Virginia Osorio Flores

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6834864103170036
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


É professora de Prática de Edição e Montagem no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA. Graduada em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), com trabalho sobre a utilização do som no cinema, e Doutorado em Multimeios pela Unicamp (2013) sobre o som fora do quadro imagético a partir do cinema moderno. Inicia-se profissionalmente no cinema como continuista, assistente de direção e assistente de montagem no ano de 1975, atuando nestas funções durante 10 anos. Em 1985 passa a editar som de longas, e em 1988 recebe bolsa de aperfeiçoamento em edição de som, no National Film Board do Canadá. Como editora de som tem em seu currículo mais de 50 filmes . Em 1989 passa a montar filmes, recebendo prêmio de Melhor Montagem no 29º Festival de Brasília com o longa-metragem PEQUENO DICIONÁRIO AMOROSO de Sandra Werneck e na 30ª edição do mesmo festival com MIRAMAR de Júlio Bressane. Em 2004 ganha Bolsa Vitae de Artes para desenvolver a pesquisa "A Escuta Fílmica". Em 2004 monta e coordena o curso de Edição e montagem da Escola Darcy Ribeiro, além de outras atuações. Em setembro de 2013, lança pela Editora Annablume o livro "O Cinema, uma arte sonora". Como docente, dá aulas, principalmente, de montagem, preservação audiovisual, cinema experimental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Virginia Osorio Flores
Nome em citações bibliográficas
FLÔRES, Virginia Osorio;FLÔRES, VIRGINIA OSORIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Graduação em Cinema e Audiovisual.
Av. Tarquínio Joslin dos Santos nº 1000
Jardim Universitário
20070000 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292199
URL da Homepage: http://www.unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Multimeios.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Além dos limites do quadro: o som a partir do cinema moderno, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; som; Julio Bressane; imagem sonora.
2004 - 2006
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Cinema, uma arte sonora,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Rodolfo Caesar.
Palavras-chave: Cinema; som.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1992 - 1999
Graduação em Desenho Industrial Projeto de Produto.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Terra Estrangeira- O Trailer - indícios e significações.
Orientador: Lucy Niemeyer.
1988 - 1989
Curso técnico/profissionalizante.
National Film Board, NFB, Canadá.
Bolsista do(a): Ministério das Comunicações, MC, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Preservação Audiovisual. (Carga horária: 30h).
Cinemateca Brasileira, CB, Brasil.
2014 - 2014
Visando a qualidade da projeção de Filmes. (Carga horária: 6h).
Festival CineMúsica, CINEMÚSICA, Brasil.
2007 - 2007
A Invenção do Cinema Marginal. (Carga horária: 28h).
Associação Cultural Tela Brasilis, TELA BRASILIS, Brasil.
2006 - 2006
Arquitetos do Acaso-o novo documentário brasileiro. (Carga horária: 36h).
Laboratório Estação, ESTAÇÃO, Brasil.
1996 - 1996
Moviola Eletronica. (Carga horária: 100h).
Centro Técnico Audiovisual, CTAV, Brasil.
1995 - 1995
Edição Cinematográfica. (Carga horária: 48h).
Institut de Formation et d?Enseignement pour les Metiers de l?Image et du S, FEMIS, França.
1993 - 1993
Som Digital. (Carga horária: 20h).
National Film Board Centro Técnico Audiovisual, NFB/CTAV, Brasil.
1986 - 1986
Técnicas de edição de som para Dolby Estéreo. (Carga horária: 40h).
Estúdios Álamo, ÁLAMO, Brasil.
1986 - 1986
Os Diferentes Aspectos da Mixagem. (Carga horária: 20h).
National Film Board Centro Técnico Audiovisual, NFB/CTAV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro - professor substituto, Carga horária: 8
Outras informações
Montagem Edição de Som Estudo do Som

Atividades

4/2000 - 2/2003
Ensino, Cinema e Vídeo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição Cinematográfica
Edição de Som
Técnica de Montagem
Estudo do Som

Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de montagem, Carga horária: 4
Outras informações
Pós graduação em cinema documentário: disciplina montagem

Atividades

03/2006 - 12/2007
Ensino, Luz, câmera, som e montagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Montagem e Edição de som no documentário

Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15

Atividades

02/2010 - 07/2010
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho de som
08/2009 - 12/2009
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho de som
02/2009 - 07/2009
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição digital
08/2008 - 12/2008
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição digital
Linguagem cinematográfica
Montagem
02/2008 - 07/2008
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição digital
História do cinema brasileiro
Montagem
08/2000 - 12/2007
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição digital
Montagem
12/2000 - 08/2007
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição Digital
Montagem
02/2000 - 07/2000
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição Digital

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 8

Atividades

08/2008 - 08/2010
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Som I
Som II
Projeto Experimental de Edição
Projeto Experimental de Direção
Edição de Som

Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Montagem e Edição
01/2009 - 07/2009
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição de Som
08/2008 - 12/2008
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Montagem e Edição

Escola de Cinema Darcy Ribeiro, ECDR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor, Carga horária: 6

Atividades

03/2013 - 07/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Introdução `Teoria da Montagem

Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 002, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Prática de Edição e Montagem (2 turmas) Preservação Audiovisual

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 002, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nomeada Membro Titular do Conselho do Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de NDE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 002 - Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Leituras de Obras Audiovisuais (1º período) Montagem em artes Visuais (curso de LAMC) Preservação Audiovisual (7º período)

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 002 - Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Prática de Edição e Montagem (2 turmas) Edição de Som e Desenho sonoro TCC obra audiovisual

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador de curso

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 002 - Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 001 - Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Introdução ao Trabalho Audiovisual (2º período) Cinema experimental (vários períodos) Finalização audiovisual (7º período)

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 001, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Finalização Audiovisual (7º período) Preservação Audiovisual (7º período) Tópicos em Televisão I - Continuidade e Ass. de Direção (vários períodos)

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 001, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DisciplinasMinistradas: Introdução ao Trabalho Audiovisual (2º período) Prática de Edição e Montagem (4º período) TCC Obra audiovisual (8º período)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 001, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas Cinema Experimental (vários períodos) Introdução ao Trabalho Audiovisual (2º período)

Atividades

09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História, .

