Simone Carvalho do Prado dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2134180985808577
  • Última atualização do currículo em 10/11/2017


Mestre em Letras pelo Programa Linguagem, Identidade e Subjetividade - UEPG. Possui Pós Graduação Lato Sensu Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Prática pelo ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação e Graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua na Educação Básica/Português - SEED/PR e no Ensino Superior - Faculdade Santana. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Carvalho do Prado dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, S. C. P.

Endereço


Endereço Profissional
Instituição de Ensino Superior Sant'Ana, IESSA.
Rua Senador Pinheiro Machado, 189
Centro
84010310 - Ponta Grossa, PR - Brasil
Telefone: (42) 32240301
URL da Homepage: http://www.iessa.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: "Aqui eles são muito desconfiados": Letramento, Identidade e Educação do Campo,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Aparecida de Jesus Ferreira.
Palavras-chave: Letramento; Identidade; Educação do Campo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em Língua Portuguesa-Teoria e Prática. (Carga Horária: 390h).
univale, UNIVALE, Brasil.
1998 - 2003
Graduação em Letras - Português.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Seminários Temáticos em Semântica e Pragmática. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua nas disciplinas: a.Texto e Discurso; b.Tópicos em Linguística Aplicada; c.Seminários Temáticos sobre a Realidade Escolar Brasileira; d.Semântica e Estilística; e.Morfossintaxe;


Secretaria do Estado da Educação - Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20


Instituição de Ensino Superior Sant'Ana, IESSA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10


Universidade Aberta do Brasil, UAB-UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Formadora
Outras informações
Atuou com a disciplina Linguística II.


Governo do Estado de Santa Catarina, GOVERNO/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Médio, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Representações de Gênero no Livro Didático de Língua Portuguesa
Descrição: O projeto inclui professores da graduação e da pós-graduação/mestrado, acadêmicos e alunos da pós-graduação. Consiste em analisar como o gênero social está representado em três coleções de livros didáticos aprovadas pelo PNLD, a partir de aspectos linguísticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Simone Carvalho do Prado dos Santos - Coordenador / Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
EMILIO, A. C. K. ; TORQUATO, C. P. ; SALEH, P. B. O. ; SANTOS, S. C. P. ; SANTOS, R. M. B. . Arquitetura da Redação. Arquitetura da Redação, Ponta Grossa, p. 22 - 26, 25 jul. 2013.

2.
SANTOS, S. C. P.. Texto abaixo da média. Arquitetura da Redação, http://cps.uepg.br/inicio/inde, p. 1 - 88.

3.
SANTOS, S. C. P.. Texto acima da média. Arquitetura da Redação, http://cps.uepg.br/inicio/inde, p. 1 - 88.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZANLUCHI, J.M. ; SANTOS, S. C. P. . Análise da Identidade Camponesa em Marcas Textuais. In: CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Linguagem, Identidade e Subjetividade no breve século XX. Ponta grossa: Editora UEPG, 2013. v. 1. p. 418-427.

2.
ZANLUCHI, J.M. ; SANTOS, S. C. P. . Análise da Identidade Camponesa em Marcas Textuais. In: CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Linguagem, Identidade e Subjetividade no breve século XX. Ponta grossa: Editora UEPG, 2013. v. 1. p. 418-427.

3.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Formação de Professores de Língua Portuguesa e Identidades Sociais no MST. In: 3º Congresso Internacional de Educação/Educação:Saberes para o século XXI, 2011, Ponta Grossa. Educação: Saberes para o século XXI, 2011.

4.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Identidades Sociais e Linguagem: Representações no Livro Didático. In: III Semana Acadêmica de Letras, 2011, Curitiba. III Semana Acadêmica de Letras - UTFPR, 2011.

5.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Formação de Professores de Língua Portuguesa e identidades Sociais no MST. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino Americano/X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2011, Cascavel. I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano/XSeminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2011.

6.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Formação de Professores e Identidades Sociais no MST. In: IV Ciel - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2011, Ponta Grossa. IV Ciel - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2011.

7.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Práticas de Letramento e Identidades Sociais no MST. In: I Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2011, São Carlos. I Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, S. C. P.. Redações do PSS I - UEPG. In: Jornada Científica dos Campos Gerais, 2017, Ponta Grossa. Anais da Jornada Científica dos Campos Gerais. IESSA: IESSA, 2017. v. 1. p. 1.

2.
SANTOS, S. C. P.. Cadeias anafóricas e a neutralidade no texto jornalístico. In: Jornada Científica dos Campos gerais, 2016, Ponta Grossa. Anais da Jornada Científica dos Campos Gerais. IESSA: IESSA, 2016. v. 1. p. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Letramento, Identidade e Educação do Campo: Um estudo de caso em escola de assentamento rural no estado do Paraná. In: EPPELL - Encontro Paranaense de Estudantes de Pós-Graduação, 2012, Guarapuava. EPPELL - Encontro Paranaense de Estudantes de Pós-Graduação, 2012.

