Eduardo Ramos de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5333054419501368
  • Última atualização do currículo em 26/10/2018


Especialista em Artes e Educação CESAP (2016). Licenciado em Música UFES (2008). Bacharelando em Violão Erudito pela FAMES. Técnico em Música Popular pela FAMES (2006). Professor de Viola Caipira, Harmonia, Análise, Técnicas de Arranjo, Percepção, História da Música Popular Brasileira, Música de Câmara, Violão Erudito e Contrabaixo Elétrico na FAMES. Professor da Banda Sinfônica Venda Nova do Imigrante. Instrutor da Orquestra de Violões nas Escolas. Professor e proprietário da EREM. Lecionou Viola Caipira na XXV Festival de Inverno de Domingos Martins. Em ensino coletivo trabalhou no Circuito Cultural de Vitória, Projeto Tocando na Vila, FAMES, UFES, Projeto Violões, EM&T Vitória, Projeto Banda Sinfônica de VNI, XXV Festival de Inverno Domingos Martins e em escolas particulares da Grande Vitória. Participou como violonista da Orquestra de Violões do ES, Orquestra de Violões da FAMES, Quinteto de Violões Fabiano Mayer e Serrear das Cordas. Tem experiência na área de Performance, atuante em várias formações musicais. Multi-instrumentista Leciona tanto em Escolas e em aulas particulares os seguintes Instrumentos: Viola Caipira, Violão erudito e popular, Cavaco, Contrabaixo Elétrico,Guitarra,Bandolim, Ukulele, Flauta Doce,Teclado , Violão 7 cordas ,Musicalização Infantil e Disciplinas Teóricas. Como pesquisador estuda manifestações culturais como o Congo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Ramos de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, E. R.

Endereço


Endereço Profissional
Eduardo Ramos Ensino Musical EREM.
Rua Joaquim Lírio 820 loja 40
Praia do Canto
29055460 - Vitória, ES - Brasil
Telefone: (27) 30190470


Formação acadêmica/titulação


2009 interrompida
Mestrado interrompido em 2009 em Artes.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil. Orientador: José Cirillo.
Ano de interrupção: 2009
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Teoria Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Patrimônio Imaterial.
2016 - 2016
Especialização em Arte na Educação. (Carga Horária: 360h).
Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação, CESAP, Brasil.
Título: O ESTABELECIMENTO E DECLÍNIO DO TONALISMO: O cravo bem temperado, de J. B. Bach e Tristão e Isolda, de Richard Wagner.
Orientador: Madson Gonçalves da Silva.
2004 - 2008
Graduação em Música - Licenciatura.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Bacharelado em Violão.
Faculdade de Música do Espírito Santo, FAMES, Brasil.
Ano de interrupção: 2008
2003 - 2006
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Musica Popular.
Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira, FAMES, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2007
Extensão universitária em Laboratório de Alta Performance em Violão - LAPV. (Carga horária: 78h).
Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira, FAMES, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Harmonia Funcional. (Carga horária: 30h).
XIII Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, FI, Brasil.
2006 - 2006
Mini-Curso Didática da Composição. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Música do Espírito Santo, FAMES, Brasil.
2006 - 2006
Mini Curso de Didática do Violão. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Música do Espírito Santo, FAMES, Brasil.
2005 - 2005
I Mostra de Composição do Curso de Música Popular da FAMES. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira, FAMES, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Criação/ Improvisação/ Harmonia. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Música do Espírito Santo, FAMES, Brasil.
2005 - 2005
Oficina de Improvisação/ Vocabulário do Choro. (Carga horária: 20h).
XII Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, FI, Brasil.
2005 - 2005
Oficina de Violão. (Carga horária: 30h).
XII Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, FI, Brasil.
2004 - 2004
Oficinas de Guitarra e Harmonia e Improvisação. (Carga horária: 42h).
Festival de Inverno de Domingos Martins, FIDM, Brasil.
2004 - 2004
Master Class de Violão. (Carga horária: 9h).
Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira, FAMES, Brasil.
2004 - 2004
Master Class de Violão Erudito. (Carga horária: 8h).
Centro Musical Villa Lobos, CMVL, Brasil.
2003 - 2003
Oficina de Harmonia e Improvisação. (Carga horária: 17h).
X Festival de Inverno de Domingos Martins, FIDM, Brasil.
2003 - 2003
Oficina de Guitarra. (Carga horária: 17h).
X Festival de Inverno de Domingos Martins, FIDM, Brasil.
2003 - 2003
Teoria, Solfejo e Ritmo. (Carga horária: 12h).
Associação de amigos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, AAOFES, Brasil.
1997 - 1997
III Seminário Capixaba de Violão. (Carga horária: 12h).
Escola de Música do Espírito Santo, EMES, Brasil.


Atuação Profissional



Banda Sinfônica Venda Nova do Imigrante, BSVNI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Ourista, Enquadramento Funcional: Professor de Musicalização e Teoria Musical, Carga horária: 6
Outras informações
Projeto da Fundação Máximo Zandonadi, com apoio da Secult, no qual visa formar uma Banda Sinfônica na cidade. Leciona Musicalização para crianças de 5 a 11 anos, Teoria Musical e Percepção para alunos intermediários.

