Eveline Caren Genesini Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4950191422488959
  • Última atualização do currículo em 11/01/2017


Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2006). Especialista em Linguagem, Cultura e Educação: uma interface teórico-prática na escola (FURG/2010) e em Supervisão Escolar (Uninter - 2013). Mestranda em Educação (PPGEdu-FURG).Está atuando como Professora de Língua Inglesa no Colégio Sagrado Coração de Jesus - Círculo Operário Riograndino e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Clemente Pinto - Rio Grande/RS. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade e formação docente, saberes da prática, análise textual discursiva e representação de professores de Língua Inglesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eveline Caren Genesini Pereira
Nome em citações bibliográficas
GENESINI PEREIRA, E. C.


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Especialização em Gestão do trabalho pedagógico- Supervisão Escolar. (Carga Horária: 570h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Supervisão Educacional: O contexto histórico com enfoque no Rio Grande do Sul.
Orientador: Ana Lago Rodrigues Zita.
2007 - 2009
Especialização em Linguagem, Cultura e Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: "O que interessa é o professor se comunicar": questões ideológicas no discurso de professores de Língua Inglesa.
Orientador: Luciani Salcedo de Oliveira.
2003 - 2006
Graduação em Letras- Português/ Inglês.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Formação de professores municipais. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura Municipal do Rio Grande, SMED, Brasil.
2015 - 2015
Cirandar: rodas de investigação desde a escola. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
1998 - 2001
Magistério. (Carga horária: 3712h).
Instituto de Educação Juvenal Miller, JUVENAL MILLER, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola Municipal de Ensino Fundamental Clemente Pinto, EMEFCP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Escola Sagrado Coração de Jesus - Círculo Operário Riograndino, SCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 16


Fundação Projeto Pescar Circulo Operário Riograndino, PROJETO PESCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 1


Escola de Idiomas Nobre Ltda, BRITISH HOUSE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 10


Escola Criança Feliz Ltda, CRIANÇA FELIZ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor De Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Artística
Ensino Religioso
Ciências
Estudos Sociais
Matemática
Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Formação Continuada de Professores: Lógicas e Perspectivas
Descrição: O projeto refere-se à investigação acerca das possibilidades formativas vivenciadas por professores quando em Rodas de Formação para a compreensão do próprio trabalho docente. Tais Rodas constituem-se como espaços de trocas de experiências e construção de saberes coletivamente, evidenciando-se um processo formativo mediado por uma específica metodologia de trabalho, aqui denominada Roda. A pesquisa respalda-se em aporte teórico do campo da formação de professores, tal como Pimenta, Warchaer, Albuquerque, Alarcão, ainda tomando como referência Souza e Aguiar. Os sujeitos da pesquisa são sete professores que fizeram parte, entre os anos de 2012 e 2013, de uma específica Roda de Formação, sendo, eles, professores da educação Básica, do Instituto Federal (IFSUL), acadêmicos do curso de Pedagogia e discentes do Mestrado em Educação e em Educação Ambiental da FURG. O corpus de análise da pesquisa é composto por registro escrito semanalmente por cada participante da Roda. A metodologia de Análise textual Discursiva orientará a análise dos dados emergentes do citado registro escrito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) .
Integrantes: Eveline Caren Genesini Pereira - Integrante / Vanise dos Santos Gomes - Coordenador / Pâmela Rodrigues Altamor - Integrante / Eliane da Silveira Meirelles Leite - Integrante / Ana Paula Fioravante - Integrante / Suzana Kaiser - Integrante / Maria Claudia Farias - Integrante / Fábio Dziekaniak - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Outros
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Prêmio Jovem Extensionista (Finalista), Fundação Universidade do Rio Grande.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GENESINI PEREIRA, E. C.; OLIVEIRA, L. S. . ?Morei quatro anos na inglaterra?: um estudo crítico do discurso de professores de língua inglesa sobre a profissão.. In: Elaine Mateus; Nilceia Bueno de Oliveira. (Org.). Estudos críticos da linguagem e formação de professores/as de línguas: contribuições teórico-metodológicas. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. 1, p. 239-258.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GENESINI PEREIRA, E. C.; GOMES, V. S. ; ALTAMOR, P. R. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: VIVÊNCIA E PROFISSIONALIZAÇÃO. In: XI Anped Sul, 2016, Curitiba. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, 2016.

