Adriana Carvalho Koyama

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0309699368488469
  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013), graduada em História pela mesma universidade (1984). Tem experiência nas áreas de Educação e de História, com ênfase em ensino de História, arquivos e práticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos, ensino de história, formação de professores, patrimônio e práticas de memória, em suas relações com as TDICs. Atualmente é docente e orientadora do PPG em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada-GEPEC/Departamento de Práticas Culturais-DEPRAC/ Faculdade de Educação - UNICAMP. Coordenadora associada do Grupo de Pesquisa Arquivos, Educação e Práticas de Memória: diálogos transversais - UFMG/Unicamp. Corresponding Member do Sub-Comitee on Education and Research - Memory of World Program/Unesco. Membro da Câmara técnica de capacitação de recursos humanos do CONARQ/Arquivo Nacional. Membro do International Council of Archives (ICA). Autora de Arquivos online: ação educativa no universo virtual ( ARQ-SP, 2015). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Carvalho Koyama
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO KOYAMA, A.;KOYAMA, A. C.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Arquivos online: práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maria Carolina Bovério Galzerani.
Palavras-chave: Arquivos; Práticas de memória; ensino de história; Educação das sensibilidades; tecnologias da informação e comunicação (TIC).
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Arquivos e práticas de memória.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Arquivos online: narrativas em rede e seus tecidos,Orientador: Professora Doutora Maria Carolina Bovério Galzerani.
1980 - 1984
Graduação em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
O Sistema RODA de gerenciamento e preservação de r. (Carga horária: 6h).
Arquivo Nacional do Brasil, AN, Brasil.
2010 - 2010
III Seminário Gestão Documental e Tecnologias d. (Carga horária: 8h).
Arquivo Publico do Estado de São Paulo, AESP, Brasil.
2009 - 2009
CONCEP, DES. E ADM. DE BANCOS DE DADOS PARA ARQUIV. (Carga horária: 16h).
Associação de Arquivistas de São Paulo, ARQ/SP, Brasil.
2009 - 2009
NOBRADE _ Norma Brasileira de Descrição Arquivísti. (Carga horária: 15h).
Divisão de Arquivo do Estado de São Paulo, DAESP, Brasil.
2008 - 2008
Bases de Dados. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2008
Periódicos Eletrônicos e E-Books. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Como Fazer Preservação de Documentos Digitais. (Carga horária: 16h).
Divisão de Arquivo do Estado de São Paulo, DAESP, Brasil.
2006 - 2006
Seminários de Pesquisa - Museu Paulista. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Memória, Modernidade Capitalista e Educação - FE. (Carga horária: 46h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
AM 540 - Multimeios e Educação (Pós Graduação). (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Tratamento de Arquivos. (Carga horária: 42h).
Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, FPMI, Brasil.
2003 - 2003
Robótica Pedagógica na Escola com LEGO Dacta. (Carga horária: 16h).
EDACom Tecnologia, EDACOM, Brasil.
1997 - 1997
Avaliação-Joaquim Gimenez Rodriguez, U Barcelona. (Carga horária: 14h).
Centro de Estudos Escola da Vila, CEEV, Brasil.
1997 - 1997
Curso de Español. (Carga horária: 105h).
Fundación Centros Europeos de Lenguas y Cultura, EUROCENTRES, Espanha.
1996 - 1996
História da Técnica das Construções Coloniais SP. (Carga horária: 20h).
Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, FPMI, Brasil.
1995 - 1995
Introdução à Arqueologia. (Carga horária: 12h).
Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, FPMI, Brasil.
1995 - 1995
Disc.optativas/ temas transversais-Teresa Mauri UB. (Carga horária: 9h).
GRUPO - Associação de Escolas Particulares SP, GRUPO, Brasil.
1995 - 1995
Making a living: the work experience of Afro Amer.. (Carga horária: 16h).
Museum of Afro American Hsitory - Boston MA, MAAH, Estados Unidos.
1993 - 1993
English - advanced A. (Carga horária: 90h).
International House / London, IH, Inglaterra.
1992 - 1992
O Uso de Jogos no Ensino de Matemática. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1991 - 1991
Administração em Educação. (Carga horária: 16h).
Centro de Estudos Escola da Vila, CEEV, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Pesquisa e Multimeios. (Carga horária: 33h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Antropologia Visual e Cultura Popular. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 12
Outras informações
Docente convidada da disciplina EP472 - Escola e Conhecimento de História e Geografia (turma B) do curso de graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 12
Outras informações
Docente convidada da disciplina Memória, Modernidade Capitalista e Educação (ED 730), do curso de pós-graduação em Educação. Faculdade de Educação.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Programa de Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio docente na disciplina EP472 - Escola e Conhecimento de História e Geografia (turma B) do curso de graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação.

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Memória - UNICAMP, .

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora

Atividades

01/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Arquitetura, Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura.


UNESCO -Sub-Committee on Education and Research, UNESCO SCEAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Corresponding Member, Enquadramento Funcional: colaborador


Arquivo Nacional do Brasil, AN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Câmara Técnica do CONARQ, Enquadramento Funcional: Assessoria
Outras informações
Membro da Câmara Técnica de Formação de Recursos Humanos do CONARQ-Conselho Nacional de Arquivos


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador/parecerista


Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor - Pós Graduação, Carga horária: 4


Associação Nacional de História - Seção São Paulo, ANPUH BR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Conselho Consultivo, Enquadramento Funcional: livre

Atividades

08/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, GT de Ensino de História, .

Cargo ou função
membro do Grupo de Trabalho e Pesquisa de Ensino de História.
07/2008 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Consultivo, .

Cargo ou função
membro do conselho consultivo.

Arquivo Público do Estado de São Paulo, APESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora do Núcleo de Ação Educativa, Carga horária: 40


Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: colaboradora

Atividades

11/2012 - 8/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, Departamento de Educação, Política e Sociedade.


Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, FPMI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora do Arquivo Público de Indaiatuba, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nomeação para o cargo de arquivista em 09/09/2004 (portaria 22/04- FPMI) Designação para a função de Diretora do Arquivo Público Municipal em 15/02/2008 (Portaria 08/08 e 06/09 - FPMI ) Nomeação para o cargo de Diretora do Arquivo Público em 06/04/2011 (Portaria 04/2011 FPMI). Desligamento, a pedido, em outubro de 2012.

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 2004
Vínculo: Membro do Conselho Consultivo, Enquadramento Funcional: Conselho Consultivo

Atividades

06/2006 - 10/2012
Serviços técnicos especializados , Arquivo Público Municipal, .

Serviço realizado
Arranjo e Descrição do acervo do Arquivo Permanente.
05/2006 - 10/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Patrimonial- Programa de Integração Arquivo-Escola
06/2006 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Arquivo Público Municipal, Arquivo Público Municipal.

Atividade realizada
Desenvolvimento de um percursoturístico urbano voltado para o patrimônio histórico, em parceria com a Diretoria de Turismo Municipal de Indaiatuba.
04/2007 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Arquivo Público Municipal, Arquivo Público Municipal.

Atividade realizada
Pesquisa historiográfica de apoio para as exposições do Museu da Cidade.
07/2005 - 03/2006
Outras atividades técnico-científicas , Arquivo Público Municipal, Arquivo Público Municipal.

Atividade realizada
Levantamento de espaços e instituições ligadas à História da Técnica nas cidades do Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia, como membro de seu Grupo Técnico..
02/1994 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Consultivo da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.

Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: livre, Carga horária: 4
Outras informações
Formação de Professores Práticas de memória e educação

Atividades

9/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação patrimonial
cultura digital
8/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Educação, .

8/2014 - Atual
Extensão universitária , Secretaria Municipal de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Mais Cultura nas Escolas.

Colégio Monteiro Lobato de Indaiatuba, ML, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1989 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gestora, Carga horária: 20

Atividades

01/2003 - 08/2004
Serviços técnicos especializados , Escola de Primeiro e Segundo Graus, .

