José Pinheiro Lopes Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1800101850675185
  • Última atualização do currículo em 24/12/2018


Possui graduação em Engenharia Agrícola e doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande atuando nas áreas de Construções Rurais, Ambiência animal e Projeto de silos verticais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Pinheiro Lopes Neto
Nome em citações bibliográficas
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola.
Rua Aprígio Veloso, 882
Universitário
58429140 - Campina Grande, PB - Brasil
Telefone: (83) 21011490


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Engenharia de Processos.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Análise teórico-experimental das forças verticais e de atrito em silos cilíndricos, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: José Wallace Barbosa do Nascimento.
Palavras-chave: Células de carga; Carregamento; Descarregamento; Fundo plano.
Grande área: Ciências Agrárias
2003 - 2005
Mestrado em Engenharia Agrícola.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Análise estrutural de silos metálicos prismáticos,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: José Wallace Barbosa do Nascimento.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Agrárias
1998 - 2003
Graduação em Engenhario Agrícola.
Instituo Luterano de Ensino Superior, ILES, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2016 - Atual
Direção e administração, Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, .

Cargo ou função
Coordenador de Monitoria da UAEA.
11/2012 - Atual
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Materiais e Técnicas de construção
Resistência dos materiais
Topografia
02/2012 - Atual
Direção e administração, Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, .

Cargo ou função
Coordenador da Área de Construções Rurais e Ambiência da UAEA/CTRN.
02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, .

02/2012 - Atual
Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Construções e instalações rurais
Materiais de construção
Propriedades fisico-mecânicas da madeira
Pressões e fluxo em silos verticais
Projeto estrutural de silos verticais
02/2010 - 02/2012
Direção e administração, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias, .

Cargo ou função
Assessor de Planejamento.
08/2006 - 12/2011
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construções Rurais
Desenho Técnico
Hidráulica Agrícola
Irrigação e Drenagem
Mecânica e Termodinâmica
04/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, .

Atividade de extensão realizada
Diagnóstico sócio-ambiental do rio Piancó no município de Pombal-PB.


Linhas de pesquisa


1.
Ambiência em edificações rurais
2.
Pressões e fluxo em silos verticais
3.
Lógica Fuzzy aplicada à ambiência animal


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Proposta de nova formulação para Índice de Temperatura de Globo e Umidade (ITGU)
Descrição: A avaliação completa do conforto animal depende, em grande parte, da quantificação dos elementos meteorológicos e, para medir as grandezas envolvidas nessa quantificação, vários instrumentos específicos são utilizados, dentre os quais se destaca o termômetro de globo negro, que constitui forma prática e eficiente de isolar a temperatura radiante média de outros fatores do ambiente térmico. A temperatura de globo negro, medida por meio deste instrumento, representa, num único valor, os efeitos combinados da energia radiante, temperatura e velocidade do ar, a partir do qual pode-se concluir sobre o nível de conforto de um dado ambiente. Neste sentido, a presente proposta tem o objetivo de verificar a parcela que cada variável meteorológica contribui para a composição do Índice de Temperatura de Globo e Umidade (ITGU) podendo acrescentar, assim, novas variáveis à formulação original, em especial a variável vento.Para isso, serão confeccionados globos negros que, após calibrados com o globo negro padrão, serão expostos à 3 diferentes temperaturas e velocidades do vento em experimento a ser realizado em câmara climática. Após esta exposição, os dados serão analisados de forma multivariada e por equações de regressão a fim de se estabelecer o efeito desta variável na composição do ITGU..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Parâmetros fisiológicos, bioquímicos e hormonais em caprinos Boer mantidos sob diferentes temperaturas em câmara climática (UAEA/CTRN N. 23096.001152/15-10)
Descrição: Os caprinos são animais homeotérmicos e como tais se caracterizam pela capacidade de manter a temperatura corporal por meio de trocas de calor com o ambiente. As alterações climáticas afetam os animais diretamente através do estresse fisiológico no controle da termorregulação, nutrição e aparecimento de doenças, sendo assim o objetivo desta pesquisa será avaliar os efeitos bioclimáticos nos parâmetros fisiológicos, bioquímicos e hormonais em caprinos da raça Boer mantidos em câmara climática. Dentre as raças selecionadas, os caprinos Boer vem sendo criada e pesquisada no semiárido e em outras regiões do país e vem tendo a mesma se destacado pelo elevado grau de adaptabilidade, quando testada em situação de confinamento e semiconfinamento. O trabalho será desenvolvido nas dependências do LaCRA ? Laboratório de Construções Rurais e Ambiência do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG, na cidade de Campina Grande-PB. Serão selecionados 9 caprinos machos inteiros destinados à produção de carne, da raça Boer com peso médio de ± 20 kg, individualmente identificados por brincos numerados. Serão submetidos a diferentes condições climáticas: temperaturas de 26ºC (dentro da ZCT), 30ºC (dentro da ZCT) e 34 0C (acima da ZCT) ? (constituindo os três tratamentos experimentais), com umidade relativa do ar e velocidade do vento constantes de 60% e 1m.s-1. Serão realizados três períodos experimentais, de modo que os 9 animais sejam distribuídos nas 3 temperaturas diferentes, sendo 3 animais na temperatura de 26 ºC, 3 animais na temperatura de 30ºC e os outros 3 animais na temperatura de 34ºC. O tempo de experimento será de 12 horas diárias. Posteriormente, os resultados serão analisados estatisticamente utilizando-se a ANOVA e correlação, se houver diferenças entre as médias dos tratamentos, aplicar-se-á o teste de Tukey a 5%, a partir do software Assistat versão Beta 7.6. (Silva, 1996)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / José Wallace Barboda do Nascimento - Integrante / Dermeval Araújo Furtado - Integrante / Jordânio Inácio Marques - Integrante / Hayssa Thyara Silva Barreto - Integrante / Delka de Oliveira Azevedo Batista - Integrante / Jaciara Ribeiro Miranda - Integrante.
2014 - Atual
Dilatação pupilar como indicador de estresse em caprinos Boer sob diferentes temperaturas (CNPq Universal N. 445393/2014-9)
Descrição: A caprinocultura é uma atividade de importância econômica para o Brasil, especialmente para a região Nordeste onde está concentrada a maior parte dos rebanhos do país. No entanto, as características climáticas da região ainda constituem um fator limitante para a produção. Embora haja estudos sobre a nutrição, genética e sanidade da espécie caprina, ainda são poucos os métodos não invasivos pelos quais se avalie o conforto ambiental do animal, razão pela qual se justifica a realização de pesquisas que visem avaliar a relação animal x ambiente. Diante do exposto, objetiva-se com este trabalho avaliar a dilatação pupilar como indicador de estresse em caprinos mantidos em condição simulada. O experimento será conduzido nas dependências do LaCRA ? Laboratório de Construções Rurais e Ambiência ligado à Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola (UAEA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus I, localizado no município de Campina Grande, PB. Serão utilizados nove caprinos machos, da raça Boer, submetidos a temperaturas de 26 0C, 30 0C e 34 0C, sendo a umidade relativa de 60% e a velocidade do vento constante de 1,0 m s-1. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado com três tratamentos (temperaturas) e nove repetições, sendo cada animal uma parcela experimental. Serão estudadas as variáveis físicas: temperatura do ar (TA) e umidade relativa (UR). Também será mensurada a temperatura de globo negro (TGN) e temperatura do ponto de orvalho (TPO), a partir dos quais serão calculados os índices bioclimáticos ITU, ITGU e CTR; e as variáveis fisiológicas: temperaturas de pele e retal e frequência respiratória. Será também observada a dilatação pupilar. Por fim, todos os dados de índices bioclimáticos e fisiológicos serão comparados aos valores obtidos da dilatação pupilar de modo a se definir um padrão de dilatação correspondente a cada situação estressora. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente utilizando-se a ANOVA e as comparações de médias dos tratamentos pelo teste de Tukey (P>0,05)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / José Wallace Barboda do Nascimento - Integrante / Fernanda Fernandes de Melo Lopes - Integrante / Dermeval Araújo Furtado - Integrante / Geovergue Rodrigues de Medeiros - Integrante / Francisco Fechine Borges - Integrante / Edvanilson Santos de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Eficiência térmica de placas de EVA + Resíduos como forro de coberta para construções rurais (UAEA/CTRN N. 23096.038772/14-09)
Descrição: As coberturas constituem-se como uma das estruturas mais importantes no acondicionamento térmico animal. Quando se refere ao tipo de material empregado no telhado e forros considerações sobre suas propriedades térmicas como absorção, reflexão e emissividade devem analisadas, de forma, a auxiliar a seleção baseada nas condições climáticas locais. O objetivo deste estudo será avaliar diversos tipos de materiais residuais aplicados na confecção de forros de coberta quanto ao seu desempenho térmico e conforto ambiental. Serão confeccionados protótipos de aviários em escala distorcida em estruturas de madeira ou similar com utilização de forros compostos de EVA (Etil Vinil Acetato) mais resíduos de madeira, papel e cerâmica. A capacidade de retenção de calor radiante será analisada através das temperaturas tomadas ao longo do dia nas superfícies superior e inferior dos forros. Serão instalados termopares previamente calibrados e conectados a um datalogger programado para armazenar dados a cada 60 min. Também será avaliado o desempenho térmico dos forros conforme procedimentos de cálculo definidos na NBR 15220. Os dados coletados serão tratados estatisticamente e suas médias comparadas pelo teste Tukey a 5% de significância. Espera-se, portanto, conhecer e definir melhor os materiais quanto ao aspecto térmico podendo, assim contribuir para o equilíbrio entre conforto climático e materiais de coberturas nas construções rurais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador.
2014 - Atual
Modelagem da distribuição da temperatura no interior de galpões avícolas com diferentes sistemas de cobertura e ventilação artificial (UAEA/CTRN N. 23096.033124/14-54)
Descrição: A avicultura brasileira ocupa lugar de destaque na economia mundial como consequência da implantação de programas de qualidade que, dentre outras questões, contempla o bem-estar animal. No entanto, a produção de carne de ave no estado da Paraíba permanece inexpressiva, em parte, devido às limitações impostas pelo clima. Em busca de maior lucratividade e participação mais ativa no cenário econômico nacional, o setor avícola paraibano vem investindo na criação em alta densidade, no qual o controle do ambiente térmico interno das instalações é imprescindível. Assim, esta proposta de trabalho tem por objetivo avaliar a distribuição da temperatura do ar no interior de galpões avícolas, quando adotados diferentes sistemas de ventilação em túnel (positiva e negativa) e de coberta (com e sem uso de forro ventilado). Para tanto, utilizar-se-ão modelos físicos em escala reduzida - nos quais serão coletados dados de temperatura (bulbo seco, bulbo úmido e globo negro) e velocidade do ar - e simulações computacionais baseadas em CFD. Os dados serão interpretados por meio de análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / José Wallace Barboda do Nascimento - Integrante / Dermeval Araújo Furtado - Integrante / Gisele Caldas de Araújo Cunha - Integrante / Hayssa Thyara Silva Barreto - Integrante.
2013 - 2014
Desempenho térmico e índices de conforto ambiental em habitação de interesse social (PIBIC/CNPq/UFCG 2013-2014)
Descrição: O conceito de habitação de interesse social deve envolver, dentre outros fatores, os aspectos de facilidade de execução da obra, custos e tempo de execução reduzidos. Contudo, esta é uma análise incompleta sobre o assunto pois fatores relativos ao habitante geralmente são ignorados. Diante deste cenário, o conforto ambiental no interior da construção torna-se importante ferramenta de estudo, sobretudo quando a habitação é destinada à regiões semiáridas. Assim, a presente proposta de trabalho tem por finalidade mensurar e avaliar as variáveis climáticas e determinar os índices de conforto ambiental (ITU e IBUTG) no interior de um modelo de habitação com e sem condição de ventilação de exaustão. Serão instalados termopares previamente calibrados e conectados a um data logger programado para aquisitar dados a cada 60 min. Em adição, será avaliado o desempenho térmico das paredes de vedação conforme procedimentos de cálculo definidos na NBR 15220. Os dados coletados serão tratados estatisticamente e suas médias comparadas pelo teste Tukey a 5% de significância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / Gisele Caldas de Araújo Cunha - Integrante / Hayssa Thyara Silva Barreto - Integrante.
2012 - 2013
Influência da tipologia de coberta e aberturas de ventilação no conforto térmico em habitação de interesse social (UAEA/CTRN N. 23096.020845/14-87)
Descrição: O atendimento aos requisitos de abrigo e proteção contra os efeitos adversos do clima é o princípio norteador das formas arquitetônicas mais primárias. O surgimento e a disponibilidade mercantil de novos materiais e tecnologias construtivas modificaram significativamente o modo de pensar a arquitetura. O entusiasmo diante da gama de novas alternativas construtivas induziu à reprodução indiscriminada de propostas arquitetônicas adotadas em outras localidades com suas peculiaridades climáticas e culturais. Este trabalho analisa o conforto térmico de residência projetada para o Semiárido paraibano, caracterizada pelo uso da ventilação cruzada por pé-direito elevado e aberturas de ventilação posicionadas em diferentes alturas relativas ao solo. Diversos índices de conforto foram utilizados visando à caracterização dos ambientes internos; procedeu-se, em seguida, à avaliação de seu desempenho segundo as normas brasileiras em vigor e comportamento térmico dos elementos de sua envoltória. Calibrou-se um modelo computacional utilizando-se o software DesignBuilder, para viabilizar futuros estudos por simulações paramétricas; para tanto, foram coletados dados de temperaturas do ar, de globo e superficiais, umidade relativa e velocidade do vento, durante o período de inverno quando aplicadas diferentes rotinas de manipulação das aberturas de ventilação (janelas, bandeiras e combogós), cujos resultados indicaram que o tratamento menos eficaz foi aquele em que todas as aberturas permaneceram fechadas. Para manutenção da neutralidade térmica o melhor tratamento consistiu naquele em que as bandeiras estiveram abertas enquanto os combogós foram mantidos fechados. Durante o dia a sala foi classificada como ligeiramente fria no tratamento em que todas as aberturas estiveram descerradas enquanto o mezanino, ligeiramente quente, para possíveis usuários em pé, realizando atividades domésticas. Coberturas com subsistemas isolantes ou com forros e áticos ventilados são indicadas como medidas corretivas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / José Wallace Barboda do Nascimento - Integrante / Gisele Caldas de Araújo Cunha - Integrante.
2012 - 2013
Análise termográfica do desempenho de diferentes telhas para construções rurais (PIBIC/CNPq/UFCG 2012-2013
Descrição: Como objetivos da pesquisa, destacam-se a avaliação da aplicabilidade da tecnologia de imagens termográficas no estudo de diferentes telhados para construções rurais, determinação por meio da análise de imagens infravermelho as características térmicas de diferentes materiais de cobertura para duas estações do ano, inverno e verão, quantificação do fluxo de calor desenvolvido através das telhas escolhidas nas duas situações envolvidas e comparar os valores obtidos das imagens térmicas com os do método de monitoramento térmico através de termômetros tradicionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / Jordânio Inácio Marques - Integrante / Gisele Caldas de Araújo Cunha - Integrante.
2011 - 2012
Estudo de treliças coplanares para coberturas de construções rurais (PIBIC/CNPq/UFCG 2011-2012)
Descrição: Como objetivos a presente pesquisa visou determinar através dos métodos de Cremona (método dos Nós) e de Ritter (método das seções) os esforços sofridos nas diversas barras que compõem as treliças tipo Howe, Pratt e Belga e comparar os resultados com os obtidos experimentalmente em modelos reduzidos e avaliar o consumo de madeira necessária para cada tipo de treliça por unidade de área a ser coberta utilizando a espécie rouxinho (Peltogyne lecointei Ducke);.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / Fernanda Fernandes de Melo Lopes - Integrante / Francisco Cássio Gomes Alvino - Integrante.
2011 - 2012
Análise do fluxo em silos industriais por meio de imagens digitais
Descrição: Como objetivos estabelecidos destacam-se determinar as propriedades físicas e de fluxo de uma série de produtos industriais armazenáveis, analisar o padrão de fluxo durante o descarregamento de produtos industriais alimentícios em um modelo reduzido de parede frontal transparente, determinar os limites das zonas de movimentação e estagnação para as diferentes condições de descarregamento e produtos utilizados e documentar os fenômenos de formação de arcos coesivos e efeito tubo e mensurar suas dimensões críticas e determinar a vazão de descarga dos produtos industriais nas diferentes condições de descarregamento (fundo plano, tremonha, excentricidades de descarga e tempo de armazenagem) e comparar os resultados com teorias e normas existentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / José Wallace Barboda do Nascimento - Integrante / Leandro Nunes Gomes - Integrante.
2010 - 2013
Propriedades físicas, mecânicas e de fluxo de produtos agroindustriais
Descrição: O projeto visou avaliar a eficiência da célula de determinação de propriedades mecânicas, analisar os dados levantados com o experimento com as normas internacionais criando uma relação teoria e prática da pesquisa, comparar o fator k (razão entre a pressão horizontal / pressão vertical) encontrado pelo protótipo das propriedades mecânicas com o fator k oriundo das propriedades de fluxo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / José Wallace Barboda do Nascimento - Integrante / Carlos André da Costa - Integrante.
2010 - 2012
Caracterização das propriedades físico ? mecânicas de grãos agrícolas
Descrição: O projeto visa avaliar a eficiência da célula de determinação das propriedades mecânicas, analisar os dados experimentais obtidos, com as normas internacionais obtendo assim uma relação da teoria e prática na pesquisa, comparar o fator k (razão entre a pressão horizontal/ pressão vertical) encontrado pela célula de determinação das propriedades mecânicas com o fator k oriundo das propriedades de fluxo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / José Wallace Barboda do Nascimento - Integrante / Carlos André da Costa - Integrante.
2010 - 2011
Aproveitamento de resíduos de britagem na produção de blocos de concreto para construções rurais (PIBIC/CNPq/UFCG 2010-2011)
Descrição: A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar fisicamente os resíduos de britagem produzidos no município de Pombal ? PB, determinar a resistência mecânica à compressão de pastas de argamassas com incorporação parcial destes resíduos em substituição à areia natural, massa específica e índice de consistência das misturas e moldar um bloco de concreto curvo para utilização especificamente em construções rurais de planta cilíndrica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / Fernanda Fernandes de Melo Lopes - Integrante / Francisco Cássio Gomes Alvino - Integrante.
2009 - 2012
Características de fluxo e vazão de descarga em silos verticais
Descrição: O projeto visou determinar as propriedades físicas e de fluxo de quatro produtos industriais armazenáveis; analisar o padrão de fluxo durante o descarregamento de produtos industriais em um modelo reduzido com parede frontal transparente; determinar os limites as zonas de movimentação e estagnação para as diferentes condições de descarregamento e produtos utilizados; observar os fenômenos de formação de arcos coesivos e efeito tubo e mensurar suas dimensões críticas e; determinar a vazão de descarga dos produtos industriais nas diferentes condições de descarregamento (fundo plano, tremonha, excentricidades de descarga e tempo de armazenagem) e comparar os resultados com teorias e normas existentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Pinheiro Lopes Neto - Coordenador / José Wallace Barboda do Nascimento - Integrante / Ivanildo Freire de Medeiros - Integrante.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
2013 - Atual
Periódico: Educação Agrícola Superior
2014 - Atual
Periódico: Revista Expo Pep


