Sérgio Begnini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1960417237997186
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Cursando Doutorado em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014), Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2012) Bacharelado em Administração pela Faculdade Concórdia - FACC (2010) e Bacharelado em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2004). Atualmente exerce o cargo de Administrador na Universidade Federal da Fronteira Sul, com a Função de Ouvidor. Tem experiência na docência do Ensino Superior na área de Administração e Gestão. É membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Saúde Coletiva, da UNIOESTE; Competitividade Organizacional, da UNOESC. sergiobegnini@gmail.com - orcid.org/0000-0002-7030-6107 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sérgio Begnini
Nome em citações bibliográficas
BEGNINI, Sérgio;BEGNINI, S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Fronteira Sul, Gabinete do Reitor.
Avenida Fernando Machado - E - 108
Centro
89802112 - Chapecó, SC - Brasil - Caixa-postal: 181
Telefone: (49) 20493100
URL da Homepage: www.uffs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Doutorado Acadêmico em Administração.
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Título: Capacidade Absortiva e sua relação com a sustentabilidade em Micro e Pequenas Empresas,
Orientador: Carlos Eduardo Carvalho.
Bolsista do(a): Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior, FUMDES/SC, Brasil.
Palavras-chave: Capacidade Absortiva; Sustentabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Capacidade Absortiva.
2013 - 2014
Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO RURAL E ACIDENTES DE TRABALHO NO MEIO RURAL NAS MICRORREGIÕES DE CHAPECÓ, CONCÓRDIA E XANXERÊ NO ESTADO DE SANTA CATARINA,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Lirane Elize Defante Ferreto de Almeida.
Palavras-chave: Desenvolvimento; Rural; Saúde; Trabalhador; Acidentes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Desenvolvimento Regional.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
2011 - 2012
Especialização em Educação Integral. (Carga Horária: 428h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Título: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ.
Orientador: Ms. Ronei Arno Mocellin.
2006 - 2010
Graduação em Administração.
Faculdade Concórdia, FACC, Brasil.
Título: PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO COMO FATORES DE CRESCIMENTO DA EMPRESA IACC.
Orientador: Marinez Junges da Costa.
2002 - 2003
Graduação em Ciências Religiosas.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: ADOLESCÊNCIA - DELIMITANDO CAMINHOS.
Orientador: Sérgio Maikote.
1997 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
Colégio Marista São Luís, SÃO LUÍS, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Métodos Quantitativos com o uso do Software SPSS STATISTICS - Módulo I. (Carga horária: 8h).
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2018 - 2018
A pesquisa Qualitativa como Suporte para Estratégias Organizacionais. (Carga horária: 3h).
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
2018 - 2018
Provas no Processo Administrativo Disciplinar. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Métodos Quantitativos com o uso do Software SPSS STATISTICS - Módulo II. (Carga horária: 8h).
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2018 - 2018
Oficina avançada de elaboração de artigo científico. (Carga horária: 8h).
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
2018 - 2018
Produção Científica padrão mundial: estratégias, práticas e escolhas. (Carga horária: 8h).
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Oficina Avançada de Elaboração de Artigos Científicos. (Carga horária: 8h).
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
2017 - 2017
Ética e Administração Pública. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2016 - 2016
Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2016 - 2016
Elaboração de Plano de Dados Abertos. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Processo Administrativo Disciplinar CGU - Estudo de Caso. (Carga horária: 15h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2016 - 2016
Elaboração de Plano de Dados Abertos. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Gestão Estratégica com Foco na Administração Pública. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2016 - 2016
Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público.. (Carga horária: 35h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2016 - 2016
Ouvidoria na Administração Pública. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2015 - 2015
INglês - nível 3. (Carga horária: 60h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2015
Introdução à Gestão de Processos. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
Microeconomia. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Inglês - nível 2. (Carga horária: 40h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Língua Francesa - Nível Intermediário. (Carga horária: 56h).
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2013 - 2013
Inglês - nível 1. (Carga horária: 40h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2013
Sistema de Gestão de Processos e Documentos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2012 - 2013
Gestão na Administração Pública. (Carga horária: 180h).
Centro de Educação Profissional, CENED, Brasil.
2012 - 2012
Planej. Governamental e Gestão Orçament. e Financ.. (Carga horária: 30h).
Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.
2012 - 2012
Prestação de Contas de Convênios. (Carga horária: 30h).
Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.
2012 - 2012
Gestão de Convênios para Convenentes. (Carga horária: 40h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2012 - 2012
Modelagem e Gestão de Processos. (Carga horária: 30h).
Associação Brasileira de Orçamento Público, ABOP, Brasil.
2011 - 2011
Gestão e Fiscalização de Contratos. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

Atividades

05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Gestão de Integridade, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Gestão de Integridade da UFFS - Portaria 497/GR/UFFS/2018.
07/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Serviço realizado
Membro da Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares.
10/2015 - Atual
Direção e administração, Ouvidoria, .

Cargo ou função
Ouvidor - Resolução Nº 35/2015 - CONSUNI.
10/2015 - Atual
Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares - CPPAD, .

Serviço realizado
Orientações, organização e acompanhamento dos processos e sindicâncias; Secretário da CPPAD - Portaria Nº 1202/GR/UFFS/2015 e 0735/GR/UFFS/2017.
07/2017 - 06/2018
Direção e administração, Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Cargo ou função
Substituto do Presidente da Comissão Permanente de Concursos da UFFS (Portaria 0925/GR/UFFS/2017)..
06/2017 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos, da UFFS (Portaria 0756/GR/UFFS/2017)..
06/2016 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Concursos, da UFFS (Portaria 629/GR/UFFS/2016, Portaria 838/GR/UFFS/2017(..
05/2016 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Segurança da Informação e Comunicação (CSIC) da UFFS..
10/2012 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente para coleta seletiva solidária, nomeado pela portaria 1012/GR/UFFS/2012 alterada pela 032/GR/UFFS/2013, alterada pela 1083/GR/UFFS/2014.
07/2012 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFFS, .