Serviço realizado
assessoria técnica.
01/1989 - 07/2002
Direção e administração, Escola de Primeiro e Segundo Graus, .

Cargo ou função
Coordenação de cursos do Ensino Fundamental e Médio.
02/1987 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Moral e Cívica
História Geral
Hsitória do Brasil
Organização Social e Política do Brasil
10/1986 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Moral e Cívica
História do Brasil
História Geral
Organização Social e Política do Brasil
03/1991 - 07/1998
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Primeiro e Segundo Graus, Escola de Primeiro e Segundo Graus.

Atividade realizada
Participação, como coordenadora, da equipe de criação e implantação de programa de atividades extra-curriculares, disciplinas optativas e temas transversais para ensino fundamental e médio, com foco na criação de grupos de pesquisa interdisciiplinare.
03/1991 - 12/1995
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Primeiro e Segundo Graus, Escola de Primeiro e Segundo Graus.

Atividade realizada
Criação de projeto de estrutura para as atividades de pesquisa dos alunos: criação dos laboratórios de fisica, biologia, química, fotografia, de laboratório aberto de ensino de ciências, reestruturação e ampliação da biblioteca, oficina de artes plás.

Amigos da Coleção Nilson Cardoso de Carvalho de História Regional, A@NCC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: diretora executiva

Atividades

09/2008 - 02/2009
Serviços técnicos especializados , pesquisa e divulgação, .

Serviço realizado
editoração, pesquisa iconográfica e publicação de Cronologia Indaiatubana.
12/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , pesquisa e divulgação, pesquisa e divulgação.

Atividade realizada
publicação de dois artigos em Um olhar sobre Indaiatuba II.
12/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , pesquisa e divulgação, pesquisa e divulgação.

Atividade realizada
publicação de três artigos em Um Olhar sobre Indaiatuba.
01/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , pesquisa e divulgação, pesquisa e divulgação.

Atividade realizada
Coordenação do projeto de Ensino "Indaiatuba, Pesquisas e Estudos do Meio para as séries iniciais do Ensino Fundamental", junto à Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.
08/2003 - 02/2004
Serviços técnicos especializados , pesquisa e divulgação, .

Serviço realizado
editoração e publicação de A Paróquia de Nossa Senhora da Candelária de Indaiatuba.
2004 - 2004
Outras atividades técnico-científicas , pesquisa e divulgação, pesquisa e divulgação.

Atividade realizada
Organização dos originais de Cronologia Indaiatubana para publicação.

International Council of Archives, ICA, França.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro



Linhas de pesquisa


1.
Educação das sensibilidades e ensino de História
2.
Educação das sensibilidades: lugares de memória em cenários urbanos
3.
Educação das sensibilidades: leitura e produção de conhecimentos históricos educacionais
4.
Memória, História e Educação Política dos Sentidos
5.
Ensino e Formação de Professores
6.
Espaço, memória e história. Estratégia de disseminação da informação histórica
7.
Espaço, memória e história: história da paisagem cultural
8.
Educação, História e Memória
9.
História, Memória e Educação das Sensibilidades

Objetivo: Pesquisar práticas culturais modernas ou tardiamente modernas, situadas em cidades brasileiras, produtoras historicamente de processos de educação política de sentidos. Neste movimento de produção de conhecimentos, inclui-se a categoria memória como "cenário" pleno de relações contraditórias, ambivalentes, de entrecruzamentos de temporalidades, de espacialidades, de visões sociais, potencializadoras de diálogos, mais horizontalizados, entre diferentes saberes..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Educação; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Palavras-chave: formação de professores; Educação das sensibilidades; Práticas de memória; historia.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Educação das sensibilidades: potencialidades para a formação de professores, na relação com práticas de memória na contemporaneidade
Descrição: Propõe-se a investigação de temáticas sugeridas pela obra de Maria Carolina Bovério Galzerani, em alguns de seus diálogos potenciais com as pesquisas do GEPEC, em especial na elaboração de questões relativas à memória, narrativa e formação de professores. Sua proposição visa dar continuidade a algumas das questões de reflexão e pesquisa produzidas pela autora junto à Faculdade de Educação da Unicamp. Visa, ainda, colaborar com os debates entre profissionais que têm refletido sobre a educação das sensibilidades na formação de professores, na relação com a história cultural e a educação, contribuindo para a discussão e entendimento da temática, afirmando uma perspectiva racional sensível tanto na produção da pesquisa, como nas suas potencialidades de formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Adriana Carvalho Koyama - Integrante / Guilherme do Val Toledo Prado - Coordenador.
2014 - 2016
Práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades em arquivos on-line: experiências colaborativas com acervos digitais em comunidades escolares
Descrição: Alinhada às temáticas da inclusão digital e da afirmação da diversidade cultural, essa pesquisa visa explorar as potencialidades de práticas criativas com acervos documentais em educação. Especificamente relevantes para esse projeto são as experiências de interação entre comunidades e arquivos digitais cujas dinâmicas busquem o fortalecimento dos sujeitos das comunidades escolares, a aprendizagem e a inclusão, tanto social como digital..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Acervos documentais online: memória e experiências educacionais
Descrição: A pesquisa objetiva articular dois movimentos. O primeiro deles é um levantamento relativo à temática das ações educacionais em arquivos online, nas áreas de arquivísitica, de educação e do ensino de História. Serão analisadas, em especial, reflexões que se articulem a experiências de educação com leituras de documentos online, com o objetivo de investigar possibilidades de ação educativa que utilizem as tecnologias de comunicação e informação para criar objetos de aprendizagem e percursos de leitura inovadores e plurais de documentos arquivísticos. Simultaneamente, será realizado um levantamento do acervo do CMU, voltado para a análise de suas potencialidades para experiências educacionais significativas e inovadoras, tanto na perspectiva da educação patrimonial, como do ensino de História, bem como para pesquisas sobre história da educação em Campinas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Fazenda Mato Dentro: vozes e leituras urbanas em um lugar de memória e patrimônio
Descrição: O projeto propõe-se a criar uma experiência de produção de conhecimentos educacionais, em suas relações com lugares e práticas de memória e de educação das sensibilidades, na cidade de Campinas, em um diálogo entre nossa comunidade escolar e o espaço cultural do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. Tem como sujeitos os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Padre Melico Cândido Barbosa, suas famílias, professores e coordenadores,. O parque tem 110 hectares com matas, nascente, fauna e flora nativas, que se integram, historicamente, à implantação dos edifícios, benfeitorias e equipamentos de produção da Fazenda Mato Dentro, em um espaço singular, hoje em plena área urbana, e formam o Museu Histórico Ambiental. O casario e seu entorno guardam marcas de seu caráter de herança das elites agrárias da Campinas do século XIX, como lugar de memórias do momento de criação da cidade e de sua inserção nas dinâmicas socioculturais da modernidade capitalista. Estas marcas serão revistas, pelos estudantes, através da percepção sensível e estudo da materialidade e da paisagem historicamente construídas e preservadas no parque, bem como pesquisa e leitura de documentos existentes nos acervos arquivísticos da cidade de Campinas e no Arquivo do Estado de São Paulo, disponíveis online. Nosso desafio é o de buscar a emergência de narrativas e histórias que possam deslocar e ressignificar as visões e memórias patrimonialistas que distinguem esse espaço. Para tal, será desenvolvida, ao longo de 2014, uma ação colaborativa para produzir, de forma participativa, criações estéticas e reflexivas, postas em diálogo com as percepções e memórias socioculturais dos sujeitos da aprendizagem e de sua comunidade, bem como com leituras de documentos do final do século XIX, em especial os almanaques campineiros, de forma a incluir, nesse diálogo entre memórias e identidades, professores e alunos, e através destes, suas famílias. Sua expressão educacional e estética será materializada em dois resultados: na criação, pelos alunos e professores, de uma performance artístico-pedagógica no Museu, e de uma mídia digital sobre esse espaço cultural, suas histórias e memórias, na forma como for apropriado, nesse trabalho, pelos sujeitos da aprendizagem. A exploração online de documentos de arquivo e a criação de uma mídia colaborativa são experiências em comunicação em ambientes digitais, orientadas pelos princípios de democratização da produção e acesso à cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (0) .
Integrantes: Adriana Carvalho Koyama - Coordenador / Marcemino Pereira Bernardo - Integrante / Guilherme do Val Toledo Prado - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista do Arquivo
2008 - 2009
Periódico: Registro (Indaiatuba)


