Virgínia Fernandes Mota

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3250170839435251
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011) e mestrado em Master 2 SYSTÈMES INTELLIGENTS ET COMMUNICANTS - ENSEA/Université de Cergy-Pontoise (2010). Atualmente, faz doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais e é professora do Setor de Informática do COLTEC/UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens e Visão Computacional. Suas áreas de interesse incluem visão computacional, processamento de imagens, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina e ferramentas de acessibilidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Virgínia Fernandes Mota
Nome em citações bibliográficas
MOTA, V. F.;MOTA, V.F.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Técnico da UFMG.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34094973


Formação acadêmica/titulação


2011
Doutorado em andamento em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: FASTensor: A tensor framework for spatiotemporal description,
Orientador: Arnaldo de Albuquerque Araujo.
Coorientador: Jefersson Alex dos Santos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Modelagem Computacional.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Tensor baseado em fluxo óptico para descrição global de movimento em vídeos,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marcelo Bernardes Vieira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2010
Mestrado em Master 2 SYSTÈMES INTELLIGENTS ET COMMUNICANTS.
ENSEA/Université de Cergy-Pontoise, ENSEA/UCP, França.
Título: Tenseurs pour le calcul du flot optique et la description des actions dans les vidéos,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Philippe-Henri Gosselin.
Bolsista do(a): Université de Cergy-Pontoise, UCP, França.
2005 - 2008
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Segmentação de Múltiplos Objetos em Imagens.
Orientador: Marcelo Bernardes Vieira.