Cargo ou função
Administrador Suplente, na Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFFS (Portaria 762/GR/UFFS/2012, Portaria 864/GR/UFFS/2015)..
09/2013 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Implantação do Campus Concórdia (Portaria 1749/GR/UFFS/2013).
02/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização, Sistemas e Métodos
02/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendimentos e Modelos de Negociação
01/2014 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Cargo ou função
Equipe de Suporte à Comissão Permanente de Concursos Públicos da UFFS - Portaria 094/GR/UFFS/2014.
07/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Estratégica
07/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Administração
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendimentos e Modelos de Negociação
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização Sistemas e Métodos
06/2012 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , Proplan - Pró-Reitoria de Planejamento, .

Serviço realizado
Apoio as atividades da Pró-Reitoria de Planejamento; Auxílio na Elaboração do PPA 2012 - 2015; Auxílio na elaboração dos Planos de ações institucionais.; Elaboração de metodologia para mapeamento, análise e melhoria dos processos e fluxos institucionais; Organização, análise e atualização das siglas e nomenclaturas institucionais.
06/2013 - 05/2015
Direção e administração, PROPLAN - PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO, .

Cargo ou função
Chefe da Divisão de Organização Institucional.
11/2013 - 02/2014
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul.

Atividade realizada
Grupo de Trabalho para elaboração de proposta de constituição do Comitê de Tecnologia da Informação e também do Regimento Interno (Portaria 1701/GR/UFFS/2013).
06/2013 - 12/2013
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul.

Atividade realizada
Elaboração do PDTIC nas fases de preparação, diagnóstico e planejamento, em acordo com as recomendações do Sistema de Administração de Recursos de Informação e Informática do MPOG (Portaria 569/GR/UFFS/2013).
09/2012 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFFS (Portaria 1160/GR/UFFS/2012).
05/2013 - 06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Eleitoral Geral para Organizar e Conduzir a Eleição da CPA/UFFS, .

Cargo ou função
Organização das Eleições da CPA/UFFS - Portaria 544/2013.
05/2013 - 05/2013
Outras atividades técnico-científicas , Avaliador PINGIFES, Avaliador PINGIFES.

Atividade realizada
Verificação/Conferência in loco, na Universidade Federal Fluminense, dos dados para PingIFES.
05/2011 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação, .

Cargo ou função
Membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação) - Represante dos Técnicos Administrativos - Campus Chapecó. (Portaria nº 426/GR/UFFS/2011 - substituida pela Portaria nº 694/GR/UFFS/2011 - Substituida pela Portaria nº 549/GR/UFFS/2012).
10/2011 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Registro Acadêmico, .

Cargo ou função
Secretário dos trabalhos da Subcomissão Técnica do Proceso Seletivo - Portaria nº 700/GR/UFFS/2011..
12/2011 - 07/2012
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura, .

Serviço realizado
Fiscal de Contrato - Seguro (PORTARIA Nº 128/PROAD/INFRA/UFFS/2011).
12/2010 - 06/2012
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Registro Acadêmico, .

Serviço realizado
Lançamento e atualização dos dados acadêmicos do Campus Chapecó; Lançamento dos dados docentes do Campus Chapecó; Criação de turmas; Acompanhamento das diferentes situações acadêmicas no sistema; Auxílio no desenvolvimento das atividades pertinentes.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

01/2017 - 07/2017
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Plano de Negócios

Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor (instrutor), Carga horária: 12
Outras informações
Unidade Curricular FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS no curso Auxiliar Administrativo.


Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia, FATTEP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 6

Atividades

08/2011 - 12/2011
Ensino, Técnolocia em Logistica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia à Logística
08/2010 - 12/2010
Ensino, Técnologia em Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de Investimentos

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, TRE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Examinador-Prestação de Contas, Enquadramento Funcional: Examinador de Prestação de Contas, Carga horária: 29
Outras informações
Prestação de Serviço Eleitoral referente às Eleições de 2012, realizando análise de Prestação de Contas dos candidatos eleitos ou não.


Faculdade Concórdia, FACC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante, Carga horária: 44

Atividades

06/2007 - 08/2010
Serviços técnicos especializados , Serviço de Apoio ao Estudante, .

Serviço realizado
- Responsável pelos encaminhamentos acompanhamentos referente ao estágio remunerado dos estudantes; - Responsável por realizar entrevistas com os acadêmicos que solicitavam transferência, trancamento ou encerramento de matrícula;.
06/2007 - 08/2010
Serviços técnicos especializados , Serviço de Apoio ao Estudante, .

Serviço realizado
Responsável por todo o processo e acompanhamento das bolsas do PROUNI, bolsas institucionais e FIES - Financiamento Estudantil.
02/2007 - 12/2009
Extensão universitária , Serviço de Apoio ao Estudante, .

Atividade de extensão realizada
Projeto FAZENDO A DIFERENÇA. (04/2009 a 12/2009). Desenvolvido junto a Escola Básica Victor Felipe Rauen no município de Jaborá/SC, promovendo o habito da leitura junto aos alunos;.

Centro Educacional e Social Marista, CESMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Diretor, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Agente de Pastoral, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2005 - 12/2005
Direção e administração, Centro Educacional e Social Marista - CESMAR, .

