Joseph Handerson

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1430006777935600
  • Última atualização do currículo em 16/04/2014


Joseph Handerson possui graduação em Licenciatura Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas e graduação em Bacharelado Filosofia pela mesma instituição. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas. Doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro com estágio doutoral (Sanduíche) na École Normale Supérieure (ENS) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris. Pesquisador do Núcleo em Cultura e Economia (www.cultura-economia.org) do Museu Nacional-UFRJ. Coordenou o Curso de Educação para as Relações Étnico-raciais da SECADI/UFPel. Tem experiência na área de Antropologia Filosófica, Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura e sociedade; Circulação migratória; diáspora; Mobilidade e Transnacionalidade; Formação de Professores do/no Campo; Relações étnico-raciais; Religião afro-brasileira e caribenha; Políticas sociais e ações afirmativas. Nos últimos três anos desenvolveu pesquisa de campo financiada pelas CAPES, CNPQ e FAPERJ na Tríplice Fronteira Amazônica Peru, Colômbia e Brasil, na fronteira binacional Guiana francesa e Brasil (Amapá), no Suriname, na Guiana Francesa e no Haiti. Atualmente é pesquisador CAPES-COFECUB do Projeto "Formas de Governo e Práticas econômicas ordinárias" da Cooperação Brasil - França. Recentemente publicou e organizou, os seguintes livros: "Olhares negros: desigualdade racial e ações afirmativas no ensino superior na Colômbia e no Brasil (2012); "Reflexões sobre a questão racial: Direito, Cidadania, e Educação" (2011); "Africanidades e culturas negras na produção de referências para uma educação das relações étnico-raciais" (2012). Nos últimos 5 anos apresentou trabalhos científicos na Argentina, no Uruguai, no Chile, no Haiti, no Brasil, na França e nos Estados Unidos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joseph Handerson
Nome em citações bibliográficas
HANDERSON, Joseph

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação.
Rua Félix da Cunha
Centro
20940040 - Pelotas, RS - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (Orientador: Benoit de l`Estoile).
Título: Diáspora, Pays blancs e circulação migratória haitiana entre o Brasil, o Suriname e a Guiana Francesa,
Orientador: Prof. Dr. Federico Neiburg.
Co-orientador: Benoî de L`Estoile.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.
2008 - 2010
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: As ações afirmativas raciais na Universidade Pública como uma Política Social: Percepções de estudantes afro-brasileiros e brancos,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa. Dra. Beatriz Ana Loner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2008 - 2010
Mestrado em Política Social.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Vodu no Haiti - Candomblé no Brasil: Identidades Culturais e Sistemas Religiosos como Concepções de Mundo afro-latino-americano,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Martins da Cruz.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Política Social.
2005 - 2007
Graduação em Bacharelado Filosofia.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Frantz Fanon - O negro: Descolonização e Humanização.
Orientador: Prof. Dr. Jandir João Zanotteli.
Bolsista do(a): Universidade Católica De Pelotas.
2005 - 2007
Graduação em Licenciatura Filosofia.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Relatório de Estágio.
Orientador: Prof. Dr. Jandir João Zanotte.
Bolsista do(a): Universidade Católica De Pelotas.


Formação Complementar


2013 - 2014
Familles, migrations, classes sociales. (Carga horária: 6h).
Ecole Normale Supérieure Paris, ENS/Paris, França.
2013 - 2014
Atelier Migrations. (Carga horária: 27h).
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2013 - 2014
Atelier de lecture en anthropologie. (Carga horária: 27h).
Ecole Normale Supérieure Paris, ENS/Paris, França.
2013 - 2014
Les Diasporas dans la ville. (Carga horária: 26h).
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2013 - 2014
Situations coloniales et poscoloniales. (Carga horária: 24h).
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2013 - 2014
Formation doctorale Sciences de la société. (Carga horária: 6h).
Ecole Normale Supérieure Paris, ENS/Paris, França.
2013 - 2014
Modes de gouvernement et pratiques économiques. (Carga horária: 15h).
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2013 - 2013
Língua Portuguesa para Estrangeiros. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
2011 - 2011
Extensão universitária em Cosmovisão Africana: Religiões de Matriz Africana. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Educação Ambiental. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2011 - 2011
Direitos humanos e lideranças afro- religiosas. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A Cultura Negra na América Latina: As Experiências. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2005 - 2006
Teologia. (Carga horária: 80h).
Associação Literária São Boaventura.


Atuação Profissional



Ecole Normale Supérieure Paris, ENS/Paris, França.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Doutorado sanduíche vinculado à Formation Doctorale Sciences de la societé (École doctorale 286 da EHESS)

Atividades

11/2013 - 03/2014
Pesquisa e desenvolvimento , École Normale Supérieure, .


Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisador vinculado ao Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les enjeux sociaux (IRIS) no quadro da Cooperaçao Brasil - França, CAPES-COFECUB

Atividades

11/2013 - 03/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les Enjeux sociaux (IRIS), .

Linhas de pesquisa
Mobilidade e diásporas

Museu nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Vinculado ao Núcleo de Pesquisa de Cultura e Economia no Museu Nacional

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CNPQ, .


Organização não-governamental Viva Rio, ONG/ VIVA RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador e tradutor
Outras informações
Atuo como pesquisador de projetos desenvolvidos no Haiti e como tradutor de textos, de Português para o Créole, tais como, livros, documentos etc.

Atividades

07/2010 - 07/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Viva Rio, .

Linhas de pesquisa
Lideranças comunitárias

Institut Interuniversitaire de Recherche et de Développement, INURED, Haiti.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Atuo como pesquisador e coordenador das relações exteriores, coordenando as atividades dos estudantes universitários haitianos do Programa PEC-G no Brasil.


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Pesquisador I, Enquadramento Funcional: Supervisor de Estágio Curricular Obrigatório, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuo Como Coordenador do Curso Educação para as Relações Étnico-raciais. É um curso de Aperfeiçoamento de 180 horas para Formação Continuada de Professores das redes municipais, estaduais e profissionais da Educação do Rio Grande do Sul. O curso é oferecido para 8 municípios do Rio Grande do Sul: Cacequi, Herval, Cerro Largo, Serafina Corrêa, Encantado, Cruz Alta e Cachoeira do Sul.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor Pesquisador II, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II, Carga horária: 20
Outras informações
Atuo como Professor Pesquisador do Curso de Pós-Graduação (Especialização) em Gestão de Polos.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 20
Outras informações
Línha de pesquisa: Trabalho, Cultura e Identidade

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Representante Discente, Enquadramento Funcional: Representante Discente no Colegiado, Carga horária: 2
Outras informações
As atividades são realizadas como representante discente no colegiado do Mestrado em Ciências Sociais.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 2
Outras informações
O Estágio docente foi realizado no Curso de Licenciatura em História, vinculado ao Departamento de Antropologia e História do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. Disciplina ministrada História do Brasil Contemporânea II

Atividades

08/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação do Campo I
Educação do Campo II
Educação do Campo III
Educação Popular e Educação do Campo
Escola e Políticas Públicas III
Escolas e Políticas Públicas I
Escolas e Políticas Públicas II
03/2011 - Atual
Direção e administração, Curso de Aperfeiçoamento, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2011 - 03/2012
Ensino, Tecnólogo em Transporte Terrestre, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cidadania
07/2009 - 03/2010
Ensino, Gestão de Pólos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas para a Educação
Sociedade, Estado, Educação. Perspectivas e tendências das políticas educacionais no Brasil de hoje.
07/2008 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil Contemporâneo II

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista do Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do doutorado sob a orientação do Prof. Dr. Federico Neiburg

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Mestrado da CAPES, sob orientação da Profª. Drª. Beatriz Ana Loner

Atividades

03/2010 - 07/2010
Pesquisa e desenvolvimento , capes, .

Linhas de pesquisa
Religiões afro-americanas

Universidad Pedagogica Experimental Libertador, UPEL, Venezuela.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de artigos da Revista
Outras informações
Atuo como avaliador de artigos da revista Entretemas. Es importante destacar que dicha revista es una publicación Indexada por el índice de Revista Venezolanas de Ciencia y Tecnologia (REVENCYT), Universidad de los Andes (ULA, Venezuela), DIALNET (Universidad de la RIOJA, España), Indice IRESIE de la Universidad Autonoma de México y Biblioteca Digital de la OEI - CREDI (Colombia).


Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Representante Discente, Enquadramento Funcional: Representante Discente no Colegiado, Carga horária: 2
Outras informações
As atividades são desenvolvidas como representente discente no Colegiado do Curso de Mestrado em Política Social.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e da Educação, .

03/2007 - 06/2007
Estágios , Centro de Ciências Humanas e da Educação, .

Estágio realizado
Professor de Filosofia do Ensino Médio..

Ministério do Exército Brasileiro, MEB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

03/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Créole
Francês

Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, SEST/SENAT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2008 - Atual
Ensino, Profissionalizante, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Cultura e Cidadania
Ética profissional
Relações interpessoais


Linhas de pesquisa


1.
Políticas Públicas e Sociais
2.
Religiões afro-americanas
3.
Circulação migratória e territórios da mobilidade
4.
Lideranças comunitárias
5.
Mobilidade e diásporas
6.
Famílias, migrações e classes sociais


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Formas de governo e práticas econômicas ordinárias

Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar as relações complexas entre modos de governo e práticas econômicas ordinárias. A partir de pesquisas etnográficas conduzidas em diversos contextos sociais, trata-se de analisar,por meio de uma abordagem comparativa, as maneiras também múltiplas pelas quais as práticas econômicas ordinárias são criadas, criam, utilizam ou contestam as formas e os dispositivos de governo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseph Handerson - Integrante / Federico Neiburg - Coordenador / Natacha Nicaise - Integrante / Eugênia Motta - Integrante.
2012 - Atual
Uma etnografia do espaço nacional haitiano em perspectiva comparada

Descrição: O objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa sobre a configuração do espaço nacional haitiano. Interessa mostrar como o Haiti é um universo privilegiado para construir uma forma de compreender a estruturação dos espaços nacionais no mundo contemporâneo que considera (a) a relação mutuamente constitutiva entre dimensões, agentes e agências locais, nacionais e internacionais e (b) a gênese social do quadro conceitual próprio do universo nacional, no caso haitiano fortemente estruturado pelas relações (e pela percepção das relações) com agentes e agências não haitianas. A etnografia, a perspectiva histórica e o comparatismo são os instrumentos principais da pesquisa. O projeto possui quatro eixos: (1) a organização social dos mercados, estudando a dimensão integradora dos fluxos de objetos, moedas e pessoas, (2) as configurações familiares nos âmbitos local, nacional e internacional, analisando as relações entre territorialidade, circulação e pertencimento, (3) as agências e os agentes da governamentalidade, estudando o emaranharmento entre as culturas da política e do desenvolvimento, e (4) as relações entre história e cultura, analisando as formas ordinárias (não eruditas e cotidianas) de representar a história e a cultura nacional. A etnografia será desenvolvida prioritariamente na chamada Grande Bel Air, na região central de Porto Príncipe, local aonde desenvolvo pesquisa de campo há quase cinco anos. O projeto se insere nas atividades de uma equipe por mim coordenada, composta por doutorandos e mestrandos do PPGAS/Museu Nacional/UFRJ e por alunos de graduação da Faculdade de Etnologia da Universidade do Estado do Haiti. Em Porto Príncipe o projeto sedia-se no Instituto Inter-Universitário de Pesquisas e Desenvolvimento (INURED), do qual sou membro fundador. O projeto faz parte de uma singular experiência de produção de conhecimento e de formação de jovens pesquisadores no plano internacional desenvolvida a partir de 2007. Isso acentua o seu caráter reflexivo, integrando no objeto as próprias condições de realização da investigação marcadas também pela intensificação das relações entre o Brasil e o Haiti a partir de 2004, quando o nosso país passou a comandar a Missão das Nações Unidas para a Estabilização de Haiti (MINUSTAH), e cada vez mais também pela presença no país caribenho de instituições do governo brasileiro, de empresas e de ONGs brasileiras. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseph Handerson - Integrante / Federico Neiburg - Coordenador / Natacha Nicaise - Integrante / Pedro Azevedo da Silveira - Integrante.
2010 - 2011
Formas de organização de lideranças comunitárias em Bel Air - Port-au-Prince - Haiti

Descrição: O objetivo é inventariar as trajetórias sociais das lideranças comunitárias no local (compreendendo as diferentes figuras sociais que compõem esse universo), os diferentes princípios de autoridade e as formas de reconhecimento social, como também as configurações sociais nas quais eles agem e passam a existir. A pesquisa deverá considerar, entre outras coisas: (1) o vocabulário das lideranças locais (notáveis, Boss, líder, pastor, ougán, etc.) e as diferentes propriedades sociais e formas de exercer a autoridade em cada caso; (2) a historicidade das diversas formas de autoridade local (começando pelo menos em 2004); (3) as relações entre lideranças e territorialidade, elaborando uma cartografia social da política local; (4) as relações entre a construção das lideranças e as configurações familiares, as relações de gênero e de geração; (5) as relações entre as formas de autoridade local e as intervenções externas (das instancias governamentais e da cooperação internacional); e, em termos gerais, (6) o lugar das lideranças nas configurações sociais locais e nas redes políticas nacionais e internacionais. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, fundada na permanência prolongada dos membros da equipe no local, aproveitando o capital de relações acumulados em pesquisas que vem sendo desenvolvidas na região desde 2007. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Joseph Handerson - Integrante / Federico Neiburg - Coordenador / Natacha Nicaise - Integrante / Pedro Azevedo da Silveira - Integrante.
2010 - Atual
Mobilidades Haitianas. Lógicas, Circuitos e Diasporas

Descrição: Neste projeto pretendo analisar e compreender o universo da mobilidade haitiana, particularmente a partir da experiência dos haitianos na Tríplice Fronteira Peru, Colômbia e Brasil. A pesquisa tem três eixos: 1) os circuitos transnacionais haitianos, 2) as lógicas da mobilidade haitiana 3) e os significados da palavra diaspora (e o campo semântico que se delineia junto a ela), central para compreender os sentidos sociais da mobilidade no universo haitiano contemporâneo. Diaspora possui um sentido subjetivo, político, econômico e nativo. É utilizado pelos haitianos (nativos) no país de origem para designar os que viajam e retornam à terra natal por curtos períodos de tempos, mas também é utilizado no lugar de acolhimento para designar os recém-chegados haitianos. A noção de diaspora é um modo de categorização utilizada pelos haitianos para organizar a relação entre os que partem e os que ficam, entre os que estão e os que chegam e os que vão e voltam. Procuro explorar alguns aspectos das vivências diárias dos migrantes que passaram pela tríplice fronteira entre fevereiro de 2010 a fevereiro de 2012, reconstruindo e acompanhando algumas trajetórias, dentro do Brasil e na Guiana francesa, destino de um número significativo destes migrantes. A pesquisa etnográfica se articula a partir da tríplice fronteira, mas desenvolve-se também no Brasil (Manaus, Tabatinga, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rio Grande, Gravataí), na Guiana Francesa e no Haiti..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador.
2008 - 2010
A Visão Perceptiva do Afro-estrangeiro Sobre as Políticas de Ações Afrimativas na Educação Superior Brasileira

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador.
2008 - 2010
Vodu no Haiti - Candomblé no Brasil: Identidades Culturais e Sistemas Religiosos como Concepções de Mundo afro-latino-americano

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador.
2008 - 2008
Grupo de Pesquisa: Processos Participativos na Gestão Pública (PPGP)

Descrição: O referido grupo se propõe a investigar as diferentes formas através das quais os cidadãos participam dos processos de gestão pública, questão que interfere diretamente nas discussões sobre os mecanismos de gestão do Estado, a cidadania e a democracia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador / Alfredo Alejandro Gugliano - Integrante.
2007 - 2008
A pragmática da alteridade como fundamento epistemológico de interpretação da linguagem e do direito / Sub projeto: Frantz Fanon: a Alteridade e o Negros

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador / Jandir João zanotelli - Integrante.
2007 - 2007
Filosofia intercultural e inovação sócio-jurídico-política

Descrição: Desenvolver um trabalho de pesquisa hermenêutico-filosófica, partindo do campo teórico-prático, visando a compreensão e atualização das categorias e projetos sócio-culturais e jurídico-políticos. Estudar as relações entre Cultura, Filosofia e Direito. Investigar questões relativas às relações interculturais e seus efeitos na Filosofia jurídico-política. . .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador / Agemir Bavaresco - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Curso de Formação continuada para professores da rede estadual de santo Antônio da Patrulha: Pesquisa, Currículo, Letramento e Alfabetização