Formação Complementar


2018 - 2018
Writing in Sciences (Online). (Carga horária: 32h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2013 - 2013
Visual Recognition and Machine Learning. (Carga horária: 31h).
ENS/INRIA Visual Recognition and Machine Learning Summer School, ENS/INRIA, França.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsa de Treinamento Profissional na Coordenação do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Projeto de Pesquisa Bolsa de Produtividade Edital CNPq 2013
Descrição: Título: Recuperação de Informação (Vídeos) com Base no Conteúdo Visual - RIBCIV Processo: 310957/2013-3 Vigência: 01/03/2014 a 28/02/2017 Categoria: 1D..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Virgínia Fernandes Mota - Integrante / Arnaldo de Albuquerque Araújo - Coordenador / VIEIRA, M.B. - Integrante / Sandra Eliza Fontes de Avila - Integrante / David Menotti - Integrante / Eduardo Alves do Valle Jr - Integrante / Silvio Jamil Ferzoli Guimarães - Integrante / Jean Cousty - Integrante / Bruno do Nascimento Teixeira - Integrante / Igor Calil Loures de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Pimentel Filho - Integrante / Kleber Jacques Ferreira de Souza - Integrante / Michel Crucianu - Integrante / Henrique Batista da Silva - Integrante / Matthieu Cord - Integrante / Philippe Gosselin - Integrante / Edward Jorge Yuri Cayllahua Cahuina - Integrante / Karla Ottiniano Rodríguez - Integrante / Edemir Ferreira de Andrade Junior - Integrante / Ramon Figueiredo Pessoa - Integrante / Lilian Chaves Brandão dos Santos - Integrante.
2012 - Atual
Projeto de Pesquisa Edital MCT/CNPq 14/2012 - Universal
Descrição: Recuperação de Informação em Grandes Bases de Dados de Imagens e Vídeos - FINDPIX V Edital MCT/CNPq 14/2012 - Universal Proc. 476204/2012-7 Faixa B. Vigência: Dez 2012 a Nov 2015 Valor do auxílio: R$ 59.450,00 + 01 Bolsa IC 36 meses + 01 Bolsa AT 36 meses O crescimento exponencial na criação e acúmulo de dados não escapou ao vídeo digital. A maioria da produção profissional de vídeo já se faz em formato digital, o que implica a necessidade de gerir, preservar e prover acesso a um volume de dados que desafia o estado da arte tecnológico. Além dessa produção profissional, a democratização dos equipamentos de gravação, bem como o surgimento de redes sociais que estimulam o registro e o compartilhamento de produções pessoais, vem revolucionando a relação do público com essa mídia e gerando uma demanda por ferramentas de recuperação de informação especializadas e por mecanismos que permitam coibir abusos e infrações. É nesse contexto que este projeto se insere. Propomos avançar o estado da arte em classificação e recuperação semântica de vídeos, associando extração automática de descritores espaço-temporais altamente discriminantes e técnicas avançadas de Aprendizagem de Máquina capazes de prover a generalização necessária para a busca de categorias complexas. Para tanto, tencionamos explorar cinco linhas de pesquisa, correspondentes a cinco contextos aplicativos arrojados: o reconhecimento de ações humanas em vídeos, classificação estilística de fachadas em cidades históricas, a detecção de objetos em vídeos a partir de rascunhos, segmentação multimodal de vídeos e representação da informação visual para classificação de conceitos semânticos. Por fim, todas essas contribuições serão agrupadas em uma interface de desenvolvimento visual que possibilitará a atuação dessas técnicas em conjunto. Visamos a formação humana a níveis de doutorado, mestrado e graduação; a geração de publicações em eventos e periódicos de qualidade; e a transferência de tecnologia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Projeto de Pesquisa Bolsa de Produtividade Edital CNPq 2009
Descrição: Recuperação de Informação (Vídeos) com Base no Conteúdo Visual - RIBCIII Processo: 305573/2009-8 Vigência: 01/03/2010 a 28/02/2014 Categoria: 1D.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Projeto de Pesquisa Edital MCT/CNPq 14/2009 - Universal
Descrição: Recuperação de Informação Semântica em Grandes Bases de Vídeo - FINDPIX IV Edital MCT/CNPq 14/2009 - Universal Proc. 477365/2009-4 Faixa B. Vigência: Dez 2009 a Nov 2011 O crescimento exponencial na criação e acúmulo de dados não escapou ao vídeo digital. A maioria da produção profissional de vídeo já se faz em formato digital, o que implica a necessidade de gerir, preservar e prover acesso a um volume de dados que desafia o estado-da-arte tecnológico. Além dessa produção profissional, a democratização dos equipamentos de gravação, bem como o surgimento de redes sociais que estimulam o registro e o compartilhamento de produções pessoais, vem revolucionando a relação do público com essa mídia e gerando uma demanda por ferramentas de recuperação de informação especializadas e por mecanismos que permitam coibir abusos e infrações. É nesse contexto que este projeto se insere. Propomos avançar o estado da arte em classificação e recuperação semântica de vídeos, associando extração automática de descritores espaço-temporais altamente discriminantes e técnicas avançadas de Aprendizagem de Máquina capazes de prover a generalização necessária para a busca de categorias complexas. Para tanto, tencionamos explorar três linhas de pesquisa, correspondentes a três contextos aplicativos arrojados: o reconhecimento de ações humanas em vídeos, a recuperação de informação semântica em vídeos urbanos, e a caracterização (visando detecção) de comportamentos não-cooperativos em redes sociais de compartilhamento de vídeo. Visamos a formação humana a níveis de doutorado, mestrado e graduação; a geração de publicações em eventos e periódicos de qualidade; e a transferência de tecnologia entre Brasil e França (acordo de cooperação CAPES/COFECUB) e entre universidade e empresa (acordo NPDI/DCC e Sumsys)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Projeto de Cooperação Internacional CAPES/COFECUB 592/08/10
Descrição: Análise Interativa e Baseada no Conteúdo de Dados Multimídia para Aplicações em Vídeo Digital Projeto de cooperação internacional entre DCC/UFMG, PUC-Minas, IC/UNICAMP, ESIEE Paris, ENSEA Cergy-Pontoise e UPMC Paris 6. Trata-se de terceiro projeto suportado oficialmente por CAPES/COFECUB. Coordenador francês do projeto é a Profa. Sylvie Philipp-Foliguet, ENSEA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
Análise e visualização em multiresolução de campos tensoriais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Virgínia Fernandes Mota - Integrante / Marcelo Bernardes Vieira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Hands-on Deep Learning
Descrição: Este curso tem como objetivo introduzir de forma prática os principais conceitos e técnicas de Aprendizado Profundo (Deep Learning). A proposta é cobrir desde a escolha do ambiente até as diferentes arquiteturas que se mostraram eficazes em aplicações práticas. O curso é voltado para profissionais e estudantes com experiência em programação, mas nã necessariamente familiarizados com Deep Learning..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Virgínia Fernandes Mota - Integrante / Camila Laranjeira - Integrante / Hugo Oliveira - Integrante / Keiller Nogueira - Integrante / JEFERSSON ALEX DOS SANTOS - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Journal of Electronic Imaging (Print)
2012 - Atual
Periódico: Signal Processing (Print)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Certificação em Linguagem C# (Fundamentos da linguagem, Orientação a Objetos e Tópicos Avançados) - 36 horas de curso, ALURA.
2016
Grande Prêmio de Iniciação Científica Júnior (Aluna Clarisse Lenzoni), Universidade Federal de Minas Gerais.
2014
Best Paper, Workshop on Vision-based Human Activity Recognition, SIBGRAPI 2014, F. Oliveira, H. Maia, V. Mota, M. Vieira, A. Araújo, Video Tensor Self-descriptor Based on Variable Size Block Matching,, .