Cargo ou função
Membro titular do CONSUNI - ILAACH - UNILA.
03/2017 - Atual
Extensão universitária , Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História, .

Atividade de extensão realizada
Formação para professores de arte: Cinema na Escola.
11/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História, .

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História, .

03/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História, .

Atividade de extensão realizada
DANDO VOZ A FILMES MUDOS.


Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Pesquisa NATLA - Núcleo de Arte e Tecnologia Latino Americano
2.
ESTUDOS DO SOM PRODUZIDOS NA AMÉRICA LATINA, O PERFIL DA PESQUISA SOBRE O SOM CINEMATOGRÁFICO


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Telas deslocadas, subjetividades partidas
Descrição: Trata-se de um projeto que tem como ponto de partida o estudo e desenvolvimento de poéticas que tem relação com as mídias digitais, suas formas e conteúdos, temas e conceitos envolvidos, possibilidades de interatividade, as análises que envolvem estes produtos, porque e como as pessoas lidam com estes tipos de instalações que estarão sendo apresentadas em espaços públicos. A história que envolve este tipo de arte, as tecnologias utilizadas e suas consequências nos modos de recepção, serão os focos destes estudos. Para tanto, formamos um grupo de artistas/professores/alunos, que pretendem fazer deste projeto, um centro de reflexão e produção acadêmica, em que as universidades demonstram ser o lugar ideal para este tipo de investigação, aliando ciência e tecnologia ao campo das artes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
NATLA - Núcleo de Arte e Tecnologia Latino Americano
Descrição: O grupo pretende não só pesquisar mas lidar com mídias novas e antigas, combinando o pré-cinema e o pós cinema, o cinema e a instalação, a performance e experimentos técnico-sinestésicos. Investigar essas relações e estudar as experimentações que o espectador faz com seu corpo sob o encantamento das imagens em movimento e a possibilidade de interagir, de produzir imagens, seja de forma muito ativa ou de forma mental apenas. Propor e viabilizar, no âmbito da Universidade e do entorno desta, o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, investigativos e de estruturas artísticas que propiciem essas experimentações e suas recepções..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Virginia Osorio Flores - Coordenador / Kira Pereira - Integrante / Eduardo Dias Fonseca - Integrante / Fernando Mesquita de Faria - Integrante / Gabriela Canale Miola - Integrante / Taixaná Xavier Pereira Huhold - Integrante / Pablo Souza de Villavicencio - Integrante / Fabio Allan Ramalho - Integrante.
2015 - Atual
ESTUDOS DO SOM PRODUZIDOS NA AMÉRICA LATINA, O PERFIL DA PESQUISA SOBRE O SOM CINEMA TOGRÁFICO
Descrição: A pesquisa sobre os Estudos do Som (sound studies) e suas tendências temáticas na América Latina, é uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que pretende mapear o que vem sendo produzido pela comunidade acadêmica, e não acadêmica, no âmbito do som cinematográfico como livros, por exemplo, até o ano de 2015 e divulgar estes resultados com o objetivo de servir de consulta sobre o tema e aproximar as comunidades acadêmicas. Estudos do Som é um campo de pesquisa que tem o som como objeto de investigação central. Portanto, é uma esfera bastante abrangente, que considera os escritos nos âmbitos das composições sonoras e da música, dos audiovisuais em geral (cinema, instalações com áudio e vídeo, cinema expandido, etc.), etnomusicologia, e tantos outros. São numerosos os Estudos do Som Cinematográfico encontrados em países da Europa e nos Estados Unidos. Além de numerosos, estes estudos são muito bem divulgados, fazendo parecer que os países do hemisfério Norte são os únicos a produzirem textos e pesquisas neste campo. No entanto, o Brasil tem uma produção acadêmica na área do som cinematográfico bastante relevante, desde a década dos anos 1990, assim como a Argentina e o México, que é por onde pretendemos iniciar nosso trabalho. Queremos com esta pesquisa conhecer o que se produz nesse âmbito em nosso continente, divulgar, assim como, incentivar a publicação de livros com autores latino-americanos sobre o som. A pesquisa dará atenção aos livros já publicados sobre o assunto, aos artigos acadêmicos, aos trabalhos de Conclusão de Curso, às teses e às dissertações apresentadas. Contaremos com o apoio de uma rede de Universidades Latino-Americanas, começando pela Feisal - Federación de las Escuelas de Imagen Y el Sonido de América Latina, da qual a UNILA faz parte, e pesquisadores interessados. Nossa pesquisa também visa discriminar as diversas áreas existentes dentro desse campo maior dos Estudos do Som Cinematográfico e divulgar os resultados obtidos, sem no entanto priorizar uma ou outra área..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Virginia Osorio Flores - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Formação para professores de arte: CINEMA NA ESCOLA
Descrição: O projeto fornece e instrumentaliza problematiza o uso do cinema para professores de arte da rede pública do ensino médio e fundamental de 16 municípios do Paraná..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Virginia Osorio Flores - Coordenador / Francieli Rebelatto - Integrante / Kira Pereira - Integrante / Taina Xavier - Integrante / Bernardo Teodorico - Integrante / Eduardo Dias - Integrante.
2015 - 2015
DANDO VOZ A FILMES MUDOS
Descrição: Projeto realizado em parceria com o Curso de Música da Unila. Constou da escolha de um filme mudo e os alunos de Escola Estadual deveriam compor a trilho sonora do filme, fazendo os sons presencialmente em sincronismo com a imagem, desde sons ambientes, até músicas, tuddo feito com suas vozes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Virginia Osorio Flores - Coordenador / Ane Marize do Lago Mendoza - Integrante / Pedro Germano - Integrante / Darlan Weiss - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: IMAGOFAGIA ISSN 1852-9550


