Talitha Gomes Ferraz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6841463408387639
  • Última atualização do currículo em 13/07/2018


Talitha Ferraz é jornalista formada pela PUC-Rio, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), com doutorado sanduíche pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Centre for Cinema and Media Studies (CIMS) da Ghent University, Bélgica, com apoio da Capes. É professora na ESPM Rio e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF). Atua como líder do Grupo de Pesquisa Modos de Ver - Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas (ESPM/CNPq), vinculado ao Laboratório de Pesquisa TELAS - Técnicas, economia, linguagens, audiências e sociedade do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio. Também é pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Estudos da Cidade e da Comunicação da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da ECO-UFRJ (CIEC/ECO-UFRJ) e à rede International Media & Nostalgia Network (IMNN). Em suas pesquisas, investiga questões ligadas a histórias de salas de cinema, exibição cinematográfica, práticas de ida ao cinema, consumo cinematográfico, memória e nostalgia em experiências de audiências cinematográficas, cinema e espaço urbano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Talitha Gomes Ferraz
Nome em citações bibliográficas
FERRAZ, Talitha;FERRAZ, Talitha Gomes

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Depto. de Cinema.
Rua do Rosário - de 056 ao fim - lado par
Centro
20041002 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22162000
URL da Homepage: www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Paulo Filipe Monteiro).
Título: Espectação cinematográfica no subúrbio carioca da Leopoldina: dos cinemas de estação às experiências contemporâneas de exibição, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Janice Caiafa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Salas de cinema (Rio de Janeiro); Espectação Cinematográfica; Leopoldina (Rio de Janeiro); Etnografia; Espaço urbano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
2010 - 2014
Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Espectação cinematográfica no subúrbio carioca da Leopoldina: dos cinemas de estação às experiências contemporâneas de exibição, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Janice Caiafa Pereira e Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Exibição Cinematográfica (História); Memória; Salas de cinema (Rio de Janeiro); Sociabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema.
2007 - 2009
Mestrado em Comunicação e Cultura.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Construção de sociabilidades e memórias na Tijuca: o caso dos extintos cinemas da Praça Saens Peña e as atuais formas de espectação cinematográfica no bairro,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Janice Caiafa Pereira e Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sociabilidade; Tijuca; Memória; Exibição Cinematográfica; Espectação Cinematográfica; Espaço urbano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
2005 - 2006
Especialização em Comunicação e Imagem. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Fernando Pessoa, um arquipélago de identidades: Modernidade e multiplicidade do ser.
Orientador: Maria Cristina Ribas.
2004 - 2005
Especialização em Telejornalismo. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Projeto experimental/ documentário: A Barra é da Tijuca.
2006 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2008
2000 - 2004
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Rio de letras.
Orientador: Renato Cordeiro Gomes.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Ghent University, UGENT, Bélgica.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: New Cinema History.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Artes.


Formação Complementar


2003 - 2003
Extensão universitária em Economia para Jornalistas. (Carga horária: 20h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2002 - 2002
Conhecendo o Mercado Financeiro.
Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro, ANDIMA, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Produção e marketing cultural. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2001 - 2001
Texto e Reportagem para TV. (Carga horária: 10h).
Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, Brasil.
2000 - 2000
Jornalismo Cultural. (Carga horária: 10h).
Fundação Mudes, MUDES, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder do Depto. de Internacionalização Rio, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Lab Telas, Carga horária: 8
Outras informações
Membro do Laboratório de Pesquisa TELAS - Técnicas, economia, linguagens, audiências e sociedade

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder do GP Modos de Ver (ESPM/CNPq), Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora líder do GP Modos de Ver - Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas. O GP investiga aspectos ligados às práticas de ida ao cinema e suas interfaces com os locais de exibição (sala de cinema e outros espaços alternativos). Em vista de contextos socioculturais, políticos, econômicos, históricos, tecnológicos, geográficos, urbanos, e de circulação, recepção, apresentação e consumo audiovisuais, o GP Modos de Ver privilegia estudos transdisciplinares que abordem questões como: história social das salas de cinema; memórias das audiências; dinâmicas do mercado exibidor; políticas culturais e contextos de democratização da exibição cinematográfica; história das tecnologias de projeção de imagem e som; cultura das telas; o cinema na cidade e sua relação com as culturas urbanas, entre outros tópicos. As propostas de trabalho do GP vinculam-se a perspectivas multi-metodológicas, que incluem a metodologia etnográfica, a pesquisa em arquivos, a etno-história, a história oral e os métodos da análise do discurso.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Lembrar, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora do Lembrar - Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do CAEPM, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora do Centro de Altos Estudos da ESPM com o projeto "Ativando a nostalgia: mobilização das audiências, memória da ida ao cinema e estratégias institucionais nos casos do circuito Estação, Cine Vaz Lobo e Cine Belas Artes".

Atividades

3/2017 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
3/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Membro do NDE.
7/2016 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Visual
Semiótica
4/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, .

02/2016 - Atual
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Crítica do Cinema e do Audiovisual
Ética e Cinema
8/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Jornalística
Gêneros Jornalísticos
TCC Jornalismo
Teorias da Comunicação

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Permanente do PPGCine, Carga horária: 20

Atividades

7/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine), .

Linhas de pesquisa
Histórias e Políticas
3/2018 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Histórias de cinemas

Ghent University, UGENT, Bélgica.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Pesquisador post-doc visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador post-doc, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa de Pesquisa Pós-doutoral no Exterior da Capes. Pesquisa: "Public-Private Partnership as a response to closed movie theaters: A comparative study between the Cinecarioca Project in Rio de Janeiro (Brazil) and Belgian cases of reopening cinemas"


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora nos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade) e Cinema. Disciplinas ministradas ao longo da atuação na instituição:: Teorias do Jornalismo; Redação e Produção para Vídeo; Redação para Mídia Impressa; Produção em cinema; Comunicação e Semiótica; Direção Cinematográfica-Teoria História do Cinema Contemporâneo História do Cinema Brasileiro Teorias da Comunicação Projetos Experimentais I - Comunicação institucional Projetos Experimentais II - Pré-projeto de TCC Projetos Experimentais III - TCC

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Núcleo Prático em Jornalismo, Carga horária: 15
Outras informações
Coordenadora do Núcleo de Comunicação da Estácio de Sá Madureira. Coordenação do núcleo de prática jornalística em TV, mídia impressa e comunicação institucional do campus Madureira da Universidade Estácio de Sá.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pós-graduação Lato Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora da Pós-graduação lato sensu em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais da Universidade Estácio de Sá.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de Especialização em Asessoria de Imprensa.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de Aperfeiçoamento em Redação Jornalística.

Atividades

8/2012 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Cinema Brasileiro
História do Cinema Contemporâneo
Teoria da Direção Cinematográfica
Linguagem Cinematográfica
02/2012 - Atual
Ensino, Comunicação social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação para Mídia Impressa
Telejornalismo
Teorias da Comunicação
Teorias do Jornalismo
08/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Telejornalismo
Projetos Experimentais III
Projetos Experimentais II

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio docente na disciplina Antropologia e Comunicação, da Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), ministrada por Janice Caiafa Pereira e Silva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio docente na disciplina Comunicação, Cidadania e Política IV, da Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação da UFRJ (ECo-UFRJ), ministrada por Janice Caiafa Pereira e Silva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Suplente, Enquadramento Funcional: Representante de corpo discente (suplente)
Outras informações
Representante suplente do corpo discente do Programa de Pós-graduação da ECO-UFRJ. Membro suplente da Comissão Deliberativa do PPGCOM ECO-UFRJ.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio docente na disciplina Teoria III, da Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (ECo-UFRJ), ministrada por Janice Caiafa Pereira e Silva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio docente na disciplina eletiva Comunicação, Cidadania e Política IV, da Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (ECo-UFRJ), ministrada por Janice Caiafa Pereira e Silva.