Descrição: O curso tem por objetivo contribuir para o enriquecimento da formação continuada de professores atuantes nas séries iniciais e, no processo de formação dos alunos das escolas estaduais da Coordenadoria Regional de Educação 11ª CRE Osório/RS no tangente à alfabetização e ao letramento. .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador / Jose Ricardo Kreutz - Integrante / regina Trilho Otero Xavier - Integrante / Heloisa Helena Duval de Azevedo - Integrante / Vania Grim Thies - Integrante / Rose Adriana Andrade de Miranda - Integrante.
2012 - 2012
Capacitação em saúde, direitos humanos e protagonismo social de afrobrasileiros e saúde - Núcleo RS

Descrição: Capacitar lideranças religiosas de Pelotas e região sul, para atuação junto de suas comunidades, cidades e no estado, com e/ou no poder público, no controle social, contra a intolerância religiosa, racismo isntitucional e garantia de direitos, combatendo as desigualdades no serviço público e questões afins dos religiosos de matriz africana, assim como para poder atuar nos conselhos, comitês, Fóruns a partir do que rege a Declaração de Direitos Humanos, o Estatuto da Igualdade Racial e o Programa Nacional contra a intolerância Religiosa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador / francine pinto da silva joseph - Integrante.
2012 - 2012
Curso de Extensão de Educação para as relações étnico-raciais

Descrição: O curso tem por finalidade oferecer condições de professores formarem-se para atender a demanda por reconhecimento das diferentes raízes étnico-raciais brasileiras, a assim como por iguais direitos à educação e orientar professores do Município de São José do Norte para crítica e utilização de materiais e textos didáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador / francine pinto da silva joseph - Integrante.
2012 - 2012
Tecnólogo, Currículo e Relações étnico-raciais

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador / Francine Pinto da Silva Joseph - Integrante.
2011 - 2011
Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as relações étnico-raciais

Descrição: É um curso de Aperfeiçoamento para profissionais da educação atuantes nas redes públicas de ensino dos municípios pólos parceiros da UAB/UFPel do Estado do Rio Grande do Sul, ou alfabetizadores, gestores e outros profissionais da educação do sistema público de ensino, que atuam ou que queiram atuar na Educação para as Relações Étnico-Raciais, portadores de diploma de curso superior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador / francine pinto da silva joseph - Integrante.
2011 - 2011
Cosmovisão africana: breves considerações teológicas e filosóficas acerca da religião de matriz africana e afro-umbandista

Descrição: O Projeto está estruturado em forma de mini-curso e tem por objetivo discutir questões relacionadas à dinâmica da cosmovisão africana do ponto d evista filosófico e teológico e pensar as terreiras de religião de matriz Africana e afro-umbandista como espaços de valores civilizatórios e potencialização da vida..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador / francine pinto da silva joseph - Integrante.
2011 - 2011
Curso de Capacitação em saúde, direitos humanos e protagonismo social de afrobrasileiros e saúde - Núcleo RS

Descrição: Capacitar lideranças religiosas de Pelotas e região sul, para atuação junto de suas comunidades, cidades e no estado, com e/ou no poder público, no controle social, contra a intolerância religiosa, racismo isntitucional e garantia de direitos, combatendo as desigualdades no serviço público e questões afins dos religiosos de matriz africana, assim como para poder atuar nos conselhos, comitês, Fóruns a partir do que rege a Declaração de Direitos Humanos, o Estatuto da Igualdade Racial e o Programa Nacional contra a intolerância Religiosa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador / francine pinto da silva joseph - Integrante.
2009 - 2010
Grupo de Estudos em Antropologia do Corpo, Esaço e Performance

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Joseph Handerson - Integrante / Claudia Turra Magni - Coordenador.
2007 - 2007
Estudos em Temas de Ética Contemporânea

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) .

Integrantes: Joseph Handerson - Coordenador / Denis Coitinho Silveira - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
Formas de Governo e Práticas econômicas ordinárias

Descrição: Situado na fronteira entre a antropologia do Estado e das formas de governo, por um lado, e a etnografia da economia, por outro, este projeto tem como objetivo estudar, por meio de uma abordagem comparativa, as relações entre os modos de governo e as práticas econômicas ordinárias. Trata-se de analisar as relações entre a diversidade dos modos de governo e as maneiras como se estruturam de modo diverso as práticas econômicas ordinárias. Além da produção substantiva de conhecimento, o projeto visa estruturar uma rede de investigadores reunindo, numa empreitada comparativa, equipes de ponta na França e no Brasil, com o objetivo de: a) aprofundar e renovar uma rede de pesquisadores e de equipes de pesquisa de ponta na França e no Brasil ; b) contribuir para a formação de doutorandos e jovens pesquisadores mediante sua inserção em uma rede internacional ; c) produzir conhecimentos substantivo a partir de uma abordagem etnográfica e comparativa sobre as formas de governo e as lógicas das práticas econômicas ordinárias, resultando em publicações em francês, português e inglês..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .

Integrantes: Joseph Handerson - Integrante / Federico Neiburg - Coordenador / Benoit de l Estoile - Integrante / Eugênia Motta - Integrante / Gustavo Onto - Integrante / Clémence Léobal - Integrante.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Entretemas
2011 - 2011
Periódico: Thema (Pelotas)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Política Social.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Crioulo
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Aprovaçao em concurso publico na Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas.
2010
Menção Honrosa / Aprovação da dissertação de Mestrado com Distinção, mestrado em Política social -UCPel.
2009
Troféu da Consciência Negra, Clube Cultural Ficaí Pra ir dizendo.
2008
Menção Honrosa/ Prêmio Pesquisador em pós-graduação/Trabalho:, UCPEL - 7ª Mostra de pós-graduação / 4ª Mostra de Extensão.
2008
Menção Honrosa/ Prêmio de Pesquisador em pós-graduação/ Trabalho:, UCPEL - 7ª Mostra de pós-graduação / 4ª Mostra de Extensão.
2008
Primeiro lugar na seleção de bolsa Capes no mestrado em Ciências Sociais, Mestrado em Ciências Sociais - UFPEL.
2007
Menção Honrosa/ Diploma Dom Antonio Zattera / Classificado em primeiro lugar no Curso de Filosofia, Universidade Católica de Pelotas.
2007
Primeiro lugar na seleção do mestrado em Ciências Sociais, Mestrado em Ciências Sociais - UFPel.
2007
Homenageado pelo Exército brasileiro - ONU - ( Batalhão Haiti), Ministério do Exército brasileiro (Batalhão Haiti).
2007
Orador da turma de Filosofia 2007/02, Instituto Superior de Filosofia - UCPEL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HANDERSON, Joseph2011HANDERSON, Joseph . Religiosidad y nación. Reflexiones sobre el Vudú a partir de la obra de Läennec Hurbon. Apuntes de Investigación del CECYP, v. 18, p. 197-204, 2011.

2.
HANDERSON, Joseph2011HANDERSON, Joseph . Religiosidade Afrodiaspórica como elemento constitutivo do Estado-nação. Identidade!, v. 16, p. 237-248, 2011.

3.
HANDERSON, Joseph2008HANDERSON, Joseph . Colonialismo: Subordinação e Racismo. Razão e Fé, v. 10, p. 99-112, 2008.

4.
HANDERSON, Joseph2006HANDERSON, Joseph . O Universo Espiritual e Cultural da primeira República Negra: Haiti. Razão e Fé, v. 8, p. 5-20, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HANDERSON, Joseph (Org.) ; JOSEPH, Francine Pinto da Silva (Org.) . Africanidades e culturas negras na produção de referências para uma educação das relações étnico-raciais. 1ª. ed. Pelotas: Editora UFPel, 2012. 150p .

2.
HANDERSON, Joseph ; ALVAREZ, Luis Mesa . Olhares Negros sobre as Políticas de Ações afirmativas para afrodescendentes na Colômbia e no Brasil. 1ª. ed. Pelotas: Editora UFPel, 2012. 200p .

3.
HANDERSON, Joseph (Org.) ; JOSEPH, Francine Pinto da Silva (Org.) . Reflexões sobre a Questão Racial: Direito, Cidadania e Educação. 1ª. ed. Pelotas: Editora UFPel, 2011. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
HANDERSON, Joseph ; JOSEPH, Francine Pinto da Silva . Direito étnico, Território e Igualdades substanciais. In: Sheila Stolz e Gabriela Kyrillos. (Org.). Cinquenta anos da Faculdade de Direito: rememorando o passado e refletindo para o futuro. 1ed.São Leopoldo: Casa Leiria, 2013, v. , p. 239-254.

