Diego Costa Pinto

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  • Última atualização do currículo em 19/05/2017


Professor do Núcleo de Estudos em Marketing e Coordenador da área de Pesquisa na ESPM Sul. Doutor (PhD) em Administração de Marketing pela Neoma Business School (Reims, França), diploma reconhecido pela UFRGS em 2014. Mestre e Graduado em Administração de Marketing pela UFRGS. Visiting PhD Student na New York University - Prof Yaacov Trope, Psychology Department (Maio/2012) e na University of British Columbia - Prof Darren Dahl (Maio/2013). Líder do Grupo de Pesquisa em Marketing e Consumo da ESPM Sul. Suas pesquisas já foram publicadas no International Journal of Retail and Distribution Management (A1 Capes), International Journal of Consumer Studies (A2 Capes), Journal of Brand Management (A2 Capes), Brazilian Administration Review (A2 Capes), Journal of Consumer Behaviour (B1 Capes) e em conferências acadêmicas internacionais como o Association for Consumer Research (ACR), a Academy of Marketing Science (AMS) e o European Marketing Academy (EMAC). Áreas de Pesquisa: Estratégias e Inovação em Marcas, Identidades do Consumidor, Consumo Sustentável, Marketing Social, Varejo e Marcas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Costa Pinto
Nome em citações bibliográficas
COSTA PINTO, Diego;COSTA, Diego;Costa, Diego

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.
Rua Guilherme Schell
Santo Antônio
90640040 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 32181300
URL da Homepage: www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Administração (PhD).
Neoma Business School (diploma reconhecido pela UFRGS em 2014), NEOMA, França.
Título: ?Abstract? and ?Concrete? Identities: Construal Level, Identities, and Consumer Behavior, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Adilson Borges.
2009 - 2011
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Valores e Motivação Baseada na Identidade: As influências da identidade no consumo responsável,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Walter Meucci Nique.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Consumo Responsável: O caso da água em Porto Alegre.
Orientador: Walter Meucci Nique.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
Instituto de Empresa Business School, IE, Espanha.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Formação Complementar


2013 - 2013
Visiting PhD - Prof. Darren Dahl. (Carga horária: 100h).
University of British Columbia, UBC, Canadá.
2012 - 2012
Visiting PhD - Prof. Yaacov Trope. (Carga horária: 100h).
New York University, NYU, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador da área de Pesquisa ESPM Sul Líder do Grupo de Pesquisa em Marketing e Consumo ESPM Sul

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa em Marketing, .

08/2014 - Atual
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado
02/2014 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Pesquisa de Mercado
Ética e Responsabilidade Empresarial

Centro Universitário La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente


Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação
Outras informações
Disciplina Comportamento do Consumidor Pós-Graduação Master em Marketing


Reims Management School, RMS, França.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Research and Teaching Assistant


École de Commerce de Troyes, ESC TROYES, França.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Marketing and Communication Strategy

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Consumer Behavior, MBA International Affairs


University of International Business & Economics, UIBE, China.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Geomarketing, MBA International Retailing

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Retail Marketing, MBA International Retailing


Negocia Paris, NEGOCIA, França.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: MBA International - Doing Business in Brazil

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: MBA International - Doing Business in Brazil


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista Mestrado CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado CNPq, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Tutor EAD, Enquadramento Funcional: Tutor EAD Negócios Internacionais, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente - Pesquisa em Marketing, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2009 - 09/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
(UFRGS) EAD Comércio Exterior

Costa Consultoria, COSTA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Sócio-Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio-Diretor
Outras informações
Consultoria Empresarial, com foco em Pesquisa de Mercado



