Michelly Cristina da Silva

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  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Graduada em Bacharelado (dezembro/2009) e Licenciatura (julho/2010) em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra (dezembro/2013) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente Doutoranda em História Social pela mesma universidade. Na atual pesquisa, a aluna estuda a série policial "Quarteto de Los Angeles", do escritor norte-americano James Ellroy, publicada entre 1987 a 1992 e trabalha com as relações entre história e ficção a partir da literatura policial. Contato: michellycristina@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Michelly Cristina da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Michelly Cristina

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Cidade Universitária
Butantã
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30913786


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Meu Lugar Escuro: aproximações entre Literatura e História com o Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy,
Orientador: Júlio Pimentel Pinto Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: James Ellroy; Los Angeles; literatura policial; obsessão; noir.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História dos Estados Unidos.
2010 - 2013
Mestrado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Cinema, propaganda e política: Hollywood e o Estado na construção de representações da União Soviética e do Comunismo em Missão em Moscou (1943) e Eu Fui um Comunista para o FBI (1951),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Robert Sean Purdy.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; Hollywood; Rússia; Segunda Guerra Mundial; Propaganda; Comunismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História dos Estados Unidos.
2005 - 2010
Graduação em Bacharelado e Licenciatura em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Representação e Esteriótipos no Cinema: a imagem da União Soviética em filmes de Hollywood nas décadas de 40 e 50..
Orientador: Michael McDonald Hall.




Formação Complementar


2018
Extensão universitária em Inglês em Contexto Acadêmico. (Carga horária: 45h).
Centro Interdepartamental de Línguas - FFLCH, CIL, Brasil.
2017 - 2017
Literatura, Cinema e Dramaturgia. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso Prepatório para o TOEFL iBT. (Carga horária: 30h).
Centro Interdepartamental de Línguas - FFLCH, CIL, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Inglês para Escrita Acadêmica. (Carga horária: 30h).
Centro Interdepartamental de Línguas - FFLCH, CIL, Brasil.
2012 - 2012
Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso ?Cinema, história e propaganda no contexto da II guerra mundial?. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para seu Doutorado.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagiário PAE, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) junto à disciplina FLH351 - História da América Independente I, ministrada na Graduação de História, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Professor responsável pela disciplina e supervisor do estágio: Prof.º Dr.º Júlio César Pimentel Pinto Filho.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário PAE, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) junto à disciplina FLH0421 ? Ensino de História: teoria e prática, ministrada na Graduação de História, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Professor responsável pela disciplina e supervisor do estágio: Prof.º Dr.º Maurício Cardoso.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico durante seu Mestrado.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Meu Lugar Escuro: Aproximações entre Literatura e História com o Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy
Descrição: O presente projeto pretende analisar quatro livros do escritor norte-americano James Ellroy, que juntos formam a série policial intitulada Quarteto de Los Angeles. As obras que estudaremos são: Dália Negra (The Black Dahlia, 1987), O Grande Deserto (The Big Nowhere, 1988), Los Angeles ? Cidade Proibida (L.A. Confidential, 1990) e Jazz Branco (White Jazz, 1992). As histórias são ambientadas durante os anos 1940 e 1950. O trabalho explora as características da narrativa policial no autor norte-americano e dialoga com interpretações diversificadas da obra, que ora é caracterizada como ?policial norte- americano? (ou hard-boiled, seguindo a tradição, entre outros, de Dashiell Hammett e Raymond Chandler), ora é considerada ?romance histórico?. Independentemente do rótulo que se lhe aplique, é notável o esforço de Ellroy em representar a história, analisando, por meio de estratégias ficcionais, a peculiar Los Angeles do período da Segunda Guerra Mundial e do imediato pós-guerra..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Cinema, propaganda e política: Hollywood e o Estado na construção de representações da União Soviética e do Comunismo em Missão em Moscou (1943) e Eu fui um comunista para o FBI (1951)
Descrição: O presente projeto analisou dois filmes norte-americanos produzidos e distribuídos pelo estúdio Warner Bros., ambos baseados em histórias reais, que de distintas formas representaram, seja de forma idealista ou condenatória, a União Soviética, o Comunismo e os membros do Partido Comunista dos Estados Unidos (CPUSA). O primeiro foi "Missão em Moscou", de 1943, dirigido pelo renomado diretor Michael Curtiz (Casablanca, 1942) e denominado pela literatura que o estudou como "pró-soviético" . O segundo, "Eu Fui um Comunista para o FBI", filme B dirigido por Gordon Douglas, e classificado junto ao panteão de filmes "anticomunistas", na escalada do mesmo sentimento nos Estados Unidos e nos países sob sua influência no contexto da Guerra Fria. Do resultado desse estudo se deu a dissertação de mestrado da aluna, que em seu primeiro capítulo caracterizou a indústria cinematográfica em Hollywood na época de sua chamada Era Clássica (1930- 1948). Já no segundo e terceiro capítulo, realizaram-se as análises fílmicas e de contexto de ambas as obras. No último capítulo, estudamos a recepção das duas obras, levando para isso em conta as produções de significado de três agentes: os críticos cinematográficos; o seu público espectador, e os seus números de bilheteria. Por fim, nas considerações finais, colocamos em comparação a obra pró-soviética e anticomunista no tocante às suas diferenças, bem como similitudes, nas estratégias para a representação das personagens envolvidas em suas tramas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Epígrafe