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA IMAGOFAGIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Estudos do Som.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Estética da Recepção.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Montagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Linguagem Cinematografica.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Personalidade Sonora, Festival Cine Música.
2011
Menção Honrosa pelo média metragem NA TRILHA DO BONDE, Cinesul.
2009
Melhor Som com o curta DOIS MUNDOS de Tereza Jessourum, Festival de Cinema de Brasília.
2009
Melhor Trilha Sonora com o média NA TRILHA DO BONDE de Virginia Flores, Rodolfo Caesar e Alexandre Fenerich, Recine - 8a edição.
2008
Melhor Edição de Som com o longa CLEÓPATRA de Júlio Bressane, Cine Música.
2004
Bolsa Vitae de Artes com a pesquisa A ESCUTA FÍLMICA, Vitae.
1997
Candango Melhor Montagem com o longa MIRAMAR de Júlio Bressane, 30 Festival de Cinema de Brasília.
1996
Candango Melhor Montagem com o longa PEQUENO DICIONÁRIO AMOROSO de Sandra Weneck, 29 Festival de Cinema de Brasília.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:3
Total de citações:5
Virginia Flôres, Virginia Osorio Flôres, Virginia O. Flôres  Data: 28/04/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FLÔRES, Virginia Osorio2016FLÔRES, Virginia Osorio. Ecos de um mundo em formação: o som em Miramar (de Júlio Bressane). Imagofagia, v. 13, p. 1/26, 2016.

2.
FLÔRES, VIRGINIA OSORIO2015FLÔRES, VIRGINIA OSORIO. Identidade e alteridade no cinema: espaços significantes na poética sonora contemporânea. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 42, p. 232-253, 2015.

3.
FLÔRES, Virginia Osorio;FLÔRES, VIRGINIA OSORIO2013FLÔRES, Virginia Osorio; BRESSANE, Julio . Vestígios de um encontro com Júlio Bressane - por uma dramaturgia do som. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, v. III, p. 1-12, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FLÔRES, Virginia Osorio. O cinema, uma arte sonora. 1ª. ed. São Paulo: Annablume, 2013. v. 1. 176p .

2.
MORAIS, F. ; MIRANDA, S. R. ; VIEIRA, J. L. ; FLÔRES, Virginia Osorio ; CAPELLER, I. ; PACE, A. ; BALTAR, M. . O som no cinema. 1. ed. Rio de Janeiro: Tela Brasilis, 2008. v. 1. 189p .

Capítulos de livros publicados
1.
FLÔRES, Virginia Osorio. Impressões sobre o som e o cinema brasileiro. In: Jo Serfaty; Guilherme Farkas;. (Org.). Sonoridade Cinema. 1ªed.Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2015, v. 1, p. 122-127.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FLÔRES, Virginia Osorio. JÚLIO BRESSANE: Poesia Cinematográfica e canção popular. In: VI CONGRESO AsAECA Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual, 2018, Santa Fé. Intensidades Políticas en el cine y los estudios audiovisuales latinoamericanos, 2018.

2.
FLÔRES, Virginia Osorio. São Jerônimo: sobrevivência através do trânsito criativo da tradução. In: AVANCA 2017 -Conferencia Internacional de Cinema, Arte, Tecnologia, Comunicação, 2017, Avanca. AVANCA | CINEMA 2017, 2017.

3.
FLÔRES, Virginia Osorio. A Escuta Fílmica: uma atitude estética. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da ANPPOM. São Paulo: UNESP, 2007. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FLÔRES, Virginia Osorio. A desconstrução do espaço naturalista: influências de Martel no som do cinema brasileiro. In: IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos, 2014, Foz Do Iguaçu. Cinema na América Latina: hibridismos, fronteiras,e aspectos socio-culturais na produção audiovisual latino-americana, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
FLÔRES, Virginia Osorio. Júlio Bressane: poesia cinematográfica e canção popular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FLÔRES, Virginia Osorio. Espaços significantes: influências de Lucrécia Martel no som do cinema brasileiro contemporâneo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FLÔRES, Virginia Osorio. Ambigüidade e Imagem sonora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FLÔRES, Virginia Osorio. O Som no Espaço Cinematográfico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FLÔRES, Virginia Osorio. A Escuta Fílmica: uma atitude estética. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FLÔRES, Virginia Osorio. Mundialização no Cinema da Retomada. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FLÔRES, Virginia Osorio. Comissão de pareceristas do e-book 'Representação e Relações de Gênero no Cinema'. 2018.