Linhas de pesquisa


1.
Estratégia e Inovação em Marketing


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Edital CAEPM 2014-2015: Marcas e Sustentabilidade: Quando a sustentabilidade beneficia a marca?
Descrição: As empresas são incentivadas cada vez mais a investir em ações de sustentabilidade para melhorarem a percepção de suas marcas. No entanto, este projeto de pesquisa sugere que nem todas as marcas se beneficiam igualmente dos esforços de sustentabilidade. Esta pesquisa tem como objetivo identificar em que medida as identidades do consumidor e o conceito das marcas influenciam o consumo sustentável. Além disso, esta pesquisa visa mostrar como os esforços de sustentabilidade influenciam na percepção de marca..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Diego Costa Pinto - Coordenador / Márcia Herter - Integrante / Dilney Albornoz Gonçalves - Integrante.Financiador(es): Centro de Altos Estudos da ESPM - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7
2014 - Atual
Edital CNPQ Universal 14/2013 - 479198/2013-6 - A Importância das Evidências Físicas para o Comportamento dos Consumidores
Descrição: A participação dos serviços vem apresentando um crescente destaque na economia brasileira e mundial. O presente projeto tem como objetivo preencher algumas lacunas referentes à importância das evidências físicas no comportamento do consumidor no contexto de serviços. O estudo 1 propõe analisar o papel das evidências físicas e das consequências das trocas de serviços nas intenções de compra dos consumidores. O estudo 2 investiga a influência das evidências físicas e das consequências das trocas nos sentimentos de culpa e arrependimento dos consumidores frente às falhas. O estudo 3 explora o papel das evidências físicas e da compensação à falha nos sentimentos de culpa, arrependimento e raiva do consumidor frente à falhas em trocas com consequências severas. Por fim, o último estudo propõe que na ocorrência de falhas em trocas com consequências severas, o consumidor terá menores intenções de retaliação (e.g. troca de provedor) e maiores intenções de conciliação (e.g. boca- a-boca positivo) quando existe forte evidência física positiva, compensação à falha e a fonte do problema é externa ao provedor de serviços comparando-se a situações onde as evidências físicas positivas são fracas, não há compensação pela falha e/ou a fonte do problema é interna..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Edital CNPQ 22/2014 - 471509/2014-0 - Cidadania de Mercado: autenticidade e expressão sociocultural mediada pelas práticas de mercado
Descrição: Este projeto visa compreender e analisar a forma como a cidadania se manifesta e é mediada pelas práticas sociais no âmbito do mercado. Nesta pesquisa, propõe-se a utilização das lentes múltiplas, envolvendo as disciplinas de Marketing, Comunicação, Administração, Sociologia, Antropologia, no âmbito de suas técnicas e conhecimentos, para constituir uma interlocução entre práticas de cidadania e práticas de mercado na cultura gaúcha. Tomando por base concepções de cidadania do consumidor, propõem-se uma análise ampliada, incorporando outros agentes de mercado. Neste sentido, aspectos de autenticidade das marcas emergem como elementos fundamentais para o reconhecimento social destes outros agentes. Assim, espera-se integrar dois temas que impactam diretamente nas sociedades contemporâneas (consumo e cidadania) dentro de uma perspectiva ampla, que reconhece o mercado como um campo de construção de projetos socioculturais, mas também resultante destes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Diego Costa Pinto - Integrante / Walter Meucci Nique - Integrante / Marlon Dalmoro - Coordenador / Lisa Peñaloza - Integrante / Leonel José de Oliveira - Integrante / Maurício Hergemöller - Integrante / Tainara Scariot - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2014 - Atual
Estratégia e Inovação em Marcas
Descrição: Este projeto-eixo visa analisar questões relacionadas às marcas e branding. Este projeto utiliza pesquisas qualitativas e quantitativas para avaliar diversas dimensões das marcas. Além disso, este projeto visa analisar a responsabilidade empresarial das marcas, através de questões como marketing social, consumo sustentável e ética empresarial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Diego Costa Pinto - Coordenador.Financiador(es): Centro de Altos Estudos da ESPM - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
2012 - 2015
Edital Governo Francês - Consumo responsável - Conselho Régional Champagne-Ardennes (França)
Descrição: Consommation Responsable de l'Eau - Economiser nos Richesses Projeto aprovado em setembro 2012. Orçamento: 110.000 euros.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Diego Costa Pinto - Integrante / Adilson Borges - Coordenador / Mukta Ramchandani - Integrante.Financiador(es): Conseil Régional Champagne-Ardennes - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
2007 - 2008
Edital CNPQ PIBIC - Métodos de Pesquisa em Comportamento do Consumidor
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: International Journal of Consumer Studies (Print)
2012 - Atual
Periódico: Environment and Planning A
2014 - Atual
Periódico: Journal of Business Research
2013 - Atual
Periódico: International Journal of Sustainability in Higher Education
2015 - Atual
Periódico: Journal of Consumer Behaviour
2015 - Atual
Periódico: Journal of International Consumer Marketing
2016 - Atual
Periódico: International Journal Business & Marketing
2016 - Atual
Periódico: BAR. Brazilian Administration Review
2017 - Atual
Periódico: Journal of Environmental Planning and Management
2017 - Atual
Periódico: Journal of Marketing Communications


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Comportamento do Consumidor.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Pesquisa em Marketing.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Social.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Varejo.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Marcas (Branding).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Professor do Ano, ESPM Sul - Empresa Jr.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:7
Total de citações:17
Fator H:2
COSTA PINTO, Diego  Data: 02/05/2016

Outras
Total de trabalhos:20
Total de citações:113
https://scholar.google.com.br/citations?user=tVtlMLQAAAAJ  Data: 19/05/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LADEIRA, W. J.2016LADEIRA, W. J. ; NIQUE, Walter M. ; COSTA PINTO, Diego ; BORGES, Adilson . Running for pleasure or performance? How store attributes and hedonic product value influence consumer satisfaction. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 26, p. 502-520, 2016.

