Sandra Karina Barbosa Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
  • Última atualização do currículo em 29/05/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000), Especialista em Educação, Cultura e Organização Social (UFPA, 2004), Mestre em Educação, (UFPA, 2005/2006) e Doutora em Educação pela UFPA (2012). Atualmente é professora adjunta da UFPA, campus de Abaetetuba-Pará. Atuou na formação continuada de professores e gestores na Unidade SEDUC na Escola e na Coordenadoria de Planejamento e Pesquisa da Fundação Escola Bosque. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Subjetividade e Sexualidade na Educação Básica (Experimentações) e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisa "Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE). Atua na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Currículo, Gestão, Cultura, Diversidade/diferença, Direitos Humanos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Karina Barbosa Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, S. K. B.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O acontecimento do combate à homofobia no currículo do Programa Saúde e Prevenção na Escola - SPE, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Genylton Odilon Rego da Rocha.
Palavras-chave: homofobia; Currículo; Programa SPE.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Cultura e Conhecimento sob a égide dos Estudos Culturais: um olhar a partir da produção acadêmica brasieira.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Josenilda Maués Silva.
Palavras-chave: Estudos Culturais; Identidade; Currículo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em Educação, Cultura e Organização Social. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Multiculturalismo e Educação: reflexões acerca da psotura do professor.
Orientador: Marcelo Baptista Galvão.
2003 interrompida
Especialização interrompida em 2004 em Psicomotricidade. (Carga Horária: 340h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Sem entrega de monografia.
Ano de interrupção: 2004
2000 - 2000
Aperfeiçoamento em Educação Brasileira.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará, SINTEPP, Brasil. Ano de finalização: 2000.
1995 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O juízo de moral e o imaginário na narrativa da criança dos 7 aos 11 anos..
Orientador: Laura Maria Silva Araújo Alves.
Bolsista do(a): Programa de Iniciação Científica, PIPES, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Curso de Curta Duração.
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2002 - 2002
Projeto Educação Infantil: O Futuro é Hoje.. (Carga horária: 40h).
Serviço Social do Comércio (ANN), SESC, Brasil.
2002 - 2002
A construção da Leitura e Escrita na Alfabetização. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
2001 - 2001
Resignificando a afetividade no processo ensino. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Pará, ABPP, Brasil.
2001 - 2001
Resignificando a afetividade na aprendizagem.
Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPP, Brasil.
2000 - 2000
P´raticas Pedagógicas Interdisciplinares, Metodolo. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Belém, P/BELEM, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade da Amazônia, FAAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas Ministradas Metodologia da Pesquisa Científica em Educação Especial Característica do Desenvolvimento e Aprendizagem de alunos com deficiência física/neuromotora Atendimento Educacional Especializado na área de deficiência física/neuromotora Características do desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Na graduação: Corpo, Educação e Cultura Pesquisa Educacional. Seminário de Pesquisa. Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica. Fundamentos da Didática Gestão de Sistemas e Unidades de Ensino Curso de Aperfeiçoamento Escola que Protege: - A escola e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes Curso de Especialização Escola que Protege - O ECA no ambiente escolar - Enfrentamento às violências contra criança e adolescentes -

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: bolsista PIPES/UFPA, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ICED, .


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Pedagogia Disciplinas: - Corporeidade e Educação (80h) - Seminário Temático da Prática Educativa na Educação Infantil (60h). - Gestão de Sistemas e Unidades de Ensino (100h).


Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira, FETREMIS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Especialização em "Gestão no Contexto Escolar". Disciplina: - Gestão de pessoas no contexto escolar (30h) Curso de Especialização em "Neuropsicopedagogia": Disciplina: - Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva (30h)


Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Prof. Eidorfe Moreira, FUNBOSQUE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do ensino fundamental, Carga horária: 6


Secretaria Estadual de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista em Educação Classe III, Carga horária: 40
Outras informações
Desde de setembro de 2009 exerço a função de Vice-diretora da EEEF prof.ª Eugênia Cavallero de Macedo, conforme portaria 13778/10 de 14/09/2010. Atualmente realiza assessoramento, acompanhamento e formação continuada e em serviço para gestores, coordenadores pedagógicos e professores de 20 escolas estaduais vinculadas à USE-14.


Secretaria Municipal de Educação Belém, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 45
Outras informações
Diretora da Escola Municipal Stellina Valmont, exercendo as atividades de supervisãode todas as atividades administrativas e pedagógicas da escola bem como as atividades com os pais e a comunidade e com outras instâncias da sociedade civil; organização e coordenação das atividades de planejamento e do projeto pedagógico-curricular como o acompanhamento, avaliação e controle de sua execução, entre outras.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades na Equipe de Educação Infantil, da Coordenadoria de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Belém, exercendo as funções de planejamento, execução e avaliação de programas de Formação Continuada aos educadores que atuam nas Unidades de Educação Infantil (UEIs); Formação em Serviço, assessoramento e acompanhamento pedagógico aos professores que atuam nas UEIs; Planejamento, execução e avaliação da Mostra de Educação Infantil.