Atividades

11/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Estudos da cidade e da comunicação, .

11/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação Interdisciplinar de Estudos Culturais, .


Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Pesquisa online; Escritório de Jornalismo - Rádio; Telejornalismo; Jornalismo Científico

Atividades

07/2011 - 09/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escritório de Jornalismo - Rádio
Jornalismo Científico
Pesquisa on line
Telejornalismo
05/2011 - 07/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escritório de Jornalismo IV - TV
Fotojornalismo - leitura de imagens
Práticas em radiojornalismo
Produção Publicitária em Mídia Eletrônica - Rádio
Radiojornalismo

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, IBASE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Freelance, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa
Outras informações
Atuação como assessora de imprensa para o projeto Including the Excluded in Global Politics do Building Global Democracy Programme, gerenciado pelo Ibase e algumas organizações internacionais.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 320
Outras informações
Pesquisa e produção de conteúdo para o lançamento do novo Portal CanalCiência do IBICT - Ministério da Ciência e Tecnologia. Redação de texto hipermídia.

Atividades

01/2011 - 02/2011
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ensino e Pesquisa, Departamento de Ensino e Pesquisa.

Atividade realizada
Produção de conteúdo para o Portal CanalCiência/ Redação de textos.

Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Articuladora de Rede
Outras informações
Atuação temporária como Articuladora de Rede da Ação Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura.

Atividades

09/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , CineMaisCultura, .

Serviço realizado
Articuladora da Rede Cineclubista Brasileira.

Observatório de Favelas, OBS DE FAVELAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação na área de comunicação (redação jornalística e assessoria de imprensa) do Programa de Redução da Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens (PRVL) do Observatório de Favelas em conjunto com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Unicef e o Laboratório de Análise da Violência da Uerj (LAV-Uerj). Atuação na equipe de Comunicação Institucional do Observatório de Favelas. Repórter do site do Observatório de Favelas/ Agência Notícias e Análises. Assessora de imprensa do Observatório de Favelas.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Cineclube Sem Tela
Outras informações
Coordenação do projeto Cineclube Sem Tela. Programação e organização de sessões gratuitas de cinema brasileiro para as comunidades dos conjuntos de favelas da Maré e do Alemão, no Rio de Janeiro.

Atividades

03/2009 - 02/2010
Serviços técnicos especializados , Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, .

Serviço realizado
Comunicação Institucional (PRVL e Observatório de Favelas).
3/2008 - 9/2008
Serviços técnicos especializados , Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, .

Serviço realizado
Coordenação do Cineclube Sem Tela.

Magma Comunicação, MAGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista
Outras informações
Produção da Revista Somos, publicação da área de responsabilidade sócio-ambiental do Gasoduto Brasil-Bolívia, TBG.


Singular Comunicação de Resultados, SINGULAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa

Atividades

08/2008 - 10/2008
Serviços técnicos especializados , Singular, .

Serviço realizado
Assessoria de Imprensa do Brazil Design Week Rio de Janeiro.

VLR Comunicação, VLR COMUNICAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Assessora de Imprensa, Enquadramento Funcional: Jornalista
Outras informações
Assessora de imprensa


Plano 1 Planejamento em Comunicação, PLANO1, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Jornalista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assessora de Imprensa. Atendimento em assessoria de imprensa da área cultural do BNDES.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa
Outras informações
Assessoria de Imprensa.

Atividades

05/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Plano 1, .

Serviço realizado
Assessoria de Imprensa.

Jornal do Commercio, JCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter do 1° Caderno, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2004 - 08/2004
Serviços técnicos especializados , JCOM - 1° Caderno, .

Serviço realizado
Reportagem - Economia.

Margem Comunicação, MARGEM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Jornalista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assessora de imprensa

Atividades

01/2004 - 06/2004
Serviços técnicos especializados , Margem, .

Serviço realizado
Assessoria de imprensa.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Assessoria de Imprensa e comunicação organizacional.

Atividades

12/2001 - 12/2003
Estágios , BNDES, .

Estágio realizado
Comunicação Organizacional.

Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, AAA/PUC-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista - estagiária



Linhas de pesquisa


1.
Mídia e mediações socioculturais

Objetivo: Desenvolvimento de metodologias e análises críticas dos fenômenos comunicativos, presentes tanto nas produções da mídia, quanto nas instituições de mediação tradicional e nas práticas socioculturais. Investiga ainda as dinâmicas sociais e os múltiplos recursos avindos da gestão da informação e do conhecimento, no âmbito dos dispositivos mediáticos...
2.
Estudos da cidade e da comunicação

Objetivo: O grupo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação e à linha de pesquisa "Estudos da Cidade e da Comunicação" coordenada por Janice Caiafa Pereira e Silva e integrada à CIEC (Coordenação Interdisciplinar de Estudos Culturais). Reúne alunos de Graduação e Pós-Graduação, além de alguns outros pesquisadores de outras unidades e instituições. Uma de nossas atividades é um grupo de estudos que existe desde 2001 e que durante dois semestres foi aberto ao público como curso de extensão. As atividades desse grupo envolvem ora leitura coletiva de textos, ora discussão de textos lidos previamente, ou ainda apresentação dos projetos de cada um. As repercussões consistem nas publicações e palestras dos membros da linha. Promovemos seminários em que os alunos apresentam trabalhos e temos também professores convidados. A Jornada de Iniciação Científica da UFRJ é um outro lugar importante de repercussão do grupo. Há ainda os congressos científicos onde os pesquisadores e os alunos apresentam trabalhos..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
3.
História(s) e memória(s) da sala de cinema e audiências

Objetivo: Linha de pesquisa ligada ao GP Modos de Ver - Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas - ESPM/CNPq. O objetivo da linha de pesquisa é investigar as relações historicamente estabelecidas entre os equipamentos coletivos de lazer sala de cinema, a configuração do espaço urbano e as produções de sociabilidade, memória e afetos das audiências cinematográficas. Buscamos analisar os contextos socioculturais, midiáticos, econômicos/mercadológicos, políticos, urbanos e geográficos dessa relação, dando especial atenção aos estudos da memória de plateias/ fãs/ espectadores de cinema..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: sala de cinema; Exibição Cinematográfica (História); New Cinema History; Memória; Cinemagoing.
4.
Mercado exibidor, gestão e políticas da sala de cinema e espaços alternativos de exibição audiovisual
5.
Arquitetura de cinemas e tecnologias de projeção de imagem e som
6.
Histórias e Políticas