2.
HANDERSON, Joseph ; KALY, Alain Pascal . Desigualdade racial e racismo: Que tipo de cidadania?. In: Sheila Stolz, carlos Alexandre M. Marques e Clarice Pires. (Org.). Olhares e reflexões sobre direitos humanos e justiça social. 1[ed.Pelotas: Editora Universitaria, 2012, v. , p. 167-188.

3.
HANDERSON, Joseph ; ALVAREZ, Luis Mesa . Direito à educação superior: dois casos de exclusão social e racial, Brasil - Colômbia. In: Sheila Carlos, Alexandre M. Marques e Clarice Pires. (Org.). Olhares e reflexões sobre direitos humanos e justiça social. 1ªed.Pelotas: Editora Universitaria, 2012, v. , p. 485-587.

4.
HANDERSON, Joseph ; JOSEPH, Francine Pinto da Silva . Educação para as relações étnico-raciais: Formação de profissionais da educação na modalidade a distância na UFPel. In: Joseph Handerson; Francine Pinto da Silva Joseph. (Org.). Africanidades e culturas negras na produção de referências para uma educação das relações étnico-raciais. 1ªed.Pelotas: Editora da UFPel, 2012, v. , p. 199-220.

5.
HANDERSON, Joseph . Aimé Césaire: Negritude, Etnicidade e Culturas afro nas Américas. In: Aimée G. Bolamos e Lady Rojas Benavente. (Org.). Voces negras de las Américas - Vozes Negras das Américas. 1ªed.Rio Grande: Editora da Furg, 2011, v. , p. 37-52.

6.
HANDERSON, Joseph ; KALY, Alain Pascal . Desigualdade Racial e Racismo: Que tipo de Cidadania?. In: Joseph Handerson e Francine Pinto da Silva Joseph. (Org.). Reflexões sobre a Questão Racial: Direito, Cidadania e Educação. 1ªed.Pelotas: Editora UFPel, 2011, v. , p. 15-31.

7.
HANDERSON, Joseph ; ALVAREZ, Luis Mesa . Direito à Educação Superior: Dois casos de exclusão social e racial, Brasil-Colômbia. In: Joseph Handerson e Francine Pinto da Silva Joseph. (Org.). Reflexões sobre a Questão Racial: Direito, Cidadania e Educação. 1ªed.Pelotas: Editora UFPel, 2011, v. , p. 113-128.

8.
HANDERSON, Joseph ; JOSEPH, Francine Pinto da Silva . Direito Étnico, Território e Igualdades Substanciais. In: Joseph Handerson e Francine Pinto da Silva Joseph. (Org.). Reflexões sobre a Questão Racial: Direito, Cidadania e Educação. 1ªed.Pelotas: Editora UFPel, 2011, v. , p. 33-48.

9.
HANDERSON, Joseph . Cosmovisões afrorreligiosas : Candomblé e Vodu. In: Joseph Handerson e Francine Pinto da Silva Joseph. (Org.). Reflexões sobre a Questão Racial: Direito, Cidadania e Educação. 1ªed.Pelotas: Editora UFPel, 2011, v. , p. 147-193.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HANDERSON, Joseph . Abdias do Nacsimento: A pertinência de uma Consciência Negra. Diário Popular, Pelotas, p. 10 - 10, 08 jun. 2011.

2.
HANDERSON, Joseph . Abdias do Nascimento e a UFPel: A Pertinência de uma Consciência Negra. Diário da Manhã, p. 4 - 4, 02 jun. 2011.

3.
HANDERSON, Joseph . Um haitiano na Casa Branca. Diário Popular, Pelotas, 07 jan. 2009.

4.
HANDERSON, Joseph ; SILVA, F. P. . Quilombo no Haiti e no Brasil: revolta contra as condições dramáticas de sua História. Diário Popular, Pelotas, p. 2 - 2, 29 out. 2007.

5.
HANDERSON, Joseph . Haiti como berço da resistência à escravidão. Diário da Manhã, Pelotas, p. 10 - 10, 01 ago. 2007.

6.
HANDERSON, Joseph . Haiti é o farol da liberdade dos negros no mundo. Diário da Manhã, Pelotas, p. 8 - 8, 30 jul. 2007.

7.
HANDERSON, Joseph ; PROSPERE, Renel ; DÌAS, Lisandro Vargas . Centenário da Imprensa Negra. Diário da Manhã, Pelotas, p. 12 - 12, 29 maio 2007.

8.
HANDERSON, Joseph . No Haiti fale como os haitianos. Zero Hora, Porto Alegre, p. 38 - 38, 03 maio 2007.

9.
HANDERSON, Joseph . Ser negro haitiano no Brasil. Diário da Manhã, Pelotas, p. 10 - 10, 19 jan. 2007.

10.
HANDERSON, Joseph ; PROSPERE, Renel ; DÌAS, Lisandro Vargas . O Saber afro na Universidade. Diário da Manhã, Pelotas, p. 10 - 10, 20 dez. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HANDERSON, Joseph ; JOSEPH, Francine Pinto da Silva . Direito étnico, território e igualdades substanciais. In: III Sepome - Seminário de Política Social no Mercosul, 2011, Pelotas. III Seminário de Política Social no Mercosul. temas emergentes e perspectivas para o futuro. Pelotas: EDUCAT, 2011. p. 1-12.

2.
HANDERSON, Joseph . Desigualdade racial e racismo: Que tipo de Cidadania?. In: III SEPOME - Seminário de Política Social no Mercosul, 2011, Pelotas. III Seminário de Política Social no Mercosul. Temas emergentes e perspectivas para o futuro. Pelotas: EDUCAT, 2011. p. 1-13.

3.
HANDERSON, Joseph ; JOSEPH, Francine Pinto da Silva . EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: FORMAÇÃO DE PROFISSINAIS DA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA UFPEL. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distãncia, 2011, Ouro Preto. ESUD 2011 - VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distãncia. Ouro Preto: Editora UFOP, 2011. p. 1-13.

4.
HANDERSON, Joseph ; BRITO PÓVOAS, E. P. . O silenciamento da temática das relações étnico-raciais na formação de professores no sul do brasil. In: 7º Foro Latinoamericano: Memoria e Identidad, 2011, Montevideo. De sueños y Dolores bicentenários: Caminos de encuentro entre pueblos y culturas. Montevideo: SIGNO, 2011. v. 7. p. 1-13.

5.
HANDERSON, Joseph . Ser negro não é para qualquer um : a persistência da desigualdade racial e as políticas de ações afirmativas. In: 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém do Pará. 27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Brasília: 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010.

6.
HANDERSON, Joseph . La percepción de los afro-extranjeros sobre las políticas de acciones afirmativas en la educación superior brasileña. In: VIII Reunión de Antropología del Mercosur, 2009, Buenos Aires. RAM 2009 - VIII Reunión de Antropología del Mercosur. Buenos Aires: VIII RAM 2009, 2009.

7.
HANDERSON, Joseph . Las desigualdades sociales en el contexto de las políticas sociales brasileñas. In: VIII Reunión de Antropología del Mercosur, 2009, Buenos Aires. RAM 2009- VIII Reunión de Antropología del Mercosur. Buenos Aires: RAM 2009, 2009.

8.
HANDERSON, Joseph . Haiti: Cultura, poder, da prosperidade ao caos. In: I Encontro Internacional de Ciências Sociais/ III Encontro de Ciênciais Sociais do Sul: Democracia, Desenvolvimento, Identidadea, 2008, Pelotas. I Encontro Internacional de Ciências Sociais/ III Encontro de Ciênciais Sociais do Sul: Democracia, Desenvolvimento, Identidadea. Pelotas: UFPel, 2008. v. 1CD. p. 1033-1043.

9.
HANDERSON, Joseph . Políticas de integração na Educação Superior: solução ou problema?. In: 2º Seminário de Política Social no Mercosul, 2008, Pelotas. 2º Seminário de Política Social no Mercosul, 2008.

10.
HANDERSON, Joseph . Relaciones étnicas e culturales en la educación: dialogando sobre los procesos emancipatórios endiferentes contextos sociales (Brasil-Haiti). In: 5º Foro latinoamericano, 2008, Montevideo. 5º Foro latinoamericano. Montevideo: SIGNO, 2008.

