Michelle Coelho Salort

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7971506118407499
  • Última atualização do currículo em 09/09/2018


Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2005), graduação em Pedagogia- PARFOR - Segunda Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2018), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2010) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2016). Atualmente é colaborador/proj. de ext. arte e matemática da Universidade Federal do Rio Grande, professor da Prefeitura Municipal de Rio Grande e pesquisadora/ceamecim da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, artes visuais, arte educação, fotografia e identidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Michelle Coelho Salort
Nome em citações bibliográficas
SALORT, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Rio Grande, Secretaria de Município da Educação - SMEd.
AC Rio Grande
Centro
96200970 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32356068


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação Ambiental.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago (Orientador: Maria Lucía Iglesias da Cunha).
Título: O ENTRELAÇAMENTO ENTRE O ENSINO DE ARTE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PARA CONSTRUIR, COMPARTILHAR E PERTENCER, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Elisabeth Brandão Schmidt.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação ambiental; Ensino de Arte; pertencimento; Ambiente Virtual.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Arte.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação Ambiental.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Qual o seu lugar? A Educação Ambiental problematizada na formação inicial dos arte-educadores e revelada com escrita e luz,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Sheyla Costa Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Identidade; Fotografia; pertencimento; patrimônio cultural; meio ambiente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Arte Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação.
2006 - 2006
Especialização em Pós-graduação Latu Sensu Rio Grande do Sul: socied. (Carga Horária: 200h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A CULTURA NOSSA DE TODO DIA ? TRADICIONALISMO, HISTÓRIA E FOTOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL DA VILA DA QUINTA.
Orientador: Francisco das Neves Alves.
2016 - 2018
Graduação em Pedagogia- PARFOR - Segunda Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Uma proposta para o Ensino de Arte: o uso do AVArtea na Educação de Jovens e Adultos.
Orientador: Sabrina Barreto.
2001 - 2005
Graduação em Artes Visuais - Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A Arte que Reflete, que pensa em si mesma e busca sua origem - Um olhar sobre o Rio Grande do Sul.
Orientador: Geraldo Roberto da Silva.




Formação Complementar


2016 - 2016
APRENDENDO COM ARTE. (Carga horária: 150h).
Arte na Escola, ARTE NA ESCOLA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Fotografia documental e de rua: Historia e técnica. (Carga horária: 32h).
Universidad de Vigo, UVIGO, Espanha.
2014 - 2014
Extensão universitária em Facer un filme. Da ideia á producion.. (Carga horária: 30h).
Universidad de Vigo, UVIGO, Espanha.
2014 - 2014
Novos Usos e Patologias da Imaxe Contemporánea. (Carga horária: 11h).
Centro Galego de Arte Contemporánea, CGAC, Espanha.
2014 - 2014
Monográfico: História da Fotografia. (Carga horária: 6h).
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.
2013 - 2014
Extensão universitária em Projeto Olhares Sul-rio-grandenses na Formação Continuada de Jovens e Adult. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso Regular Francês A.1.1. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Educação Ambiental e Mídias nos Espaços escolares. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES E TUTORES PARA AÇÕES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Introdução a Educação Digital. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Rio Grande, PMRG, Brasil.
2011 - 2011
Formação para Professores sobre Cultura Afro. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Rio Grande, PMRG, Brasil.
2010 - 2011
Web Design. (Carga horária: 240h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Rio Grande- RS, SENAC, Brasil.
2010 - 2010
Formação Socioambiental ECOVIVER. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Rio Grande, PMRG, Brasil.
2010 - 2010
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Encontros Sobre História da Arte -. (Carga horária: 18h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Fotografia Criativa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Aperfeiçoamento para Produção de Material Didático. (Carga horária: 180h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Capacitação para Tutores. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Conservação e Gurda de Materiais Fotográficos. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso de Formação de Mediadores. (Carga horária: 56h).
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, FBAVM, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Atelier Livre de Desenho. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Intercâmbio Cultural de Identidades. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em a Diversidade no Teatro. (Carga horária: 54h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Percebendo Imagens. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2001 - 2001
Microinformática. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2001 - 2001
Brasil Empreendedor. (Carga horária: 16h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Por Uma Pedagogia Baseada no Movimento. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora - Curso de Extensão Edu-Tec -, Carga horária: 4
Outras informações
Alfabetização Digital - 5 horas Formação de Professores no contexto das tecnologias digitais - 15 horas

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 4


Prefeitura Municipal de Rio Grande, PMRG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo da Educação de Jovens e, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MembroConselho Municipal de Política Cultural, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Ministério da Educação/FURG, MEC/FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora do Projeto Mídias na Educação, Ciclo Básico

Atividades

05/2008 - 07/2010
Ensino, Mídias na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Blog, Folg e Webquest
Convergência das Mídias
Linguagem da Mídia Impressa: Escrita e Visual
Metodologia de Pesquisa Científica
Mídias na Educação
Vivenciando o Desenvolvimento de Projeto com Mídias Integradas na Educação
10/2007 - 06/2008
Ensino, Mídias na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Mídias na Educação

Universidade Aberta do Brasi/FURG, UAB/FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista- Tutora, Carga horária: 20

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino, Administração - Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em EAD

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/CEAMECIM, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador/Proj. de Ext. Arte e Matemática, Carga horária: 4
Outras informações
Atua como colaboradora do projeto de Extensão "Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo".

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Pesquisadora- voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/EAD e Técologia/FURG/CNPq, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisadora Voluntária do Grupo de Pesquisa em Educação à Distância e Técnologia/FURG/CNPq

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professora Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como professora pesquisadora do projeto Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas no período: 2009 - Metodologia da pesquisa em arte na docência e na e na prática artística; carga horária: 108 h/a 2009 - Seminário de arte contemporânea; carga horária: 108 h/a 2009 - Arte e história; carga horária: 54 h/a 2009 - Oficina de fotografia; carga horária: 120 h/a 2010 - Introdução as técnicas de fotografia; carga horária: 36 h/a 2010 - Análise de imagem; carga horária: 72 h/a 2010 - Fundamentos sócio-filosóficos da arte e da educação; carga horária: 108 h/a 2010 - História da arte; carga horária: 45 h/a

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Pesquisadora voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/PhotoGraphein, FURG/CNPq, Carga horária: 5
Outras informações
Pesquisadora voluntária do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, FURG/CNPq.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista do Projeto 399-PU-08 - "ESCUNA II"

Atividades

03/2010 - 06/2010
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte, carga horária: 45 h/a
03/2010 - 06/2010
Ensino, Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de imagem, carga horária: 72 h/a
Fundamentos sócio-filosóficos da arte e da educação, carga horária: 108 h/a
03/2010 - 06/2010
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução as técnicas de fotografia, carga horária: 36 h/a
03/2009 - 12/2009
Ensino, Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de fotografia, carga horária: 120 h/a
Metodologia da pesquisa em arte na docência e na prática artística, carga horária: 108 h/a
Seminário de arte contemporânea, carga horária: 108 h/a
03/2009 - 12/2009
Ensino, Arqueologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e História, carga horária: 108 h/a
3/2004 - 9/2005
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras e Artes, Departamento de Letras e Artes.