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Ativando a nostalgia: Mobilizações das audiências, memória da ida ao cinema e estratégias institucionais nos casos do circuito Estação, Cine Vaz Lobo e Cine Belas Artes
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é analisar o papel do ativismo das audiências na promoção de engajamentos em prol da reabertura e/ou manutenção de cinemas de importância histórica e cultural para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: Estação, Cine Vaz Lobo e Cine Belas Artes. Nosso recorte temporal condiz às etapas ligadas aos movimentos liderados pelas audiências, que ocorreram com maior intensidade entre os anos de 2011 e 2015. São investigados os entrelaçamentos entre essas mobilizações e aspectos como: 1) as representações e instrumentalizações das memórias dos frequentadores dos cinemas; 2) os sensos de nostalgia que atravessam as produções discursivas sobre os laços atados entre os espectadores e os equipamentos de lazer cinematográfico, e as decorrentes justificativas para a permanência/ retomada da atividade cultural dos cinemas; 3) os processos institucionais (ligados a esferas de poder, em contextos mercadológicos, políticos e patrimoniais) que transcorrem no fundo das ações e campanhas pela salvaguarda de salas de cinema. A metodologia de pesquisa é inspirada na etno-historiografia. Isso significa que abordaremos o tema a partir do cultivo de uma relação próxima com o ambiente investigado e os públicos dos movimentos de mobilização em prol dos cinemas supracitados, construindo também oportunas abordagens historiográficas das relações engendradas nesse campo. Ademais, trabalhamos com a perspectiva do New Cinema History, que propõe uma metodologia multi-situada, pautada na transdisciplinarização teórica e em métodos emprestados da etnografia urbana, da análise do discurso, dos estudos da memória e do uso de materiais de arquivo e mapas de geolocalização dos cinemas, assim como em dados quantitativos que possam dar indicativos sobre os contextos socioeconômicos dos frequentadores das salas de exibição e das localidades onde tais equipamentos se inserem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Public-Private Partnerships as a response to closed movie theaters: A comparative study between the Cinecarioca Project in Rio de Janeiro (Brazil) and Belgian cases of reopening cinemas
Descrição: This post-doctoral project seeks to do a comparative analysis about cases of reopened movie theaters and places that impacted the sociability and the urban life in Rio de Janeiro (Brazil), Brussels, Ghent, Antwerp and Namur (Belgium). Our research is focused in five specific cases of Brazilian and Belgium cinemas: Cinecarioca Méier (Imperator) in Rio de Janeiro; Capitole in Ghent; Pathé Palace in Brussels; De Roma in Antwerp; and Caméo in Namur. The investigation has two main objectives: 1) Investigate how government actions and private initiatives, with or without the support of the local community, promote the reopening of older cinemas, that survived after periods of closure. In the light of this, we examine if it is possible to do a comparative analysis between the kind of management (business deals, community participation ? aid volunteers, financial funding etc) of these reopening projects. What kind of partnership are these actors using in each case? 2) On the other hand, we would like to think about the production of memory and affects related to the importance of these places in the historical practice of cinematic leisure and in the urban landscape of these cities. Apart from the ways of management, do the reopening projects mean a reversion of the social-trauma that sometimes occurred with the end of tehse cinemas? In fact, do these cases manage cultural traumas at any time? Besides archival research this project uses an ethnographic approach with interviews with representatives of private, public and community actors, as well as with older moviegoers..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Talitha Gomes Ferraz - Integrante / Daniel Biltereyst - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2012 - 2013
A pesquisa etnográfica como ferramenta metodológica nos estudos da Comunicação: polifonia, dialogismo e técnicas de apuração jornalística à luz da etnografia
Descrição: Este projeto pretende analisar como a pesquisa etnográfica pode constituir um método profícuo para os estudos da comunicação. É nosso objetivo perscrutar como as particularidades de coleta de dados, os tipos específicos de relacionamento com interlocutores e a produção textual (que se ligam aos conceitos bakhtiniano de polifonia e dialogismo) etnográficos podem auxiliar os estudos e as produções que dizem respeito à comunicação, tanto numa perspectiva teórica (metodologia e formas de escritura de artigos científicos e monografias), quanto prática (apuração jornalística)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Talitha Gomes Ferraz - Coordenador / Emanuelle Barboza - Integrante / Marianna Ferraz - Integrante / Lyvia Tavares - Integrante.Financiador(es): Universidade Estácio de Sá - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: E-COMPÓS (BRASÍLIA)


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (
2015 - Atual
Periódico: Chasqui. Revista latinoamericana da comunicación
2017 - Atual
Periódico: REVISTA CONTRACAMPO
2018 - Atual
Periódico: E-COMPÓS (BRASÍLIA)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Cidade.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
FERRAZ, Talitha Gomes  Data: 13/08/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERRAZ, Talitha2017FERRAZ, Talitha. Activating Nostalgia: Cinemagoers? performances in Brazilian movie theatres reopening and protection cases. Medien & Zeit, v. 4, p. 72-82, 2017.

2.
FERRAZ, Talitha2017FERRAZ, Talitha. Reapertura de salas de cine, memoria del cinema-going y gestión del patrimonio cultural: una comparación entre Brasil e Bélgica. Global Media Journal México, v. 14, p. 24-43, 2017.

3.
FERRAZ, Talitha2017FERRAZ, Talitha. As pote-ncias da -nostalgia ativa- na luta pela salvaguarda do Cine Vaz Lobo. Eco (UFRJ), v. 20, p. 111-133, 2017.

4.
FERRAZ, Talitha2017FERRAZ, Talitha. Sobre Souza, José Inácio de Melo. Salas de cinema e história urbana de São Paulo (1895-1930). O cinema dos engenheiros (resenha). Vivomatografias, v. 3, p. 235-241, 2017.

5.
FERRAZ, Talitha Gomes2016FERRAZ, Talitha Gomes. Usos e instrumentalizações da memória em reaberturas de antigos cinemas: De Roma, um caso belga. Contracampo (UFF), v. 35, p. 164-186, 2016.

6.
FERRAZ, Talitha Gomes2016FERRAZ, Talitha Gomes. Mais do que cinemas: parcerias entre esferas públicas, privadas e sociedade civil na reabertura de antigas salas de exibição no Brasil e na Bélgica. Eptic (UFS), v. 18, p. 159-173, 2016.

7.
FERRAZ, Talitha Gomes2015FERRAZ, Talitha Gomes. OS LUGARES DOS CINEMAS NO SUBÚRBIO CARIOCA DA LEOPOLDINA: FALÊNCIAS, USOS E DESTINOS DA SALA DE EXIBIÇÃO. Contemporanea (UFBA. Online), v. 13, p. 193-209, 2015.

8.
FERRAZ, Talitha Gomes2014FERRAZ, Talitha Gomes. O rosto e a vida da sala de cinema na Lisboa do século XX - Entrevista com Margarida Acciaiuoli. Mosaico (Rio de Janeiro), v. 1, p. 1, 2014.

9.
FERRAZ, Talitha Gomes2014FERRAZ, Talitha Gomes; FERRAZ, Talitha Gomes ; Vieira, João Luiz . O rosto e a vida da sala de cinema na Lisboa do século XX - Resenha. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 40, p. 279, 2014.

10.
FERRAZ, Talitha Gomes2014FERRAZ, Talitha Gomes. Os cinemas de Lisboa no século XX (Entrevista com Margarida Acciaiuoli). Revista Eco-Pós (Online), v. 16, p. 129, 2014.

11.
FERRAZ, Talitha Gomes2014FERRAZ, Talitha Gomes. COEXISTÊNCIAS NAS MARGENS:REFLEXÕES SOBRE ?DOURO, FAINA FLUVIAL? A PARTIR DE DELEUZE E GUATTARI.. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, v. 5, p. 127-139, 2014.

12.
FERRAZ, Talitha Gomes2014FERRAZ, Talitha Gomes. Os lugares e os fôlegos do cinema na cidade invicta (Resenha). Imagofagia, v. 10, p. 6, 2014.

13.
FERRAZ, Talitha Gomes2012FERRAZ, Talitha Gomes; Caiafa, Janice . Comunicação e sociabilidade nos cinemas de estação, cineclubes e multiplex do subúrbio carioca da Leopoldina. Galáxia (São Paulo. Online), v. 12, p. 127-140, 2012.

14.
FERRAZ, Talitha Gomes2012FERRAZ, Talitha Gomes; SANTACRUZ, L. ; FERRAZ, Talitha Gomes . Quando o cinema é a maior sofisticação: experiências sensíveis, desejo e práticas de consumo nas salas exibidoras de luxo do Rio de Janeiro. Contracampo, v. 24, p. 249-265, 2012.

15.
FERRAZ, Talitha Gomes2010FERRAZ, Talitha Gomes. Entre arquiteturas e imagens em movimento: cinemas, corporeidades e espectação cinematográfica na Tijuca. Logos (UERJ. Impresso), v. 17, p. 43-55, 2010.