Revisor de periódico


2008 - 2009
Periódico: Registro (Indaiatuba)
2013 - Atual
Periódico: Educação em Revista (UFMG. Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Dialogos (Maringa)
2014 - Atual
Periódico: Perspectiva (UFSC)
2015 - Atual
Periódico: Revista Angelus Novus
2016 - Atual
Periódico: Revista História Hoje
2016 - Atual
Periódico: RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura
2017 - Atual
Periódico: ACERVO (RIO DE JANEIRO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Arquivos e práticas de memória.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação das sensibilidades.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Patrimonial.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Aprovada em 2º lugar, com nota 9.2, em concurso público de Especialista em Pesquisa / Apoio de Museu, Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
1990
Aprovada em 3º lugar em seleção estadual de professores de história para as escolas associadas, GRUPO - Associação de Escolas Particulares de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KOYAMA, A. C.2016 KOYAMA, A. C.. Acervos documentais online, práticas de memória e experiências educacionais. Acervo (Rio de Janeiro), v. 29, p. 74-88, 2016.

2.
KOYAMA, A. C.2015KOYAMA, A. C.. O Almanaque, a locomotiva da cidade moderna: Campinas, décadas de 1870 e 1880. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 23, p. 107-108, 2015.

3.
CARVALHO KOYAMA, A.2014CARVALHO KOYAMA, A.. Bússolas para a selva digital (Tesouros Digitais, na versão on-line). Revista de História (Rio de Janeiro), v. 106, p. 80-83, 2014.

4.
CARVALHO KOYAMA, A.2012CARVALHO KOYAMA, A.. Apresentação: Documentos, da produção à historicidade.. Cadernos do CEOM (Unochapecó), v. 1, p. 7-14, 2012.

5.
CARVALHO KOYAMA, A.2012 CARVALHO KOYAMA, A.. Educação patrimonial em Arquivos on-line: narrativas em rede e seus tecidos. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 20, p. 7-17, 2012.

6.
CARVALHO KOYAMA, A.2007CARVALHO KOYAMA, A.. A gestão documental do acervo da Fundação Pró-Memória e a Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Registro (Indaiatuba), v. 5/6, p. 72-88, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO KOYAMA, A.; PARRELA, I. D. (Org.) . Arquivos & Educação: Experiências e Pesquisas Brasileiras em Diálogo. 1. ed. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação-UFMG, 2016. v. 1. 144p .

2.
KOYAMA, A. C.. Arquivos online: ação educativa no universo virtual. 1. ed. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo ARQ-SP, 2015. v. 1. 360p .

3.
CARVALHO KOYAMA, A.; CERDAN, M. A. . Indaiatuba, história e memórias da antiga freguesia de Cocaes e dos anos que se sucederam desde então.. 1. ed. Campinas: Komedi, 2011. v. 1. 192p .

4.
CARVALHO, N. C. (Org.) ; CARVALHO KOYAMA, A. (Org.) ; PAIVA, C. L. (Org.) . Cronologia Indaiatubana. 1. ed. Indaiatuba: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, 2009. v. 1. 191p .

5.
CARVALHO KOYAMA, A.; BORGES, C. M. G. (Org.) . Indaiatuba: Pesquisas e Estudos do Meio para as séries iniciais do ensino fundamental - 1a. série. 1. ed. Indaiatuba: Prefeitura Municipal de Indaiatuba, 2004. v. 1. 59p .

6.
CARVALHO KOYAMA, A.; YOKOCHI, M. (Org.) . Indaiatuba: pesquisas e Estudos do Meio para as séries iniciais do ensino fundamental - 2a. série. 1. ed. Indaiatuba: Prefeitura Municipal de Indaiatuba, 2004. v. 1. 127p .

7.
CARVALHO KOYAMA, A.; Correa, L M (Org.) . Indaiatuba: Pesquisas e Estudos do Meio para as séries iniciais do ensino fundamental - 3a. série. 1. ed. Indaiatuba: Prefeitura Municipal de Indaiatuba, 2004. v. 1. 115p .

8.
CARVALHO KOYAMA, A.; Correa, L M (Org.) ; ALVES, S. L. (Org.) ; IFANGER, M. A. G. (Org.) . Indaiatuba: Pesquisas e Estudos do Meio para as séries iniciais do ensino fundamental 4a. série. 1. ed. Indaiatuba: Prefeitura Municipal de Indaiatuba, 2004. v. 1. 89p .

9.
CARVALHO, N. C. (Org.) ; CARVALHO KOYAMA, A. (Org.) . A Paróquia de Nossa Senhora da Candelária de Indaiatuba. Indaiatuba: Fundação pró-Memória de Indaiatuba, 2004. v. 1. 302p .

Capítulos de livros publicados
1.
KOYAMA, A. C.. De fantasmagorias a alegorias: desafios da educação e(m) arquivos. In: SIMAN, Lana Mara de Castro; MIRANDA, Sonia Regina. (Org.). Patrimônio no plural : educação, cidades e mediações. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2017, v. 1, p. 136-153.

2.
KOYAMA, A. C.; PARRELA, I. D. . Arquivo e Educação: começo de conversas. In: Ivana Denise Parrela; Adriana Carvalho Koyama. (Org.). Arquivos & Educação: Experiências e Pesquisas Brasileiras em Diálogo. 1ed.Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação-UFMG, 2016, v. 1, p. 4-9.

3.
KOYAMA, A. C.. IMAGENS E INTERROGAÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM ARQUIVOS. In: Ivana Denise Parrela; Adriana Carvalho Koyama. (Org.). Arquivos & Educação: Experiências e Pesquisas Brasileiras em Diálogo. 1ed.Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação-UFMG, 2016, v. 1, p. 131-144.

4.
KOYAMA, A. C.; CUNHA, N. R. C. . Memórias e educação das sensibilidades na formaçao de professores. In: PRADO, Guilherme do Val Toledo et al. (Org.). Teu olhar transforma o meu?. 1ed.Campinas: FE/Unicamp, 2015, v. 1, p. 144-157.

5.
CARVALHO KOYAMA, A.. Exemplos da Participação de Indaiatuba na Economia Paulista dos séculos XVIIII e XIX. Um Olhar sobre Indaiatuba. Indaiatuba: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, 2006, v. , p. 17-22.

6.
CARVALHO KOYAMA, A.. O Povoamento da Região de Indaiatuba em Tempos Remotos: Perguntas e Pistas. Um Olhar sobre Indaiatuba. Indaiatuba: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, 2006, v. , p. 24-27.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KOYAMA, A. C.; RYSOVAS, V. T. W. . International Seminar at Brazilian University of Campinas discusses educational potentialities of MoW documentary heritage. Memory of the World Sub Comitee on Education and Research Newsletter, UNESCO/Germany, p. 3 - 6, 29 set. 2017.

2.
GARDENAL, I. ; KOYAMA, A. C. . Estudo analisa impactos da digitalização de documentos. Jornal da UNICAMP, Campinas, p. 4 - 4, 16 set. 2013.

3.
PORTILHO, G. ; SANTOS, Patricia Cerqueira ; KOYAMA, A. C. . Da migração à imigração com arquivos históricos. Revista Nova Escola, São Paulo SP, p. 74 - 76, 08 jun. 2013.

4.
CARNICEL, A. ; KOYAMA, A. C. . Indaiatuba, história e memórias da antiga freguesia de Cocaes. CMU em FOCO, CMU Unicamp, 03 jun. 2013.