Atividade realizada
Atividades de Apoio Pedagógio junto a Oficina de Arte e Reciclagem.
3/2003 - 3/2005
Estágios , Departamento de Letras e Artes, Artes Visuais Licencitura.

Estágio realizado
Projeto IntegrAção SMEC/FURG - Oficina de Jogos Teatrais.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Rio Grande- RS, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da oficina de Materiais Recicláveis, do Curso Educando para a Cidadânia, na Penitenciária Estadual do Rio Grande


Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, BIENAL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: mediador, Carga horária: 24
Outras informações
Monitoramento de grupos escolares, público espontâneo e público VIP na 5ª Bienal do Mercosul.

Atividades

9/2005 - 12/2005
Estágios , Ação Educativa, Santander Cultural.

Estágio realizado
Mediadora da 5ª Bienal do Mercosul..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Processos formativos e perspectivas da Educação Ambiental na Educação Básica e Superior.
Descrição: Investigar os processos de Educação Ambiental efetivados no ensino formal pode contribuir para se pensar em alternativas que possibilitem uma maior imersão da Educação Ambiental nas escolas e universidades. O projeto que se apresenta refere-se à investigação acerca de processos educativos e formativos em espaços onde acontece a educação formal, intentando identificar possibilidades, dificuldades e compreender concepções presentes nos processos de Educação Ambiental instaurados nas escolas de Educação Básica e no Ensino Superior. Agrega outros projetos afins desenvolvidos pelos integrantes do Grupo de Pesquisa CEAMECIM ? comunidades aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática/FURG e do GEEAS - Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade/UNIVALI que se entrelaçam para a melhor compreensão do fenômeno em estudo. A pesquisa é qualitativa e terá o cunho hermenêutico dialético em que o caráter interpretativo crítico estará presente nas análises. Tem como objetivo compreender as condições em que se desenvolvem os processos de Educação Ambiental efetivados no ensino formal, analisando metodologias, concepções dos professores e estudantes envolvidos em tais processos. A partir dos aportes teóricos de Sauvé, Larrosa, Maturana e Varela, Luckács, Estévez, Anastasiou, entre outros, a investigação se orientará pelas seguintes questões: 1. De que forma e em que sentido os conceitos que os professores têm sobre Educação Ambiental estão implicados em suas práticas educativas? 2. Como este processo se concretiza e se evidencia no currículo? Os dados produzidos por meio de entrevistas, observações participantes, grupos focais, registros fotográficos, entre outros, serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva ? ATD, proposta por Moraes e Galiazzi e/ou outras metodologias de análise. Com os resultados da pesquisa intenta-se contribuir para a identificação de possibilidades, metodologias inovadoras, dificuldades e também para a qualificação dos processos de Educação Ambiental desenvolvidos na educação formal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
CONCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Descrição: Descrição: Na sociedade digital em que estamos inseridos, um dos grandes desafios que os professores enfrentam é fazer uso das tecnologias digitais como os computadores, os celulares e os tablets de forma pedagógica. Torna-se necessário problematizar o seu uso e procurar mecanismos para criar situações que possam gerar aprendizagens, uma vez que a diversificação e o acesso aos mesmos ocorrem de forma muito rápida e não podem ser desconsiderados. Neste sentido, o projeto visa compreender qual a concepção sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais emerge nos discursos coletivos dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados. Compreender esta concepção servirá para potencializar futuras práticas pedagógicas mediatizadas pelos recursos digitais, contribuindo para a formação dos futuros professores de Matemática, bem como subsidiando a prática dos atuais professores de Matemática e de outras áreas. Olhar o uso pedagógico das tecnologias digitais na formação inicial de professores é olhar que cultura docente se modela na formação do futuro professor. É olhar que emoções estão presentes no devir das vivências cotidianas com os alunos e com todos os demais que interagimos em nosso viver.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Michelle Coelho Salort - Integrante / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Coordenador / Marília Nunes Dall'Asta - Integrante.
2015 - Atual
Ambientalização curricular: um estudo de possibilidades nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Descrição: O projeto Ambientalização curricular: um estudo de possibilidades nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande ? FURG está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com concessão de bolsa de estágio pós-doutoral no âmbito do Programa Nacional de Pós Doutorado ? PNPD. O estudo prevê a possibilidade de interação com outras pesquisas em nível de doutorado e mestrado em fase de desenvolvimento no âmbito do grupo de pesquisa CEAMECIM ? Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática. Tem como objetivo investigar possibilidades para engendrar o processo de ambientalização curricular nos cursos de Licenciatura da FURG. A primeira etapa da pesquisa consistiu em um levantamento preliminar das matrizes curriculares e planos de ensino dos cursos que indicaram a dimensão ambiental em suas propostas teórico-metodológicas. Serão realizadas entrevistas com os professores e após será promovido um Seminário interdisciplinar em Ambientalização Curricular para a produção de dados. O corpus da pesquisa está sendo constituído por documentos institucionais ? matriz curricular e plano de ensino, pelos resultados do seminário interdisciplinar de ambientalização curricular, por registros escritos durante o curso-oficina piloto, por diários coletivos construídos em rodas de conversação. Os relatos serão analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Espera-se que os resultados da pesquisa possam ser importantes subsídios para a criação de uma proposta metodológica para a implementação de processos de ambientalização curricular na FURG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
A Educação Ambiental na (re)significação de espaços e práticas educativas sustentáveis
Descrição: O projeto A Educação Ambiental na (re)significação de espaços e práticas educativas sustentáveis tem como objetivo investigar como as instituições de ensino formal, como a Escola e a Universidade vem se constituindo como espaço educador sustentável, por meio da Educação Ambiental. Os objetivos específicos decorrentes deste objetivo podem ser desmembrados em objetivos relativos à problematização do próprio termo sustentabilidade pela comunidade escolar e universitária e à compreensão do processo de constituição de espaços e práticas educativas sustentáveis. Pretende-se desenvolver e dar continuidade a pesquisas realizadas em diferentes contextos acerca desta temática, proporcionando o encontro entre pesquisadores do Curso de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA e acadêmicos dos cursos de licenciatura com professores da rede de educação básica do município do Rio Grande, via mecanismos de análise e produção de significados, tais como entrevistas semiestruturadas. A razão de investigar sobre os significados que os professores atribuem à sustentabilidade e as práticas educativas sustentáveis que desenvolvem está na emergência que tais ações assumem no momento atual face ao panorama socioambiental mundial. A pergunta que tem instigado muitos das nossas investigações é: Sustentabilidade do que e para quem? O problema que se apresenta pode ser sistematizado nas seguintes questões de pesquisa: Qual o entendimento que os professores têm acerca da Educação Ambiental e suas relações com a sustentabilidade socioambiental? De que forma e em que sentido estes conceitos estão implicados em suas práticas educativas? Como este processo se concretiza e se evidencia? A pesquisa terá o cunho hermenêutico dialético em que o caráter interpretativo crítico estará presente nas análises. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores para a produção dos dados da pesquisa. Dar-se-á atenção às palavras e aos diferentes significados atribuídos pelos entrevistados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Michelle Coelho Salort - Integrante / Elisabeth Brandão Schmidt - Coordenador / Maria do Carmo Galiazzi - Integrante / Ivalina Porto - Integrante / Glória Regina Pacheco dos Santos - Integrante / Antonio Fernando Silveira Guerra - Integrante / Mara Lúcia Figueiredo - Integrante / Caroline Rodrigues da Matta - Integrante / Lidiane Fonseca Dutra - Integrante / Alessandra Kosinski de Oliveira - Integrante / Rita Corrêa Terra - Integrante / Danielle Schmidt Dolci - Integrante / Alexandre Macedo Pereira - Integrante / TÂNIA MARIA MORAIS VIEIRA DA FONSECA - Integrante / WAGNER VALENTE DOS PASSOS - Integrante / Walter Nunes Oleiro - Integrante / Alana das Neves Pedruzzi - Integrante.
2011 - 2011
Possibilidades interdisciplinares entre a Arte e a Matemática na formação de professores