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História dos Estados Unidos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, Michelly Cristina2017 SILVA, Michelly Cristina. Ricardo Piglia, autor de relatos policiais. Uma leitura comparada de Plata Quemada (1997) e Blanco Nocturno (2010). Intelligere - Revista de História Intelectual, v. 3, p. 117-129, 2017.

2.
SILVA, Michelly Cristina2017SILVA, Michelly Cristina. A escrita como penitência: Reparação (2001), de Ian McEwan. PODER & CULTURA, v. 4, p. 150-161, 2017.

3.
SILVA, Michelly Cristina2013SILVA, Michelly Cristina. Sérgio Bianchi e sua leitura cinematográfica da história: uma análise do filme Quanto vale ou é por quilo?. O Olho da HIstória, v. 20, p. 1-13, 2013.

4.
SILVA, Michelly Cristina2012SILVA, Michelly Cristina. A triste vida e época de um informante do FBI e outras considerações sobre a Guerra Fria: entrevista com Daniel Leab. Esboços - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, v. 19, p. 314-329, 2012.

5.
SILVA, Michelly Cristina2010SILVA, Michelly Cristina; HALL, M. M. . Missão a Moscou: Hollywood e cinema de propaganda americano durante a Segunda Guerra Mundial. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), v. 11, p. 262-291, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Michelly Cristina. Meu lugar escuro: aproximações entre literatura e história com o Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy. In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2016, Campo Grande. Anais do XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2016.

2.
SILVA, Michelly Cristina. Assassinos no ?novo noir?: os vilões de James Ellroy na série Quarteto de Los Angeles. In: XV Encontro ABRALIC ? 19 a 23 de setembro de 2016, 2016, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV encontro ABRALIC ? 19 a 23 de setembro de 2016, 2016.

3.
SILVA, Michelly Cristina. Relações entre Cinema e História através do 'ordinary film'. In: XXI Encontro Estadual de História da ANPUH Seção São Paulo, 2012, Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP, 2012.

4.
SILVA, Michelly Cristina. Política e Cinema: Hollywood e o Estado norte-americano na construção de representações da URSS e do comunismo nos filmes Missão em Moscou (1943) e Eu Fui um Comunista para o FBI (1951). In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

5.
SILVA, Michelly Cristina. Representações da União Soviética e do Comunismo no cinema norte-americano. In: V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2010, São Paulo. Anais do V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Editora FFLCH, 2010.

6.
SILVA, Michelly Cristina. A ascensão da figura do engenheiro brasileiro no século XIX: positivismo e história das ciências. In: I Encontro de Pesquisa de Graduação em História, 2008, Campinas. Anais do I encontro de pesquisa de graduação em História., 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Michelly Cristina. James Ellroy e o romance de obsessão. In: XIII Encontro ANPHLAC 2018, 2018, Mariana. Programação do XIII Encontro Internacional da ANPHLAC. São Paulo, 2018. p. 1-116.

2.
SILVA, Michelly Cristina. A Guerra de Hollywood: a relação entre os estúdios cinematográficos norte-americanos e o governo durante a Segunda Guerra Mundial. In: I Semana de História da UFF, 2012, Niterói. Caderno de Resumos, 2012. p. 74-75.

3.
SILVA, Michelly Cristina. Cinema e política juntos em Missão em Moscou (1943): Hollywood e o governo na construção de representações dos aliados em filmes da Segunda Guerra Mundial. In: XVIII Semana de História - Linguagens da História, 2011, Franca. Caderno de Resumos, 2011. p. 31-32.