5.
CARNICEL, A. ; GALZERANI, M. C. B. ; KOYAMA, A. C. . Direção do CMU integra bancas de doutorado. CMU em FOCO, CMU Unicamp, 01 abr. 2013.

6.
CARVALHO KOYAMA, A.. Italianos: os primeiros a chegar. Revista da Tribuna, Indaiatuba, p. 15 - 15, 29 jul. 2005.

7.
CARVALHO KOYAMA, A.. Eleições em Indaiatuba. Revista da Tribuna, Indaiatuba, p. 03 - 03, 24 set. 2004.

8.
CARVALHO KOYAMA, A.; PACHECO, H. G. ; MOREIRA, R. R. D. . Diferenças não são Desigualdades. Estadão na Escola - separata do jornal O Estado de São Paulo, São Paulo SP, p. 03 - 03, 01 out. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KOYAMA, A. C.; BUENO, J. B. G. . Educação dos Sentidos e das sensibilidades: olhares entrecruzados sobre artefatos de ensino na contemporaneidade. In: ANPUH - XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal RN. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. São Paulo SP: ANPUH BR, 2013.

2.
CARVALHO KOYAMA, A.. Ensino de história em arquivos on-line: narrativas em rede e seus tecidos. In: VII Seminário Nacional do Centro de Memória: ?MEMÓRIA, CIDADE E EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES?, 2012, Campinas. VII Seminário Nacional do Centro de Memória: ?MEMÓRIA, CIDADE E EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES?. Campinas: Unicamp, 2012. v. VII.

3.
CARVALHO KOYAMA, A.. Ensino de História em Arquivos Online. In: XXVI Simpósio Nacional de História ANPUH 50 Anos, 2011, São Paulo. ANPUH 50 Anos XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

4.
CARVALHO KOYAMA, A.. A digitalização e o acesso à documentação de arquivos públicos para ações educativas: experiências, práticas e algumas interfaces com procedimentos de preservação e descrição arquivística. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011.

5.
CARVALHO KOYAMA, A.. Projetos de educação patrimonial em arquivos inseridos na rede mundial, suas concepções de história e de seu ensino. In: VIII ENPEH _ Metodologias e Novos Horizontes, 2008, São Paulo. VIII ENPEH Metodologias e Novos Horizontes, 2008.

6.
CARVALHO KOYAMA, A.. Educação patrimonial em arquivos hoje: algumas propostas veiculadas na Internet. In: XIX Encontro Regional de História da ANPUH - Seção São Paulo -Poder, Violência e Exclusão, 2008, São Paulo. Anais do XIX Encontro Regional de História da ANPUH - Seção São Paulo - Poder, Violência e Exclusão-, 2008.

7.
CARVALHO KOYAMA, A.. Indaiatuba, 1910. A cidade vista através das memórias do músico Nabor Pires Camargo. In: ANPUH, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História ANPUH, 2007.

8.
CARVALHO KOYAMA, A.. Indaiatuba: Pesquisas e Estudos do Meio em Estudos Sociais. Experiências de crianças com leituras de fontes primárias, escrita da memória e mapeamento urbano.. In: 15o. Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. 15o. Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KOYAMA, A. C.. Diálogos com narrativas míticas contemporâneas e leituras a contrapelo sobre o progresso histórico. In: VI Fala outra Escola - Diálog e conflito: por uma escuta alteritária, 2013, Campinas. Caderno de Resumos do VI Seminário Fala (outra) Escola 2013 - Diálogo e conflito: por uma escuta alteritária. Campinas: FE UNICAMP, 2013. p. 238-239.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KOYAMA, A. C.; FORTUNA, C. P. ; RYSOVAS, V. T. W. . Memórias, Narrativas e Arquivos Sensíveis: Diálogos Limiares entre Educação e Racionalidade Estética. In: III Seminário Fala Outra Escola: Re-Existir nas Pluralidades do Cotidiano, 2017, Campinas. III Seminário Fala Outra Escola: Re-Existir nas Pluralidades do Cotidiano. Campinas: Galoá, 2017. v. 1. p. 209-209.

2.
KOYAMA, A. C.; BUENO, J. B. G. . Educação dos Sentidos e das sensibilidades: olhares entrecruzados sobre artefatos de ensino na contemporaneidade. In: XVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento e diálogo social., 2013, Natal. Caderno de Resumos do XVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento e diálogo social, 2013. v. 01. p. 773-773.

3.
CARVALHO KOYAMA, A.. Arquivos como espaços educativos: apontamentos sobre o projeto educativo proposto pelo ?National Archives and Records Administration? (NARA), suas concepções de documento, história e patrimônio.. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
KOYAMA, A. C.. Experiências de Ensino de História em Arquivos on-line. Revista de História da Biblioteca Nacional, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
KOYAMA, A. C.. Narrativas e seus documentos: diálogos limiares entre a educação e os arquivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
KOYAMA, A. C.; VARANI, A. . Diálogos com Walter Benjamin e Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
KOYAMA, A. C.. Representações ou reapresentações? Encontros e desencontros entre sujeitos no tempo. Formação docente, arquivos e produção de conhecimentos históricos educacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KOYAMA, A. C.; AFFONSO, C. ; VALENTE, M. E. ; HEYNEMANN, C. B. . Roda de Conversa Educação e(m) Arquivos: Práticas de Memória no Universo Digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
KOYAMA, A. C.; RODRIGUES, A. C. . Diálogos contemporâneos sobre memória, ensino de História e arquivos no universo digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
KOYAMA, A. C.. Interrogações sobre experiências de educação em arquivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
KOYAMA, A. C.. Ação educativa nos arquivos: práticas culturais constituídas e seus desafios para educadores e profissionais de arquivo/ Digitalização como estratégia de extroversão do acervo/Panorama de experiências e requisitos para boas práticas/Ação educativa em arquivos on line: práticas hegemônicas e potencialidades formativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SIMAN, L. M. C. ; KOYAMA, A. C. ; BERNARDO, M. P. . Educação das sensibilidades, memória e formação docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BERNARDO, M. P. ; KOYAMA, A. C. . A Escola que eu vejo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
KOYAMA, A. C.. Arquivos on-line e educação das sensibilidades: potencialidades para a formação docente e discente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
KOYAMA, A. C.. O Direito à Cidade, à Diversidade e à Universidade: Novas Narrativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
KOYAMA, A. C.. Diálogos contemporâneos sobre memória, ensino de História e arquivos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
KOYAMA, A. C.. Educação das sensibilidades e práticas de memória: percepções dos sujeitos da experiência e formação de professroes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CARVALHO KOYAMA, A.. Archives online: memory practices, History teaching and education of sensibilities.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
KOYAMA, A. C.; ARAGAO, A. M. F. . Escola integral, projetos extra-curriculares e formaçao de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
KOYAMA, A. C.; CHALUH, L. N. . Narrativa e experiência em Walter Benjamin: contribuições para a pesquisa em Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
KOYAMA, A. C.. Experiências de leitura de documentos em sites de arquivos: narrativas midiáticas eeducação das sensibilidades na contemporaneidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
KOYAMA, A. C.; BUENO, J. B. G. . Educação dos Sentidos e das sensibilidades: olhares entrecruzados sobre artefatos de ensino na contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
KOYAMA, A. C.; GUIMARAES, M. F. . Análise documental na pesquisa em Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
KOYAMA, A. C.. Diálogos com narrativas míticas contemporâneas e leituras a contrapelo sobre o progresso histórico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
KOYAMA, A. C.. Benjamin: Erfahrung e Erlebnis.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CARVALHO KOYAMA, A.. Ensino de história em arquivos on-line: narrativas em rede e seus tecidos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
CARVALHO KOYAMA, A.. O Arquivo Público Municipal: potencialidades para a educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CARVALHO KOYAMA, A.. Outubro Literário: Histórias e memórias de Indaiatuba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CARVALHO KOYAMA, A.. A digitalização e o acesso à documentação de arquivos públicos para ações educativas: expectativas, práticas e algumas interfaces com procedimentos de preservação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
CARVALHO KOYAMA, A.. Ensino de história em arquivos on-line. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CARVALHO KOYAMA, A.. Educação patrimonial em arquivos hoje: algumas propostas veiculadas na Internet.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
CARVALHO KOYAMA, A.. Indaiatuba, 1910. A cidade vista através das memórias do músico Nabor Pires Camargo.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
CARVALHO KOYAMA, A.. Indaiatuba: Pesquisas e Estudos do Meio em Estudos Sociais. Experiências de crianças com leituras de fontes primárias, escrita da memória e mapeamento urbano... 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMPOS, C. M. ; CAMPOS, P. C. ; KOYAMA, A. C. ; FARIA, A. L. G. . A escola outra que resiste e se recria, lindamente, apresentada por seus protagonistas. São Carlos, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
CAMPOS, C. M. ; PRADO, G. V. T. ; KOYAMA, A. C. . Demora, mas a ficha cai.. São Carlos, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