Atividades

05/2012 - Atual
Ensino, Musicalização Infantil, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Musicalização Infantil
Teoria Musical

Projeto Música na Vila, PMV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Ourista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de violão,cavaquinho e prática de conjunto, aulas em grupo para crianças até 14 anos (projeto social). Em Outubro de 2011 gravaram uma entrevista para rede Gazeta.


Circuito Cultural de Vitória, CCV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor de Violão, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Violão com duração de 45h, com 20 alunos em sala. Curso financiado pela Prefeitura de Vitória através da Secretaria de Cultura.


Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 2
Outras informações
Participação em Grupo de Pesquisa

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Voluntário da disciplina Prática de Conjunto, ministrada como matéria optativa para o curso superior de Licenciatura em Música da UFES. Disciplina ofertada pelo Departamento de Teoria da Arte e Música - DTAM

Atividades

03/2009 - 07/2009
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Conjunto

Escola de Música e Tecnologia, EM&T, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas Guitarra Violão Baixo Elétrico

Atividades

01/2006 - 01/2009
Ensino, Curso Técnico, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Guitarra, Violão e Contrabaixo Elétrico

Projeto Violões, PROJETO VIOLÕES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor de Violão e Contrabaixo Elétrico, Carga horária: 5
Outras informações
Professor do projeto "Violões", cuja proposta foi encaminhada e aprovada pela Lei de incentivo cultural "Chico Prego", do município da Serra - ES, tendo como parceiro e financiador o Banco BANESTES. Tal projeto funcionou em parceria com a Paróquia "Nossa Senhora da Conceição" e atendeu cerca de 81 alunos nas oficinas de violão.

Atividades

03/2010 - 03/2011
Ensino, Projeto Violões, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Contrabaixo Elétrico
Violão

Escola de Música- Arte e Música, A&M, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas Guitarra Violão Clássico Violão Popular Viola Cavaquinho Contrabaixo


Oficina Artes de Vitória, OAV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplinas ministradas: Musicalização ultilizando violão, flauta doce, teclado e percussão.


Eduardo Ramos Ensino Musical, EREM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Proprietário e Professor, Carga horária: 20


Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira, FAMES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico Violonista, Carga horária: 4
Outras informações
Orquestra de Violões FAMES

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Musical
Harmonia II e BIII
Instrumento Harmônico I ao IV - Violão
Laboratório de Composição III
Orientação de TCC
Técnicas de Arranjo
Percepção II
03/2017 - Atual
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão
03/2017 - Atual
Ensino, Bacharelado em Música Popular, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Baixo Elétrico
03/2017 - Atual
Ensino, Curso de Formação Musical Popular, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Baixo Elétrico
História da Música Popular Brasileira
03/2017 - Atual
Ensino, Graduações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Baixo Elétrico optativa
Viola Caipira optativa

Orquestra de Violões do Espirito Santo, OVES, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico Violonista, Carga horária: 4


Aulas Particulares, AP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 30


Governo do Estado do Espírito Santo, GOVERNO/ES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de Violão, Carga horária: 8
Outras informações
Orquestra de Violões nas Escolas Projeto de Pesquisa da FAPES em parceria com a SEDU e FAMES.



Projetos de pesquisa


2007 - 2009
Música e Linguagem
Descrição: Descrição: Pretende-se investigar a relação entre música e linguagem. Pensando os fundamentos da música e a radicalidade da linguagem, como possibilidade de reunião poética originária, engendramos caminhos para a escuta da obra de arte musical. Com apoio da FAPES, no projeto de pesquisa "Saber Música(?)", o líder do grupo juntamente com os bolsistas de IC, João Machado e Rafael Rubim, empenharam-se em investigar as bases científicas da música. O saber como conhecimento, ciência e história. A relação entre narrar nascimentos e fazer conhecer que se exterioriza nos cortes disciplinares abarcando duplamente o projeto da ciência como o que produz saber e a questão que recai sobre o que é próprio à ciência. A produção musical como manifestação do fenômeno poético constituidor de todas as ciências. A tese "Música: escuta para linguagem" defendia em fevereiro de 2009 é o resultado final do líder do grupo para conclusão da presente pesquisa Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Celso Garcia de Araujo Ramalho - Coordenador / Jonias Pereira Felisberto - Integrante / Rafael Rubim de Medeiros Teixeira - Integrante / Eduardo Ramos de Lima - Integrante / Célia Patrícia Sampaio Bandeira - Integrante / João Machado de Almeida - Integrante / Herialdo Marcos Rosário Plotegher - Integrante. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Teoria Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Prática de Conjunto.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica

Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, E. R.. XXV Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular - Domingos Martins. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
LIMA, E. R.. Apresentação dos alunos da Oficina de Viola Caipira do XXV Festival Internacional de Inverno - Domingos Martins ES. 2018. Interpretação.

2.
LIMA, E. R.. Lançamento: CD 'Minha Casa' - Marcos Côco. 2017. Interpretação.

3.
LIMA, E. R.. Lançamento: CD 'Minha Casa' - Marcos Côco. 2017. Interpretação.

4.
LIMA, E. R.. Recital da Turma de Musicalização da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante. 2016. Arranjo.