Vínculo institucional

2000 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pedagógico MG - 04, Carga horária: 60

Atividades

06/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, Matemática, Estudos Sociais e Ciências

Educação Continuada, EDUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Atuando nos seguintes cursos de Pós-graduação Latu-senso: Curso de Especialização "Gestão Educacional: administração, orientação e supervisão escolar". Disciplinas: - Gestão da qualidade em educação (30h) - Gestão de recursos humanos no contexto escolar (30h) - Concepções Curriculares: teoria e prática (30h) Curso de especialização em "Psicopedagogia Institucional". Disciplina: - A criança e o contexto familiar: contribuições da Psicopedagogia (30h)


Conselho Estadual de Educação do estado do Pará, CEE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro Escolar


Instituto de Ensino Superior do Pará, IESPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor da Graduação em Pedagogia
Outras informações
Curso de Pedagogia Disciplinas: - Planejamento Educacional (60h) - Legislação da Educação Básica (60h)


Conselho Municipal de Educação de Belém, CME, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Presidente do Conselho Escolar, Enquadramento Funcional: Conselheiro Escolar

Atividades

12/2002 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Escolar Prof. Florestan Fernandes, .

Cargo ou função
Presidente do Conselho (2004/2005) e Tesoureira do Conselho (2002/2003).

Prefeitura Municipal de Marituba, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Concurso Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Estágio Regência, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

04/1998 - 03/1999
Estágios , SErviço Social do Comércio - ANN, .

Estágio realizado
participação no planejamento pedagógico; preparação de material pedagógico; elaboração de registros diários, avaliações e reuniões..


Linhas de pesquisa


1.
Currículo, Epistemologia e História


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Sexualidades na escola:corpos e subjetividades nas narrativas juvenis
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
O acontecimento do combate à homofobia no currículo do Programa Saúde e Prevenção na Escola - SPE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
PROJETO DE INTERCÂMBIO E PESQUISA EM POLÍTICAS DE CURRÍCULO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Genylton Odilon Rêgo da Rocha em 06/04/2018.
Descrição: O PPGED acumula experiências no campo do estabelecimento de parcerias interinstitucionais, viabilizadas por meio da implantação das seguintes cooperações: Programa de Qualificação Institucional - PQI, iniciado no ano de 2003 e concluído no ano de 2008, em articulação com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Universidade de São Carlos - UFSCAR e Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Programa de Cooperação Acadêmica - PROCAD, estabelecido no ano de 2003 com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, este já finalizado, e ambos sustentados com investimento financeiro proveniente da CAPES.. Esta nova iniciativa auxiliará sobremaneira na consolidação do PPGED-UFPA; estimulará a interação científico-acadêmica por intermédio da formação das redes de cooperação com Instituições de Ensino Superior; incentivará o surgimento de novas áreas dentro dos Programas de Pós-Graduação; contribuirá com o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira; ampliará a formação de mestres e doutores e a produção científico-acadêmica; permitirá o desenvolvimento de projetos de pesquisa; e promoverá a mobilização de docentes/pesquisadores e estudantes de pós-graduação entre as Linhas, Grupos de Pesquisa e Núcleos de Estudos envolvidos no Projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (9) Doutorado: (9) .
Integrantes: Sandra Karina Barbosa Mendes - Integrante / Genylton Odilon Rego da Rocha - Coordenador / Iza Helena Silva Travassos - Integrante / Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Integrante / Maria Gorete Rodrigues Cardoso Guedes - Integrante / Sônia Maria Maia de Oliveira - Integrante / Adiel Santos de Amorim - Integrante / Debora Ribeiro da Silva Campos - Integrante / Ana Paula Martins da Silva - Integrante / Maradei Borges dos Santos - Integrante / Eliane da Costa Lobato da Silva - Integrante / Cleumir Pereira Leal - Integrante / Derick Herculano Paranhos de Carvalho - Integrante / Georgete Pantoja Moura - Integrante / Dario de Azevedo dos Santos - Integrante / Madson Ribeiro da Rocha - Integrante / Wangler Adelito Vasconcelos de Assis - Integrante / Karen Mc Loreng Gibson Cunha - Integrante.
2005 - 2007
Cultura e Conhecimento sob a égide dos Estudos Culturais: um olhar a partir da produção acadêmica brasieira.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Multiculturalismo: reflexões acerca da postura do professor frente à diversidade cultural existente na escola
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1999
O juízo de moral e o imaginário na narrativa da criança dos 7 aos 11 anos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1998
Era uma vez... a representação simbólica do imaginário infantil na narrativa da criança.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Curso de Aperfeiçoamento

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Genylton Odilon Rêgo da Rocha em 28/11/2017.
Descrição: Descrição: A proposta deste curso é viabilizar o processo de disseminação do Guia Escolar: identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, publicado inicialmente em 2011, pela SECADI-MEC, considerado importante instrumento inovador para qualificação da comunidade e dos profissionais da educação com o objetivo de treinar o olhar destes sujeitos para a identificação e o encaminhamento dos casos suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes. A ação será junto às escolas públicas situadas nos municípios de Augusto Corrêa, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Curralinho, Juruti, Irituia, Óbidos, Portel, Melgaço, Salinópolis, Oeiras do Pará e Mocajuba. Estes municípios foram escolhidos por apresentarem número significativo de denuncias de abuso ou exploração sexual cometido contra crianças e adolescentes, ou por serem áreas vulneráveis dado atraírem turismo, sediarem grandes projetos minero-metalúrgicos ou estarem às margens de rodovias com incidência de prostituição. O curso é parte integrante do projeto de extensão, aprovado pelo Edital Proext 2014, que dentre as ações prevê a realização de atividades de pesquisa diagnóstica sobre o conhecimento e atuação da comunidade escolar sobre o tema da violência sexual infanto-juvenil, a qualificação da comunidade escolar para o uso do Guia Escolar por meio de um curso de aperfeiçoamento de 195 horas. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Empoderando comunidades escolares para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
Descrição: Buscar-se-á promover nas escolas a articulação de uma rede Infanto-juvenil para o enfrentamento da violência sexual, destinado à formação de crianças e jovens protagonista no enfrentamento deste tipo de violência; e realização de cursos voltados para qualificar a Comunidade Escolar para participar do Enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sandra Karina Barbosa Mendes - Integrante / Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Integrante / Genylton Odilon Rego da Rocha - Coordenador / Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Integrante / Luanna Tomaz de Souza - Integrante / Leonildo Nazareno do Amaral Guedes - Integrante / Vera Lucia de Azevedo Lima - Integrante / Thais Silva Trindade das Mercês - Integrante / Jessica Glislayne Fonseca de Souza - Integrante / Raphael Augusto Ferreira dos Santos - Integrante / José Rafael Barbosa Rodrigues - Integrante / Adalberto Portilho Costa - Integrante / Rafael Osório Ventimiglia dos Santos - Integrante / Ana Carolina da Silva Bittencourt - Integrante / Victoria Marena do Rego Rodrigues - Integrante / Vivian da Silva Silveira - Integrante / Ingrid Silva dos Santos - Integrante.
2015 - 2015
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO "ESCOLA QUE PROTEGE"