2.
ALTAMOR, P. R. ; GOMES, V. S. ; GENESINI PEREIRA, E. C. . FORMAÇÃO CONTINUADA NA DOCÊNCIA COM JOVENS E ADULTOS. In: XI Anped Sul, 2016, Curitiba. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, 2016.

3.
GOMES, V. S. ; GENESINI PEREIRA, E. C. . OS LABIRINTOS DO APRENDER NA VOZ DE SUJEITOS ANALFABETOS.. In: II Congresso Brasileiro de Alfabetização: políticas públicas em alfabetização., 2015, Pernanbuco. II Congresso Brasileiro de Alfabetização: políticas públicas em alfabetização. Pernambuco: Editora UFPE, 2015. v. 1. p. 1-15.

4.
GENESINI PEREIRA, E. C.; FARIAS, M. C. C. ; GOMES, V. S. . Professoras Alfabetizadoras: tecendo diálogos. In: I Congresso de Pós-graduação em educação: a formação de professores e a pesquisa, 2015, Rio Grande-RS. Anais do I Congresso de Pós-graduação em educação: a formação de professores e a pesquisa. São Leopoldo: Casa Leira, 2015. v. 1. p. 96-97.

5.
GENESINI PEREIRA, E. C.; GOMES, V. S. . TECENDO DIÁLOGOS COM PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: os licenciados e os não licenciados. In: I CONACSO - Congresso Nacional de Ciências Sociais: desafios da inserção em contextos contemporâneos, 2015, Vitória. I CONACSO - Congresso Nacional de Ciências Sociais: desafios da inserção em contextos contemporâneos, 2015. v. 1. p. 1-10.

6.
GENESINI PEREIRA, E. C.; PEREIRA, L. B. S. ; AMARAL, M. P. do. ; PINHO, S. M. M. E. ; IECK, S. M. F. ; SILVA, C. . Projeto Lutando pela Inclusão: LIBRAS para todos. In: XXIII Seminário de Extensão da Região Sul, 2005, Florianópolis. Expressa Extensão. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2005. v. 10. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GENESINI PEREIRA, E. C.; GOMES, V. S. . A sala de aula como espaço de formação: Um perfil dos professores de Língua Inglesa do município do Rio Grande. In: 14ª Mostra da Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), 2015, Rio Grande. 14ª Mostra da Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GENESINI PEREIRA, E. C.. O Professor De Inglês: Um Perfil Do Professor De Línguas Do Ensino Municipal Do Rio Grande. In: 15ª Mostra de Produção Universitária (15ª MPU), 2016, Rio Grande. 15ª Mostra de Produção Universitária (15ª MPU) Inclusão e democratização da universidade pública, 2016.

2.
GENESINI PEREIRA, E. C.. A Representação do professor de inglês e o seu espaço profissional. In: 3º seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2008, Canoas- RS. Anais do 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação: pedagogias sem fronteiras. Canoas: ULBRA, 2008. p. 220-220.

3.
GENESINI PEREIRA, E. C.. O Surdo e sua Identidade Surda.. In: V Mostra de Produção Universitária, 2006, Rio Grande. V Mostra da Produção Universitária. Rio Grande: FURG, 2006. v. Único.

4.
GENESINI PEREIRA, E. C.. Investigando a Representação Discursiva de uma Professora de Inglês do Ensino Fundamental.. In: IV Mostra da Produção Universitária- FURG, 2005, Rio Grande. IV MPU. Rio Grande: FURG, 2005. v. Único.