3.
CARVALHO KOYAMA, A.. A Nascente do Córrego Municipal. Indaiatuba: SAAE Ambiente - Indaiatuba, 2008 (Livreto).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
KOYAMA, A. C.. Memória e Produção de Conhecimentos Históricos Educacionais: uma experiência nos 60 anos da CEI Hilário Pereira Magro Jr., em Campinas.. 2017.

2.
GALZERANI, M. C. B. ; KOYAMA, A. C. . Produção editorial, revisão técnica e pesquisa iconográfica para o livro 'O Almanaque, a locomotiva da cidade moderna: Campinas, décadas de 1870 e 1880, de autoria de Maria Carolina Bovério Galzerani. 2016.

3.
BERNARDO, M. P. ; KOYAMA, A. C. . Fazenda Mato Dentro: vozes e leituras urbanas em um lugar de memória e patrimônio. 2014.

4.
KOYAMA, A. C.. Parecer técnico - PNBE Juventude. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
ARAGAO, A. M. F. ; SILVA, S. M. C. ; MATTAR, S. ; DUARTE JUNIOR, J. F. ; PRADO, G. V. T. ; CARVALHO KOYAMA, A. . Leitura e participação como convidada na arguição de defesa de tese de Luciana Haddad Ferreira, na Faculdade de Educação - Unicamp, em 10 de novembro de 2014. 2014.

2.
GERALDI, C. M. G. ; CHALUH, L. N. ; VARANI, A. ; PRADO, G. V. T. ; CARVALHO KOYAMA, A. . Leitura e participação como convidada na banca de qualificação de tese de Marcemino Pereira Bernardo, na Faculdade de Educação -Unicamp. 2013.

3.
CARVALHO KOYAMA, A.; CERDAN, M. A. . Coordenação do desenvolvimento do site da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2011.

4.
CARVALHO KOYAMA, A.; CERDAN, M. A. . Programa de necessidades, fluxo organizacional, normas técnicas e boas práticas para o projeto construtivo de um espaço destinado à guarda e gestão da documentação pública municipal de Indaiatuba.. 2011.

5.
CARVALHO KOYAMA, A.; BAHIA, M. . Projeto de Tecnologia da Informação para a digitalização e acesso online a documentos do acervo documental da FPMI. 2011.

6.
CARVALHO KOYAMA, A.. O Arquivo Público Nilson Cardoso de Carvalho e a gestão documental pública de Indaiatuba. 2010.

7.
CARVALHO KOYAMA, A.; OLIVEIRA, Denise Aparecida Soares de . Criação e revisão de tabelas de temporalidade relativas à documentação pública municipal de Indaiatuba, da administração direta e indireta do poder executivo, autarquias incluídas e da Câmara, de documentos das atividades-meio. 2008-2012. 2008.

8.
CARVALHO KOYAMA, A.. Revisão do plano de classificação, ordenamento e arranjo do acervo de guarda permanente do Arquivo Público de Indaiatuba. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO KOYAMA, A.. Programa Resenha - http://tvsolcomunidade.com.br/site/?p=6472. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GALZERANI, M. C. B. ; CARVALHO KOYAMA, A. ; VIEIRA, B. F. . Fóruns Contemporâneos de Ensino de História no Brasil online. 2014; Tema: Repositório de trabalhos apresentados nos congressos Perspectivas do Ensino de História e ENPEH. (Site).

2.
CARVALHO KOYAMA, A.. FACEBOOK / Página do Arquivo Público de Indaiatuba. 2010; Tema: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba Arquivo Público · divulgação do patrimônio documental público municipal de Indaiatuba, SP, Brasil.. (Rede social).

3.
GALZERANI, M. C. B. ; CARVALHO KOYAMA, A. . Educação das sensibilidades, história e memória. 2009; Tema: Forum colaborativo do grupo de pesquisadores e pós-graduandos liderado pela profa. dra. Maria Carolina bovério Galzerani. (Fórum).


Demais tipos de produção técnica
1.
KOYAMA, A. C.. Arquivos online: práticas de memória, de ensino de História e de educação ds sensibilidades. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
KOYAMA, A. C.. Educação e(m) arquivos: desafios e possibilidades paraa formação docente e discente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
KOYAMA, A. C.. Educação e(m) Arquivos: desafios e possibilidades para a formação docente e discente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
KOYAMA, A. C.. Arquivos e Ensino de História. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
KOYAMA, A. C.. Arquivos online: práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
KOYAMA, A. C.. ?Arquivos online: práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
KOYAMA, A. C.. Arquivos online: práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
KOYAMA, A. C.. Educação das sensibilidades e práticas de memória: percepções dos sujeitos da experiência.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CAMARGO, A. M. A. ; KOYAMA, A. C. . Desarquivando a ditadura civil-militar na escola: práticas de memória e de ensino de História em arquivos on-line. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CARVALHO KOYAMA, A.; GALZERANI, M. C. B. . Fragmentos de memória e educação: leituras de documentos em rede e ensino de história. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CARVALHO KOYAMA, A.. Fragmentos de Memória e Educação. Potencialidades das fontes documentais do Arquivo Público de Indaiatuba para o ensino de História.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
CARVALHO KOYAMA, A.. Mosaicos da Memória. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo educativo).

13.
CARVALHO KOYAMA, A.. III Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. (Editoração/Catálogo).

14.
GALZERANI, M. C. B. ; ZAMBONI, E. ; CARVALHO KOYAMA, A. . III Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. (Editoração/Anais).

15.
CARVALHO KOYAMA, A.. Cartaz do III Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. (Editoração/Outra).

16.
Barros, Alessandro ; CARVALHO KOYAMA, A. . Terra Querida e Venturosa - Edição especial para ensino de história local. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação multimídia).

17.
CARVALHO KOYAMA, A.. Almeida Junior: o pintor e Indaiatuba. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação multimídia).

18.
CARVALHO KOYAMA, A.. Inserção e alimentação da comunicação em redes sociais do Arquivo Público da FPMI (Facebook). 2010. (redes sociais).

19.
CARVALHO KOYAMA, A.. Cronologia Indaiatubana. 2009. (Editoração/Livro).

20.
GALZERANI, M. C. B. ; CARVALHO KOYAMA, A. . Teleduc, NIED/Unicamp: "Memória, História e Educação". 2009. (Espaço virtual do grupo de pesquisadores orientado pela Professora Maria Carolina Bovério Galzerani).

21.
CARVALHO KOYAMA, A.; CERDAN, M. A. . Indaiatuba: esboço de uma história. 2009. (cultural/educacional).

22.
CARVALHO KOYAMA, A.. Casarão do Pau Preto: 200 anos de história. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação multimídia).

23.
CARVALHO KOYAMA, A.. Passeios da Memória. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos de apoio didático e "banners" para Exposição itinerante).

