Mauricio Adu Schwade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0568975380600975
  • Última atualização do currículo em 01/02/2018


Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (2009), Mestrado em Processos Socioculturais na Amazônia pelo Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas - PPGSCA/UFAM - (2014) com bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES, e especialização em Indigenismo pela Universidade Positivo (2010). Está vinculado aos Grupos de pesquisa da UFAM: Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira ? NEPECAB (Estudante) & Planejamento e Gestão do Território na Amazônia/UFAM (Pesquisador). Tem curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, com Ênfases em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Pesquisa e Extensão do Amazonas - IFAM. Atualmente tem colaborado como professor (credenciado) no curso de Licenciatura Indígena em Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mauricio Adu Schwade
Nome em citações bibliográficas
SCHWADE, M. Adu.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Riquezas materiais e imateriais: relações cidade e campo na Amazônia,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: José Aldemir de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Amazônia produção do espaço; cidade-campo; Riqueza material e imaterial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
2009 - 2010
Especialização em Indigenismo. (Carga Horária: 520h).
Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
Título: Povos Tradicionais e Desafios Socioeconômicos: Uma reflexão a partir do Povo Manoki.
Orientador: Andréia Barbiere Jakubasco.
2009 - 2009
Aperfeiçoamento em Educação do Campo. (Carga Horária: 240h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Título: Evasão Escolar nas Escolas Rurais. Ano de finalização: 2009.
Orientador: Maria das Graças Serudo Passos.
2005 - 2009
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS DE ATER NO AMAZONAS.
Orientador: Paulo Felizola de Araújo.
1997 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Maria Calderaro, EEMC, Brasil.
1988 - 1996
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Maria Calderaro, EEMC, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Teoria Crítica. (Carga horária: 16h).
Instituto de Ciências Humanas e Letras / Universidade Federal do Amazonas, ICHL/UFAM, Brasil.
2006 - 2006
Administração da Propriedade Rural. (Carga horária: 16h).
Serviço Nacional de Aprendizagem em Cooperativismo do Amazonas, SESCOOP/AM, Brasil.
2006 - 2006
Manejo Participativo de Lagos. (Carga horária: 56h).
Comissão Pastoral da Terra - AM, CPT/AM, Brasil.
2003 - 2003
Educação Escolar Indígena. (Carga horária: 32h).
Conselho Indigenista Missionário, CIMI, Brasil.
2002 - 2002
Gestão de Projeotos Sociais. (Carga horária: 40h).
Adiministração e Finanças para o Desenvolvimento Comunitário, AFINCO, Brasil.
2000 - 2000
curso básico de indigenismo. (Carga horária: 360h).
Operação Amazônia Nativa, OPAN, Brasil.
1998 - 1998
Sistemas Agro-Florestais. (Carga horária: 30h).
Casa da Cultura do Urubuí, CACUÍ, Brasil.
1998 - 1998
Pernacultura - Designer e Consultoria. (Carga horária: 72h).
Instituto de Permacultura da Amazônia, IPA/AM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor pronatec, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplina ministrada para estudantes do curso técnico em agroecologia, turma sediada no município de Boa Vista do Ramos-AM

Atividades

10/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Economia e certificação de produtos agroecológicos

Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
UEA de Itacoatiara

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de especialização
Outras informações
Especialização em Educação do Campo com ênfase no Projovem Campo Saberes da Terra

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Credenciado, Enquadramento Funcional: Professor no curso de Gestão Ambiental, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina Gestão Territorial para a turma de Gestão Ambiental do município de São Sebastião do Uatumã/AM.

Atividades

12/2010 - 12/2012
Ensino, Educação do Campo ênfase no Projovem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Geografia e Conjuntura Agrária do Campo
Sustentabilidade e Alfabetização Ecológica
Fundamentos de Economia Solidária
04/2012 - 04/2012
Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Meliponicultura e Apicultura
09/2010 - 10/2010
Ensino, Tecnologia em Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Territorial

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
Bolsa de estudos da CAPES como estudante de mestrado no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA/UFAM.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Credenciado, Enquadramento Funcional: Professor na Licenciatura Indígena
Outras informações
A Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável é um curso superior desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas que tem como metodologia o ensino via pesquisa e tem como objetivo principal a formação de Professores Indígenas. Esta licenciatura ainda tem como particularidade uma política linguística que prioriza o uso das línguas indígenas, tendo o português como língua auxiliar. O curso está inserido na proposta do Centro Universitário Indígena do Alto Rio Negro/UFAM.