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Genylton Odilon Rêgo da Rocha em 28/11/2017.
Descrição: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ofertado nos municípios de Belém, Breves e Cametá, com 150 vagas e 123 concluinte. O curso de especialização ?Escola que Protege? atendeu graduados atuantes como Professor(a), Diretor(a), Vice-Diretor(a), Coordenador(a) Pedagógico e Técnico em Educação e que estavam em pleno exercício de suas funções nas escolas públicas de educação básica. Atendendo ao estabelecido no § 2º do art.6º da Resolução nº 3529 CONSEPE, de 12 de junho de 2007, foram ocupadas vagas reservadas para o atendimento da demanda social (20%), constituída por recém formados na UFPA, em especial, profissionais atuantes na rede de proteção, tais como membros dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescentes.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
EMPODERANDO AS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM PARA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS/Pibex 2014

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Genylton Odilon Rêgo da Rocha em 28/11/2017.
Descrição: Buscar-se-á promover nas escolas a articulação de uma rede Infanto-juvenil para o enfrentamento da violência sexual, destinado à formação de crianças e jovens protagonista no enfrentamento deste tipo de violência; e realização de cursos voltados para qualificar a Comunidade Escolar para participar do Enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.. Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sandra Karina Barbosa Mendes - Integrante / Genylton Odilon Rego da Rocha - Coordenador / Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Integrante / Leonildo Nazareno do Amaral Guedes - Integrante / Vera Lucia de Azevedo Lima - Integrante / Thais Silva Trindade das Mercês - Integrante / Jessica Glislayne Fonseca de Souza - Integrante / Raphael Augusto Ferreira dos Santos - Integrante / Rafael Osório Ventimiglia dos Santos - Integrante.
2014 - 2015
EMPODERANDO AS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Genylton Odilon Rêgo da Rocha em 28/11/2017.
Descrição: O enfrentamento da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, não obterá êxito se não houver o engajamento de toda a sociedade. A tarefa de atacar frontalmente este tipo de violência precisa envolver, não só o poder público, mas também outros atores sociais. É nesse contexto que entra um personagem importantíssimo: a escola. Diretores, professores e orientadores pedagógicos devem estar atentos para a exploração e o abuso sexual. É fundamental que a escola consiga , por exemplo, reconhecer sinais de maus-tratos nas crianças e nos adolescentes. E não se trata apenas de observar as marcas físicas. Os estudos têm demonstrado que quando uma criança sofre esse tipo de violência, ela, de alguma maneira, ''conta'' o que aconteceu. Nem sempre isto é feito através de palavras, pois de forma recorrente, apenas com gestos, comportamentos diferenciados, ou por meio de desenhos os que foram vitimados se manifestam. Ninguém melhor do que os educadores, que passam longos períodos com as crianças e os adolescentes, para perceber tais mudanças. Além de estar preparados para captar essas pistas, nem sempre tão óbvias, os educadores precisam estar capacitados para lidar com a criança e suas famílias. Estabelecer uma relação de confiança com a criança ou o adolescente, sem preconceitos e moralismos, é um desafio para esses profissionais. A escola deve e pode ser uma parceira de peso de todas as pessoas comprometidas com a luta contra a violência sexual. Ela deve e pode ajudar a romper o pacto de silêncio que ronda os crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Sua missão é de extrema relevância, tanto na cruzada pela prevenção do problema - ajudando as crianças e suas famílias a lidarem de forma consciente com a sexualidade -, como também no combate, auxiliando quem sofre essas agressões a ter um atendimento adequado para que volte a ter uma vida saudável e feliz. Nesse sentido, faz-se necessário promover o empoderamento das escolas públicas para enfrentar a violência sexual infanto-juvenil.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sandra Karina Barbosa Mendes - Integrante / Genylton Odilon Rego da Rocha - Coordenador / Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Integrante / Ana Paula Martins da Silva - Integrante / Cleumir Pereira Leal - Integrante / Wangler Adelito Vasconcelos de Assis - Integrante / Thais Silva Trindade das Mercês - Integrante / Jessica Glislayne Fonseca de Souza - Integrante / Raphael Augusto Ferreira dos Santos - Integrante / karen mc loren gibson cunha - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MENDES, S. K. B.; Genylton Rocha . 'Diferentes, porém iguais' - os direitos humanos e o combate à homofobia na escola. In: Flávia Cristina Silveira Lemos. (Org.). CONVERSAS TRANSVERSALIZANTES ENTRE PSICOLOGIA POLÍTICA, SOCIAL-COMUNITÁRIA E INSTITUCIONAL COM OS CAMPOS DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E DIREITOS. 01ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 7, p. 625-636.

