Rogério Bernardo da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0133131841698013
  • Última atualização do currículo em 20/07/2017


Especialista em Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica é Mestre e licenciado em Letras pela USP. Atualmente cursa o doutorado na USP e atua na área de Pedagogia como professor coordenador pedagógico e formador de professores. Tem experiência na área de Educação e Letras com ênfase em Pedagogia de Projetos, ensino e aprendizagem, currículo, avaliação educacional, alfabetização, ensino de leitura e escrita, educação literária e Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rogério Bernardo da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R. B.

Endereço


Endereço Profissional
E.M. Jardim Pioneiro, Secretaria Municipal de Educação de Cotia.
Estrada Normandia, 102
Jd Pioneiro
06705360 - Cotia, SP - Brasil
Telefone: (11) 41485392
URL da Homepage: www.emjardimpioneiro.webnode.com.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Representações da temática afro-brasileira na literatura infantil e juvenil - ?Entre a escolarização da produção literária e a estetização das demandas escolares?,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: José Nicolau Gregorin Filho.
Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil; leis 10.639 e 11.645; PNBE; temática afro-brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada / Especialidade: ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Especialização em Especialização em Educação Básica e Proeja. (Carga Horária: 520h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, CEFET-SP, Brasil.
Título: A relação entre o discurso e a prática avaliativa dos professores.
Orientador: Jacqueline de Blasi.
2009 - 2009
Aperfeiçoamento em Gestão da aprendizagem em Ling. Port. - Gestar-II. (Carga Horária: 300h).
Universidade de Brasília/ Ministério da Educação, UNB/MEC, Brasil.
Título: Apresentação de Portifólio. Ano de finalização: 2009.
Orientador: Aya Ribeiro e Cátia Martins (formadores).
Bolsista do(a): Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/ MEC, FNDE/ MEC, Brasil.
2002 - 2004
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1999 - 2004
Graduação em Bacharelado em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1994 - 1997
Curso técnico/profissionalizante em Magistério para Ed. Infantil e Ens. Fundamental.
Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério, CEFAM, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Formação de formadores em Matemática do PNAIC. (Carga horária: 300h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Formação de formadores em Língua Portuguesa do PNAIC. (Carga horária: 300h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Enigmas da criação e da leitura: em cena, palavra. (Carga horária: 110h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Leitura, Literatura e Educação no Brasil. (Carga horária: 110h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Avaliação de Projetos Sociais. (Carga horária: 72h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2005 - 2005
Oficinas com autores. (Carga horária: 16h).
Pueri Domus Escolas Associadas, PUERI DOMUS, Brasil.
2002 - 2002
Pedagogia de Projetos. (Carga horária: 4h).
IDORT/SP, IDORT, Brasil.
2002 - 2002
Planos, Planejamento e Programas. (Carga horária: 4h).
IDORT/SP, IDORT, Brasil.


Atuação Profissional



Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de Estudos do PNAIC, Carga horária: 2


E.M. Jardim Pioneiro, EMJP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40


CESPE - UNB, CESPE/ UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Corretor das Redações do ENEM, Carga horária: 1
Outras informações
As atividades de correção ocorrem apenas nos meses de novembro e dezembro. Nesse período a jornada diária de trabalho, incluindo sábados e domingos, é de quatro horas.


Secretaria da Educação da Estância Turística de Embu, SME-EMBU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Integrante do OAP (Orientação e Apoio Pedagógico) e formador do Programa Gestar II de Língua Portuguesa, destinado aos Professores do Ensino Fundamental II.


Secretaria da Educação de Cotia, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações
Atua, no Departamento Pedagógico, como capacitador dos professores de 2a e 3a séries (ensino fundamental) da rede municipal de ensino na área de alfabetização e produção textual. Formador de professores nas áreas de alfabetização, produação textual e projetos.


Prefeitura da Estância Turística de Embu, PEMBU, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB II - EJA - Língua Portuguesa, Carga horária: 24
Outras informações
Designado para atuar no Grupo de Apoio Pedagógico (OAP) da Secretaria da Educação.