Atividades

01/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura Indígena Políticas Educacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa III: Como Construir PPP (Projeto Político Pedagógico) na Escola Indígena Diferenciada.
Pratica Investigativa: O que é Mercado?
Prática Investigativa: Quais as Metodologias de Elaboração de PPPI (Projeto Político Pedagógico Indígena)?
Prática Investigativa: Quais as Relações Econômicas Encontradas na Sociedade Baniwa/Kuripako?
03/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Ações Educativas e Comunitárias no Bairro do Coroado.

Fundação Amazonas Sustentável, FAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista - proj. educação RDS Juma, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
colaborou no planejamento da operacionalização da área demonstrativo em agricultura de base ecológica do Centro de Formação Samuel Benchimol, na RDS do Juma, município de Novo Aripuanã, AM


Comissão Pastoral da Terra - AM, CPT/AM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor em florestas de alimentos
Outras informações
Curssos e assessorias para comunidades rurais na área de agroecologia, especialmente criação de abelhas.


Gesellschaft Fur Technische Zusammenarbeit, GTZ, Alemanha.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assessor, Carga horária: 20
Outras informações
realização de estudo sobre a dinâmica econômica de agricultores familiares membros da REDE DE AGRICULTORES TRADICIONAIS DO ESTADO DO AMAZONAS - REATA

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assessor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ministrou dois cursos sobre criação de abelhas para agricultores e técnicos extencionistas do Institudo Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas - IDAM

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assessor, Carga horária: 20
Outras informações
elabração de proposta metodológica para estudo da economia de agricultores familiares que particípam da REDE DE AGRICULTORES TRADICIONAIS DO ESTADO DO AMAZONAS - REATA

Atividades

9/2007 - 9/2007
Treinamentos ministrados , Projeto de Desenvolvimento Local Sustentável PDLS/GTZ/IDAM, .

Treinamentos ministrados
criação de abelhas para agricultores e técnicos extencionistas do Institudo Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas - IDAM

Conselho Indigenista Missionário, CIMI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Membro colaborador, Enquadramento Funcional: Missionário leigo
Outras informações
Atuando com os povos indígenas Mura (nos municípios de Autazes e Careiro da Várzea/AM) e Maragua (município de Nova Olinda do Norte)

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assessor

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assessor em agricultura e criação de abelhas, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2014 - Atual
Serviços técnicos especializados , CIMI Norte 1, .

Serviço realizado
Oficina de diagnostico social participante na comunidade indígena Murutinga, povo Mura; Oficina de diagnostico social participante na comunidade indígena Boa Vista, povo Mura ; Oficina de diagnostico social participante na comunidade indígena Sissaima, povo Mura.

Operação Amazônia Nativa, OPAN, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Indigenista/tecnico agrícola, Regime: Dedicação exclusiva.


Casa da Cultura do Urubuí, CACUÍ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Colaborador Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador; Instrutor
Outras informações
Trabalha com agricultura de base ecológica na Amazônia desde sua juventude, especialmente com Sistemas Agroflorestais (SAF) e Criação de Abelhas de várias espécies. É, juntamente com sua família, responsável pela Casa da Cultura do Urubuí, uma entidade não formal e sem fins lucrativos que oferece informações e formação nas áreas de etno História e agricultura de base ecológica na Amazônia.

Atividades

01/1997 - Atual
Treinamentos ministrados , Casa da Cultura do Urubuí, .