16.
FERRAZ, Talitha Gomes2009FERRAZ, Talitha Gomes. O cinema sai da rua para o último piso: sociabilidades, exibição e espectação cinematográficas no espaço urbano da Tijuca. Lumina (UFJF. Online), v. 3, p. 13, 2009.

17.
Bárbara Salomão2003Bárbara Salomão ; Remo Saraiva ; Roberto Muggiati ; FERRAZ, Talitha Gomes . Fernando Pessoa(s). Revista Eclética PUC-RIO, v. 8, p. 22-25, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERRAZ, Talitha Gomes. A segunda cinelândia carioca. 2. ed. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2012. v. 1. 236p .

2.
FERRAZ, Talitha Gomes. A Segunda Cinelândia Carioca: cinemas, sociabilidade e memória na Tijuca. Rio de Janeiro: Multifoco, 2009. v. 1. 324p .

3.
FERRAZ, Talitha Gomes. Sobressência. Rio de Janeiro: Pura Poesia, 2003. 50p .

4.
FERRAZ, Talitha Gomes. Gritos nas entrelinhas. Rio de Janeiro: Velocípede, 1998. 32p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERRAZ, Talitha. A memória da ida ao cinema e a mobilização das audiências no caso do Cine Belas Artes. In: 26° Encontro Nacional da Compós, 2017, São Paulo. Anais do 26° Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação - Compós 2017. São Paulo: Compós; Faculdade Cásper Líbero, 2017. v. 1. p. 94-94.

2.
FERRAZ, Talitha Gomes. ?Era como entrar numa catedral?: os cinemas de estação e a memória do consumo cinematográfico no subúrbio carioca da Leopoldina (1940-1980). In: Comunicon 2014, 2014, São Paulo. Anais do Comunicon 2014. São paulo: ESPM, 2014.

3.
FERRAZ, Talitha Gomes. Cinemas de estação nos subúrbios do Rio de Janeiro: lugares de memória e práticas afetivas da espectação cinematográfica. In: VII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp, 2012, Campinas. Memória, cidade e educação das sensibilidades - VII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp. Campinas: Unicamp/ CMU, 2012. v. 1.

4.
FERRAZ, Talitha Gomes. ACESSO AOS ?CINEMAS DE ESTAÇÃO?: MOBILIDADE URBANA E SIGNIFICADOS DA ESPECTAÇÃO NOS SUBÚRBIOS DO RIO DE JANEIRO. In: XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012, Montevidéu. Guía general del XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Montevidéu: XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012. v. 1.

5.
FERRAZ, Talitha Gomes; SANTACRUZ, L. . Cultura do consumo: ordens do desejo e experiências de espectação em cinemas prime do Rio de Janeiro. In: VI Encontro Nacional de Estudos do ConsumoII Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VI Encontro Nacional de Estudos do ConsumoII Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo. Rio de Janeiro: ENEC, 2012. v. 1.

6.
FERRAZ, Talitha Gomes; PELLIN, Letícia . Consumo cinematográfico na Zona da Leopoldina: experiências de exibição e reaberturas de cinemas. In: ComuniCON 2012 ? II Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo, 2012, São Paulo. Anis do ComuniCON 2012 ? II Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. São paulo: ESPM, 2012. v. 1.

7.
FERRAZ, Talitha; SANTACRUZ, L. . '?Permita-se viver um momento exclusivo?: daydreams, emoções e consumo nos cinemas de luxo do cenário exibidor carioca. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2012, Fortaleza. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, 2012.

8.
FERRAZ, Talitha; CRESPO, J. . O Caso Pinheirinho: Construções Narrativas no JN e na Mídia Comunitária. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2012.

9.
FERRAZ, Talitha Gomes. Cinemas MGM, monumentalidade e lugar de memória: o caso do Cine Centímetro. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2011, Recife. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

10.
FERRAZ, Talitha Gomes. Ser espectador, ser transeunte: trajetórias de salas de cinema e tipos de mobilidade urbana na Tijuca e na Barra da Tijuca. In: 1° Encontro de História da Mídia do Estado do Rio de Janeiro, 2010, Nova Friburgo. I Encontro de História da Mídia do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), 2010. v. 1.

11.
FERRAZ, Talitha Gomes. Salas de cinema e mobilidade urbana: dinâmicas dos espectadores-transeuntes em bairros do Rio de Janeiro. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2010, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 3 a 6 de setembro de 2010, Caxias do Sul [recurso eletrônico]: comunicação, cultura e juventude. São Paulo: Intercom, 2010. v. 1.

12.
FERRAZ, Talitha Gomes. Construção de memórias e extinção dos cinemas de rua: o caso da Segunda Cinelândia Carioca. In: 6° SOPCOM - Conferências Lusófonas, 2009, Lisboa. 6° SOPCOM/ 4° IBÉRICO. Lisboa, 2009.

13.
FERRAZ, Talitha Gomes. Salas de cinema de rua e mobilidade urbana: usos e ocupação do espaço da Cinelândia da Tijuca. In: 4° Coneco - Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2009, Niterói. Coneco 4 - Comunicação, meio ambinete e sociedade, 2009.

14.
FERRAZ, Talitha Gomes. O papel do cinema na urbanização do Rio de Janeiro: salas de exibição, hiperestímulos e dinâmicas sociais da vida moderna. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste - Intercom Sudeste 2009, 2009, Rio de Janeiro. Anais doXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 7 a 9 de maio de 2009. São Paulo: Intercom, 2009.

15.
FERRAZ, Talitha Gomes. Cinema de rua e construção de memórias no espaço urbano da Praça Saens Peña. In: VI Congresso Nacional de História da Mídia, 2008, Niterói. Anais do IV Congresso Nacional de História da Mídia. Niterói, 2008.

16.
FERRAZ, Talitha Gomes. Experiências de espectação cinematográfica e ocupação urbana: a prática de sociabilidade no caso dos cinemas da Tijuca. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal - RN. Intercom 2008 Anais - Midia, ecologia e sociedade, 2008.

17.
FERRAZ, Talitha Gomes. Espectação cinematográfica e sociabilidade na Tijuca: memórias para uma ocupação urbana criadora. In: Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação / Coneco 3, 2008, Rio de Janeiro - Uerj. Coneco 3 - Dispositivos e Resistências, 2008.

18.
FERRAZ, Talitha Gomes. O Observatório da Imprensa na TV e a crítica ao telejornalismo: para nunca mais ver jornal do mesmo jeito. In: Intercom 2007 - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação XXX, 2007, Santos/ São Paulo. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/Unisanta/Unisantos/Unimonte. São Paulo: Intercom, 2007. v. 1.

19.
FERRAZ, Talitha Gomes. O cinema de rua em Botafogo e as tramas produtivas: um possível circuito cultural. In: 2º Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação - CONECO, 2007, Rio de Janeiro. Anais do 2º Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação - CONECO. Rio de Janeiro, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERRAZ, Talitha Gomes. The case of the Cinecarioca Nova Brasília favela movie theater in the Leopoldina suburb of Rio de Janeiro: Democratization of cinema access?. In: What is Cinema History? - Homer Conference, 2015, Glasgow. ?What is Cinema History?? Programme. Glasgow: Homer, 2015. p. 24-25.

2.
FERRAZ, Talitha Gomes. Fernando Pessoa, um arquipélago de identidades: modernidade, multiplicidade e redenção filosófica do ser pela arte. In: II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade. Rio de Janeiro: UFRJ - PUC-Rio, 2006. v. 1. p. 183-184.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERRAZ, Talitha. ?E aí a gente trabalhou pela reabertura.? Mobilizações das audiências pela salvaguarda de cinemas de rua brasileiros: os casos Cine Vaz Lobo e Cine Belas Artes. In: VI Congresso AsAECA 2018, 2018, Santa Fé. Anais do AsAECA. Santa Fé: AsAECA, 2018. v. 1. p. 24.