2.
MENDES, S. K. B.; MACEDO, A. E. A. ; Genylton Rocha . Programa Brasil Sem Homofobia: os vestígios de sua proveniência.. In: Flávia Cristina Silveira Lemos, Dolores Galindo, Vilma Nonato de Brício, Franco Farias da Cruz, Geise do Socorro Lima Gomes, Leandro Passarinho Reis Junho. (Org.). Estudos com Michel Foucault: transversalizando em Psicologia, História e Educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 329-341.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, S. K. B.. Relações de gênero e homofobia na escola. In: III Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 2013, Salvador. Anais do III Seminário Enlaçando Sexualidades, 2013.

2.
MENDES, S. K. B.. Cultura, conhecimento e currículo sob a égide dos Estudos Culturais. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares: currículo, teorias, métodos, 2008.

3.
MENDES, S. K. B.. Proeminâncias teóricas e ênfases temáticas em pesquisas curriculares brasileiras no campo dos Estudos Culturais. In: 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2008, Canoas. 3º Seminário Brasileiro de Estudoa Culturais e Educação - Pedagogias sem fronteiras., 2008.

4.
MENDES, S. K. B.. Cultura e tradição seletiva em Raymond Williams. In: II Seminário da Linha de Pequisa Currículo e Formação de Professores, 2006, Belém. Diálogos Curriculares. Belém: Candido Areas, 2006.

5.
MENDES, S. K. B.. Cultura e Conhecimento nos Estudos Culturais. In: V Seminário de Políticas Educacionais e Currículo, 2006, Belém. V Seminário de Políticas Educacionais e Currículo, 2006.

6.
MENDES, S. K. B.. Multiculturalismo e Educação: reflexões acerca da postura do professor. In: II Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2005. v. 2.

7.
MENDES, S. K. B.. Identidades culturais e saber escolar: quais os caminhos professor?. In: Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores da América Latina e do Caribe, 2005, JUiz de Fora. Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores da América Latina e do Caribe, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, S. K. B.. Educação e Multiculturalismo: reflexões acerca da postura do professor. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares - impasses, tendencias e desafios, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). Belém: Scanner Estúdio Gráfico, 2005. v. 1. p. 01-254.

2.
MENDES, S. K. B.. O Juízo de Moral e o Imaginário na narrativa da criança dos 7 aos 11 anos. In: IX Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 1998, Belém. IX Seminário de Iniciação Científica da UFPA. Belém: Karandash Editora, 1998. v. 9. p. 01-391.

3.
MENDES, S. K. B.. Iniciação Científica. In: Semana do Calouro de Pedagogia, 1997, Belém. Pedagogia, Caminhos e Perspectivas, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, S. K. B.. Educação para a Cidadania. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENDES, S. K. B.. A importância do currículo na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MENDES, S. K. B.. Empoderamento da Mulher. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MENDES, S. K. B.; Laura Maria Silva Araújo Alves ; AMORIM, R. . As Insituições Educativas e o Silenciamento dos Sujeitos LGBT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MENDES, S. K. B.; SILVA, L. I. C. . Publicização dos direitos das crianças: intervindo na comunidade da Escola de Educação Infantil Santa Mônica em Breves-Pa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MENDES, S. K. B.. A política de promoção do direito à educação dos LGBT e o Programa Brasil Sem Homofobia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MENDES, S. K. B.. A ausência da diferença: um estudo sobre gênero e homofobia na produção acadêmica brasileira.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MENDES, S. K. B.. A ausência da diferença: um estudo sobre gênero e homofobia na produção acadêmica brasileira.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MENDES, S. K. B.. Relações de Gênero e Homofobia na Escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MENDES, S. K. B.. : Currículo e Formação de professores: a provocação do trabalho com a diferença cultural.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MENDES, S. K. B.. Proeminências teóricas e ênfases temáticas em pesquisas curriculares brasileiras no campo dos Estudos Culturais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MENDES, S. K. B.. Multiculturalismo e Educação: reflexões acerca da postura do professor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MENDES, S. K. B.. O juízo de moral e o imaginário na narrariva da criança dos 7 aos 11 anos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, J. O. S. ; GONCALVES, J. ; BRICIO, V. N. ; MENDES, S. K. B. . Currículo, subjetividade e sexualidade na educação básica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MENDES, S. K. B.; GONCALVES, J. ; RIBEIRO, J. O. S. ; BRICIO, V. N. . Currículo, subjetividade e sexualidade na educação básica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MENDES, S. K. B.; Genylton Rocha ; RIBEIRO, J. O. S. ; Arthur Leandro de Moraes Maroja . .II Colóquio de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MENDES, S. K. B.; CARDOSO, W. R. S. . A política nacional de Enfrentamento da Homofobia: direitos humanos, saúde e educação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
MENDES, S. K. B.. Fórum Valorização da Diversidade Humana e Respeito às Diferenças. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MENDES, S. K. B.. Forum de Valorização da Diversidade Humana e Respeito às Diferenças. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MENDES, S. K. B.; BRITO, M. ; FERREIRA, C. ; LIMA, M. L. C. ; BARRETO, E. M. A. . Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Pessoas LGBT: os desafios para a saúde, educação e garantia de direitos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
MENDES, S. K. B.; BARROS, M. M. A. C. . Políticas Públicas do Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
MENDES, S. K. B.; CHAVIER, M. J. B. . Lei da Mordaça - a liberdade de educar em risco. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