Cargo ou função
Diretor - Responsável pela gestão da equipe;.
01/2004 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Dinamizador de oficinas e trabalhos com discentes;
Planejamento e execução de palestras com alunos da 5ª série do EF a 3ª série do EM;
Organização e desenvolvimento de dias formativos, acampamentos, encontros e reuniões com alunos, pais e/ou professores
01/2004 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Social e Educacional Marista - CESMAR, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Social da Empresa;.

Colégio Marista São Francisco, CMSF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Assessor e Agente de pastoral, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Dias de formação com educandos do Colégio Marista São Francisco
01/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Organização de Atividades Lúdicas, recreativas e culturais com os educandos
01/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Assessor do Movimento Juvenil do CMSF - EDA/REMAR
01/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atividades de conscientização social e ambiental com educandos, educadores e demais funcionários
01/2004 - 01/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Assessor na Escola de Líderes do EDA/REMAR

Colégio Marista e Municipal São José, CMSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Assessor e Agente de Pastoral, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenador do Movimento Juvenil EDA/REMAR
01/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Movimento EDA/REMAR, .

Serviço realizado
Prestação de Contas dos gastos do EDA/REMAR à União Catarinense de Educação, mantenedora do Colégio Marista São Francisco.
01/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Religioso
01/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de atividades formativas com lideranças
Desenvolvimento e Aplicação de atividades de formação humana e capacitação juvenil
01/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Assessoramento aos cursos "Escola de Líderes"
01/2002 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho - Colegiado, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado (Conselho Deliberativo do Colégio).

Vancin Informática, VANCIN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 44
Outras informações
- Vivência em negociações com fornecedores e clientes; - Objetivo de manter a margem de lucro da empresa nas negociações; - Participação em Licitações, pregões e outros; - Elaboração de orçamentos, controle de entradas e saídas, estoques.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
O Planejamento Estratégico nas Escolas Municipais de Educação de Tempo Integral de Chapecó
Descrição: O projeto consistiu em levantar informações acerca da Educação de Tempo Integral e sua relevância nacional e regional ao mesmo tempo que buscou identificar as principais dificuldades/desafios encontrados pelos gestores das Escolas de Educação de Tempo Integral do Município de Chapecó, no que tange suas escolas. O projeto culminou com sugestão de subsídios, apresentados aos gestores, para auxilio na elaboração do planejamento estratégico, tendo em vista melhor gestão de suas unidades de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sérgio Begnini - Integrante / Ronei Arno Mocellin - Coordenador.
2009 - 2010
O Planejamento Estratégico e o Gerenciamento Estratégico como fatores de crescimento na empresa IACC
Descrição: Este projeto consistiu na identificação do desenvolvimento, implantação e avaliação dos métodos gerenciais e operacionais, da empresa IACC, buscando perceber e identificar possíveis ferramentas de melhoria nos processos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Sérgio Begnini - Integrante / Marinez Jungues da Costa - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2015
A escola e a cidade: políticas públicas educacionais
Descrição: Este projeto acompanha a implantação e a consolidação das políticas referentes ao currículo e a gestão das escolas oferecidos pela Secretaria de Educação Básica do MEC, atendendo a necessidade de formação continuada dos professores da educação básica e o compromisso da UFFS de discutir e refletir sobre as políticas de gestão para as escolas de tempo integral. A preocupação em oferecer o projeto de Extensão sobre gestão escolar nas suas interfaces entre currículo, inovação educacional e educação integral é intensificar o debate sobre o assunto para favorecer a construção de programas e projetos para inserir a UFFS no debate em torno da educação básica e para fortalecer e qualificar a educação na Mesorregião da Fronteira Sul. A UFFS reafirma seu compromisso ao desenvolver o presente projeto de extensão que procura oferecer orientação técnica, teórica, pedagógica e administrativa aos gestores da rede estadual. Almeja-se, também, com o presente projeto de extensão auxiliar na implantação das políticas curriculares de tempo integral na região de abrangência da UFFS campus Chapecó, no oeste do Estado de Santa Catarina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (99) / Mestrado acadêmico: (10) .
Integrantes: Sérgio Begnini - Integrante / Roberto Rafael Dias da Silva - Integrante / Aurélia Lopes Gomes - Coordenador / Lucélia Peron - Integrante / Delmir José Valentini - Integrante / Derlan Trombetta - Integrante / Lidiane Maier - Integrante / Marlei Dambros - Integrante / Noeli Reali - Integrante / Odair Neitzel - Integrante / Roberta Pasqualli - Integrante / Solange Maria Alves - Integrante / Camila Caracelli Scherma - Integrante / Alexandre Maurício Matiello - Integrante / Alexandre Paulo Loro - Integrante / Antonio Valmos Campos - Integrante / Jane Teresinha Donini Rodrigues - Integrante / Letícia Ribeiro Lyra - Integrante / Oto João Petry - Integrante.
2013 - 2014
Educação Integral em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação nos municípios de Chapecó/SC e Vitorino/PR
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver estudos e oficinas para a formação dos gestores e professores da rede municipal do município de Chapecó/SC e Vitorino/PR. Consiste em capacitar profissionais para atuar com educação integral, além de elaboração de material para subsidiar as discussões teóricas e práticas acerca do tema. Este projeto ainda busca intensificar o debate acerca da Educação de Tempo Integral na região de Abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul, favorecendo a construção de uma rede de interlocutores envolvidos com os projetos dos sistemas e das escolas adicionando sua contribuição na efetivação das políticas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (60) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Sérgio Begnini - Integrante / Aurélia Lopes Gomes - Coordenador / Lucélia Peron - Integrante / Isair Cardoso - Integrante / Delmir José Valentini - Integrante / Derlan Trombetta - Integrante / Lidiane Maier - Integrante / Marlei Dambros - Integrante / Nilce Fátima Scheffer - Integrante / Noeli Reali - Integrante / Odair Neitzel - Integrante / Roberta Pasqualli - Integrante / Solange Maria Alves - Integrante.Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Bolsa / Secretaria de Educação Básica - MEC - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Pretexto (Belo Horizonte. Online)
2015 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental
2015 - Atual
Periódico: RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Estratégica.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sustentabilidade.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Melhor trabalho da Pós-Graduação na área de Ciências Sociais Aplicadas - I Encontro de Pós-Graduação (ISECITEC) UNIOESTE, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
2008
2º Lugar - Concurso Estadual de Plano de Negócios - Categoria Serviço, SEBRAE/SC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASAGRANDE, ANDREIA2018CASAGRANDE, ANDREIA ; BEGNINI, Sérgio . Empreendimentos de Economia Solidária: Território Oeste Catarinense. INTERAÇÕES, v. 19, p. 181-192, 2018.