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Construções Rurais e Ambiência/Especialidade: Engenharia de Construções Rurais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Comportamento térmico da envoltória em habitação de interesse social, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Marques, J. I.2018Marques, J. I. ; LOPES NETO, JOSÉ P. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; TALIERI, I. C. ; MEDEIROS, G. R. ; DERMEVAL, ARAUJO FURTADO . Pupillary dilation as a thermal stress indicator in boer crossbred goats maintained in a climate chamber. SMALL RUMINANT RESEARCH, v. 158, p. 26-29, 2018.

2.
FURTADO, D. A.2018FURTADO, D. A. ; CASTRO, T.B.S. ; LOPES NETO, J. P. ; CONSTANTINO, R. A. ; Cunha, M.G.G ; NASCIMENTO, J. W. B. . Physical-mechanical properties of multinutrient blocks with different binders for goats and sheep intake. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental, v. 22, p. 558-563, 2018.

3.
MIRANDA, J. R.2018MIRANDA, J. R. ; DERMEVAL, ARAUJO FURTADO ; LOPES NETO, JOSÉ P. ; SILVA, V. C. ; RIBEIRO, N. L. . Parâmetros fisiológicos e hormônio cortisol como indicadores de estresse térmico em caprinos submetidos à câmara climática. Energia na Agricultura, v. 33, p. 133-137, 2018.

4.
LOPES NETO, JOSÉ P.2018LOPES NETO, JOSÉ P.; Marques, J. I. ; DERMEVAL, ARAUJO FURTADO ; LOPES, F. F. M. ; RODRIGUES, V. P. ; ARAUJO, T. G. P. . Pupillary stress index: A new thermal comfort index for crossbred goats. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental, v. 22, p. 1-13, 2018.

5.
DERMEVAL, ARAUJO FURTADO2018DERMEVAL, ARAUJO FURTADO ; BRAZ, J. R. B. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES NETO, J.P. ; OLIVEIRA, D. L. . PRODUCTION AND QUALITY OF JAPANESE QUAIL EGGS SUBMITTED TO ENVIRONMENTS WITH DIFFERENT LIGHT SPECTRUMS. ENG AGR-JABOTICABAL, v. 38, p. 504-509, 2018.

6.
INDIRA, CRISTIANE MOREIRA GONCALVES2017INDIRA, CRISTIANE MOREIRA GONCALVES ; JOSE, PINHEIRO LOPES NETO ; JOSE, HENRIQUE SOUZA COSTA ; LUANA, DE FATIMA DAMASCENO DOS SANTOS ; DERMEVAL, ARAUJO FURTADO ; JOSE, WALLACE BARBOSA DO NASCIMENTO ; RICARDO, ROMAO GUERRA . Fuzzy simulation of bioclimatic indexes environments with and without cover for Santa Ins sheep farms. AFRICAN JOURNAL OF AGRICULTURAL RESEARCH, v. 12, p. 1532-1537, 2017.