10.
MENDES, S. K. B.; SOUZA, L. T. ; Marilene Castro . Violação de Direitos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

11.
MENDES, S. K. B.; Marilene Castro . I Seminário de Empoderamento para o combate da violência sexual contra crianças e adolescentes.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
MENDES, S. K. B.; Marilene Castro ; Flavio Lírio ; IBIAPINA, A. . Violência Sexual no contexto das políticas públicas - o papel dos profissionais da educação.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDES, S. K. B.. Seminário de Projetos Educacionais da UFPA- SEPEDUC/UFPA. 2017. (Avaliadora Ad Hoc).

2.
MENDES, S. K. B.. Enfrentamento à violação de Direitos Humanos de pessoas LGBT. 2016. (Oficina).

3.
MENDES, S. K. B.. Enfrentamento à violação de Direitos Humanos de pessoas LGBT. 2016. (Oficina).

4.
BARROS, M. M. A. C. ; MENDES, S. K. B. . Metodologia do Trabalho Científico. 2015. (Oficina).

5.
MENDES, S. K. B.. Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. 2015. (Oficina).

6.
MENDES, S. K. B.. Pesquisa Documental e Análise do Discurso. 2015. (Oficina).

7.
MENDES, S. K. B.. Enfrentamento à violação de Direitos Humanos de pessoas LGBT. 2015. (Oficina).

8.
MENDES, S. K. B.. Curso de Formação Continuada para Professores do Programa Brasil Alfabetizado. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MENDES, S. K. B.. Infância, Currículos e Práticas na Educação Infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MENDES, S. K. B.. O juízo de moral e o imaginário na narrativa da criança dos 7 aos 12 anos. 1999. (Relatório de pesquisa).

11.
MENDES, S. K. B.. Trabalhando as noções espaciais com a criança. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CRUZ, S. H. R.; MENDES, S. K. B.; ROSARIO, M. J. A.. Participação em banca de Rosivane Maria do Carmo Medeiros. A questão do bullying escolar no ensino fundamental: uma perspectiva de prevenção na EMEF Noêmia da Silva Martins. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

2.
CRUZ, S. H. R.; MENDES, S. K. B.; ROSARIO, M. J. A.. Participação em banca de Patrícia da Silva Móia. Diversidade Humana: tecendo estratégias de combate aos preconceitos raciais na Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Passarinho, no município de Cametá-Pará. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

3.
CRUZ, S. H. R.; MENDES, S. K. B.; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de Núbia Lopes Viana. Direitos da criança e do adolescente: a popularização do ECA para os párocos da Paróquia Santa Maria. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

4.
MENDES, S. K. B.; BARROS, M. M. A. C.; RIBEIRO, M. R.. Participação em banca de Sheila Bezerra da Silva. Enfrentamento da violência institucional contra pessoas com deficiência na EMEF Jadielson Rocha Ribeiro de Souza Moraes. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

5.
MENDES, S. K. B.; CRUZ, S. H. R.; ROSARIO, M. J. A.. Participação em banca de Tamiris do Carmo Batista Viana. A relação família x escola na prevenção as drogas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

6.
MENDES, S. K. B.; ROSARIO, M. J. A.; CRUZ, S. H. R.. Participação em banca de Tatiane Alves Batista. Negligência familiar contra crianças e adolescentes: a intervenção como meio de amenizar o problema na EMEF de Muruacá-Cametá-Pará. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

7.
MENDES, S. K. B.; TEIXEIRA, R. M.; TELES, J. F.. Participação em banca de Vergiliana dos Santos Corrêa. Violência na escola: enfrentamento a violência causada pelo uso indevido de drogas na EMEF Professora Noêmia da Silva Martins, nas turmas de 6º ano a 8ª série. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

8.
MENDES, S. K. B.; COSTA, R. P.; SOUZA, L. T.. Participação em banca de Valdineuza Albuquerque Duarte. A violência verbal nas relações sociais do ambiente escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Carapina. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

9.
MENDES, S. K. B.; CRUZ, S. H. R.; ROSARIO, M. J. A.. Participação em banca de Rudinelson Vieira de Assunção. Intolerância religiosa: ações de defesa da diversidade religiosa na "Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

10.
RIBEIRO, M. R.; MENDES, S. K. B.; MAGALHAES, B. A. C. S.. Participação em banca de Antônia dos Santos Corrêa. Enfrentando o preconceito contra pessoas com eficiência na escola Amintas Pinheiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

11.
RIBEIRO, M. R.; MENDES, S. K. B.; MAGALHAES, B. A. C. S.. Participação em banca de Francisca Daiane Bezerra da Silva. Enfrentamento da violência contra pessoas em situação de deficiência na Escola Municipal de Ed. Infantil e Ensino Fundamental Prof. Francisco da Silva Nunes. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

12.
MENDES, S. K. B.; COSTA, R. P.; Genylton Rocha. Participação em banca de Lucyjane Macedo Bezerra. Desconstruindo práticas sexistas no cotidiano escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

13.
MENDES, S. K. B.; Genylton Rocha; COSTA, R. P.. Participação em banca de Maria Emiliana Pinto Medeiros. Discutindo a violência de gênero na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Estevão Gomes a partir da formação continuada dos/as professores/as. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