24.
CARVALHO KOYAMA, A.. Indaiatuba, século XIX: a Igreja Matriz, seu Largo e arredores. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação multimídia).

25.
CARVALHO KOYAMA, A.. Espaço de trabalho virtual do Grupo Técnico do Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia com o uso do TELEduc/NIED-UNICAMP. 2005. (Coordenação da comunicação de equipe de trabalho técnico com o uso de Tecnologia da Informação).

Demais trabalhos
1.
CARVALHO KOYAMA, A.. Breve relato sobre a história de Indaiatuba. 2007 (página sobre história da cidade do site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba) .

2.
GARCIA, C. S. ; CARVALHO KOYAMA, A. . Site do curso de Pós-Graduação AM 540, Multimeios e Educação (semestre 1 de 2004)- IA / UNICAMP. 2004 (criação e desenvolvimento de um site na internet) .

3.
CARVALHO KOYAMA, A.. site/hipertexto: "A Proposta de Plano Diretor de Ruy Ohtake para Indaiatuba". 2004 (criação e desenvolvimento de um site na internet) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LOPES, M. B.; KOYAMA, A. C.; TEIXEIRA, M. C. V.. Participação em banca de José Nunes do Nascimento. FICA FICUS na cidade de Belo Horizonte (2013-2016). Informação, ação e possibilidades para a construção de uma coleção digital. 2016. Dissertação (Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ARAGAO, A. M. F.; LOPES, F. F.; KOYAMA, A. C.. Participação em banca de Victor Teixeira Visnivesky Rysovas. Tecituras entre o público e o privado: ensino de história, educação privada e cidadania. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
PRADO, G. V. T.; SMOLKA, A. L. B.; KOYAMA, A. C.; FRANCA, C. S.. Participação em banca de Márcia Regina Poli Bichara. Uma experiência liminar: pesquisa, escola e cidade em tempos modernos. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
PRADO, G. V. T.; KOYAMA, A. C.; ARAGAO, A. M. F.; PAIM, E. A.; GUIMARAES, M. F.. Participação em banca de Cyntia Simioni França. O canto da Odisseia e as narrativas docentes: dois mundos que dialogam na produção de conhecimento histórico educacional. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
GERALDI, C. M. G.; CHALUH, L. N.; MIOTELLO, V.; PRADO, G. V. T.; KOYAMA, A. C.. Participação em banca de Marcemino Pereira Bernardo. Faço-me das tuas nas nossas palavras: a escrita de textos no ensino de História. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
ARAGAO, A. M. F.; PLACCO, V. N. S.; CUNHA, R. C. O. B.; PRADO, G. V. T.; KOYAMA, A. C.. Participação em banca de Adriana Stella Pierini. Os espaços de conversa: a orientadora pedagógica e a formação com o cotidiano - com prosa e com verso, a experiência de ser ex de si. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
PRADO, G. V. T.; PAIM, E. A.; PETRUCCI-ROSA, M. I.; KOYAMA, A. C.. Participação em banca de Cyntia Simioni França. O Canto da Odisseia e as Narrativas Docentes: dois mundos que dialogam na produção de conhecimento histórico educacional. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
ARAGAO, A. M. F.; MATTAR, S.; SILVA, S. M. C.; PRADO, G. V. T.; KOYAMA, A. C.. Participação em banca de Luciana Haddad Ferreira. Educação estética e prática docente: o exercício da sensibilidade como formação reflexiva. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
PRADO, G. V. T.; SKLIAR, C.; GALLO, S. D. O.; KOYAMA, A. C.. Participação em banca de Carla Clauber da Silva Ropelato. Entrevidas: uma experiência carregada de fragilidades de vida. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
PRADO, G. V. T.; KOYAMA, A. C.; PETRUCCI-ROSA, M. I.; HADLER, M. S. D.. Participação em banca de Mateus Leme de Sousa. Impressões de Estudantes sobre o Vestibular. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
ARAGAO, A. M. F.; KOYAMA, A. C.; LOPES, F. F.. Participação em banca de Victor Teixeira Wisnivesky Rysovas. Tecituras entre o público e o privado: Ensino de História, educação privada e o espaço público na Campinas contemporânea. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PRADO, G. V. T.; ARAGAO, A. M. F.; KOYAMA, A. C.; NASCIUTTI, F. M. B.. Seleção de Mestrado e Doutorado acadêmico em Educação. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

2.
PRADO, G. V. T.; GALZERANI, M. C. B.; ARAGAO, A. M. F.; CARVALHO KOYAMA, A.; FERREIRA, L. H.. Seleção de Mestrado e Doutorado acadêmico em Educação. 2014. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Abordagem (auto)biográfica e práticas de formação. 2017. (Encontro).

2.
II Simpósio Temático Arquivos e Educação.Representações ou reapresentações? Encontros e desencontros entre sujeitos no tempo. Formação docente, arquivos e produção de conhecimentos históricos educacionais. 2017. (Simpósio).

3.
Seminário Internacional Memórias, Narrativas e Arquivos: potencialidades para a formação docente e discente.Memórias, Narrativas e Arquivos: potencialidades para a formação docente e discente. 2017. (Seminário).

4.
Evento do Colegiado de Arquivologia da UFMG - Arquivologia: Pesquisas & Práticas.Diálogos contemporâneos sobre memória, ensino de História e arquivos. 2016. (Encontro).

5.
I Simpósio Temático Arquivos & Educação.Interrogações sobre experiências de educação em arquivos. 2016. (Simpósio).

6.
Roda de Conversa Educação e(m) Arquivos: Práticas de Memória no Universo dDtal.Roda de Conversa Educação e(m) Arquivos: Práticas de Memória no Universo Digital. 2016. (Encontro).

7.
Conferência Iconomia, Dinheiro e Democracia (Direitos, Tecnologias e Saberes).O Direito à Cidade, à Diversidade e à Universidade: Novas Narrativas. 2015. (Seminário).

8.
Fórum Educação das Sensibilidades, Educação Estética e Reflexividade: Horizontes outros na formação docente.Educação das sensibilidades, memória e formação docente. 2015. (Simpósio).

9.
I SEMINÁRIO do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores /UFAC/FGH., ?Arquivos on-line e educação das sensibilidades: potencialidades para a formação docente e discente?. 2015. (Seminário).

10.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História / IV Encontro Internacional do Ensino de História. Educação das sensibilidades e práticas de memória: percepções dos sujeitos da experiência e formação de professores. 2015. (Congresso).

11.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História / IV Encontro Internacional do Ensino de História. Arquivos e educação: potencialidades para o ensino de História, na relação com lugares e práticas de memória na contemporaneidade.. 2015. (Congresso).

12.
Sub-Committee on Education and Research _ Unesco - Working Group Schools Meeting.Online archives: memory practices, history teaching, education of sensibilities. 2015. (Encontro).

13.
VII SEminário FALA outra Escola.Mesa redonda Memória e Educação das Sensibilidades na Formação de Professores. 2015. (Seminário).

14.
XI Congresso de Arquivologia do Mercosul. Diálogos contemporâneos sobre memória, ensino de História e arquivos. 2015. (Congresso).

15.
2a. Jornada de Ensino de História "50 anos de Ditadura Civil-Militar no Brasil: Ensino de História e Educação".Sessão de Relatos de Prática de Professores. 2014. (Outra).

16.
Anpuh-SP - XXII Encontro Estadual de História.Experiências de leitura de documentos em sites de arquivos: narrativas midiáticas e educação das sensibilidades na contemporaneidade. 2014. (Encontro).

17.
Anpuh-SP - XXII Encontro Estadual de História.Conhecimento histórico escolar e suas implicações com a história pública.. 2014. (Encontro).

18.
ANPUH - XXVII Simpósio Nacional de História.Educação dos sentidos e das sensibilidades: olhares entrecruzados sobre artefatos de ensino na contemporaneidade. 2013. (Simpósio).