Colégio Via Sapiens, VIA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 20


Escola Municipal Deusnil Gonçalves de Souza, DEUSNIL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB - I, Carga horária: 30
Outras informações
Lecionei no ano de 2009 para os alunos do Ensino Fundamental. No final do ano de 2009 apresentei projeto para atuar como Professor Coordenador Pedagógico na E.M. Jardim Pioneiro em 2010.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB I, Carga horária: 30
Outras informações
Atuou como professor responsável pela 4a série.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Exerceu a função de professor coordenador pedagógico após aprovação em exame técnico, apresentação de Projeto e aprovação do mesmo pelos docentes da Unidade Escolar.

Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB I, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou aulas para Jardim II (Ed. Infantil), 1a série, 2a série e 4a série do Ensino Fundamental.


Escola Estadual Elizete de Oliveira Bertini, EEEOB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Admitido/ caráter excepcional, Enquadramento Funcional: Professor eventual - Ens. Fund II e EJA, Carga horária: 20


Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 4



Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Literartes


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2000
Professor Revelação, Rotary Clube de Cotia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, R. B.2012 SILVA, R. B.. O ensino da literatura infantojuvenil entre demandas e mediações. Leitura. Teoria & Prática, v. 1, p. 2556-2564, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. B.. A literatura infantil entre o pedagógico e o estético. In: 2o Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/5o CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá - PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2012.

2.
SILVA, R. B.; MARTINS, A. C. . Relações entre a literatura infantil de temática indígena e a educação. In: 2o Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/5o CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá - PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2012.

3.
SILVA, R. B.. Relações entre o lúdico e o insólito na obra de Roger Mello. In: III -Encontro Nacional 'O insólito como questão na narrativa ficcional' / IX - Painel 'Reflexões sobre o insólito na narrativa', 2011, Rio de Janeiro - RJ. O insólito e a Literatura infanto-juvenil - Anais. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011. v. 1. p. 392-406.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. B.. A literatura infantil entre o pedagógico e o estético. In: 2o Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/5o CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá - PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2012. v. 2.

2.
SILVA, R. B.. O ensino da literatura infantojuvenil entre demandas e mediações. In: 18 Congresso de leitura do Brasil, 2012, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: FE/UNICAMP; ALB, 2012. v. 1. p. 393-394.

3.
SILVA, R. B.; MARTINS, A. C. . Relações entre a literatura infantil de temática indígena e a educação. In: 2o Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/5o CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá - PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2012.

4.
SILVA, R. B.. Relações entre o lúdico e o insólito na obra de Roger Mello. In: III -Encontro Nacional 'O insólito como questão na narrativa ficcional' / IX - Painel 'Reflexões sobre o insólito na narrativa', 2011, Rio de Janeiro - RJ. Caderno de resumo. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011. v. 1. p. 139-140.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, R. B.. A literatura infantil: entre o pedagógico e o estético. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, R. B.; MARTINS, A. C. . Relações entre a literatura infantil de temática indígena e a educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, R. B.. O ensino da literatura infantojuvenil entre demandas e mediações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, R. B.. Relações entre o lúdico e o insólito na obra de Roger Mello. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SILVA, R. B.; MARTINS, A. C. . Entre a imersão e a superfície: Efeito das referêncas à 'Alice no país das marav' no cinema. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, R. B.. Letramento e Alfabetização. ETB-Somos Educação, 2016 (Material Pedagógico para Graduação em Pedagogia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, R. B.; Sandra Pereira Lopes . Caderno do Educador. 2010.

2.
SILVA, R. B.; DIORIO, M.A. ; GUSSON, L. . Comissão julgadora do I Concurso Literário ?História da Cidade ? Embu 50 anos". 2009.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, R. B.; GUIMARÃES, Lourdes ; MARTINS, A. C. . Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens. 2012; Tema: O site abriga informações acerca dos eventos realizados pelo grupo de pesquisa, artigos e vídeos a respeito de produções literárias e culturais destinadas a crianças e jovens.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, R. B.; MARTINS, A. C. . Minicurso: A formação do povo brasileiro e a literatura infantil: africanos, indígenas e europeus (im)possibilidades e desdobramentos literários. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, R. B.. Oficina de Produção Textual. 2008. .

3.
SILVA, R. B.. Como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a ler e a escrever (Discutindo a Psicogênese) - módulo I. 2007. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
SILVA, R. B.. Banca corretora das redações do ENEM 2015. 2015. Universidade de Brasília.