7.
CASTRO, T. B. S.2017CASTRO, T. B. S. ; FURTADO, DERMEVAL A. ; JOSE, PINHEIRO LOPES NETO ; CUNHA, M. G. G. ; SALES, A. T. ; SILVA, J. G. ; OLIVEIRA, L. R. . Desempenho ingestivo de caprinos submetidos à suplementação alimentar com blocos multinutricionais com diferentes aglomerantes. TECNOLOGIA & CIÊNCIA AGROPECUÁRIA, v. 11, p. 63-69, 2017.

8.
LOPES NETO, JOSÉ P.2017LOPES NETO, JOSÉ P.; MEIRA, ARIADNE S. ; NASCIMENTO, JOSÉ W. B. DO . FLOW PROPERTIES AND PATTERN FLOW PREDICTION OF FOOD INDUSTRIAL POWDERS. Engenharia Agricola, v. 37, p. 627-636, 2017.

9.
MOURA, P. S.2017MOURA, P. S. ; FURTADO, D. A. ; OLIVEIRA, J. F. S. ; LOPES NETO, J. P. ; RODRIGUES, V. P. ; SILVA, R. C. . Trocas de calor e temperatura superficial de codornas japonesas mantidas em diferentes condições térmicas. EDUCAÇÃO AGRÍCOLA SUPERIOR, v. 31, p. 3-7, 2017.

10.
ARAUJO, T. G. P.2017ARAUJO, T. G. P. ; FURTADO, D. A. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; MEDEIROS, A. N. ; LOPES NETO, J. P. . Thermoregulatory responses and adaptability of Anglo-nubian goats maintained in thermoneutral temperature and under heat stress. JOURNAL OF ANIMAL BEHAVIOUR AND BIOMETEOROLOGY, v. 5, p. 106-111, 2017.

11.
MARQUES, JORDÂNIO I.2016MARQUES, JORDÂNIO I. ; LOPES NETO, JOSÉ P. ; LOPES, FERNANDA F. DE M. ; FURTADO, DERMEVAL A. ; ARAÚJO, TIAGO G. P. . Fuzzy modeling in the prediction of climate indices and productive performance of quails kept in climate chamber. Engenharia Agrícola (Online), v. 36, p. 604-612, 2016.

12.
LOPES NETO, JOSÉ P.2016LOPES NETO, JOSÉ P.; NASCIMENTO, JOSÉ W. B. DO ; MARQUES, JORDÂNIO I. ; COSTA, CARLOS A. DA . Mechanical properties of grain in silos for simulation designs. Engenharia Agrícola (Online), v. 36, p. 573-580, 2016.

13.
CARNEIRO, THAISA A.2015CARNEIRO, THAISA A. ; GUISELINI, CRISTIANE ; PANDORFI, HÉLITON ; LOPES NETO, JOSÉ P. ; LOGES, VIVIAN ; SOUZA, RICARDO F. L. DE . Condicionamento térmico primário de instalações rurais por meio de diferentes tipos de cobertura. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 19, p. 1086-1092, 2015.

14.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2014LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; SILVA, Rafael C. . Forças de atrito em silos verticais de paredes lisas em diferentes relações altura/diâmetro. Engenharia Agrícola (Impresso), v. 34, p. 8-17, 2014.

15.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2014LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; FANK, M. Z. . Forças verticais e de atrito em silos cilíndricos com fundo plano. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 18, p. 652-657, 2014.

16.
COSTA, C. A.2014COSTA, C. A. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; DINIZ, M. J. ; SILVA, V. R. . Propriedades mecânicas e de fluxo de produtos agroindustriais. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 18, p. 766/7-772, 2014.

17.
FURTADO, D. A.2014FURTADO, D. A. ; TOTA, L. C. A. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; GUIMARAES, M. C. C. ; LOPES NETO, J. P. . Broiler breeder hen performance and egg hatchability during rainy season in Brazilian Semiarid region. Engenharia Agrícola (Online), v. 34, p. 385-394, 2014.

18.
MEIRA FILHO, A.S.2014MEIRA FILHO, A.S. ; LOPES NETO, J.P. ; NASCIMENTO, J.W.B. ; SANTOS, J.S. ; MEIRA, M.A. . PATOLOGIAS ESTRUTURAIS DOS SISTEMAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Educação Agrícola Superior, v. 29, p. 89-92, 2014.

19.
ALVINO, F. C. G.2014ALVINO, F. C. G. ; LOPES NETO, J. P. ; OLIVEIRA, F. S. . Avaliação de argamassas com incorporação de resíduos de britagem para construções rurais. Revista de Ciências Agroveterinárias, v. 13, p. 23-29, 2014.

20.
PEREIRA NETO, J. S.2014PEREIRA NETO, J. S. ; Miná, A. J. S. ; Souza, C. B. ; LOPES NETO, J. P. . Casa de vegetação rústica para agricultura familiar. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 09, p. 355-363, 2014.

21.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2013 LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. . Características de fluxo e projeto de tremonhas cônicas em silos verticais. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 17, p. 339-345, 2013.

22.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2013LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; SILVA, Rafael C. ; COSTA, C. A. . Powder flow criteria for design of vertical silo walls. Engenharia Agrícola (Impresso), v. 33, p. 453-462, 2013.

23.
NASCIMENTO, J. W. B.2013LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; MONTROSS, M. D. . Horizontal pressures in cylindrical metal silos and comparison with different international standards. Engenharia Agrícola (Impresso), v. 33, p. 601-611, 2013.

24.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2012LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. . Modelos de previsão do fluxo e vazão de descarga de produtos agrícolas. Educação Agrícola Superior, v. 27, p. 54-58, 2012.

25.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2012LOPES NETO, J. P.; Alvino, F. C. G. ; LOPES, F. F. M. . Estruturas treliçadas para coberturas de construções rurais. Educação Agrícola Superior, v. 27, p. 30-34, 2012.

26.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2009 LOPES NETO, J. P.; SILVA, V. R. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Propriedades de fluxo de produtos pulverulentos alimentícios. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 13, p. 639-644, 2009.

27.
NASCIMENTO, J. W. B.2009NASCIMENTO, J. W. B. ; MACIEL, K. R. D. ; SILVA, V. R. ; LOPES, F. F. M. ; LOPES NETO, J. P. . Blocos de concreto para construção modular de silos cilíndricos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 13, p. 991-997, 2009.

28.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2009LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; SILVA, V. R. . Efeito do tempo de armazenagem de rações avícolas no dimensionamento de silos. Engenharia Agrícola (Online), v. 29, p. 518/4-527, 2009.

29.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2008 LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; Calil Junior, Carlito . Análise estrutural de silos metálicos prismáticos. CIÊNCIA E AGROTECNOLOGIA (ONLINE), v. 32, p. 1252-1258, 2008.

30.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2008LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. . Silos prismáticos: comparação entre resultados teóricos e experimentais. Educação Agrícola Superior, v. 23, p. 76/1-79, 2008.

31.
LOPES, F. F. M.2008LOPES, F. F. M. ; BELTRÃO, N. E. ; LOPES NETO, J. P. ; PEDROSA, J, P. . Crescimento inicial de genótipos de mamomeira com sementes submetidas ao envelhecimento acelerado. Revista Brasileira de Oleaginosas e Fibrosas (Online), v. 12, p. 69-79, 2008.

32.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2007 LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; SILVA, V. R. . Propriedade de fluxo e característica de escoabilidade de rações avícolas para dimensionamento de silos. Ciência e Agrotecnologia (Online), v. 31, p. 851-859, 2007.

33.
Trindade, J. L.2006Trindade, J. L. ; FURTADO, D. A. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LEAL, A. F. ; LOPES NETO, J. P. ; AZEVEDO, M. A. . Avaliação dos níveis de pressão sonora em galpões de galinhas poedeiras no semi-árido paraibano. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science, v. Suplem, p. 189-Suplemento, 2006.

34.
SILVA, V. R.2005SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; DINIZ, M. J. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LUCENA, L. F. A. . Caracterização das propriedades físicas e de fluxos do amendoim para o estudo de silos. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Campina Grande, v. 5, p. 1-7, 2005.

35.
Oliveira Júnior2001Oliveira Júnior ; GALVÃO, J. H. F. ; CORRÊA, J. R. V. ; GUIMARÃES, K. J. B. ; LOPES NETO, J. P. . Levantamento semidetalhado dos solos do Campo Experimental do ILES Santarém. Espaço Científico (ULBRA), Santarém, v. 2, p. 13-21, 2001.

36.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2000LOPES NETO, J. P.; Oliveira Júnior . A erosividade das chuvas nos municípios de Soure e Tomé-Açú. Espaço Científico (ULBRA), Canoas, v. 1, p. 78-87, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOPES NETO, J. P.. Construções e instalações rurais. 1. ed. Brasília: NT Editora, 2017. v. 1. 138p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARAUJO, S. N. R. ; COSTA, R. F. ; LOPES NETO, J. P. ; LOPES, F. F. M. ; BORGES, V. P. . Conforto térmico em protótipos com uso de forro sanduiche de EVA associado à resíduos. In: Ilda de Fátima Ferreira Tinôco; Marcos Oliveira de Paula; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Conforto térmico em protótipos com uso de forro sanduiche de EVA associado à resíduos. 01ed.Viçosa- MG: Editora Suprema, 2016, v. 01, p. 179-183.

2.
Marques, J. I. ; LOPES NETO, J. P. ; MIRANDA, J. R. ; SILVA, V. C. . Estimativa da perda de calor em caprinos Boer com uso de termografia. In: Ilda de Fátima Ferreira Tinôco; Marcos Oliveira de Paula; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Estimativa da perda de calor em caprinos Boer com uso de termografia. 01ed.Viçosa - MG: Editora Suprema, 2016, v. 01, p. 298-301.

3.
LOPES NETO, J. P.; BATISTA, D. O. ; FURTADO, D. A. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. ; BORGES, V. P. . Lógica Fuzzy aplicada na simulação do ITGU para cobertura com diferentes forros. In: Ilda de Fátima Ferreira Tinôco; Marcos Oliveira de Paula; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Lógica Fuzzy aplicada na simulação do ITGU para cobertura com diferentes forros. 01ed.Viçosa -MG: Editora Suprema, 2016, v. 01, p. 462-465.

4.
MIRANDA, J. R. ; LOPES NETO, J. P. ; RIBEIRO, N. L. ; SILVA, V. C. . Parâmetro hormonal com indicador de estresse térmico em caprinos Boer. In: Ilda de Fátima Ferreira Tinôco; Marcos Oliveira de Paula; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Parâmetro hormonal com indicador de estresse térmico em caprinos Boer. 01ed.Viçosa - MG: Editora Suprema, 2016, v. 01, p. 500-503.