11.
HANDERSON, Joseph . Discussão sobre o negro na Educação Superior: Políticas de Ação afirmativa no Brasil. In: III Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem jogo nesse campo?, 2008, Pelotas. III Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem jogo nesse campo?. Pelotas, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HANDERSON, Joseph . Modelo Filosófico Fanoniano no Contexto afro-latino-americano e pós-colonialista. In: II Congreso Internacional. Ciencias, Tecnologías y Culturas, 2010, Santiago. Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento mirando al futuro de América Latina y el Caribe. Santiago: Universidade de Santiago de Chile, 2010. p. 7-8.

2.
HANDERSON, Joseph . Vudú en Haití - Candomblé en Brasil: Identidades culturales y sistemas religiosos como concepciones del mundo afro-latinoamericano. In: VII Congreso Chileno de Antropología, 2010, San Pedro de Atacama. VII Congreso Chileno de antrpología. San Pedro de Atacama: Colegio Antropólogos, 2010. p. 64-64.

3.
HANDERSON, Joseph . Vodu e Candomblé: Práticas religiosas de matriz africana nas Américas. In: 18º Congresso de Iniciação Científica, 8ª Mostra de Pós-graduação,, 2009, Pelotas. 18º Congresso de Iniciação Científica, 8ª Mostra de Pós-graduação,. Pelotas: UCPel, 2009.

4.
HANDERSON, Joseph . A representação social dos afro-brasileiros em relação às políticas de ações afirmativas na Educação Superior no Brasil. In: 18º Congresso de Iniciação Científica, 8ª Mostra de Pós-graduação,, 2009, Pelotas. 18º Congresso de Iniciação Científica, 8ª Mostra de Pós-graduação,. Pelotas: UCPel, 2009.

5.
HANDERSON, Joseph . Construção histórica, política e social da identidade cultural do negro no Haiti e no Brasil. In: XVII Congresso de iniciação científica e X Encontro de pós-graduação, 2008, Pelotas. XVII Congresso de iniciação científica e X Encontro de pós-graduação, 2008.

6.
HANDERSON, Joseph . Relações raciais e políticas públicas no Brasil. In: XVII Congresso de iniciação científica e X Encontro de pós-graduação, 2008, Pelotas. XVII Congresso de iniciação científica e X Encontro de pós-graduação, 2008.

7.
HANDERSON, Joseph . Ações afirmativas no Brasil: projeto alternativo de integração do negro na Educação. In: 17º Congresso de iniciação científica, 7ª Mostra de pós-graduação e 4ª Mostra de Extensão, 2008, Pelotas. CIC UCPEL - 17º Congresso de iniciação científica, 7ª Mostra de pós-graduação e 4ª Mostra de Extensão, 2008.

8.
HANDERSON, Joseph . Identidade e Cultura: uma construção social. In: 17º Congresso de iniciação científica, 7ª Mostra de pós-graduação e 4ª Mostra de Extensão, 2008, Pelotas. CIC UCPEL - 17º Congresso de iniciação científica, 7ª Mostra de pós-graduação e 4ª Mostra de Extensão, 2008.

9.
HANDERSON, Joseph . Fundamentos do conceito de cultura: Denys Cuche. In: XI Mostra de iniciação científica e I Mostra de Extensão, 2008, Cachoeira do Sul. XI Mostra de iniciação científica e I Mostra de Extensão da ULBRA, 2008.

10.
HANDERSON, Joseph . Um estudo sobre a noção de identidade em Stuart Hall. In: XI Mostra de iniciação científica e I Mostra de Extensão, 2008, Cachoeira do Sul. XI Mostra de iniciação científica e I Mostra de Extensão da ULBRA, 2008.

11.
HANDERSON, Joseph . Relaciones étnicas y culturales en la educación: dialogando sobre los procesos emancipatorios en diferentes contextos sociales (Brasil-Haiti). In: Memorias del 5º Foro Latinoamericano: Memoria e Identidad, 2008, Pelotas. Memoria de futuros posibles: caminos para un desarrollo desde los pueblos y sus culturas. Montevideo: 5º Foro Latinoamericano, 2008.

12.
HANDERSON, Joseph . Frantz Fanon: a Alteridade e o Negro. In: 16 Congresso da Iniciação Científica, 6 Mostra de Pós-Graduação, 3 Mostra de Extensão, 2007, Pelotas. CIC UCPel 2007. Pelotas: EDUCAT, 2007.

13.
HANDERSON, Joseph ; SILVA, F. P. . O Quilombismo no Brasil e o marronnage no haiti. In: XVI CIC UFPel, 2007, Pelotas. XVI CIC UFPel. Pelotas, 2007.

14.
HANDERSON, Joseph ; SILVA, F. P. . A Visibilidade do Afro-descendente na Educação Brasileira: Sujeito da Construção dessa Nação. In: XVI CIC UFPel, 2007, Pelotas. XVI CIC UFPel. Pelotas, 2007.

15.
HANDERSON, Joseph . O Universo Espiritual e Cultural da Primeira República Negra: Haiti. In: 15 Congresso de Iniciação Científica, Mostra de Pós-Graduação, Mostra de Extensão, 2006, Pelotas. 15 Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: EDUCAT, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
HANDERSON, Joseph . Diaspora et Mobilités transnationales haïtiennes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HANDERSON, Joseph . Du sens analytique et de l´utilité pratique de diaspora: le cas des Haïtiens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
HANDERSON, Joseph . Mobilités, pays blancs et diasporas: les trajectoires de vie des Haïtiens au Brésil, au Suriname et en Guyane française. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HANDERSON, Joseph . Diasporas et circulation migratoire des Haïtiens en Amérique du sud. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HANDERSON, Joseph . Migração e refúgio: balanços e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
HANDERSON, Joseph . Pesquisas antropológicas no Caribe e nas guianas no século XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
HANDERSON, Joseph . MOBILIDADES HAITIANAS TRANSNACIONAIS. CIRCUITOS, LÓGICAS E DIASPORA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
HANDERSON, Joseph . MOBILITÉS HAÏTIENNES TRANSNATIONALES. BRÉSIL, SURINAME ET GUYANE FRANÇAISE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
HANDERSON, Joseph . A racialização da Revolução Haitiana: Brancos, Mulatos e Negros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
HANDERSON, Joseph . Afirmando diferenças: montando o quebra cabeça da diversidade na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
HANDERSON, Joseph . A implementação da Lei 10.639/03 e as Diretrizes curriculares para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
HANDERSON, Joseph . Ações efetivas de implementação da Lei 10.639/03. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
HANDERSON, Joseph . História e cultura afro-brasileira e africana nos componentes curriculares: para que serve?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
HANDERSON, Joseph . Educação e humanismo: o processo necessário para o ensino e a aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
HANDERSON, Joseph . Educação antirracista no cotidiano escolar e acadêmico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
HANDERSON, Joseph . Diversidade cultural: Preconceito e violência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
HANDERSON, Joseph . Inauguration of a New Era in the XXI Century Migration: Fòmasyon diaspora ayisien lòt bò dlo-Brezil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
HANDERSON, Joseph . Ser preto = Ser haitiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
HANDERSON, Joseph . A Ciência que perturba: Rediscutindo a Prática do Cientista Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
HANDERSON, Joseph . Educação Inclusiva ou Educação Plural e Democrática? O caso da Lei 10.639. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
HANDERSON, Joseph . Desigualdade racial e racismo: que tipo de cidadania?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
HANDERSON, Joseph . Educação para as relações étnico-raciais: formação de profissionais da educação na modalidade a distância na ufpel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
HANDERSON, Joseph . O silenciamento da temática das relações étnico-raciais na formação de professores no sul do brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
HANDERSON, Joseph . Educação das relações étnico-raciais: o desafio da formação docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
HANDERSON, Joseph . A diversidade cultural na formação de professores na EAD: democratizando o ensino e as culturas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
HANDERSON, Joseph . A formação de professores numa nação multirracial e pluriétnica: uma reflexão dialética e dialógica de desconstrução e reconstrução. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
HANDERSON, Joseph . Lei 10. 639 - Processo de construção de uma educação afrocentrada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
HANDERSON, Joseph . Fundamentos para uma Educação antirracista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
HANDERSON, Joseph . Conversando na/com a escola: experiências vividas no Haiti como haitiano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
HANDERSON, Joseph . Repensando as práticas didáticas das culturas negras no cotidiano escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
HANDERSON, Joseph . Vista minha Pele: Processo de Descolonização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
HANDERSON, Joseph . Processos e Valores Civilizatórios Africanos na Educação e na Cultura Nacional Brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
HANDERSON, Joseph . Coordenador de Grupo de Trabalho- Educação Escolar Quilombola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
HANDERSON, Joseph . "Ser negro não é para qualquer um": A persistência da desigualdade racial e as políticas de ações afirmativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
HANDERSON, Joseph . Vudú en Haití-Candomblé en Brasil: Identidades culturales y sistemas religiosos como concepciones del mundo afro-latino-americano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
HANDERSON, Joseph . Modelo Filosófico Fanoniano no contexto afro-latino-americano e pós-colonialista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
HANDERSON, Joseph . La percepción de los afro-extranjeros sobre las políticas de acciones afirmativas en la educación superior brasileña. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
HANDERSON, Joseph ; HANDERSON, Joseph . Religiões afro-brasileiras e caribenhas: aproximações entre o Vodu haitiano e o Candomblé Jeje baiano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
HANDERSON, Joseph . Vodu e candomblé: Práticas religiosas de matriz africana nas Américas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
HANDERSON, Joseph . A representação social dos afro-brasileiros em relação às políticas de ações afirmativas na Educação Superior no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
HANDERSON, Joseph . Religiosidade, Cultura e Identidade do povo haitiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
HANDERSON, Joseph . Haiti: Cultura, poder, da prosperidade ao caos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
HANDERSON, Joseph . O negro sujeito em projeto alternativo: educação no Brasil e no Haiti. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
HANDERSON, Joseph . Identidade e Cultura: Uma construção Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
HANDERSON, Joseph . Ações afirmativas no Brasil: Projeto alternativo de integração do negro na Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
HANDERSON, Joseph . Relações raciais e políticas públicas no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
HANDERSON, Joseph . Construção histórica, política e social da identidade cultural do negro no Haiti e no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
HANDERSON, Joseph ; SILVA, F. P. ; CARVALHO, Lenita . Fundamentos do conceito de Cultura: Denys Cuche. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
HANDERSON, Joseph . Políticas de Integração na Educação Superior: Solução ou problema?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