Apresentações de Trabalho
1.
GENESINI PEREIRA, E. C.; GOMES, V. S. . A sala de aula como espaço de formação: Um perfil dos professores de Língua Inglesa do município do Rio Grande. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GENESINI PEREIRA, E. C.; FARIAS, M. C. C. ; GOMES, V. S. . Professoras Alfabetizadoras: tecendo diálogos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GENESINI PEREIRA, E. C.. 'O que interessa é o professor se comunicar': questões ideológicas no discurso de professores de língua inglesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GENESINI PEREIRA, E. C.. A Representação discursiva do professor de Inglês e seu espaço profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GENESINI PEREIRA, E. C.. A representação discursiva de professores de inglês sobre o espaço profissional docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GENESINI PEREIRA, E. C.. O Surdo e sua Identidade Surda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GENESINI PEREIRA, E. C.. Investigando a Representação Discursiva de uma Professora de Inglês do Ensino Fundamental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GENESINI PEREIRA, E. C.; IECK, S. M. F. . Projeto Lutando pela Inclusão: Língua Brasileira de Sinais para todos.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GENESINI PEREIRA, E. C.; PINHO, S. M. M. E. . Quebrando o silêncio: uma introdução à Cultura dos Surdos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14ª Mostra da Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).A sala de aula como espaço de formação: Um perfil dos professores de Língua Inglesa do município do Rio Grande. 2015. (Encontro).

2.
I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa.Professoras Alfabetizadoras: tecendo diálogos. 2015. (Encontro).

3.
1ª Jornada Pedagógica de Educação Psicomotora. 2014. (Outra).

4.
O Ensino da língua Inglesa nos dias atuais. 2010. (Outra).

5.
VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa fazendo metodologia."O que interessa é o professor se comunicar": questões ideológicas no discurso de professores de língua inglesa. 2009. (Seminário).

6.
3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.A Representação discursiva do professor de Inglês e seu espaço profissional. 2008. (Seminário).

7.
I Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação: múltiplos olhares sobre a escola e suas linguagens.A representação discursiva de professores de inglês sobre o espaço profissional docente. 2008. (Seminário).

8.
X Encontro de pós Graduação. Que está ensinando inglês? O discurso de professores fente ao espaço profissional. 2008. (Exposição).

9.
IV Semana de Letras - A formação pedagógica do profissional de Letras: procedimentos práticos em sala de aula. 2007. (Seminário).

10.
XI Semana Acadêmica de História- ?Patrimônio e Cultura: Outras formas de se Pensar a História?. 2007. (Seminário).

11.
SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Projeto Lutando pela Inclusão: Língua Brasileira de Sinais para todos.. 2006. (Seminário).

12.
V Mostra de Produção Universitária.O Surdo e sua Identidade Surda. 2006. (Outra).

13.
XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2006. (Seminário).

14.
Educação, Cultura e Sociedade: Abordagens múltiplas. 2005. (Seminário).

15.
III Semana de Letras- A Importância do Contexto no Ensino de Línguas e Literaturas. 2005. (Encontro).

16.
II Seminário Nacional de História da Literatura. 2005. (Seminário).

17.
I Jornada Pedagógica de Educação e Compromisso Social: Novos desafios aos educadores. 2005. (Outra).

18.
IV Mostra da Produção Universitária- FURG.Investigando a Representação Discursiva de uma Professora de Inglês do Ensino Fundamental.. 2005. (Outra).

19.
XXIII Seminário de Extensão da Região Sul.Projeto Lutando pela Inclusão: Língua Brasileira de Sinais para todos. 2005. (Seminário).

20.
1ª Jornada Sul-Rio-Grandense de Literatura e Psicanálise. 2004. (Outra).

21.
III Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras- FILE III. 2004. (Outra).

22.
III Fórum Mundial de Educação- A Educação para um outro mundo possível. 2004. (Outra).

23.
II Semana de Letras- Ensino de Línguas: O Desafio do Novo Milênio..Quebrando o Silêncio: Uma Introdução à Cultura dos Surdos.. 2004. (Encontro).

24.
IX Congresso Internacional da ABRALIC. 2004. (Congresso).

25.
1ª Semana de Letras- Metas, Motivos e Perspectivas. 2003. (Encontro).

26.
A vida na escola: Olhares e desafios. 2000. (Outra).

27.
Aprendizagem através de jogos nas séries iniciais. 1999. (Outra).

28.
Crescendo de bem com a vida/98. 1998. (Outra).

29.
Educação Especial: "Tendências atuais". 1998. (Outra).

30.
Infância, Cultura e Escola. 1998. (Outra).

31.
Prevenir é sempre melhor/98. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Comissão organizadora DLA ; GENESINI PEREIRA, E. C. . II Semana de Letras- Ensino de Línguas: O desafio do novo milênio. 2004. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 6:29:10