Treinamentos ministrados
Treinamentos em criação de abelhas (meliponicultura e apicultura)
Treinamentos em sistemas agroecológicos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: AGROECOLOGIA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Economia Agrária.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Dinâmica das cidades amazônicas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Território e territorialidades indígenas na Amazônia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação indigena, etnodesenvolvimento e sustentabilidade.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1998
primeiro lugar na feita de ciencias do Estado do Amazonas, categoria ensino médio, SEDUC - secretaria estadual de educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RECH, A. R.2013SCHWADE, M. Adu.; RECH, A. R. ; SCHWADE, M. R. M. . Abelhas-sem-ferrão amazônicas defendem meliponários contra saques de outras abelhas. Acta Amazonica (Impresso), v. 43, p. 389-393, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, G. M. (Org.) ; SCHWADE, M. Adu. (Org.) . YEGATÚ RESEWÁ: Yega, Yubuesa Idijina. 1. ed. Manaus: EDUA - Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2012. v. 1. 103p .

2.
PACHECO, F. B. (Org.) ; SCHWADE, M. Adu. (Org.) ; LIBERATO, Dime P. (Org.) ; OLIVEIRA, G. M. (Org.) . Yupinima Rupiaita Yega Yegatu Kuiriwara. 1. ed. Manaus: EDUA, 2012. 24p .

Capítulos de livros publicados
1.
SCHWADE, M. Adu.; SCHWADE, M. R. M. . Agricultores familiares na Amazônia: quem são?. In: Heloisa da Silva Borges; Waldemar Moura Vilhena Júnior. (Org.). Dialogando com saberes da história, da geografia e da conjuntura agrária na formação do(a) professor(a) da ecucação do campo. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2012, v. , p. 65-74.

2.
SCHWADE, M. Adu.. Desafios Socioeconômicos dos Povos Indígenas: Uma Reflexão a partir da Trajetória Manoki. In: ARRUDA, Rinaldo S. V.; JAKUBASZKO, Andrea; RAMIRIS, Marcos de Miranda. (Org.). Reflexões Indigenistas. 1ed.Campinas, SP: Curt Nimuendajú, 2011, v. , p. 149-163.

3.
SCHWADE, M. Adu.; SCHWADE, T. M. M. . Povos Tradicionais e Desafios Sócioeconômicos. In: FARIA, Ivani Ferreira; SILVA, Nonato Pereira da. (Org.). Saberes Indígenas: ensino superior, autonomia e território. 1ed.Manaus: EDUA, 2010, v. único, p. 257-267.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHWADE, M. Adu.. Críticas ao norte, nortes pela crítica. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL: AS FRONTEIRAS DA INTERDISCIPLINARIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE DAS FRONTEIRAS, 2012, Boa Vista/RR. TEXTOS&DEBATES. Boa Vista/RR: UFRR, 2012. v. n.18. p. 251-268.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHWADE, M. Adu.. A Invisibilidade da Produção Familiar no Amazonas. In: I Reunião Amazônica de Agroecologia, 2007, Manaus. I Reunião Amazônica de Agroecologia. Maunaus: Embrapa, 2007. v. 1.

2.
SCHWADE, M. Adu.; SCHWADE, T. M. M. . Criação de Abelhas do Gênero Friesiomelitta. In: I Reunião Amazônica de Agroecologia, 2007, Manaus. I Reunião Amazônica de Agroecologia. Manaus: Embrapa, 2007. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHWADE, M. Adu.. Criticas ao Norte, Nortes pela Crítica. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL: AS FRONTEIRAS DA INTERDISCIPLINARIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE DAS FRONTEIRAS, 2012, Boa Vista - RR. Caderno de Resumo. Boa Vista: EDUFRR, 2012. v. 1. p. 55-55.

2.
SCHWADE, M. Adu.; ARAÚJO, Paulo Felizola de . AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO ESTADO DO AMAZONAS. In: 61a Reunião Anual da SBPC, 2009, Manaus. Registros da 61a Reunião Anual da SBPC - Amazônia, Ciência e Cultura, 2009.

