Sandra Regina Cabral de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6181359048973507
  • Última atualização do currículo em 12/02/2017


Possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, especialização em Segurança Pública pela Universidade de Brasília (UNB). Tem experiência na área de segurança pública e análise de políticas sociais. Atuação principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos, políticas públicas, criminalidade espacial e indicadores sociais. Exercício em análise de dados quantitativo, qualitativo e espacial (geoprocessamento). Experiência em trabalho com os softwares SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), Pacote Office e ArcGis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Regina Cabral de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, Sandra R. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2015
Especialização em Segurança Pública e Cidadania. (Carga Horária: 460h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Análise da distribuição de crimes por Região Administrativa no Distrito Federal.
Orientador: Cristina Zackseski.
2005 - 2008
Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Análise Espacial das denúncias contra policiais na cidade do Rio de Janeiro.
Orientador: Ignacio Cano.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Nvivo 9. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2012 - 2012
Estatística Espacial e Geoestatística. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2008 - 2008
SPSS. (Carga horária: 18h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de serviços de consultoria referente à Organização das Nações Unidas para a Educação, a ciência e a Cultura - UNESCO, no âmbito do Projeto 914BRZ3002, no período de 08/12/2016 a 06/06/2017, firmado com a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). O objetivo geral da contratação é realizar estudos referentes à inserção em Acompanhamento Familiar das famílias em situação de descumprimento de condicionalidades, buscando identificar padrões de ocorrência nos municípios e de acesso ao Sistema de Condicionalidades ? Sicon pelas gestões municipais. No termo de referência estava prevista a entrega de três produtos que foram entregues de acordo com o previsto na contratação: I - Documento técnico contendo mapeamento de informações geradas sobre Acompanhamento Familiar no Decon, considerando fontes de informação e meios de divulgação, assim como plano de atividades para os produtos seguintes. II - Documento técnico contendo revisão da metodologia do fluxo de informações das famílias em situação de descumprimento de condicionalidades que estão em fase de suspensão, considerando a inserção ou não em Acompanhamento Familiar no Sicon, no nível dos municípios, estados e regiões. III - Documento técnico contendo análise acerca do padrão de inserção no Acompanhamento Familiar no Sicon, considerando variáveis do Registro Mensal de Atendimentos (RMA) e do Sistema de Condicionalidades (Sicon), para o período mais recente disponível.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de serviços de consultoria referente à Organização das Nações Unidas para a Educação, a ciência e a Cultura - UNESCO, no âmbito do Projeto 914BRZ3002, no período de 14/01/2015 a 23/12/2015. O trabalho prestado para a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS. Descrição das atividades gerais desempenhadas: Documentos técnicos com textos, gráficos e/ou tabelas e sintaxes (Programação) documentada em SPSS de cálculos de todos os indicadores produzidos para SAGI e o Departamento de Monitoramento. Indicadores produzidos: I - Indicadores de inserção no mercado de trabalho de mães segundo tipologias de presença de filhos e frequência a escola destes, e segundo diferentes arranjos familiares pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2001 2013. II - Indicadores de mercado de trabalho e rendimento por vintis de rendimento domiciliar per capita pela PNAD de 2001 2013. III - Indicadores de mercado de trabalho da população sem declaração de rendimentos no rendimento domiciliar per capita, assim como, a população sem remuneração pela PNAD de 2001 2013. IV - Atualização/revisão de sintaxe documentada em SPSS de cálculo de indicadores de mercado de trabalho pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e que compõem o banco de dados MI-BSM do Departamento de Monitoramento (89 indicadores ao todo) V - Indicadores relativos à composição dos rendimentos (trabalho, aposentadorias, outras fontes) da população segundo vintis de rendimento domiciliar per capita pela PNAD de 2001 2013. VI - Análises comparativas de indicadores de mercado de trabalho da PNAD de 2013 e Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) 2013.


Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, PNUD BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de serviços de consultoria referente à Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, no âmbito do Projeto BRA04/029, no período de 10/03/2016 a 01/09/2016, firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC). O conteúdo da referida consultoria tratou do desenvolvimento dos metadados dos surveys da Secretaria Nacional de Segurança Pública. No termo de referência estava prevista a entrega de quatro produtos que foram entregues de acordo com o previsto na contratação: I. Relatório inicial com levantamento dos surveys, proposta de metodologia de desenvolvimento dos metadados e cronograma de trabalho. II. Relatório parcial contendo catálogo e documentação dos metadados dos surveys. III. Relatório parcial com compatibilização dos metadados de surveys em painel, avaliação preliminar da uniformização das variáveis dos surveys e das programações computacionais correspondentes. IV. Relatório final contemplando a documentação das atividades realizadas de análise e resultados obtidos, com entrega dos microdados tratados, dos metadados desenvolvidos e programações computacionais elaboradas.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de serviços de consultoria ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para a Secretaria Nacional de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Descrição das atividades gerais desempenhadas: I- Preparação de base de dados em SPSS e Excel, análise de consistência de dados e elaboração de dados descritivos, gráficos, tabelas - Censo SUAS 2012 e 2013. II - Elaboração de proposta de metas e indicadores nacionais para Conselhos Conselhos de Assistência Social. III- Elaboração de proposta de metas e indicadores nacionais para Gestão do Sistema Único de Assistência Social. IV - E proposta de acompanhamento e apoio técnico da Gestão do SUAS e dos Conselhos de Assistência Social.


Instituto de Estudos Sociais e políticos, IESP-UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Assistente de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa e Pesquisadora, Carga horária: 16
Outras informações
Atuação nos projetos do professor Glaucio Ary Dillon Soares com seguintes atribuições: tabulação de dados, confecção de índices e de taxas anualizadas, inclusive médias trienais móveis; elaboração de gráficos a partir de dados agregados, dados de survey, e de resultados do Google Books n-gram viewer. Com o apoio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e Pacote Office (Excel, Power Point, Word). Sabendo manusear com facilidade esses instrumentos de pesquisa.


LABORATÓRIO DE ANÁLISE DA VIOLÊNCIA, LAV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Desempenho da função inicialmente como, voluntária, passada para bolsista e mais tarde pesquisadora no Laboratório de Análise da Violência (LAV). Atuando em diversas pesquisas do LAV : -Suicídio e Risco Ocupacional: o caso da polícia militar carioca. -Percepção social de jovens em escolas Públicas. -Análise da Configuração Espacial da Vitimização Letal na Cidade do Rio de Janeiro. -Análise Espacial dos Locais de Ocorrência dos Crimes e dos locais de residência das vítimas na. -Cidade do Rio de Janeiro. Letalidade Policial no Estado de Minas Gerais. -Formação e Trajetórias Profissionais nas Polícias do Rio de Janeiro. -Juventude e Violência no Rio de Janeiro. -O impacto letal dos ataques do PCC em São Paulo em 2006. -Análise da Configuração Espacial da Vitimização Letal na Cidade do Rio de Janeiro.


Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, IPEA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto "Estudos de Segurança Pública e Justiça Criminal" fomentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA). Atribuição: Consulta e análise de processos judiciais finalizados e arquivados no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e preenchimento de formulário específico da pesquisa.


Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Infância, CIESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 16
Outras informações
O Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância atua em convênio com a PUC-Rio, desde 2002. O CIESPI foi originalmente criado em 1984, sob a denominação Coordenação de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CESPI), no âmbito da Universidade Santa Ursula. No período de trabalho no CIESPI era responsável pelos dados estatísticos do site "Indicadores sociais e de vulnerabilidade das crianças".


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 16
Outras informações
Atuação como assistente de pesquisa e pesquisadora

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa e Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuando na pesquisa Juventude e Violência no Rio de Janeiro.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (FAPERJ)


Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, CESEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisadora de Campo nas pesquisas: 1º "Avaliação do Impacto da Assistência Jurídica na vida dos Presos Provisórios: um experimento na cidade do Rio de Janeiro" (Ano 2010). 2º "UPP´s: O que pensam os policiais?" (Ano 2011). 3º "UPP´s: O que pensam os policiais?2ª fase" ( Ano 2012). E Coordenadora de Visitas no projeto: "Semana de visita as delegacias de polícia" (Anos 2012/2013).


Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro - RIOSEGURANÇA, ISP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Atuação na pesquisa ?Análise Preliminar do Impacto do COMPERJ na Segurança Pública? Atribuições: Elaboração de roteiro de entrevista, realização de trabalho de campo com pessoas ligadas a Segurança Pública e pessoas das comunidades impactadas com o projeto COMPERJ. Preparação da base de dados em SPSS e análise de dados. Construção de tabelas e gráficos. Produção de documento técnico


Fórum Brasileiro de Segurança Pública, FBSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Prestação de serviços de consultoria para produzir o Índice de Homicídio na Adolescência (IHA), utilizado na construção do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-V).



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Estudos de Segurança Pública e Justiça Criminal
Descrição: As atividades desenvolvidas envolveram consulta e análise de processos judiciais finalizados e arquivados no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e preenchimento de formulário específico da pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sandra Regina Cabral de Andrade - Coordenador / Cintia Barros - Integrante / Klarissa Almeida Silva - Integrante / MARCIO LAZARO - Integrante.
2012 - 2012
UPP´s: O que pensam os policiais?2ª fase
Descrição: A pesquisa é a segunda fase do projeto iniciado em 2010. Novamente buscamos contribuir, a partir da fala dos policiais, no conhecimento do processo das Unidades de Policia Pacificadora no Estado do Rio de Janeiro. Iniciada em fevereiro de 2012.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Suicídio e Risco Ocupacional: o caso da polícia militar carioca
Descrição: Esse projeto tem como objetivo formar uma expertise na incidência e prevenção do suicídio em organizações de segurança pública. Para tanto, formamos o GEPeSP- Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção. A equipe é composta por profissionais do quadro de saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e pesquisadores do Laboratório de Violência (LAV/UERJ). A parceria com a Polícia Militar é um dos desdobramentos do Projeto de Pesquisa "Suicídio e Risco Ocupacional: o caso da polícia militar , desenvolvido entre os anos de 2010 e 2011. Partimos de uma metodologia experimental que abrange discussões acadêmicas quinzenais entre os membros do grupo, assim como palestras com especialistas convidados. Além da literatura especializada, nosso objeto de análise são os casos de ideação suicida, tentativas de suicídio e suicídios consumados identificados na organização policial investigada por meio da combinação de distintas técnicas de pesquisas como autopsias psicossociais, aplicação de questionários, entrevistas semi estruturadas e biografias. Um dos produtos desse trabalho foi a realização do Seminário Suicídio Policial no Estado do Rio de Janeiro, em abril de 2013.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
UPP´s: O que pensam os policiais?
Descrição: A pesquisa pretende contribuir, a partir da fala dos policiais, no conhecimento do processo das Unidades de Policia Pacificadora no Estado do Rio de Janeiro. Realizada entre Novembro de 2010 e Maio de 2011.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Avaliação do Impacto da Assistência Jurídica na vida dos Presos Provisórios: um experimento na cidade do Rio de Janeiro.
Descrição: O objetivo do projeto é avaliar o impacto da assistência jurídica na vida dos presos provisórios no que se refere à grantia dos direitos constitucionais de ampla defesa e integridade física da pessoa humana. Para tanto será realizado um serviço de assistência jurídica a alguns presos presos provisórios da região metropolitana, durante um ano.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sandra Regina Cabral de Andrade - Integrante / Alberto Alvadia - Integrante / Cintia Barros - Integrante / Julita Lemgruber - Coordenador.
2010 - 2010
Análise Preliminar do Impacto do COMPERJ na Segurança Pública
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico do município de Itaboraí e demais municípios da área de influência do Comperj e uma análise prospectiva destes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sandra Regina Cabral de Andrade - Integrante / Emanuelle Silva Araújo - Coordenador / Doriam Luis Borges de Melo - Integrante / Andréa Ana do Nascimento - Integrante / Márcio Alexandre Duarte - Integrante / Alan Andrade - Integrante / Andréia Soares Pinto - Integrante.
2010 - 2010
Percepção social de jovens em escolas Públicas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Análise Espacial dos Locais de Ocorrência dos Crimes e dos locais de residência das vítimas na Cidade do Rio de Janeiro