2.
COZER, M.2018COZER, M. ; SOUTES, D. O. ; ALMEIDA, L. E. D. F. ; BEGNINI, S. ; SANTOS, G. T. F. . HIV/AIDS: estudo do custo da doença a nível hospitalar. REVISTA GESTÃO & SAÚDE (BRASÍLIA), v. 9, p. 354-364, 2018.

3.
BEGNINI, S.2017BEGNINI, S.; TOSTA, H. T. . A EFICIÊNCIA DOS GASTOS PUBLICOS COM A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA). E&G - Revista Economia e Gestão, v. 17, p. 43, 2017.

4.
BEGNINI, S.2017BEGNINI, S.; ALMEIDA, L.E.D.F. de . Desenvolvimento e acidentes de trabalho no meio rural de Santa Catarina. REVISTA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 5, p. 111-136, 2017.

5.
BEGNINI, Sérgio2016BEGNINI, Sérgio; ALMEIDA, L. E. D. F. . Desenvolvimento rural no estado de Santa Catarina: um estudo multidimensional. Gestão & Regionalidade (Online), v. 32, p. 20-35, 2016.

6.
BEGNINI, S.2016BEGNINI, S.; ALMEIDA, L. E. D. F. . INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS AGRÍCOLAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA: QUANTIDADE E DISTRIBUIÇÃO NO PERÍODO DE 2010 A 2012. RCA. Revista de Ciências Ambientais (UniLASALLE), v. 10, p. 27-42, 2016.

7.
BEGNINI, Sérgio2016BEGNINI, Sérgio. Ensino Superior: perfil predominante dos alunos ingressantes nos anos de 2011 e 2012 em uma Universidade Federal. Espacios (Caracas), v. 37, p. E3-E19, 2016.

8.
BEGNINI, S.2016BEGNINI, S.; ALMEIDA, L.E.D.F. de . Grau de desenvolvimento regional dos municípios da mesorregião oeste catarinense: caracterização e classificação. INTERAÇÕES, v. 17, p. 547-560, 2016.

9.
BEGNINI, Sérgio2015BEGNINI, Sérgio. A conversão do conhecimento em uma Universidade Federal com base em Nonaka e Takeuchi. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, p. 603-614, 2015.

10.
BEGNINI, Sérgio2015BEGNINI, Sérgio; ALMEIDA, L.E.D.F. de . Acidentes de trabalho no meio rural: perfil do trabalhador acidentado em Santa Catarina. REVISTA GESTÃO & SAÚDE (BRASÍLIA), v. 6, p. 2538, 2015.

11.
BEGNINI, Sérgio2015 BEGNINI, Sérgio; ALMEIDA, L.E.D.F. de ; CASAGRANDE, Andréia . Eficiência do Sistema Único de Saúde nas Microrregiões do Estado de Santa Catarina de 2010 a 2012. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 6, p. 201-217, 2015.

12.
BEGNINI, Sérgio2014BEGNINI, Sérgio; TAVEIRA, Adriana do Val Alves . Agrotoxicos agrícolas: do uso às intoxicações. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 5, p. 86-95, 2014.

13.
BEGNINI, S.2014 BEGNINI, S.; CASAGRANDE, A. . Educação Integral em tempo integral: o planejamento como ferramenta na gestão. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 18, p. 1430-1442, 2014.

14.
BEGNINI, Sérgio2010BEGNINI, Sérgio; CASAGRANDE, Andréia ; ZANFERARI, Neri A. . Crescer Inovando, Modernizar Conservando. Interfaces Acadêmica, v. 5, p. 43-60, 2010.

15.
BEGNINI, Sérgio2008BEGNINI, Sérgio; CASAGRANDE, A. ; COSTA, M. J. . Tornando-se Administrador. Revista Interfaces Acadêmica, v. 03, p. 007-018, 2008.

16.
CASAGRANDE, Andréia2007CASAGRANDE, Andréia ; BEGNINI, Sérgio . Eficácia da Administração Escolar: um desafio aos sistemas de educação. Revista Interfaces Acadêmica, v. 02, p. 171-181, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CORA, E. J. ; LOSS, A. S. ; BEGNINI, S. . Contribuições da UFFS para Educação Integral em Jornada Ampliada. 1ª. ed. Santa Maria, RS: Pallotti, 2012. 440p .

Capítulos de livros publicados
1.
BEGNINI, Sérgio; ALMEIDA, L.E.D.F. de . As microrregiões de Chapecó, Concórdia e Xanxerê e sua relação com o desenvolvimento rural. In: Lucca Simeoni Pavan. (Org.). As Teorias Econômicas e a Economia Aplicada. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 1, p. 1-424.

2.
CAMPOS, A. V. ; BEGNINI, S. . O Investimento Necessário para os Avanços do PNE. In: Aurélia Lopes Gomes; Camila Caracelli Scherma; Lidiane Ronsoni Maier; Lucélia Peron; Odair Neitzel; Oto João Petry; Marlei Dambros; Roberta Pasqualli. (Org.). A escola e a cidade: políticas públicas educaionais. 1ed.Tubarão: Copiart, 2016, v. 1, p. 42-60.