3.
SCHWADE, M. Adu.; LIMA JUNIOR, M. J. V ; COLARES, C. R. B. . Projeto Cutia - Determinação do ponto de equilíbrio na produção de sementes florestais nativas no estado do amazonas. In: XVI Congresso Brasileiro de Sementes, 2009, Curitiba. Informativo Abrantes. Brasília: ABRANTES, 2009. v. 19. p. 538-538.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHWADE, M. Adu.. "Quais as contribuições do processo formativo da licenciatura indígena na vida profissional e das comunidades?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SCHWADE, M. Adu.. 1o Relatório do Comitê Estadual da Verdade, Memória e Justiça do Amazonas: O Genocídio do Povo Waimirí-Atroari. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SCHWADE, M. Adu.. Florestas de Alimentos: Uma Agroecologia Amazônica (Casa da Cultura). 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SCHWADE, M. Adu.; ARAÚJO, Paulo Felizola de . Agricultura Familiar e Políticas de Assistência Tecnica e Extensão Rural no Estado do Amazonas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SCHWADE, M. Adu.. Aspectos Teóricos e Praticos do Projeto de REDD da RDS do Juma - Brasil/AM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SCHWADE, M. Adu.. A Invisibilidade da Produção Familiar no Amazonas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SCHWADE, M. Adu.; SCHWADE, T. M. M. . Criação de Abelhas do Gênero Friesiomelitta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LOPES, Ezequiel da Silva ; SCHWADE, M. Adu. ; RIBEIRO NETO, N. . Plantio de Abacaxi em Capoeira e Outros Cultivos Biodeversos em Coarí/AM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SCHWADE, M. Adu.. Ao Norte, Entre Negar, Revelar e Reinterpretar a História 2012 (Artigo publicado em blog).

2.
SCHWADE, M. Adu.. Tragédia Recorrente 2012 (Artigo publicado em blog).

3.
SCHWADE, M. Adu.. A Indústria Cultural do Cupuaçu 2012 (Artigo publicado em blog).

4.
SCHWADE, M. Adu.. Turma do Curso de Agroecologia da UEA de Itacoatiara faz Visita Técnica à Casa da Cultura do Urubuí 2012 (Artigo publicado em blog).

5.
SCHWADE, M. Adu.. A Palavra e o Trabalho: A propósito do dia do Trabalhador 2012 (Artigo publicado em blog).

6.
SCHWADE, M. Adu.. A Luta é pela Verdade e pelas Vítimas 2012 (Artigo publicado em blog).

7.
SCHWADE, E. ; SCHWADE, T. M. M. ; SCHWADE, M. Adu. ; SCHWADE, M. R. M. ; SCHWADE, L. A. ; NAKASIMA, H. A. Y. ; LOEBENS, M. . O Genocídio do Povo Waimiri-Atroari 2012 (Relatório do Comitê Estadual da Verdade (de levantamento dos crimes cometidos pela Ditadura Militar)).

8.
SCHWADE, M. Adu.. A Economia Invisível da Amazônia 2011 (Artigo publicado em blog).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SCHWADE, M. Adu.. Caixa para criação de abelhas indígenas sem ferrão modelo CACUÍ. 2010.

2.
SCHWADE, M. Adu.. Caixa para criação de abelhas do gênero Friesiomelitta. 1996.

Trabalhos técnicos
1.
ARAUJO, M. A. R. ; VALENTE, R. S. ; ALENCAR, I. ; SCHWADE, M. Adu. ; FREITAS, C. E. C. ; COHN-HAFT, M. ; HIGUCHI, N. ; NEGREIROS, A. B. ; OLIVEIRA, T. C. S. ; BENTES, K. R. S. ; PIO, M. C. ; ROHE, F. ; CERQUEIRA JUNIOR, M. C. ; SOUZA, S. M. ; NASCIMENTO, F. A. ; FERNADES, E. R. M. P. . Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma. 2010.

2.
BETTIOL, C. A. ; SCHWADE, M. Adu. ; FONSECA, Rosa Maria Conceição . Proposta Pedagógica da Escola Estadual J. W. Marriott Jr. - RDS do Juma, Novo Aripuanã/AM. 2009.