2.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E IDENTIDADES SOCIAIS NO MST. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO, 2011, MARINGÁ. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011.

3.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Identidades Sociais e Linguagem: Representações no Livro Didático. In: III Semana Acadêmica de Letras, 2011, Curitiba. III Semana Acadêmica de Letras - UTFPR, 2011.

4.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Formação de Professores de Língua Portuguesa e Identidades Sociais no MST. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino Americano/X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2011, Cascavel. X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2011.

5.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Formação de Professores e Identidades Sociais no MST. In: 3º Congresso Internacional de Educação/Educação:Saberes para o século XXI, 2011, Ponta Grossa. 3ºCongresso Internacional de Educação/Educação: Saberes para o Século XXI, 2011.

6.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Formação de Professores de Língua Portuguesa e Identidades Sociais no MST. In: IV Ciel - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2011, Ponta Grossa. IV Ciel - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2011.

7.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Práticas de Letramento e Identidades Sociais no MST. In: I Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2011, São Carlos. I Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, S. C. P.. SignWriting: escrita de sinais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, S. C. P.. Cultura surda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, S. C. P.. Está decretado! Libras é lei!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, S. C. P.. Mudo, mudinho, surdo-mudo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, S. C. P.. Respeite o meu direito! Minhas mãos falam!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, S. C. P.. Escola bilingue Geny Ribas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Letramento como Prática Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Letramento, Identidade e Educação do Campo: Um estudo de caso em escola de assentamento rural no estado do Paraná. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Formação de Professores de Língua Portuguesa e Identidades Sociais no MST. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Identidades Sociais e Linguagem - Representações no Livro Didático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Formação de Professores de Língua Portuguesa e Identidades Sociais no MST. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Práticas de Letramento e Identidades Sociais no MST. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Formação de Professores de Língua Portuguesa e Identidades Sociais no MST. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Formação de Professores e Identidades Sociais no MST. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANTOS, S. C. P.; FERREIRA, A. J. . Identidades Sociais e Linguagem: Representações no Livro Didático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SANTOS, S. C. P.. Argumentação e Redação - uma metodologia participativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
EMILIO, A. C. K. ; TORQUATO, C. P. ; SALEH, P. B. O. ; SANTOS, R. M. B. ; SANTOS, S. C. P. . Arquitetura da Redação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013 (Texto publicado em revista especializada).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, S. C. P.. Expressões idiomáticas I. 2017. .

2.
SANTOS, S. C. P.. Expressões Idiomáticas II. 2017. .

3.
SANTOS, S. C. P.. Formação de Professores de Língua Portuguesa: Letramento e Educação do Campo/Mulheres Camponesas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, S. L.; SANTOS, S. C. P.; ARAUJO, L.. Participação em banca de Sara Petla Silva.Análise do humor nas propagandas das havaianas na perspectiva das máximas conversacionais de Grice. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
TORQUATO, C. P.; SALEH, P. B. O.; SANTOS, S. C. P.. Participação em banca de Edna Clementino da Silva Furman.Letramentos acadêmicos e construções identitárias de estudantes universitários oriundos de EJA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
SANTOS, S. C. P.; SALEH, P. B. O.; MENDES, S. F.. Participação em banca de Tayane Freitas Machado.Alguns textos de Alexandre: como o letramento pode colaborar no movimento autoral em textos escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
SANTOS, S. C. P.; TORQUATO, C. P.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Paola Pereira."Me escreva, tô precisando de você": permissões contidas em cartas de apenados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

5.
SALEH, P. B. O.; TORQUATO, C. P.; SANTOS, S. C. P.. Participação em banca de Alyne de Fátima Ressetti.Análise dos discursos de alunos: sobre o preconceito em relação à homossexualidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

6.
SANTOS, S. L.; ARAUJO, L.; SANTOS, S. C. P.. Participação em banca de Eliandre Aparecida Boaventura da Silva.A linguagem não proibida na campanha publicitária da montadora FIAT: o palavrão na perspectiva pragmática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

7.
SALEH, P. B. O.; SANTOS, S. C. P.; SCHARDONG, R.. Participação em banca de Kátia Kolodisz Ackler.Análise de identidade de gênero em livros didáticos de língua portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

8.
RAUPP, E. S.; SANTOS, S. C. P.; BOSCARDIN, J.. Participação em banca de Camyla Aparecida de Mello.Análise de produções textuais dos alunos do 7º ano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

9.
ROMAN, E. C.; DUTRA, J. A. S.; SANTOS, S. C. P.. Participação em banca de Aline Pigatto.O uso da anáfora como elemento referencial e sua prática em texto jornalístico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