2.
FLÔRES, Virginia Osorio. Parecer sobre livro, para a Editora UFRP no ano de 2018. 2018.

3.
FLÔRES, Virginia Osorio. Parecerista ad-hoc de projetos submetidos à Coordenadoria dos Programas de IC da UFSCar. 2018.

4.
FLÔRES, Virginia Osorio. Revista Imagofagia ISSN 1852 ? 9550. 2017.

5.
FLÔRES, Virginia Osorio. Parecerista no XXI Congresso da ANPPOM. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SIOVOLELLA, A. ; FLÔRES, Virginia Osorio ; MORAIS, F. . O universo sonoro no Faroeste Spagheti. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
VIEIRA, J. L. ; SANTEIRO, Gilberto ; FLÔRES, Virginia Osorio . Encontro com o cinema brasileiro. 2000. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FLÔRES, Virginia Osorio. Montagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FLÔRES, Virginia Osorio. Montagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FLÔRES, Virginia Osorio. Introdução ao Som. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FLÔRES, Virginia Osorio. Estética da Montagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
FLÔRES, Virginia Osorio. Estética da Montagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FLÔRES, Virginia Osorio. Estética da Montagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FLÔRES, Virginia Osorio. Teoria da Montagem. 2008. .

8.
FLÔRES, Virginia Osorio. Introdução à montagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
OLIVEIRA, Xavier de ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Homem que sabia Javanês. 2003. Audiovisual.

2.
JABOR, Arnaldo ; FLÔRES, Virginia Osorio . Carnaval 90. 1990. Audiovisual.

Artes Visuais
1.
GUIMARAES, T. ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Ensaio - colaboração na montagem. 2018. Filme.

2.
FLÔRES, Virginia Osorio; TOLEDO, R. . As Mil Mulheres - desenho de som. 2018. Filme.

3.
MEIRA, F. ; FLÔRES, Virginia Osorio . AS DUAS IRENES (LONGA - montagem de imagem). 2016. Filme.

4.
FLÔRES, Virginia Osorio; PAULA, Betse de . Murilight (edição de imagem). 2016. Vídeo.

5.
FLÔRES, Virginia Osorio; Cavi Borges . Filme Francês (Longa - Desenho e edição de som). 2014. Filme.

6.
PAULA, Betse de ; FLÔRES, Virginia Osorio . Revelando Sebastião Salagado. 2014. Filme.

7.
DURAN, Jorge ; FLÔRES, Virginia Osorio ; MARCIER, L. ; DURAN, G. . Romance policial (longa - desenho de som). 2013. Filme.

8.
FLÔRES, Virginia Osorio; BARBIERI, R. . Dossiê Araraquara (longa edição de som). 2013. Filme.

9.
FLÔRES, Virginia Osorio; LINDBERG, B. ; CORREA, L. . Árvore Grande (média - edição de som). 2013. Vídeo.

10.
SILVA, Alvarina Souza ; FLÔRES, Virginia Osorio . Cartas de Amor são ridículas (longa - montagem de imagem). 2013. Filme.

11.
REIS, V. ; FLÔRES, Virginia Osorio . Noite de Reis (longa - desenho de som). 2012. Filme.

12.
PAULA, Betse de ; FLÔRES, Virginia Osorio . Vendo ou Alugo (longa - desenho de som - produtora associada). 2012. Filme.

13.
BRAGANÇA, F. ; MELIANDE, M. ; FLÔRES, Virginia Osorio . A Alegria (longa - desenho de som). 2010. Filme.

14.
FEITAL, Scheila ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Caso Morel (longa - desenho de som). 2009. Filme.

15.
FLÔRES, Virginia Osorio; CAESAR, Rodolfo ; FENERICH, A. . Na Trilha do Bonde (meedia metragem - direção, edição). 2009. Filme.

16.
DURAN, Jorge ; FLÔRES, Virginia Osorio . Não se Pode Viver sem Amor (longa - edição de som). 2009. Filme.

17.
JESSOURUM, Thereza ; FLÔRES, Virginia Osorio . Dois Mundos (curta - desenho de som e edição). 2009. Filme.

18.
BRESSANE, Julio ; FLÔRES, Virginia Osorio . A Erva do Rato (longa - desenho de som). 2008. Filme.

19.
LUSTOSA, H. ; FLÔRES, Virginia Osorio . Lygia de Pele a Pele (curta - edição de imagem e som). 2008. Filme.

20.
Góes, Moacyr ; FLÔRES, Virginia Osorio . Ojuara, O Homem que Enfrentou o Diabo (longa - edição de som). 2007. Filme.

21.
SALES, Murilo ; FLÔRES, Virginia Osorio . Nome Próprio (longa - desenho de som). 2007. Filme.

22.
CURSINO, A. ; FLÔRES, Virginia Osorio . Estado de Seca (curta - edição de imagem e som). 2007. Filme.

23.
BRESSANE, Julio ; FLÔRES, Virginia Osorio . Cleópatra (longa - edição de som). 2006. Filme.

24.
SANTIAGO, Marcelo ; FLÔRES, Virginia Osorio . Sonhos e Desejos (longa - montagem e edição de som). 2005. Filme.

25.
FERREIRA, Lirio ; FLÔRES, Virginia Osorio . Árido Movie (longa - desenho de som). 2005. Filme.

26.
DURAN, Jorge ; DURAN, P. ; FLÔRES, Virginia Osorio ; DURAN, G. . Proibido Proibir (longa - supervisão de edição de som). 2005. Filme.