3.
SCHWADE, M. Adu.. Estudo Sobre a Economia dos Agricultores da REATA. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BASSINI, F. ; CAETANO, A. ; SCHWADE, M. Adu. . Diretrizes para o ensino de Agroecologia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SCHWADE, T. M. M. ; SCHWADE, E. ; SCHWADE, M. Adu. ; SCHWADE, M. R. M. ; SCHWADE, L. A. . Casa da Cultura do Urubí. 2010; Tema: Amazônia, Política, Indigenismo, Agroecologia, Abelhas.... (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHWADE, M. Adu.; SCHWADE, T. M. M. ; CAVALCANTE, D. G. . Território Manoki. 2010. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

2.
SCHWADE, M. Adu.. Mini-curso de Agricultura Orgânica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SCHWADE, M. Adu.. Oficina de Agroecologia e Sistemas Agroflerestais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SCHWADE, M. Adu.. Agroecologia e Sistemas Agroflorestais - SAF´s. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SCHWADE, M. Adu.. Curso de Criação de Abelhas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAVALCANTE, D. G.; SCHWADE, M. Adu.; PILOTO, B. C. F.. Participação em banca de Josefá Sabino.Quais são as restrições restrições alimentares na comunidade Boa Vista - Baixo Içana?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
FERNANDES, R.; CAVALCANTE, D. G.; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Neuza Lisboa da Silva.Naadzawaaka nháahã tapeenai napananhi ttoonowiriko? (Quais os tipos de plantas medicinais cultivadas em Tunuí-Cachoeira?). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
CAVALCANTE, D. G.; FERNANDES, R.; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Joaquim Marcos Antônio.Como os antigos fazem leitura sobre o tempo atmosférico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
OLIVEIRA, M. C.; CAVALCANTE, D. G.; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Humberto Narciso Pereira Neto.Como se constrói um dicionário Werekena/Yegatu. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
SCHWADE, M. Adu.; FERNANDES, R.; SANTOS, B.. Participação em banca de José Jordão Barbosa.Quais as comidas típicas tradicionais encontradas nas comunidades indígena do Baixo Rio Xié. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
SCHWADE, M. Adu.; OLIVEIRA, M. C.; FERREIRA, A. T.. Participação em banca de Meraldino Cordeiro da Silva.Como a educação escolar indígena foi praticada no período de 2005 a 2012 na comunidade Boa Vista Foz do Içana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

7.
SCHWADE, M. Adu.; LIMA, H.; SANTOS, F. M. G. P.. Participação em banca de Juraci dos Santos da Silva.Quais são as plantas medicinais tradicionais utilizadas para cuidar da saúde da mulher na comunidade Castelo Branco no médio Içana?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

8.
SCHWADE, M. Adu.; FERNANDES, R.; FARIA, Ivani Ferreira de. Participação em banca de Arcenio Maria Hernandes.Por que os recursos pesqueiros do Rio Aiari estão apresentando escassez?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

9.
SCHWADE, M. Adu.; FARIA, Ivani Ferreira de. Participação em banca de Ricardo Evaristo Emenegildo.Que es educación escolar indígena?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

10.
SCHWADE, M. Adu.; LIMA, H.; FERREIRA, A. T.. Participação em banca de Armindo Placido Feliciano.Danças tradicionais praticadas na comunidade de Cabeçudo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

11.
SCHWADE, M. Adu.; CAVALCANTE, D. G.; LIMA, H. P.. Participação em banca de Hélio Bruno Garcia.A relação dos rituais e festas tradicionais com o modo de produção agrícola na comunidade de Curicuriari. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

12.
SCHWADE, M. Adu.; FERNANDES, R.; CAVALCANTE, D. G.. Participação em banca de Graciliano Henrique Garrido.Quais os problemas ambientais existentes na comunidade de Cabarí do Médio Rio Negro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

13.
SCHWADE, M. Adu.; CAVALCANTE, D. G.; FERNANDES, R.. Participação em banca de Euclides Oliveira Campelo.Uyũbausa pirá tawa são gabriel upe (Consumo de pescado em São Gabriel da Cachoeira). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

14.
SCHWADE, M. Adu.; FERNANDES, R.; CAVALCANTE, D. G.. Participação em banca de Aloncio Garcia.Por que o povo Baniwa morre de picada de cobra nas comunidades de Tunuí, Warirambá e Vista Alegre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