5.
MIRANDA, J. R. ; LOPES NETO, J. P. ; SILVA, V. C. ; Marques, J. I. . Parâmetros de desempenho como indicadores de estrese térmico em caprinos Boer. In: Ilda de Fátima Ferreira Tinôco; Marcos Oliveira de Paula; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Parâmetros de desempenho como indicadores de estrese térmico em caprinos Boer. 01ed.Viçosa - MG: Editora Suprema, 2016, v. 01, p. 504-507.

6.
MIRANDA, J. R. ; LOPES NETO, J. P. ; SILVA, V. C. ; FURTADO, D. A. . Parâmetros fisiológicos como indicadores de estresse etérmico em caprinos Boer. In: Ilda de Fátima Ferreira Tinôco; Marcos Oliveira de Paula; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Parâmetros fisiológicos como indicadores de estresse etérmico em caprinos Boer. 01ed.Viçosa - MG: Editora Suprema, 2016, v. 01, p. 508-511.

7.
ARAUJO, S. N. R. ; MIRANDA, J. R. ; LOPES NETO, J. P. ; MEIRA, A. S. . Propriedades de fluxo de farinha de mandioca obtidas no Powder Flow Tester e no Jenike Shear Cell. In: Ilda de Fátima Ferreira Tinôco; Marcos Oliveira de Paula; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Propriedades de fluxo de farinha de mandioca obtidas no Powder Flow Tester e no Jenike Shear Cell. 01ed.Viçosa - MG: Editora Suprema, 2016, v. 01, p. 542-545.

8.
MEIRA, A. S. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; BANDEIRA, D. J. A. . Propriedades de fluxo de produtos pulverulentos obtidas no Powder Flow Tester. In: Ilda de Fátima Ferreira Tinôco; Marcos Oliveira de Paula; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Propriedades de fluxo de produtos pulverulentos obtidas no Powder Flow Tester. 01ed.Viçosa - MG: Editora Suprema, 2016, v. 01, p. 546-549.

9.
LOPES NETO, J. P.; COSTA, C. A. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; FURTADO, D. A. ; LOPES, F. F. M. . Propriedades mecânicas de grãos de arroz para simulação em silos verticais. In: Ilda de Fátima Ferreira Tinôco; Marcos Oliveira de Paula; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Propriedades mecânicas de grãos de arroz para simulação em silos verticais. 01ed.Viçosa - MG: Editora Suprema, 2016, v. 01, p. 550-553.

10.
CUNHA, G. C. A. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Comportamento térmico da envoltória em habitação de interesse social. In: Paulo Roberto Megna Francisco, José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, Dermeval Araújo Furtado. (Org.). Comportamento térmico da envoltória em habitação de interesse social. 1ed.Campina Grande: EPGRAF, 2016, v. 1, p. 58-63.

11.
COSTA, J. H. S. ; SANTOS, L. F. D. ; FURTADO, DERMEVAL A. ; LOPES NETO, J. P. ; GUERRA, R. R. . Adaptabilidade de ovinos nativos e exóticos submetidos a piquete sol e sombra no semiárido paraibano. In: Adriane Theodoro Santos Alfaro; Daiane Garabeli Trojan. (Org.). Adaptabilidade de ovinos nativos e exóticos submetidos a piquete sol e sombra no semiárido paraibano. 4ed.Curitiba: Atenas, 2016, v. 1, p. 175-184.

12.
LOPES NETO, J. P.; COSTA, J. H. S. ; FURTADO, D. A. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. ; BORGES, V. P. . ITGU e simulação fuzzy na criação de ovinos Santa Inês com e sem cobertura. In: Ilda de Fátima Ferreira Tinôco; Marcos Oliveira de Paula; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). ITGU e simulação fuzzy na criação de ovinos Santa Inês com e sem cobertura. 01ed.Vicçosa- MG: Editora Suprema, 2016, v. 01, p. 450-453.

13.
MEIRA FILHO, A. S. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LIMA, V. L. A. ; LOPES NETO, J. P. . Configurações de telhados para captação de água de chuva em edificações rurais. In: Abdon da Silva Meira Filho, José Wallace Barbosa do Nascimento, Vera Lucia Antunes de Lima, José Pinheiro Lopes Neto. (Org.). Captação, manejo e uso de água de chuva. 1ed.Campina Grande - PB: Instituto Nacional do Semiárido, 2015, v. , p. 321-340.

14.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. . Critérios de dimensionamento de silos para armazenagem de produtos pulverulentos. In: Marcos Oliveira de Paula; Ilda de Fátima Tinôco; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Construções rurais e ambientes protegidos: inovações tecnológicas e ambiência na produção animal sustentável em condições de clima quente. 1ed.Viçosa, MG: Editora da UFV, 2012, v. 1, p. 62-67.

15.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; COSTA, C. A. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; SILVA, Rafael C. . Propriedades físicas e de fluxo de pós para dimensionamento de silos. In: Marcos Oliveira de Paula; Ilda de Fátima Tinôco; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Construções rurais e ambientes protegidos: inovações tecnológicas e ambiência na produção animal sustentável em condições de clima quente. 1ed.Viçosa, MG: Editora da UFV, 2012, v. 1, p. 206-210.

16.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; COSTA, C. A. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; SILVA, Rafael C. . Determinação das propriedades físicas e de fluxo do milho para dimensionamento de silos verticais. In: Marcos Oliveira de Paula; Ilda de Fátima Tinôco; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Construções rurais e ambientes protegidos: inovações tecnológicas e ambiência na produção animal sustentável em condições de clima quente. 1ed.Viçosa, MG: Editora da UFV, 2012, v. 1, p. 202-204.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. . Projeto de fluxo em silos industriais. Revista Grãos Brasil, Maringá - PR, , v. 60, p. 14 - 18, 10 jul. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; MONTROSS, M. D. . Structural analysis of prismatic metallic silos. In: 2006 ASABE Annual International Meeting, 2006, Portland. ASABE Meeting Presentation, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOPES NETO, J. P.; Marques, J. I. ; CUNHA, G. C. A. . Análise termográfica de diferentes telhas para construções rurais. In: XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014, 2014, Campo Grande - MS. Anais. Campo Grande: UFMS, 2014. v. 1. p. 1-4.

2.
CUNHA, G. C. A. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Comportamento térmico da envoltória em habitação de interesse social. In: XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014, 2014, Campo Grande - MS. Anais. Campo Grande: UFMS, 2014. v. 1. p. 1-5.

3.
MEIRA, A. S. ; LOPES NETO, J. P. . Determinação do ângulo de atrito interno e efetivo ângulo de atrito interno no dimensionamento de um silo armazenador de fécula de batata. In: 9º Congresso de Educação Agrícola Superior, 2014, Areia - PB. Anais, 2014.

4.
MEIRA, A. S. ; LOPES NETO, J. P. . Determinação da função fluxo e fator fluxo no dimensionamento de um silo armazenador de fécula de batata. In: 9º Congresso de Educação Agrícola Superior, 2014, Areia - PB. Anais, 2014.

5.
MATOS JUNIOR, J. J. L. ; MEIRA, A. S. ; LOPES NETO, J. P. . Determinação da função fluxo e fator fluxo no dimensionamento de um silo armazenador de semente de linhaça. In: 9º Congresso de Educação Agrícola Superior, 2014, Areia - PB. Anais, 2014.

6.
SILVA, L. A. ; MEIRA, A. S. ; LOPES NETO, J. P. . Dimensionamento de um silo vertical para armazenamento de xerem. In: 9º Congresso de Educação Agrícola Superior, 2014, Areia - PB. Anais, 2014.

7.
COSTA, R. F. ; MEIRA, A. S. ; LOPES NETO, J. P. . Avaliação do TBS e TGN no interior de protótipos munidos com forros de EVA e EVA+combinação de resíduos. In: 9º Congresso de Educação Agrícola Superior, 2014, Areia - PB. Anais, 2014.

8.
BANDEIRA, D. J. A. ; BARBOSA, M. E. S. ; LOPES NETO, J. P. . Ganho de peso de codornas europeias mantidas em ambiente controlado. In: 9º Congresso Técnico Científico de Engenharia e Agronomia CONTECC 2014, 2014, Teresina - PI. Anais, 2014.

9.
BARRETO, H. T. S. ; LOPES NETO, J. P. . Índices de conforto ambiental em habitação de interesse social. In: 9º Congresso Técnico Científico de Engenharia e Agronomia CONTECC 2014, 2014, Teresina - PI. Anais, 2014.

10.
COSTA, C. A. ; LOPES NETO, J. P. . Determinação do Fator K por meio de uma célula de compressão uniaxial. In: 9º Congresso Técnico Científico de Engenharia e Agronomia CONTECC 2014, 2014, Teresina - PI. Anais, 2014.

11.
LOPES NETO, J. P.. PROPRIEDADES DE FLUXO DE ARROZ EM GRÃOS PARA ARMAZENAGEM EM SILOS VERTICAIS. In: 9º Congresso Técnico Científico de Engenharia e Agronomia CONTECC 2014, 2014, Teresina - PI. Anais, 2014.

12.
LOPES NETO, J. P.; Marques, J. I. . PROPRIEDADES FÍSICAS E DE FLUXO DA FARINHA DE MANDIOCA PARA O DIMENSIONAMENTO DE SILOS. In: 9º Congresso Técnico Científico de Engenharia e Agronomia CONTECC 2014, 2014, Teresina - PI. Anais, 2014.

13.
Marques, J. I. ; LOPES NETO, J. P. ; BANDEIRA, D. J. A. ; ARAGAO, K. P. ; BARBOSA, M. E. S. . Simulador Fuzzy para previsão do ITGU no interior de gaiolas de codornas europeias (Coturnix coturnix coturnix). In: 9° CONGRESSO DE EDUCAÇÃO AGRÍCOLA SUPERIOR, 2014, Areia - PB. Anais. Brazília: ABEAS, 2014. v. 1. p. 10-10.

14.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; SILVA, Rafael C. . Ângulos de atrito com materiais de parede de pós para projeto de silos verticiais. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 2012, Viçosa. Anais, 2012.

15.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. . Critérios de dimensionamento de silos para armazenagem de produtos pulverulentos. In: IV Simpósio Nacional de Construções Rurais e Ambientes Protegidos: inovações tecnológicas e ambiência na produção animal sustentável em condições de clima quente., 2012, Viçosa. Anais, 2012.

16.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. . Forças de atrito em silos com descargas múltiplas. In: IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória. Anais, 2010.

17.
LOPES NETO, J. P.; SILVA, V. R. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Utilização da metodologia de A. W. Jenike para determinação das propriedades de produtos armazenáveis. In: IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória. Anais, 2010.

18.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. . Forças de atrito em silos cilindricos com descargas excêntricas. In: IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória. Anais, 2010.

19.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; LOPES, F. F. M. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; SILVA, Rafael C. . Estudo dos ângulos de atrito de grãos de arroz para projeto de silos verticais. In: IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória. Anais, 2010.