50.
HANDERSON, Joseph . Relaciones étnicas y culturales en la educación: dialogando sobre los procesos emancipatórios en diferentes contextos sociales (Brasil-Haiti). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

51.
HANDERSON, Joseph . Discussão sobre o negro na Educação Superior: Políticas de ação afirmativa no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
HANDERSON, Joseph . Políticas públicas: Mobilidade Social e Desigualdades raciais no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
HANDERSON, Joseph . Frantz Fanon: a Alteridade e o Negro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

54.
HANDERSON, Joseph . Um Modelo de Integração da Cultura Africana e Afro-brasileira: Lei 10. 639. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

55.
HANDERSON, Joseph ; SILVA, F. P. . A visibilidade do Afro-descendente na Educação Brasileira: Sujeito da Construção dessa Nação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

56.
HANDERSON, Joseph . La Négritude et le Mouvement Littéraire au XX éme Siècle. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
HANDERSON, Joseph . Aimé Césaire et le Discours Sur le Colonialisme. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
HANDERSON, Joseph . Cultura negra, diversidade cultural e cultura religiosa do Haiti e Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
HANDERSON, Joseph . Ali Kamel "Não Somos Racistas". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
HANDERSON, Joseph . O Universo Espiritual e Cultural da Primeira República Negra: Haiti. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

61.
HANDERSON, Joseph . Nascimento da Negritude: o Haiti. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
HANDERSON, Joseph . Negritude: Uma cultura e uma Realidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
HANDERSON, Joseph ; JOSEPH, Francine Pinto da Silva . Apresentação. Pelotas, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
HANDERSON, Joseph . Reflexões sobre a Questão Racial: Direito, Cidadania e Educação. Pelotas, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
NEIBURG, Federico ; NICAISE, Natacha ; HANDERSON, Joseph . Lixo. Estigmatização, Comércio Política. Déchets. Stigmatisations, Commerces, Politiques. Haiti. Rio de Janeiro: NUCEC, Viva Rio, 2010. (Tradução/Livro).

4.
HANDERSON, Joseph . O Humano no Pensamento de Mounier no Livro O Personalismo 2005 (Artigo publicado nos Cadernos de Filosofia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HANDERSON, Joseph . Capacitação em Saúde, Direitos Humanos e Protagonismo Social de Lideranças Religiosas. 2013.

2.
HANDERSON, Joseph . Formação teológica e filosófica de matriz africana. 2012.

3.
HANDERSON, Joseph . Consultor Acadêmico da Educação das Relações Étnico Raciais. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
HANDERSON, Joseph . Parecer técnico de artigos da Revista Thema. 2011.

2.
HANDERSON, Joseph . Parecer técnico de artigos da Revista Entretemas de Venezuela. 2010.

3.
HANDERSON, Joseph . Relatório do estágio docente. 2008.

4.
HANDERSON, Joseph . Relatório do estágio de Filosofia no Ensino Médio. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HANDERSON, Joseph ; SILVA, Ivete Oliveira . Haiti e Brasil: O que têm de semelhante e de diferença. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
HANDERSON, Joseph . Educação para as relações étnico-raciais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
HANDERSON, Joseph ; KREUTZ, Jose Ricardo ; THIES, V. G. . Curso de Formação Continuada para Professores da rede Estadual de Santo Antônio da Patrulha: Pesquisa, Currículo, Letramento e Alfabetização. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
HANDERSON, Joseph ; THIES, V. G. . REVISITANDO AS PROPOSTAS EPISTEMOLÓGICAS DOS EIXOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produçaodevideo-aulas).

4.
HANDERSON, Joseph ; THIES, V. G. . DISCUTINDO CONCEITOS: EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO-FORMAL, EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS - Parte 1 e 2.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video educacional).

5.
HANDERSON, Joseph . Vídeo sobre Gramsci. Os intelectuais e a organização da cultura. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video Educacional).

6.
HANDERSON, Joseph . Curso de Educação para as Relações Étnico-raciais. 2011. .

7.
HANDERSON, Joseph ; GOMES, Mateus . O que é o campo e a Educação do Campo?. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produçao de video-aulas).

8.
HANDERSON, Joseph . Preparação do 7 Contingente de Força de Paz - Batalhão Haiti. 2007. .

9.
HANDERSON, Joseph . Frantz Fanon: a alteridade e o negro. 2007. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
HANDERSON, Joseph . O Objetivo da Fundação da Biblioteca Negra de Pelotas. 2007.

2.
HANDERSON, Joseph . Lei 10. 639: Obrigatoriedade do Ensino da História africana e a cultura afro-brasileira no Currículo Escolar. 2007.

3.
HANDERSON, Joseph . A Importância do Haiti na Consciência dos povos negros. 2006.

4.
HANDERSON, Joseph . O Atual quadro Social e Política do Haiti: os Grandes Desafios, as Esperanças para o Futuro. 2006.

Demais trabalhos
1.
HANDERSON, Joseph ; CORTAZZO, Uruguay ; DÌAS, Lisandro Vargas ; PROSPERE, Renel ; SILVA, F. P. . Biblioteca Negra de Pelotas. 2007 (Fundadores) .