15.
LIMA, H. P.; FARIA, Ivani Ferreira de; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Anderson Tomás Ferreira.A história do povo Werekena narrada pelos sábios tradicionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

16.
LIMA, H. P.; FARIA, Ivani Ferreira de; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Brasilino Clarindo Fernandes Piloto.Quais são as danças tradicionais indígenas existentes na comunidade do Curicuriari?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

17.
LIMA, H. P.; FARIA, Ivani Ferreira de; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Jurandir dos Santos Barreto.Por que existe dabucuri e karimã com jurupari na comunidade Yabi?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

18.
LIMA, H. P.; FARIA, Ivani Ferreira de; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Rosilene Miguel Garrido.Quais os lugares sagrados na comunidade de Curicuriarí?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

19.
LIMA, H. P.; SCHWADE, M. Adu.; FARIA, Ivani Ferreira de. Participação em banca de Edison Cordeiro Gomes.Por que nas comunidades indígenas do alto Rio Negro há várias etnias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

20.
FARIA, Ivani Ferreira de; OLIVEIRA, M. C.; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Davi Rodrigues Cordeiro.Como tem sido construída a educação escolar indígena na Escola Taína Rukena na comunidade de Boa Vista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

21.
FERNANDES, R.; SCHWADE, M. Adu.; CAVALCANTE, D. G.. Participação em banca de Rosilda Cordeiro Silva.Os remédios tradicionais utilizados na comunidade Boa Vista para picada de cobra?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

22.
FARIA, Ivani Ferreira de; CAVALCANTE, D. G.; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Tulli Melicio da Silva.Por que as comunidades não valorizam as lideranças?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

23.
FERNANDES, R. S.; SCHWADE, M. Adu.; FARIA, Ivani Ferreira de. Participação em banca de Yolanda Apolinário Venceslau.Por que as crianças da comunidade de Tunui Cachoeira sofrem de diarréia?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

24.
OLIVEIRA, M. C.; FARIA, Ivani Ferreira de; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Mônica Apolinário.Por que a Lei de Cooficialização não é aplicada no município?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

25.
CAVALCANTE, D. G.; FERNANDES, R. S.; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Rogério Paulo Eduardo da Silva.Como é o abastecimento de água potável em Tununí?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

26.
CAVALCANTE, D. G.; FERNANDES, R. S.; SCHWADE, M. Adu.. Participação em banca de Alfredo Feliciano Miguel Brazão.Quais os problemas causados por pilhas e baterias à saúde das pessoas das comunidades Jandú Cachoeira e tucumã Rupita?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.

27.
SCHWADE, M. Adu.; FARIA, Ivani Ferreira de; FERNANDES, R. S.. Participação em banca de Ricardo Evaristo Emenegildo.Koaka Ihiehe yanhekhekhetti wadzaada nheette yalanawinai idzaada? O que é Educação Escolar Indígena?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Avaliação Sociedade e Cultura na Amazônia: a interdisciplinaridade dos estudos na Amazônia. 2013. (Seminário).

2.
I Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras: As fronteiras da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade das Fronnteiras.O Genocídio do Povo Waimirí-Atroarí: Primeiro Relatório do Comitê Estadual da Verdade do Amazonas. 2012. (Seminário).

3.
I Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras: As fronteiras da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade das Fronnteiras.Criticas ao Norte, Nortes pela Crítica. 2012. (Seminário).

4.
I Yumuatirisa e III Workshop Trilhas e Redes dos Saberes Indígenas.Coordenação da Plenária. 2012. (Seminário).

5.
Rio + 20: Amazônia e os Desafios Globais. 2012. (Seminário).

6.
Semana de Agroecologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Amazonas. Messa Redonda: Diretrizes para o ensino de Agroecologia. 2012. (Congresso).

7.
SEMINÁRIO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR DO CAMPO.ProJovem Campo Saberes da Terra e os Eixos Pedagógicos: Produção Rural. 2012. (Seminário).