27.
FONTOURA, Antonio Carlos da ; FLÔRES, Virginia Osorio . No Meio da Rua (longa - desenho de som). 2004. Filme.

28.
BEZERRA, Gisela ; FLÔRES, Virginia Osorio . Tempo de Ira (curta - edição de som). 2003. Filme.

29.
THIAGO, Paulo ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Vestido (longa - desenho de som). 2003. Filme.

30.
BARBOSA, Haroldo Marinho ; FLÔRES, Virginia Osorio . Centro do Rio (vídeo longa- edição de som). 2003. Vídeo.

31.
WILIAM, Noa e ; FLÔRES, Virginia Osorio . Seu Teodoro (curta - edição de som e de imagem). 2003. Filme.

32.
SENNA, Conceicao ; FLÔRES, Virginia Osorio . Brilhante (longa - edição de som). 2003. Filme.

33.
OLIVEIRA, Domingos de ; FLÔRES, Virginia Osorio . Separações (longa - edição de som). 2002. Filme.

34.
BRESSANE, Julio ; FLÔRES, Virginia Osorio . Filme de Amor (longa - edição de imagem e som). 2002. Filme.

35.
RAMOS, Maria Augusta ; FLÔRES, Virginia Osorio ; COLIER, J. . Justiça (longa - edição de imagem). 2002. Filme.

36.
BEZERRA, Gisela ; FLÔRES, Virginia Osorio . Célia e Rosita (curta - montagem e edição de som). 2001. Filme.

37.
BRESSANE, Julio ; FLÔRES, Virginia Osorio . Dias de Nietzsche em Turim (longa - edição de imagem e som). 2001. Filme.

38.
FEROLA, Ludmila ; FLÔRES, Virginia Osorio . Anésia, um voo no tempo (longa - edição de som). 2000. Filme.

39.
JOFFILY, Jose ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Chamado de Deus (longa - edição de som). 2000. Filme.

40.
PAULA, Betse de ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Casamento de Louise (longa - edição de som). 2000. Filme.

41.
VIANA, Zelito ; ESCOREL, Eduardo ; FLÔRES, Virginia Osorio . Villa Lobos (longa - edição de som). 1999. Filme.

42.
SANTIAGO, Marcelo ; FLÔRES, Virginia Osorio . Os Filhos de Nelson (curta - edição de imagem e som). 1999. Filme.

43.
BRESSANE, Julio ; FLÔRES, Virginia Osorio . Sao Jerônimo (longa - montagem de imagem e som). 1998. Filme.

44.
CAMURATI, Carla ; FLÔRES, Virginia Osorio . La Serva Padrona (longa - edição de som). 1998. Filme.

45.
MACDOWEL, Claudio ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Toque do Oboé (longa - edição de som). 1998. Filme.

46.
MEIRELLES, F. ; PINTO, F. ; FLÔRES, Virginia Osorio . Menino Maluquinho II a aventura (longa - edição de som). 1998. Filme.

47.
COUTINHO, Eduardo ; FLÔRES, Virginia Osorio . Santo Forte (longa - edição de som). 1998. Filme.

48.
FONTOURA, Antonio Carlos da ; FLÔRES, Virginia Osorio . Uma Aventura do Zico (longa - montagem de imagem). 1998. Filme.

49.
BRESSANE, Julio ; FLÔRES, Virginia Osorio . Miramar (longa - montagem de imagem e som). 1997. Filme.

50.
BARRETO, Fabio ; FLÔRES, Virginia Osorio . Bela Donna (longa- montagem de imagem). 1997. Filme.

51.
DIEGUES, Carlos ; FLÔRES, Virginia Osorio . Tieta do Agreste (longa - edição de som). 1996. Filme.

52.
CALDAS, P. ; FERREIRA, Lirio ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Baile Perfumado (longa - Edição de som). 1996. Filme.

53.
WERNECK, Sandra ; FLÔRES, Virginia Osorio . Pequeno Dicionário Amoroso (longa - montagem de imagem e som). 1995. Filme.

54.
PAULA, Betse de ; FLÔRES, Virginia Osorio . Urbana (curta - edição de imagem e som). 1995. Filme.

55.
CAMURATI, Carla ; MIGLIORIN, Cezar ; FLÔRES, Virginia Osorio . Carlota Joaquina (longa - edição de som). 1994. Filme.

56.
RATON, Helvecio ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Menino Maluquinho (longa - edição de som). 1994. Filme.

57.
WERNECK, Sandra ; FLÔRES, Virginia Osorio . Comunhão (curta - montagem de imagem e som). 1994. Filme.

58.
MAGALHÃES, Ana Maria ; FLÔRES, Virginia Osorio . Erotic - Chamada final (média - edição de som). 1993. Filme.

59.
MORAES, Suzana de ; TAVARES, Mair ; FLÔRES, Virginia Osorio . Mil e Uma (longa - edição de som). 1993. Filme.

60.
PAULA, Betse de ; FLÔRES, Virginia Osorio . Canal Zen (programa piloto - montagem e som). 1991. Vídeo.

61.
CARVANA, Hugo ; ALVES, A. ; FLÔRES, Virginia Osorio . Amor Vagabundo (longa - edição de som). 1991. Filme.

62.
OLIVEIRA, Xavier de ; FLÔRES, Virginia Osorio . Manganês 90 (longa - montagem de imagem e som). 1990. Outra.

63.
VIANA, Zelito ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Brasil em 30 Minutos (vídeo - Montagem de imagem e som). 1990. Vídeo.