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAIA, H. A.2015MAIA, H. A. ; FIGUEIREDO, A. M. O. ; OLIVEIRA, F. L. M. ; MOTA, V. F. ; VIEIRA, M. B. . A Video Tensor Self-Descriptor based on Variable Size Block Matching. Journal of Mobile Multimedia, v. 11, p. 90-102, 2015.

2.
OLIVEIRA, F.L.M.2015OLIVEIRA, F.L.M. ; MAIA, H.A. ; MOTA, V.F. ; VIEIRA, M.B. ; ARAÚJO, A.A. . A Variable Size Block Matching Based Descriptor for Human Action Recognition. Journal of Communication and Information Systems (Online), v. 30, p. 90-99, 2015.

3.
MOTA, V.F.2013MOTA, V.F.; PEREZ, E.A. ; MACIEL, L.M. ; VIEIRA, M.B. ; GOSSELIN, P.H. . A tensor motion descriptor based on histograms of gradients and optical flow. Pattern Recognition Letters, v. 39, p. 85-91, 2013.

4.
LATTARI, L.2011LATTARI, L. ; Conci, A. ; MONTENEGRO, A. A. ; CLUA, E. W. G. ; MOTA, V. F. ; VIEIRA, M. B. ; LIZARRAGA, G. . Using graph cuts in GPUs for color based human skin segmentation. Integrated Computer-Aided Engineering. Integrated Computer-Aided Engineering, v. 18, p. 41-59, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MOTA, V. F.; VIEIRA, M. B. ; ARAUJO, A. A. . Busca por Imagens e Vídeos com base no Conteúdo Visual: Uma Introdução. Anais da VII Escola Regional de Informática de Minas Gerais - ERI-MG. 1ed.Juiz de Fora: , 2012, v. 1, p. 1-24.

2.
CHAPIRO, A. ; CASTRO, T.K. ; MOTA, V. F. ; PEREZ, E. A. ; VIEIRA, M. B. ; FREIRE, W. P. . Discrete wavelets on edges. In: Hannu Oikkonen. (Org.). Discrete Wavelet Transforms. 1ed.Rijeka: Intech - Open Access Publisher, 2011, v. 1, p. 135-150.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIREDO, A. M. O. ; CANIATO, M. ; MOTA, V. F. ; SILVA, R. L. S. ; VIEIRA, M. B. . A Video Self-descriptor Based on Sparse Trajectory Clustering. In: ICCSA - International Conference on Computational Science and Its Applications, 2016, Beijing. Lecture Notes in Computer Science, 2016. v. 9787. p. 571-583.