20.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; LOPES, F. F. M. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Ângulos de atrito de grãos de arroz para projeto de silos e máquinas de processamento. In: SIMCRA 2009 Simpósio de Construções Rurais e Ambiência, 2009, Campina Grande. Resumos, 2009.

21.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; Camerini, N. L. (Nerandi Luiz Camerini) ; NASCIMENTO, J. W. B. . Determinaçào dos ângulos de atrito estático e dinâmico para dimensionamento de silos. In: SIMCRA 2009 Simpósio de Construções Rurais e Ambiência, 2009, Campina Grande. Resumos, 2009.

22.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Ângulos de atrito de grãos de milho para dimensionamento de silos. In: SIMCRA 2009 Simpósio de Construções Rurais e Ambiência, 2009, Campina Grande. Resumos, 2009.

23.
SILVA, V. R. ; SILVA, Rafael C. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. . Determinação das propriedades físicas e de fluxo de grãos de café para dimensionamento de silos. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro-BA / Petrolina-PE. Resumos, 2009.

24.
LOPES, F. F. M. ; Araújo, G. T. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. . Modificação química das fibras de sisal por acetilação. In: 49 Reunião Anual ABEAS - Agronegócio Brasileiro e a Crise Mundial, 2009, Campina Grande - PB. Resumos, 2009.

25.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; Camerini, N. L. (Nerandi Luiz Camerini) ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. . Flow properties of black oat for design of vertical silos. In: International Conference of Agricultural Engineering, 2008, Foz do Iguaçu. Proceedings, 2008.

26.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. . Prismatic silos - Comparison between theoretical and experimental results. In: International Conference of Agricultural Engineering, 2008, Foz do Iguaçu. Proceedings, 2008.

27.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; SILVA, V. R. . Propriedades de fluxo de produtos pulverulentos alimentíceos. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2007, Bonito. Anais, 2007.

28.
SILVA, V. R. ; CELESTINO, V. Q. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. . Avaliação das propriedades de fluxo da lentilha para projeto de silos. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2007, Bonito. Resumos, 2007.

29.
SILVA, V. R. ; CELESTINO, V. Q. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; BRAGA, R. N. C. . Propriedades de fluxo de ervilha para projeto de silos verticais. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2007, Bonito. Resumos, 2007.

30.
LOPES NETO, J. P.; RODRIGUES, T. E. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Determinação das propriedades de fluxo de soja em grãos e em pelets para projeto de silos. In: II Simpósio de Construções Rurais e Ambientes Protegidos, 2006, Campinas. Resumos, 2006.

31.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; FURTADO, D. A. . Teorias de dimensionamento de silos metálicos prismáticos. In: XXXV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2006, João Pessoa. Cadernos de resumos, 2006.

32.
LOPES NETO, J. P.; RODRIGUES, T. E. ; LUCENA, L. F. A. . Propriedades físicas e de fluxo do amendoim para o estudo de silos. In: XXXV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2006, João Pessoa. Cadernos de resumos, 2006.

33.
LOPES, F. F. M. ; BELTRÃO, N. E. ; LOPES NETO, J. P. . Avaliação do crescimento inicial de genótipos de mamoneira pela análise das taxas de crescimento (análise não destrutiva). In: II Congresso Brasileiro de Mamona, 2006, Aracajú. Resumos, 2006.

34.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; SILVA, V. R. . Ações nas paredes de silos metálicos prismáticos. In: II Simpósio de Construções Rurais e Ambientes Protegidos, 2006, Campinas. Resumos, 2006.

35.
LOPES, F. F. M. ; BELTRÃO, N. E. ; LOPES NETO, J. P. ; PEDROSA, J, P. . Avaliação do crescimento inicial de híbridos de mamoneira com sementes submetidas ao envelhecimento acelerado. In: II Congresso Brasileiro de Mamona, 2006, Aracajú. Anais, 2006.

36.
LOPES NETO, J. P.; MARTINS, I. C. T. ; LOPES, F. F. M. . PCH?s: uma alternativa de aproveitamento dos recursos hídricos em propriedades rurais.. In: Simpósio de Construções Rurais e Ambiência SIMCRA 2004, 2004, Campina Grande. Anais, 2004.

37.
LOPES, F. F. M. ; TANABE, C. S. ; LOPES NETO, J. P. . Efeitos do teor de umidade e da velocidade da debulha mecânica sobre a quantidade de danos físicos em grãos de milho.. In: Simpósio de Construções Rurais e Ambiência SIMCRA 2004, 2004, Campina Grande. Anais, 2004.

38.
LOPES NETO, J. P.; Oliveira Júnior . Calibração de sensor de FDR (CS615 Water Content Reflectometer) em Latossolo Amarelo muito argiloso da Flona Tapajós.. In: II Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia e do II Salão de Pesquisa e Iniciação Científica do ILES-Santarém, 2001, Santarém. Resumos, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOPES NETO, J. P.; Oliveira Júnior . Determinação de infiltração em Argissolo Amarelo textura argilosa/muito argilosa no Campo Experimental Agrícola do ILES-Santarém. In: II Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia e do II Salão de Pesquisa e Iniciação Científica do ILES-Santarém, 2001, Santarém. Resumos, 2001.

2.
Oliveira Júnior ; GALVÃO, J. H. F. ; CORRÊA, J. R. V. ; GUIMARÃES, K. J. B. ; LOPES NETO, J. P. . Solos do Campo Experimental do ILES-Santarém, Santarém-PA.. In: II Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia e do II Salão de Pesquisa e Iniciação Científica do ILES-Santarém, 2001, Santarém. Resumos, 2001.

3.
LOPES NETO, J. P.; Oliveira Júnior . Erosividade das chuvas no município de Belterra, estado do Pará. In: I Salão de Pesquisa e Iniciação Científica da Amazônia, 2000, Santarém. Resumos. Canoas: ULBRA, 2000.

4.
Oliveira Júnior ; VALENTE, M. A. ; RODRIGUES, T. E. ; LOPES NETO, J. P. ; LOPES, F. F. M. . Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos no município de Ariquemes, estado de Rondônia. In: I Salão de Pesquisa e Iniciação Científica da Amazônia, 2000, Santarém. Resumos, 2000.

5.
Oliveira Júnior ; RODRIGUES, T. E. ; VALENTE, M. A. ; LOPES NETO, J. P. ; LOPES, F. F. M. . Caracterização físico-hídrica dos principais solos da região de Marabá?Carajás, estado do Pará. In: I Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia e I Salão de Pesquisa e Iniciação Científica do ILES-Santarém, 2000, Santarém. Resumos, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES NETO, J. P.; COSTA, J. H. S. ; FURTADO, D. A. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. ; BORGES, V. P. . ITGU e simulação Fuzzy na criação de ovinos Santa Inês com e sem cobertura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
LOPES NETO, J. P.; COSTA, C. A. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. . Propriedades mecânicas de grãos de arroz para simulação em silos verticais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ARAUJO, S. N. R. ; LOPES NETO, J. P. ; COSTA, R. F. ; LOPES, F. F. M. ; BORGES, V. P. . Conforto térmico em protótipos com uso de forro sanduíche de EVA associado a resíduos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LOPES NETO, J. P.; BATISTA, D. O. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. ; BORGES, V. P. . Lógica Fuzzy na simulação do ITGU para cobertura com diferentes forros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MIRANDA, J. R. ; LOPES NETO, J. P. ; SILVA, V. C. ; Marques, J. I. . Parâmetros de desempenho como indicadores de estresse térmico em caprinos Boer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
Marques, J. I. ; LOPES NETO, JOSÉ P. ; MIRANDA, J. R. ; SILVA, V. C. . Estimativa da perda de calor em caprinos Boer com uso de termografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ARAUJO, S. N. R. ; MIRANDA, J. R. ; LOPES NETO, J. P. ; MEIRA, A. S. . Propriedades de fluxo da farinha de mandioca obtidas no Powder Flow Tester e no Jenike Shear Cell. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MEIRA, A. S. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; BANDEIRA, D. J. A. . Propriedades de fluxo de produtos pulverulentos obtidas no Powder Flow Tester. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MIRANDA, J. R. ; LOPES NETO, J. P. ; SILVA, V. C. ; FURTADO, D. A. . Parâmetros fisiológicos como indicadores de estresse térmico em caprinos Boer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MIRANDA, J. R. ; LOPES NETO, J. P. ; RIBEIRO, N. L. ; SILVA, V. C. . Parâmetro hormonal como indicador de estresse térmico em caprinos Boer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BARRETO, H. T. S. ; LOPES NETO, J. P. . Desempenho térmico e índices de conforto ambiental em habitação de interesse social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BATISTA, D. O. A. ; LOPES NETO, J. P. . Ambiëncia na produção animal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Alvino, F. C. G. ; LOPES NETO, J. P. . Estudo de treliças coplanares para cobertura de construções rurais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. . Forças de atrito em silos cilindricos com descargas excêntricas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. . Forças de atrito em silos com descargas múltiplas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
LOPES NETO, J. P.; SILVA, V. R. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Utilização da metodologia de A. W. Jenike para determinação das propriedades de produtos armazenáveis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; Camerini, N. L. (Nerandi Luiz Camerini) . Flow properties of black oat for design of vertical silos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. . Prismatic silos - Comparison between theoretical and experimental results. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; SILVA, V. R. . Propriedades de fluxo de produtos pulvelurentos alimentíceos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SILVA, V. R. ; CELESTINO, V. Q. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Avaliação das propriedades de fluxo da lentilha para projeto de silos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Propriedades de fluxo de ervilha para o projeto de silos verticais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
LOPES, F. F. M. ; BELTRÃO, N. E. ; LOPES NETO, J. P. . Avaliação do crescimento inicial de genótipos de mamoneira pela análise das taxas de crescimento (análise não destrutiva). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
LOPES, F. F. M. ; BELTRÃO, N. E. ; LOPES NETO, J. P. . Avaliação do crescimento inicial de híbridos de mamoneira com sementes submetidas ao envelhecimento acelerado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; LUCENA, L. F. A. ; FURTADO, D. A. . Propriedades físicas e de fluxo de amendoim para o estudo de silos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
RODRIGUES, T. E. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Análise das propriedades de fluxo de soja em grãos e em pelets para projeto de silos verticias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. ; FURTADO, D. A. . Teroias de dimensionamento de silos metálicos prismáticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Determinação das propriedades de fluxo de sementes de dois cultivares de algodão para o projeto de silos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SILVA, V. R. ; LOPES NETO, J. P. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Estudo das propriedades de fluxo de dois genótipos de mamona para o projeto de silos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. . Análise estrutural de silos metálicos através de sensores de deformação e deslocamento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
LOPES NETO, J. P.; MARTINS, I. C. T. ; LOPES, F. F. M. . PCH`s: uma alternativa de aproveitamento dos recursos hídricos em propriedades rurais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
LOPES NETO, J. P.; Oliveira Júnior . Determinação de infiltração em Argissolo amarelo textura argilosa/muito argilosa no Campo Experimental Agrícola do ILES Santarém. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
Oliveira Júnior ; GALVÃO, J. H. F. ; CORRÊA, J. R. V. ; GUIMARÃES, K. J. B. ; LOPES NETO, J. P. . Solos do Campo Experimental Agrícola dos ILES Santarém. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
Oliveira Júnior ; LOPES NETO, J. P. . Calibração de sensor de FDR (CS 615 Water Content Reflectometer) em Latossolo amarelo muito argiloso na Flona Tapajós. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
Oliveira Júnior ; VALENTE, M. A. ; RODRIGUES, T. E. ; LOPES NETO, J. P. ; LOPES, F. F. M. . Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos do município de Ariquemes, estado de Rondônia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
LOPES NETO, J. P.; Oliveira Júnior . Erosividade das chuvas no município de Belterra, estado do Pará. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
Oliveira Júnior ; RODRIGUES, T. E. ; VALENTE, M. A. ; LOPES NETO, J. P. ; LOPES, F. F. M. . Caracterização físico-hídrica dos principais solos de Marabá-Carajás, estado do Pará. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOPES NETO, J. P.; SILVA, Rafael C. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Caracterização das propriedades físicas e de fluxo de lignina em estado sólido. 2012.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES NETO, J. P.. Construção de silos e alternativas de unidades armazenadoras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LOPES NETO, J. P.. Projetos em AutoCAD. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LOPES NETO, J. P.. Projetos especiais à Engenharia de Alimentos (AutoCAD). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LOPES NETO, J. P.. AutoCAD 2000. 2003. .