2.
COSTA PINTO, Diego2016COSTA PINTO, Diego; NIQUE, WALTER MEUCCI ; HERTER, MARCIA MAURER ; BORGES, Adilson . Green Consumers and their Identities: How Identities Change the Motivation for Green Consumption. International Journal of Consumer Studies (Print), v. 40, p. 742-753, 2016.

3.
DALMORO, Marlon2015 DALMORO, Marlon ; COSTA PINTO, Diego ; NIQUE, Walter M. ; BORGES, Adilson . Global Brands in Emerging Markets: The Cultural Antecedents of Global Brand Preference. Journal of Brand Management, v. 22, p. 721-736, 2015.

4.
COSTA PINTO, Diego2015COSTA PINTO, Diego; REALE, Getúlio ; SEGABINAZZI, Rodrigo ; VARGAS ROSSI, CARLOS ALBERTO . Online identity construction: How gamers redefine their identity in experiential communities. Journal of Consumer Behaviour, v. 14, p. 399-409, 2015.

5.
HERTER, M.2014 HERTER, M. ; SANTOS, C. P. ; COSTA PINTO, Diego . -Man, I shop like a woman!- The effects of gender and emotions on consumer shopping behaviour outcomes. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 42, p. 780-804, 2014.

6.
COSTA PINTO, Diego;COSTA, Diego;Costa, Diego2014COSTA PINTO, Diego; HERTER, M. ; ROSSI, P. ; BORGES, Adilson . Going green for self or for others? Gender and identity salience effects on sustainable consumption. International Journal of Consumer Studies (Print), v. 38, p. 540-549, 2014.

7.
SCARABOTO, Daiane2012SCARABOTO, Daiane ; ROSSI, C. A. V. ; COSTA PINTO, Diego . How consumers persuade each other: rhetorical strategies of interpersonal influence in online communities. BAR. Brazilian Administration Review, v. 9, p. 246-267, 2012.

8.
COSTA PINTO, Diego;COSTA, Diego;Costa, Diego2011 COSTA PINTO, Diego; NIQUE, Walter M. ; AÑAÑA, Edar ; HERTER, M. . Green consumer values: how do personal values influence environmentally responsible water consumption?. International Journal of Consumer Studies (Print), v. 35, p. 122-131, 2011.

9.
DE MOURA, Luís C. S.2009DE MOURA, Luís C. S. ; ROSSI, C. A. V. ; COSTA PINTO, Diego . Marketing Clínico: Reflexões sobre utilidade e utilitarismo. Pretexto (Belo Horizonte. Impresso), v. 10, p. 37-46, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA PINTO, Diego; HERTER, M. ; SEGABINAZZI, R. C. . Marketing. 1. ed. Porto Alegre: Natural Editora, 2014. v. 1. 232p .

Capítulos de livros publicados
1.
Costa, Diego; BORGES, Adilson ; Nique, Walter ; Heiter, Marcia . My Values or Our Identity? The Moderating Role of Identities on Values-Behavior Congruence and Green Consumption Decisions. Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 627-627.

2.
Rossi, Patricia ; Herter, Marcia ; Costa, Diego ; BORGES, Adilson . Are Blondes More Hedonic than Brunettes? Stereotype Effects on Willingness to Pay for Hedonic and Utilitarian Products. Ideas in Marketing: Finding the New and Polishing the Old. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 299-299.

3.
Herter, Marcia ; Santos, Cristiane Pizzutti dos ; Costa, Diego . Man, I Shop Like a Woman! Effects of Gender and Emotions on Consumer Shopping Outcomes and Perceptions of Retail Environments. Ideas in Marketing: Finding the New and Polishing the Old. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 34-34.

4.
Costa, Diego; DALMORO, Marlon ; Nique, Walter ; BORGES, Adilson . When Local Brands are Better? The Moderator Role of Self-Construal on Identification with Global or Local Brands. The Sustainable Global Marketplace. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 154-154.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSTA PINTO, Diego; CASTAGNA, C. . Que Crise? Esta Crise.... Zero Hora, Porto Alegre, p. 15 - 15, 25 jul. 2016.