14.
Genylton Rocha; MENDES, S. K. B.; COSTA, R. P.. Participação em banca de Erizanildo Brabo Silva. Enfrentamento aos preconceitos étnicos na escola: prevenção contra o preconceito étnico-racial no contexto da educação de jovens e adultos, na escola Ruth Helena, bairro da Castanheira, município de Breves-Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

15.
Genylton Rocha; MENDES, S. K. B.; COSTA, R. P.. Participação em banca de Zelinda Duarte Rodrigues. Enfrentamento à violência sexual no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata, São Sebastião da Boa Vista - Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

16.
Genylton Rocha; MENDES, S. K. B.; COSTA, R. P.. Participação em banca de Carlos Alberto Duarte dos Santos. A questão da intolerância religiosa em escolas da rede municipal de ensino do município de Breves: um enfoque na escola Maria Rafols. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

17.
Genylton Rocha; MENDES, S. K. B.; COSTA, R. P.. Participação em banca de Feliciano Mendes Machado Filho. Enfrentamento da violência contra pessoas em situação de deficiência na escola Rossilda Ferreira - Breves/Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

18.
MENDES, S. K. B.; Genylton Rocha; COSTA, R. P.. Participação em banca de Maria Mara Pinheiro de Abreu. O enfrentamento ao preconceito de raça e a discriminação étnica: reflexões que podem intervir no cotidiano escolar a partir da atuação do educador. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

19.
MATOS, C. C.; MENDES, S. K. B.; LIMA, N. L.. Participação em banca de Clayton Silva dos Santos. Enfrentamento a Violência Física e Verbal no Contexto da Escola MEF "Bom Jesus", Município de Breves. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

20.
MENDES, S. K. B.; Genylton Rocha; COSTA, R. P.. Participação em banca de Michele de Souza Leão. Enfrentamento ao bullying e a construção de relações de tolerência frente as diferenças no ambiente escolar: uma experiência com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Odizia Correa Farias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

21.
MENDES, S. K. B.; Genylton Rocha; COSTA, R. P.. Participação em banca de Naiara Cristina Serrão Miranda. Direitos de crianças e adolescentes: formando orientadores sociais e usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS Jardim Tropical, Breves-Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

22.
MENDES, S. K. B.; Genylton Rocha; COSTA, R. P.. Participação em banca de Marcley Xavier dos Santos. Publicização dos Direitos das Crianças: uma intervenção na Escola de Educação Infantil Santa Mônica em Breves-Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Genylton Rocha; MENDES, S. K. B.; BARROS, M. M. A. C.. Participação em banca de Jessica Glislayne Fonsêca de Souza.Violência sexual contra crianças e adolescentes no Estado do Pará: uma análise a partir de reportagens publicadas no jornal Diário do Pará nos anos de 2010 e 2011. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
Genylton Rocha; MENDES, S. K. B.; BARROS, M. M. A. C.. Participação em banca de Thais Silva Trindade das Mercês.As ações desenvolvidas pelo Programa JEPIARA para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes nos anos de 2004 a 2013.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
Marilene Castro; Genylton Rocha; MENDES, S. K. B.. Participação em banca de Laura Viégas Soares.A cultura do Boi de Máscaras de São Caetano de Odivelas e a Pedagogia de Projetos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
MENDES, S. K. B.; SILVA, G. C.; RIBEIRO, J. O. S.. Participação em banca de Priscila Sena da Costa.Análise de imagens midiáticas para a desconstrução de significados de gênero e sexualidade na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
Genylton Rocha; MENDES, S. K. B.; BARROS, M. M. A. C.. Participação em banca de Laura Viegas Soares.Trabalhando a cultura no município de São Caetano de Odivelas na escola por meio da pedagogia de projetos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Genylton Rocha; Marilene Castro; MENDES, S. K. B.. Comissão julgadora de trabalho acadêmico do I Simpósio Educação Como Possibilidade de Resitência à Violência. 2015. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada de Liderança Feminina. 2017. (Outra).

2.
13º Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia (ENNOEPe).Educação em Direitos Humanos e Justiça. 2016. (Encontro).

3.
Seminário Educação, Gênero e Diversidade Sexual: rompendo silêncios e construindo diálogos.Homofobia na Escola. 2015. (Seminário).

4.
I Colóquio sobre Enfrentamento de Direitos Sexuais Violados.Violação de Direitos. 2014. (Outra).

5.
I Seminário de Avaliação Institucional do Currículo do Curso de Pedagogia. 2014. (Seminário).

6.
Seminário Saúde, Gênero e Direitos: um olhar sobre mulheres trans, lésbicas e bissexuais.. 2014. (Seminário).

7.
V Encontro Estadual de política e Administração da Educação do Pará. 2014. (Encontro).

8.
V Encontro Estadual de política e Administração da Educação do Pará.A política de promoção do direito à educação dos LGBT e o Programa Brasil Sem Homofobia. 2014. (Encontro).

9.
11º Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo.A ausência da diferença: um estudo sobre gênero e homofobia na produção acadêmica brasileira.. 2013. (Seminário).

10.
33º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia.Roda de Conversa: Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 2013. (Encontro).

11.
III Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades.Relações de Gênero e Homofobia na Escola. 2013. (Seminário).

12.
I Seminário Empoderamento para o Combate da Violência Sexual Contra Criança e Adolescentes.Políticas Públicas de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: os papéis dos profissionais da educação. 2013. (Seminário).