2.
HANDERSON, Joseph ; CORTAZZO, Uruguay ; DÌAS, Lisandro Vargas ; SILVA, F. P. ; PROSPERE, Renel . Grupo Sangoma. 2005 (Fundadores) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
HANDERSON, Joseph; VARGAS, G. M.; SCHONHOFEN, A. M.. Participação em banca de Lisiane Delazeri. Histórias em quadrinhos: Ferramentas Pedagógicas na construção da leitura e da escrita. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
HANDERSON, Joseph; VARGAS, G. M.; SCHONHOFEN, A. M.. Participação em banca de Gisele Bianchini. Mídias no processo de ensino e aprendizagem na Educação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
HANDERSON, Joseph; CAMARGO, F. S.; BERSCH, M. E.. Participação em banca de Lídia Guerina Grandi Giongo. Aprendizagem de Literatura brasileira no ensino médio do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini - Encantado/RS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
HANDERSON, Joseph; NOGUEIRA, M. T. D.; PINTO, A. C.. Participação em banca de Cleonice carin Bankow. Políticas de Ações afirmativas para afrodescendentes no sistema de educação a distância da UAB: Polo de cachoeira do Sul. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
HANDERSON, Joseph. Participação em banca de Carmem Suzana de Ávila Azevedo. Políticas de financiamento para o Ensino Superior, EAD e Gestão de Polos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
HANDERSON, Joseph. Participação em banca de Tatiane Zandonato da Silva. Maneiras de trabalhar alimentação saudável fazendo uso da internet. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
HANDERSON, Joseph. Participação em banca de Aliane Teresinha Gianezini. A capacitação dos professores que trabalham com o Linux educacional. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
HANDERSON, Joseph. Participação em banca de Ana Laura Arne. Qual a finalidade para os alunos do 9º ano o uso da internet: educativo ou lazer?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

9.
AZEVEDO, H. H. D.; HANDERSON, Joseph. Participação em banca de Lucimara Aparecida. Integração do polo de ensino com a comunidade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

10.
HANDERSON, Joseph; AZEVEDO, H. H. D.. Participação em banca de Leonardo cabral. A influência do Estado, da sociedade e da educação na gestão de polos presenciais no ensino a distância. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

11.
HANDERSON, Joseph; AZEVEDO, H. H. D.. Participação em banca de Tiago Chevalier de Castro. Política Pública geral e setorial e a gestão de polos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

12.
HANDERSON, Joseph; AZEVEDO, H. H. D.. Participação em banca de Vanessa Cristiani de Souza Ruas. Gestão de polo de apoio presencial do programa nacional de administração pública (PNAP) da Universidade Federal de Santa Catarina/UAB. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

13.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Ana Paula da Silva Rosso. Gestão de Polos: Tipos de Gestão Organização e Gestão de Polo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

14.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Iara Avani Jaques Hadlich. As Políticas Públicas e a Gestão de Polos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

15.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Izabel Cristina Vieira dos Santos. Diferentes Modelos de Gestão e a Gestão de Polos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

16.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Sandra Beatriz Martins da Silva. O Desafio da Implementação da EAD como Política Pública e o papel do Gestor de Polo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

17.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Santa Glece Quadros. História da EAD e Gestão de Polos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

18.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Dionara Teresinha da Rosa Aragon. Qualidade na Gestão de Polos e o Desenvolvimento de Pessoas na Fronteira Oeste Rio Grande do Sul. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

19.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Beatriz Dutra Silva. Gestão de Polos: Gestor de Polos e um novo Paradigma. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

20.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Jairo Luis Torres. O Gestor no Polo de Apoio Presencial. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

21.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Marla Rita Ribeiro Rodrigues. Gestão de Polos: Um estudo acerca das oportunidades e obstáculos enfrentados atualmente Itaqui. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

22.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Ataídes André de Oliveira Assis. Relação: Estado, Sociedade, Educação e Gestão de Polos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

23.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Mariana Rosa Moraes. Gestão de Polos e a realidade Municipal: Uma análise das perspectivas da Educação à Distância no município Itaqui. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

24.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Indíra Escobar de Almeida Cézar Barboza. Tipos de Gestão e a Gestão de Polos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

25.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Zulma Deusi Corrêa. A Evolução da EAD e os Desafios do Gestor de Polos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

26.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Sandra Máxima Santos dos Santos. Polo UAB: Competência para uma Gestão de Qualidade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

27.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva; CAVADA, Eisler Rosa. Participação em banca de Kéli Adriana Romeiro Fernandes. Desenvolvimento Local e Gestão Democrática Participativa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

28.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Gilvana Farias da Costa. Gestor X Administrador. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

29.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Emerson Evandro Martins Moraes. Repensando o Papel do professor-tutor e suas Práticas Pedagógicas em EAD. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

30.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Débora Regina Gonçalves. Gestão Democrática. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

31.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Sandra Mara Cervieri. A importância dos recursos humanos frente suas instituições. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

32.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Carla Raquel Dall`Agnese. Gestão Educacional na Educação a Distância. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

33.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Eliana Ebbing. Organização dos Polos de Apoio Presencial. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

34.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Elaine Elisa Hanel. Políticas Públicas para a Educação Brasileira do Período Jesuítico a UAB e o Papel do Gestor Frente a Essas Políticas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

35.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Edinéia Marchiori. Gestor X Administrador: Uma Abordagem Crítica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

36.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Andréia Inês Hanel. O papel do Gestor de Polos no sistema UAB, Frente às Políticas de Criação e financiamento para o Ensino superior - EAD - Nos níveis Federal e Municipal de Tapejara-RS. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

37.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Jaciara Schleder Gehlen. Gestão de Polos: Planejamento e Territorialidade Planejamento e Gestão de Polos: Oportunidades e Obstáculos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

38.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Loreci Maria Biasi. O Desafio da Implantação da EAD como Política Pública e o Papel do Gestor de Polo, no Município de tapejara-RS. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

39.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de tatiana Felix da Silva. A história da EAD e a Gestão de Polos em Rosário do Sul. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

40.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Lisiane Borges. Redes Sociais em Educação: Possibilidades na Gestão de Polos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

41.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Mariluz Zilli. Função Social de Apoio Presencial: Desafios do Gestor. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

42.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Claudio Roque Severo. Desenvolvimento Social e Políticas Públicas: Cidadania e Gestão. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

43.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Luciana Biazus. O Desafio da Implantação da EAD como Política Pública e o Papel do Gestor no Município de Tapejara-RS. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

44.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Rosnei Girardi. A Importância do Planejamento e Gestão do Polo EAD como Política Pública e o Papel do Gestor de Polos no Município de Tapejara. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

45.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Participação em banca de Juliana Venzon. História da EAD e a Gestão de Polos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HANDERSON, Joseph; KALY, Alain Pascal. Participação em banca de Bárbara Amanda Ferreira de Araújo.Política para refugiados no Brasil: o deslocamento forçado colombiano e o resgate da proteção dos direitos dessa população no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
HANDERSON, Joseph. Participação em banca de Juliana Aparecida Da Silva de Matos.Atividades lúdicas no estágio supervisionado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HANDERSON, Joseph; THIES, V. G.. Seleção Pública de professores para Atuarem como Tutores Presenciais No Curso de Educação do Campo. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

2.
HANDERSON, Joseph; THIES, V. G.; KREUTZ, Jose Ricardo. Seleção Pública de professores para Atuarem como Tutores Pesquisadores no Curso de Educação do Campo. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

3.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Seleção Pública para Tutores à Distância para atuar no Curso de Relações Étnico-raciais. 2011.

4.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva. Seleção Pública Para tutores presenciais para atuar no Curso de Relações Étnico-raciais. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

5.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva; CORRÊA, L. B.; CORRÊA, E. K. Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Herval para atuar no Curso de Educação Ambiental. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

6.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva; CORRÊA, E. K; CORRÊA, L. B.. Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Serafina Corrêa para atuar no Curso de Educação Ambiental. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

7.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva; CORRÊA, L. B.; CORRÊA, E. K. Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Santana de Livramento para atuar no Curso de Educação Ambiental. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

8.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva; CORRÊA, L. B.; CORRÊA, E. K. Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Cruz Alta para atuar no Curso de Educação Ambiental. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

9.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva; CORRÊA, L. B.; CORRÊA, E. K. Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Sapiranga para atuar no Curso de Educação Ambiental. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

10.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva; CORRÊA, L. B.; CORRÊA, E. K. Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Jaguarão para atuar no Curso de Educação Ambiental. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

11.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva; CORRÊA, L. B.; CORRÊA, E. K. Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Sapucaia do Sul para atuar no Curso de Educação Ambiental. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

12.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva; CORRÊA, L. B.; CORRÊA, E. K. Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de São Francisco de Paula para atuar no Curso de Educação Ambiental. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

13.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva; CORRÊA, L. B.; CORRÊA, E. K. Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Balneário Pinhal para atuar no Curso de Educação Ambiental. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

14.
HANDERSON, Joseph; JOSEPH, Francine Pinto da Silva; CORRÊA, L. B.; CORRÊA, E. K. Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Cachoeira do Sul para atuar no Curso de Educação Ambiental. 2011. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Familles, migrations, classes sociales. 2014. (Seminário).