2.
COSTA PINTO, Diego. Carreira acadêmica para ter autonomia e dinamismo. Revista Administradores, 06 nov. 2013.

3.
COSTA PINTO, Diego. Porto-alegrenses são favoráveis a uma lei que proíba o cigarro em ambientes fechados. Zero Hora, Porto Alegre, 23 jan. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTINI, F. O. ; LADEIRA, W. J. ; SAMPAIO, C. H. ; COSTA PINTO, Diego . Experiência de Marca: Uma Pesquisa Meta-Analítica. In: XL Enanpad 2016, 2016, Costa do Sauípe. XL Enanpad 2016, 2016.

2.
COSTA PINTO, Diego; HERTER, MARCIA MAURER ; GONCALVES, D. A. ; SAYIN, E. . Finding the Right Corporate Social Responsibility: How Identity Goals Influence Brand CSR Strategies. In: Association for Consumer Research Conference, 2016, Berlim. Proceedings of the Association for Consumer Research Conference, 2016.

3.
TERRES, M. ; MAZZON, J. A. ; COSTA PINTO, Diego ; HERTER, MARCIA MAURER . The Servicescapes Halo Effect: How Service Environments Can Reduce Adverse Consequences of Service Failure. In: XL Enanpad 2016, 2016, Costa do Sauípe. XL Enanpad 2016, 2016.

4.
ROSSI, P. ; COSTA PINTO, Diego ; HERTER, M. ; GONCALVES, D. A. . Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers? Perceptions of Brand Sustainability. In: World Marketing Congress - Academy of Marketing Science, 2015, Bari, Itália. Proceedings of the Academy of Marketing Science, 2015.

5.
Rossi, Patricia ; COSTA, Diego ; Herter, Marcia ; GONCALVES, D. A. . Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers? Perceptions of Brand Sustainability. In: Enanpad, 2015, Belo Horizonte. Anais do Enanpad 2015, 2015.

6.
GONCALVES, D. A. ; ROSSI, P. ; HERTER, M. ; COSTA PINTO, Diego . Should Strong Brands Invest in Ecolabels? An Accessibility-Diagnosticity Account of Perceptions of. In: Advances in Consumer Research, 2014, Baltimore, MD. Advances in Consumer Research, 2014.

7.
LADEIRA, W. J. ; ARAUJO, C. F. ; SANTINI, F. O. ; FLEURY, F. A. ; COSTA PINTO, Diego . Autocontrole hoje, Indulgência amanhã? Revisitando os Estudos de Distância Temporal e Autocontrole Através do Viés de Otimismo e Pessimismo. In: Encontro de Marketing da Anpad (EMA), 2014, Gramado, RS. Anais do Encontro de Marketing da Anpad (EMA), 2014.

8.
ROSSI, P. ; HERTER, M. ; COSTA PINTO, Diego ; BORGES, Adilson . Are Blondes More Hedonic Than Brunettes?? Stereotype Effects on Willingness to Pay for Hedonic and Utilitarian Products. In: Academy of Marketing Science, 2013, Monterey. Proceedings of the Academy of Marketing Science, 2013.

9.
HERTER, M. ; SANTOS, C. P. ; COSTA PINTO, Diego . Man, I shop like a woman!? Effects of Gender and Emotions on Consumer Shopping Outcomes and Perceptions of Retail Environments. In: Academy of Marketing Science, 2013, Monterey. Proceedings of the Academy of Marketing Science, 2013.

10.
COSTA PINTO, Diego; HERTER, M. ; ROSSI, P. ; BORGES, Adilson . Going Green for Self vs. Others: Gender and Identity Salience Effects on Green Consumption. In: Association for Consumer Research, 2013, Chicago. Proceedings of the Association for Consumer Research, 2013.

11.
COSTA PINTO, Diego; BORGES, Adilson . Are Values Always Abstract? How Construal Level and Identities Influence the Use of Values on Green Consumption. In: Association for Consumer Research, 2013, Chicago. Proceedings of the Association for Consumer Research, 2013.

12.
COSTA PINTO, Diego; BORGES, Adilson ; NIQUE, Walter M. ; HERTER, M. . My values or our identity? The moderating role of identities on values-behavior congruence and green consumption decisions. In: Academy of Marketing Science, 2012, New Orleans. Proceedings of the Academy of Marketing Science, 2012.

13.
COSTA PINTO, Diego; DALMORO, Marlon ; NIQUE, Walter M. ; BORGES, Adilson . When Local Brand are Better? The Moderator Role of Self-Construal on Identification with Global or Local Brands. In: Academy of Marketing Science Conference, 2011, Coral Gables, Florida. Proceedings of the 2011 Academy of Marketing Science Conference, Coral Gables, Florida, 2011., 2011.