5.
LOPES NETO, J. P.. AutoCAD 2004. 2003. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LOPES NETO, J.P.; NASCIMENTO, J. W. B.; NOBREGA, M. V.. Participação em banca de Rodrigo Constantino Araújo. Concreto reforçado com fibras sintéticas para fundo plano de silos. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
DERMEVAL, ARAUJO FURTADO; LOPES NETO, J.P.. Participação em banca de Daniele Ferreira Melo. Desempenho da alface produzida e, ambiente protegido e a campo. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
LOPES NETO, JOSÉ P.; NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES, F. F. M.; RESENDE, M. L. S.. Participação em banca de Renata Tomáz Vieira. Desempenho termomecânico de argamassas com adição de resíduos de vermiculita para construções rurais. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

4.
LOPES NETO, JOSÉ P.; NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES, F. F. M.; RESENDE, M. L. S.. Participação em banca de Silvia Noelly Ramos de Araújo. Conforto térmico e comportamento de leitões em fase de creche mantidos sobre dois tipos de piso. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

5.
NASCIMENTO, J. W. B.; RESENDE, M. L. S.; LOPES NETO, J.P.. Participação em banca de Diego José Araújo Bandeira. Efeito de inserts no fluxo e vazão mássica de ração avícola em silos verticais. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

6.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, JOSÉ P.; RESENDE, M. L. S.. Participação em banca de Diego José Araújo Bandeira. Efeito de inserts no fluxo e vazão mássica de ração avícola em silos verticais. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

7.
NASCIMENTO, J. W. B.; JOSE, PINHEIRO LOPES NETO; NOBREGA, M. V.. Participação em banca de Elizângela de Lima Mota. Análise de fluxo em silos verticais de açúcar, farinha de mandioca e painço. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

8.
FURTADO, D. A.; LOPES NETO, JOSÉ P.; LEAL, G. G.; MEDEIROS, G. R.. Participação em banca de Joab Jorge Leite de MAtos Júnior. Desempenhoprodutivo, respostas fisiológicas e comportamentais de ovinos mestiços consumindo água salina. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

9.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.; MEDEIROS, G. R.. Participação em banca de Sebastião Garcia Neto. Índices de conforto térmico, fisiológico e desempenho de bovino mestiço confinados com sombreamento natural e artificial. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

10.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, JOSÉ W. B. DO; MEDEIROS, G. R.; TALIERI, I. C.. Participação em banca de Jordânio Inácio Gomes. Dilatação pupilar como indicador de estresse térmico em caprinos Boer mantidos em câmara climática. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

11.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.; MEIRA FILHO, A. S.. Participação em banca de Vicente de Paula Teixeira Rocha. Avaliação de conforto térmico de ecoresidência edificada no semiárido paraibano. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

12.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B.; ARAÚJO, TIAGO G. P.; RIBEIRO, N. L.. Participação em banca de Jaciara Ribeiro Miranda. Respostas fisiológicos e hormônio cortisol com indicadores de estresse térmico em caprinos Boer mantidos em câmara climática. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

13.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.; GOMES, J. P.; MEIRA FILHO, A. S.. Participação em banca de Ariadne Soares Meira. Comparação dos valores das propriedades físicas e de fluxo determinadas pelas metodologias Jenike Shear Cell e Powder FLow Tester para produtos pulverulentos. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

14.
LOPES NETO, J. P.; FURTADO, D. A.; LOPES, F. F. M.; ARAUJO, T. G. P.. Participação em banca de Márcia Ederlinda Souza Barbosa. Parâmetros fisiológicos e desempenho produtivo de codornas europeias criadas em diferentes temperaturas. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

15.
LOPES NETO, J. P.; BORGES, V. P.; LOPES, F. F. M.. Participação em banca de Raniere Fernandes Costa. Desempenho e eficiência térmica de placas de EVA + Resíduos como forro de coberta. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

16.
GUISELINI, C.; PANDORFI, H.; LOPES NETO, J. P.. Participação em banca de Thaissa Antão Carneiro. Tipos de cobertura para o acondicionamento térmico primário de instalações rurais. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

17.
FURTADO, D. A.; LOPES NETO, J. P.; LIMA, R. M. B.. Participação em banca de Thiago Bernardino de Sousa Castro. Características físicas de blocos multinutricionais com diferentes aglomerantes para pequenos ruminantes no semiárido brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

18.
DANTAS, R. T.; CAVALCANTE, L. F.; LOPES NETO, J. P.. Participação em banca de Simpliciano Eustaquilino de Souza Neto. Qualidade da água para consumo humano e animal no município de Areia - PB. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

19.
LOPES NETO, J. P.; LOPES, F. F. M.; BARBOSA, E. S.. Participação em banca de Valneide Rodrigues da Silva. Caracterização das propriedades de fluxo e mecânicas de grãos agrícolas. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

20.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B.; DINIZ, M. J.. Participação em banca de Ivanildo Freire de Medeiros. Características de fluxo e vazão de descarga em silos verticais. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

21.
Miná, A. J. S.; Souza, C. B.; LOPES NETO, J. P.. Participação em banca de Jacob Soares Pereira Neto. Casa de vegetação rústica para agricultura familiar. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

22.
NASCIMENTO, J. W. B.; FURTADO, D. A.; YANAGI JUNIOR, T.; LOPES NETO, J. P.. Participação em banca de Daniele Lopes de Oliveira. Desempenho e qualidades de ovos de galinhas em gaiolas enriquecidas e ambiente controlado. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Teses de doutorado
1.
LOPES NETO, JOSÉ P.; NASCIMENTO, J. W. B.; DERMEVAL, ARAUJO FURTADO; MEDEIROS, G. R.; SOUZA, B. B.. Participação em banca de José Henrique Souza Costa. Desgaste de casco e comportamento de ovinos confinados em baias com diferentes tipos de piso. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, JOSÉ P.. Participação em banca de Cássia Mendonça dos Anjos. Simulação numérica das pressões exercidas pelos grãos nas paredes dos silos verticais pelo método dos elementos finitos. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
DERMEVAL, ARAUJO FURTADO; LOPES NETO, JOSÉ P.. Participação em banca de Adalberto de Souza Arruda. Desempenho e variáveis fisiológicas de frangos caipiras submetidos a diferentes densidades e níveis de salinidade da água. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

4.
LOPES NETO, JOSÉ P.; NASCIMENTO, J. W. B.; FURTADO, D. A.; BORGES, V. P.. Participação em banca de Gisele Caldas de Araújo Cunha. Modelagem computacional da distribuição das variáveis ambientais em aviário ventilado à pressão negativa. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

5.
NASCIMENTO, J. W. B.; JOSE, PINHEIRO LOPES NETO; SIMPLICIO, M. A. S.; NOBREGA, M. V.. Participação em banca de Marivone Zanella Fank. Pressões em silos verticais cilíndricos metálicos: determinação experimental versus cálculo teórico por normas estrangeiras. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

6.
FURTADO, D. A.; LOPES NETO, J. P.; ARAUJO, T. G. P.; GUIMARAES, M. C. C.; RIBEIRO, M. L. G.. Participação em banca de Jaene Francisco de Souza Oliveira. Desempenho e qualidade de ovos de codornas japonesas submetidas à diferentes temperaturas e espectros luminosos. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

7.
FURTADO, D. A.; LOPES NETO, J. P.; ALVES, A. J.; SOUSA, P. M.; NASCIMENTO, J. W. B.. Participação em banca de Luana de Fátima Damasceno dos Santos. Índices climáticos das instalações e adaptabilidade de reprodutores ovinos Santa Inês mantidos sob diferentes forros de cobertura. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

8.
LOPES NETO, J. P.; BORGES, V. P.; FURTADO, DERMEVAL A.; MEDEIROS, G. R.; NASCIMENTO, J. W. B.. Participação em banca de Delka de Oliveira Azevedo. Conforto térmico e simulação fuzzy em instalações ovinas com diferentes forros de coberta para os períodos seco e chuvoso em Inhambupe-BA. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

9.
YANAGI JUNIOR, T.; LOPES NETO, J. P.; OLIVEIRA, D. D.; FASSANI, E. J.; SCHIASSI, L.. Participação em banca de Priscila Abreu Pereira Ribeiro. Iluminância e produção de ovos em aviários comerciais de poedeiras equipados com lâmpadas de led e fluorescentes compactas. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras.