13.
Seminário Direitos Humanos e Diversidade Sexual. 2013. (Seminário).

14.
II Colóquio sobre Michel Foucault. 2012. (Outra).

15.
III Ciclo de Palestras 2012- Licenciatura em movimento: formação e prática docente. 2012. (Outra).

16.
III Seminário - Medicalização frente a educação e a sociedade. 2012. (Seminário).

17.
I Seminário de Estudos sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão. 2012. (Seminário).

18.
1º Colóquio de História da Educação do Pará. 2011. (Outra).

19.
II Seminário Estadual Parfor-Pará.Currículo e Formação de professores: a provocação do trabalho com a diferença cultural.. 2011. (Seminário).

20.
X Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. 2011. (Seminário).

21.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2011. (Seminário).

22.
3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.Proeminências teóricas e ênfases temáticas em pesquisas curriculares brasileiras no campo dos Estudos Culturais. 2008. (Seminário).

23.
IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares.Cultura, conhecimento e currículo sob a égide dos Estudos Culturais. 2008. (Outra).

24.
Conferência Municipal de Educação de Belém. 2007. (Outra).

25.
Encontro de Educação Infantil - SEMEC - ETEI.Mesa Redonda: "Infância: Currículos e Práticas na Educação Infantil". 2007. (Encontro).

26.
II SEmana Acadêmica do NURBAT - "Universidade, diversidade e saberes amazônicos".."Currículo e Multiculturalismo". 2007. (Outra).

27.
29ª Reunião Anual da Anped. 2006. (Outra).

28.
II Seminário da Linha de Pesquisa Currículo e Formação de Professores.Cultura e Tradição Seletiva em Raymond Williams: algumas implicações para o currículo. 2006. (Seminário).

29.
V Seminário de Políticas Educacionais e Currículo.Cultura e Conhecimento nos Estudos Culturais: um estudo com base no GT de Currículo da Anped. 2006. (Seminário).

30.
II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares - impasses, tendências e perspectivas.II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares - impasses, tendências e perspectivas. 2005. (Outra).

31.
II Fórum de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UEPA.II Fórum de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UEPA. 2005. (Outra).

32.
XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2005. (Encontro).

33.
Amazônia: múltiplos saberes & sóciobiodiversidade. 2004. (Encontro).

34.
Seminário sobre tacismo, etnocentrismo, homofobia e política afirmativa: as ações dos atores das Instituições Públicas. 2004. (Seminário).

35.
Interdisciplinaridade na Perspectiva da Unidade. 2001. (Congresso).

36.
VII Congresso Regional de Educação. 2001. (Congresso).

37.
X Seminário de Iniciação Científica da UFPA.O juízo de moral e o imaginário na narrativa da criança dos 7 aos 11 anos. 1999. (Seminário).

38.
IX Seminário de Iniciação Cinetífica da UFPA.O juízo de moral e o imaginário na narrativa da criança dos 7 aos 11 aos. 1998. (Seminário).

39.
I Jornada Pedagógica - Educação, Quantidade Total e Qualidade Social. 1997. (Outra).

40.
I Seminário de Iniciação Cinetífica do Centro de Educação da UFPA.O Juízo de Moral e o imaginário na narrativa da criança dos 7 aos 11 anos. 1997. (Seminário).

41.
Semana do Calouro de Pedagogia.Iniciação Científica. 1997. (Outra).

42.
Seminário Preparatório para o II CONED. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDES, S. K. B.. II Colóquio de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica. 2017. (Outro).

2.
MENDES, S. K. B.. I Colóquio de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica da USE - 14. 2016. (Outro).

3.
Genylton Rocha ; MENDES, S. K. B. ; BARROS, M. M. A. C. . I Jornada Acadêmica do INCLUDERE. 2015. (Outro).

4.
MENDES, S. K. B.; LEMOS, F. C. S. ; BRICIO, V. N. . I Colóquio Deleuze: Arte/Resistência - Zonas de Vizinhança. 2015. (Outro).

5.
Genylton Rocha ; BARROS, M. M. A. C. ; MENDES, S. K. B. . I Simpósio Educação como possibilidade de resistência à violência. 2015. (Outro).

6.
MENDES, S. K. B.; Marilene Castro ; Genylton Rocha . Combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. 2013. (Outro).

7.
MENDES, S. K. B.; Genylton Rocha ; Marilene Castro . I Seminário de Empoderamento para o combate da violência sexual contra crianças e adolescentes.. 2013. (Outro).

8.
MENDES, S. K. B.. Infância: curriculos e práticas na Educação Infantil. 2007. (Outro).

9.
MENDES, S. K. B.. Comunicação - quem não se comunica se trambica!. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rudinelson Vieira de Assunção. Intolerância religiosa: ações de defesa da diversidade religiosa na "Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria". 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

2.
Tamiris do Carmo Batista Viana. A relação família x escola na prevenção as drogas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

3.
Tatiane Alves Batista. Negligência familiar contra crianças e adolescentes: a intervenção como meio de amenizar o problema na EMEF de Muruacá-Cametá-Pará. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

4.
Valdineuza Albuquerque Duarte. A violência verbal nas relações sociais do ambiente escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Carapina. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

5.
Vergiliana dos Santos Corrêa. Violência na escola: enfrentamento a violência causada pelo uso indevido de drogas na EMEF Professora Noêmia da Silva Martins, nas turmas de 6º ano a 8ª série. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