2.
FERRAZ, Talitha. Cine Vaz lobo: cinema, audiences and nostalgia in the face of Rio de Janeiro transformations. In: Homer Conference - Circuits of Cinema, 2017, Toronto. Circuits of Cinema: histories of movie and media distribution. Toronto: Circuits of Cinema / Homer Network, 2017.

3.
FERRAZ, Talitha. A memória da ida ao cinema e a mobilização das audiências no caso do Cine Belas Artes. In: 26° Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação - Compós 2017, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos do 26° Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação - Compós 2017. São Paulo: Compós; Faculdade Cásper Líbero, 2017. v. 26. p. 96-96.

4.
FERRAZ, Talitha Gomes. E o cinema chega à Zona Leopoldina: notas sobre um seminal circuito exibidor suburbano.. In: 2º Simpósio Internacional de História Pública, 2014, Niterói. Anais do 2º Simpósio Internacional de História Pública. Niterói: Rede Brasileira de História Pública - UFF, 2014.

5.
FERRAZ, Talitha Gomes; FERRAZ, M. ; BARBOZA, E. ; TAVARES, L. ; PELLIN, Letícia . A pesquisa etnográfica como ferramenta metodológica nos estudos da Comunicação: polifonia e técnicas de apuração jornalística à luz da Etnografia.. In: V Seminário de Pesquisa da Estácio e I Jornada de Iniciação Científica da Unesa, 2013, Rio de Janeiro. V Seminário de Pesquisa da Estácio e I Jornada de Iniciação Científica da Unesa. Rio de Janeiro: Estácio de Sá, 2013. v. 1.

6.
FERRAZ, Talitha; AIELLO, F. ; GONCALVES, M. ; PELLIN, Letícia ; GIORNO, Bruno ; BENJAMIN, Marcos . Projeto Xanadu. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2012.

7.
FERRAZ, Talitha Gomes. Cinemas de estação nos subúrbios do Rio de Janeiro: lugares de memória e práticas afetivas da espectação cinematográfica. In: VII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp, 2010, Campinas. Cinemas de estação nos subúrbios do Rio de Janeiro: lugares de memória e práticas afetivas da espectação cinematográfica. Campinas: Unicamp/ CMU, 2012. v. 1. p. 259-259.

8.
FERRAZ, Talitha Gomes. Construção de memórias e extinção dos cinemas de rua: o caso da Segunda Cinelândia Carioca. In: 6° SOPCOM - Conferências Lusófonas, 2009, Lisboa. 6°SOPCOM/ 4° IBÉRICO. Lisboa, 2009.

9.
FERRAZ, Talitha Gomes. A redenção filosófica do ser pela arte: angústia, prazer e fragmentação nas imagens da obra de Fernando Pessoa. In: VII Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas do CFCH, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - Semana de Integração Acadêmica - Desafios às Ciências Humanas e Sociais. Rio de Janeiro: UFRJ/ CFCH, 2006. v. 1. p. 160-160.

Apresentações de Trabalho
1.
FERRAZ, Talitha. Connections between cinema-going memory and cinema-activism: examining identity strategies of Brazilian audiences. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERRAZ, Talitha. 'Y AHÍ, LA GENTE TRABAJÓ POR LA REAPERTURA' LAS MOVILIZACIONES DE LAS AUDIENCIAS POR LA SALVAGUARDIA DE CINES DE CALLE BRASILEÑOS EN LOS CASOS DEL CINE VAZ LOBO Y DEL CINE BELAS ARTES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERRAZ, Talitha. A memória da ida ao cinema e a mobilização das audiências no caso do Cine Belas Artes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FERRAZ, Talitha. Cine Vaz lobo: cinema, audiences and nostalgia in the face of Rio de Janeiro transformations. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FERRAZ, Talitha. O que podem as memórias da ida ao cinema? Estudos sobre históricos cinemas de rua e mobilizações de suas audiências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERRAZ, Talitha. Em benefício do cinema, a nostalgia. O caso do Movimento Cine Vaz Lobo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FERRAZ, Talitha; Vieira, João Luiz ; DIB, André. . Cinemas de rua e mobilizações das audiências: casos e análises. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FERRAZ, Talitha. Reabertura de salas de cinema no Brasil e na Bélgica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FERRAZ, Talitha. Audience Activism in Reactivations of Brazilian Movie Theatres: From Cinema-going Memories to the Community and Institutional Strategies. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FERRAZ, Talitha. ?We are De Roma?: A Belgian Case of Audience Devotion and Management of Cinema-going Memories. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
FERRAZ, Talitha. MEMÓRIAS E ATIVISMO NO CASO DA REATIVAÇÃO DO CINETEATRO BELGA DE ROMA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FERRAZ, Talitha; CRUZ, Lucia Santa . Salvos pela memória: mobilização coletiva e consumo cinematográfico no caso da luta pelo Estação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FERRAZ, Talitha Gomes. Under the cultural projects of reopening cinemas: rebirthing of the ex-movie theaters and its sociabilities in the city?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FERRAZ, Talitha Gomes. Em breve sob nova direção: os casos das reaberturas dos cinemas Pathé Palace e Imperator. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FERRAZ, Talitha Gomes. The case of the Cinecarioca Nova Brasília favela movie theater in the Leopoldina suburb of Rio de Janeiro: Democratization of cinema access?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FERRAZ, Talitha Gomes. 'Cinemas de rua: seus fechamentos, reaberturas e dinâmicas de cinemagoing'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FERRAZ, Talitha Gomes. ?Era como entrar numa catedral?: os cinemas de estação e a memória do consumo cinematográfico no subúrbio carioca da Leopoldina (1940-1980). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FERRAZ, Talitha Gomes. Reaberturas de cinemas no subúrbio carioca e o enlace público-privado na cultura e na arte do Rio de Janeiro: notas sobre o contexto atual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
FERRAZ, Talitha Gomes; Caiafa, Janice . Communication and sociability in station movie theaters, ?film clubs? and multiplex complexes in the Leopoldina area of Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BARBOZA, E. ; FERRAZ, M. ; TAVARES, L. ; FERRAZ, Talitha Gomes . A pesquisa etnográfica como ferramenta metodológica nos estudos da Comunicação: polifonia e técnicas de apuração jornalística à luz da Etnografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
FERRAZ, Talitha Gomes. ACESSO AOS ?CINEMAS DE ESTAÇÃO?: MOBILIDADE URBANA E SIGNIFICADOS DA ESPECTAÇÃO NOS SUBÚRBIOS DO RIO DE JANEIRO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
FERRAZ, Talitha Gomes. Cinemas de estação nos subúrbios do Rio de Janeiro: lugares de memória e práticas afetivas da espectação cinematográfica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
FERRAZ, Talitha Gomes. Os extintos cinemas de rua da Tijuca e dos subúrbios leopoldinenses do Rio de Janeiro: notas sobre experiências de exibição/espectação cinematográficas, memória e ocupação urbana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
FERRAZ, Talitha Gomes; PELLIN, Letícia . Consumo cinematográfico na Zona da Leopoldina: experiências de exibição e reaberturas de cinemas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
FERRAZ, Talitha Gomes; SANTACRUZ, L. . '?Permita-se viver um momento exclusivo?: daydreams, emoções e consumo nos cinemas de luxo do cenário exibidor carioca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
FERRAZ, Talitha Gomes; CRESPO, J. . O Caso Pinheirinho: Construções Narrativas no JN e na Mídia Comunitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
FERRAZ, Talitha Gomes. Cinemas MGM, monumentalidade e lugar de memória: o caso do Cine Centímetro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
FERRAZ, Talitha Gomes. Ser espectador, ser transeunte: trajetórias de salas de cinema e tipos de mobilidade urbana na Tijuca e na Barra da Tijuca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
FERRAZ, Talitha Gomes. Salas de cinema e mobilidade urbana: dinâmicas dos espectadores-transeuntes em bairros do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
FERRAZ, Talitha Gomes. O papel do cinema na urbanização do Rio de Janeiro: salas de exibição, hiperestímulos e dinâmicas sociais da vida moderna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
FERRAZ, Talitha Gomes. Salas de cinema de rua e mobilidade urbana: usos e ocupação do espaço da Cinelândia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
FERRAZ, Talitha Gomes. Cinema de rua e construção de memórias no espaço urbano da Praça Saens Peña. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
FERRAZ, Talitha Gomes. Experiências de espectação cinematográfica e ocupação urbana: a prática de sociabilidade no caso dos cinemas da Tijuca. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
FERRAZ, Talitha Gomes. Espectação Cinematográfica e sociabilidade na Tijuca: memórias para uma ocupação urbana criadora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
FERRAZ, Talitha Gomes. O cinema de rua em Botafogo e as tramas produtivas: um possível circuito cultural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
FERRAZ, Talitha Gomes. A redenção filosófica pela arte: angústia, prazer e fragmentação nas imagens da obra de Fernando Pessoa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
FERRAZ, Talitha Gomes. Fernando Pessoa, um arquipélago de identidades: modernidade, multiplicidade e redenção filosófica do ser pela arte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
FERRAZ, Talitha. Cine Centímetro: memories and cinema-going practices in an MGM cinema replica in the Rio de Janeiro countryside (aceito para publicação). Londres: Palgrave Macmillan, 2018 (Revista).