8.
Sociedade e Cultura na Amazônia: Sociodiversidade e os desafios do conhecimento para o século\XXI.Economia na Realidade Rural do Amazonas. 2012. (Seminário).

9.
61a Reunião Anual da SBPC. AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO ESTADO DO AMAZONAS. 2009. (Congresso).

10.
II Seminário de Agroecologia do Baixo Amazonas.Floresta de Alimentos: Uma Agroecologia Amazônica. 2009. (Seminário).

11.
Seminário - Taller REDD:.Aspéctos Teóricos e Praticos do Projeto de REDD da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma. 2009. (Seminário).

12.
I Reunião Amazônica de Agroecologia. A Invisibilidade da Produção Familiar no Amazonas. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, M. C. S. ; SOARES, A. A. ; SCHERER, E. F. ; SCHWADE, M. Adu. . III Seminário de avaliação Sociedade e Cultura na Amazônia: a interdisciplinaridade dos estudos na Amazônia. 2013. (Outro).

2.
FARIA, Ivani Ferreira de ; Silva, Nonato Pereira da ; SCHWADE, M. Adu. . I Yumuatirisa e III Workshop Trilhas e Redes do Saber Indígena. 2012. (Congresso).

3.
RODRIGUEZ, J. E. B. ; RUFINO, M. R. C. F. ; SCHWADE, M. Adu. . III Congresso Internacional de Estudos Sócio-espaciais. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Jordão Barbosa. Quais são as comidas típicas tradicionais encontradas nas comunidades indígena do Baixo Rio Xié. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Mauricio Adu Schwade.

2.
Meraldino Cordeiro da Silva. Como a educação escolar indígena foi praticada no período de 2005 a 2012 na comunidade Boa Vista Foz do Içana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Mauricio Adu Schwade.

3.
Euclides Oliveira Campelo. O consumo de pescado em São Gabriel da Cachoeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Mauricio Adu Schwade.

4.
Graciliano Henrique Garrido. Quais os problemas ambientais existentes na comunidade de Cabarí do Médio Rio Negro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Mauricio Adu Schwade.

5.
Hélio Bruno Garcia. A relação dos rituais e festas tradicionais com produção agrícola na comunidade de Curicuriari. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Mauricio Adu Schwade.

6.
Aloncio Garcia. Por que o povo Baniwa morre de picada de cobra nas comunidades de Tunuí, Warirambá e Vista Alegre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Mauricio Adu Schwade.

7.
Arcenio Maria Hernandes. Por que os recursos pesqueiros do Rio Aiari estão apresentando escassez. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Mauricio Adu Schwade.

8.
Armindo Placido Feliciano. Quais as danças tradicionais praticadas na comunidade de Cabeçudo - Baixo Içana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Mauricio Adu Schwade.

9.
Ricardo Evaristo Emenegildo. Que es educación escolar indígena?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Mauricio Adu Schwade.

10.
Juraci dos Santos da Silva. Quais são as plantas medicinais tradicionais utilizadas para cuidar da saúde da mulher na comunidade Castelo Branco no médio Içana?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Mauricio Adu Schwade.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, G. M. (Org.) ; SCHWADE, M. Adu. (Org.) . YEGATÚ RESEWÁ: Yega, Yubuesa Idijina. 1. ed. Manaus: EDUA - Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2012. v. 1. 103p .

2.
PACHECO, F. B. (Org.) ; SCHWADE, M. Adu. (Org.) ; LIBERATO, Dime P. (Org.) ; OLIVEIRA, G. M. (Org.) . Yupinima Rupiaita Yega Yegatu Kuiriwara. 1. ed. Manaus: EDUA, 2012. 24p .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BASSINI, F. ; CAETANO, A. ; SCHWADE, M. Adu. . Diretrizes para o ensino de Agroecologia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SCHWADE, T. M. M. ; SCHWADE, E. ; SCHWADE, M. Adu. ; SCHWADE, M. R. M. ; SCHWADE, L. A. . Casa da Cultura do Urubí. 2010; Tema: Amazônia, Política, Indigenismo, Agroecologia, Abelhas.... (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:08:11