2.
LENZONI, C. S. ; DE PAULA, G. ; FREITAS, L. W. ; MOTA, V. F. ; PIRES, L. ; FERNANDES, N. M. S. . Ferramenta de assistência médica para o estudo de declínio cognitivo em pacientes com doença renal crônica. In: Workshop of Works in Progress/XXIX Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 2016, São José dos Campos. XXIX Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 2016.

3.
MOTA, V. F.; DIAS, G. D. ; SANTOS, W. T. ; VIEIRA, M. B. ; ARAUJO, A. A. . Tensor Clustering for Human Action Recognition. In: Workshop of Works In Progress/XXVIII Conference on Graphics, Patterns and Images(SIBGRAPI), 2015, Salvador. XXVIII Conference on Graphics, Patterns and Images(SIBGRAPI), 2015.

4.
FIGUEIREDO, A. M. O. ; MAIA, H. A. ; OLIVEIRA, F. L. M. ; MOTA, V.F. ; VIEIRA, M. B. . A Video Tensor Self-descriptor Based on Block Matching. In: Computational Science and Its Applications, 2014, Guimarães. Computational Science and Its Applications ICCSA 2014, 2014. v. 8584. p. 401-414.

5.
SANTOS JR, C. E. ; SOUZA, J. I. C. ; MOTA, V. F. ; SAD, G. ; GORGULHO, G. ; ARAUJO, A. A. . PanView: An Extensible Panoramic Video Viewer for the Web. In: 9th Latin American Web Congress (LAWEB), 2014, Ouro Preto. 9th Latin American Web Congress (LAWEB), 2014.

6.
OLIVEIRA, F. L. M. ; MAIA, H. A. ; MOTA, V. F. ; VIEIRA, M. B. ; ARAUJO, A. A. . Video Tensor Self-descriptor Based on Variable Size Block Matching. In: WVHAR - Workshop on Vision-based Human Activity Recognition/ XXVII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI), 2014, Rio de Janeiro. XXVII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI), 2014.

7.
SAD, D. ; MOTA, V. F. ; MACIEL, L. M. ; VIEIRA, M. B. ; ARAUJO, A. A. . A Tensor Motion Descriptor Based on Multiple Gradient Estimators. In: SIBGRAPI 2013 (XXV Conference on Graphics, Patterns and Images), 2013, Arequipa. SIBGRAPI 2013 (XXVI Conference on Graphics, Patterns and Images), 2013.

8.
MOTA, V. F.; SOUZA, J. ; ARAUJO, A. A. ; VIEIRA, M. B. . Combining Orientation Tensors for Human Action Recognition. In: SIBGRAPI 2013 (XXV Conference on Graphics, Patterns and Images), 2013, Arequipa. SIBGRAPI 2013 (XXVI Conference on Graphics, Patterns and Images), 2013.

9.
NEGREL, R. ; MOTA, V. F. ; GOSSELIN, P. ; VIEIRA, M. B. ; PRECIOSO, F. . Indexation des Bases Vidéos à l'aide d'une Modélisation du Flot Optique par Bases de Polynômes. In: Reconnaissance des Formes et Intelligence Artificielle, 2012, Lyon. Reconnaissance des Formes et Intelligence Artificielle, 2012.

10.
MOTA, V. F.; PEREZ, E. A. ; VIEIRA, M. B. ; MACIEL, L. M. ; PRECIOSO, F. ; GOSSELIN, P. . A Tensor Based on Optical Flow for Global Description of Motion in Videos. In: Conference on Graphics, Patterns and Images - XXV SIBGRAPI, 2012, Ouro Preto. SIBGRAPI 2012 (XXV Conference on Graphics, Patterns and Images), 2012. p. 298-301.

11.
PEREZ, E. A. ; MOTA, V. F. ; MACIEL, L. M. ; SAD, D. ; VIEIRA, M. B. . Combining Gradient Histograms Using Orientation Tensors for Human Action Recognition. In: ICPR - International Conference on Pattern Recognition, 2012, Tsukuba. International Conference on Pattern Recognition, 2012. p. 3460-3463.