2.
FERRAZ, Talitha Gomes. Introdução - A Segunda Cinelândia Carioca. Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual - CENA, 2010 (Site).

3.
FERRAZ, Talitha Gomes. Assimilação ou despojamentos culturais? - as abordagens do outro no programa "Passagem para...". Rio de Janeiro: Etni-cidade, 2008 (Site).

4.
FERRAZ, Talitha Gomes. Rio de letras 2003 (Revista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERRAZ, Talitha. Parecerista da Revista E-Compós. 2018.

2.
FERRAZ, Talitha. Parecerista ad hoc na Revista Contracampo (UFF). 2017.

3.
FERRAZ, Talitha; CURI, P. P. ; Andreson Carvalho ; Chalupe, Hadija ; Rio Cavalcanti ; TAVARES, M. T. . Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Cinema e Audiovisual da ESPM-Rio (NDE). 2017.

4.
FERRAZ, Talitha. Membro de Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica da ESPM. 2017.

5.
FERRAZ, Talitha. Parecerista do GT 7 COMUNICAÇÃO, CONSUMO E MEMÓRIA: cenas culturais e midiáticas. 2016.

6.
FERRAZ, Talitha Gomes. Parecerista 24° Encontro Nacional da Compós - GT Cultura das Mídias. 2015.

7.
FERRAZ, Talitha Gomes. Parecerista ad hoc na Revista Reciis - Icict / Fiocruz. 2015.

8.
FERRAZ, Talitha Gomes. Parecerista ad hoc na Revista Latino-americana de Comunicação CHASQUI. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERRAZ, Talitha Gomes. Entrevista ao Programa Conexão Futura - tema desaparecimento dos cinemas de rua. 2014.

2.
FERRAZ, Talitha Gomes. Praça Saens Peña: a Cinelândia da Zona Norte. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FERRAZ, Talitha Gomes; Rodrigo Fonseca . Suplício de uma saudade. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
FERRAZ, Talitha Gomes. Entrevista Talitha Ferraz no Canal Brasil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
FERRAZ, Talitha Gomes. Da calçada ao shopping. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FERRAZ, Talitha Gomes. A Segunda Cinelândia Carioca. 2009; Tema: Blog sobre o livro "A Segunda Cinelândia Carioca: cinemas, sociabilidade e memória na Tijuca". (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERRAZ, Talitha Gomes. Cinema, sociabilidades, subúrbio e classes populares.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERRAZ, Talitha Gomes; SOARES, R. ; MENDES, H. . Guardiões dos Rios. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

3.
FERRAZ, Talitha Gomes. Oficina Produção de plano de comunicação para o Terceiro Setor - Intercom 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FERRAZ, Talitha Gomes. Jornal SEMANAL. 2011. (Editoração/Outra).

5.
FERRAZ, Talitha Gomes. Oficina Publicação Hipermídia no Intercom 2010. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FERRAZ, Talitha Gomes. Asssessoria de Imprensa/ Universidade Estácio de Sá. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FERRAZ, Talitha Gomes. Redação Jornalística/ Universidade Estácio de Sá. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FERRAZ, Talitha Gomes. Revista Rio de letras. 2003. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
FERRAZ, Talitha Gomes; COUTO, F. . A Barra é da Tijuca. 2005. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
FERRAZ, Talitha Gomes; Cardoso, Frederico ; Rodrigo Bouillet ; Canosa, Fabiano . Revitalização Cultural da Grande Tijuca. 2011 (Grupo de Trabalho).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERRAZ, Talitha; BARSOTTI, A.; MAGDALENO, R.; SANTACRUZ, L.. Participação em banca de Louise Queiroga.A reinvenção do gonzo pela Vice Media. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
FERRAZ, Talitha Gomes; TAVARES, M. T.; LAUER, E.. Participação em banca de Kiane Camila Pinheiro da Silva.Análise do Big Brother Brasil em convergência com estratégias do Twitter. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

3.
FERREIRA, N.; RIBEIRO, P.; FERRAZ, Talitha. Participação em banca de Augusto César Ribeiro Puga dos Santos.Os novos conceitos de masculinidade e as representações nas campanhas do perfume Calvin Klein. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

4.
Ana Paula Borges (orientadora); Flávia Werneck; FERRAZ, Talitha Gomes. Participação em banca de Rose Helen Gornall Olivo.Estratégia de comunicação com foco na terceira idade: o programa Viaja Mais Melhor Idade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

5.
FERRAZ, Talitha; Flávia Werneck; Ana Paula Borges (orientadora). Participação em banca de Robson Lopes.O triunfo da vontade: a utilização do cinema como meio de propaganda nazista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

6.
Vanessa Farias; Marcio Gonçalves (orientador); Rafael Rocha; FERRAZ, Talitha Gomes. Participação em banca de Vanessa Farias.Jornalismo Feminino na TV: um estudo sobre entretenimento e informação no programa Saia Justa, do Canal GNT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

7.
Maria Angélica Pessanha Fernandes; Marcio Gonçalves (orientador); Rafael Rocha; FERRAZ, Talitha Gomes. Participação em banca de Maria Angélica Pessanha Fernandes.O uso de ferramentas digitais na apuração da reportagem investigativa: um estudo sobre o jornal O Dia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

8.
Hebert Maia; Marcio Gonçalves (orientador); Rafael Rocha; FERRAZ, Talitha Gomes. Participação em banca de Hebert Maia.Adaptações cinematográfocas de histórias em quadrinhos no século XXI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

9.
Tatiane Gomes Fonseca; Marcio Gonçalves (orientador); Rafael Rocha; FERRAZ, Talitha Gomes. Participação em banca de Tatiane Gomes Fonseca.Mídia e opinião diante do jornalismo cultural: um estudo da coluna Pé Sujo/ Pé Limpo do Jornal O Globo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

10.
Marcio Gonçalves (orientador); FERRAZ, Talitha Gomes. Participação em banca de NATHALIA LIMA DOS REIS.JORNALISMO ONLINE: UM ESTUDO DO BLOG DO JORNALISTA RICARDO NOBLAT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FERRAZ, Talitha Gomes. Comissão de Seleção do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca - FAC. 2014.