14.
LADEIRA, Wagner ; COSTA PINTO, Diego ; NIQUE, Walter M. . Brazilian Runners: how can shopping value and store environment increase satisfaction in a purchase of Sports Shoes?. In: European Marketing Academy Conference, 2011, Ljubljana, Slovenia. Proceedings of the European Marketing Academy Conference, 2011.

15.
DALMORO, Marlon ; COSTA PINTO, Diego ; NIQUE, Walter M. ; BORGES, Adilson . Global x Local Brands: How Values and Global Consumer Culture Influence Self-Brand Connection. In: European Marketing Academy Conference, 2011, Ljubljana, Slovenia. Proceedings of the European Marketing Academy Conference, 2011.

16.
SEGABINAZZI, R. C. ; NIQUE, Walter M. ; COSTA PINTO, Diego . O Estilo de Vida da Tribo do Surf e a Cultura de Consumo que a envolve. In: Enanpad, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Enanpad, 2011.

17.
HERTER, M. ; COSTA PINTO, Diego ; BORGES, Adilson ; NIQUE, Walter M. . Going green for friends, family or community? How different levels of subject norms and identity influence green behavior. In: Association for Consumer Research, 2011, Coral Gables. Proceedings of the Association for Consumer Research, 2011.

18.
COSTA PINTO, Diego; BORGES, Adilson ; NIQUE, Walter M. ; HERTER, M. . Doing non-transcendent go green: the moderating role of identity on value-behavior relationship. In: Association for Consumer Research, 2011, Coral Gables. Proceedings of the Association for Consumer Research, 2011.

19.
ROSSI, C. A. V. ; SEGABINAZZI, Rodrigo ; REALE, Getúlio ; MARTINS, Marco ; COSTA PINTO, Diego . Worlds of Warcrafters. In: ACR Film Festival, 2010, Jacksonville, FL, USA.. ACR Film Festival, 2010.

20.
NIQUE, Walter M. ; AÑAÑA, Edar ; COSTA PINTO, Diego . Utilitarian and hedonic brands: how human values and attitudes influence brand perception?. In: 39th European Marketing Academy Conference, 2010, Copenhagen, Dinamarca. 39th European Marketing Academy Conference, 2010.

21.
FEHSE, Felipe Betancur ; NIQUE, Walter M. ; COSTA PINTO, Diego . L´impact du bruit d´ambiance et de la densité des clients sur le comportement du consommateur dans un restaurant. In: 25ème congrès de l'AFM, 2009, Londres. 25ème congrès de l'AFM, 2009.

22.
FEHSE, Felipe Betancur ; NIQUE, Walter M. ; COSTA PINTO, Diego . The impact of environmental noise on consumer behavior in the retail environment. In: 38th European Marketing Academy Conference, 2009, Nantes, FR. 38th European Marketing Academy Conference, 2009.

23.
COSTA PINTO, Diego; NIQUE, Walter M. ; FEHSE, Felipe Betancur . Consumo Responsável de Água e a Influência dos Valores Pessoais. In: Simpósio Internacional de Valores Humanos e Gestão, 2008, São Paulo. Simpósio Internacional de Valores Humanos e Gestão, 2008.

24.
COSTA PINTO, Diego; NIQUE, Walter M. . Responsible Water Consumption: An Analysis from personal values. In: EMAC - European Marketing Academy Conference, 2008, Brighton, UK. 37th EMAC - European Marketing Academy Conference, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA PINTO, Diego; HERTER, MARCIA MAURER ; GONCALVES, D. A. ; SAYIN, E. . Finding the Right Corporate Social Responsibility: How Identity Goals Influence Brand CSR Strategies. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Rossi, Patricia ; COSTA PINTO, Diego ; HERTER, M. ; GONCALVES, D. A. . Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers? Perceptions of Brand Sustainability.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ROSSI, P. ; COSTA PINTO, Diego ; HERTER, MARCIA MAURER ; GONCALVES, D. A. . Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers? Perceptions of Brand Sustainability. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
COSTA PINTO, Diego; BORGES, Adilson . Are Values Always Abstract? How Construal Level and Identities Influence the Use of Values on Green Consumption. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ROSSI, P. ; HERTER, M. ; BORGES, Adilson ; Costa, Diego . Are Blondes More Hedonic Than Brunettes?? Stereotype Effects on Willingness to Pay for Hedonic and Utilitarian Products. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Herter, Marcia ; SANTOS, C. P. ; COSTA PINTO, Diego . Man, I shop like a woman!? Effects of Gender and Emotions on Consumer Shopping Outcomes and Perceptions of Retail Environments. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Costa, Diego; HERTER, M. ; Rossi, Patricia ; BORGES, Adilson . Going Green for Self vs. Others: Gender and Identity Salience Effects on Green Consumption. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Costa, Diego; NIQUE, Walter M. ; HERTER, M. ; BORGES, Adilson . My values or our identity? The moderating role of identities on values-behavior congruence and green consumption decisions. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
DALMORO, Marlon ; Costa, Diego ; NIQUE, Walter M. ; BORGES, Adilson . Global x Local Brands: how values and global consumer culture influence self-brand connection in Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LADEIRA, W. J. ; COSTA PINTO, Diego ; BORGES, Adilson . Brazilian Runners: how can shopping value and store environment increase satisfaction in a purchase of Sports Shoes?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COSTA PINTO, Diego; MAYUMI, Carla ; MONGUILHOT, A. ; BRAND, C. ; WOBETO, G. . Consultoria - Pesquisa RedBull (Box1824). 2015.