12.
LATTARI, L. ; Conci, A. ; MONTENEGRO, A. A. ; CLUA, E. W. G. ; MOTA, V. F. ; VIEIRA, M. B. . Colour Based Human Skin Segmentation Using Graph-Cuts. In: 17th International Conference on Systems, Signals and Image Processing, 2010, Rio de Janeiro. IWSSIP 2010, 2010.

13.
MOTA, V. F.; PEREZ, E. A. ; CASTRO, T.K. ; CHAPIRO, A. ; VIEIRA, M. B. . Detection of high frequency regions in multiresolution. In: ICIP - International Conference on Image Processing, 2009, Cairo. ICIP - International Conference on Image Processing, 2009.

14.
CASTRO, T.K. ; PEREZ, E. A. ; MOTA, V. F. ; CHAPIRO, A. ; VIEIRA, M. B. ; FREIRE, W. P. . High Frequency Assessment from Multiresolution Analysis. In: ICCS - International Conference on Computational Science, 2009, Baton Rouge. Lecture Notes in Computer Science, 2009. v. 5544. p. 429-438.

Apresentações de Trabalho
1.
LARANJEIRA, C. ; MOTA, V.F. . Deep Learning: Mitos e Verdades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARANGON, V. ; MITRE, L. ; LARANJEIRA, C. ; MOTA, V.F. . Como deixar a ciência mais gostosinha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LARANJEIRA, C. ; MOTA, V. F. ; MARANGON, V. ; MITRE, L. . Saúde Mental: Pergunte a um(a) cientista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOTA, V. F.. Desenvolvimento de Jogos Acessíveis Utilizando Unity. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LENZONI, C. S. ; DE PAULA, G. ; FREITAS, L. W. ; MOTA, V. F. ; PIRES, L. ; FERNANDES, N. M. S. . Ferramenta de assistência médica para o estudo de declínio cognitivo em pacientes com doença renal crônica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MOTA, V. F.. Busca por Imagens e Vídeos com base no Conteúdo Visual: Uma Introdução. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MOTA, V. F.; DIAS, G. D. ; SANTOS, W. T. ; VIEIRA, M. B. ; ARAÚJO, A.A. . Tensor Clustering for Human Action Recognition. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MOTA, V.F.; SOUZA, J. ; ARAUJO, A. A. ; VIEIRA, M. B. . Combining Orientation Tensors for Human Action Recognition. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SAD, D. ; MOTA, V.F. ; MACIEL, L.M. ; VIEIRA, M. B. ; ARAUJO, A. A. . A Tensor Motion Descriptor Based on Multiple Gradient Estimators. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MOTA, V. F.; VIEIRA, M. B. ; ARAUJO, A. A. . Busca por Imagens e Vídeos com base no Conteúdo Visual: Uma Introdução. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PEREZ, E. A. ; MOTA, V.F. ; MACIEL, L.M. ; SAD, D. ; VIEIRA, M.B. . Combining Gradient Histograms Using Orientation Tensors for Human Action Recognition. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MOTA, V.F.; PEREZ, E. A. ; VIEIRA, M.B. ; MACIEL, L.M. ; PRECIOSO, F. ; GOSSELIN, P.H. . A Tensor Based on Optical Flow for Global Description of Motion in Videos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Castro, T.K. ; PEREZ, E. A. ; MOTA, V.F. ; CHAPIRO, A. ; VIEIRA, M.B. ; FREIRE, W. P. . High Frequency Assessment from Multiresolution Analysis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Castro, T.K. ; MOTA, V. F. ; VIEIRA, M. B. . Análise e Visualização em Multiresolução de Campos Tensoriais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
LARANJEIRA, C. ; MOTA, V. F. . Canal Peixe Babel. 2018. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, F. J.; PESSOA, G. P.; MOTA, V. F.. Participação em banca de Fabianne Navais e Mário Andrade.A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação pelos professores de Ciências e Biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
LATTARI, L.; Coelho, A. M.; MOTA, V.F.. Participação em banca de Heudes Eduardo Rogério.Um novo método para reconhecimento de pessoas em imagens e vídeos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