19.
Ensino de História e Cultura Indígena: identidade, diferença e interculturalidade.Ensino de História e Cultura Indígena: identidade, diferença e interculturalidade. 2013. (Oficina).

20.
Forum Educação e Ensino de História "SP sem Passado - Ensino de História e Currículo". 2013. (Encontro).

21.
Fóruns Permanentes Arte, Cultura e Educação- Arquivos Digitais: experiências em preservação. 2013. (Outra).

22.
V Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas. Diferentes olhares sobre os Arquivos Online: Digitalização, Memória e Acesso.. 2013. (Encontro).

23.
VI Fala outra Escola - Diálogo e conflito: por uma escuta alteritária.Roda Universidade-Escola/Escola-Universidade - Primaveras compartilhadas: uma experiência sensível de formação docente. 2013. (Seminário).

24.
VI Fala outra Escola - Diálogo e conflito: por uma escuta alteritária.Diálogos com narrativas míticas contemporâneas e leituras a contrapelo sobre o progresso histórico. 2013. (Seminário).

25.
VI Fala outra Escola - Diálogo e conflito: Por uma escuta alteritária.Sessões de Diálogos do Eixo Práticas de Memória e Educação das Sensibilidades (12 h). 2013. (Seminário).

26.
18º COLE Congresso de Leitura do Brasil. Fragmentos de memória e educação: leituras de documentos em rede e ensino de história. 2012. (Congresso).

27.
1ª. CONFERÊNCIA ESTADUAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.indicação de diretrizes para a regulamentação da Lei de Acesso à Informação. 2012. (Outra).

28.
ANPUH-SP - XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA Trabalho, Cultura e Memória. 2012. (Encontro).

29.
Fórum Permanente de Ciência e Tecnologia: Projeto Interpares 3 - preservação e acesso de documentos arquivísticos digitais autênticos: os resultados do TEAM Brasil. 2012. (Outra).

30.
II Forum da Rede Memorial - Rede Nacional de Instituições comprometidas com políticas de digitalização dos acervos memoriais do Br Brasil.Participação do GT: Metadados e arquitetura da informação de repositórios digitais. 2012. (Outra).

31.
III Encontro Internacional e VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA.Coordenação de GT 03 - Diversidade de linguagens e práticas em sala de aula. 2012. (Encontro).

32.
Projeto Memória Local na Escola.Projeto Memória Local na Escola - SEME PMI - AvisaLá - Museu da Pessoa. 2012. (Outra).

33.
Seminário Lei de Acesso à Informação - AESP e ARQ_SP. 2012. (Seminário).

34.
VII Seminário Nacional do Centro de Memória: ?MEMÓRIA, CIDADE E EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES.Ensino de história em arquivos on-line: narrativas em rede e seus tecidos. 2012. (Seminário).

35.
7o Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica. 2011. (Seminário).

36.
IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História.A digitalização e o acesso à documentação de arquivos públicos para ações educativas: expectativas, práticas e algumas interfaces com procedimentos de preservação e descrição arquivística. 2011. (Encontro).

37.
XXVI Simpósio Nacional de História ANPUH 50 Anos.Ensino de História em Arquivos Online. 2011. (Simpósio).

38.
Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais Autênticos: Projeto InterPARES. 2008. (Outra).

39.
XIX Encontro Regional de História da ANPUH - Seção São Paulo -Poder, Violência e Exclusão.Educação patrimonial em arquivos hoje: algumas propostas veiculadas na Internet. 2008. (Encontro).

40.
VII Encontro Paulista sobre Gestão Documental Pública: por uma Política Municipal de Arquivos. 2007. (Encontro).

41.
XXIV Simpósio Nacional de História da ANPUH.Indaiatuba, 1910. A cidade vista através das memórias do músico Nabor Pires Camargo. 2007. (Simpósio).

42.
Seminário Currículo, Narrativas e Futuro Social, com o professor Ivor Goodson (University of Brighton). 2006. (Seminário).

43.
15o. Congresso de Leitura do Brasil. Indaiatuba: Pesquisas e Estudos do Meio em Estudos Sociais. Experiências de crianças com leituras de fontes primárias, escrita da memória e mapeamento urbano.. 2005. (Congresso).

44.
XVII Encontro Regional de História - O Lugar da História- ANPUH - Núcleo Regional de São Paulo. 2004. (Encontro).

45.
Planejamento Urbano, Preservação e Qualidade de Vida. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KOYAMA, A. C.; PRADO, G. V. T. . Seminário Internacional Memórias, Narrativas e Arquivos: potencialidades para a formação docente e discente/ Memories, Narratives and Archives: potentialities for teachers and students development. 2017. (Congresso).

2.
PARRELA, I. D. ; KOYAMA, A. C. . II Simpósio Temático Arquivos & Educação. 2017. (Congresso).

3.
PRADO, G. V. T. ; ARAGAO, A. M. F. ; BRAGANCA, I. F. S. ; PREZOTTO, M. ; KOYAMA, A. C. ; CAMPOS, A. M. . III Seminário Fala Outra Escola: Re-Existir nas Pluralidades do Cotidiano. 2017. (Congresso).

4.
PARRELA, I. D. ; KOYAMA, A. C. . I Simpósio Temático Arquivos & Educação. 2016. (Congresso).

5.
SIMAN, L. M. C. ; RICCI, C. R. F. M. S. ; ARRUDA, E. P. ; KOYAMA, A. C. . IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História/ IV Encontro Internacional do Ensino de História - Comissão Científica. 2015. (Congresso).

6.
ARAGAO, A. M. F. ; PRADO, G. V. T. ; KOYAMA, A. C. ; FERREIRA, L. H. . Fórum Educação das Sensibilidades, educação estética e e reflexividade: horizontes outros na formação docente. 2015. (Outro).

7.
ARAGAO, A. M. F. ; PRADO, G. V. T. ; KOYAMA, A. C. ; CRUZ, R. . VII Seminário FALA outra ESCOLA "O teu olhar trans-forma o meu?". 2015. (Congresso).

8.
PRADO, G. V. T. ; ARAGAO, A. M. F. ; KOYAMA, A. C. ; CRUZ, R. . VII Seminário FALA outra ESCOLA "O teu olhar trans-forma o meu?" Comissão Científica. 2015. (Congresso).

9.
ALMEIDA NETO, A. S. ; BITTENCOURT, C. M. F. ; KOYAMA, A. C. . 2a. Jornada de Ensino de História - 2014. 50 anos de Ditadura Civil-Militar no Brasil: Ensino de História e Educação.. 2014. (Outro).

10.
PRADO, G. V. T. ; KOYAMA, A. C. . VI Fala outra Escola - Diálogo e conflito: por uma escuta alteritária. 2013. (Congresso).

11.
FINOCCHIO, S. ; CARVALHO KOYAMA, A. . Coordenação de GT 03 - Diversidade de linguagens e práticas em sala de aula no VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. (Congresso).

12.
GALZERANI, M. C. B. ; ZAMBONI, E. ; CARVALHO KOYAMA, A. . III Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. (Congresso).

13.
CARVALHO KOYAMA, A.. Indaiatuba: História e Memórias da antiga Freguesia de Cocaes e dos anos que se sucederam desde então.. 2012. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Karla Lopes Beck. Da criação de narrativas à produção de filmes: protagonismo na educação infantil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Mariana Soares Leme. O Indígena em Contexto Urbano: valorização das culturas indígenas nas práticas docentes. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Simone Pinto da Silva. Entre autorias docentes, concepções de criança e a construção do projeto pedagógico: quais os lugares e os sentidos das formações continuadas no espaço da escola de educação infantil?. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Thais Otani Cipolini. Literatura para crianças na escola: sensibilização para leitura e educação política dos sentidos. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Mateus Leme de Sousa. Experiências de estudantes no contexto do vestibular: narrativas e memórias sobre a preparação para os exames. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Adriana Carvalho Koyama.