3.
BEGNINI, S.; CAMPOS, A. V. . Educação Integral de Tempo Integral: a cidade educadora e o planejamento estratégico. In: Aurélia Lopes Gomes; Camila Caracelli Scherma; Lidiane Ronsoni Maier; Lucélia Peron; Odair Neitzel; Oto João Petry; Marlei Dambros; Roberta Pasqualli. (Org.). A escola e a cidade: políticas públicas educaionais. 1ed.Tubarão: Copiart, 2016, v. 1, p. 158-176.

4.
MAIER, L. ; BEGNINI, Sérgio . Políticas educacionais de apoio à educação integral: o planejamento estratégico como ferramenta voltada à gestão escolar. In: Adriana M. Andreis; Antônio V. Campos; Camila C. Scherma; Jane T. D. Rodrigues; Lucélia Peron; Marlei Dambros; Oto J. Petry. (Org.). Educação integral : gestão, currículo e aprendizagem. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 31-46.

5.
BEGNINI, Sérgio; MOCELLIN, R. A. . A importância do planejamento estratégico para a gestão da escola de tempo integral: um estudo de caso em Chapecó/SC. In: Élsio José Corá; Adriana Salete Loss; Sérgio Begnini. (Org.). Contribuições da UFFS para Educação de Tempo Integral em Jornada Ampliada. 1ed.Santa Maria: Pallotti - SM, 2012, v. , p. 425-440.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SPAGNOL SIMI DOS SANTOS, SILVIA ; BEGNINI, Sérgio ; CARVALHO, CARLOS EDUARDO . CAPACIDADES DINÂMICAS E DESEMPENHO MERCADOLÓGICO FRENTE ÀS MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. In: X Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2018, São Paulo, 2018. v. x.

2.
BEGNINI, S.; ORO, I. M. . Relação entre Eficiência Financeira-Operacional e o Tamanho das Cooperativas de Crédito de Santa Catarina. In: XLII Encontro da ANPAD, 2018, Curitiba. XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018. p. 1-14.

3.
BEGNINI, Sérgio; SANTOS, S. S. S. ; PINTO, C. S. F. . A influência da corrupção nos fluxos de investimento direto estrangeiro. In: XXI Seminários em Administração, 2018, São Paulo. XXI SEMEAD, 2018.

4.
SANTOS, S. S. S. ; BEGNINI, Sérgio ; Carvalho, C. E. ; ORO, I. M. . ANÁLISE ESTRUTURAL E LONGITUDINAL SOBRE CAPACIDADES DINÂMICAS EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E EM MÍDIAS SOCIAIS. In: XXI Seminários em Administração, 2018, São Paulo. XXI SEMEAD, 2018.

5.
BEGNINI, Sérgio; ALMEIDA, L. E. D. F. . As microrregiões de Chapecó, Concórdia e Xanxerê e sua Relação com o Desenvolvimento Rural. In: IX Encontro de Economia Catarinense, 2015, Chapecó. Encontro de Economia Catarinense: Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Chapecó: APEC, 2015. v. 1. p. 96-97.

6.
BEGNINI, A. C. ; NOVAKOWSKI, G. A. B. ; BEGNINI, Sérgio ; SANTIN, M. A. V. . Características dos empreendimentos de Economia Solidária inseridos do Território Rural Oeste Catarinense. In: IX Encontro de Economia Catarinense, 2015, Chapecó. Encontro de Economia Catarinense: Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Chapecó: APEC, 2015. v. 1. p. 74-75.

7.
BEGNINI, Sérgio. Desenvolvimento Rural: os municípios e as mesorregiões catarinenses. In: Encontro de Economia Catarinense, 2014, Rio do Sul. VIII ECC - Encontro de Economia Catarinense - Desenvolvimento Rural, 2014. v. 01. p. 24-25.

8.
BEGNINI, Sérgio; MELLO, Gilmar Ribeiro ; BEZERRA, F. M. . Educação Superior: o perfil predominante dos alunos ingressantes na Universidade Federal da Fronteira Sul. In: II Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - II CONAPE, 2013, Francisco Beltrão. II Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - II CONAPE, 2013.

9.
BEGNINI, Sérgio; TURRA, Salatiel ; TAVEIRA, Adriana do Val Alves . Agrotóxicos Agrícolas: da necessidade às intoxicações. In: X Encontro Paranaense de Economia, 2013, Toledo - PR. X ECOPAR, 2013.

10.
TURRA, Salatiel ; BEGNINI, Sérgio ; TAVEIRA, Adriana do Val Alves . Desenvolvimento Regional sob os efeitos da urbanização: o caso paranaense. In: X Encontro Paranaense de Economia, 2013, Toledo - PR. X ECOPAR, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BEGNINI, S.; ALMEIDA, L. E. D. F. . A relação entre desenvolvimento rural e acidentes de trabalho no meio rural nas microrregiões de Chapecó, Concórdia e Xanxerê no estado de Santa Catarina. In: I Encontro da Pós-Graduação, 2015, Cascavel. I Encontro da Pós-Graduação, 2015.