3.
VIEIRA, M. B.; MOTA, V.F.; LEITE, S. C.; SILVA, R. L. S.. Participação em banca de Luiz Maurílio da Silva Maciel.Calibração câmera-projetor de alta resolução utilizando um padrão planar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DevDay 2018.Desenvolvimento de Jogos Acessíveis Utilizando Unity. 2018. (Simpósio).

2.
AMPLIFICA BH. 2016. (Seminário).

3.
ICCSA - International Conference on Computational Science and Its Applications. A Video Self-descriptor Based on Sparse Trajectory Clustering. 2016. (Congresso).

4.
XXIX Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI). Ferramenta de assistência médica para o estudo de declínio cognitivo em pacientes com doença renal crônica. 2016. (Congresso).

5.
Workshop of Works In Progress/XXVIII Conference on Graphics, Patterns and Images(SIBGRAPI). Tensor Clustering for Human Action Recognition. 2015. (Congresso).

6.
WVHAR - Workshop on Vision-based Human Activity Recognition/ XXVII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI). 2014. (Congresso).

7.
SIBGRAPI 2013 (XXVI Conference on Graphics, Patterns and Images). A Tensor Motion Descriptor Based on Multiple Gradient Estimators. 2013. (Congresso).

8.
SIBGRAPI 2013 (XXVI Conference on Graphics, Patterns and Images). Combining Orientation Tensors for Human Action Recognition. 2013. (Congresso).

9.
Conference on Graphics, Patterns and Images - XXV SIBGRAPI. A tensor based on optical flow for global description of motions in videos.. 2012. (Congresso).

10.
ICPR - International Conference on Pattern Recognition. Combining gradient histograms using orientation tensors for human action recognition. 2012. (Congresso).

11.
VII Escola Regional de Informática de Minas Gerais.Busca por Imagens e Vídeos com base no Conteúdo Visual: Uma introdução. 2012. (Simpósio).

12.
International Conference on Computational Science. High Frequency Assessment from Multiresolution Analysis. 2009. (Congresso).

13.
Research Workshop 2009_1. 2009. (Seminário).

14.
XIV Seminário de Iniciação Científica.Análise e Visualização em Multiresolução de Campos Tensoriais. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTA, V.F.; LARANJEIRA, C. ; MITRE, L. ; MARANGON, V. . Chopp comCiência. 2018. (Outro).

2.
PEREIRA, L. A. ; GERKEN, M. A. S. ; DUARTE, M. C. ; MOTA, V. F. ; OLIVEIRA, L. ; BARROS, D. . VI Seminário de Iniciação Científica Júnior. 2016. (Outro).

3.
MOTA, V. F.; GERKEN, M. A. S. ; DUARTE, M. C. ; PEREIRA, L. A. ; DINIZ, F. A. ; BEIRIGO, R. F. . V Seminário de Iniciação Científica Júnior. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Maurílio Maciel. Calibração câmera-projetor de alta resolução utilizando um padrão planar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

Iniciação científica
1.
Victor Hugo Silva Moura. Análise de ressonâncias magnéticas para o estudo de declínio cognitivo em pacientes com doença renal crônica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Colégio Técnico da UFMG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

2.
Clarisse Scofield Lenzoni. Ferramenta de assistência médica para o estudo de declínio cognitivo em pacientes com doença renal crônica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Colégio Técnico da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

3.
Bernardo Gomes Nunes. Ferramenta de assistência médica para o estudo de declínio cognitivo em pacientes com doença renal crônica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Colégio Técnico da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

4.
Lucas Wander de Freitas. Ferramenta de assistência médica para o estudo de declínio cognitivo em pacientes com doença renal crônica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Colégio Técnico da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