10.
FURTADO, D. A.; MEDEIROS, A. N.; MEDEIROS, G. R.; LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B.. Participação em banca de Sebastião Benício de Carvalho Júnior. Adaptabilidade de ovinos Santa Inês em crescimento consumindo água com diferentes níveis de salinidade. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

11.
FURTADO, D. A.; MEDEIROS, G. R.; PIMENTA FILHO, E. C.; LOPES NETO, J. P.. Participação em banca de José Coriolano Andrade da Silveira. Confinamento de ovinos no semiárido do Brasil: uso de comedouros alternativos, relações sociais e desempenho. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

12.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B.; LEAL, A. F.; FARIAS, S. A. R.; SANTOS, D. B.; GALVAO, C. O.. Participação em banca de Abdon da Silva Meira Filho. Patologia dos sistemas de captação de água de chuva em edificações rurais do seminárido. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

13.
NASCIMENTO, J. W. B.; NEVES, G. A.; LOPES NETO, J. P.; Ferreira, H. C.; BARBOSA, N. P.; BEZERRA, U. T.. Participação em banca de Maria Luiza de Souza Resende. Resíduo de caulim como material pozolânico em concreto seco: propriedades físico-mecânicas e durabiidade. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

14.
FURTADO, D. A.; LOPES NETO, J. P.; MEDEIROS, A. N.; SOUZA, B. B.; PEREIRA FILHO, J. M.. Participação em banca de Tiago Gonçalves Pereira de Araújo. Adaptabilidade e características nutricionais de caprinos anglo. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

15.
FURTADO, D. A.; PEDROSA, A. C.; SALLES, P. A.; LOPES NETO, J. P.; SOUZA, B. B.. Participação em banca de Francisco Miguel de Melo Oliveira. Parâmetros fisiológicos, desempenho e comportamento materno-filial de ovinos no Curimataú paraibano. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

16.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.; SILVA, F. A. S. E.. Participação em banca de Nerandi Luiz Camerini. Criação de aves poedeiras em ambiente controlado: efeitos de dois sistemas de criação no desempenho, produção e qualidade de ovos em condições term-higrométricas. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

17.
FURTADO, D. A.; LOPES NETO, J. P.; ARAUJO, E.. Participação em banca de Mabel Simone de Araújo Bezerra Guardia. Diagnóstico da estrutura física de engenhos da microrregião do Brejo Paraibano para exploração turística. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

18.
FURTADO, D. A.; NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.. Participação em banca de Joaquim Regis Malheiros Filho. Produção de leite e parâmetros fisiológicos de cabras puras e mestiças Parda Alpina no estado da Paraíba. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Qualificações de Doutorado
1.
LOPES NETO, J. P.; FURTADO, D. A.; RODRIGUES, A. E.. Participação em banca de Maurizete da Cruz Silva. Produção e termorregulação de abelas Uruçú (Meliopona Scuttelaris) em colmeias construídas com diferentes tipos de madeira. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
DERMEVAL, ARAUJO FURTADO; LOPES NETO, J.P.. Participação em banca de Adalberto de Souza Arruda. Respostas produtivas e fisiológicas de frangos caipira submetidos a diferentes densidades e níveis de salinidade da água nas condições climáticas de Barreiros-PE. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
DERMEVAL, ARAUJO FURTADO; LOPES NETO, J.P.; RODRIGUES, A. E.. Participação em banca de Francisca Lígia Aurélio Mesquita Reis. Adaptabilidade e produção de abelhas (Apis Mellifera) em colmeias construídas com materiais alternativos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

4.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, JOSÉ P.; RESENDE, M. L. S.; GRILO, M. B.. Participação em banca de Vicente de Paula Teixeira Rocha. Revestimento externo para alvenaria contendo borracha de pneus: desempenho térmico. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

5.
NASCIMENTO, J. W. B.; DERMEVAL, ARAUJO FURTADO; LOPES NETO, J.P.. Participação em banca de Alexandre Sales Vasceoncelos. Platafortma DAQ para monitoração do desempenho produtivo e comportamental de bovino leiteiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

6.
LOPES NETO, JOSÉ P.; NASCIMENTO, J. W. B.. Participação em banca de Adriano da Silva Félix. Produção de compósito geopolimérico com resíduo de vermiculita para elaboração de placas para revestimento de instalações rurais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

7.
LOPES NETO, JOSÉ P.; DERMEVAL, ARAUJO FURTADO; LOPES, F. F. M.. Participação em banca de Indira Cristiane Moreira Gonçalves. Modelagem computacional no estudo do desempenho térmico de um aviário destinado a criação de aves de postura. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

8.
NASCIMENTO, J. W. B.; JOSE, PINHEIRO LOPES NETO; NOBREGA, M. V.. Participação em banca de Ariadne Soares Meira. Pressões laterias em silos verticais com diferentes alturas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

9.
LOPES NETO, J.P.; FURTADO, D. A.; LOPES, F. F. M.. Participação em banca de José Henrique Souza Costa. Termorregulação de ovinos Santa Inês mantidos sob diferentes tipos de cobertura. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

10.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.; SIMPLICIO, M. A. S.. Participação em banca de Marivone Zanella Fank. Pressões em silos verticais: simulação numpérica pelo método dos elementos finitos e comparação com resultados experimentais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

11.
FURTADO, D. A.; LOPES NETO, J. P.; ARAUJO, T. G. P.. Participação em banca de Sebastião Benício de Carvalho Júnior. Comportamento ingestivo de ovinos Santa Inês consumindo água com diferentes níveis de salinidade mantidos em câmara climática. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

12.
LOPES NETO, J. P.; FURTADO, D. A.; MEDEIROS, G. R.. Participação em banca de Delka de Oliveira Azevêdo. Dilatação pupilar como indicador de estresse em caprinos mantidos em condição simulada. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

13.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.; MEDEIROS, G. R.; SOUZA, J. A.. Participação em banca de Elias Antônio Freire. Interação entre variáveis fisiológicas e ambientais: estimativa de limites de índices de conforto térmico para ovinos da raça Santa Inês no semiárido paraibano. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

14.
NASCIMENTO, J. W. B.; FURTADO, D. A.; Silva, J. H. V.; LOPES NETO, J. P.. Participação em banca de Nerandi Luiz Camarini. Desempenho e comportamento de galinhas poedeiras mantidas sob diferentes temperaturas e tipos de gaiolas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

15.
NASCIMENTO, J. W. B.; Neves, G. A.; Ferreira, H. C.; LOPES NETO, J. P.. Participação em banca de Maria Luiza Rezende. Uso de resíduo do caulim primário como material pozolânico em blocos vazados de concreto para alvenaria. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

16.
NASCIMENTO, J. W. B.; FURTADO, D. A.; LOPES NETO, J. P.; LOPES, F. F. M.. Participação em banca de José Roberto Barbosa Braz. Desempenho de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica) em ambiente com diferentes espectros de luz. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LEAL, A. F.; LOPES NETO, J. P.; AZEVEDO, M. A.. Participação em banca de Hierlen Maria Matos. A sustentabilidade do sistema de abastecimento de água e a função modificadora em uma comunidade de clima seco do leste maranhense. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Sustentável para o Semi-Árido) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
Luna, R. G.; LOPES NETO, J. P.. Participação em banca de José Amaro Nogueira. Gestão de políticas públicas nos municípios de II área piloto/chapadinha/MA em áreas susceptíveis à desertificação. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Sustentável para o Semi-Árido) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
Luna, R. G.; LOPES NETO, J. P.. Participação em banca de Jorge Izidro dos Santos. Otimização da cadeia produtiva de grãos do médio sertão de Alagoas como forma de combate à desertificação. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Sustentável para o Semi-Árido) - Universidade Federal de Campina Grande.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, F. F. M.; LOPES NETO, J.P.; RODRIGUES, V. P.. Participação em banca de Helen Carolline Macêdo de Oliveira.Incorporação da mucilagem de palma forrageira na elaboração de argamassa cimento Portland. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
LOPES, F. F. M.; LOPES NETO, JOSÉ P.. Participação em banca de José Ronaldo Brandão Junior.Incorporação de cinza de arroz vermelho na elaboração de argamassas para reparo de canais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
LOPES, FERNANDA F. DE M.; LOPES NETO, JOSÉ P.. Participação em banca de Matheus Casimiro de Oliveira.Aplicação de materiais não convencionais em coberturas visando a redução da temperatura em galpões. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
LOPES NETO, J. P.; LOPES, F. F. M.; FURTADO, D. A.. Participação em banca de Jordânio Inácio Marques.FERRAMENTAS PARA A ANÁLISE DE IMAGENS TÉRMICAS APLICADAS A AMBIÊNCIA ANIMAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

5.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.; FURTADO, D. A.. Participação em banca de DIEGO JOSÉ ARAÚJO BANDEIRA.PROPRIEDADES FÍSICAS E DE FLUXO DE CULTIVARES DE FEIJÃO PARA O DIMENSIONAMENTO DE SILOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

6.
FURTADO, D. A.; LOPES NETO, J. P.; SILVA, Rafael C.. Participação em banca de KAroline Thays Andrade Araújo.Parâmetros fisiológicos e e análise termográfica de frangos caipiras mantidos sob diferentes temperaturas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

7.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B.; ANJOS, C. M.. Participação em banca de Jordânio Inácio Marques.Simulador fuzzy para previsão do ITGU no interior de gaiolas de codornas europeias (Coturnix coturnix coturnix) Aplicação da lógica fuzzy na simulação do ITGU para codornas mantidas em câmara climática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

8.
LOPES NETO, J. P.; FURTADO, D. A.; SILVA, Rafael C.; OLIVEIRA, D. L.. Participação em banca de Elizângela de Lima Silva Martins.Qualidade de ovos de galinhas transportados em dois tipos de caminhões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LOPES NETO, J.P.; NASCIMENTO, J. W. B.; DERMEVAL, ARAUJO FURTADO. Seleção Especial para Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Agrícola 2018.2. 2018. Universidade Federal de Campina Grande.

2.
LOPES NETO, J.P.; NASCIMENTO, J. W. B.; DERMEVAL, ARAUJO FURTADO. Seleção Especial para Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Agrícola 2018.2. 2018. Universidade Federal de Campina Grande.

3.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, JOSÉ P.; LOPES, F. F. M.. Seleção Especial para Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Agrícola 2017.2. 2017. Universidade Federal de Campina Grande.

4.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, JOSÉ P.; LOPES, F. F. M.. Seleção Especial para Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia Agrícola 2017.2. 2017. Universidade Federal de Campina Grande.

5.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.; FURTADO, D. A.. Seleção Especial de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. 2016. Universidade Federal de Campina Grande.

6.
FURTADO, D. A.; LOPES NETO, J. P.; BORGES, V. P.. Concurso Público para contratação de professor visitante. 2015. Universidade Federal de Campina Grande.

7.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.; FURTADO, D. A.. Seleção de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. 2015. Universidade Federal de Campina Grande.

8.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.; FURTADO, D. A.. Seleção de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. 2015. Universidade Federal de Campina Grande.

9.
LOPES NETO, J. P.; FARIAS, S. A. R.; FARIAS, M. S. S.. Seleção de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. 2014. Universidade Federal de Campina Grande.

10.
GUISELINI, C.; LIMA, V. L. A.; LOPES NETO, J. P.. Concurso Público para professor Assistente. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

11.
LOPES NETO, J. P.; FARIAS, M. S. S.; GOMES, J. P.. Seleção de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. 2014. Universidade Federal de Campina Grande.

12.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B.; FURTADO, D. A.. Seleção de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. 2014. Universidade Federal de Campina Grande.

13.
VIEIRA, E. L.; VIGODERIS, R. B.; LOPES NETO, J. P.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

14.
GOMES, K. C.; ROLIM, M. M.; LOPES NETO, J. P.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2013. Universidade Federal da Paraíba.

15.
LOPES NETO, J. P.; FURTADO, D. A.; SABOYA, L. M. F.. Concurso Público para Professor Substituto. 2013. Universidade Federal de Campina Grande.

16.
LOPES NETO, J. P.; SOUSA, P. M.; LOPES, F. F. M.. Seleção de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. 2013. Universidade Federal de Campina Grande.

17.
NASCIMENTO, J. W. B.; LOPES NETO, J. P.; SOUSA, P. M.. Seleção de Pós-graduação em Engenharia Agrícola. 2012. Universidade Federal de Campina Grande.

