sucesso no ensino de ciências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

8.
PORTO, F. S.; BISINOTO, C.. Participação em banca de Mariana Cristiane Martins Stumpff.A Influência da participação em projeto de pesquisa e extensão na formação docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

9.
PORTO, F. S.; BISINOTO, C.. Participação em banca de Franklin Berthoni Ribeiro Leite.Montagem do Gerador de Van de Graaff para Uso em Atividades Experimentais no Ensino de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

10.
PORTO, F. S.; BISINOTO, C.. Participação em banca de Maísa Reis Costa.Percepção dos professores e dos estudantes de biologia e licenciatura em ciências naturais sobre o curso de ciências naturais-FUP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

11.
PORTO, F. S.. Participação em banca de Ariela Batista de Souto Lima.PLANETÁRIO DE BRASÍLIA, UM AMBIENTE NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

12.
PORTO, F. S.. Participação em banca de Bárbara Soares Sardinha.SEXUALIDADE NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, PLANALTINA -DF. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

13.
PORTO, F. S.. Participação em banca de Rafaela de Souza frança.A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

14.
PORTO, F. S.. Participação em banca de Bruna Monsoeth de Sousa.O PIBID e a formação de Licenciandos de Ciências Naturais na FUP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

15.
PORTO, F. S.. Participação em banca de Jenifer Ricarda de Melo.Análise do Perfil dos professores de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

16.
PORTO, F. S.. Participação em banca de Viviane Farias.As concepções dos estudantes de um curso de licenciatura em ciências naturais sobre a experimentação em ciências. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

17.
PORTO, F. S.. Participação em banca de Patrícia Moraes Ferreira.Contribuições dos egressos do curso de Licenciatura em ciências naturais: possibilidades e perspectivas no mercado de trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

18.
PORTO, F. S.. Participação em banca de Samara dos Anjos da Costa.O reconhecimento das geociências na educação básica: uma proposta de material pedagógico para professores do Distrito Federal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

19.
PORTO, F. S.. Participação em banca de Rodrigo Nunes da Costa.Material didático sobre a dinâmica dos campos magnéticos do sol. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

20.
PORTO, F. S.; ROTTA, J. C. G.. Participação em banca de Lays Viana de Barros.Intenção de ingresso dos alunos do ensino médio das escolas de Planaltina no curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UNB planaltina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

21.
PORTO, F. S.. Participação em banca de Jéssika Silva de Andrade.Ensinando as leis de Newton por meio de oficina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

22.
PORTO, F. S.; RAZUCK, R. C. S. R. Participação em banca de Miguel Vieira.O cabo de Guerra no ensino da terceira lei de Newton: uma proposta pedagógica para o ensino de física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

23.
PORTO, F. S.. Participação em banca de Gilberto Batista de Oliveira.A utilização do parafuso de Arquimedes como facilitador do ensino de Física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3° Seminário Brasileiro de Integração das Licenciaturas em Ciências Naturais. 2014. (Seminário).

2.
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Exposições Museológicas de ciência para motivar aprendizado.. 2007. (Congresso).

3.
SBPC.EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS E A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER. 2007. (Encontro).

4.
SBPC.A CÂMARA ESCURA E OS ARTISTAS RENACENTISTAS: UNINDO O ENSINO DA ARTE E DA CIÊNCIA. 2007. (Encontro).

5.
XXVIII Journées Internationales sur l'Communication et l'Education et La Culture Scientifiques. Enhancing understanding of science: Learning Physics in interactive environments. 2007. (Congresso).

6.
II Encontro de Ensino de Física do Distrito Federal. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PORTO, F. S.; ROTTA, J. C. G. . 3° Seminário Brasileiro de Integração das Licenciaturas em Ciências Naturais. 2014. (Outro).

2.
Viviane Aparecida Falcomer ; PORTO, F. S. . SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS NATURAIS - ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO 1° ENCONTRO DO PROJETO EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SUZEN PAULA DA SILVA LEITE. UMA CARTILHA COMO PROPOSTA DE MODELO ANALÓGICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.

2.
STHÉPHANY VITÓRIA VALOZ SATURNINO. FACEBOOK E SUAS CONTRIBUIÇÕES COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE ZOOLOGIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.

3.
Rogério Viana Gomes. ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA: A MONTAGEM DA MÁQUINA WIMSHURST COMO PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETROSTÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.

4.
Isabela da Silva Aguiar. Abordagem de Ciências Naturais no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental: a proposta do Parâmetro Curricular e a realidade na escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.

5.
Diego Moreira Ximenes. EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA EM ELETROESTÁTICA PARA 9° ANO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.

6.
Adriano da Silva Pereira Lopo. Análise de livro didático de 9° ano do Ensino Fundamental com base no Programa Nacional do Livro Didático e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.

7.
Bruno Xavier da Fonseca. O ensino de Física: conteúdos básicos de eletricidade com abordagem CTS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.

8.
Guilherme Gustavo de Sousa Oliveira. Ensino de Física: uma análise comparativa das atividades experimentais em turmas da educação de jovens e adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.

9.
Gabriela Barbosa Cardoso. ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POR EXPERIMENTAÇÃO (CALORIMETRIA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.

10.
Hilquias Ponte Aguiar. O ENSINO APRENDIZADO DE FÍSICA I NA FUP: UM ESTUDO DE CASO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.

11.
Lucas Nobre de Araújo. O ENSINO DE FÍSICA E A TECNOLOGIA A PARTIR DAS LEIS DE NEWTON. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.

12.
Raphael Fernandes Araujo. Atividades Práticas como Recurso Facilitadores na Aprendizagem de Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Franco de Salles Porto.



Outras informações relevantes


- Elaboração de Kites Didáticos Para Ensino Profissionalizante em Automobilística e Automação Industrial (Motores automotivos vivos em cavaletes e Conjunto didático CLP ), atendendo a alunos de Ensino Médio, cursos de qualificação e nível técnico;
- Elaboração de Apostilas Técnicas e didáticas para Cursos Profissionalizantes em Automobilística.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 23:42:30