Descrição: Com o crescente aumento do uso do termo interdisciplinar em diferentes contextos em Nosso País, este projeto de pesquisa propõe-se a pesquisar a formação de professores de Artes Visuais e Matemática da educação básica que utilizam metodologias interdisciplinares em sala de aula, conhecendo o trabalho destes professores através da realização de entrevistas, gravação de vídeo-relatos e das narrativas destes professores em um ambiente virtual, além de propiciar o convívio entre a formação inicial e continuada de professores através do trabalho cooperativo. A pesquisa será realizada com professores de Artes Visuais e Matemática de duas escolas da rede pública de ensino da cidade do Rio Grande e com acadêmicos dos referidos cursos, buscando em um trabalho conjunto entre os sujeitos, estudar, conhecer, e intervir no processo de formação de professores, expandindo o campo de formação. Permitindo assim, com que os futuros profissionais da educação tornem-se ainda mais capacitados para atuar em seu futuro campo de atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Michelle Coelho Salort - Integrante / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / Marília Nunes Dall'Asta - Coordenador.
2010 - 2011
Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II
Descrição: O projeto tem como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs), na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática a ser desenvolvido de junho de 2010 a junho de 2011. O projeto visa contribuir com a inserção do meio digital no curso de Licenciatura em Matemática, possibilitando o acesso à Educação de forma mais abrangente e problematizadora. Além disso, disponibilizará aos futuros professores material digital que poderão ser utilizados em sua prática pedagógica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Michelle Coelho Salort - Integrante / Débora Pereira laurino - Coordenador / Suzi Samá Pinto - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante / Maritza Costa Moraes - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2009
SABERES DOCENTES EM DIÁLOGO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM REDE
Descrição: O CEAMECIM, e os Programas de Pós-Graduação (Educação em Ciências e Educação Ambiental) têm desenvolvido pesquisas interdisciplinares atuado na formação de professores buscando minimizar as disparidades de qualidade de vida, qualificando profissionais da educação básica e universitária, por meio da formação inicial e permanente, imbuídos dos princípios filosóficos assumidos pela FURG e explicitado em seu Projeto Político-pedagógico. Nesse sentido, estamos empenhados em intensificar as políticas públicas de formação docente, envolvendo as licenciaturas e os mestrandos na realidade escolar. Esse projeto buscará a formação e qualificação de professores, licenciandos e mestrandos, através de um conjunto de atividades que articulam extensão, ensino e pesquisa na formação de professores. Assim, o projeto assume, em suas ações, o compromisso de desenvolver a capacitação dos professores, licenciandos e mestrandos para lidar com a produção cultural humana sendo imprescindível, para isso, o domínio da leitura, escrita e das novas tecnologias da informação e comunicação; o saber trabalhar em grupo; identificar e buscar soluções responsáveis para problemas da comunidade; leitura crítica dos meios de comunicação. O propósito deste projeto é pensar a formação de professores conjugada a formação de uma rede de conversação que se constitua em um plano coletivo de trocas, na qual os professores, licenciandos, mestrando, doutorando e pesquisadores possam expressar sua experiência e assim se sentirem confrontados, desafiados e apoiados. Trata-se de focar uma dimensão coletiva que não significa perda da singularidade, mas sim de potenciação da singularidade e do coletivo, ao mesmo tempo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Michelle Coelho Salort - Integrante / Sheyla Costa Rodrigues - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Avartea: a Educação Ambiental potencializada pelo Ensino da Arte na escola
Descrição: O projeto 'AVArtea: a Educação Ambiental potencializada no Ensino da Arte' tem como objetivo tornar mais acessíveis as unidades e jogos didáticos e interativos que constituem o Ambiente Virtual de Arte-Educação Ambiental - AVArtea, disponível no endereço www.avartea.furg.br. O AVArtea foi construído para suprir uma carência de material didático para o componente curricular Arte e potencializar o uso dos laboratórios de informática que as escolas da rede municipal de ensino possuem. A nova proposta pretende ampliar as formas de acesso ao AVArtea, principalmente através de telefones celulares, tablets e smartphones, tornando tais recursos passiveis de serem usados em sala de aula. O AVArtea, traz para a sala de aula conhecimentos sobre a História da Arte sempre enfatizando a realidade local, parte do patrimônio municipal para instigar a pesquisa e a participação nas atividades interativas que o ambiente propõe. O conhecimento e valorização da cultura e do patrimônio local contribuem para a efetivação de práticas de Educação Ambiental na escola, mediadas pelo AVArtea e potencializadas pelo ensino da Arte..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Michelle Coelho Salort - Integrante / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / Elisabeth Brandão Schmidt - Coordenador / Jose Alexandre Ferreira - Integrante / Isabela Coelho Flores - Integrante / Gabriel Marques - Integrante.
2014 - 2015
AVArtea: a Educação Ambiental potencializada pelo Ensino da Arte na escola - Formação Continuada para Professores do Componente Curricular Arte
Descrição: O curso é uma proposta que enfatiza a relação entre a Educação Ambiental e o Ensino de Arte. Como estratégia metodologica, o processo de formação continuada está organizado em quatro módulos, com previsão de um encontro presencial no começo do primeiro módulo; as demais atividades serão realizadas na modalidade à distância, na plataforma Moodle/FURG. Como trabalho de conclusão do curso, os professores participantes serão orientados a desenvolver projetos (relatos de experiências) a partir do uso da ferramenta pedagógica AVArtea, considerando a interação entre escola e comunidade, principalmente no que tange à relação entre a formação identitária dos educandos e o patrimônio cultural local. A vice-coordenadora exercerá a função de tutora à distância acompanhando os cursistas na elaboração de projetos de maneira virtual na plataforma Moodle/FURG. Os cursistas podem se reunir no Núcleo de Tecnologia Municipal, que será utilizado como polo presencial. O material didático deve ser condizente com os objetivos, ementa e fundamentos teórico-metodológicos, bem como estar organizado segundo os módulos propostos. O curso deve estar disponível offline via material impresso e multimídia. O produto final do curso é a apresentação de uma proposta de intervenção na realidade escolar, oriunda da formação e utilização da ferramenta AVArtea, e deverá ser elaborada individualmente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Michelle Coelho Salort - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / Elisabeth Brandão Schmidt - Integrante / Douglas Vaghetti - Integrante / Michele Lemos - Integrante.
2013 - 2014
AVArtea: a Educação Ambiental potencializada no Ensino da Arte
Descrição: O projeto 'AVArtea: a Educação Ambiental potencializada no Ensino da Arte', tem como objetivo a construção de um ambiente virtual de aprendizagem, que funcione no modo Off line, nos laboratórios de informatica das escolas da rede municipal de ensino, efetivando assim, práticas de Educação Ambiental através do ensino da Arte. A proposta pretende abranger sete escolas da rede municipal, totalizando cerca de 900 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além dos professores responsáveis pelo ensino da Arte nas escolas participantes. Na realidade em que encontram-se as escolas municipais, é possível perceber que a rede apresenta um número significativo de escolas informatizadas, ou seja, grande parte possui laboratórios de informática, entretanto, raras são as que possuem acesso a internet, o que leva a um aproveitamento mínimo de tais espaços, uma vez que, o professor em sua maioria, não percebe o computador como uma Serviço de Apoio às Ações de Extensão-SAAE - Tel:(53)32336826 - Email: proexc.projetos@furg.br - Página 5 de 17 ferramenta de aprendizagem sem o acesso a internet. Atrelado a este fato, a disciplina de Educação Artística (ainda com essa nomenclatura) não possui um material didático adequado a sua função, ou seja, o professor não disponibiliza de recursos capazes de fornecer ao estudante a visualização e contextualização de imagens, a valorização da cultura e do patrimônio local; atividades primordiais segundo as concepções contemporâneas para o ensino da Arte. O conhecimento e valorização da cultura e do patrimônio local, contribui para a efetivação de práticas de Educação Ambiental na escola, mediadas pelo AVArtea e potencializada pelo ensino da Arte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Michelle Coelho Salort - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / Elisabeth Brandão Schmidt - Integrante / Jose Alexandre Ferreira - Integrante / Jessica Dias - Integrante / Maria Cristina Pastore - Integrante / Douglas Vaghetti - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Tangram - Revista de Educação Matemática da UFGD