Tese de doutorado
1.
Márcia Regina Poli Bichara. Narrativas de uma experiência na escola das Mostardas: formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Adriana Carvalho Koyama.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CARVALHO KOYAMA, A.2014CARVALHO KOYAMA, A.. Bússolas para a selva digital (Tesouros Digitais, na versão on-line). Revista de História (Rio de Janeiro), v. 106, p. 80-83, 2014.

2.
KOYAMA, A. C.2015KOYAMA, A. C.. O Almanaque, a locomotiva da cidade moderna: Campinas, décadas de 1870 e 1880. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 23, p. 107-108, 2015.

3.
KOYAMA, A. C.2016 KOYAMA, A. C.. Acervos documentais online, práticas de memória e experiências educacionais. Acervo (Rio de Janeiro), v. 29, p. 74-88, 2016.


Livros e capítulos
1.
CARVALHO KOYAMA, A.; BORGES, C. M. G. (Org.) . Indaiatuba: Pesquisas e Estudos do Meio para as séries iniciais do ensino fundamental - 1a. série. 1. ed. Indaiatuba: Prefeitura Municipal de Indaiatuba, 2004. v. 1. 59p .

2.
CARVALHO KOYAMA, A.; YOKOCHI, M. (Org.) . Indaiatuba: pesquisas e Estudos do Meio para as séries iniciais do ensino fundamental - 2a. série. 1. ed. Indaiatuba: Prefeitura Municipal de Indaiatuba, 2004. v. 1. 127p .

3.
CARVALHO KOYAMA, A.; Correa, L M (Org.) . Indaiatuba: Pesquisas e Estudos do Meio para as séries iniciais do ensino fundamental - 3a. série. 1. ed. Indaiatuba: Prefeitura Municipal de Indaiatuba, 2004. v. 1. 115p .

4.
CARVALHO KOYAMA, A.; Correa, L M (Org.) ; ALVES, S. L. (Org.) ; IFANGER, M. A. G. (Org.) . Indaiatuba: Pesquisas e Estudos do Meio para as séries iniciais do ensino fundamental 4a. série. 1. ed. Indaiatuba: Prefeitura Municipal de Indaiatuba, 2004. v. 1. 89p .

5.
CARVALHO KOYAMA, A.; PARRELA, I. D. (Org.) . Arquivos & Educação: Experiências e Pesquisas Brasileiras em Diálogo. 1. ed. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação-UFMG, 2016. v. 1. 144p .

1.
KOYAMA, A. C.; PARRELA, I. D. . Arquivo e Educação: começo de conversas. In: Ivana Denise Parrela; Adriana Carvalho Koyama. (Org.). Arquivos & Educação: Experiências e Pesquisas Brasileiras em Diálogo. 1ed.Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação-UFMG, 2016, v. 1, p. 4-9.

2.
KOYAMA, A. C.. IMAGENS E INTERROGAÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM ARQUIVOS. In: Ivana Denise Parrela; Adriana Carvalho Koyama. (Org.). Arquivos & Educação: Experiências e Pesquisas Brasileiras em Diálogo. 1ed.Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação-UFMG, 2016, v. 1, p. 131-144.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARNICEL, A. ; KOYAMA, A. C. . Indaiatuba, história e memórias da antiga freguesia de Cocaes. CMU em FOCO, CMU Unicamp, 03 jun. 2013.

2.
CARNICEL, A. ; GALZERANI, M. C. B. ; KOYAMA, A. C. . Direção do CMU integra bancas de doutorado. CMU em FOCO, CMU Unicamp, 01 abr. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO KOYAMA, A.. Indaiatuba: Pesquisas e Estudos do Meio em Estudos Sociais. Experiências de crianças com leituras de fontes primárias, escrita da memória e mapeamento urbano... 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BERNARDO, M. P. ; KOYAMA, A. C. . A Escola que eu vejo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
KOYAMA, A. C.. Educação das sensibilidades e práticas de memória: percepções dos sujeitos da experiência e formação de professroes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
KOYAMA, A. C.; AFFONSO, C. ; VALENTE, M. E. ; HEYNEMANN, C. B. . Roda de Conversa Educação e(m) Arquivos: Práticas de Memória no Universo Digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
KOYAMA, A. C.. Interrogações sobre experiências de educação em arquivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
KOYAMA, A. C.. Narrativas e seus documentos: diálogos limiares entre a educação e os arquivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
KOYAMA, A. C.. Arquivos online: práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
KOYAMA, A. C.. Educação das sensibilidades e práticas de memória: percepções dos sujeitos da experiência.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
KOYAMA, A. C.. Arquivos e Ensino de História. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
KOYAMA, A. C.. Arquivos online: práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
KOYAMA, A. C.. ?Arquivos online: práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
KOYAMA, A. C.. Arquivos online: práticas de memória, de ensino de História e de educação ds sensibilidades. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
KOYAMA, A. C.. Educação e(m) arquivos: desafios e possibilidades paraa formação docente e discente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
KOYAMA, A. C.. Educação e(m) Arquivos: desafios e possibilidades para a formação docente e discente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CARVALHO KOYAMA, A.; GALZERANI, M. C. B. . Fragmentos de memória e educação: leituras de documentos em rede e ensino de história. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CARVALHO KOYAMA, A.. Fragmentos de Memória e Educação. Potencialidades das fontes documentais do Arquivo Público de Indaiatuba para o ensino de História.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CAMARGO, A. M. A. ; KOYAMA, A. C. . Desarquivando a ditadura civil-militar na escola: práticas de memória e de ensino de História em arquivos on-line. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CARVALHO KOYAMA, A.. Mosaicos da Memória. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo educativo).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FINOCCHIO, S. ; CARVALHO KOYAMA, A. . Coordenação de GT 03 - Diversidade de linguagens e práticas em sala de aula no VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. (Congresso).

2.
GALZERANI, M. C. B. ; ZAMBONI, E. ; CARVALHO KOYAMA, A. . III Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. (Congresso).

3.
CARVALHO KOYAMA, A.. Indaiatuba: História e Memórias da antiga Freguesia de Cocaes e dos anos que se sucederam desde então.. 2012. (Exposição).

4.
ALMEIDA NETO, A. S. ; BITTENCOURT, C. M. F. ; KOYAMA, A. C. . 2a. Jornada de Ensino de História - 2014. 50 anos de Ditadura Civil-Militar no Brasil: Ensino de História e Educação.. 2014. (Outro).

5.
SIMAN, L. M. C. ; RICCI, C. R. F. M. S. ; ARRUDA, E. P. ; KOYAMA, A. C. . IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História/ IV Encontro Internacional do Ensino de História - Comissão Científica. 2015. (Congresso).

6.
ARAGAO, A. M. F. ; PRADO, G. V. T. ; KOYAMA, A. C. ; CRUZ, R. . VII Seminário FALA outra ESCOLA "O teu olhar trans-forma o meu?". 2015. (Congresso).

7.
PARRELA, I. D. ; KOYAMA, A. C. . I Simpósio Temático Arquivos & Educação. 2016. (Congresso).

8.
PARRELA, I. D. ; KOYAMA, A. C. . II Simpósio Temático Arquivos & Educação. 2017. (Congresso).

9.
PRADO, G. V. T. ; ARAGAO, A. M. F. ; BRAGANCA, I. F. S. ; PREZOTTO, M. ; KOYAMA, A. C. ; CAMPOS, A. M. . III Seminário Fala Outra Escola: Re-Existir nas Pluralidades do Cotidiano. 2017. (Congresso).

10.
PRADO, G. V. T. ; ARAGAO, A. M. F. ; KOYAMA, A. C. ; CRUZ, R. . VII Seminário FALA outra ESCOLA "O teu olhar trans-forma o meu?" Comissão Científica. 2015. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CARVALHO KOYAMA, A.. FACEBOOK / Página do Arquivo Público de Indaiatuba. 2010; Tema: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba Arquivo Público · divulgação do patrimônio documental público municipal de Indaiatuba, SP, Brasil.. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 9:46:12