2.
FERRAZ, Talitha Gomes. Comissão de Seleção do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca - FAC. 2012. Empresa Distribuidora de Filmes S.A Riofilme.

3.
FERRAZ, Talitha Gomes. Membro do Júri Local do EXPOCOM 2011, Categoria Jornalismo, Modalidade ?JO 02 - Projeto de assessoria de imprensa?. 2011. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

4.
FERRAZ, Talitha Gomes. Membro do Júri Local do EXPOCOM 2011, Categoria Jornalismo, Modalidade ?JO 01 - Agência Jr. de Jornalismo - (conjunto/série)?.. 2011. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

5.
FERRAZ, Talitha Gomes. Avaliadora na XVII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - Expocom (Categoria: Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação. Modalidade: Portal Avulso). 2010. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

6.
FERRAZ, Talitha Gomes. Avaliadora da XVII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Categoria Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação. Modalidade: Blog Avulso). 2010. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

7.
Caiafa, Janice; Coutinho, Eduardo Granja; FERRAZ, Talitha Gomes. Membro de Comissão Eleitoral para Representantes Docentes e Discentes do Conselho Diretor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura /ECO-UFRJ.. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Homer Conference. Connections between cinema-going memory and cinema-activism: examining identity strategies of Brazilian audiences. 2018. (Congresso).

2.
Necs Conference. Relatora dos trabalhos do painel Engaging Film and Digital Images - Transmedial Modes of Circulation, Materiality, Aesthetics. 2018. (Congresso).

3.
VI Congresso AsAECA 2018. ?E, aí, a gente trabalhou pela reabertura.? Mobilizações das audiências pela salvaguarda de cinemas de rua brasileiros: os casos Cine Vaz Lobo e Cine Belas Artes.. 2018. (Congresso).

4.
3ª Jornada de Cinema e Ficção Audiovisual.O que podem as memórias da ida ao cinema? Estudos sobre históricos cinemas de rua e mobilizações de suas audiências. 2017. (Encontro).

5.
Cinema Culture Workshop.Cinema Culture: cinema memories and the community (collective discussions). 2017. (Outra).

6.
Compós. A memória da ida ao cinema e a mobilização das audiências no caso do Cine Belas Artes. 2017. (Congresso).

7.
Homer Conference - Circuits of Cinema. Cine Vaz lobo: cinema, audiences and nostalgia in the face of Rio de Janeiro transformations. 2017. (Congresso).

8.
Pré-Socine.Cinemas de rua e mobilizações das audiências: casos e análises. 2017. (Seminário).

9.
XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE. Em benefício do cinema, a nostalgia. O caso do Movimento Cine Vaz Lobo. 2017. (Congresso).

10.
Congresso Comunicon. Salvos pela memória: mobilização coletiva e consumo cinematográfico no caso da luta pelo Estação. 2016. (Congresso).

11.
Homer Conference. Audience Activism in Reactivations of Brazilian Movie Theatres: From Cinema-going Memories to the Community and Institutional Strategies. 2016. (Congresso).

12.
Necs Conference. ?We are De Roma?: A Belgian Case of Audience Devotion and Management of Cinema-going Memories. 2016. (Congresso).

13.
Palestras do CIEC.Reabertura de salas de cinema no Brasil e na Bélgica. 2016. (Outra).

14.
XX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE. Memórias e ativismo no caso da reativação do cineteatro belga De Roma. 2016. (Congresso).

15.
Necs Conference. Under the cultural projects of reopening cinemas: rebirthing of the ex-movie theaters and its sociabilities in the city?. 2015. (Congresso).

16.
V Encontro Anual da AIM.Em breve sob nova direção: os casos das reaberturas dos cinemas Pathé Palace e Imperator. 2015. (Encontro).

17.
What is Cinema History? - Homer Conference. he case of the Cinecarioca Nova Brasília favela movie theater in the Leopoldina suburb of Rio de Janeiro: Democratization of cinema access?. 2015. (Congresso).

18.
2º Simpósio Internacional de História Pública.E o cinema chega à Zona Leopoldina: notas sobre um seminal circuito exibidor suburbano. 2014. (Simpósio).

19.
ComuniCON 2014. ?Era como entrar numa catedral?: os cinemas de estação e a memória do consumo cinematográfico no subúrbio carioca da Leopoldina (1940-1980). 2014. (Congresso).

20.
Epea - Estética e Política entre as artes.Reaberturas de cinemas no subúrbio carioca e o enlace público-privado na cultura e na arte do Rio de Janeiro: notas sobre o contexto atual. 2013. (Simpósio).

21.
Media Politics - Political Media - Prague. Communication and sociability in station movie theaters, film clubs and multiplex complexes in the Leopoldina area of Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

22.
SEMINÁRIO CIEC - Para que serve a criatividade?. 2013. (Seminário).

23.
V Seminário de Pesquisa da Estácio.A pesquisa etnográfica como ferramenta metodológica nos estudos da Comunicação: polifonia e técnicas de apuração jornalística à luz da Etnografia. 2013. (Seminário).

24.
LVIII Seminário do Grupo de Pesquisa CNPq."Os extintos cinemas de rua da Tijuca e dos subúrbios leopoldinenses do Rio de Janeiro: notas sobre experiências de exibição/ espectação cinematográficas, memória e ocupação urbana". 2012. (Seminário).

25.
VII Seminário Nacional do Centro de Memória "Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades".Cinemas de estação nos subúrbios do Rio de Janeiro: lugares de memória e práticas afetivas da espectação cinematográfica. 2012. (Seminário).

26.
XI CONGRESO LATINOAMERICANO DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN. ACESSO AOS ?CINEMAS DE ESTAÇÃO?: MOBILIDADE URBANA E SIGNIFICADOS DA ESPECTAÇÃO NOS SUBÚRBIOS DO RIO DE JANEIRO. 2012. (Congresso).

27.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. '?Permita-se viver um momento exclusivo?: daydreams, emoções e consumo nos cinemas de luxo do cenário exibidor carioca. 2012. (Congresso).

28.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. O Caso Pinheirinho: Construções Narrativas no JN e na Mídia Comunitária. 2012. (Congresso).

29.
Seminário CIEC - trajetórias das pesquisas do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade) da UFMG. 2011. (Seminário).

30.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Cinemas MGM, monumentalidade e lugar de memória: o caso do Cine Centímetro. 2011. (Congresso).

31.
1° Encontro de História da Mídia do Estado do Rio de Janeiro. Ser espectador, ser transeunte: trajetórias de salas de cinema e tipos de mobilidade urbana na Tijuca e na Barra da Tijuca. 2010. (Congresso).

32.
Debate Literatura e Cinema no Sesc Tijuca.Literatura e cinema. 2010. (Seminário).

33.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2010. Salas de cinema e mobilidade urbana: dinâmicas dos espectadores-transeuntes em bairros do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

34.
1° Conferência Livre sobre Segurança Pública na Maré.Segurança Pública na Maré. 2009. (Outra).

35.
18° Compós - 18° Encontro Anual da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. 2009. (Encontro).

36.
4° Congresso dos Estudantes de Pós-graduação em Comunicação (Coneco). Salas de cinema de rua e mobilidade urbana: usos e ocupação do espaço da Cinelândia. 2009. (Congresso).

37.
A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. 2009. (Seminário).

38.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste - Intercom Sudeste 2009. O papel do cinema na urbanização do Rio de Janeiro: salas de exibição, hiperestímulos e dinâmicas sociais da vida moderna. 2009. (Congresso).