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental/Especialidade: Educação Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Arte.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Artes Visuais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALORT, M. C.2016SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. ; DAMO, A. . Arte e Educação Ambiental na poesia social de Carlos Drummond de Andrade. IN-VISIBILIDADES (LISBOA), v. 9, p. 14-26, 2016.

2.
SALORT, M. C.2015SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. . O ambiente virtual de aprendizagem como potencializador da Arte/Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. Especial, p. 132-148, 2015.

3.
SALORT, M. C.2014SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. . O ambiente virtual de aprendizagem como potencializador da Arte/Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. Esp, p. 69-86, 2014.

4.
SALORT, M. C.2014SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. . AVArtea: uma ferramenta pedagógica potencializadora da arte-educação ambiental. Paralelo 31, v. V2, p. 150-164, 2014.

5.
SALORT, M. C.2013 SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. . AVArte: uma alternativa pedagógica à exclusão digital. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. v.18, p. 59-71, 2013.

6.
SALORT, M. C.2006SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . Rio Grande: uma cidade, múltiplos olhares. Educação Ambiental em Ação, v. 19, p. 19, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SALORT, M. C.. Missão Artística Francesa. 1. ed. Rio Grande: Edição do autor, 2018. v. 1. 14p .

2.
SALORT, M. C.. Neoclassicismo. 1. ed. Rio Grande: Edição do autor, 2018. v. 1. 15p .

3.
SALORT, M. C.. O Modernismo e a Semana de 1922. 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 32p .

4.
SALORT, M. C.. Elementos da Linguagem Visual - ponto, linha e forma. 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 14p .

5.
SALORT, M. C.; PASTORE, M. C. . A Pré-História e a sua Arte. 1. ed. Rio Grande: Michelle Coelho Salort, 2018. v. 1. 21p .

6.
SALORT, M. C.. O Renascimento. 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 24p .

7.
SALORT, M. C.. O Século XX e seus 'Ismos'. 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 32p .

8.
SALORT, M. C.; FERREIRA, J. A. . Elementos da Linguagem Visual- plano, volume, textura, simetria e assimetria. 1. ed. Rio Grande: Michelle Coelho salort, 2018. v. 1. 12p .

9.
SALORT, M. C.. A Cor. 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 11p .

10.
SALORT, M. C.. O Art Nouveau e o surgimento dos "ismos". 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 30p .

11.
SALORT, M. C.. A Arte depois do Modernismo - segunda metade do século XX. 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 30p .

12.
SALORT, M. C.. A Arte na Idade Média- Arte Gótica. 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 13p .

13.
SALORT, M. C.; DIAS, J. . Arte Grega. 1. ed. Rio Grande: Michelle Coelho Salort, 2018. v. 1. 16p .

14.
SALORT, M. C.. A Arte na Idade Média- Arte Românica. 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 8p .

15.
SALORT, M. C.. Emoção e Ornamento - O Barroco. 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 34p .

16.
SALORT, M. C.. A Arte na Idade Média - Arte Bizantina. 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 12p .

17.
SALORT, M. C.; FERREIRA, J. A. . Arte e Eternidade - O Egito. 1. ed. Rio Grande: Michelle Coelho Salort, 2018. v. 1. 16p .

18.
SALORT, M. C.. Tendências artísticas na atualidade. 1. ed. Rio Grande: Edição do Autor, 2018. v. 1. 29p .

19.
SALORT, M. C.; DIAS, J. . Arte Romana. 1. ed. Rio Grande: Michelle Coelho Salort, 2018. v. 1. 16p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SALORT, M. C.. Sacola Plástica - algumas verdades. Jornal Agora, Rio Grande, p. 02 - 02, 10 nov. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALORT, M. C.; ROCHA, W. M. . OLHARES SOBRE A VILA DA QUINTA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA COM OS ESTUDANTES DA EJA. In: XIX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2017, Rio Grande. ANAIS DO XIX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE. Rio Grande: EDITORA DA FURG, 2017.

2.
SALORT, M. C.. INFÂNCIAS, CRIANÇAS E PROPAGANDAS DE TV. In: XI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS E PEDAGOGIAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA, 2016, RIO GRANDE. Seminário Educação Infantil emDebate (11. : 2016 :Rio Grande,RS) [Anais do] XI Seminário Educação Infantil em Debate [recurso eletrônico] : Políticas e pedagogias para a educação da pequena infância. RIO GRANDE: EDITORA DA FURG, 2016. v. ÚNICO. p. 242-247.

3.
SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. . AVArte: aproximações entre a Educação Ambiental e a Educação Patrimonial. In: Diálogos entre História, Patrimônio e Educação, 2013, Rio Grande. Diálogos entre História, Patrimônio e Educação - Anais Eletrônicos. Rio Grande: Editora da FURG, 2013. p. 137-148.

4.
SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. . AVArtea: o pertencimento na aproximação entre o Ensino de Arte e Educação Ambiental. In: I Seminário de Arte Educação: Memórias e Perspectivas Contemporâneas, 2013, Pelotas. Anais do I Seminário de Arte Educação: Memórias e Perspectivas Contemporâneas, 2013.

5.
SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. . AVArte: A Arte Potencializando a Educação Ambiental na Escola. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências 15, 16 e 17 de outubro de 2012. Rio Grande, 2012. v. 2. p. 189-201.

6.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . RELAÇÕES E VIVÊNCIAS: RELATOS DE PERTENCIMENTO. In: II Semiário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação, 2010, Rio Grande. Anais II Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação, 2010.