64.
SANTOS, Nelson Pereira dos ; FLÔRES, Virginia Osorio . Compania Vale do Rio Doce 90 (longa - edição de som). 1990. Outra.

65.
COUTINHO, Eduardo ; SANTEIRO, Gilberto ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Fio da Memória (longa - vídeo - edição de som). 1990. Filme.

66.
TAMBELINE, Flavio ; FLÔRES, Virginia Osorio . Paraty, mistérios (longa - edição de imagem e som). 1989. Filme.

67.
MORAN, Patricia ; FLÔRES, Virginia Osorio . Ócio (curta - edição de imagem e som). 1989. Filme.

68.
AVANCINI, Walter ; FLÔRES, Virginia Osorio . Boca de Ouro (longa - edição de som). 1989. Filme.

69.
BOARD, N. F. ; FLÔRES, Virginia Osorio . La Complainte des Lebel (curta - edição de som). 1989. Filme.

70.
BOARD, N. F. ; FLÔRES, Virginia Osorio . Le Cirque du Soleil (longa - edição de som). 1989. Filme.

71.
BOARD, N. F. ; FLÔRES, Virginia Osorio . Les Enfant Face à La Mort (longa - edição de som). 1989. Filme.

72.
ESCOREL, Eduardo ; FLÔRES, Virginia Osorio . A Colonia Dourada (média - montagem e som). 1989. Filme.

73.
ABRANCHES, Aluizio ; FLÔRES, Virginia Osorio . A Porta Aberta (curta - edição de imagem e som). 1988. Filme.

74.
VENANCIO, Nirton ; FLÔRES, Virginia Osorio . Um Cotidiano Perdido no Tempo (curta - edição de imagem e som). 1988. Filme.

75.
SILVA, Alvarina Souza ; FLÔRES, Virginia Osorio . Retratos Rasgados (curta - montagem de imagem e som). 1988. Filme.

76.
SILVA, Alvarina Souza ; FLÔRES, Virginia Osorio . Alice na Cidade Maravilhosa (curta - montagem de imagem e som). 1987. Filme.

77.
BARRETO, Fabio ; FLÔRES, Virginia Osorio . Luzia Homem (longa - edição de som). 1987. Filme.

78.
BORGNETI, Mario ; FLÔRES, Virginia Osorio . KPD 08, Fronteiras de Sangue (longa - edição de som). 1987. Filme.

79.
DIEGUES, Carlos ; SANTEIRO, Gilberto ; FLÔRES, Virginia Osorio . Um Trem Para as Estrelas (longa - assistência de montagem). 1986. Filme.

80.
LIMA JUNIOR, Walter ; FLÔRES, Virginia Osorio . Ele, O Boto (longa - edição de som). 1986. Filme.

81.
TAMBELINE, Flavio ; FLÔRES, Virginia Osorio . Tim Maia (curta - montagem de imagem e som). 1986. Filme.

82.
VELOSO, Caetano ; TAVARES, Mair ; FLÔRES, Virginia Osorio . Cinema Falado (longa - edição de som). 1986. Filme.

83.
BARBOSA, Haroldo Marinho ; SANTEIRO, Gilberto ; FLÔRES, Virginia Osorio . Baixo Gávea (longa - edição de som). 1986. Filme.

84.
DURAN, Jorge ; PARIS, Dominique ; FLÔRES, Virginia Osorio . A Cor do Seu Destino (longa - edição de som). 1986. Filme.

85.
GUERRA, Ruy ; FLÔRES, Virginia Osorio . Ópera do Malandro (longa edição de dublagem). 1986. Filme.

86.
ESCOREL FILHO, Lauro ; FLÔRES, Virginia Osorio . Sonho Sem Fim (longa - edição de som). 1985. Filme.

87.
CARDOSO, Ivam ; SANTEIRO, Gilberto ; FLÔRES, Virginia Osorio . As Sete Vampiras (longa - assistência de montagem). 1985. Filme.

88.
VIANA, Zelito ; SANTEIRO, Gilberto ; FLÔRES, Virginia Osorio . Avaeté, a semente da vingança (longa - ass. montagem e edição de som). 1985. Filme.

89.
BARRETO, Fabio ; TAVARES, Mair ; FLÔRES, Virginia Osorio ; MIGLIORIN, Cezar . O Quatrilho (longa - edição de som). 1985. Filme.

90.
JABOR, Arnaldo ; TAVARES, Mair ; FLÔRES, Virginia Osorio . Eu Sei Que Vou Te Amar (longa - continuidade, asst montagem e edição de som). 1984. Filme.

91.
LOUREIRO, Gilberto ; CURY, Marco Antonio ; FLÔRES, Virginia Osorio . Noite (longa - assit de montagem e de edição de som). 1984. Filme.

92.
THIAGO, Paulo ; FLÔRES, Virginia Osorio . Águia na Cabeca (longa - continuidade). 1983. Filme.

93.
ESCOREL, Eduardo ; SANTEIRO, Gilberto ; PARIS, Dominique ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Cavalinho Azul (longa - assistência de montagem). 1983. Filme.

94.
SALES, Murilo ; FLÔRES, Virginia Osorio . Nunca Fomos Tão Felizes (longa - assistência de direção). 1982. Filme.

95.
CALMON, Antonio ; FREIRE, Vera ; FLÔRES, Virginia Osorio . Garota Dourada (longa - assistência de montagem). 1981. Filme.