5.
LIMA, E. R.. CD 'Minha Casa' - Marcos Côco. 2016. Registro Fonográfico.

6.
LIMA, E. R.. Concerto da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante. 2014. Interpretação.

7.
RAMALHO, C. G. A. ; Plotegher, H. M. R. ; LIMA, E. R. . Apresentação de obras para Três violões durante o evento Rec it All no INTERCOM Sudeste.. 2010. Interpretação.

8.
RAMALHO, C. G. A. ; Plotegher, H. M. R. ; LIMA, E. R. . Apresentação da obra 'Lamento' para três violões premiada durante a Mostra do Compositor Erudito Capixaba.. 2010. Interpretação.

9.
LIMA, E. R.. Circuito Nacional do Choro. 2009. Interpretação.

10.
RAMALHO, C. G. A. ; Plotegher, H. M. R. ; LIMA, E. R. . Serrear das Cordas. 2008. Registro Fonográfico.

11.
LIMA, E. R.. Vida e Obra de Maurício de Oliveira. 2008. Interpretação.

12.
LIMA, E. R.. DE Vivaldi a Chico Buarque. 2007. Interpretação.

13.
LIMA, E. R.. M.I.B Show. 2006. Interpretação.

14.
LIMA, E. R.. I Fórum Internacional de Didática Musical. 2006. Interpretação.

15.
LIMA, E. R.. Recital de Cordas Dedilhadas. 2004. Interpretação.

16.
LIMA, E. R.. Recital de Música de Câmera. 2004. Interpretação.

17.
LIMA, E. R.. Recital de Violão. 1999. Interpretação.

18.
LIMA, E. R.; SEGANTINE, F. ; CARLINI, R. Z. . Trio de Violões Odeon. 1999. Interpretação.

19.
LIMA, E. R.. Orquestra de Violões do Espírito Santo. 1998. Interpretação.

20.
LIMA, E. R.. Recital de Violão- Classe do Professor Fabiano Mayer. 1998. Interpretação.

21.
LIMA, E. R.. Palestra e Recital. 1998. Interpretação.

22.
LIMA, E. R.. Recital de Violão Classe do Professor Fabiano Mayer. 1998. Interpretação.

23.
LIMA, E. R.. Orquestra de Violões do Espírito Santo. 1998. Interpretação.

24.
LIMA, E. R.. Orquestra de Violões do Espírito Santo. 1996. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, E. R.; CORDEIRO OSCAR. Participação em banca de ARAÚJO, Iverson da Silva.Produção Musical Independente: Estudo de caso na Faculdade de Música de Vitória. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Música) - Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira.

2.
LIMA, E. R.; CORDEIRO OSCAR. Participação em banca de LEANDRO DE SOUSA GUIMARÃES.A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA APAE-VITÓRIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Música) - Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira.

3.
CORDEIRO OSCAR; LIMA, E. R.. Participação em banca de THIAGO NASCIMENTO ALBANI.O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AUXÍLIO DO ENSINO MUSICAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Música) - Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira.




Outras informações relevantes


1. Desenvolvi junto ao professor Drº. Celso Garcia de Araujo Ramalho (UFES) e ao professor Herialdo Marcos Rosário Plotegher (SEGER) o projeto Serrear das Cordas. Tal projeto foi um registro de produção musical e crítica a partir da cultura serrana. Pretendeu-se ao investigar as raízes artísticas da música proveniente da Serra, alcançar uma compreensão mais profunda da cultura popular e dos processos sociais da criação que engendram uma possibilidade poética originária. Na atitude reflexiva e crítica buscou-se encontrar um caminho para elaboração de textos que contemplasse o elemento reconhecidamente serrano e brasileiro construindo assim uma identidade a partir das diferenças presentes na própria produção cultural. Neste projeto, foi registrada, através de gravações in loco, a produção musical típica da Serra que se desdobrou na elaboração de arranjos originais e composições instrumentais que incorporaram a musicalidade serrana e posteriormente integrou um produto fonográfico gravado em estúdio com a sonoridade dos instrumentos de cordas (violão, viola caipira, cavaco, bandolim). Além do registro fonográfico, foram realizados registros escritos em forma de artigos críticos sobre o pensamento desta mesma produção musical característica do município da Serra que acompanharam o encarte do fonograma. O projeto foi aprovado pela lei de incentivo à cultura e à arte da Prefeitura Municipal de Serra Lei Chico Prego e foi financiado pelo BANESTES.

2. Cursei como aluno especial a disciplina de Seminário de Artes no Programa de Pós-graduação
em Artes(Mestrado em Artes) da Universidade Federal do Espírito Santo em 2009/1.
Nessa disciplina desenvolvi uma pesquisa sobre o Congo de Máscaras de Roda Dágua Cariacica ES, sob o olha da Semiótica.

3. Cursei como aluno especial a disciplina de Teoria da Arte I no Programa de Pós-graduação em
Artes(Mestrado em Artes) da Universidade Federal do Espírito Santo - 2009/2.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 14:29:03