7.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Memória e pertencimento, relações reveladas em narrativas fotográficas. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo. Anais do VI Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. p. 1-14.

8.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . FOTOGRAFIA: UM DISPOSITIVO MNEMÔNICO PARA CONSERVAÇÃO DA CULTURA E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE. In: II Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2009, Santa Maria. Anais do II CEAC. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009. v. 1. p. 1-12.

9.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . FOTOGRAFIA, IDENTIDADE E TECNOLOGIA: Um estudo sobre o sentimento de pertencimento no Cordão Litorâneo Sul. In: VII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia, 2008, Rio Grande. Anais do VII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia. Rio Grande: FURG, 2008.

10.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Arte, cultura e tecnologia: associação entre educação ambiental e educação a distância na valorização das identidades sociais. In: 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - 3º SBECE, 2008, Canoas. Anais do 3º SBECE. Canoas: Editora ULBRA, 2008. v. 1. p. 1-11.

11.
SALORT, M. C.. A cultura nossa de todo o dia: tradicionalismo, história e fotografia na construção da identidade social da Vila da Quinta. In: IX Encontro Nacional do História Oral - Testemunhos do Conhecimento, 2008, São Leopoldo. IX Encontro Nacional do História Oral - Testemunhos do Conhecimento, 2008.

12.
SALORT, M. C.; CALIXTO, P. M. ; COUTO, Z. F. S. . Educação Ambiental e Educação a Distãncia: Uma proposta emancipatória. In: II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental, 2008, Rio Grande. II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental. Rio Grande, 2008.

13.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . A Cultura nossa de todo dia: Tradicionalismo, História e Fotografia na construção da identidade social da Vila da Quinta. In: I Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2007, Santa Maria. I Congresso de Educação, Arte e Cultura. Santa Maria: Laboratório de Artes Visuais- Centro de Educação- UFSM, 2007. v. 1. p. 1-15.

14.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . ACULTURA NOSSA DE TODO DIA: TRADICIONALISMO, HISTÓRIA E FOTOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL DA VILA DA QUINTA. In: IV Simpósio Gáucho de educação Ambiental, I Fórum Estadual Sobre Conservação e Uso Sustentável da Água e XVI Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente, 2007, Erachim. Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental (4.:Erechim, RS) Desafios para educação ambiental contemporânea [recurso eletrônico] : anais / IV Símpósio Gaúcho de Educação Ambiental. - Erechim, RS : EdiFapes, 2007. 1CD-ROM; 43/4 pol.. Erechim: Nix Brasil, 2007. v. 1. p. 01-11.

15.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . A CULTURA NOSSA DE TODO DIA:TRADICIONALISMO, HISTÓRIA E FOTOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL DA VILA DA QUINTA. In: VI Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia, 2007, Rio Grande. Anais do VI Seminário de Pesquisa Qualitativa:fazendo metodologia, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . PERTENCIMENTO E MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM FUTUROS ARTE-EDUCADORES. In: IVCPEASUL, 2010, Balneário Camboriú. 4° CPEASUL - Colóquio de pesquisadores em educaçào ambiental da região sul. Balneário Canboriú: UNIVALI, 2010.

2.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Ensaios Visuais: as relações entre pertencimento e meio ambiente dos futuros arte-educadores. In: 9° Mostra de Produção Universitária - FURG- A Universidade no Universo da Cidade, 2010, Rio Grande. Anais 9° Mostra de Produção Universitária - FURG- A Universidade no Universo da Cidade, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . A cultura nossa de todo o dia: tradicionalismo, história e fotografia na construção da identidade social da Vila da Quinta. In: IX Encontro Nacional de História Oral, 2008, São Leopoldo. Testemunhos e conhecimento: Caderno de resumos. São Leopoldo: OIkos, 2008. v. I. p. 164-164.

2.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Arte, Cutura e Tecnologia: Associação entre Educação Ambiental e Educação a distância na valorização das Identidades Sociais.. In: III Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2008, Canoas. ANAIS DO III SBECE. Canoas - RS: ULBRA. v. U. p. 144-145.

3.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Narrativas, fotografias e memórias... Um estudo sobre o sentimento de pertencimento frente as transformações na paisagem Sul Riograndense. In: X Encontro de Pós Graduação-VII Mostra da Produção Universitária, 2008, Rio Grande. Anais da VII MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2008. v. 1. p. 1-1.

4.
SALORT, M. C.; BUTIERRES, Goreti Costa ; SILVEIRA, Cláudia Moraes . Progeto: Arte Reciclagem. In: I Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental, 2005, Rio Grande. I Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental. Rio Grande: Editora da FURG, 2005. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
SALORT, M. C.. Educação Ambiental e Algumas Possibilidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SALORT, M. C.. Conversas sobre pertencimento, patrimônio e meio ambiente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SALORT, M. C.. Plataforma AVArtea - Ambiente Virtual de Arte e Educação Ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SALORT, M. C.; ROCHA, W. M. . OLHARES SOBRE A VILA DA QUINTA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA COM OS ESTUDANTES DA EJA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SALORT, M. C.. Proposições entre o Ensino de Arte e a Educação Ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SALORT, M. C.. A EJA na Rede municipal de Ensino de Rio Grande. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SALORT, M. C.. AVArtea - Ambiente Virtual de Arte-Educação Ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SALORT, M. C.; NUNES, S. . Infâncias, crianças e propagandas de TV. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. . Pertencimento: um elo entre o Ensino de Arte e a Educação Ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SALORT, M. C.. Relato de experiência - Tecnologias na Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. . AVArtea:o pertencimento na aproximação entre o Ensino de Arte e Educação Ambiental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. . AVArte: aproximações entre a Educação Ambiental e a Educação Patrimonial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. . AVArte: A Arte Potencializando a Educação Ambiental na Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SALORT, M. C.. Pertencimento - O patrimônio, do individuo à coletividade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Ensaios Visuais: as relações entre pertencimento e meio ambiente dos futuros arte-educadores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . RELAÇÕES E VIVÊNCIAS: RELATOS DE PERTENCIMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Pertencimento e meio ambiente: uma experiência com futuros Arte-Educadores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Memória e pertencimento, relações reveladas em narrativas fotográficas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Fotografia: um dispositivo mnemônico para conservação da cultura e formação de identidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Narrativas, fotografias e Memórias... Um estudo de pertencimento frente as transformações na paisagem Sul Riograndense. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SALORT, M. C.. A CULTURA NOSSA DE TODO DIA: TRADICIONALISMO, HISTÓRIA E FOTOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL DA VILA DA QUINTA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SALORT, M. C.. Grupo de pesquisa PHOTOGRAPHEIN - Núcleo de pesquisa em fotografia e educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Arte, Cutura e Tecnologia: Associação entre Educação Ambiental e Educação a distância na valorização das Identidades Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SALORT, M. C.; CALIXTO, P. M. ; COUTO, Z. F. S. . Educação Ambiental e Educação a Distância: Uma proposta emancipatóia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SALORT, M. C.. A Cultura nossa de todo dia: Tradicionalismo, História e Fotografia na construçào da identidade social da Vila da Quinta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SALORT, M. C.; RODRIGUES, S. C. . Fotografia, Identidade e tecnologia: Um estudo sobre o sentimento de pertencimento no Cordão Litorâneo Sul. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . A Cultura Nossa de todo dia: Tradicionalismo, História e Fotografia na construção da identidade social da Vila da Quinta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . O PAPEL DA IMPRENSA E DA LITERATURA NA CONSTRUÇÃODO DE UM MITO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . A CULTURA NOSSA DE TODO DIA:TRADICIONALISMO, HISTÓRIA E FOTOGRAFIA NA C. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
SALORT, M. C.. A importância da Fotografia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . A Cultura Nossa de Todo Dia: Tradicionalismo, História e Fotografia na construção da identidade social da Vila da Quinta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos ; MELO, C. ; TAVARES, C. M. S. . Apropriações do olhar: Relendo o mundo através da câmara escura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . História, Arte e Cidade: as relações sócio-ambientais e suas representações no medievo (apresentação de banner). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
SALORT, M. C.. O DESENHO E O REFLEXO: UM OLHAR SOBRE O RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
SALORT, M. C.; SILVEIRA, Cláudia Moraes ; BUTIERRES, Goreti Costa . Projeto Arte e Reciclagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SALORT, M. C.. Arte e reciclagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SALORT, M. C.. PNLD 2018 - ARTE. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SALORT, M. C.; Barboza, F . AVArtea- Aproximações entre Patrimônio e Pertencimento no Município do Rio Grande - RS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SALORT, M. C.. Cidade e Educação: Experiências com Jovens e Adultos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SALORT, M. C.. Livro Digital - A Arte na Idade Média- Arte Bizantina. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
SALORT, M. C.. Livro Digital - A Arte na Idade Média - Arte Gótica. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
SALORT, M. C.; DIAS, J. . Livro Digital - Arte Romana. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
SALORT, M. C.. Livro Digital - A Arte na Idade Média - Arte Românica. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