2.
COSTA PINTO, Diego; MAYUMI, Carla ; MONGUILHOT, A. ; BRAND, C. ; WOBETO, G. . Consultoria - Pesquisa TIM (Box1824). 2015.

3.
COSTA PINTO, Diego. Consultoria - Pesquisa de Marketing - Empresa Jr. 2015.

4.
COSTA PINTO, Diego. Consultoria - Pesquisa de Marketing - Marketing Esportivo - Projeto Superbowl. 2015.

5.
COSTA PINTO, Diego; MAYUMI, Carla ; MONGUILHOT, A. ; BRAND, C. ; WOBETO, G. . Consultoria - Pesquisa Branding Melissa (Box1824). 2014.

Trabalhos técnicos
1.
COSTA PINTO, Diego. VII Encontro de Marketing Anpad. 2016.

2.
COSTA PINTO, Diego. 44th Academy of Marketing Science Annual Conference. 2016.

3.
COSTA PINTO, Diego. Association For Consumer Research - North American Conference. 2016.

4.
COSTA PINTO, Diego. 2016 Global Marketing Conference. 2016.

5.
COSTA PINTO, Diego. 18º Prêmio Empresa Cidadã ADVB-SC. 2016.

6.
COSTA PINTO, Diego. 10ª Noite de Prêmios ESPM-Sul. 2015.

7.
COSTA PINTO, Diego; GALLI, G. ; VASCONCELOS, A. . 4º Prêmio Direções Abicalçados. 2015.

8.
COSTA PINTO, Diego. 39º Enanpad - Avaliador. 2015.

9.
COSTA PINTO, Diego. 18th Academy of Marketing Science World Marketing Congress (WMC). 2015.

10.
COSTA PINTO, Diego. 17º Prêmio Empresa CIdadã ADVB-SC. 2015.

11.
COSTA PINTO, Diego. 9ª Noite de Prêmios ESPM Sul. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA PINTO, Diego. Ensino Superior e Mercado de Trabalho. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA PINTO, Diego; GALLI, G. . Brand Insights - MBA Branding. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
COSTA PINTO, Diego; SALAZAR, R. . Tendências em Varejo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
COSTA PINTO, Diego; RAVAZZOLO, A. . Bases de Dados. 2015. .

4.
COSTA PINTO, Diego; HERTER, M. . Caso Padarie: O desafio de expandir o negócio. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estudo de Caso (Case)).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA PINTO, Diego; SILVA, D. M. L.; KORELO, J. Participação em banca de Cecília Souto Maior de Brito. O Papel Do Status Da Marca E Da Justificativa Da Escolha Na Relação Entre Posicionamento Green E A Percepção De Orgulho. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

2.
COSTA PINTO, Diego; NIQUE, WALTER MEUCCI; NASCIMENTO, L. F.; SLONGO, L. A.. Participação em banca de Teresa Cochrane Bravo Andresen Barbosa. What does it take to greenify you. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
KORELO, J; SILVA, D. M. L.; COSTA PINTO, Diego. Participação em banca de Helison Bertoli Alves Dias. A RELAÇÃO ENTRE A INFLUÊNCIA SOCIAL E O APEGO ENTRE CONSUMIDORES E MARCAS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

2.
COSTA PINTO, Diego; SILVA, D. M. L.; PRADO, P. H. M.. Participação em banca de Cecília Souto Maior de Brito. O Efeito do Self-Construal sobre a Relação entre o Posicionamento Green e a Percepção do Consumidor. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSSI, P.; COSTA PINTO, Diego. Participação em banca de Pauline Guiset. Adaptation Du Mix Marketing des Marques de Champagne sur le Marché Français et le Chinois. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School.

2.
HERTER, M.; COSTA PINTO, Diego. Participação em banca de Amy Damien. Le Rôle du Marketing Expérientiel et Sensoriel dans l?instauration de la Confiance. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School.