2.
BEGNINI, Sérgio; ALMEIDA, L. E. D. F. ; KASMIN, M. A. ; VIEIRA, A. P. ; FOLADOR, F. A. C. . Análise da eficiência dos serviços no Sistema Único de Saúde: retrato do estado de Santa Catarina. In: III Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - CONAPE, 2014, Francisco Beltraão. Anais do III Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - CONAPE, 2014. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEGNINI, S.; ALMEIDA, L. E. D. F. . Correlação entre desenvolvimento rural e acidentes de trabalho no meio rural nas microrregiões de Chapecó, Concórdia e Xanxerê no estado de Santa Catarina. In: III Seminário Internacional Culturas y Desarrollo, 2016, Herédia y San Ramón/Costa Rica. III Seminario Internacional Culturas y Desarrollo: Territorios, Culturas y Buen-Vivir: desafíos desde las identidades y saberes diversos. Chapecó: Argos, 2016. v. 3. p. 49-49.

2.
BEGNINI, S.. Educação integral de tempo integral: condições favoráveis e dificuldades para elaboração do planejamento estratégico. In: III Seminario Internacional Culturas y Desarrollo, 2016, Herédia y San Ramón/Costa Rica. III Seminario Internacional Culturas y Desarrollo: Territorios, Culturas y Buen-Vivir: desafíos desde las identidades y saberes diversos. Chapecó: Argos, 2016. v. 3. p. 113-113.

Artigos aceitos para publicação
1.
BEGNINI, Sérgio; SANTOS, S. S. S. ; SEHNEM, S. ; Carvalho, C. E. ; VIER, H. P. . Capitalismo consciente: uma análise netnográfica em grupos da rede social linkedin. CADERNOS EBAPE.BR (FGV), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
BEGNINI, Sérgio; SANTOS, S. S. S. ; PINTO, C. S. F. . A influência da corrupção nos fluxos de investimento direto estrangeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BEGNINI, A. C. ; BEGNINI, Sérgio . Características dos empreendimentos de Economia Solidária inseridos do Território Rural Oeste Catarinense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BEGNINI, Sérgio. As microrregiões de Chapecó, Concórdia e Xanxerê e sua Relação com o Desenvolvimento Rural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BEGNINI, Sérgio. Desenvolvimento Rural: os municípios e as mesorregiões catarinenses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BEGNINI, Sérgio; CASAGRANDE, Andréia . Grau de Desenvolvimento Rural: um retrato dos municípios catarinenses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BEGNINI, Sérgio; MELLO, Gilmar Ribeiro ; BEZERRA, F. M. . Educação Superior: o perfil predominante dos alunos ingressantes na Universidade Federal da Fronteira Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BEGNINI, Sérgio. Agrotóxicos Agrícolas: da necessidade às intoxicações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BEGNINI, Sérgio. O Planejamento Estratégico nas Escolas Municipais de Educação de Tempo Integral de Chapecó. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
BEGNINI, Sérgio. Planejamento e Gerenciamento estratégico como fatores de crescimento na empresa IACC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BEGNINI, S.. X Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas ( Avaliador). 2018.

2.
BEGNINI, Sérgio. PRETEXTO ART24315 (Avaliador Revista Pretexto). 2015.

3.
BEGNINI, Sérgio. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. 2015.

4.
TANCINI, A. ; CARDOSO, A. G. ; OLIVO, A. M. ; CERETO, C. E. ; DAME, D. V. ; SCHMITZ, E. P. S. ; SAMUELSSON, E. ; PERETTI, F. M. ; CHAGAS, F. B. ; BELLETINI, F. ; PEDROSO, G. S. ; DOBROVOLSKI, J. P. ; GONCALVES, M. M. ; SCHEIBEL, M. L. ; LUFT, M. ; BOZATSKI, M. F. ; MENEZES, N. C. R. ; BONFANTI, R. F. ; FRANCA, R. G. ; JUSTI, R. ; SCHNEIDER, S. A. ; CARDINAL, S. M. ; BEGNINI, Sérgio ; MOTERLE, S. ; TISCHER, W. . Plano de Gestão de Logística Sustentável. 2013.

5.
GUEDES, A. L. ; MELLO, B. A. ; FRANCA, C. R. ; ZANUZZO, C. C. ; MACIEL, C. ; LOCATELLI, D. R. S. ; MULINARI, E. ; GONCALVES, J. S. M. ; ANTON, J. J. ; FIORENTIN, K. ; CAIMI, L. L. ; ZANETTI, M. ; FERRARI, R. M. ; PREDIGER, R. P. ; GOULART, R. S. ; BEGNINI, Sérgio ; WEISS, S. K. ; MOTERLE, S. . Plano Diretor de Tecnologia, Informação e Comunicação - PDTIC da UFFS. 2013.

6.
BEGNINI, Sérgio. Relatório do Processo Seletivo da Universidade Federal da Fronteira Sul. 2012.

7.
BEGNINI, Sérgio. Ingressantes Prouni. 2010.

8.
BEGNINI, Sérgio. Parcerias com Empresas Privadas. 2010.

9.
BEGNINI, Sérgio. Estágio. 2010.

10.
BEGNINI, Sérgio. Utilização do PROUNI 01/2008 a 07/2009. 2009.

11.
BEGNINI, Sérgio. Termos aditivos e constituição de comissão FIES - 02/2006 a 01/2009. 2009.

12.
BEGNINI, Sérgio. Repasse FIES realizado entre 06/2007 a 09/2009. 2009.

13.
BEGNINI, Sérgio. Projetos 2009. 2009.

14.
BEGNINI, Sérgio. Contratos de estágio. 2009.

15.
BEGNINI, Sérgio. Contratos do FIES encerrados em 2008 e 1/2009. 2009.

16.
BEGNINI, Sérgio. Relatório bolsas do Artigo 170 e 171. 2009.

17.
BEGNINI, Sérgio. Relatório de entrevista dos pré-selecionados para bolsas do ProUni. 2008.

18.
BEGNINI, Sérgio. Relatório de Manutenção/aditamento ProUni. 2008.

19.
BEGNINI, Sérgio. Relatório da documentação apresentada na entrevista para processo das bolsas do Artigo 170. 2008.

20.
BEGNINI, Sérgio. Relatório Bolsas Artigo 170 e Serviço Voluntário. 2008.

21.
BEGNINI, Sérgio. Relatório Bolsas do Artigo 170. 2007.

22.
BEGNINI, Sérgio. Relatório, Documentação/Entrevista/Resultado/Atas, relativo ao processo seletivo do Financiamento Estudantil. 2007.