5.
SALORT, M. C.. Livro Digital - Emoção e ornamento: O Barroco. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
SALORT, M. C.. Livro Digital - A Cor. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

7.
SALORT, M. C.; FERREIRA, J. A. . Livro Digital - Arte e eternidade: O Egito. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

8.
SALORT, M. C.. Livro Digital - Neoclassicismo. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

9.
SALORT, M. C.. Livro Digital - O Renascimento. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

10.
SALORT, M. C.. Livro Digital - Elementos da linguagem visual - ponto, linha e forma. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

11.
SALORT, M. C.; PASTORE, C. . Livro Digital - A Pré-História e sua Arte. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

12.
SALORT, M. C.. Livro Digital - O Art Nouveau e o surgimento dos ?Ismos?. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

13.
SALORT, M. C.; DIAS, J. . Livro Digital - Arte Grega. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

14.
SALORT, M. C.. Livro Digital - O Século XX e os seus 'ismos'. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

15.
SALORT, M. C.. Livro Digital - O Modernismo e a Semana de 1922. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

16.
SALORT, M. C.. Livro Digital - Tendências artísticas na atualidade. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

17.
SALORT, M. C.; FERREIRA, J. A. . Livro Digital - Elementos da linguagem visual- plano, volume, textura, simetria e assimetria. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

18.
SALORT, M. C.. Livro Digital - A Arte depois do Modernismo - segunda metade do século XX. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

19.
SALORT, M. C.. Livro Digital - Missão Artística Francesa. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

20.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; MIOLA, A. F. S. ; SALORT, M. C. ; DALLASTA, M. N. . Arte e Matemática - uma jornada interdisciplinar. 2018. (Editoração/Livro).

21.
SALORT, M. C.. 4º Seminário da Educação de Jovens e Adultos. 2018. (Identidade Visual).

22.
SALORT, M. C.. Identidade Visual do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos- SMEd. 2017. (Identidade visual).

23.
SALORT, M. C.. Identidade Visual do projeto Escritas pelo Rio Grande. 2017. (Identidade Visual).

24.
SALORT, M. C.. Identidade Visual do 3º Seminário da Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Identidade visual).

25.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Caça-Palavras - A Arte depois do Modernismo. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

26.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Caça-Palavras - Arte Românica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

27.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Palavra Cruzada - Arte Gótica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

28.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Palavra Cruzada - Neoclássico. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

29.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Palavra Cruzada - Arte Grega. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

30.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Jogo da Galeria - Século XX. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

31.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Jogo da Galeria - Tendências da Arte na atualidade. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

32.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Jogo da Memória - Renascimento. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

33.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Jogo da Pré-História. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

34.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Jogo da simetria e assimetria. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

35.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Jogo das Cores. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

36.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Jogo das Formas Geométricas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

37.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Revelando imagens- Egito. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

38.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Jogo do Mosaico - Arte Bizantina. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

39.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Revelando imagens - Arte Romana. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

40.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Jogo de Tabuleiro - Art Noveau. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

41.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Jogo de Tabuleiro - Modernismo. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

42.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Jogo da Memória - Missão Artística Francesa. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

43.
SALORT, M. C.; VAGHETTI, D. . - Atividade interativa- Caça-Palavras- Barroco. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

44.
SALORT, M. C.; SILVEIRA, Cláudia Moraes ; BUTIERRES, Goreti Costa . Oficina de Reciclagem em Papel - Ecologia Social e Ambiental. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SALORT, M. C.. Arte e Matemática: um olhar interdisciplinat. 2017. Fotografia.

2.
SALORT, M. C.. Traços e Objetos do Cotidiano Campeiro e Urbano. 2013. Desenho.

3.
SALORT, M. C.. Exposição fotográfica coletiva do Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação FURG/CNPq. 2009. Fotografia.

4.
SALORT, M. C.; AZEVEDO, Cláudio Tarouco de ; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos ; SILVEIRA, Cláudia Moraes ; VIANA, A. ; BENELLI, A. ; CALHEIROS, M. ; BUTIERRES, Goreti Costa ; FRANZ, S. . ?Rio Grande, uma cidade desenhada em prata. 2007. Fotografia.

5.
AZEVEDO, Cláudio Tarouco de ; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos ; MELLO, Chanísa ; SALORT, M. C. . Memórias da Cidade II. 2007. Fotografia.

6.
SALORT, M. C.; MELLO, Chanísa . Memórias da Cidade. 2007. Fotografia.

7.
SALORT, M. C.. Ecologia - O lugar onde se vive "meio Ambiente cultural". 2007. Fotografia.

8.
SALORT, M. C.. Ecologia - O lugar onde se vive "O pampa é a minha terra". 2007. Fotografia.

9.
SALORT, M. C.. Ecologia - O lugar onde se vive " Eu não como eucalipto". 2007. Fotografia.

10.
SALORT, M. C.. Reflexos e Reflexões sobre a Cultura nossa de cada dia - Exposição individual. 2006. Desenho.

11.
SALORT, M. C.; CORRÊA, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira ; MELLO, Chanísa ; PERTILE, Arzila ; SANTOS, Olga Regina Pinheiro dos ; VELLOSO, Xênia Juliano Fidalgo ; AZEVEDO, Cláudio Tarouco de ; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . Singularidades Plurais - Mostra fotográfica coletiva. 2006. Fotografia.