Descrição: Georreferenciamento e análise espacial dos crimes de roubo, lesões corporais e homicídios na Cidade do Rio de Janeiro.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sandra Regina Cabral de Andrade - Integrante / ignacio cano - Coordenador / Eduardo Ribeiro - Integrante / Fernando Frederico de Oliveira - Integrante.
2009 - 2010
Letalidade Policial no Estado de Minas Gerais
Descrição: Essa pesquisa analisa os índices de letalidade policial no estado de Minas Gerais, no ano de 2008 e primeiro semestre de 2009, sendo estudados os episódios em que houve participações de agentes de segurança pública, em serviço ou em folga, e que resultaram em ferimentos ou morte para qualquer um dos participantes devido ao uso de armas de fogo. Espera-se que as questões suscitadas estimulem o comprometimento das corporações e dos órgãos de controle externo, para que sejam tomadas medidas preventivas e corretivas, contribuindo para a eficiência da atividade policial no estado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Formação e Trajetórias Profissionais nas Polícias do Rio de Janeiro
Descrição: Análise da percepção dos profissionais das polícias civil e militar do Rio de Janeiro sobre sua formação e condições de trabalho.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sandra Regina Cabral de Andrade - Integrante / Alberto Alvadia - Integrante / João Trajano Sento Sé - Coordenador / Anderson Moraes - Integrante / Veronica dos Anjos - Integrante / Laura Nazaré de Carvalho - Integrante / Cintia Barros - Integrante / Karoline Romero - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Juventude e Violência no Rio de Janeiro
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sandra Regina Cabral de Andrade - Integrante / Alberto Alvadia - Integrante / João Trajano Sento Sé - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2007 - 2007
O impacto letal dos ataques do PCC em São Paulo em 2006
Descrição: Analisar o impacto da ação das forças públicas de segurança do Estado de São Paulo durante os eventos que se sucederam entre os dias 19 e 26 de maio de 2006 no Estado de São Paulo diante de ataques imputados á facção criminosa Primeiro Comando da Capital, o PCC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Sandra Regina Cabral de Andrade - Integrante / ignacio cano - Coordenador / Thais Lemos Duarte - Integrante / Andreia Cidade Marinho - Integrante / Alberto Alvadia - Integrante.
2006 - 2009
Análise da Configuração Espacial da Vitimização Letal na Cidade do Rio de Janeiro
Descrição: Georreferenciamento do local de residência de todas as vítimas de homicídios residentes na cidade do Rio de Janeiro no ano 2000. A unidade básica de codificação espacial foi o setor censitário, o que permitirá calcular a incidência de homicídios para todos e cada um dos setores censitários da cidade no ano do último Censo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sandra Regina Cabral de Andrade - Integrante / ignacio cano - Coordenador / Eduardo Ribeiro - Integrante / Fernando Frederico de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Novas rotas de peregrinação no Brasil: o Caminho do Sol
Descrição: As relações entre turismo e peregrinação, entendidas não apenas como experiências históricas de formas distintas de deslocamento espacial, mas também como categorias de análise e de compreensão da realidade, que condensam significados que estão sendo atualizados e reavaliados permanentemente na prática social. Para isto, venho enfocando a criação ou "recriação" das novas rotas de peregrinação no Brasil, sendo que os casos empíricos tratados são: Caminho do Sol (São Paulo), Caminho da Luz (Minas Gerais), Caminho das Missões (Rio Grande do Sul), Caminho da Fé (São Paulo) e Passos de Anchieta (Espírito Santo), que foram inventadas tendo por modelo o Caminho de Santiago de Compostela. Desenvolvido em parceria com o pesquisador Carlos Steil (UFRGS). Teve apoio do Pronex Movimentos Religiosos no Mundo Contemporâneo, no período de 2004 a 2006.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Sandra Regina Cabral de Andrade - Integrante / SANDRA MARIA CORREA DE SA CARNEIRO - Coordenador / Vinicius Ribeiro Silva - Integrante / Mariana Alves Prazeres dos Santos. - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Direitos humanos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Análise de Dados.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Indicadores Sociais.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, G. A. D2012SOARES, G. A. D ; ANDRADE, Sandra R. C. ; Andreia Cidade Marinho . BORDADO NAS TREVAS - POR QUE OS SUICÍDIOS NÃO SÃO UMA FATALIDADE IMPREVISÍVEL. Insight Inteligência (Rio de Janeiro), v. -, p. 76-82, 2012.