18.
FERRAZ, A. L. N.; LOPES NETO, J. P.; QUEIROZ, T. M.. Concurso Público para professor Assistente. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso.

19.
LOPES NETO, J. P.. Concurso público para professor substituto. 2008. Universidade Federal de Campina Grande.

20.
LOPES NETO, J. P.; Sousa, A. A.; Lima, J. R.. Concurso público para professor substituto. 2006. Universidade Federal de Campina Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SIMPÓSIO NACIONAL DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIENTES PROTEGIDOS: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E AMBIÊNCIA NA PRODUÇÃO ANIMAL SUSTENTÁVEL EM CONDIÇÕES DE CLIMA QUENTE.CRITÉRIOS DE DIMENSIONAMENTO DE SILOS PARA ARMAZENAGEM DE PRODUTOS PULVERULENTOS. 2012. (Simpósio).

2.
IX Congresso de Iniciação Científica da UFCG. Estudo de treliças coplanares para coberturas de construções rurais. 2012. (Congresso).

3.
X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola. Estudo dos ângulos de atrito de pós para predição de silos verticais. 2012. (Congresso).

4.
X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola. Dimensionamento de tremonhas e propriedades de fluxo de produtos armazenáveis. 2012. (Congresso).

5.
X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola. Incorporação de finos de pedreira na produção de argamassas cimentíceas. 2012. (Congresso).

6.
Encontro Unificado de Iniciação Científica e Extensão da UFCG.Aproveitamento de resíduos de britagem na produção de blocos de concreto para construções rurais. 2011. (Encontro).

7.
IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola. Utilização da metodologia de A. W. Jenike para determinação das propriedades de produtos armazenáveis. 2010. (Congresso).

8.
IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola. Forças de atrito em silos cilindricos com descargas excêntricas. 2010. (Congresso).

9.
IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola. Forças de atrito em silos com descargas múltiplas. 2010. (Congresso).

10.
International Conference of Agricultural Engineering. Flow properties of black oat for design of vertical silos. 2008. (Congresso).

11.
XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Propriedades de fluxo de produtos pulverulentos alimentíceos. 2007. (Congresso).

12.
II Encontro de Instrumentação e Metrologia Científicas.II Encontro de Instrumentação e Metrologia Científicas. 2004. (Encontro).

13.
Simpósio de Construções Rurais e Ambiência SIMCRA 2004.PCH's: uma alternativa de aproveitamento dos recursos hídricos em propriedades rurais.. 2004. (Simpósio).

14.
II Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia e do II Salão de Pesquisa e Iniciação Científica do ILES-Santarém. Determinação de infiltração em Argissolo Amarelo textura argilosa/muito argilosa no Campo Experimental Agrícola do ILES-Santarém. 2001. (Congresso).

15.
I Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia e do I Salão de Pesquisa e Iniciação Científica do ILES-Santarém.. Erosividade das chuvas no município de Belterra, estado do Pará. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES NETO, J. P.. Comissão Científica do XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola ‐ CONBEA 2013. 2014. (Congresso).

2.
LOPES NETO, J. P.. Comissão Científica do Congresso Técnico Científico Científico da Engenharia e da Agronomia. 2014. (Congresso).

3.
LOPES NETO, J. P.. Comissão Científica do XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola ‐ CONBEA 2013. 2013. (Congresso).

4.
LOPES, F. F. M. ; LOPES NETO, J. P. ; Rocha, R. H. C. . III Semana Acadêmica de Agronomia do CCTA. 2011. (Outro).

5.
Pereira, F. H. F. ; SOUZA, A. S. ; Brito, M. E. B ; LOPES NETO, J. P. . II Semana de Agronomia do CCTA. 2010. (Outro).

6.
LOPES NETO, J. P.. II SIMTAGRO SImpósio de Ciências e Tecnologia Agrolimentar. 2009. (Outro).

7.
LOPES NETO, J. P.; MARINHO, Gabriella Santos ; AMBRÓSIO, Márcia Michelle Queiroz ; BENITEZ, Flávio Gandolfi . I SIMTAGRO - Simpósio de Ciência e Tecnologia Agroalimentar. 2008. (Outro).

8.
LOPES NETO, J. P.; Luna, R. G. ; Souto, P. C. . I Semana de Agronomia. 2007. (Outro).

9.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; LUCENA, L. F. A. ; FURTADO, D. A. . Simpósio de Construções Rurais e Ambiência. 2004. (Outro).

10.
LOPES NETO, J. P.; Lopes, P. T. C. ; Pujol, A. M. . II Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia e do II Salão de Pesquisa e Iniciação Científica do ILES-Santarém. 2001. (Congresso).

11.
LOPES NETO, J. P.; Lopes, P. T. C. ; Pujol, A. M. . I Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia e do I Salão de Pesquisa e Iniciação Científica do ILES-Santarém. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Polyana Marta da Silva. Resistência mecânica de blocos de concreto com incorporação de resíduos de mármores e granitos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Jordânio Inácio Marques. Dilatação pupilar de caprinos. Estudo de caso. Início: 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande. (Orientador).

2.
Silvia Noelly Araújo Ramos. Placas de EVA resinadas para conforto térmico de suínos jovens. Início: 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande. (Orientador).

3.
Maurizete da Cruz Silva. Conforto térmico de abelhas em colmeias alternativas. Início: 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande. (Orientador).

4.
Ariadne Soares Meira. Simulação de pressões e fluxo em silos em modelos reduzidos. Início: 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Araújo Constantino. Concreto reforçado com fibras sintéticas para o fundo plano de silos. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, . Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

2.
Silvia Noelly Ramos de Araújo. Conforto térmico e comportamento de leitões em fase de creche mantidos sobre dois tipos de piso. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

3.
Renata Tomaz Dias. Desempenho termomecânico de argamassas com adição de resíduos de vermiculita para construções rurais. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, . Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

4.
Jordânio Inácio Gomes. Dilatação pupilar como indicador de estresse térmico em caprinos Boer mantidos em câmara climática. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

5.
Jaciara Ribeiro Miranda. Respostas fisiológicos e hormônio cortisol com indicadores de estresse térmico em caprinos Boer mantidos em câmara climática. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

6.
Ariadne soares Meira. Comparação dos valores das propriedades físicas e de fluxo determinadas pelas metodologias Jenike Shear Cell e Powder FLow Tester para produtos pulverulentos. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: José Pinheiro Lopes Neto.

7.
Carlos André da Costa. Propriedades físicas, mecânicas e de fluxo de produtos agroindustriais. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

8.
Valneide Rodrigues da Silva. Caracterização das propriedades de fluxo e mecânicas de grãos agrícolas. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

9.
Gisele Caldas de Araújo Cunha. Influência da tipologia de cobertas e abertura de ventilação no conforto térmico em habitação de interesse social. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

10.
Márcia Ederlinda Souza NBarbosa. Parâmetros fisiológicos e desempenho produtivo de codornas europeias criadas em diferentes temperaturas. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, . Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

11.
Raniere Fernandes Costa. Desempenho e eficiência térmica de placas de EVA + Resíduos como forro de coberta. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

12.
Ivanildo Freire de Medeiros. Características de fluxo e vazão de descarga em silos verticias. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

Tese de doutorado
1.
Gisele Caldas de Araújo Cunha. Modelagem computacional da distribuição de variáveis ambientais em aviário ventilado à pressão negativa. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, . Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

2.
Delka de Oliveira Azevedo Batista. Conforto térmico e simulação fuzzy em instalações ovinas com diferentes forros de coberta para os períodos seco e chuvoso em Inhambupe-BA. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, . Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

3.
José Henrique Souza Costa. Degaste de casco e comportamento de ovinos confinados em baias com diferentes tipos de piso. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

4.
Abdon da Silva Meira Filho. Patologia dos sistemas de captação de água de chuva em edificações rurais do seminárido. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, . Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Socorro Liduína Carvalho Costa. Barragens sucessivas de pedras soltas e seus impactos ambientais na Microbacia do rio Cangatí, em Canindé - CE. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Sustentável para o Semi-Árido) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jordânio Inácio Marques. FERRAMENTAS PARA A ANÁLISE DE IMAGENS TÉRMICAS APLICADAS A AMBIÊNCIA ANIMAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

2.
Elizângela de Lima Silva Martins. Qualidade de ovos de galinhas transportados em dois tipos de caminhões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

Iniciação científica
1.
Hayssa Thyara Silva Barreto. Desempenho térmico e índices de conforto ambiental em habitação de interesse social. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

2.
Jordânio Inácio Marques. Análise termográfica do desempenho de diferentes telhas para construções rurais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

3.
Francisco Cássio Gomes Alvino. Estudo de treliças coplanares para coberturas de construções rurais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

4.
Leandro Nunes Gomes. Análise do fluxo em silos industriais por meio de imagens digitais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

5.
Francisco Cássio Gomes Alvino. Aproveitamento de resíduos de britagem na produção de blocos de concreto para construções rurais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

Orientações de outra natureza
1.
Raniere Fernandes Costa. Orientação de Estágio Docência Disciplina Resistência dos Materiais. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

2.
Jordânio Inácio Marques. Simulador fuzzy para previsão do ITGU no interior de gaiolas de codornas europeias (Coturnix coturnix coturnix) Aplicação da lógica fuzzy na simulação do ITGU para codornas mantidas em câmara climática. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

3.
Arítaly Rodrigues de Brito. FORTALECIMENTO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO CTRN ANO IV. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

4.
Bianca Anacleto Araújo de Sousa. Projeto de Monitoria no CCTA. 2011. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

5.
Hamurabi Anízio Lins. Projeto de Monitoria no CCTA. 2010. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

6.
Janaílson da Costa Almeida. Projeto de Monitoria no CCTA. 2010. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.

7.
José Raimundo de Sousa Junior. Projeto de Monitoria no CCTA. 2009. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: José Pinheiro Lopes Neto.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2012LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. . Modelos de previsão do fluxo e vazão de descarga de produtos agrícolas. Educação Agrícola Superior, v. 27, p. 54-58, 2012.

2.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2012LOPES NETO, J. P.; Alvino, F. C. G. ; LOPES, F. F. M. . Estruturas treliçadas para coberturas de construções rurais. Educação Agrícola Superior, v. 27, p. 30-34, 2012.

3.
LOPES NETO, J. P.;LOPES NETO, J.P.;LOPES NETO, JOSÉ P.;JOSE, PINHEIRO LOPES NETO2013 LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. . Características de fluxo e projeto de tremonhas cônicas em silos verticais. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 17, p. 339-345, 2013.


Livros e capítulos
1.
LOPES NETO, J. P.; NASCIMENTO, J. W. B. ; LOPES, F. F. M. . Critérios de dimensionamento de silos para armazenagem de produtos pulverulentos. In: Marcos Oliveira de Paula; Ilda de Fátima Tinôco; Cecília de Fátima Souza; Fernando da Costa Baêta. (Org.). Construções rurais e ambientes protegidos: inovações tecnológicas e ambiência na produção animal sustentável em condições de clima quente. 1ed.Viçosa, MG: Editora da UFV, 2012, v. 1, p. 62-67.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 8:34:50