12.
SALORT, M. C.. Salão de Artes do SESI. 2006. Fotografia.

13.
AZEVEDO, Cláudio Tarouco de ; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos ; SALORT, M. C. ; CORRÊA, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira ; MELLO, Chanísa ; PERTILE, Arzila ; SANTOS, Olga Regina Pinheiro dos ; VELLOSO, Xênia Juliano Fidalgo . Fragmentos de Olhares Viajantes. 2006. Fotografia.

14.
SALORT, M. C.. Arte nos Portões do Porto. 2003. Pintura.



Patentes e registros



Programa de computador
1.
SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. ; VAGHETTI, D. . Avartea - Ambiente Virtual de Arte - Educação Ambiental. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000159-0, data de registro: 29/03/2016, título: "Avartea - Ambiente Virtual de Arte - Educação Ambiental" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
ZANCHET, B. M. A.; NASCIMENTO, C. O.; ALVES, R. S.; RODRIGUES, S. C.; SALORT, M. C.. Participação em banca de Tiago Dziekaniak Figueiredo. Professores Formadores e Licenciandos em Matemática: O enatuar sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais em uma rede fechada de conversações. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, I. M. N.; Paulitsch, Vivian da Silva; SALORT, M. C.. Participação em banca de Carolina da Silva Rosa.Patrimônio Imaterial: Um novo olhar para a vida através de histórias vividas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
MATTOS, A. L.; FLORES, J. A. V.; SALORT, M. C.. Participação em banca de Alexsander Lavoura de Mattos.Universidade Pública e cinema de animação: um relato sobre pesquisa, produção e aplicação no ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
LOPES, I. M. N.; NERY, Roseli; SALORT, M. C.. Participação em banca de Michael Falcão Minuto.A Arte Neogótica, entre a dor e o silêncio: um olhar em P&B. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
SANTOS, Denise dos; SALORT, M. C.. Participação em banca de Denise dos Santos.A criança e os programas de TV: influência da mídia no desenvolvimento gráfico infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
FONTOURA, Maria Loeci; NERY, Roseli; SALORT, M. C.. Participação em banca de Maria Loeci Fontoura.Persistência da escultura clássica na cidade do Rio Grande pela obra de Erico Gobbi. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
PIRES, Denise Martins; LENZI, Teresa; SALORT, M. C.. Participação em banca de Denise Martins Pires.Um estudo sob o cenário da cidade de São Gabriel: a imagem fotográfica como dispositivo de resgate de história da minha infância. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
Santos, Mônica Suzana Souza; SALORT, M. C.. Participação em banca de Mônica Suzana Souza Santos.Uma comunidade em mutação: um breve estudo sobre a história da Quarta Secção da Barra através de relatos orais e registros fotográficos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SALORT, M. C.. 2º Salão Nacional do Humor do Rio Grande. 2016.

2.
SALORT, M. C.. Parecerista ad hoc dos trabalhos publicados nos anais do I Encontro de Pós-graduação em Educação: A formação docente e a pesquisa. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.

3.
SALORT, M. C.. Banca avaliadora de trabalhos apresentados no V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Zona Sul - CPEASUL e IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA. 2012. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
SALORT, M. C.; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak. Membro do Comitê Científico na avaliação dos trabalhos enviados ao 1º Seminário Nacional Interdisciplinaridade na escola ? Os desafios que geram possibilidades. 2012. Universidade Federal do Rio Grande.

5.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak; LEIRIA, R. D. C.; PEREIRA, V. A.; SALORT, M. C.. Educação Popular no contexto do PAIETS: uma interlocução entre os saberes. 2010. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão. 2017. (Seminário).

2.
XIX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE.OLHARES SOBRE A VILA DA QUINTA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA COM OS ESTUDANTES DA EJA. 2017. (Outra).

3.
XI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS E PEDAGOGIAS PARA A PEQUENA INFÂNCIA.INFÂNCIAS, CRIANÇAS E PROPAGANDAS DE TV. 2016. (Seminário).

4.
1º Seminário de Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Seminário).

5.
Formação Continuada - Anos Finais.AVArtea - Ambiente Virtual de Arte-Educação Ambiental. 2014. (Outra).

6.
I Congresso Internacional "Educação, Ambiente e Desenvolvimento". Pertencimento: um elo entre o Ensino de Arte e a Educação Ambiental. 2014. (Congresso).

7.
III Xornadas de Exiptoloxía. 2014. (Seminário).

8.
Seminário Internacional Resclima I. 2014. (Seminário).

9.
Seminário de Arte Educação: Memórias e perspectivas contemporâneas.AVArtea: o pertencimento na aproximação entre o Ensino de Arte e Educação Ambiental. 2013. (Seminário).

10.
5º Congresso Municipal de Educação - COMED. 2012. (Congresso).

11.
Diálogos entre história, patrimônio e educação.AVArte: aproximações entre a Educação Ambiental e a Educação Patrimonial. 2012. (Outra).

12.
II Seminário Internacional de Educação em Ciências.AVArte: A Arte Potencializando a Educação Ambiental na Escola. 2012. (Seminário).

13.
V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul - CEPEASUL e o IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - E- EDEA. 2012. (Encontro).

14.
I Seminário de Educação Patrimonial. 2011. (Seminário).

15.
9° Mostra de Produção Universitária - FURG- A Universidade no Universo da Cidade.Ensaios Visuais: as relações entre pertencimento e meio ambiente dos futuros arte-educadores. 2010. (Outra).

16.
II Semiário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação.RELAÇÕES E VIVÊNCIAS: RELATOS DE PERTENCIMENTO. 2010. (Seminário).

17.
IV CPEASUL - Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul.PERTENCIMENTO E MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM FUTUROS ARTE-EDUCADORES. 2010. (Outra).

18.
II Congresso de Educação, Arte e Cultura (CEAC). FOTOGRAFIA: UM DISPOSITIVO MNEMÔNICO PARA CONSERVAÇÃO DA CULTURA E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE. 2009. (Congresso).

19.
III Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.Arte, Cutura e Tecnologia: Associação entre Educação Ambiental e Educação a distância na valorização das Identidades Sociais. 2009. (Seminário).

20.
Semana do Meio Ambiente. 2009. (Outra).

21.
VI Congresso Internacional de Educação. Narrativas, fotografias e memórias... Um estudo sobre o sentimento de pertencimento frente as transformações na paisagem Sul Riograndense. 2009. (Congresso).

22.
II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental. Educação Ambiental e Educação a Distância: Uma Proposta Emancipatória. 2008. (Congresso).

23.
IX Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos e Conhecimentos.A CULTURA NOSSA DE TODO DIA: TRADICIONALISMO, HISTÓRIA E FOTOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL DA VILA DA QUINTA. 2008. (Encontro).

24.
VII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo a metodologia.Grupo de pesquisa PHOTOGRAPHEIN - Núcleo de pesquisa em fotografia e educação. 2008. (Seminário).

25.
VII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia.FOTOGRAFIA, IDENTIDADE E TECNOLOGIA: Um estudo sobre o sentimento de pertencimento no Cordão Litorâneo Sul.. 2008. (Seminário).

26.
I Congresso de educação, Arte e Cultura. A Cultura Nossa de todo dia: Tradicionalismo, História e Fotografia na construção da identidade social da Vila da Quinta. 2007. (Congresso).