23.
BEGNINI, Sérgio. Relatório de trancamentos e desligamentos de acadêmicos. 2007.

24.
BEGNINI, Sérgio. Relatório de encerramento/trancamento do Financiamento Estudantil. 2007.

25.
BEGNINI, Sérgio. Relatório de Manutenção/aditamento ProUni. 2007.

26.
BEGNINI, Sérgio; RAGNINI, M. . Relatório Projeto GESTO e GOSTO. 2007.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BEGNINI, Sérgio. A escola e a cidade: políticas públicas educacionais. 2015; Tema: Educação Integral. (Blog).

2.
BEGNINI, Sérgio. Educação Integral em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação nos municípios de Chapecó/SC e Vitorino/PR. 2014; Tema: Educação Integral. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BEGNINI, Sérgio; ALMEIDA JUNIOR, V. P. . Análise e Melhoria de Processos. 2014. .

2.
BEGNINI, Sérgio. O planejamento Estratégico nas Escola Municipais de Educação de Tempo Integral no Município de Chapecó. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
BEGNINI, Sérgio. O Planejamento e o Gerenciamento Estratégico como fatores de crescimento da Empresa IACC. 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
BEGNINI, Sérgio. Relatório de Acompanhamento. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento).

5.
BEGNINI, Sérgio. Termo de Rescisão de Estágio. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento).

6.
BEGNINI, Sérgio. Relatório de visita. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento).

7.
BEGNINI, Sérgio. Manual do Estágio não Obrigatório. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instruional).

8.
BEGNINI, Sérgio. Termo de Convênio para Realização de Estágio. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).

9.
BEGNINI, Sérgio. Termo de Compromissão para Realização de Estágio. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento).

10.
BEGNINI, Sérgio. Plano de Atividades do Estágio. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TRINDADE, L. L.; BEGNINI, Sérgio; CARDOSO, J. G.. Participação em banca de Clarine Kühlkamp.Planejamento Estratégico: uma aplicação no terceiro setor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
TRINDADE, L. L.; SOARES, S. N. M.; BEGNINI, Sérgio. Participação em banca de Moniqueli Pellegrini.Práticas de Responsabilidade SocioAmbiental nas Empresas Participantes do Núcleo de Sustentabilidade de Chapecó-SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

3.
TOSTA, H. T.; BEGNINI, Sérgio; LABES, E. M.. Participação em banca de Keila dos Santos Müller.Planos de Negócios de uma Loja de Acessórios Infantis no Município de Chapecó - SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

4.
TOSTA, H. T.; JORDANI, P. S.; BEGNINI, Sérgio. Participação em banca de Marina Bergamin.Análise de iniciativas empreendedoras de Haitianos residentes em Chapecó - SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

5.
TOSTA, H. T.; BEGNINI, S.; DALL'AGNOL, R. M.. Participação em banca de Tatiane da Silva.A gestão do conhecimento nos processos educacionais de uma instituição de ensino superior em Chapecó - SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

6.
TOSTA, H. T.; BEGNINI, S.; LABES, E. M.. Participação em banca de Andrei Moreira Neves.Empreendedorismo Universitário nas Universidades Federals de Santa Catarina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

7.
MOCELLIN, R. A.; LORETO, E. M. S.; BEGNINI, S.. Participação em banca de Ricardo Cella.Gestão de estoque em uma empresa de materiais elétricos e luminárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

8.
LORETO, E. M. S.; DEIMLING, M. F.; BEGNINI, S.. Participação em banca de Juliana Muller Althoff.Proposta de melhoria de produtividade para uma indústria de embalagens flexíveis e maninadas na cidade de Chapecó SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

9.
LORETO, E. M. S.; DEIMLING, M. F.; BEGNINI, S.. Participação em banca de Everton Luiz Boeri.Utilização da manutenção para melhoria dos indicadores de produção em uma agroindústria de Chapecó sc. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

10.
LABES, E. M.; BEGNINI, S.; KOCK, L. L.. Participação em banca de Fernando Fagundes da Silva.Gestão de Pessoas na construção civil: uma abordagem sob a ótica dos processos básicos de gestão de pessoas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

11.
TOSTA, H. T.; BEGNINI, S.; MOCELLIN, R. A.. Participação em banca de Laerte Kerber.Plano de negócios: Vip Toalheria em Chapecó/SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

12.
BEGNINI, S.; TOSTA, H. T.; MOCELLIN, R. A.. Participação em banca de Dione José Bonet.Plano de negócio para implantação de uma academia de ginástica no município de Xanxerê-SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

13.
BEGNINI, S.; KOCK, L. L.; MAIA, F. S.. Participação em banca de Josiane Albara.Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa Flextotal Sistemas Ltda ME. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

14.
BEGNINI, S.; TOSTA, H. T.; BIEGER, B. N.. Participação em banca de Leandro José Riva.Plano de Negócio: análise da viabilidade para abertura de uma loja de roupas e calçados na cidade de Nonoai - RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

15.
DEIMLING, M. F.; LORETO, E. M. S.; BEGNINI, S.. Participação em banca de Maicon Fiabani.Análise do processo de gestão de estoques da Agropecuária Alfa Matriz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

16.
LORETO, E. M. S.; BEGNINI, S.; DEIMLING, M. F.. Participação em banca de Édina Regina Andrin.Previsão de Demanda: um estudo de caso na empresa Apti Alimentos LTDA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

17.
DEIMLING, M. F.; LORETO, E. M. S.; BEGNINI, S.. Participação em banca de Michel Régis Pagani.Reestruturação dos processos logísticos na empresa GP Atacado Distribuidor de Alimentos LTDA. EPP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

18.
LABES, E. M.; BEGNINI, S.; BORGES, C. L. P.. Participação em banca de Gabriela Biazus.Estudo das estratégias de marketing da empresa Tussi Veículos LTDA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.CAPACIDADES DINÂMICAS E DESEMPENHO MERCADOLÓGICO FRENTE ÀS MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. 2018. (Encontro).