2.
Atelier Migrations. 2014. (Seminário).

3.
Atelier de lecture en anthropologie. 2014. (Seminário).

4.
Les Diasporas dans la ville.. 2014. (Seminário).

5.
Situations coloniales et poscoloniales. 2014. (Seminário).

6.
Formation doctorale Sciences de la société. 2014. (Seminário).

7.
Modes de gouvernement et pratiques économiques. 2014. (Seminário).

8.
I Conferência Municipal sobre migrações e refúgio.Migração e refúgio: balanços e perspectivas. 2014. (Outra).

9.
IV Reunião Equatorial de Antropologia/ XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. Minorias (in)visíveis: maroons, Indígenas e Indianos nas Guianas. 2013. (Congresso).

10.
IV Reunião Equatorial de Antropologia/ XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. Coordenador do fórum "Pesquisas antropológicas no caribe e nas Guianas no Século XXI". 2013. (Congresso).

11.
Journées Doctorales "Migrations et Economie mondiale". 2013. (Seminário).

12.
Dída-Ara - II Encontro nacional de tradições de matriz africana e saúde: afrobioética no contexto do SUS. 2012. (Encontro).

13.
Dídá-Ara - II Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e saúde: Afrobioética no contexto do Sus.Afrobioética: corpo como território do sagrado. 2012. (Encontro).

14.
VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância (ESUD). Educação para as relações étnico-raciais: formação de profissinais da educação na modalidade a distância na ufpel. 2011. (Congresso).

15.
Design, Escola e Arte no III SECONEP - Aplicando a Lei 10639/2003. 2011. (Seminário).

16.
I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola.Educação Escolar Quilombola. 2011. (Encontro).

17.
7º Foro Latinoamericano: Memoria e Identidad.O silenciamento da temática das relações étnico-raciais na formação de professores no sul do brasil. 2011. (Outra).

18.
VII Foro Internacional Kizomba.Políticas Públicas y Acciones Afirmativas dirigidas a los Afrouruguayos. 2011. (Outra).

19.
II Congreso Internacional. Ciencias, Tecnologías y Culturas. Modelo Filosófica Fanoniano no contexto afro-latino-americano e pós-colonialista. 2010. (Congresso).

20.
VII Congreso Chileno de Antropología. Vudú en Haití - Candomblé en Brasil: Identidades culturales y sistemas religiosos como concepciones del mundo afro-latinoamericano. 2010. (Congresso).

21.
27ª Reunião Brasileira de antropologia. Ser negro não é para qualquer um : a persistência da desigualdade racial e as políticas de ações afirmativas. 2010. (Congresso).

22.
VIII Reunión de Antropologia del Mercosur - RAM 2009. 2009. (Congresso).

23.
Universidade Pública e Movimentos Sociais. 2009. (Seminário).

24.
II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. 2009. (Outra).

25.
II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. 2009. (Outra).

26.
A cultura negra na América Latina: As experiências nas Comunidades de Remanescentes de Quilombos no Sul do Brasil.Memória e Identidade no Contexto das Comunidades Quilombolas. 2009. (Outra).

27.
I Mostra de Cinema - Negritude (Inclusão da Lei 11645/08).I Mostra de Cinema - Negritude. 2008. (Oficina).

28.
IV Ciclo de Estudos - Educação e Filosofia: tem jogo neste campo?. 2008. (Outra).

29.
Ciclo de Palestras Aspectos e Desafios da Francofonia IV. Aimé Césaire et le discours sur le colonialisme. 2007. (Congresso).

30.
Etnia Negra, Raízes e Visibilidade. 2007. (Seminário).

31.
Seminário sobre Reforma Política. 2007. (Seminário).

32.
IV Jornadas do GT Mundos do Trabalho - RS. 2007. (Seminário).

33.
IV Seminário de Ética de Pelotas - Responsabilidade Social. 2007. (Seminário).

34.
I Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Papel da Filosofia e do Educador no Processo Educativo. 2007. (Seminário).

35.
100 Anos do Jornal A Alvorada. 2007. (Seminário).

36.
Colóquio Bicentenário da Fenomenologia do Espírito de Hegel. 2007. (Outra).

37.
VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2007. (Outra).

38.
III Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem jogo nesse campo?. 2007. (Outra).

39.
I Fórum Municipal de Educação em Direitos Humanos. 2007. (Outra).

40.
III Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem Jogo nesse Campo?.Um Modelo de Integração da Cultura Africana e Afro-brasileira: 10. 639. 2007. (Outra).

41.
Semana Acadêmica do Curso de Filosofia. 2006. (Seminário).

42.
I Seminário de Ética e Responsabilidade Social na Mídia. 2006. (Seminário).

43.
Encontro Filosofia e Ensino. 2006. (Encontro).

44.
I Acampamento binacional do Fórum Social Mundial. 2006. (Outra).

45.
Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Filosofia e Teologia. 2005. (Seminário).

46.
I Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico Latino - Americano e Mundo da Vida. 2005. (Seminário).

47.
Curso Epistemologia e Hermenêutica: o debate entre Filosofia, Direito e Educação. 2005. (Seminário).

48.
V Simpósio Sul-Brasileiro Sobre o Ensino de Filosofia. 2005. (Simpósio).

49.
VII Encontro de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil: Filosofia e Ensino - Filosofia na Escola. 2005. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HANDERSON, Joseph . A dinâmica da cosmovisão africana: breves considerações teólogicas e filosóficas acerca da religião de matriz africana e afro-umbandista. 2011. (Outro).

2.
HANDERSON, Joseph . Capacitação em Saúde, Direitos Humanos e Protagonismo Social de Lideranças Religiosas. 2011. (Outro).

3.
HANDERSON, Joseph ; JOSEPH, F. P. S. ; LIMA, G. H. N . I Encontro regional de Educação Escolar Quilombola. 2011. (Outro).

4.
HANDERSON, Joseph ; SILVA, F. P. . I Jornada do programa de pós-graduação em Ciências Sociais. 2010. (Outro).

5.
HANDERSON, Joseph ; SILVA, F. P. ; GUGLIANO, A. A. . "A cultura negra na América Latina: As experiências nas Comunidades de Remanescentes de Quilombos no Sul do Brasil".. 2009. (Outro).

6.
HANDERSON, Joseph ; MENDONCA, D. . Encontro Internacional de Ciências Sociais/ III Encontro de Ciênciais Sociais do Sul: Democracia, Desenvolvimento, Identidadea. 2008. (Congresso).

7.
HANDERSON, Joseph ; LUCCA, Orlando Antônio . XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de pós-graduação. 2008. (Congresso).

8.
FAGUNDES, Helenara Silveira ; SILVA, Vini Rabassa ; HANDERSON, Joseph . 2º Seminário de Política social no Mercosul / Seguridade social, Participação e Desenvolvimento. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cleonice Carin Bankow. Políticas de ações afirmativas para afrodescendentes no sistema da educação à distância da uab: Polo de cachoeira do sul. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Joseph Handerson.

2.
Lisiane Delazeri. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Joseph Handerson.

3.
Lídia Giongo. APRENDIZAGEM DE LITERATURA BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MONSENHOR SCALABRINI ENCANTADO/RS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Joseph Handerson.

4.
Gisele Bianchini. MÍDIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Joseph Handerson.

5.
Tânia Beatriz Georgi. Cidadania e gestão de polos: uma comunidade comprometida Com o ensino superior gratuito. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Polos) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Joseph Handerson.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nelci Tessari. TRAJETÓRIA E CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO POLO DE APOIO PRESENCIAL JACUIZINHO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Joseph Handerson.

2.
Juliana Aparecida Da Silva de Matos. Atividades lúdicas no estágio supervisionado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Joseph Handerson.

Iniciação científica
1.
Juliana Aparecida Da Silva de Matos. Atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Joseph Handerson.

2.
Jefferson Rosa Giron. Midias no processo pedagogico. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Joseph Handerson.

3.
Juliane Soares Ribeiro. Infancia, brinquedos e educaçao no contexto antropologico. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Joseph Handerson.



Outras informações relevantes


Fundador da Primeira Biblioteca Negra de Pelotas. O objetivo dessa Biblioteca é reunir o maior acervo bibliográfico possível sobre a História, a cultutra africana, a negritude no Brasil e no Caribe.

Fundador do Grupo Sangoma - Grupo de Estudos sobre a Cultura Africana e Afro-Brasileira. O objetivo do Grupo é promover a Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Fundador e atual Presidente da Associação dos Imigrantes Haitianos no Brasil (AIHB)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/04/2014 às 13:42:53