27.
II Congresso Internacional de Estudos Históricos: Imprensa, História, Literatura e Informação. O PAPEL DA IMPRENSA E DA LITERATURA NA CONSTRUÇÃODO DE UM MITO. 2007. (Congresso).

28.
IV Simpósio Gáucho de educação Ambiental, I Fórum Estadual Sobre Conservação e Uso Sustentável da Água e XVI Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente.A Cultura Nossa de todo dia: Tradicionalismo, História e Fotografia na construção da identidade social da Vila da Quinta. 2007. (Simpósio).

29.
Simpósio Terceira Margem: educação para a arte/ arte para educação. 2007. (Simpósio).

30.
VI Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia.A Cultura Nossa de Todo Dia: Tradicionalismo, História e Fotografia na construção da identidade social da Vila da Quinta. 2007. (Seminário).

31.
XVII Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil. Apropriações do olhar: Relendo o mundo através da câmara escura. 2007. (Congresso).

32.
I Congresso Internacional de Estudos Históricos: Heranças do Medievo: O Direito e a Tradição Iberica Medieval. História, Arte e Cidade: as relações sócio-ambientais e suas representações no medievo. 2006. (Congresso).

33.
V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental. 2006. (Seminário).

34.
V Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia. 2006. (Seminário).

35.
XII Ciclo de conferências históricas. República, eleições e voto. 2006. (Outra).

36.
X Semana Acadêmica do Curso de História. 2006. (Outra).

37.
I Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental. Projeto Arte e Reciclagem. 2005. (Congresso).

38.
III Encontro nacional de pesquisa em arte. 2005. (Encontro).

39.
I Jornada Pedagógica de Educação e Compromisso Social. 2005. (Outra).

40.
Repensando a Prática pedagógica na educação infantil, anos iniciais e séries finais do ensino fundamental- educação popular. 2005. (Seminário).

41.
Simpósio Internacional de abertura da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul - a arte contemporânea: posições e direções em perspectiva. 2005. (Simpósio).

42.
I Colóquio sobre estudos e pesquisas da complexidade. 2004. (Outra).

43.
III Seminário Interativo de Pesquisa-Ação. 2004. (Seminário).

44.
2º Simpósio Ensino de arte - subsidios para reflexão. 2003. (Simpósio).

45.
Semana Acadêmica de Artes.Arte e reciclagem. 2003. (Oficina).

46.
Simpósio de Ensino de arte- subsidios para a reflexão. 2001. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALORT, M. C.; SILVA, G. R. . 4º Seminário da Educação de Jovens e Adultos "Linguagens da Juventude: conversas sobre exclusão, evasão e estética". 2018. (Congresso).

2.
SALORT, M. C.; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . Arte e Matemática: um olhar interdisciplinar. 2017. (Exposição).

3.
SALORT, M. C.. 3º SEMINÁRIO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O LEGADO DE PAULO FREIRE E OS DESAFIOS PARA A EJA NA ATUALIDADE. 2017. (Outro).

4.
CARPOLINGUA, V. ; SCHMIDT, E. B. ; SALORT, M. C. ; SANTOS, T. ; PEDRUZZI, A. N. ; PEREIRA, A. M. ; DOLCI, D. S. ; PASSOS, W. V. . V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Zona Sul - CPEASUL e IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA.. 2012. (Outro).

5.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . A ferro e fogo ? cerâmicas de Iara Franco. 2007. (Exposição).

6.
SALORT, M. C.; SILVEIRA, Cláudia Moraes . Já não sou mais o mesmo - Claudia Tavares. 2007. (Exposição).

7.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos . Etnias ? pinturas de Luiza Ballester. 2007. (Exposição).

8.
AZEVEDO, Cláudio Tarouco de ; BENELLI, A. ; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos ; BUTIERRES, Goreti Costa ; CALHEIROS, M. ; SALORT, M. C. ; FRANZ, S. ; SILVEIRA, Cláudia Moraes ; VIANA, A. . Rio Grande, uma cidade desenhada em prata. 2007. (Exposição).

9.
AZEVEDO, Cláudio Tarouco de ; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos ; SALORT, M. C. ; MELLO, Chanísa . Memórias da Cidade II. 2007. (Exposição).

10.
SALORT, M. C.; MELLO, Chanísa . Memórias da Cidade. 2007. (Exposição).

11.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos ; AZEVEDO, Cláudio Tarouco de ; MELLO, Chanísa ; PERTILE, Arzila ; SANTOS, Olga Regina Pinheiro dos ; VELLOSO, Xênia Juliano Fidalgo . Fragmentos de Olhares Viajantes. 2006. (Exposição).

12.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos ; AZEVEDO, Cláudio Tarouco de ; CORRÊA, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira ; MELLO, Chanísa ; PERTILE, Arzila ; SANTOS, Olga Regina Pinheiro dos ; VELLOSO, Xênia Juliano Fidalgo . Coletiva de Fotografia - Professores e Estudantes da Faculdade de Bellas Artes/ Universidad de Montevideo. 2006. (Exposição).

13.
SALORT, M. C.; AZEVEDO, Cláudio Tarouco de ; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos ; CORRÊA, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira ; MELLO, Chanísa ; PERTILE, Arzila ; SANTOS, Olga Regina Pinheiro dos ; VELLOSO, Xênia Juliano Fidalgo . Reflexos e Reflexões - Desenhos de Michelle Coelho. 2006. (Exposição).

14.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos ; AZEVEDO, Cláudio Tarouco de ; CORRÊA, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira ; MELLO, Chanísa ; PERTILE, Arzila ; SANTOS, Olga Regina Pinheiro dos ; VELLOSO, Xênia Juliano Fidalgo . Singularidades Plurais - Mostra fotográfica. 2006. (Exposição).

15.
SALORT, M. C.; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos ; AZEVEDO, Cláudio Tarouco de ; CORRÊA, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira ; MELLO, Chanísa ; PERTILE, Arzila ; SANTOS, Olga Regina Pinheiro dos ; VELLOSO, Xênia Juliano Fidalgo . De documento social à criação artística, a fotografia na era da virtualidade. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Michael Falcão Minuto. A Arte Neogótica, entre a dor e o silêncio: um olhar em p&b. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Michelle Coelho Salort.

2.
Mônica Suzana Souza Santos. Uma comunidade em mutação: um breve estudo sobre a história da Quarta Secção da Barra através de relatos orais e registros fotográficos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Michelle Coelho Salort.

3.
Denise dos Santos. A criança e os programas de TV: influência da mídia no desenvolvimento gráfico infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Michelle Coelho Salort.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SALORT, M. C.2016SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. ; DAMO, A. . Arte e Educação Ambiental na poesia social de Carlos Drummond de Andrade. IN-VISIBILIDADES (LISBOA), v. 9, p. 14-26, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
SALORT, M. C.. A EJA na Rede municipal de Ensino de Rio Grande. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SALORT, M. C.. Cidade e Educação: Experiências com Jovens e Adultos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Programa de Computador registrado
1.
SALORT, M. C.; SCHMIDT, E. B. ; VAGHETTI, D. . Avartea - Ambiente Virtual de Arte - Educação Ambiental. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000159-0, data de registro: 29/03/2016, título: "Avartea - Ambiente Virtual de Arte - Educação Ambiental" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 24:32:00