Carolina Soares Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2344579673165675
  • Última atualização do currículo em 18/07/2016


Possui Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora no Ensino Fundamental e Médio, além de preparatório para ENEM e vestibulares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Soares Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, C. S.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Crenças de autoeficácia matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com alunos do Ensino Médio de Divinópolis (MG), Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ana Cristina Ferreira.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; aprendizagem matemática; autoeficácia matemática.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2013
Especialização em Docência do Ensino Superior (modalidade EAD). (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Percepções de concluintes do curso de Licenciatura em Matemática sobre suas trajetórias acadêmicas.
2009 - 2012
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2008
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Saúde Vocal para Professores. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, SES-MG, Brasil.
2011 - 2011
Atualização para Professores de Matemática. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Iniciação Científica da OBMEP 2007.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Anglo, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 13
Outras informações
Atuação no Ensino Fundamental e Ensino Médio.


Pré-Vestibular Anglo Divinópolis, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 6
Outras informações
Atuação na preparação para ENEM e vestibulares


Pré-Vestibular Anglo Itaúna, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 5
Outras informações
Atuação na preparação para ENEM e vestibulares


Pré-Vestibular Anglo Cláudio, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 3
Outras informações
Atuação na preparação para ENEM e vestibulares


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora temporária, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Ensino Médio e na Engenharia Mecatrônica

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/Pesquisador

Atividades

07/2014 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
07/2014 - 07/2015
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
Cálculo III
Cálculo IV
Estatística
Geometria Analítica e Álgebra Vetorial

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo (Matemática), Carga horária: 11
Outras informações
Escola Estadual São Francisco de Assis (Divinópolis) Atuação no Ensino Fundamental - 2º segmento


Colégio de Itaúna - Sistema Anglo de Ensino, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 11
Outras informações
Atuação no Ensino Médio e Pré-vestibular.


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Estudante/Pesquisador
Outras informações
Aluna do Mestrado Profissional em Educação Matemática


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos-2º segmento. Centro Pedagógico da UFMG.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria em Matemática no Colégio Técnico da UFMG

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria em Matemática Elementar no Colégio Técnico da UFMG



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Investigando a autoeficácia matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com alunos do Ensino Médio de Divinópolis (MG)
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivos analisar as expectativas de autoeficácia matemática de alunos da EJA, assim como desenvolver e avaliar as possíveis contribuições de uma proposta de ensino voltada para o fortalecimento da autoeficácia. Além disso, esse estudo tem como propósito gerar um produto educacional direcionado a professores de Matemática que atuam na EJA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
A mudança de registro semiótico na resolução de problemas contextualizados
Descrição: Objetivou observar e analisar como os alunos de uma turma do Ensino Fundamental resolvem problemas contextualizados que envolvem conceitos de trigonometria no triângulo retângulo, no que se refere à mudança de registros de representação semiótica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Geometria Euclidiana Plana
Descrição: Estudo dos principais conceitos de geometria plana euclidiana na estrutura axiomática, e iniciação ao estudo e realização de demonstrações matemáticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Lê Bem.


Prêmios e títulos


2008
Medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.
2007
Medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, C. S.2015 RODRIGUES, C. S.; CARRIAO, A. . A mudança de registro semiótico na resolução de problemas contextualizados: o caso da trigonometria no triângulo retângulo. Educação Matemática em Revista-RS, v. 1, p. 6-21, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, C. S.; FERREIRA, A. C. . O papel da afetividade na aprendizagem matemática de jovens e adultos: o que tem sido produzido no Brasil?. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM, 2013.

2.
RODRIGUES, C. S.. Investigando a Autoeficácia Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um Estudo com Alunos do Ensino Médio de Divinópolis (MG). In: Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória-ES. Anais do XVII Ebrapem, 2013.

3.
RODRIGUES, C. S.; CARRIÃO, A. . Mudança de registro semiótico como dificuldade na resolução de problemas que envolvem equações. In: XIII conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais do XIII CIAEM, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, C. S.; VIEIRA, R.S. . Geometria Euclidiana Plana. In: IV Semana de Ciência e Tecnologia, 2008, Belo Horizonte. Evolução & Diversidade: caderno de resumos, 2008. p. 80-80.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, C. S.. Discutindo a Matriz de Referência de Matemática do Programa Brasil Alfabetizado: os Temas e seus Descritores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RODRIGUES, C. S.; FERREIRA, A. C. . O papel da afetividade na aprendizagem matemática de jovens e adultos: o que tem sido produzido no Brasil?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RODRIGUES, C. S.. Investigando a Autoeficácia Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um Estudo com Alunos do Ensino Médio de Divinópolis (MG). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES, C. S.; CARRIAO, A. . Mudança de registro semiótico como dificuldade na resolução de problemas que envolvem equações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RODRIGUES, C. S.; VIEIRA, R.S. . Geometria Euclidiana Plana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16º Fórum EJA da Região dos Inconfidentes.Discutindo a Matriz de Referência de Matemática do Programa Brasil Alfabetizado: os Temas e seus Descritores. 2013. (Outra).

2.
V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2013. (Encontro).

3.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM. O papel da afetividade na aprendizagem matemática de jovens e adultos: o que tem sido produzido no Brasil?. 2013. (Congresso).

4.
XVII Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática. Investigando a Autoeficácia Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um Estudo com Alunos do Ensino Médio de Divinópolis (MG). 2013. (Congresso).

5.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Mudança de registro semiótico como dificuldade na resolução de problemas que envolvem equações. 2011. (Congresso).

6.
1ª Semana Ser Professor/a. 2010. (Oficina).

7.
Projeto Juventude(s) em Debate. 2010. (Encontro).

8.
VII Workshop "Educando para a Epilepsia". 2010. (Outra).

9.
IV Semana de Ciência e Tecnologia. Geometria Euclidiana Plana. 2008. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 4:43:36