2.
SOARES, G. A. D2011SOARES, G. A. D ; ANDRADE, Sandra R. C. . A queda e outros tombos. Insight Inteligência (Rio de Janeiro), v. xx, p. xx-xx, 2011.

3.
ANDRADE, Sandra R. C.2011ANDRADE, Sandra R. C.; CARVALHO, Laura N ; Karoline Romero . PERCEPÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A RESPEITO DE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Habitus, v. 9, p. 122-132, 2011.

4.
SOARES, G. A. D2011SOARES, G. A. D ; ANDRADE, Sandra R. C. ; Andreia Cidade Marinho . Tá lá o corpo estendido no chão. Insight Inteligência (Rio de Janeiro), v. -, p. 126-137, 2011.

5.
SOARES, G. A. D.2011SOARES, G. A. D. ; ANDRADE, Sandra R. C. . As quedas: objeto necessário de políticas públicas e parte inseparável da segurança pública. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. xx, p. 1-12, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIRANDA, D. A. ; ANDRADE, Sandra R. C. ; NUNES, P. ; CRUZ, F. N. ; RAPOSO, L. P. ; QUINTELLA, R. A. ; VICENTE, A. ; FURTADO, C. C. ; REIS, M. S. ; ASSUNCAO, T. ; GUIMARÃES, T. ; SA, B. G. S. . Por que policiais se matam? Diagnóstico e prevenção do comportamento suicida na polícia militar do Estado do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2016. v. 1. 148p .

2.
JANNUZZI, Paulo M. ; ANDREANI, Dionara B. ; ANDRADE, Sandra R. C. ; ANDRADE, Ana Carolina F. ; MELO, Luzia Maria C. ; DIAS, Eduardo A. G. ; BARROS, C. N. ; BIAGIONI, D. B. ; HACHEM., Z. I. ; FARIAS, L. O. P. ; NUNES, Hugo M. P. ; MORAIS, Thais F. ; MIRANDA, Cintia B. S. . Censo 2014: análise dos componentes sistêmicos da política nacional de assistência social. 1. ed. GRÁFICA UFRGS, 2015. 176p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Sandra R. C.. ANÁLISE ESPACIAL DAS DENÚNCIAS CONTRA POLICIAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 2011, Curitiba- Paraná. Mudanças, Permanências e Desafios Sociológicos, 2011.

2.
SOARES, G. A. D ; ANDRADE, Sandra R. C. . AS QUEDAS: OBJETO NECESSÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, PARTE INSEPARÁVEL DA SEGURANÇA PÚBLICA. In: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2011, Brasilia. Revista Brasileira de Segurança Pública, 2011. v. xx. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Sandra R. C.. O USO DE TECNOLOGIAS DE GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DE FATORES DE RISCOS INDIVIDUAIS E ESPACIAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: SEMIC, 2010, RIO DE JANEIRO. Semana de Iniciação Científica, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Sandra R. C.; CARVALHO, Laura N ; Cintia Barros ; Karoline Romero . Condições de Trabalho e formação do policial na cidade do Rio de Janeiro. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia: consensos e controvérsias, 2009, Rio de Janeiro. Sociologia: consensos e controvérsias, 2009.

2.
ANDRADE, Sandra R. C.. O cotidiano do Trabalho policial na cidade do Rio de Janeiro. In: Semana de Iniciação Científica (SEMIC), 2009, Rio de Janeiro. ..., 2009.

3.
ANDRADE, Sandra R. C.. Fatores individuais e espaciais associados ao risco de violência. In: Semana de Iniciação Científica (SEMIC), 2008, Rio de Janeiro. ..., 2008.

4.
ANDRADE, Sandra R. C.. Determinantes Sociais e Ambientais da Violência Letal na Cidade do Rio de Janeiro. In: 16ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (SEMIC), 2007, RIO DE JANEIRO. ..., 2007.