6.
Sheila Bezerra da Silva. Enfrentamento da violência institucional contra pessoas com deficiência na EMEF Jadielson Rocha Ribeiro de Souza Moraes. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

7.
Rozelma Gomes Brito. Direitos das crianças e adolescentes com deficiência à inclusão escolar: o que a comunidade escolar deve saber. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

8.
Lucyjane Macedo Bezerra. Desconstruindo práticas sexistas no cotidiano escolar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

9.
Marcley Xavier dos Santos. Publicização dos direitos das crianças: intervindo na comunidade da Escola de Educação Infantil Santa Mônica em Breves-Pa. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

10.
Maria Mara Pinheiro de Abreu. O enfrentamento ao preconceito de raça e a discriminação étnica: reflexões que podem intervir no cotidiano escolar a partir da atuação do educador. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

11.
Maria Emiliana Pinto Medeiros. Discutindo a violência de gênero na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Estevão Gomes a partir da formação continuada dos/as professores/as. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

12.
Michele de Souza Leão. Enfrentamento ao bullying e a construção de relações de tolerência frente as diferenças no ambiente escolar: uma experiência com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Odizia Correa Farias. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

13.
Naiara Cristina Serrão Miranda. Direitos de crianças e adolescentes: formando orientadores sociais e usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS Jardim Tropical, Breves-Pa. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

14.
Adriana Rodrigues Felix. Processo de Inclusão na Escola Odízia Corrêa Farias: limites e probabilidades. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em atendimento educacional especializado (AEE)) - Faculdade da Amazônia. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

15.
Andréa Ellen Araújo Duarte. O caminho pedagógico do processo de inclusão. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em atendimento educacional especializado (AEE)) - Faculdade da Amazônia. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

16.
Débora Vieira Cradoso. A participação da família no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência auditiva. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em atendimento educacional especializado (AEE)) - Faculdade da Amazônia. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

17.
Mauro Sérgio Oliveira Lameira. A formação do professor para atuar na educação inclusiva no município de Anajás. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em atendimento educacional especializado (AEE)) - Faculdade da Amazônia. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

18.
Alda Lene Barata de Moraes. O atendimento educacional especializado nas escolas públicas da zona urbana do município de Breves - Pa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em atendimento educacional especializado (AEE)) - Faculdade da Amazônia. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

19.
Fábio Rodrigues Praia. A perspectiva dos pais de alunos com deficiência intelectual da escola Áurea Cunha frente ao processo educacional de seus filhos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em atendimento educacional especializado (AEE)) - Faculdade da Amazônia. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

20.
Ivanilson Tavares Santos. A importância da família no desenvolvimento do aluno com altas habilidades. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em atendimento educacional especializado (AEE)) - Faculdade da Amazônia. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.

21.
Maria de Fátima Tavares Santos. O processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual na classe comum. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em atendimento educacional especializado (AEE)) - Faculdade da Amazônia. Orientador: Sandra Karina Barbosa Mendes.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MENDES, S. K. B.; MACEDO, A. E. A. ; Genylton Rocha . Programa Brasil Sem Homofobia: os vestígios de sua proveniência.. In: Flávia Cristina Silveira Lemos, Dolores Galindo, Vilma Nonato de Brício, Franco Farias da Cruz, Geise do Socorro Lima Gomes, Leandro Passarinho Reis Junho. (Org.). Estudos com Michel Foucault: transversalizando em Psicologia, História e Educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 329-341.


Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, S. K. B.. Educação para a Cidadania. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENDES, S. K. B.. A importância do currículo na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MENDES, S. K. B.. Empoderamento da Mulher. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MENDES, S. K. B.; Laura Maria Silva Araújo Alves ; AMORIM, R. . As Insituições Educativas e o Silenciamento dos Sujeitos LGBT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MENDES, S. K. B.; BRITO, M. ; FERREIRA, C. ; LIMA, M. L. C. ; BARRETO, E. M. A. . Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Pessoas LGBT: os desafios para a saúde, educação e garantia de direitos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MENDES, S. K. B.; BARROS, M. M. A. C. . Políticas Públicas do Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MENDES, S. K. B.; SOUZA, L. T. ; Marilene Castro . Violação de Direitos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MENDES, S. K. B.; CARDOSO, W. R. S. . A política nacional de Enfrentamento da Homofobia: direitos humanos, saúde e educação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
MENDES, S. K. B.; GONCALVES, J. ; RIBEIRO, J. O. S. ; BRICIO, V. N. . Currículo, subjetividade e sexualidade na educação básica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
MENDES, S. K. B.. Forum de Valorização da Diversidade Humana e Respeito às Diferenças. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MENDES, S. K. B.; Genylton Rocha ; RIBEIRO, J. O. S. ; Arthur Leandro de Moraes Maroja . .II Colóquio de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
MENDES, S. K. B.; Marilene Castro . I Seminário de Empoderamento para o combate da violência sexual contra crianças e adolescentes.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
MENDES, S. K. B.; CHAVIER, M. J. B. . Lei da Mordaça - a liberdade de educar em risco. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Aprovada em 2º lugar no Concurso Público para Professor Adjunto para a disciplina Gestão Educacional no Campus da UFPA - Abaetetuba.

Curso de Especialização Escola que Protegem (UFPA)
Disciplinas Ministradas:
- O ECA no ambiente escolar (Polo Cametá-Pará);
- Enfrentamento às violências contra criança e adolescentes (Polo de Breves-Pará)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 11:01:59