2.
XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018.Relação entre Eficiência Financeira-Operacional e o Tamanho das Cooperativas de Crédito de Santa Catarina. 2018. (Encontro).

3.
XXI Seminários em Administração.A influência da corrupção nos fluxos de investimento direto estrangeiro. 2018. (Seminário).

4.
Ciclo de Padestras LIFE/UFFS. 2015. (Outra).

5.
II Oficina de Capacitação do Programa Mulheres mil Pronatec. 2014. (Oficina).

6.
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento.Grau de Desenvolvimento Rural: um retrato dos municípios Catarinenses. 2014. (Seminário).

7.
Módulo VII - Programa de Formação em Pesquisa e Pós-Graduação. 2014. (Outra).

8.
Módulo VI - Programa de Formação em Pesquisa e Pós-Graduação. 2014. (Outra).

9.
O Desenvolvimento Regional como tema de Pesquisa: um estudo sobre a Região Oeste Catarinense. 2014. (Outra).

10.
O Ensino Superior e as práticas participativas relacionadas com a promoção do desenvolvimento regional. 2014. (Seminário).

11.
Seminário regional: territórios, territorialidades e desenvolvimento regional. 2014. (Seminário).

12.
VIII Encontro de Economia Catarinense.Desenvolvimento Rural: os municípios e as mesorregiões catarinenses. 2014. (Encontro).

13.
VIII Encontro de Economia Catarinense - Desenvolvimento Rural. 2014. (Encontro).

14.
II Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - II CONAPE. Educação Superior: o perfil predominante dos alunos ingressantes na Universidade Federal da Fronteira Sul. 2013. (Congresso).

15.
X Encontro de Economia Paranaense.Agrotóxicos agrícolas: da necessidade às intoxicações. 2013. (Encontro).

16.
Avaliação Institucional. 2012. (Outra).

17.
Gestão Acadêmica: Cenário atual, Perspectivas e Desafios. 2012. (Outra).

18.
I Seminário Regional de Educação Integral.O planejamento estratégico nas escolas municipais de educação de tempo integral de Chapecó. 2012. (Seminário).

19.
Minicurso de orientação para Organização dos Dossiês Acadêmicos. 2012. (Outra).

20.
Treinamento do Sistema de Gestão de processo Eletrônicos - Módulo Tramitador. 2012. (Outra).

21.
Curso de Matemática Financeira. 2010. (Outra).

22.
PALESTRA "EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS". 2007. (Outra).

23.
CURSO COMO VENDER MAIS E MELHOR. 2006. (Outra).

24.
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2006. (Outra).

25.
AULA INAUGURAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS. 2005. (Outra).

26.
CURSO APRENDER A EMPREENDER. 2005. (Outra).

27.
FORMAÇÃO DE CONSELHEIRO. 2004. (Oficina).

28.
I CURSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA. 2004. (Oficina).

29.
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. 2004. (Outra).

30.
2º FÓRUM MARISTA SOBRE ADOLESCÊNCIA: CIDADANIA E CULTURA. 2003. (Oficina).

31.
JORNADA EDUCATIVA MARISTA. 2003. (Oficina).

32.
V JORNADA CATARINENSE DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LANZARIN, A. ; BEGNINI, Sérgio ; LINK, J. Z. ; TOSTA, H. T. ; MIGOTTO, H. K. ; ANGST, F. ; LORENZON, E. ; LIMA, E. S. ; SCHAFER, M. B. . Minicurso de orientação para Organização dos Dossiês Acadêmicos. 2012. (Outro).

2.
GOMES, A. L. ; BEGNINI, Sérgio ; CORA, E. J. ; RADIN, J. C. ; CARDOSO, I. ; LOSS, A. S. . I Seminário Regional de Educação Integral: A pesquisa na UFFS. 2012. (Outro).

3.
BEGNINI, Sérgio; LANZARIN, A. ; TOSTA, H. T. ; MIGOTTO, H. K. ; ANGST, F. . Gestão Acadêmica: Cenário Atual, Perspectivas e Desafios.. 2012. (Outro).

4.
BEGNINI, Sérgio; NIKODEN, E. ; FERNANDE, Fernandes . REBU. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Josiane Albara. Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa Flextotal Sistemas Ltda ME. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Sérgio Begnini.

2.
Dione José Albara. Plano de negócios para implantação de uma academia de ginástica no município de Xanxerê-SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Sérgio Begnini.

3.
Leandro José Riva. Plano de Negócio: análise da viabilidade para abertura de uma loja de roupas e calçados na cidade de Nonoai - RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Sérgio Begnini.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


1) Aprovação na prova de proficiência em língua inglesa, com nota 9,0 - 2013 (UNOCHAPECÓ).

2) Membro Discente da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional - Nível Mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2013 - 2014)

3) Membro Efetivo do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, da FACC - Faculdade Concórdia. (2009 - 2010).

4) Vice-presidente da FACC Cultural. (2009 - 2010).

5) Membro do conselho de Auto-avaliação do Curso de Administração da Faculdade Concórdia (2009 - 2010).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 23:29:28