10.
SANTOS, S. C. P.; CRUZ, Eliane Travensoli Parise. Participação em banca de Jéssica Biuk de Toledo.O gênero crônica no ensino fundamental II: uma análise bakhtiniana dos procedimentos docentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

11.
SANTOS, S. C. P.; RETORTA, M.; FERREIRA, A. J.. Participação em banca de Raquel Vieira.Análise da Revista Nova Escola 2012 e inclusão: o síndrome de down é representado?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

12.
FERREIRA, A. J.; SANTOS, S. C. P.; FONTES, L. C. S.. Participação em banca de Fernanda Brigolla.Análise de Blog: gênero feminino em foco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

13.
RAUPP, E. S.; SANTOS, S. C. P.; SMANIOTTO, G. C.. Participação em banca de Célia Aparecida Scheiffer.Avaliação no contexto escolar: entre o real e o ideal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

14.
ALMEIDA, Paulo Rogério de; MARSON, I. C. V.; SANTOS, S. C. P.. Participação em banca de Charles dos Anjos.A importância do ensino da gramática normativa, entendida como uma das gramáticas constitutivas da análise linguística e como um dos meios para se chegar à elaboração de textos aceitos nos meios organizados da sociedade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

15.
ALMEIDA, Paulo Rogério de; LUCOF, Jandiana Mara; SANTOS, S. C. P.. Participação em banca de Cristiane Lacerda de Oliveira.O uso de termo "daí" na linguagem falada dos alunos de 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio do colégio X da cidade de Ponta Grossa - uma análise funcionalista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

16.
SANTOS, S. C. P.; ALMEIDA, Paulo Rogério de; GUILHERME, R. A. M.. Participação em banca de Fábio Kobinski.Identidade Profissional do professor de língua portuguesa: câmeras de monitoramento e espaço escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

17.
SANTOS, S. C. P.; SALEH, P. B. O.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Jaqueline Maria Zanluchi.Identidades (in)coerentes: um estudo sobre coerência textual no contexto do campo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

18.
STEYER, F. A.; SANTOS, S. C. P.; GUILHERME, R. A. M.. Participação em banca de Andrea Coutinho.Literatura de informação: o fantástico nas obras de Hans Staden, Jean de Lery e Andre Thevet. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

19.
SANTOS, S. C. P.; DUTRA, J. A. S.. Participação em banca de Priscila Aparecida Schipanski da Silva.A Importância do Professor Mediador de Leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

20.
SANTOS, S. C. P.; JAMOUSSI, T. A.. Participação em banca de Kellis Coelho Farias.Representação Negra em Livros Didáticos de Língua Inglesa utilizados na Graduação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

21.
SANTOS, S. C. P.; CORREA, D. A.. Participação em banca de Andrinelly Stacheski Fuchs Ribeiro.O Ensino de Gramática e os Gêneros Textuais no Processo de Letramento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

22.
SANTOS, S. C. P.; LUCOF, Jandiana Mara. Participação em banca de Viviane Aparecida Pereira.Gramática Normativa e Ensino: Um Olhar Atual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

23.
SANTOS, S. C. P.; CARREIRA, Marcos Barbosa. Participação em banca de Denise do Rocio Roloff.Indisciplina Escolar: Desafio na Sala de Aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

24.
SANTOS, S. C. P.; Freitas, Melissa Andres. Participação em banca de Letícia Cristina Santana.Literatura e o Ensino da Leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CELSUL - Ciclo de Estudos Linguísticos do Sul.O gênero social na prática de análise linguística. 2014. (Outra).

2.
CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. O gênero social na prática de análise linguística. 2014. (Congresso).

3.
CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos.O GÊNERO SOCIAL E O GÊNERO DISCURSIVO NA PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA. 2014. (Outra).

4.
CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem. ?AQUI ELES SÃO MUITO DESCONFIADOS": LETRAMENTOS, IDENTIDADES E EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2013. (Congresso).

5.
15 Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Letramento, Identidade e Educação do Campo: Um estudo de caso em escola de assentamento rural no estado do Paraná. 2012. (Congresso).

6.
CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Letramento, Identidade e Educação do Campo: Um estudo de caso em escola de assentamento rural no estado do Paraná. 2012. (Congresso).

7.
EPPELL - Encontro Paranaense de estudantes de Pós-Graduação.Letramento, Identidade e Educação do Campo: Um estudo de caso em escola de assentamento rural no estado do Paraná. 2012. (Encontro).

8.
Formação continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamentantal.Letramento como Prática Social. 2012. (Outra).

9.
III Seminário Interinstitucional do Observatório da Educação.Educação do Campo. 2012. (Seminário).

10.
I Seminário Internacional de Estudos da Linguagem / Políticas Límguísticas: diálogos, identidades e fronteiras.Letramento, Identidade e Educação do Campo: Um estudo de caso em escola de assentamento rural no estado do Paraná. 2012. (Seminário).