5.
ANDRADE, Sandra R. C.. AS Novas Rotas de Peregrinação no Brasil: Interfaces entre Turismo e Peregrinação. In: 15ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2006, Rio de Janeiro. ..., 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, Sandra R. C.. O USO DE TECNOLOGIAS DE GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DE FATORES DE RISCOS INDIVIDUAIS E ESPACIAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ANDRADE, Sandra R. C.; CARVALHO, Laura N ; Cintia Barros ; Karoline Romero . Condições de trabalho e formação do policial na Cidade do Rio Janeiro.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANDRADE, Sandra R. C.. O cotidiano do trabalho policial na cidade do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ANDRADE, Sandra R. C.. Fatores individuais e espaciais associados ao risco de violência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ANDRADE, Sandra R. C.. Determinantes Sociais e Ambientais da Violência Letal na Cidade do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ANDRADE, Sandra R. C.. AS NOVAS ROTAS PEREGRINAÇÃO NO BRASIL: INTERFACES ENTRE TURISMO E PEREGRINAÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Andreia Cidade Marinho ; ANDRADE, Sandra R. C. . Mapeamento da Criminalidade na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CANO, I. ; Alberto Alvadia ; ANDRADE, Sandra R. C. ; Andreia Cidade Marinho ; Thais Lemos Duarte . Análise dos impactos dos ataques do PCC em São Paulo em maio de 2006 2009 (Relatório de pesquisa).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, Sandra R. C.. Mulheres e mães presentes no mercado de trabalho. 2015.

2.
ANDRADE, Sandra R. C.; ANDRADE, Ana Carolina F. ; ANDREANI, Dionara B. ; JANNUZZI, Paulo M. . Principais resultados da PNAD 2014 potencialmente relacionados às ações e programas do MDS. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
CANO, I. ; Alberto Alvadia ; ANDRADE, Sandra R. C. ; Andreia Cidade Marinho ; Thais Lemos Duarte . Análise dos Impactos dos Ataques do PCC em São Paulo em Maio de 2006.. 2009. (Relatório de pesquisa).

2.
ANDRADE, Sandra R. C.. AS NOVAS ROTAS DE PEREGRINAÇÃO NO BRASIL: INTERFACES ENTRE TURISMO E PEREGRINAÇÃO. 2007. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Internacional de Estudos das Américas: Cultura, Globalização, Cidades, Direitos Sociais e Saúde. 2008. (Congresso).

2.
Contextos explicativos dos suicídios em Bogotá. 2007. (Outra).

3.
Deslocamentos Forçados pela Violência em Colômbia. Um estudo de caso de Medelin. 2007. (Outra).

4.
UERJ Sem Muros..Determinantes sociais e ambientais da violência letal na cidade do Rio de Janeiro. 2007. (Outra).

5.
Vítimas Ocultas da Violência Urbana. 2007. (Seminário).

6.
A trajetória social de jovens no tráfico do Rio de Janeiro. 2006. (Outra).

7.
Cidade: olhares e trajetórias. Construção de Fronteiras Simbólicas no Rio de Janeiro: reflexões em torno da dicotomia zona norte X zona sul, Rio de Janeiro. 2006. (Seminário).

8.
Combate ao Crime Organizado: Teoria e Prática. 2006. (Outra).

9.
II Encontro Fluminense de Estudantes de Ciências Sociais. 2006. (Encontro).

10.
IV Conferência Latino América e Caribenha de Ciências sociais. 2006. (Outra).

11.
Mídia e Violência. 2006. (Outra).

12.
O Impacto da desigualdade na criminalidade na Argentina nos anos 90. 2006. (Outra).

13.
UERJ Sem Muros..Mapeamento da Criminalidade na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2006. (Outra).

14.
I Semana de História Política. 2005. (Seminário).

15.
Juventude Redescobrindo a História Caxiense. 2005. (Encontro).

16.
Movimentos sociais. 2005. (Encontro).

17.
Seminário Internacional América Latina. 2005. (Seminário).



Outras informações relevantes


Atuação na área de análise de dados quantitativo, qualitativo e espacial (geoprocessamento).
Experiência em trabalho com os softwares SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), Excel e ArcGis (que produz mapas).
E experiência com entrevistas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 16:37:31