5.
Gustavo de Paula. Ferramenta de assistência médica para o estudo de declínio cognitivo em pacientes com doença renal crônica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Colégio Técnico da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

6.
Clarisse Scofield Lenzoni. Análise de ressonâncias magnéticas para o estudo de declínio cognitivo em pacientes com doença renal crônica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Colégio Técnico da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

7.
Gabriel Dutra Dias. Descritores baseados em tensores para o reconhecimento de ações humanas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Colégio Técnico da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

8.
Wisney Tadeu de Almeida Assis dos Santos. Descritores baseados em tensores para o reconhecimento de ações humanas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Colégio Técnico da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

9.
Jéssica Diogo de Vasconcelos. Apoio Técnico ao NPDI. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

10.
Jéssica Souza. Descritores para Reconhecimento de Ações Humanas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

11.
Guilherme Sad Gorgulho. Projeto Cidade Virtual. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

12.
Jéssica Souza. Implementação de algoritmos para reconhecimento de ações humanas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

13.
Magjeander Oliveira da Silva. Documentação Visual da Gruta da Lapinha. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

Orientações de outra natureza
1.
Mariana Oliveira Santos. Estágio Curricular do COLTEC/UFMG. 2018. Orientação de outra natureza. (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Colégio Técnico da UFMG. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

2.
Reinaldo Magalhães Silva. Estágio Curricular do COLTEC/UFMG. 2018. Orientação de outra natureza. (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Colégio Técnico da UFMG. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

3.
Victor Hugo Silva Moura. Estágio Curricular do COLTEC/UFMG. 2017. Orientação de outra natureza. (Informática) - Colégio Técnico da UFMG. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

4.
Clarisse Scofield Lenzoni. Estágio Curricular do COLTEC/UFMG. 2017. Orientação de outra natureza. (Informática) - Colégio Técnico da UFMG. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

5.
CAROLINA ALVES DA ROCHA SILVA. Estágio Curricular do COLTEC/UFMG - Desenvolvimento do Portal de Mostra de Cursos. 2017. Orientação de outra natureza. (Informática) - Colégio Técnico da UFMG. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

6.
LUCAS MACEDO BRUZZI. Estágio Curricular do COLTEC/UFMG - Desenvolvimento de aplicativo para análise colorimétrica de soluções. 2017. Orientação de outra natureza. (Informática) - Colégio Técnico da UFMG. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

7.
Lucas Wander de Freitas. Estágio Curricular do COLTEC/UFMG. 2016. Orientação de outra natureza. (Informática) - Colégio Técnico da UFMG. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

8.
Alan Borges Martins Bispo. Estágio Curricular do COLTEC/UFMG. 2016. Orientação de outra natureza. (Informática) - Colégio Técnico da UFMG. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

9.
Wisney Tadeu de Almeida Assis dos Santos. Estágio Curricular do COLTEC/UFMG. 2015. Orientação de outra natureza. (Informática) - Colégio Técnico da UFMG. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.

10.
Gabriel Dutra Dias. Estágio Curricular do COLTEC/UFMG. 2015. Orientação de outra natureza. (Informática) - Colégio Técnico da UFMG. Orientador: Virgínia Fernandes Mota.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LARANJEIRA, C. ; MOTA, V.F. . Deep Learning: Mitos e Verdades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARANGON, V. ; MITRE, L. ; LARANJEIRA, C. ; MOTA, V.F. . Como deixar a ciência mais gostosinha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LARANJEIRA, C. ; MOTA, V. F. ; MARANGON, V. ; MITRE, L. . Saúde Mental: Pergunte a um(a) cientista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Redes sociais, websites e blogs
1.
LARANJEIRA, C. ; MOTA, V. F. . Canal Peixe Babel. 2018. (Rede social).



Outras informações relevantes


Foi bolsista CAPES/REUNI do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (março a agosto de 2009) e atuou como tutor na disciplina "Laboratório de Programação I".



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 11:26:07