2.
SILVA, R. B.. Banca corretora das redações do ENEM 2014. 2014.

3.
SILVA, R. B.. Comissão Julgadora do 17º Concurso Literário do Colégio Objetivo (Clico). 2014.

Outras participações
1.
SILVA, R. B.. Comissão Julgadora do 18º Concurso Literário do Colégio Objetivo (Clico). 2015.

2.
SILVA, R. B.. Banca corretora das redações do ENEM 2013. 2013. Cespe/ Unb.

3.
SILVA, R. B.. Comissão Julgadora do 16º Concurso Literário do Colégio Objetivo (Clico). 2013. Colégio Objetivo.

4.
SILVA, R. B.. Banca Corretora das Redações do ENEM 2012. 2012. Cespe/ Unb.

5.
SILVA, R. B.. Comissão julgadora do Concurso Literário - 15º Clico - Colégio Objetivo. 2012. Colégio Objetivo.

6.
SILVA, R. B.. Banca Corretora das Redações do ENEM 2011. 2011. Cespe/ Unb.

7.
SILVA, R. B.. Banca corretora das Redações do ENEM. 2010. CESPE - UNB.

8.
SILVA, R. B.; PEREIRA, M. S. S. Prêmio Itaú Unicef. 2009. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

9.
SILVA, R. B.. Banca corretora das redações do ENEM. 2009. CESPE - UNB.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
20º Congresso de Leitura do Brasil (Cole-2016). Efeitos do fantástico na literatura infantil e juvenil. 2016. (Congresso).

2.
20º Congresso de Leitura do Brasil (Cole-2016). Leitura Literária e Currículo Escolar - Desdobramentos e (Im) possibilidades. 2016. (Congresso).

3.
Literatura e Ensino - Territórios em Diálogos. 2016. (Seminário).

4.
Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portugueguesa.Literatura Infantil e Gêneros Textuais: O utilitário e o estético em conflito. 2015. (Encontro).

5.
Mesa Redonda ?Direito à Literatura: O papel da literatura na formação dos ser humano?.?Direito à Literatura: O papel da literatura na formação dos ser humano?. 2014. (Encontro).

6.
18 Cole - Unicamp/ ALB.O ensino da literatura infantojuvenil entre demandas e mediações. 2012. (Simpósio).

7.
2o Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/5o CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.A literatura infantil entre o pedagógico e o estético. 2012. (Simpósio).

8.
SePEL UERJ - III Encontro Nacional O Insólito como questão na narrativa Ficcional / IX Painel de Reflexões sobre o Insólito na narrativa Ficcional: O Insólito e a Literatura Infanto-Juvenil.Relações entre o lúdico e o insólito na obra de Roger Mello. 2011. (Encontro).

9.
SePEL UERJ - III Encontro Nacional O Insólito como questão na narrativa Ficcional / IX Painel de Reflexões sobre o Insólito na narrativa Ficcional: O Insólito e a Literatura Infanto-Juvenil. 2011. (Encontro).

10.
I Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturiais.Entre a imersão e a superfície: efeitos das referências à Alice no cinema. 2010. (Encontro).

11.
XIII Congresso Saber. 2009. (Congresso).

12.
Fórum SM de Educação. 2008. (Outra).

13.
XII Congresso SABER. 2008. (Congresso).

14.
1o Encontro Intermunicipal - A Educação no Rumo Certo. 2007. (Encontro).

15.
EDUCAR. 2007. (Congresso).

16.
Seminário de Educação Embu. 2007. (Seminário).

17.
Seminário sobre valores: educação para cidadania. 2007. (Seminário).

18.
I Congresso de Diretores de Cotia e Região. Projetos em sala de aula. 2002. (Congresso).

19.
I Simpósio de Educação de Cotia. 2001. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, R. B.. Olimpíadas Literárias de Embu das Artes. 2014. .



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, R. B.2012 SILVA, R. B.. O ensino da literatura infantojuvenil entre demandas e mediações. Leitura. Teoria & Prática, v. 1, p. 2556-2564, 2012.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, R. B.; MARTINS, A. C. . Minicurso: A formação do povo brasileiro e a literatura infantil: africanos, indígenas e europeus (im)possibilidades e desdobramentos literários. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, R. B.; GUIMARÃES, Lourdes ; MARTINS, A. C. . Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens. 2012; Tema: O site abriga informações acerca dos eventos realizados pelo grupo de pesquisa, artigos e vídeos a respeito de produções literárias e culturais destinadas a crianças e jovens.. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:28:42