4.
SILVA, Michelly Cristina. Representação e estereótipos no cinema: a imagem da União Soviética em filmes de Hollywood nas décadas de 40 e 50. In: II Encontro de Pesquisa de Graduação em História, 2009, Campinas. Caderno de resumos do II encontro de pesquisa de graduação em História, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, Michelly Cristina. Sérgio Bianchi e sua leitura cinematográfica da história: uma análise do filme Quanto vale ou é por quilo?. O Olho da História, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Michelly Cristina. James Ellroy e o romance de obsessão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, Michelly Cristina. Cidade pesadelo: a segregação sócio-espacial como personagem na tetralogia Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, Michelly Cristina. My Dark Place: the new noir and the concept of history in James Ellroy?s L.A. Quartet.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, Michelly Cristina. MEU LUGAR ESCURO: o novo noir e a visão de História do Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SILVA, Michelly Cristina. O anticomunismo nas revistas norte-americanas na década de 1950. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, Michelly Cristina. O cinema norte-americano em sua. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, Michelly Cristina. Política e Cinema: Hollywood e o Estado norte-americano na construção de representações da URSS e do Comunismo nos filmes Missão em Moscou (1943) e Eu Fui um Comunista para o FBI (1951).. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SILVA, Michelly Cristina. Cinema e política juntos em Missão em Moscou (1943): Hollywood e o governo na construção de representações dos aliados em filmes da Segunda Guerra Mundial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, Michelly Cristina. Representações da União Soviética e do Comunismo no cinema norte-americano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, Michelly Cristina. Representação e estereótipos no Cinema: a imagem da União Soviética em filmes de Hollywood nas décadas de 1940 e 1950 2010 (Monografia).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, Michelly Cristina; FIGUEIROA, S. F. M. . A ascensão da figura do engenheiro no século XIX, suas relações com a filosofia positivista e o conceito de intelectual. 2010. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Encontro Internacional da ANPHLAC.James Ellroy e o romance de obsessão. 2018. (Encontro).

2.
IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos.A literatura policial na história: o Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy. 2017. (Encontro).

3.
XII Encontro Internacional da ANPHLAC.?Cidade pesadelo?: a segregação sócio-espacial como personagem na tetralogia Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy. 2016. (Encontro).

4.
XV Encontro da ABRALIC.Assassinos no ?novo noir?: os vilões de James Ellroy na série Quarteto de Los Angeles. 2016. (Encontro).

5.
James Ellroy: Visions of Noir. ?My Dark Place: the new noir and the concept of history in James Ellroy?s L.A. Quartet.?. 2015. (Congresso).

6.
XXVIII Simpósio Nacional de História.Meu lugar escuro: o novo noir e o conceito de História do Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy. 2015. (Simpósio).

7.
I Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura.O cinema norte-americano em sua "Era dos Estúdios": 1930-1948. 2012. (Encontro).

8.
I Semana de História da UFF.A Guerra de Hollywood: a relação entre os estúdios cinematográficos norte-americanos e o governo durante a Segunda Guerra Mundial. 2012. (Outra).

9.
VII EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH.Cinema, propaganda e política: Hollywood e o Estado na construção de representações da União Soviética e do Comunismo em Missão em Moscou (1943) e Eu Fui um Comunista para o FBI. 2012. (Encontro).

10.
X Encontro Internacional da ANPHLAC.O anticomunismo nas revistas norte-americanas na década de 1950. 2012. (Encontro).

11.
XXI Encontro Estadual de História da ANPUH Seção São Paulo.Relações entre Cinema e História através do "ordinary film". 2012. (Encontro).

12.
Seminário de Estudos da Guerra Fria.A Guerra Fria no cinema: o exemplo de Eu Fui um Comunista para o FBI (1951) como filme anticomunista. 2011. (Seminário).

13.
XVIII Semana de História - Linguagens da História.Cinema e política juntos em Missão em Moscou (1943): Hollywood e o governo na construção de representações dos aliados em filmes da Segunda Guerra Mundial. 2011. (Encontro).

14.
XXVI Simpósio Nacional de História.Política e Cinema: Hollywood e o Estado norte-americano na construção de representações da URSS e do comunismo nos filmes Missão em Moscou (1943) e Eu fui um comunista para o FBI.. 2011. (Simpósio).

15.
Simpósio Internacional Guerra e História. 2010. (Simpósio).

16.
V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.Representações da União Soviética e do Comunismo no cinema norte-americano. 2010. (Encontro).

17.
2º Encontro de pesquisa de graduação em História.Representação e estereótipos no cinema: a imagem da União Soviética em filmes de Hollywood nas décadas de 40 e 50. 2009. (Encontro).

18.
XVII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. A ascensão da figura do engenheiro brasileiro no século XIX: positivismo e história das ciências. 2009. (Congresso).

19.
1º Encontro de Pesquisa de graduação em História da UNICAMP.A ascensão da figura do engenheiro brasileiro no século XIX: Positivismo e História das Ciências.. 2008. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, Michelly Cristina2013SILVA, Michelly Cristina. Sérgio Bianchi e sua leitura cinematográfica da história: uma análise do filme Quanto vale ou é por quilo?. O Olho da HIstória, v. 20, p. 1-13, 2013.

2.
SILVA, Michelly Cristina2017SILVA, Michelly Cristina. A escrita como penitência: Reparação (2001), de Ian McEwan. PODER & CULTURA, v. 4, p. 150-161, 2017.



Outras informações relevantes


Participação no Grupo de Estudos "História e Literatura", desde sua fundação em Maio de 2016. Encontros mensais são destinados à discussão de projetos de pesquisa, obras de literatura e teóricos da relação entre literatura de ficção e história. O coordenador do grupo é o Prof. Dr. Júlio Cesar Pimentel Pinto Filho (USP) e o vice-coordenador o Prof. Dr. Eduardo Ferraz Felippe (UERJ)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6122401428409353



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