3.
GOMEZ, P.; COSTA PINTO, Diego. Participação em banca de Isaure Collonnier. Impact des Labels Biologiques sur la Perception de la Naturalité des Produits Cosmétiques par les Consommateurs. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School.

4.
HERTER, M.; COSTA PINTO, Diego. Participação em banca de Antoine Zizine. Brand content : effets persuasifs et efficacite publicitaire par rapport a la publicite traditionnelle. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School.

5.
BORGES, Adilson; COSTA PINTO, Diego. Participação em banca de Lou Lefevre. L?impact des Retouches des Images Publicitaires sur l?Intention d?achat et sur l?estime de soi des jeunes garçons. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School.

6.
BORGES, Adilson; COSTA PINTO, Diego. Participação em banca de Lauretta Decourt. Les Effets Persuasifs des Messages d?Avertissement Visant à Reduire la Consommation Abusive d?Alcool. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School.

7.
COSTA PINTO, Diego; HERTER, M.. Participação em banca de Béatrice Guilhot. Le Comportement de Consommation des Hispano-Américans : Le Cas du Mexique. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School.

8.
COSTA PINTO, Diego; HERTER, M.. Participação em banca de Tanja Posch. The Moderating Role of Identity on Value-Behavior Congruence in the Case of Responsible Consumer Behavior. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School.

9.
COSTA PINTO, Diego; ROSSI, P.. Participação em banca de Rémi Bonet. Comment Favoriser la Finance Responsable ? L?influence des valeurs personnelles et de la Regulatory Focus. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School.

10.
BORGES, Adilson; COSTA PINTO, Diego. Participação em banca de Benjamin Missoffe. Les Effets Persuasifs des Différents Messages Anti-tabac. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School.

11.
BORGES, Adilson; COSTA PINTO, Diego. Participação em banca de Laureline Carpuat. L?impact du Message Émotionnel sur les Comportements Alimentaires. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROHDE, L.; BASSO, L.; COSTA PINTO, Diego. Participação em banca de Julia Sara Pessato Nunes.Marketing Relacionado à Causa: Os Questionamentos Sociais Como Estratégia Para Um Maior Envolvimento do Consumidor Com a Marca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
COSTA PINTO, Diego; BASSO, L.; SALAINI, C.. Participação em banca de Victória Moreira Kern.O Valor de um Living Lab. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Association for Consumer Research. Finding the Right Corporate Social Responsibility: How Identity Goals Influence Brand CSR Strategies. 2016. (Congresso).

2.
Congresso de Estratégia Criativa. 2015. (Congresso).

3.
IV Mostra de Produção Científica. Sessão de apresentação de trabalhos do curso de Administração. 2015. (Congresso).

4.
World Marketing Congress. Session Chair: Contemporary Branding Topics. 2015. (Congresso).

5.
World Marketing Congress. Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers? Perceptions of Brand Sustainability. 2015. (Congresso).

6.
Academy of Marketing Science. ?ARE BLONDES MORE HEDONIC THAN BRUNETTES?? STEREOTYPE PRIMING EFFECTS ON THE CHOICE OF HEDONIC AND UTILITARIAN PRODUCTS. 2013. (Congresso).

7.
Association for Consumer Research. Are Values Always Abstract? How Construal Level and Identities Influence the Use of Values on Green Consumption. 2013. (Congresso).

8.
Academy of Marketing Science. My values or our identity? The moderating role of identities on values-behavior congruence and green consumption decisions. 2012. (Congresso).

9.
Academy of Marketing Science. Organizing Commitee. 2011. (Congresso).

10.
European Marketing Academy Conference. Global x Local Brands: How Values and Global Consumer Culture Influence Self-Brand Connection. 2011. (Congresso).

11.
Enanpad 2009. 2009. (Congresso).

12.
I Simpósio Valores Humanos e Gestão.Consumo responsável de água e a influência dos Valores pessoais. 2008. (Simpósio).

13.
Simpósio: A Universidade frente aos desafios da sustentabilidade. 2007. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA PINTO, Diego; RAVAZZOLO, A. . VI Mostra de Produção Científica - Open ESPM Sul. 2017. (Congresso).