96.
ALTBERG, Marcos ; FLÔRES, Virginia Osorio . Prova de Fogo (longa - continuidade). 1980. Filme.

97.
BARRETO, Bruno ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Beijo no Asfalto (longa - continuidade). 1980. Filme.

98.
GRACA, Alberto ; FLÔRES, Virginia Osorio . Memórias do Medo (longa - assistência de produção). 1979. Filme.

99.
RAMALHO JUNIOR, Francisco ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Cortiço (longa - continuidade). 1977. Filme.

100.
BALOGUM, Ola ; FLÔRES, Virginia Osorio . A Deusa Negra (longa - continuidade). 1977. Filme.

101.
TANKO, J B ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Trapalhão no PLanalto dos Macacos (longa - continuidade e ass.direção). 1976. Filme.

102.
OLIVEIRA, Xavier de ; FLÔRES, Virginia Osorio . O Vampiro de Copacabana (longa - continuidade). 1975. Filme.

103.
TANKO, J B ; FLÔRES, Virginia Osorio . Simbad, o Marujo Trapalhao (longa - continuidade e ass. direção). 1975. Filme.

104.
FLÔRES, Virginia Osorio; OLIVEIRA, Xavier de . Os Trambiqueiros (longa - continuidade). 1975. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PAULA, Betse de ; FLÔRES, Virginia Osorio . Retratos Brasileiros - Mariza Leão. 2010.

2.
PAULA, Betse de ; FLÔRES, Virginia Osorio . Retratos Brasileiros - Helena Solberg. 2009.

3.
FENERICH, A. ; FLÔRES, Virginia Osorio . Anedótica. 2004.

Demais trabalhos
1.
RAMIL, K. ; FLÔRES, Virginia Osorio . Manchas. 2004 (Vídeo - Imagem para uma música) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FLÔRES, Virginia Osorio; MORAIS, F.; MIRANDA, S. R.. Participação em banca de João Henrique Telarolli Terezani. A Configuração narrativa do silêncio em A erva do Rato e Cleópatra de Julio Bressane. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
MIRANDA, S. R.; PAIVA, S. J. H.; FLÔRES, Virginia Osorio. Participação em banca de Henrique Tellaroli Terezani. A Configuração narrativa do silêncio nos filmes Cleópatra e A Erva do Rato. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Fonseca, E.D.; DAVILA, I. V.; FLÔRES, Virginia Osorio. Participação em banca de MARIA EDUARDA MATOS.A gambiarra como uma alternativa para a direção de arte no cinema universitário.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
FARIA, F. M.; VILLAVICENCIO, P.; FLÔRES, Virginia Osorio. Participação em banca de SILVIA MERCEDES ANAYA BUELVAS.El Performance y el cine: un dialogo sin fronteras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
PEREIRA, K.; LOPEZ, B.; FLÔRES, Virginia Osorio. Participação em banca de ISABELA BORGES GILES FERRER.Transgredir para expressar: uma análise da linguagem experimental em As Pequenas Margaridas.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
PEREIRA, K.; Fonseca, E.D.; FLÔRES, Virginia Osorio. Participação em banca de BRENDA DOS SANTOS LELIS.Os impactos da trilha sonora original da série Moonlight drawn by clouds em sua narrativa audiovisual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
PEREIRA, K.; FER, E. M.; PARO, I. C.; FLÔRES, Virginia Osorio. Participação em banca de LUIZ GUSTAVO BRASILEIRO PEIXOTO DE MORAES.Entre pontas: a relação narrativa entre o roteiro e o som na construção audiovisual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
Fonseca, E.D.; RAMALHO, F. A.; FLÔRES, Virginia Osorio. Participação em banca de IVICH BARRETT QUEIROLO.Formação audiovisual e produção de subjetividade: aproximações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
DAVILA, I. V.; FLÔRES, Virginia Osorio; Fonseca, E.D.. Participação em banca de LUIS DAVID D'AMICO MOLINA.Un golpe midiático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

8.
FER, E. M.; Fonseca, E.D.; FLÔRES, Virginia Osorio. Participação em banca de Laura Camila Hernandez Cely e Adriana Elizabeth Quintana.Sonitus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

9.
REBELATTO, F.; LOPEZ, B.; FLÔRES, Virginia Osorio. Participação em banca de Carlos Fernando Cezare.Walter Carvalho e o olhar do fotógrafo impresso no filme. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

10.
PEREIRA, K.; FLÔRES, Virginia Osorio; ALMENDRA FILHO, D.. Participação em banca de Sheyla Isabella Montoni.Descrevendo a magia: a construção narrativa de audiodescrições a partir de Harry Porter e a pedra filosofal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

11.
SOUZA, B. T.; FLÔRES, Virginia Osorio; XAVIER, T.. Participação em banca de Jessica Alejandra Fernández, Ana Carolina Gava Muller.Tejiendo el tiempo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

12.
ALMENDRA FILHO, D.; FLÔRES, Virginia Osorio. Participação em banca de Lucas Henrique de Souza.De malandro a bandido: a metamorfose do outro urbano no cinema brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

13.
MORAIS, F.; FLÔRES, Virginia Osorio. Participação em banca de Jesse Marmo de Moraes.Edição de Som: o encontro da tecnologia, da técnica e da estética. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FLÔRES, Virginia Osorio; RAMALHO, F. A. M.. Arte e Tecnologia. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
FLÔRES, Virginia Osorio; CORDEIRO, I. R. D. S.; ZYLBERMAN, L. A.. Roteiro Cinematográfico e Audiovisual. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
PRADO, G. S.; DEBS, V. F.; REWALD, R. A.; LINS, C. L.; FLÔRES, Virginia Osorio. Montagem e Edição Audiovisual. 2014. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Acadêmica Interdisciplinar CILADA.Na Trilha do Bonde (filme seguido de debate). 2017. (Outra).