39.
17° Compós - 17° Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. 2008. (Congresso).

40.
Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação/ Coneco 3 - Dispositivos e Resistências. Espectação cinematográfica e sociabilidade na Tijuca: memórias para uma ocupação urbana criadora. 2008. (Congresso).

41.
I Fórum de Mídia Livre. 2008. (Encontro).

42.
VI Congresso Nacional de História da Mídia. Cinema de rua e construção de memórias no espaço urbano da Praça Saens Peña. 2008. (Congresso).

43.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Experiências de espectação cinematográfica e ocupação urbana: a prática de sociabilidade no caso dos cinemas da Tijuca. 2008. (Congresso).

44.
2° Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação - CONECO. O cinema de rua em Botafogo e as tramas produtivas: um possível circuito cultural. 2007. (Congresso).

45.
II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada da UFRJ/ Programa de Estudos da Linguagem e de Literatura da PUC-Rio).Fernando Pessoa, um arquipélago de identidades: modernidade, multiplicidade e redenção filosófica do ser pela arte. 2006. (Simpósio).

46.
VII Jornada de Pesquisadores do CFCH/ Semana de Integração Acadêmica Desafios às Ciências Humanas e Sociais (Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ).A redenção filosófica pela arte: angústia, prazer e fragmentação nas imagens da obra de Fernando Pessoa. 2006. (Encontro).

47.
Ética no Jornalismo. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JONES, Matthew ; FERRAZ, Talitha . Palestra 'The 1960s Restaged: British Cinema Audiences, Memory and Performance', Prof. Dr. Matthew Jones (Montfort University). 2018. (Outro).

2.
FERRAZ, Talitha Gomes; LUNA, R. F. ; Chalupe, Hadija . 1° Encontro Nacional Modos de Ver. 2017. (Congresso).

3.
FERRAZ, Talitha Gomes; GONCALVES, M. ; RIBEIRO, P. ; AIELLO, F. ; FERREIRA, N. . Semana de Comunicação da Estácio Madureira (SECOM-Madureira). 2013. (Outro).

4.
FERRAZ, Talitha Gomes; GONCALVES, M. ; RIBEIRO, P. ; AIELLO, F. ; FERREIRA, N. . Semana de Comunicação da Estácio Madureira (SECOM-Madureira). 2012. (Outro).

5.
FERRAZ, Talitha Gomes. Debate 100 Anos da Praça Saens Peña. 2011. (Outro).

6.
FERRAZ, Talitha Gomes; GONCALVES, M. ; RIBEIRO, P. ; AIELLO, F. ; FERREIRA, N. . Semana de Comunicação da Estácio Madureira (SECOM-Madureira). 2011. (Outro).

7.
FERRAZ, Talitha Gomes; HEFFNER, Hernani. ; RAPOSO, Ivo. ; REIS, Vinicius. . Debate A Cinelândia da Tijuca. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ludmila Bernardes de Oliveira Fontes. O Jornal Nacional na TV, o Jornal Nacional no Twitter: apropriações e vizinhanças discursivas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

2.
Fernanda Santana. O JN e a cobertura das manifestações populares no Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

3.
Juliana Crespo. O caso Pinheirinho no Jornal Nacional: agendamentos e construções narrativas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

4.
Renata Parisi. Espetacularização da notícia na TV: a cobertura do caso Eloá pelo programa Brasil Urgente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

5.
Nathália Emerick da Silva. Notícias de vida e morte no mundo das celebridades: o caso Michael Jackson no canal Ego da Globo.com. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

6.
Eloana Proença de Moura. A identidade como espetáculo: imagem para consumo e construção do vencedor no Big Brother Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

7.
Felipe de Oliveira Sardinha. Sensacionalismo na notícia: a cobertura da fuga dos traficantes do Complexo do Alemão pelo RJTV. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

8.
Leandro Ferreira Caminiti. A transposição de HQ's para as telas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

9.
Leandro Vieira Mourão de Oliveira. As representações da homossexualidade nas telenovelas da Rede Globo: os casos de Mulheres Apaixonadas e Insensato Coração. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

10.
Dorvalino Antonio Junior. O discurso fotográfico de Sebastião Salgado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

11.
Enderson dos Santos Silva. Histórias de superação: o uso do folhetim nas páginas do jornal Extra. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

12.
Barbara Quaresma. A moda na blogosfera através dos looks diários: uma análise de blog Hoje vou Assim. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

13.
Ana Karoline Gonçalves Couto. O assistencialismo espetacularizado na TV: o caso do quadro Lar Doce Lar do programa Caldeirão do Huck.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

14.
Natasha Lopes. Modos de interação do leitor no jornalismo online: os casos G1 e Voz das Comunidades.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

15.
Iasmin de Simas Pinheiro. A representação social do popular na mídia televisiva: o caso do programa Esquenta da rede Globo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

16.
Chaveli Rocha. Linguagem e imagem no jornalismo popular: uma análise das capas de Jornal Meia Hora de Notícias.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

17.
André Luís Nunes da Rocha. Tiago Leifert e a consolidação do infotenimento no jornalismo esportivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

18.
Roberta dos Santos Cardoso. Jornalismo participativo: análise do VC no G1 como novo modelo de comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

19.
Mariana Leopoldo Carvalho. MÚSICAS DA LEGIÃO URBANA: INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE JUVENIL E REAPROPRIAÇÕES DAS LETRAS PELA MÍDIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

20.
PRISCILA CÂNDIDA VIEIRA MARQUES. A EVOLUÇÃO DO JORNALISMO ON LINE E OS PARADIGMAS DO IMEDIATISMO COM O USO DO TWITTER - QUANDO A FERRAMENTA CONTRIBUI PARA A BARRIGA JORNALÍSTICA, O CASO AMIN KHADER. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

21.
David Monteiro Pereira. Programas de variedade em rádios públicas: o caso do painel da manhã da Rádio Roquette Pinto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

22.
Anna Paula de Castro Monsores. Raízes em movimento através do grafite: identidade, comunidade e comunicação no Alemão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

Iniciação científica
1.
Emanuelle Barboza. A pesquisa etnográfica como ferramenta metodológica nos estudos da Comunicação: polifonia, dialogismo e técnicas de apuração jornalística à luz da etnografia. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

2.
Lyvia Tavares. A pesquisa etnográfica como ferramenta metodológica nos estudos da Comunicação: polifonia, dialogismo e técnicas de apuração jornalística à luz da etnografia. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.

3.
Marianna Ferraz. A pesquisa etnográfica como ferramenta metodológica nos estudos da Comunicação: polifonia, dialogismo e técnicas de apuração jornalística à luz da etnografia. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Talitha Gomes Ferraz.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Bolsista Capes entre 2007 e 2009 (Mestrado na ECO-UFRJ).

Entrevistas concedidas sobre o livro "A Segunda Cinelândia Carioca": Adoro Cinema (Repórter Francisco Russo), em : http://www.adorocinema.com/cinenews/a-era-de-ouro-dos-cinemas-cariocas ; Revista de História da Biblioteca Nacional (Repórter Adriano Belisário), em: http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2909 ; Jornal O Globo - Segundo Caderno
Reportagem de capa sobre o livro "A segunda Cinelândia Carioca" (repórter Rodrigo Fonseca), em 08/02/2010 ; Jornal O Globo - Suplemento Tijuca/ Globo Bairros (repórter Débora Gares), em 26/11/2009 ; Canal Brasil/ Jornal do Canal Brasil, programa com duração de 4 minutos, em: 13/03/2010.  ;   
Demais entrevistas: Programa Cidade Inteligente - Multirio, Entrevista sobre segregação espacial nas cidades em: 23/10/2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 7:06:36