2.
COSTA PINTO, Diego; RAVAZZOLO, A. . V Mostra de Produção Científica - Open ESPM Sul. 2016. (Congresso).

3.
COSTA PINTO, Diego; RAVAZZOLO, A. . IV Mostra de Produção Científica - Open ESPM Sul. 2015. (Congresso).

4.
COSTA PINTO, Diego; HERTER, MARCIA MAURER ; BORGES, Adilson . XV World Marketing Congress - Academy of Marketing Science. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marina Azevedo Comerlato. Os Homens e a Moda Genderless: Estudo sobre a moda sem gênero e a aceitação dos homens a esta nova tendência de consumo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

2.
Susana Fraccaro. O Comportamento dos Frequentadores de Feiras de Produtos Orgânicos em Porto Alegre. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

3.
Aline Dalcol Gallo. Consumo Consciente: Motivações para Mudança de Hábitos de Consumo em Atuais Consumidores Conscientes. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

4.
Nicole Benvegnú. Percepção dos Consumidores do Sexo Masculino das Classes A e B sobre as Influências Sensoriais na Compra de Vinhos nos Supermercados. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

5.
Gabriela Martins Pinto Borgo. Neuromarketing: A Influência do Aroma no Comportamento Humano. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

6.
Juliana Goulart Chaves. Por que Compartilhamos? Uma Análise do Comportamento nas Redes Sociais e a Influência do Olhar do Outro neste Espaço. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

7.
Raphaela Remus Mezzomo. A Percepção dos Homens Gaúchos Residentes em Porto Alegre sobre o Consumo de Roupas em Varejistas de Moda Brasileiras. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

8.
Greice Heloisa Piacini. MARCAS COM PROPÓSITO gerando engajamento e conexão com as pessoas: um estudo múltiplo de caso sobre as empresas Smile Flame e Hevp. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

9.
Georgia Arioli Biazús. O COMPORTAMENTO DE CONSUMO DAS TIAS DE SOBRINHOS CONSANGUÍNEOS E AFETIVOS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

10.
Ethiane Hepp. GERAÇÃO Z: TENDÊNCIAS DE CONSUMO DE CONTEÚDO NO FACEBOOK. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

11.
Pedro Laval. A PERCEPÇÃO DE MARCAS PRÓPRIAS DE VAREJO SUPERMERCADISTA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

12.
Samanta Lançanova de Moura. MERCADO DE CERVEJAS ESPECIAIS: HÁBITOS DE CONSUMO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Ciências do Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

13.
Béatrice Guilhot. Le Comportement de Consommation des Hispano-Américans : Le Cas du Mexique. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School. Orientador: Diego Costa Pinto.

14.
Tanja Posch. The Moderating Role of Identity on Value-Behavior Congruence in the Case of Responsible Consumer Behavior. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School. Orientador: Diego Costa Pinto.

15.
Rémi Bonet. Comment Favoriser la Finance Responsable ? L?influence des valeurs personnelles et de la Regulatory Focus. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School. Orientador: Diego Costa Pinto.

Iniciação científica
1.
João Pedro Mendes. Big Data e o Consumo Saudável Através de Esportes. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

2.
Maria Fernanda Zepeda. Big Data e o Consumo Saudável Através de Esportes. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

3.
Lorenzo de Freitas Medeiros. Big Data e o Consumo Saudável Através de Esportes. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

4.
Ana Carina Castagna. Autenticidade das marcas e responsabilidade empresarial. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

5.
Brunna Silva Baggio. Autenticidade das marcas e responsabilidade empresarial. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

6.
Matheus Marschner. Autenticidade das marcas e responsabilidade empresarial. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

7.
Bruna Pagnoncelli. Unhealthy Sports. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

8.
Micaella Nagel. Marketing Sensorial. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

9.
Felipe Muller Alves. Marketing Digital - Foco na Pessoa ou no Produto?. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

10.
Yasmine Caixeiro. Marketing Digital - Foco na Pessoa ou no Produto? (Etapa 2). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.

11.
Rafael Parizoto. Unhealthy Sports - Redbull (Etapa 2). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Diego Costa Pinto.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA PINTO, Diego. Ensino Superior e Mercado de Trabalho. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


REVISOR AD HOC
?	Journal of Business Research (A1). Desde 2014
?	International Journal of Sustainability in Higher Education (A2). Since 2013
?	Environmental and Planning (A1). Desde 2012
?	International Journal of Consumer Studies (A2). Desde 2010
?	Association for Consumer Research Conference (ACR). 2011, 2013
?	Academy of Marketing Science Conference (AMS). 2011, 2014, 2015
?	European Marketing Academy Conference (EMAC). 2011

CONSULTOR EM MARKETING
?	Box1824 - desde 2009 - Clientes: Grendene, Kraft Foods, Tim (telefonia), RedBull e Melissa.
?	CFT - Centro de Formação e Treinamento - 2004 - Clientes: Ipiranga, Calçados Bibi, CentroSul.
?	Avaliador do Prêmio Direções Abicalçados - Categoria Marketing - 2015, 2016, 2017



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