2.
XIII FORCINE - Fórum Brasileiro de ensino de cinema e Audiovisual.Participação em mesa A gestão tecnológica das escolas de cinema e audiovisual. 2017. (Encontro).

3.
IV Seminário de Extensão Universtária SEUNI.Dando Voz a Filmes Mudos. 2016. (Seminário).

4.
XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema. Ambigüidade e Imagem sonora. 2011. (Congresso).

5.
XXI Congresso da ANPPOM. Música e Interfaces. 2011. (Congresso).

6.
Faroeste Spaghetti - Bangue-bangue à italiana.O universo sonoro no Faroeste Spaghetti. 2010. (Outra).

7.
Festival Mimo de Cinema.Som no Cinema - Edição de som. 2010. (Seminário).

8.
O Som no Cinema.O Som no Cinema Brasileiro Contemporâneo. 2008. (Seminário).

9.
XII Encontro Internacional da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). O som no espaço cinematográfico. 2008. (Congresso).

10.
XVII Congresso da ANPPOM. A Escuta Fílmica: uma atitude estética. 2007. (Congresso).

11.
Soundscape o Som no cinema.Encontro com profissionais da área de som no cinema. 2005. (Encontro).

12.
Cinema e Montagem.Mostra Cinema e Montagem - 14 filmes selecionados e comentados no Centro Cultural Banco do Brasil. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DAVILA, I. V. ; AGUIAR, C. A. ; RAMALHO, F. A. ; Fonseca, E.D. ; FLÔRES, Virginia Osorio ; XAVIER, T. . III Colóquio de Cinema e História. 2018. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Elinaldo Teixeira. O uso da montagem no documentário pernambucano contemporâneo. Início: 2014. Tese (Doutorado em MULTIMEIOS) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Darlan Weiss. Montagem alternada e montagem paralela. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Gustavo Ferraz de Oliveira. THX: versões analógica e digital de efeitos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

3.
Laura Muniz. Video clipe e montagem vertical. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

4.
Rebeca Ribeiro Gomes. Memória popular e formação de arquivo a partir do VHS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

5.
Jefferson Leite Vilela. A continuidade nos cursos de Audiovisual. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

6.
Ana Carolina Gava Muller. A mulher sem cabeça: o som no cinema de L. Martel. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

7.
Adriana Elizabeth Quintana. Cultura Sorda. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JEFFERSON LEITE VILELA. Da script-girl ao profissional continuísta: o lugar da continuidade nos cursos de cinema e audiovisual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

2.
SHELLOT PUBIEN,. HAITI AUDIOVISUAL:UM PATRIMÔNIO A SALVAR URGENTEMENTE.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

3.
LAURA SILVA MUNIZ. O videoclipe e a sincronização dos sentidos.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

4.
GUSTAVO FERRAZ DE OLIVEIRA. THX 1138 E AS IMAGENS GERADAS POR COMPUTADOR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

5.
ADRIANA ELIZABETH QUINTANA. Acessibilidad e inclusión: El audiovisual por y para personas sordas y hipoacusicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

6.
DARLAN WEISS. Montagem Alternada, Paralela ou Crosscutting. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

7.
Ana Gava Muller. LA CONSTRUCCIÓN DEL UNIVERSO SONORO EN ?LA MUJER SIN CABEZA? (2008), DE LUCRECIA MARTEL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

8.
Libia Alejandra Castañeda Lopez. Esbozos del recuerdo: cartografias de la memoria a traves de la serie animada Cuentos de Viejos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

9.
Cynthia Norma Consuelo Quitoran Retamozo. Pequeñas historias cuentan grandes realidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

10.
Atilon Lima Cerqueira. Vídeo Dança: performance e coreografia para a câmera. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

11.
Julie Andrea Lemos Bohorquez. MATICES ESTÉTICAS SONORAS DEL DIRECTOR PEPE SANCHEZ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

12.
João Paulo Pugin. Uplay: banco de conteúdos audiovisuais da UNILA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

13.
Lilian Moreira de Alcântara, Camila Larroca Ferrari, Atilon. Putta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

Orientações de outra natureza
1.
Anne Maryze do Lago Mendoza. Dando voz a filmes mudos. 2015. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.

2.
Sheyla Isabella Montoni. Monitoria. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Virginia Osorio Flores.



Outras informações relevantes


Em 1975 foi contratada pela J. B. Tanko filmes como assistente de direção (1975) onde realiza trabalhos de pré-produção, produção, e distribuição dos filmes dessa produtora, o que considero minha grande escola de cinema.
Em 2000, como professora substituta na UFF, organiza mostra-curso sobre montagem no CCBB. 
Foi selecionada em 2007 pelo programa da PETROBRAS CULTURAL para dirigir o média metragem NA TRILHA DO BONDE, um vídeo poético que parte de imagens dos bondes do Rio na década de 40 e fala de imagens e sons de uma cidade que se perderam com o tempo.
Participa da Mostra-Curso na Caixa Economica Cultural "O Som no Cinema" (2008) com palestras no Rio e em São Paulo e texto para o catálogo. 
De 2011 a 2012 participa como Produtora Delegada no filme VENDO OU ALUGO, realizando todo o processo de colocação do longa em editais de financiamento e agilizando a produção do filme.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:02:55