11.
I Seminário sobre Material Didático.Identidades sociais do Campo no Livro didático de Português. 2012. (Seminário).

12.
3º Congresso Internacional de Educação/Educação: Desafios para o século XXI.. 2011. (Congresso).

13.
3º Congresso Internacional de Educação/Educação:Saberes para o século XXI. Formação de Professores de Língua Portuguesa e Identidades Sociais no MST. 2011. (Congresso).

14.
I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino Americano/X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória. 2011. (Congresso).

15.
I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino Americano/X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória. Práticas de Letramento e Identidades Sociais no MST. 2011. (Congresso).

16.
III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Formação de Professores de Língua Portuguesa e Identidades Sociais do MST. 2011. (Congresso).

17.
III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2011. (Congresso).

18.
III Semana Acadêmica de Letras - UTFPR.Identidades Sociais e Linguagem: Representações no Livro Didático. 2011. (Seminário).

19.
III Semana Acadêmica de Letras - UTFPR. 2011. (Seminário).

20.
I Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo.Práticas de Letramento e Identidades Sociais no MST. 2011. (Seminário).

21.
I Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo. 2011. (Seminário).

22.
IV Ciel - Ciclo de Estudos em Linguagem. Formação de Professores de Língua Portuguesa e Identidades Sociais no MST. 2011. (Congresso).

23.
IV Ciel - Ciclo de Estudos em Linguagem. 2011. (Congresso).

24.
Seminário Integrado de Ensino,Pesquisa e Extensão.Argumentação e Redação - uma metodologia participativa. 2008. (Seminário).

25.
VIII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.Argumentação e Redação - uma metodologia participativa. 2008. (Outra).

26.
XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, S. C. P.; FRANCA, G. A. . V Fórum de Letras-Libras. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, S. C. P.; FRANCA, G. A. . Vestibular IESSA. 2017. (Concurso).

3.
SANTOS, S. C. P.; FRANCA, G. A. . Semana Nacional do Surdo. 2017. (Outro).

4.
SANTOS, S. C. P.. Seminários Temáticos. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paola Pereira. "Me escreva, tô precisando de você": permissões contidas em cartas de apenados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.

2.
Tayane Freitas Machado. Como práticas e eventos de letramento podem revelar autoria em textos escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.

3.
Jaqueline Maria Zanluchi. Análise da identidade camponesa em marcas textuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.

4.
Fábio Kobinski. A linguagem das câmeras de monitoramento em salas de aula de língua portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.

5.
Débora Franciane SangalliI de Oliveira. COMO DESPERTAR O INTERESSE E GOSTO PELA LEITURA NOS ALUNOS DO 6º ANO ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa/Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.

6.
Aline Aparecida Bueno. DIFICULDADES DE LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa/Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.

7.
Alessandra Massuqueto Scheidt. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA 5ª SÉRIE/6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa/Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.

8.
Gilmara Tereza Pedó. A LEITURA NA ESCOLA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa/Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.

9.
Sandra Aparecida dos Santos. A Representação do Campo no Livro Didático. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.

10.
Francismara A. Faria; Leni S. Yoshihara; Lígia Degaspere. Importância do Letramento no Ensino de EJA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.

11.
Olga Mara Bueno. Para quê e o quê ensinar em Língua Portuguesa na EJA de Ensino Fundamental Fase II ? uma articulação das perspectivas/ necessidades de leitura e escrita do aluno com a prática de ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.

12.
Márcia R.F.M. Pereira; Silvia Panichi; Thaís A. Escorsin. A Atuação do Professor de Língua Portuguesa e a Formação do Leitor Crítico no Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Simone Carvalho do Prado dos Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
EMILIO, A. C. K. ; TORQUATO, C. P. ; SALEH, P. B. O. ; SANTOS, S. C. P. ; SANTOS, R. M. B. . Arquitetura da Redação. Arquitetura da Redação, Ponta Grossa, p. 22 - 26, 25 jul. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, S. C. P.. SignWriting: escrita de sinais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, S. C. P.. Cultura surda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, S. C. P.. Está decretado! Libras é lei!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, S. C. P.. Respeite o meu direito! Minhas mãos falam!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, S. C. P.. Escola bilingue Geny Ribas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, S. C. P.. Expressões idiomáticas I. 2017. .

2.
SANTOS, S. C. P.. Expressões Idiomáticas II. 2017. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, S. C. P.; FRANCA, G. A. . V Fórum de Letras-Libras. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, S. C. P.; FRANCA, G. A. . Vestibular IESSA. 2017. (Concurso).

3.
SANTOS, S. C. P.. Seminários Temáticos. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro da Abralin - Associação Brasileira de Linguística desde 24/04/2017 - número de inscrição: 08861.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 6:49:45